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Vectra B[Resolvido] Marcador de temperatura - Vectra B

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Almeidão
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Re: Marcador de temperatura (RESOLVIDO)

por Almeidão » 24 Abr 2013, 19:21

O melhor cebolão que eu encontrei e que uso é o MTE 760. Mas precisa estar perfeito o sistema para que tudo funcione bem. Lembre se sempre disto, a temperatura é a alma do motor e se na estrada ele funciona bem em 80 ou 82, na rua não pode passar de 90 por nada. Raros momentos em um local de temperatura tipo 40 graus ele chega no máximo 93 com o ar ligado e aí deve disparar a segunda rotação das ventoinhas que é altíssima e trazer ele até uns 88, sem o ar, não deve passar nunca de 90, se isto estiver ocorrendo ou o cebolão está errado ou o radiador está entupido ou há problemas com as ventuinhas.
Muitos confundem temperatura com economia, mas assim que no painel estiver marcando 80, a economia não muda daí para 90 ou 100. Isto porque dentro dele onde explode os pistões já está 1.600º, se fosse assim, os engenheiros fariam os carros com uma forma de tapar o radiador para que na pista onde estamos com maior economia que nas ruas, ele ficasse em 100 e não nos 82 que é o correto. Bem, um motor com sistema de arrefecimento perfeito, certamente terá uma durabilidade maior, nem diria em motor, mas nos componentes do cabeçote como guias de válvulas, balancins, retentores e mangueiras.
Eu sempre digo para o meu médico - Se meu colesterol está dentro da faixa, então porque não comer queijo? Ele diz que dentro da faixa, mas se quiser que ele fique assim ou baixar, eu não posso comer estas coisa, porque se a tolerância é 10 e eu estou em risco.
Bem, acertar a temperatura do carro é mais fácil que parar de comer queijo.
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Re: Marcador de temperatura (RESOLVIDO)

por Last_Warrior » 25 Abr 2013, 00:05

Entendo Almeidão, mas há algumas coisas a se considerar...

1) O sensor VDO marca sempre um pouco menos do que os de outras marcas, logo se está beirando os 100, certamente estria a 90 se fosse o sensor VDO que é o original da linha de montagem...
2) No caso do motor quente X consumo me refiro a injeção mandar mais gasolina para o motor frio, então quem anda sem termostática ou com ela travada, tem consumo maior sim, não só porque o motor demora muito a esquentar, mas também na estrada trabalha na temperatura abaixo do que deveria, porque na estrada ela fica mais fechada do que aberta.
3) As peças móveis foram feitas pra trabalhar certa temperatura, se no arrefecimento está muito baixa, significa que lá dentro do motor também está abaixo do ideal, fazendo com que as folgas diminuam e o desgaste aumente.
4) O próprio óleo atinge melhor poder de lubrificação em determinadas temperaturas, tudo bem que evoluiu muito com os multiviscosos, mas mesmo assim ele funciona melhor com X graus.

Portanto, ressalto que motor frio é ruim, aumenta o consumo pela injeção jogar mais gasolina, e acelera o desgaste do motor por ter menos folgas e o óleo não estar "no ponto".
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Almeidão
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Re: Marcador de temperatura (RESOLVIDO)

por Almeidão » 25 Abr 2013, 10:08

Last_Warrior escreveu:Entendo Almeidão, mas há algumas coisas a se considerar...

1) O sensor VDO marca sempre um pouco menos do que os de outras marcas, logo se está beirando os 100, certamente estria a 90 se fosse o sensor VDO que é o original da linha de montagem...
2) No caso do motor quente X consumo me refiro a injeção mandar mais gasolina para o motor frio, então quem anda sem termostática ou com ela travada, tem consumo maior sim, não só porque o motor demora muito a esquentar, mas também na estrada trabalha na temperatura abaixo do que deveria, porque na estrada ela fica mais fechada do que aberta.
3) As peças móveis foram feitas pra trabalhar certa temperatura, se no arrefecimento está muito baixa, significa que lá dentro do motor também está abaixo do ideal, fazendo com que as folgas diminuam e o desgaste aumente.
4) O próprio óleo atinge melhor poder de lubrificação em determinadas temperaturas, tudo bem que evoluiu muito com os multiviscosos, mas mesmo assim ele funciona melhor com X graus.

Portanto, ressalto que motor frio é ruim, aumenta o consumo pela injeção jogar mais gasolina, e acelera o desgaste do motor por ter menos folgas e o óleo não estar "no ponto".


Meu amigo, eu sofri tanto com temperatura alta e perdi um motor por isto. Vai por mim, o carro saiu do azul, já está ápto para o funcionamento.
Tudo no carro pode mudar com o tempo, tipo passar óleo, ficar fraco, soltar fumaça, pintura ficar fosca. Mas se o radiador for limpo ele terá sempre a mesma temperatura de quando foi comprado que você andava com ele e era 80 graus na estrada como eu informei. Isto eu sofri na minha pele ao investigar e receber a informação que o Vectra é assim, trabalha quente mesmo. Ai, descobri que meu radiador estava passando 80% da agua que deveria passar.
Hoje já há mais de 5 anos tenho a mesma temperatura que é 82 na estrada, e não passa dos 90 por nada no centro de uma cidade onde é 42º no verão. Com o ar ligado nunca chegou em 94º.

Temperatura alta, ainda que dentro da média, vai minando tudo como junta, o próprio óleo que perde o valor e muitas outras peças. Cuida dele como se fosse novo pelo menos na temperatura.
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Re: Marcador de temperatura (RESOLVIDO)

por JoãodoValle » 25 Abr 2013, 12:10

:62: Iniciando um novo capítulo dessa novela.

Fui como prometido levar o foguetinho para trocar a agua do radiador e adicionar aditivo, também instalar a termostatica.
Mas para minha surpresa foi detectado alguns "probleminhas".

- Caixa do radiador vazando
- Cano de água traseiro vazando
- Tampa do reservatório pro brejo

Enfim, estou a busca agora de um radiador novo, alguns me disseram que tem como recondicionar, agora falando sério mesmo fica bom o recondicionamento? Ou melhor nem tentar?

E Vamos lá.

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Re: Marcador de temperatura (RESOLVIDO)

por Paty1521 » 25 Abr 2013, 12:38

bizorrao escreveu::62: Iniciando um novo capítulo dessa novela.

Fui como prometido levar o foguetinho para trocar a agua do radiador e adicionar aditivo, também instalar a termostatica.
Mas para minha surpresa foi detectado alguns "probleminhas".

- Caixa do radiador vazando
- Cano de água traseiro vazando
- Tampa do reservatório pro brejo

Enfim, estou a busca agora de um radiador novo, alguns me disseram que tem como recondicionar, agora falando sério mesmo fica bom o recondicionamento? Ou melhor nem tentar?

E Vamos lá.



Respondo pelo Almeidao pois essa ele ja me respondeu varias vezes rs. E olha que arrefecimento ele é o CARA.


NEM TENTAR. Não fica bom. Se não der para pegar o original, compre o Visconde que tambem é muito bom!


Ele responderia isso hahaha

Mas serio, NAO recondicione. Com arrefecimento não da pra brincar e o barato sai caro


Bjaooo :6: :6:
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rgapski
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Re: Marcador de temperatura (RESOLVIDO)

por rgapski » 25 Abr 2013, 12:45

Paty1521 escreveu:
Respondo pelo Almeidao pois essa ele ja me respondeu varias vezes rs. E olha que arrefecimento ele é o CARA.


NEM TENTAR. Não fica bom. Se não der para pegar o original, compre o Visconde que tambem é muito bom!


Ele responderia isso hahaha

Mas serio, NAO recondicione. Com arrefecimento não da pra brincar e o barato sai caro


Bjaooo :6: :6:


:11: kkkkkkkkk
Boa Paty!
Já até imaginei a resposta do Almeidão!

Voltando ao tópico, troca o radiador.
Retífica não aguenta muito tempo; trata-se de uma peça muito delicada.
Já vi radiador pro vectra por R$ 290 pilas. Não sei se era do Vectra A.
O cano e a tampa do radiador são baratos, deve custar na ordem de uns 20~30 conto cada.

Abs!
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Re: Marcador de temperatura (Reiniciando tudo de novo)

por JoãodoValle » 25 Abr 2013, 12:49

Blz Paty, se vem de vc e o outro sustenta, bora lá. To indo resolver esse angu com caroço.

Vlw rgapski, era o que eu precisava ouvir, fiquei com pé atras quando me disseram.

Abraços

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Re: Marcador de temperatura (Reiniciando tudo de novo)

por CaioMs » 25 Abr 2013, 14:44

Novo e originaaal, seu vectra merece.. :88:

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Re: Marcador de temperatura (Reiniciando tudo de novo)

por JoãodoValle » 25 Abr 2013, 16:42

Vamos lá, tudo pronto para reparo (ou seria concerto :2: ?), enfim, comprado o novo radiador, não pude comprar na CCS pois "mais uma vez" eles não tem, e não posso ficar parado pois dependo do carro para trabalhar.

Assim fui até outra oficina (de longas datas de confiança) e especializada em arrefecimento e a/c, sendo assim ele me indicou um radiador novo e diz ser o original do bixo (não me lembro a marca amanhã saberei), com os devidos canos/mangueiras que já estavam pouco ressecadas + tampa + aditivo + limpeza + trabalheira de desmontar toda frente do carro, morreu tudo 500 pilas, só o radiador 300.

Agendado para amanhã cedo, levará o dia todo o serviço e até atarde saberei o resultado, que parece ser bem satisfatório.

:38: Quer dizer que não terei mais que completar água um dia sim outro não :47: ? E além de tudo meu motor ta garantido por mais um longo tempo :102: ?

To dentro, vale todo o investimento!

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Re: Marcador de temperatura (Reiniciando tudo de novo)

por Arquiteto » 25 Abr 2013, 17:40

aproveita a mão de obra e troca os coxins inferiores do radiador ...


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Re: Marcador de temperatura (Reiniciando tudo de novo)

por JoãodoValle » 25 Abr 2013, 17:48

Arquiteto escreveu:aproveita a mão de obra e troca os coxins inferiores do radiador ...

Bem colocado Arquiteto, esqueci de mencionar, ele me disse isso, que precisaria trocar os calços do radiador, o mesmo estava praticamente caído dentro do cofre do motor.

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Re: Marcador de temperatura (RESOLVIDO)

por Almeidão » 26 Abr 2013, 08:21

Paty1521 escreveu:
bizorrao escreveu::62: Iniciando um novo capítulo dessa novela.

Fui como prometido levar o foguetinho para trocar a agua do radiador e adicionar aditivo, também instalar a termostatica.
Mas para minha surpresa foi detectado alguns "probleminhas".

- Caixa do radiador vazando
- Cano de água traseiro vazando
- Tampa do reservatório pro brejo

Enfim, estou a busca agora de um radiador novo, alguns me disseram que tem como recondicionar, agora falando sério mesmo fica bom o recondicionamento? Ou melhor nem tentar?

E Vamos lá.



Respondo pelo Almeidao pois essa ele ja me respondeu varias vezes rs. E olha que arrefecimento ele é o CARA.


NEM TENTAR. Não fica bom. Se não der para pegar o original, compre o Visconde que tambem é muito bom!


Ele responderia isso hahaha

Mas serio, NAO recondicione. Com arrefecimento não da pra brincar e o barato sai caro


Bjaooo :6: :6:



Paty, Rgapski, vocês esquecerom do Havoline long life kakkakakkakakkak.

Isto mesmo, certíssimo não tem conserto mesmo. Agora, vamos esperar o resultado final e a temperatura que vai apresentar no painel depois de tudo pronto. E assim deve ser até ele furar.
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Re: Marcador de temperatura (Reiniciando tudo de novo)

por JoãodoValle » 27 Abr 2013, 10:42

Bom, vamos lá!

Radiador trocado, instalada válvula termostática, troca da tampa do reservatório, e umas 8 abraçaderias.

Realizada a limpeza do sistema e adicionado aditivo, tudo lindo e funcionando segue fotos:

Válvula no lugar:
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Limpando o sistema:
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Aditivo novinho com água desmineralizada + lavagem do reservatório:
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Tampa nova:
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É isso, não tenho fotos do radiador pois não estava presente na troca, mas foi trocado tudo certinho com os devidos calços.

Sobre a temperatura, antes de executar todo o serviço perguntei a 2 mecânicos diferentes qual temperatura ele deve trabalhar, todos me afirmaram que deve ser entre 90º ~ 95º dentro da cidade e 80º ~ 85º estrada, armando a ventoinha no máximo em 92º, ai questionei porque outros vectras que conheço (Clube do Vectra) trabalham a menos que isso, me confirmaram que isso varia de carro para carro, desgaste do sistema, falta de aditivo entre outros. O que trocou o radiador pedi para verificar o tal "cebolão", me disse está tudo ok e conforme os parâmetros.

Enfim, está trabalhando a 90º e armando a 92º, assim ele vai até 95º e logo desce para 88º ~ 90º denovo, acho que está bom, não tenho mais motivos para desconfiar disso, o carro tá lisinho e funcionando 100%. :102:

Outra observação, o que trocou o radiador, ao lavar o reservatório, disse que caiu um pedaço de alguma válvula, não soube especificar de qual era pois foi ralo abaixo, diz que talvez poderia ser da tampa e que isso poderia estar fazendo com que o sistema não trabalhasse bem antes, enfim não conseguiu constatar.

Espero não precisar postar aqui de novo com mais problemas.

Entãoooooooooooo, hora de banho!

Obrigado a todos que contribuirão para resolução desse problema.

Abraços

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Re: Marcador de temperatura (Acho que agora acabou!)

por Almeidão » 27 Abr 2013, 14:19

Infelizmente o mecânico não soube lhe responde porque não está enterrado no sistema como devia. Existem vários cebolões (interruptor) para Vectra, existe 761 que funciona com esta temperatura 110-105/100-95. Existe o 760 que funciona com esta temperatura 105-100/95-90 e tem outros como o do Omega, 767 95/120 e igualmente o do Corsa, 762, 105/120, Qual seria o do seu carro?. Só que quando você vai comprar o do Vectra e o vendedor não tem, lhe vendem um de Omega, é igual, ou do Corsa, igualzinho.
Igualzinho uma ova. Se o seu for redondo onde entra o interruptor e você colocar o 761 que é do Opel Vauxhal ou o 760 da blazer que também é do Vectra, ai você terá a temperatura que o mecânico diz ser diversas. E esta diversidade, os culpados são eles mesmos que vão metendo peças de um carro com valores mais alto porque não encontrou a peça correta ou por achar que de tal carro é o mesmo do Vectra e ainda por achar que o carro tem que ter temperatura alta para ser econômico. Não tem nada de idade os desgaste etc, com relação a temperatura, o sistema estando perfeito será sempre a mesma mesmo que o motor esteja batendo. Tudo isto é falta de informação.

Pelo amor de Deus, já vi um 767 que vai a 120º para armar o segundo estágio, coitado deste Vectra.

Agora, você já tem seu sistema perfeito, mas faltam os comandos corretos para as ventoinhas.

Um abraço


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Re: Marcador de temperatura (Acho que agora acabou!)

por Almeidão » 27 Abr 2013, 14:36

Almeidão escreveu:Infelizmente o mecânico não soube lhe responde porque não está enterrado no sistema como devia. Existem vários cebolões (interruptor) para Vectra, existe 761 que funciona com esta temperatura 110-105/100-95. Existe o 760 que funciona com esta temperatura 105-100/95-90 e tem outros como o do Omega, 767 95/120 e igualmente o do Corsa, 762, 105/120, Qual seria o do seu carro?. Só que quando você vai comprar o do Vectra e o vendedor não tem, lhe vendem um de Omega, é igual, ou do Corsa, igualzinho.
Igualzinho uma ova. Se o seu for redondo onde entra o interruptor e você colocar o 761 que é do Opel Vauxhal ou o 760 da blazer que também é do Vectra, ai você terá a temperatura que o mecânico diz ser diversas. E esta diversidade, os culpados são eles mesmos que vão metendo peças de um carro com valores mais alto porque não encontrou a peça correta ou por achar que de tal carro é o mesmo do Vectra e ainda por achar que o carro tem que ter temperatura alta para ser econômico. Não tem nada de idade os desgaste etc, com relação a temperatura, o sistema estando perfeito será sempre a mesma mesmo que o motor esteja batendo. Tudo isto é falta de conhecimento, tomemos em conta o Monza classic, onde o sensor de temperatura é atrás do motor, então ali está realmente a agua mais quente e sem mistura. O Vectra tem o sensor na saída onde sai a agua quente, mas passa também agua direto do radiador, ou seja nem toda agua que a bomba joga, entra dentro do cabeçote, parte passa direto para o radiador, então se colocarem um cebolão errado ele vai estar bem mais quente que o que deveria estar.

Pelo amor de Deus, já vi um 767 que vai a 120º para armar o segundo estágio, coitado deste Vectra.

Agora, você já tem seu sistema perfeito, mas faltam os comandos corretos para as ventoinhas.

Um abraço


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Re: Marcador de temperatura (Acho que agora acabou!)

por José Leal » 27 Abr 2013, 21:03

Esse negócio de temperatura é delicado.

O amigo Almeidão diz que a temperatura não deve passar de 90°C. Mas no meu Vectra, era religioso ativar as ventoinhas aos 92°C, igual à foto postada na outra página. E no meu carro, a ventoinha era controlada pela central de IE.
Quem viu fotos do meu carro no outro fórum, sabe que eu tinha dado uma geral no meu motor e no sistema de arrefecimento. Radiador novo e tratado com aditivo, reservatório com tampa, mangueiras, cano distribuidor de água, relés... tudo novinho e original GM. E a temperatura para as ventoinhas dispararem era sempre de 92°C. Então posso afirmar com convicção que a temperatura normal do sistema é de 92°C.

Sobre a temperatura informada no painel e a temperatura recebida pela IE, há uma diferença de ~10°C a menos. Então, se no painel está marcando 90°C, a temperatura recebida pela IE é de 100°C.
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Re: Marcador de temperatura (Acho que agora acabou!)

por Almeidão » 28 Abr 2013, 15:47

José Leal escreveu:Esse negócio de temperatura é delicado.

O amigo Almeidão diz que a temperatura não deve passar de 90°C. Mas no meu Vectra, era religioso ativar as ventoinhas aos 92°C, igual à foto postada na outra página. E no meu carro, a ventoinha era controlada pela central de IE.
Quem viu fotos do meu carro no outro fórum, sabe que eu tinha dado uma geral no meu motor e no sistema de arrefecimento. Radiador novo e tratado com aditivo, reservatório com tampa, mangueiras, cano distribuidor de água, relés... tudo novinho e original GM. E a temperatura para as ventoinhas dispararem era sempre de 92°C. Então posso afirmar com convicção que a temperatura normal do sistema é de 92°C.

Sobre a temperatura informada no painel e a temperatura recebida pela IE, há uma diferença de ~10°C a menos. Então, se no painel está marcando 90°C, a temperatura recebida pela IE é de 100°C.


José Leal, é um imensa diferença IE e cebolão. Por mais que quremos que não sejam mas ainda o cebolão é mecanico, ou seja internamnete uma plaquinha côncava e dois pininhos, no caso de duas temperaturas, duas plaquinhas côncavas de metal em forma de disco, igual um pratinho que quando aquecida vira ao avesso e ao virar encosta no pino que levará o negativo que nele chegou, vazendo então a ligação entre cebolão e relê e logo relê vetuinha. Estas plaquinhas sofrem variações com o tempo e quanto maior a temperatura dele, mais variações sofrem e principalmente para os desavisados que nem aditivo usam. Então não podemos correr o risco e colocar um interruptor errado e como já inormei e outros informarom, a maioria dos mecanicos não sabem disto e ao não encontrar um cebolão de Vectra ou seja o correto daquele ano, eles colocam outros, tipo Omega ou um outro modelo de Vectra etc, que aparentemente são iguais, mas na verdade não são. Se o proprietário tiver usando o sistrema limpo, e o que seria o correto do carro, quando der um problema ele poderá ser alertado a tempo de salvar o motor, o duro é ele estar em temperatura alta, junta queimando e não sabem porque e dizem ser normal a temperatura de 95º e quase 100 com ar ligado e voce mesmo informou que o seu armava em 92 pela IE, só que por ser novo ele ia até us 83 ou 85 para desarmar. E o Vectra com cebolão alto, radiador sujo, arma em 95 vai até quando? E não será 95 sempre, ele varia por estar sujo, uma hora é 95, outra hora é 98 e uma hora leva até 90 outra até 92. Bem eles armam em 95 e desarma em 90, sendo que 90 era para armar e levar a 83 ou 85, pior ainda são aqueles que etão tão sujos que arma aos 95 , ficam armados e não baixa a temperatura.

Vale esta resalva muito importante. Uma coisa que o pessoal nunca informa é quando e onde vai a temperatura depois de armada a ventuinha. Armar em 95 pode ser normal, mas precisam saber quanto tempo leva para baixar, se é que ela baixa e até onde ela baixa. Quase não vejo estas informações, vejo sempre que arma em 95 e o mecanico diz ser normal. Eu diria normal anormal,

Normal seia com o cebolão errado ai ela arma e desarma tirando o grau correto dentro do tempo certo, deixando ainda alta, mas fazendo o srviço dele o qual não teve culpa de ter sido escolhido errado.

Anormal seria com o cebolão correto, ela arma e não desarma nunca e a temperatura só subindo por estar sujo o tadiador.

Sds
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Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Marcador de temperatura (Acho que agora acabou!)

por Almeidão » 28 Abr 2013, 15:50

Almeidão escreveu:
José Leal escreveu:Esse negócio de temperatura é delicado.

O amigo Almeidão diz que a temperatura não deve passar de 90°C. Mas no meu Vectra, era religioso ativar as ventoinhas aos 92°C, igual à foto postada na outra página. E no meu carro, a ventoinha era controlada pela central de IE.
Quem viu fotos do meu carro no outro fórum, sabe que eu tinha dado uma geral no meu motor e no sistema de arrefecimento. Radiador novo e tratado com aditivo, reservatório com tampa, mangueiras, cano distribuidor de água, relés... tudo novinho e original GM. E a temperatura para as ventoinhas dispararem era sempre de 92°C. Então posso afirmar com convicção que a temperatura normal do sistema é de 92°C.

Sobre a temperatura informada no painel e a temperatura recebida pela IE, há uma diferença de ~10°C a menos. Então, se no painel está marcando 90°C, a temperatura recebida pela IE é de 100°C.


José Leal, é um imensa diferença IE e cebolão. Por mais que quremos que não sejam mas ainda o cebolão é mecanico, ou seja internamente uma plaquinha côncava e dois pininhos, no caso de duas temperaturas, duas plaquinhas côncavas de metal em forma de disco e 3 pininhos, as plaquinhas são iguais um pratinho que quando aquecida vira ao avesso e ao virar encosta no pino que levará o negativo que nele chegou, fazendo então a ligação entre cebolão e relê e logo relê vetuinha. Estas plaquinhas sofrem variações com o tempo e quanto maior a temperatura dele, mais variações sofrem e principalmente para os desavisados que nem aditivo usam. Então não podemos correr o risco e colocar um interruptor errado e como já informei e outros informarom, a maioria dos mecanicos não sabem disto e ao não encontrar um cebolão de Vectra ou seja o correto daquele ano, eles colocam outros, tipo Omega ou um outro modelo de Vectra etc, que aparentemente são iguais, mas na verdade não são. Se o proprietário tiver usando o sistrema limpo, e o que seria o correto do carro, quando der um problema ele poderá ser alertado a tempo de salvar o motor, o duro é ele estar em temperatura alta, junta queimando e não sabem porque e dizem ser normal a temperatura de 95º e quase 100 com ar ligado e voce mesmo informou que o seu armava em 92 pela IE, só que por ser novo ele ia até us 83 ou 85 para desarmar. E o Vectra com cebolão alto, radiador sujo, arma em 95 vai até quando? E não será 95 sempre, ele varia por estar sujo, uma hora é 95, outra hora é 98 e uma hora leva até 90 outra até 92. Bem eles armam em 95 e desarma em 90, sendo que 90 era para armar e levar a 83 ou 85, pior ainda são aqueles que etão tão sujos que arma aos 95 , ficam armados e não baixa a temperatura.

Vale esta resalva muito importante. Uma coisa que o pessoal nunca informa é quando e onde vai a temperatura depois de armada a ventuinha. Armar em 95 pode ser normal, mas precisam saber quanto tempo leva para baixar, se é que ela baixa e até onde ela baixa. Quase não vejo estas informações, vejo sempre que arma em 95 e o mecanico diz ser normal. Eu diria normal anormal,

Normal seia com o cebolão errado ai ela arma e desarma tirando o grau correto dentro do tempo certo, deixando ainda alta, mas fazendo o srviço dele o qual não teve culpa de ter sido escolhido errado.

Anormal seria com o cebolão correto, ela arma e não desarma nunca e a temperatura só subindo por estar sujo o tadiador.

Sds
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Re: Marcador de temperatura (Reiniciando tudo de novo)

por fernandooo » 28 Abr 2013, 17:34

bizorrao escreveu:Bom, vamos lá!

Radiador trocado, instalada válvula termostática, troca da tampa do reservatório, e umas 8 abraçaderias.

Realizada a limpeza do sistema e adicionado aditivo, tudo lindo e funcionando segue fotos:

Válvula no lugar:
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Limpando o sistema:
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Aditivo novinho com água desmineralizada + lavagem do reservatório:
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Tampa nova:
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É isso, não tenho fotos do radiador pois não estava presente na troca, mas foi trocado tudo certinho com os devidos calços.

Sobre a temperatura, antes de executar todo o serviço perguntei a 2 mecânicos diferentes qual temperatura ele deve trabalhar, todos me afirmaram que deve ser entre 90º ~ 95º dentro da cidade e 80º ~ 85º estrada, armando a ventoinha no máximo em 92º, ai questionei porque outros vectras que conheço (Clube do Vectra) trabalham a menos que isso, me confirmaram que isso varia de carro para carro, desgaste do sistema, falta de aditivo entre outros. O que trocou o radiador pedi para verificar o tal "cebolão", me disse está tudo ok e conforme os parâmetros.

Enfim, está trabalhando a 90º e armando a 92º, assim ele vai até 95º e logo desce para 88º ~ 90º denovo, acho que está bom, não tenho mais motivos para desconfiar disso, o carro tá lisinho e funcionando 100%. :102:

Outra observação, o que trocou o radiador, ao lavar o reservatório, disse que caiu um pedaço de alguma válvula, não soube especificar de qual era pois foi ralo abaixo, diz que talvez poderia ser da tampa e que isso poderia estar fazendo com que o sistema não trabalhasse bem antes, enfim não conseguiu constatar.

Espero não precisar postar aqui de novo com mais problemas.

Entãoooooooooooo, hora de banho!

Obrigado a todos que contribuirão para resolução desse problema.

Abraços

esse sensor esta no lugar certo??? no meu carro esta na lateral da termostatica e o de terminal azul esta na frente .

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Re: Marcador de temperatura (Reiniciando tudo de novo)

por JoãodoValle » 28 Abr 2013, 18:15

fernandooo escreveu:esse sensor esta no lugar certo??? no meu carro esta na lateral da termostatica e o de terminal azul esta na frente .

Um dia tbm ja tive essa dúvida, e descobri que o meu é diferente (sou único :40: )

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