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Vectra BMotor apaga do nada e Luz de Injeção com mal contato (Vectra B)

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Jonathan_G
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Motor apaga do nada e Luz de Injeção com mal contato (Vectra B)

por Jonathan_G » 27 Jan 2024, 10:29

Oi, pessoal! Gostaria da ajuda de vcs pra solucionar esse problema.

Vectra GLS 97 2.0 8v Gasolina.

O PROBLEMA: O carro funciona normal por alguns minutos em marcha lenta, mas depois apaga do nada, e a luz de injeção parece dar um mal contato intermitente. Com o carro andando é menos frequente mas, às vezes acontece dele "apagar" o sistema de injeção por 1 ou 2 segundos e depois volta. É como se tivesse desligado a ignição com o carro andando.

Coincidencia ou não, esse problema começou depois que ele ficou um tempo parado e descarregou a bateria.

Obs.: A luz de injeção já vinha acendendo uma poucas vezes com o motor em marcha lenta e eu tenho notado que ele perdeu um pouco de desempenho. Mas o motor não apagava do nada.

O QUE EU FIZ ATÉ AGORA: Bomba elétrica nova (bosh), conferi todos os fusíveis relacionados ao módulo, e medindo o chicote todos os fios de aterramento, alimentação e os do relé principal dão continuidade até o módulo sem nenhuma interferência quando mexe nos fios. Cheguei até a abrir o módulo pra ver se tinha alguma trilha queimada ou solda fria, e nada.

Constatei que quando acontece da luz de injeção dar mal contato no painel (somente com a ignição ligada), o relé principal aciona e desaciona, como se tivesse um mal contato. Medindo com o multímetro, o sinal que aciona o relé fica oscilando.

Já tentei balançar o chicote para ver se dava o defeito e nada. Estou começando a pensar que pode ser o módulo mesmo mas, não sei como testá-lo, já que o defeito só aparece quando quer rsrs. Apesar do ano, tudo nesse carro é muito conservado, parece até novo. Pinos dos conectores limpinhos, caixa de fusíveis sem nenhuma gambiarra.

Se alguém souber de uma forma pra eu testar esse módulo com o multímetro. Ou se tem alguma outra coisa que pode estar causando isso.

Almeidão
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Motor apaga do nada e Luz de Injeção com mal contato (Vectra B)

por Almeidão » 27 Jan 2024, 13:56

Jonathan_G escreveu:Fuente del Mensaje Oi, pessoal! Gostaria da ajuda de vcs pra solucionar esse problema.

Vectra GLS 97 2.0 8v Gasolina.

O PROBLEMA: O carro funciona normal por alguns minutos em marcha lenta, mas depois apaga do nada, e a luz de injeção parece dar um mal contato intermitente. Com o carro andando é menos frequente mas, às vezes acontece dele "apagar" o sistema de injeção por 1 ou 2 segundos e depois volta. É como se tivesse desligado a ignição com o carro andando.

Coincidencia ou não, esse problema começou depois que ele ficou um tempo parado e descarregou a bateria.

Obs.: A luz de injeção já vinha acendendo uma poucas vezes com o motor em marcha lenta e eu tenho notado que ele perdeu um pouco de desempenho. Mas o motor não apagava do nada.

O QUE EU FIZ ATÉ AGORA: Bomba elétrica nova (bosh), conferi todos os fusíveis relacionados ao módulo, e medindo o chicote todos os fios de aterramento, alimentação e os do relé principal dão continuidade até o módulo sem nenhuma interferência quando mexe nos fios. Cheguei até a abrir o módulo pra ver se tinha alguma trilha queimada ou solda fria, e nada.

Constatei que quando acontece da luz de injeção dar mal contato no painel (somente com a ignição ligada), o relé principal aciona e desaciona, como se tivesse um mal contato. Medindo com o multímetro, o sinal que aciona o relé fica oscilando.

Já tentei balançar o chicote para ver se dava o defeito e nada. Estou começando a pensar que pode ser o módulo mesmo mas, não sei como testá-lo, já que o defeito só aparece quando quer rsrs. Apesar do ano, tudo nesse carro é muito conservado, parece até novo. Pinos dos conectores limpinhos, caixa de fusíveis sem nenhuma gambiarra.

Se alguém souber de uma forma pra eu testar esse módulo com o multímetro. Ou se tem alguma outra coisa que pode estar causando isso.


é muito dificil acertar estes problemas, mas pelo ano do carro eu já trocaria a sonda lambda, acho ser ela que faz acender e o sensor de rotação, relê de ignição, relê da bomba e acho ser o sensor de rotação que corta a ignição. Mas pode ser ali comutador de ignição também. Eu começaria dando ma geral nele desmontando e limpando a TBI e senor se marcha lenta, não vai resolver, mas é assim que começa um trabalho quando aparece estes problemas e tem que desmontar mesmo para limpar igual este video abaixo. Depois pensas ai se vale apenas troca\r estas peças que comentei

https://www.youtube.com/watch?v=PgLcKYyjHjU
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Jonathan_G
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Motor apaga do nada e Luz de Injeção com mal contato (Vectra B)

por Jonathan_G » 28 Jan 2024, 14:15

A limpeza eu já fiz. Limpei o corpo de borboleta, motor de passo, conectores, fusíveis etc. E quanto aos relés, eu vi que mesmo retirando eles a luz de injeção continua acendendo normal. Então deduzi que um defeito neles não faria a luz de injeção apagar ou dar mal contato. Agora... a sonda e o sensor de rotação eu não testei. Porque o carro funciona normal e derrepente apaga. E quando isso acontece a luz de injeção fica um tempo sem acender e o carro não pega, depois volta ao normal.

Mas eu vou testar a sonda e o sensor mesmo assim. Valeu!

-jube-
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Motor apaga do nada e Luz de Injeção com mal contato (Vectra B)

por -jube- » 31 Jan 2024, 13:15

Pode ser o comutador de ignição e pode ser tb o relé da injeção ou o fusível grande da central que fica escondida atrás da bateria. O meu já deu esses 2 problemas. Tem vídeo do youtube pra ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=7wxNbIr ... RyYQ%3D%3D
Já aconteceu comigo tb de dar problema no borne da bateria, ele oxidou e ficava isolando o fio que ia para a caixa de fusíveis. tive de trocar o conector de cobre e o parafuso (esse defeito geralmente faz o local do mal contato do borne esquentar bastante).

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