O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVentoinha Ligada Direto - Vectra B

142 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Almeidão » 19 Nov 2013, 19:54

Ives escreveu:E ele esta certo...a medicao do painel eh cerca de 10 graus menos q a real...se bota o scanner vc le mesmo ate perto de 105.....no painel q vemos algo entre 88 a 94, mas na real o valor lido pelo sensor da injecao marca perto de 105......


É isto ai Ives e foi ótimo voce comentar isto, porque eu sempre falo que o carro nem asiu do azul ainda e a agua já está perto dos 80º. E é por estas informações que o painel nos passa que me preocupa quando uns informa que ali está em 95 direto, bem voce já informou tudo e eu estou justamente acertando o meu porque com o ar ligado está cravando nos 90.

Respondendo ao vectra cd no minimo seu problema é igual ao meu e pode ser o pressostado que hoje eu fiz o pedido. Chegará semana que vem e eu postarei aqui se o problema for resolvido ao trocar lo.
Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por RicardoGLS » 20 Nov 2013, 08:12

Ives escreveu:E ele esta certo...a medicao do painel eh cerca de 10 graus menos q a real...se bota o scanner vc le mesmo ate perto de 105.....no painel q vemos algo entre 88 a 94, mas na real o valor lido pelo sensor da injecao marca perto de 105......


Entendo Ives, sei que a temperatura da água é isso mesmo, é tanto que vi pelo scanner, mais o que eu quiz dizer, é que o eletricista disse q essa temp. entre 100 e 106 é o que registra no painel, por isso achei um absurdo.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Ives » 20 Nov 2013, 08:28

Ah nao...no painel jamais.....achei q ele quus dizer a leitura do scanner q ele fez....painel passar dos 94 ai ja tem problema no sistema
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Almeidão » 20 Nov 2013, 12:45

Ives escreveu:Ah nao...no painel jamais.....achei q ele quus dizer a leitura do scanner q ele fez....painel passar dos 94 ai ja tem problema no sistema


Sem duvida que o cara informou errado, infelizmente eles acabam sabendo disto, porem não da forma correta, ou estudam e aprendem errado.

Ives, aproveitando voce por ai, comprei o termostato e vai chegar pelo correio semana que vem. Mas já estou achando que possa ser outra coisa, e óbvio que irei medir esta pressão que ele está porem estou em uma semana louca e sem tempo de ver isto e por este motivo ficará pra semana que vem e estou andando sem ar por este motivo mas não deixando de fazer uns testes a lhe informar.

Hoje notei algo, já que no meu carro é fácil notar porque o ar ronca desde quando eu comprei este carro, porem somente na lenta ok?

Parei em um semafaro, com ele ligado e na lenta. Ele desligou e religou umas 4 vezes sozinho, tipo ficando não mais que 10 segundos desligado. Isto somente na lenta. Será que a pressão está alta?. Qual a pressão correta medindo em um manometro?

Sds
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VENTUINHA DO AR DISPARANDO DIRETO

por Ives » 21 Nov 2013, 14:53

Provavelmente pressao baixa....falta de gas....o compressor eh mecanico, qto mais rotacao, mais pressao.....por isso pode nem estar ligando segundo estagio....tem uma valvula de seguranca na conexao de alta pressao (cano fino) atras do farol do passageiro...c o tempo ela resseca e da vazamento.....ai c pouco gas, qdo cai na lenta ele cai a pressao e desarma
Imagem

ricardof
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Nov 2014, 20:15
Nome Completo: ricardo furlan
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

VENTOINHA MISTERRRIOO!

por ricardof » 10 Dez 2014, 06:38

Olá galera, arrumei meu ar condicionado, mas...

a ventoinha do radioador, não desliga, virou a chave e a dita cuja :62: ja liga..

Antes do conserto do ar estava funcionando a ventoinha ligava aos 90 graus :28: , tava perfeitinha.

Andei lendo no forum varios problemas relacionados ao assunto sobre pressostato de pressão e etc., Levei o vecão onde foi feito o serviço :15: , e pedi q ele fizesse um teste, se foi gás demais no carro e tal, ele desligou ou desconectou o pressostado de pressão, e disse q o problema não seria o gás,,(Isso tá certo?),...tens os relês 1 e 2 estagio, queria saber como posso verifica-los..e onde esse meninos ficam :56: :55: ?...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: VENTOINHA MISTERRRIOO!

por Almeidão » 10 Dez 2014, 08:02

ricardof escreveu:Olá galera, arrumei meu ar condicionado, mas...

a ventoinha do radioador, não desliga, virou a chave e a dita cuja :62: ja liga..

Antes do conserto do ar estava funcionando a ventoinha ligava aos 90 graus :28: , tava perfeitinha.

Andei lendo no forum varios problemas relacionados ao assunto sobre pressostato de pressão e etc., Levei o vecão onde foi feito o serviço :15: , e pedi q ele fizesse um teste, se foi gás demais no carro e tal, ele desligou ou desconectou o pressostado de pressão, e disse q o problema não seria o gás,,(Isso tá certo?),...tens os relês 1 e 2 estagio, queria saber como posso verifica-los..e onde esse meninos ficam :56: :55: ?...


Quando voce liga o ar as ventoinhas liga de imediato, ao desligar o ar elas desligam. Ou seja com o ar ligado elas ficam ligadas direto, sem o ar ligado elas tem que está desligadas. Não está assim?

Os relês dela fica na frente da bateria, são 3 da esquera para direita considerando a posição do carro.
Imagem

Avatar do usuário
ZanelatoJJ
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Jun 2014, 14:34
Nome Completo: João Carlos Zanelato Junior
Cidade: presidente prudente
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: VENTOINHA MISTERRRIOO!

por ZanelatoJJ » 10 Dez 2014, 08:59

ricardof escreveu:Olá galera, arrumei meu ar condicionado, mas...

a ventoinha do radioador, não desliga, virou a chave e a dita cuja :62: ja liga..

Antes do conserto do ar estava funcionando a ventoinha ligava aos 90 graus :28: , tava perfeitinha.

Andei lendo no forum varios problemas relacionados ao assunto sobre pressostato de pressão e etc., Levei o vecão onde foi feito o serviço :15: , e pedi q ele fizesse um teste, se foi gás demais no carro e tal, ele desligou ou desconectou o pressostado de pressão, e disse q o problema não seria o gás,,(Isso tá certo?),...tens os relês 1 e 2 estagio, queria saber como posso verifica-los..e onde esse meninos ficam :56: :55: ?...



Bom dia galera!!
Bom dia Ricardo!
Seu Vecão é que ano?
Se for 99/00 em diante faça o seguinte jovem, se for a ventoinha do RADIADOR que não desliga verifica se o soquete do sensor de temperatura que vai na carcaça da válvula termostática esta encaixado correto. Aconteceu isso comigo uma vez e o eletricista falou que os Vectra a partir de 2000 usa o sensor de temperatura como um "rele", se tirar o soquete do sensor, automaticamente a ventoinha tem que ligar, agora se for a do CONDENSADOR já não posso ajuda-lo.

Valeu meu querido!
Abraços!

ricardof
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Nov 2014, 20:15
Nome Completo: ricardo furlan
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VENTOINHA MISTERRRIOO!

por ricardof » 10 Dez 2014, 09:34

Entãoo independente do AR ligado ou Desligado.. a ventoinha fica direto ao virar a chave... o Vectra e 98. :6:

Ja desencaixei e encaixei o conector da valula termostática..

tem mais alguma coisa q posso verificar..?: :47:

brenocrod
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 01 Dez 2014, 18:15
Nome Completo: Breno De Carvalho Rodrigues
Cidade: Lagoa da Prata
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: VENTOINHA MISTERRRIOO!

por brenocrod » 11 Dez 2014, 12:57

Galera aproveitando a deixa, quando desligo meu Vectra a ventoinha continua ligada por um tempo e depois desliga. Ta certo isso pois antes de eu mandar arrumar o ar isso não acontecia. Eu troquei as duas ventoinhas meu Vectra e GLS 2.2 1999

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: VENTOINHA MISTERRRIOO!

por Almeidão » 11 Dez 2014, 13:21

brenocrod escreveu:Galera aproveitando a deixa, quando desligo meu Vectra a ventoinha continua ligada por um tempo e depois desliga. Ta certo isso pois antes de eu mandar arrumar o ar isso não acontecia. Eu troquei as duas ventoinhas meu Vectra e GLS 2.2 1999


Dá uma olhada neste tópico, talvez possa te ajudar.

viewtopic.php?f=45&t=7315
Imagem

ricardof
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Nov 2014, 20:15
Nome Completo: ricardo furlan
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VENTOINHA MISTERRRIOO!

por ricardof » 13 Dez 2014, 21:52

a ventoinha continua uma misterio... virou a chave, bingo mesmo com o motor frio ela liga, apenas a do radiador.. tem mais alguma peca para verificar se e defeito,....queria viajar com o carro mas com ele assim.... sera q da problema? ja q os eletricistas estao com horario livre, so em janeiro..

ricardof
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Nov 2014, 20:15
Nome Completo: ricardo furlan
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

ventoinha radiador x2 help

por ricardof » 17 Dez 2014, 19:32

bom galera to abrindo outro topico poos preciso muito da ajuda, de sempre... qdo viro a chave com o carro frio mesmo.. a ventoinha do radiador teima a ficar ligada direto, desligo a chave ela desliga, vectra 98 gls, caracas isso ta me deixando nervoso, ja tirei o soquete da termostatica e coloquei de volta, ja desconwctei o presostato de pressao e coloquei de volta. agora tem os reles na bateria, removi um deles e ela parou de fundar, ai peguei o do lado e coloquei e voltou a funcionar, isso remove a possibilidade de ser rele... minha gnt o q mais posso testar,,..

ricardof
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Nov 2014, 20:15
Nome Completo: ricardo furlan
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: ventoinha radiador x2 help

por ricardof » 18 Dez 2014, 07:48

Imagem

Vi q tinha esse sensor desligado. :15:

Qdo estava vendo os fios abaixo do carro notei os fios q supostamente iriam pra essa válvula menor estava com jump ou seja e conectados. qdo eu os soltei... bingo :88: a ventoinha parou de funfar..."Lembrando ao virar a chave, mesmo com o motor frio...."

1 - Alguém sabe me dizer pra q server a menor em vermelho ??
2 - Porque a ventoinha acionava qdo eu virava a chave??
3 - Posso deixar solto esses fios, mesmo com essa valvula desativada..até arrumar outra..??
4 - Se eu soltar essa valvula vai sair todo o gás ???
5 - Tem como testar esse sensor ??

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: ventoinha radiador x2 help

por Almeidão » 18 Dez 2014, 09:18

O menor, arma o segundo estágio da ventoinha quando o ar condicionado aumenta a pressão. O maior liga o ar condicionado, apesasr de ter 4 fios, o seu carro deve usar somente 2 e ele é responsãvel a desligar o ar quando a pressão está baixa e muitas vezes estraga e o ar não liga. Desconheço influencias deles sem o ar está ligado. Coloca eles no logal e tira o ultimo relê do lado do carona que é do ar condicionado e veja se ela para.

Se voce liga o carro com o ar ligado, a ventoinha segue ligada. Agora se voce ligar somente a chave sem o ar ligado e a ventoinha armar, pode ir direto no cebolão e trocar ele. Não esqueça, MTE 760 ou MTE 763. Desconheço este problema que voce informa sobre estes conectores que são para o ar condicionado, pelo menos com o ar desligado, mas não descarto a possibilidade de ser este sensor maior, mas ainda acho ser o cebolão o problema.

Lembro que o cebolão é uma mãe que nunca deixa o filho imediatamente de lado, ao estragar a ventoinha liga direto por um bom período, dando tempo suficiente para trocarem esta peça. Bem, se o filho for muito ranzinza a mãe abandona ele e logo pode inverter a situação e começar a dar problemas.
Imagem

ricardof
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Nov 2014, 20:15
Nome Completo: ricardo furlan
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: ventoinha radiador x2 help

por ricardof » 18 Dez 2014, 11:34

Almeidão escreveu:O menor, arma o segundo estágio da ventoinha quando o ar condicionado aumenta a pressão. O maior liga o ar condicionado, apesasr de ter 4 fios, o seu carro deve usar somente 2 e ele é responsãvel a desligar o ar quando a pressão está baixa e muitas vezes estraga e o ar não liga. Desconheço influencias deles sem o ar está ligado. Coloca eles no logal e tira o ultimo relê do lado do carona que é do ar condicionado e veja se ela para.

Se voce liga o carro com o ar ligado, a ventoinha segue ligada. Agora se voce ligar somente a chave sem o ar ligado e a ventoinha armar, pode ir direto no cebolão e trocar ele. Não esqueça, MTE 760 ou MTE 763. Desconheço este problema que voce informa sobre estes conectores que são para o ar condicionado, pelo menos com o ar desligado, mas não descarto a possibilidade de ser este sensor maior, mas ainda acho ser o cebolão o problema.

Lembro que o cebolão é uma mãe que nunca deixa o filho imediatamente de lado, ao estragar a ventoinha liga direto por um bom período, dando tempo suficiente para trocarem esta peça. Bem, se o filho for muito ranzinza a mãe abandona ele e logo pode inverter a situação e começar a dar problemas.


Olá almeidão, luz no fim do tunel...heheh

Veja, esse ai q arma o segundo estagio o menor, ele estava sem o conector ou chicote, q encaixa no sensor.. e os fios estavam emendados ou seja direto. entendeu, bom,,, fiz uns testes,, aki.. soltei os fios.. e andei com o carro. até os 90 graus,, bingo a ventoinha do radiador ligou ou seja ta tudo certo...
hj descobri q esse arma o segundo estagio...

Agora o seguinte, qdo aquela valvula menor aciona.? Se eu solta-la vai vazar o gás ? tem como testar no multimetro.?

Obs. o maior esta certo o conector funciona na foto eu desconectei. mas ele funciona e liga o ar..

Agora uma pergunta simples. se eu tirar essa valvula menor q arma o segundo estagio. vai sair o gaz do carro ?

Valeu Amigo.

Avatar do usuário
joel
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Set 2014, 19:31
Nome Completo: joel queiroz
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: VENTOINHA MISTERRRIOO!

por joel » 30 Dez 2014, 21:42

Ricardo se sua ventoinha está ligando mesmo com o carro frio , sem ligar o ar condicionado , pode ser o sensor de temperatura , já aconteceu comigo .

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: VENTOINHA MISTERRRIOO!

por Adriano cruz » 31 Dez 2014, 05:59

ricardof escreveu:a ventoinha continua uma misterio... virou a chave, bingo mesmo com o motor frio ela liga, apenas a do radiador.. tem mais alguma peca para verificar se e defeito,....queria viajar com o carro mas com ele assim.... sera q da problema? ja q os eletricistas estao com horario livre, so em janeiro..

Não tenho certeza mas tá parecendo que o problema é pelo relé ou cebolão. Se quer viajar e não tem como consertar antes eu iria com ela assim mesmo ligada direto porque não irá prejudicar o motor.

ricardof
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 07 Nov 2014, 20:15
Nome Completo: ricardo furlan
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VENTOINHA MISTERRRIOO!

por ricardof » 14 Jan 2015, 20:59

joel escreveu:Ricardo se sua ventoinha está ligando mesmo com o carro frio , sem ligar o ar condicionado , pode ser o sensor de temperatura , já aconteceu comigo .


Então galaera desculpe pela demora de resposta estava meio de ferias....

Bom ja descobri o problema.. at´postei as fotos...bom ja peguei o vc assim, e a pessoa q consertou o ar condicionado.emendou os fios do presostado de alta pressão.. pois falta o chicote ou conector. eu fui la e desliguei.. ele so aciona a pressão esta alta

Avatar do usuário
Alexandre Priest
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Mar 2015, 18:42
Nome Completo: Alexandre Lamim
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

(Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por Alexandre Priest » 10 Mar 2015, 19:01

Boa noite

Adquiri recentemente um Vectra 97 2.0, gostaria de saber se podem me dar uma dica do que verificar caso a ventoinha do motor nunca desliga mesmo com o motor frio, agradeço antecipadamente pelas sugestões...

Alexandre.

142 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 507 visitantes

Bem-vindo: 25 Abr 2024, 20:27