oi , cuando vc fala que tentaram desativar a egr o que foi feito para desativarla ?
GM\opel não tem como desativar a EGR via scanner .
o motor diesel e muito simples na verdade , a uns 2mil giros o carro ganha força porque é cuando o turbo enche e so por isso ganha força em esses giros ,
não sei o que foi feito no carro mais por ser diesel tem poucas coisas pra facer ,
1- revisar fitros da linha de diesel
2- olhar o sincronismo da correia para ver se a bomba ta no ponto correto
se não tem luz de anomalia liga e o carro não expulsa fumaça pelo escapamento ok
se for valvula EGR não tem como eliminar ela com scanner como já comente acima , então tem duas opção , 1 desmontar ela e limpar a valvula EGR e admição e corpo de borboleta (TBI) montar e testar , se vc se da manha vc pode facer isso em casa com descarbonizante e gasolina (usar luvas e facer em lugar ventilado )
a maioria coloca uma tampa entre a valvula EGR e o motor para impedira pasagem de gases , mais se for na itv e de alguma falha vai arrumar uma dor de cabeça.
eu limparia tudo para testar .
pode ligar um scanner no carro e facer o teste o motor ganha força a uns 2mil giros cuando a EGR fecha , pode facer ate com um op-com chinaclone vc mesmo .
ja não tem mecanico so tem trocador de peças que ligam um scanner e so troca peça se o scanner acusar alguma falha hahahahhaahha.
o scanner serve para ver as leituras dos sensores e se eles estão ativando ou não e não so para ligar ele e esperar que milagrosamente resolva o problema .
tudo o que fale pode facer vc mesmo em casa com poucas ferramentas algum vided de youtube e um pouco de tempo .