O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVentoinha Ligada Direto - Vectra B

142 mensagens
diomar
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Jun 2015, 15:27
Nome Completo: diomar neves
Cidade: braganca paulista
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por diomar » 21 Jun 2015, 16:25

Boa tarde pessoal ..., sou novo no forum e ainda nao sei como funciona direito as coisa..
estou tendo uns problemas com meu carro. quase td consigo resolver pesquisando no forum.
mas semana passada a ventoinha começou a demorar a desligar quando desligo o carro, ate q nao desligava mais.
so desligava quando desconectava a bateria e deixava varias horas desconectado. porem percebi q se eu desconecta-se e conecta-se o cebolao e em seguida desconectar e conectar a bateria a ventoinha parava. porem mais um porem ontem e hj q esta mt friu (13 à 15°C) a ventoinha arma fica ligado um minuto ou menos e ja desliga.
"detalhes: meu vectra e 96/97 usa dois cebolao de 3 fios. o cebolao que desconecto e correspondente ao mte 838 e eh novo" (que segundo a uma loja local q so trabalha com peças para GM e a original pro meu carro).
e os tres reles da ventoinha que tem na frente da bateria, quando desconecto o primeiro nada acontece e quando desconcto o segundo ou o terceiro a ventoinha para . se conectar a ventoinha volta a ligar. nao faço ideia do que seja..
vcs podem me ajudar nisso?
desde ja muito obrigado.....

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por Almeidão » 22 Jun 2015, 10:03

diomar escreveu:Boa tarde pessoal ..., sou novo no forum e ainda nao sei como funciona direito as coisa..
estou tendo uns problemas com meu carro. quase td consigo resolver pesquisando no forum.
mas semana passada a ventoinha começou a demorar a desligar quando desligo o carro, ate q nao desligava mais.
so desligava quando desconectava a bateria e deixava varias horas desconectado. porem percebi q se eu desconecta-se e conecta-se o cebolao e em seguida desconectar e conectar a bateria a ventoinha parava. porem mais um porem ontem e hj q esta mt friu (13 à 15°C) a ventoinha arma fica ligado um minuto ou menos e ja desliga.
"detalhes: meu vectra e 96/97 usa dois cebolao de 3 fios. o cebolao que desconecto e correspondente ao mte 838 e eh novo" (que segundo a uma loja local q so trabalha com peças para GM e a original pro meu carro).
e os tres reles da ventoinha que tem na frente da bateria, quando desconecto o primeiro nada acontece e quando desconcto o segundo ou o terceiro a ventoinha para . se conectar a ventoinha volta a ligar. nao faço ideia do que seja..
vcs podem me ajudar nisso?
desde ja muito obrigado.....


amigo, respondi lá por MP inclusive us testes. Mas se voce desconecta o cebolão e aimnda ele continuca funcionando, então o problema não pode ser o cebolão. Voce deve desconectar os dois juntos. se ala parar o problema é um deles, caso contrário não é este o problema. Pode ser também o termotático do ar, desconecta ele, é um pequeno que fica no cano do ar atrás do radiador. Bem, sobre este cebolão 838, ele é super quente, não gosto dele.
Imagem

Mosson
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Jan 2015, 12:50
Nome Completo: André Fabio Mosson
Cidade: Araucária
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Ventoinha ligada direto

por Mosson » 22 Jun 2015, 10:30

Almeidão, sábado fui a caça do MTE 763, mas como você falou anda bem sumida, nem histórico de compra tinha na maior auto peças daqui da cidade, aí fiquei com o 760 que já havia comprado.

Resumo do fim de semana:
- substituído MTE 797 (que estava lá) por um MTE 760;
- sensor de temperatura código MTE 4051 e conector (que estava trincado);
- fluído de arrefecimento;
- sonda Lambda;
- eliminada resistência da ventoinha;
- Revisão no aterramento do motor e do chicote.

Pontos positivo é que antes ele acionava a ventoinha com quase 100º no painel, agora quando o ponteiro bate 90º ela aciona. Rodando ele mantém o ponteiro entre 80 e 90º.

Sonda lambda... A luz da injeção estava ascendendo direto e a média caiu de 10,5~10,7 Km/l para 9,4~9,7 Km/l (rodando aproximadamente 25Km por dia em trajeto misto). Mais para o final de semana, vamos ver se a média melhorou. Pelo menos a lâmpada da injeção não ascendeu mais.

Só tenho uma dúvida agora, desde que comprei ele, quando desligo a chave e a ventoinha está ligada, ela desliga imediatamente, não fica um tempo ligada como os demais carros, o que pode ser isso? Nunca tinha atentado, mas agora fiquei curioso...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha ligada direto

por Almeidão » 22 Jun 2015, 12:18

Mosson escreveu:Almeidão, sábado fui a caça do MTE 763, mas como você falou anda bem sumida, nem histórico de compra tinha na maior auto peças daqui da cidade, aí fiquei com o 760 que já havia comprado.

Resumo do fim de semana:
- substituído MTE 797 (que estava lá) por um MTE 760;
- sensor de temperatura código MTE 4051 e conector (que estava trincado);
- fluído de arrefecimento;
- sonda Lambda;
- eliminada resistência da ventoinha;
- Revisão no aterramento do motor e do chicote.

Pontos positivo é que antes ele acionava a ventoinha com quase 100º no painel, agora quando o ponteiro bate 90º ela aciona. Rodando ele mantém o ponteiro entre 80 e 90º.

Sonda lambda... A luz da injeção estava ascendendo direto e a média caiu de 10,5~10,7 Km/l para 9,4~9,7 Km/l (rodando aproximadamente 25Km por dia em trajeto misto). Mais para o final de semana, vamos ver se a média melhorou. Pelo menos a lâmpada da injeção não ascendeu mais.

Só tenho uma dúvida agora, desde que comprei ele, quando desligo a chave e a ventoinha está ligada, ela desliga imediatamente, não fica um tempo ligada como os demais carros, o que pode ser isso? Nunca tinha atentado, mas agora fiquei curioso...


Isto não tem nada a ver com o cebolão que voce trocou, possa ser que o sistema do seu seja diferente, mas só averiguando de perto para ver ou se não houve uma mudança de um dono anterior e que aliás nem é difícil de fazer esta mudança de colocar a ventoinha acionando somente com a chave ligada. De qualquer forma o mais importante voce fez, porque acionando ela em 100º é como aquelas porradinha na costela que o boxiador vai dando no adversário, na hora passa despercebido, no fim da luta ele está moído.

Só para completar uma outra dica para o nosso amigo que tem o cebolão 838, eu disse para trocar ele, mas é preciso trocar também o conector, aproveito para dizer a ele olhar a postagem do João do Vale acima que tem a foto do conector que eu comentei para o cebolão 763 ou 760. E a dica para o João, cortar o outro e soldar, nada de emenda enrolando os fios, solda é mais garantido e fácil de fazer.
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por Mantenedor » 22 Jun 2015, 13:17

JoãodoValle escreveu:Comprei o meu 763 essa semana na jocar:

https://www.jocar.com.br/Produto.aspx?C ... &CP=715592

Imagem

Aí João , quais valores de temperatura? De arme e desarme do ventilador está conseguindo?

Abraço

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por JoãodoValle » 22 Jun 2015, 13:24

Mantenedor escreveu:
JoãodoValle escreveu:Comprei o meu 763 essa semana na jocar:

https://www.jocar.com.br/Produto.aspx?C ... &CP=715592

Imagem

Aí João , quais valores de temperatura? De arme e desarme do ventilador está conseguindo?

Abraço

Mantenedor/VCD/2.0/16V.

Meu caro, esse 763 ainda não chegou, comprei pela internet na quinta feira e deve chegar até o fim de semana.

Atualmente estou com 760, quando ele funcionava bem armava ali perto dos 89º no painel, chegando a 90~91º e fechando com 85º por ali, mas ele está com defeito e acionando tarde demais aos 91º, elevando até quase 95º me levando ao desespero ahahhaha, assim que chegar vou instalar e fazer tudo bonitinho e postar aqui.

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por Mantenedor » 22 Jun 2015, 13:52

Muito bem! Fiquei acelerado quando li que você encontrou o 763 que acabei por não ler seu parecer , desculpe..
Fica em paz!!!

Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por Almeidão » 22 Jun 2015, 15:58

É João, eu também ficaria com este mesmo desepero se chegasse ali perto dos 95, ao mesmo tempo boquiaberto em ler uns que vão a 100 e acham normal kakkakka.

Sobre o funcionamento das ventoinhas via cebolão no formato original, ou seja se ninguem mexeu é fácil demais da conta sô. E sendo fácil não tem como ser outa coisa a não ser o cebolão ou um dos fios dele que levam (NEGATIVO) até ele e retorna negativo até o relê.

FUNCIONA ASSIM:
1 - O cebolão duplo tem 3 terminais, um dele é o fio marron negativo que está na massa do carro. Este fio pode encostar a vontade na massa que não acontece nada porque ele é MASSA.

2 - Fio amarelo, vem la do cebolão para o primeiro relê da esquerda na frente da bateria (pessoal esquerda do carro), este fio trás um negativo assim que o cebolão alcançar a temperatura de trabalho e este negativo arma este relê que por sua vez liga a ventoinha e não precisa ter a ignição ligada. Se este fio for encostado na lata a ventoinha irá ligar, então se tiver uma gambiarra qualquer corre se este risco

3 - Não estou certo a cor, mas acho que é um cinza, (quem tiver vontade de mexer e acertar achará a cor correta) é o terceiro fio que vem lá do cebolão, tras outro negativo assim que a temperatura alcançar o segundo estágio e armar ele. Este fio vai para o terceiro relê contando da esquerda para direita e arma este relê para ligar o segundo estágio que é a alta velocidade, mas para armar, é preciso ligar a chave. Este fio com a chave ligada se encostar na lata arma a ventoinha do segundo estágio.

4 - o segundo relê é um de 5 terminal, ele simplesmente transfere a ignição, ou seja ao ligar a chave e coloca a ventoinha do segundo estágio ápta a funcionar e como o primeiro já funciona sem ignição ligada, então continua funcionando com a ignição também.

Nâo se assustem caso quiserem fazer um teste encostando o fio do segundo estagio na lata com a chave ligada, somente uma ventoinha irá funcionar na alta e isto é fácil de entender, estando o primeiro estágio desligado, só funciona uma ventoinha, encostando os dois fios e com a cahve ligada funcionará as duas.

Os fios passam dentro deste conduite por cima da ventoinha, sinceramente, acho fácil demais. Mãos a obra que vão descobrir o problema que 90% dos caso é o cebolão que estraga, vamos eliminar um sábado de cerveja e vamos fazer esta manutenção simples.
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por JoãodoValle » 22 Jun 2015, 16:17

HAuhauhauhauhaua esse é o cara do arrefecimento..

Nâo se assustem caso quiserem fazer um teste encostando o fio do segundo estagio na lata com a chave ligada, somente uma ventoinha irá funcionar na alta e isto é fácil de entender, estando o primeiro estágio desligado, só funciona uma ventoinha, encostando os dois fios e com a cahve ligada funcionará as duas.


Como comentei com vc outra vez, fiz uma chave que fica escondida a baixo do painel criando esse "terra", e essa chavinha vem me salvando nesses dias macabros hahahaha

vamos eliminar um sábado de cerveja e vamos fazer esta manutenção simples.


Que mané eliminar o sábado de cerveja o que, aqui nos mexemos no carro tomando cerveja :15:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por Almeidão » 22 Jun 2015, 16:28

JoãodoValle escreveu:HAuhauhauhauhaua esse é o cara do arrefecimento..

Nâo se assustem caso quiserem fazer um teste encostando o fio do segundo estagio na lata com a chave ligada, somente uma ventoinha irá funcionar na alta e isto é fácil de entender, estando o primeiro estágio desligado, só funciona uma ventoinha, encostando os dois fios e com a cahve ligada funcionará as duas.


Como comentei com vc outra vez, fiz uma chave que fica escondida a baixo do painel criando esse "terra", e essa chavinha vem me salvando nesses dias macabros hahahaha

vamos eliminar um sábado de cerveja e vamos fazer esta manutenção simples.


Que mané eliminar o sábado de cerveja o que, aqui nos mexemos no carro tomando cerveja :15:


hahahhahahhahhahah. acho que sou mais simprão kakkakakkakak
Imagem

Mosson
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Jan 2015, 12:50
Nome Completo: André Fabio Mosson
Cidade: Araucária
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por Mosson » 24 Jun 2015, 10:24

Obrigado pelas explicações Almeidão, mas devo ter sido sorteado com tudo que possa estar ao contrário no meu Vectra kkk
Vários tópicos falam sobre a caixa de relés na frente da bateria, mas o meu não tem essa caixa, nem ar condicionado (por ser GL eu acredito), somente uma caixinha ao lado da bateria com 2 relés e um fusível de 30A, uma saída para o positivo da bateria, saídas de massa (-) e contatos motor/relés.
Pois bem, munido desta excelente explicação e de um multímetro, desmontei tudo novamente ontem a noite e comecei a testar fio por fio:
- os cabos de alimentação do cebolão e da ventoinha passam por baixo do sistema, onde há locais para travar a fiação;
- o fio marrom, realmente era negativo em todo o sistema;
- o fio amarelo que ativaria o primeiro relé, no meu é marrom com branco, e pra minha surpresa, tinha um positivo pós-chave pra ativar a corrente do relé, por isso ao contrário do problema citado pelo nosso colega Alexandre Priest, a ventoinha do Vectra desligava se ela estivesse ativada e eu desligasse a ignição;
- o fio cinza que ativaria a segunda velocidade no meu caso é marrom com amarelo.
Como já havia trocado para MTE760, plug, etc. troquei o radiador também (sem ar condicionado – R$311,00 em Curitiba) e refiz as ligações elétricas novamente, usando luvas para emenda, espaguete termo retrátil, etc.
O positivo pós-chave que ativava o circuito, agora ativa somente o segundo relé, e o primeiro relé está ligado direto na bateria, ou seja, cada qual tem sua alimentação, bem como relé, pois adaptei mais um.
Saí para testar o carro e a temperatura ficou em torno de 88° (deduzo que seja, pois não encostou a marca mediada entre 80 e 100 do painel), só consegui ativar a ventoinha depois de subir a rua de casa toda em 1ª marcha rsrs, e logo que alinhou 90°, entrou a primeira velocidade e a temperatura caiu pra menos de 85°.
Na BR, a temperatura bateu os 80° e subiu a aproximadamente 85°.
Agora acredito que meus problemas com temperatura acabaram.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por JoãodoValle » 24 Jun 2015, 11:01

Imagem

Imagem

Chegou o conector, parece de boa qualidade o plastico e o fio até bem grosso.

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por Almeidão » 24 Jun 2015, 12:07

Mosson escreveu:Obrigado pelas explicações Almeidão, mas devo ter sido sorteado com tudo que possa estar ao contrário no meu Vectra kkk
Vários tópicos falam sobre a caixa de relés na frente da bateria, mas o meu não tem essa caixa, nem ar condicionado (por ser GL eu acredito), somente uma caixinha ao lado da bateria com 2 relés e um fusível de 30A, uma saída para o positivo da bateria, saídas de massa (-) e contatos motor/relés.
Pois bem, munido desta excelente explicação e de um multímetro, desmontei tudo novamente ontem a noite e comecei a testar fio por fio:
- os cabos de alimentação do cebolão e da ventoinha passam por baixo do sistema, onde há locais para travar a fiação;
- o fio marrom, realmente era negativo em todo o sistema;
- o fio amarelo que ativaria o primeiro relé, no meu é marrom com branco, e pra minha surpresa, tinha um positivo pós-chave pra ativar a corrente do relé, por isso ao contrário do problema citado pelo nosso colega Alexandre Priest, a ventoinha do Vectra desligava se ela estivesse ativada e eu desligasse a ignição;
- o fio cinza que ativaria a segunda velocidade no meu caso é marrom com amarelo.
Como já havia trocado para MTE760, plug, etc. troquei o radiador também (sem ar condicionado – R$311,00 em Curitiba) e refiz as ligações elétricas novamente, usando luvas para emenda, espaguete termo retrátil, etc.
O positivo pós-chave que ativava o circuito, agora ativa somente o segundo relé, e o primeiro relé está ligado direto na bateria, ou seja, cada qual tem sua alimentação, bem como relé, pois adaptei mais um.
Saí para testar o carro e a temperatura ficou em torno de 88° (deduzo que seja, pois não encostou a marca mediada entre 80 e 100 do painel), só consegui ativar a ventoinha depois de subir a rua de casa toda em 1ª marcha rsrs, e logo que alinhou 90°, entrou a primeira velocidade e a temperatura caiu pra menos de 85°.
Na BR, a temperatura bateu os 80° e subiu a aproximadamente 85°.
Agora acredito que meus problemas com temperatura acabaram.


Isto ai amigo, é pegar e fazer que dá certo, desculpa eu não percebi que o seu carro não tinha ar e por isto realmente a caixa de relê é diferente.
Minha tése sobre a ventoinha ficar ligada depois que desligar o carro é 100% correta, ou seja ela é somente para diminuir a pressão do gás do ar condicionado e está mais que óbvio que não refrigera mais nada no motor já que ele esta desligado, ao contrário da pressão do gás que altera muito com o calor, neste caso o seu que não tem ar condicionado a ventoinha desliga junto com o desligar da chave e já que voce mudou, não vai lhe atrapalhar em nada deixando ele assim desde que tenhas uma bateria boa, porem não ajudará em nada também. De qualquer forma, fico feliz que o restante tenha dado certo e minha dica hoje é já que voce trocou o radiador, usar litros de aditivo havoline long life, este eu uso e garando ele apesar que tem uns mais que seja bom tanto quanto ele.

Sobre o conector que o joão postou, eu também tinha comprado um tempos atrás, é de ótima qualidade e eu como voce fez no seu, uso sempre este espaguete termo contrátil e sempre com fios soldados, quase nunca uso fita isolante e nunca emendo fio sem solda.
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por JoãodoValle » 24 Jun 2015, 12:24

Almeidão escreveu:
Mosson escreveu:Obrigado pelas explicações Almeidão, mas devo ter sido sorteado com tudo que possa estar ao contrário no meu Vectra kkk
Vários tópicos falam sobre a caixa de relés na frente da bateria, mas o meu não tem essa caixa, nem ar condicionado (por ser GL eu acredito), somente uma caixinha ao lado da bateria com 2 relés e um fusível de 30A, uma saída para o positivo da bateria, saídas de massa (-) e contatos motor/relés.
Pois bem, munido desta excelente explicação e de um multímetro, desmontei tudo novamente ontem a noite e comecei a testar fio por fio:
- os cabos de alimentação do cebolão e da ventoinha passam por baixo do sistema, onde há locais para travar a fiação;
- o fio marrom, realmente era negativo em todo o sistema;
- o fio amarelo que ativaria o primeiro relé, no meu é marrom com branco, e pra minha surpresa, tinha um positivo pós-chave pra ativar a corrente do relé, por isso ao contrário do problema citado pelo nosso colega Alexandre Priest, a ventoinha do Vectra desligava se ela estivesse ativada e eu desligasse a ignição;
- o fio cinza que ativaria a segunda velocidade no meu caso é marrom com amarelo.
Como já havia trocado para MTE760, plug, etc. troquei o radiador também (sem ar condicionado – R$311,00 em Curitiba) e refiz as ligações elétricas novamente, usando luvas para emenda, espaguete termo retrátil, etc.
O positivo pós-chave que ativava o circuito, agora ativa somente o segundo relé, e o primeiro relé está ligado direto na bateria, ou seja, cada qual tem sua alimentação, bem como relé, pois adaptei mais um.
Saí para testar o carro e a temperatura ficou em torno de 88° (deduzo que seja, pois não encostou a marca mediada entre 80 e 100 do painel), só consegui ativar a ventoinha depois de subir a rua de casa toda em 1ª marcha rsrs, e logo que alinhou 90°, entrou a primeira velocidade e a temperatura caiu pra menos de 85°.
Na BR, a temperatura bateu os 80° e subiu a aproximadamente 85°.
Agora acredito que meus problemas com temperatura acabaram.


Isto ai amigo, é pegar e fazer que dá certo, desculpa eu não percebi que o seu carro não tinha ar e por isto realmente a caixa de relê é diferente.
Minha tése sobre a ventoinha ficar ligada depois que desligar o carro é 100% correta, ou seja ela é somente para diminuir a pressão do gás do ar condicionado e está mais que óbvio que não refrigera mais nada no motor já que ele esta desligado, ao contrário da pressão do gás que altera muito com o calor, neste caso o seu que não tem ar condicionado a ventoinha desliga junto com o desligar da chave e já que voce mudou, não vai lhe atrapalhar em nada deixando ele assim desde que tenhas uma bateria boa, porem não ajudará em nada também. De qualquer forma, fico feliz que o restante tenha dado certo e minha dica hoje é já que voce trocou o radiador, usar litros de aditivo havoline long life, este eu uso e garando ele apesar que tem uns mais que seja bom tanto quanto ele.

Sobre o conector que o joão postou, eu também tinha comprado um tempos atrás, é de ótima qualidade e eu como voce fez no seu, uso sempre este espaguete termo contrátil e sempre com fios soldados, quase nunca uso fita isolante e nunca emendo fio sem solda.

Tenho um rolo desse trem aqui hahahaha, não faço uma emenda sem solda e sem termo retrátil

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por Almeidão » 24 Jun 2015, 13:39

João, desta vez eu não errei, veja abaixo como vendem isto kakkakakkakakkakak. Na verdade usam se estes dois nomes, tipo farol em São Paulo e sinal na minha cidade.

Detalhe, como eu tenho muita pressa ao fazer as coisas, nem uso secador ou soprador, uso o velho isqueiro que é mais rápido e todos sabem que um alarme tem um monte de fios, todos eles com um bichinho destes que tem várias medidas. Ótimo pra quem gosta se mexer em parte elétrica, incluo as residenciais também e sempre faço algumas


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -cores-_JM
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por JoãodoValle » 24 Jun 2015, 14:03

Almeidão escreveu:João, desta vez eu não errei, veja abaixo como vendem isto kakkakakkakakkakak. Na verdade usam se estes dois nomes, tipo farol em São Paulo e sinal na minha cidade.

Detalhe, como eu tenho muita pressa ao fazer as coisas, nem uso secador ou soprador, uso o velho isqueiro que é mais rápido e todos sabem que um alarme tem um monte de fios, todos eles com um bichinho destes que tem várias medidas. Ótimo pra quem gosta se mexer em parte elétrica, incluo as residenciais também e sempre faço algumas


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -cores-_JM

ahuahahuahahua, mas eu não te corrigi meu velho, só destaquei pra citar o comentário que também uso, igual por aqui chamam lombadas de quebra-molas enquanto outros lugares falam redutores. hahahahaha

Eu tbm "retraio" ou "contraio" ele com isqueiro...

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: (Vectra B) Não desliga a ventoinha nunca

por JoãodoValle » 06 Jul 2015, 10:54

Comecei a instalar o cebolão e apetrechos novos pro arrefecimento, quem quiser ir acompanhando:

viewtopic.php?f=70&t=169&p=125714#p125714

jadson
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Jun 2015, 14:30
Nome Completo: jadson barros da silva
Cidade: vitoria da conquista
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[vectra B] Ventoinhas ligadas direto

por jadson » 12 Ago 2015, 19:29

Olá galera, meu vectra 98( com ar) estava com um pequeno vazamento de água na caixa do radiador, estava colado com durepox; mesmo assim funcionava normal. Troquei a caixa por uma nova. Coloquei o mesmo cebolão que estava 0 797, porém não funcionou, chegou nos 100 e nao disparou. Tirei o encaixe e coloquei um jamper e funcionou o primeiro estágio direto; e o segundo tb ( com a ignição ligada) ou com o ar condicionado ligado.Achei que o cebolão estava com defeito e comprei outro novo 763 e antes de instalar no radiador resolvi testar o encaixe no cebolão e simplesmente acionou o segundo estágio das ventoinhas( com a igniçao ligada), quando eu retirava o encaixe elas paravam. Achei que o cebolão estava com defeito e troquei por outro igual e aconteceu a mesma coisa. A minha duvida é: Os dois (cebolão) estão com defeito ou precisa mudar alguma coisa na ligaçao dos 3 fios??? OBS: Quando ligo o primeiro estágio direto com jamper a temperatura não passa de 90 e com o ar ligado não passa de 80. Ou seja, refrigera normal. Resumo: O cebolão velho não dispara e os novos já ligam direto o segundo estágio mesmo com a água fria e motor desligado, apenas com a igniçao ligada. Se alguém souber de alguma coisa agradeço.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [vectra B] Ventoinhas ligadas direto

por Almeidão » 13 Ago 2015, 09:16

amigo, se o segundo estágio funcionar direto, voce ficará sem energia nas ventoinhas em menos de 15 dias, isto porque irão derreter os locais onde estão os relês se é que não estão derretidos ainda e tenha sido este o problema.

Escreverei abaixo como funciona e voce ai tenta descobrir o erro.
1 - 3 terminais do cebolão, fio marrão negativo, fio branco marron um estágio, fio amarelo e marron outro estagio.
2 - Se voce fez o jump, então o marron tem sinal negativo, já não precisa se preocupar com ele.
3 - com a ignição ligada, voce encosta um dos fios amarelo ou marron na lata do carro. Se o seu tem outras cores ai na chegada do cebolão, encosta qualquer um que não seja o marron. A ventoinha tem que ligar, um liga na alta e outro na baixa, faça os testes nos dois, encosta um e depois o outro.
4 - se um ligar e outro não, vai atrás do problema do que não esteja ligando.

Para onde estes dois fios vão?

Caixa de relês em frente a bateria, ali tem 3 relês da esquerda para direita. O primeiro é o primeiro estágio, checa este relê se estã funcionando, tire ele fora faça teste nele, veja se onde ele entra não esteja derretido. O do meio são 5 terminais, este é para liberar o segundo estágio somente com a chave ligada, ou seja ao ligar a chave ele arma, já o terceiro é para o segundo estágio, tire todos, limpe bem, veja se uns dos fusíveis grande que tem ali não estejam queimados, tiore fora coloque WD, faça o que for preciso para reviver.

Uma dica: fusíveis não se testa olhando, tire do local e veja com ele nas mãos. Muitos aparentam bons e ao memso tempo isolado e ao movimentar ele do local pode voltar a funcionar.
Imagem

markos94
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Ago 2015, 13:27
Nome Completo: marco antonio galupo
Cidade: guabiruba
Estado: Santa Catarina
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1995

ventuinha nao desliga

por markos94 » 20 Ago 2015, 20:10

e ai pessoal, estou com um problema ai, e quero ver se alguem pode me ajudar. a ventuinha do meu vectra 98 gls 2.0 aciona depois de ter feito algum percurso com ele, até ai acho tranquilo. mais depois de um tempo ela desliga e liga novamente ate esgotar a bateria. alguem sabe me dizer o que pode ser? creio ei que seja o sensor de temperatura que não deve esta funcionando direito.

142 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 184 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 12:08