O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTroca da bucha do câmbio - Vectra B

44 mensagens
Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por Renato_RJ » 08 Jan 2016, 22:13

Almeidão escreveu:
Renato_RJ escreveu:Galera, vou ter que trocar a bucha da caixa 2 que o Rodney postou, a minha ta soltando to da hora e o anel branco que fica por dentro dela ta todo quebrado. Queria saber se tem algum segredo para fazer a troca? Teria algum how to por ai? Desde já, obrigado!


Não tenho fotos, mas para trocar esta peça, voce precisa tirar os dos bancos da frente, soltar a alavanca, soltar o console, soltar o parafuso que prende o varão na parede de fogo, Puxar o varão para trás até sair por completo, tirar a bucha e voltar a colocar tudo de volta. Se for preciso tirar a gaiola fora, é fácil 4 parafusos 6 mm, chave 10 L.

Tudo tem que ser cuidadoso, mas deve ter uma atenção especial ao recolocar o varão e ele não empurrar para fora a borracha de vedação, até pode acontecer isto, mas deve ser recolocada para não entrar ar quente no pé. Usando vaselina na ponta ajuda a não ocorrer isto.

Parafuso que solta o varão, o correto é ter um alongador e um soquete 13MM e não apertar muito, ali não precisa tanto aperto ao recolocar e com atenção para ajustar o cambio que é outra coisa bem fácil.

Sds




:62: :62: :62:
Deu aquela desanimada quando li: "tirar os bancos da frente", uma vez tive que tirar o do motorista para trocar o fecho do cinto de segurança... Que trampo... Mas no resto parece ser tranquilo...
Almeidão, então, vou aproveitar que vou mexer por ali e queria conferir duas coisas:
1º Justamente esse ar quente que o meu j sofre, irei verificar essa borracha de vedação.
2º Minha função reciclo do AC não veda 100%, parece que a portinhola não fecha por completo. Pra chegar nela é muito difícil?

Muito obrigado pelo apoio!

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por Renato_RJ » 09 Jan 2016, 13:57

Então Almeidão, acabei de acabar de fazer o serviço no carro agora... Não achei a portinhola do ar, nem a entrada de ar quente... Achei o radiador do ar quente apenas, que fica atrás do ascendedor de cigarro...

Graças a Deus não precisei tirar os bancos.... Só teve um porem no serviço, a burracha de vedação do varão realmente se soltou e não estou conseguindo colocar no lugar... tem algum macete para tal?
Desde já, obrigado!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por Almeidão » 09 Jan 2016, 22:20

Você é muito doido, tirar os bancos é o mais fácil akkakkakkakkakaka.

Bem, a portinhola do ar quente voce não tem acesso sem tirar o radiador, ela fica por cima dele ou sem tirar o ventilador que precisa tirar os limpadores do para brisas etc.

Colocar esta borracha no local é simples, passe um pouco de vaselina em volta dela, encaixe um lado e vai girando ela que ela entra fácil.
Imagem

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por Renato_RJ » 09 Jan 2016, 22:39

Almeidão escreveu:Você é muito doido, tirar os bancos é o mais fácil akkakkakkakkakaka.

Bem, a portinhola do ar quente voce não tem acesso sem tirar o radiador, ela fica por cima dele ou sem tirar o ventilador que precisa tirar os limpadores do para brisas etc.

Colocar esta borracha no local é simples, passe um pouco de vaselina em volta dela, encaixe um lado e vai girando ela que ela entra fácil.



kkkkkk, então brother, só que os parafusos estavam travados quimicamente, o camarada q eu tinha dado o serviço cagou a kbça de um parafuso... Ai eu penei, não tenho boas lembranças... kkkkkkkk...

Essa borracha, o ideal é colocar por baixo, tirando o peito de aço ou por cima mesmo? Tenho vaselina liquida aqui, serve?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por Almeidão » 11 Jan 2016, 08:15

Por cima mesmo, é fácil encaixar ela girando depois que encaixar um lado. Leia lá atrás que eu comentei sobre este parafusos que não são para apertar muito, principalmente o que prende a ponta do varão, ali não é para apertar, é para prender e por ter estrias no varão, qualquer apertinho já prende ele. Bem, eu faço tudo no meu ou quase tudo por isto mesmo, para não estragar os parafusos invisíveis, já que os visível já vemos logo quando um mecanico estraga.
Imagem

Avatar do usuário
Renato_RJ
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 155
Registrado em: 17 Abr 2014, 19:03
Nome Completo: Renato da Silva Santos Gonçalves
Cidade: Italva
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999

Re: Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por Renato_RJ » 11 Jan 2016, 10:04

Almeidão escreveu:Por cima mesmo, é fácil encaixar ela girando depois que encaixar um lado. Leia lá atrás que eu comentei sobre este parafusos que não são para apertar muito, principalmente o que prende a ponta do varão, ali não é para apertar, é para prender e por ter estrias no varão, qualquer apertinho já prende ele. Bem, eu faço tudo no meu ou quase tudo por isto mesmo, para não estragar os parafusos invisíveis, já que os visível já vemos logo quando um mecanico estraga.



Não brother, o parafuso que deu ruim foi o do banco, o do varão ta filé... A borracha ta me dando uma coça, a válvula do ar quente fica muito colada na borracha e acaba me atrapalhando... Ainda não tive sucesso com ela...
Vlw pelo apoio...

luciano aparecido muti
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Jan 2016, 14:59
Nome Completo: luciano Aparecido Muti
Cidade: Araraquara
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por luciano aparecido muti » 23 Jan 2016, 16:51

Gente vou dar uma dica pra quem quer trocar a bucha do cambio sem sofrer muito e sem tirar a alavanca do cambio!!!
Para alguns pode ser gambiarra mas pra mim funcionou e ficou top!
A bucha vem com a borracha qd vc compra, então vc tira a bucha de plastico da borracha ele tem tres cortes nela em um deles vc corta de fora a fora ai vc passa bastante vasilina na alavanca e na bucha e abre ela devagar e encaixa na alavanca ai vc tira a bucha de borracha da gaiola e encaixa a de plastico nela e depois passa vasilina de novo na de borracha e encaixa na gaiola novamente! lembrando q o corte q vc fez de fora a fora tem q ficar pra baixo pois assim ele n vai atrapalhar as marchas!!!
Gente ficou muito bom e não deu trabalho lembrando q se ao abrir a bucha de plastico ela quebrar oq é dificil ela custa so 10 reais então vc ainda ta no lucro pois um trampo desse qualquer mecanico cobraria no minimo 150 reais pra trocar!!!
Boa sorte! espero ter ajudado!!!!!

Valew galera é nois!!!!!

Avatar do usuário
Xander
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Dez 2013, 20:58
Nome Completo: Alexandre Luis Marangoni
Cidade: Rio Claro
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por Xander » 18 Fev 2016, 19:57

não precisa tirar os bancos.
é recuar o banco todo. Troquei a do meu carro assim. Com cuidado o console sai fácil.

Uma dúvida: tem alguma bucha do varão na chapa corta-fogo? ou é só a coifa?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por Almeidão » 19 Fev 2016, 08:23

Xander escreveu:não precisa tirar os bancos.
é recuar o banco todo. Troquei a do meu carro assim. Com cuidado o console sai fácil.

Uma dúvida: tem alguma bucha do varão na chapa corta-fogo? ou é só a coifa?


Ali só tem a coifa, mas eu aina acho que sem tirar os bancos você sofre bem mais. Tirar os bancos do Vectra é muito fácil se bem que com um pouco mais de sofrimento você ainda consegue tirar o varão sem tirar o console. Mas ainda acho que tirar os bancos, soltar o console alem de sofrer menos o serviço fica 100%. Tem duas buchas laterais da gaiola, estas não precisam trocar e se trocar não vai influenciar em nada, nem melhora nem piora. Bom lembrar que o varão gasta também e bem ali onde a alavanca fica por ser plastico e mais ainda por descuido onde a borracha gasta e ninguém troca ou não usa um lubrificante correto.
Imagem

Avatar do usuário
Xander
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Dez 2013, 20:58
Nome Completo: Alexandre Luis Marangoni
Cidade: Rio Claro
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por Xander » 20 Fev 2016, 20:34

Valeu Almeidão!
muito sussa sem tirar os bancos...nem 10 minutos já tinha desmontado o console.

No meu caso o carro parou de engatar pq as buchas da lateral da alavanca estavam em estado deplorável. Aquela parte preta que tem dentro da bucha já tinha desaparecido. Tava dando uns 5 mm de folga. Para vc ter noção para engatar a primeira eu estava colocando na posição da ré. Para engatar a ré tive que tirar a coifa e segurar aquela haste que fica na base da alavanca.
Como moro em apartamento tirar o banco estava fora de questão (o parafuso que prende o cinto no banco do carona tbm não saiu uma vez que tentei tirar). Afastei os dois e consegui tirar o console. Aproveitei para lavar e passar um grand'prix superbrilho. Soltei a gaiola e virei ela de lado (não tirei o varão...com cuidado a gaiola rotaciona bem, é só não deixar o varão virar). Para tirar as buchas usei uma serrinha para cortar os cliques (só cuidado para quem for fazer para não cortar a haste tbm).

Montei tudo, o cambio ficou uma seda só que fazia um "tec" na troca de marcha, principalmente para as ímpares.
Achei que tinha soltado alguma bucha onde fica a coifa na corta fogo.

Hoje consegui ver o problema. Está faltando uma bucha de nylon na junção do varão com o trambulador!!
Essa semana vou comprar o reparo e trocar. Vou aproveitar e ver se já troco o liame e o respectivo retentor.

abraço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por Almeidão » 21 Fev 2016, 10:15

Vou dar uma dica para você e parta quem tem estes parafusos torks para tirar, principalmente quando estão ai da com o liquido trava de fábrica.
1 - Esqueçam esta chave L torks, isto não vale nada, A não ser a finas a usar em parafusinhos.
2 - Chave torks correta para estes parafusos são soquetes e com cabo de força ou catraca.
3 - parafusos torks tem que usar a chave correta e tem que ser pressionado ao soltar e colocar, ação esta que com a chave L é impossível e desta fora ou estraga o parafuso ou a chave.
4 - Assim que tirarem se possível troquem o parafuso para sextavado, no caso do banco ele é 8mm, já o do cinto eu não lembro, mas a chave usada para ele é 16 mm e o torks eu não guardo para não ter peso morto.

5 - Para quem tem espaço, não precisa soltar o cinto para soltar o banco, basta colocar o banco no chão ali do lado do carro, embora eu solte tudo.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
diego.oliveira2
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 03 Fev 2016, 12:54
Nome Completo: Diego Oliveira Silva
Cidade: Salvador
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por diego.oliveira2 » 18 Mar 2016, 14:52

Olá amigos, alguém poderiam falar a maneira correta de desmontar o console do Vectra A??

Ainda não tentei, mas tenho medo de rachar os plásticos.

Já comprei o kit de buchas e haste, ta faltando coragem pra fazer!!
Diego Silva

Vectra GSi 94 vermelho Schumman

Garagem
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=12977

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por Mantenedor » 18 Mar 2016, 17:09

Boa tarde , recentemente descobri uma folga nesta peça da foto abaixo depois de achar que era ajuste na alavanca.
Aquela haste com forma de cruzeta estava com desgaste e possivelmente o teflon também já era! Liguei na Accioly e o custo é o míseros R$ 50,00 paus.
Demoro mais um item que devo ter o máximo de atenção!!!
Imagem

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por Mantenedor » 18 Mar 2016, 17:09

Boa tarde , recentemente descobri uma folga nesta peça da foto abaixo depois de achar que era ajuste na alavanca.
Aquela haste com forma de cruzeta estava com desgaste e possivelmente o teflon também já era! Liguei na Accioly e o custo é o míseros R$ 50,00 paus.
Demoro mais um item que devo ter o máximo de atenção!!!
Imagem

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

diegoemmanuell
GL Member
GL Member
Mensagens: 121
Registrado em: 19 Set 2013, 07:43
Nome Completo: Diego Emmanuell Soares de Farias
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por diegoemmanuell » 12 Dez 2016, 14:42

Pessoal, boa tarde,

Estou precisando trocar estas buhcas do meu. Se eu retirar o varão, a regulagem do mesmo após colocá-lo de volta, é simples?
Imagem
TubarãoBranco
CAmpina Grande-PB
Vectra MPFI 2.2 99

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por JoãodoValle » 12 Dez 2016, 15:36

Dizem que tem que colocar um pino ali na gaiola da alavanca e travar ela junto, mas assim o meu ficou muito pra esquerda e não entrava a quinta, a pedi que alguém segurasse a alavanca no meio certinho e apertei o varão, aí sim ficou perfeito.

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por Mantenedor » 12 Dez 2016, 16:12

diegoemmanuell escreveu:Pessoal, boa tarde,

Estou precisando trocar estas buhcas do meu. Se eu retirar o varão, a regulagem do mesmo após colocá-lo de volta, é simples?

Carinha eu nem acompanhei a troca , cobrei o mecânico para que troca se ! Ficou justinho e todas marchas vem posicionadas, com certeza ele chamou alguém para ajudar , como o João comentou..

Boa sorte..

Mantenedor/VCD/2.0/16t
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por Almeidão » 12 Dez 2016, 20:39

Regular isto é fácil demais, deixa a alavanca no meio, e aperte bem de leve, de preferencia com dois ou 3 alongadores com um soquete 13 na ponta para não ter que entrar la dentro e ficar sem ação ou quebrando outra coisa, ou seja ferramenta certa é fácil; Só encosta um pouco o parafuso e testa as marchas, se der errado tipo não entrar a ré, vai com uma caneta marca testo e marca o varão perto do parafuso, solte ele e gira um milimetro para direita e reaperte, e teste outra vez. Muito cuidado em apertar demais, ali a rosca come fácil e não precisa arrochar tanto par travar.

Antes que alguém pergunte onde fica o giro a direita do varão, é bom lembrar que a nível de localização o carro tem como lado esquerdo aqui no Brasil, o lado onde o motorista fica. Daí se saberá para onde é girar direita ou esquerda de qualquer peça.
Imagem

cardosojr82
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 21 Fev 2014, 02:22
Nome Completo: Marcilio Cardoso
Cidade: camaçari
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por cardosojr82 » 23 Mai 2017, 08:16

Bom dia galera, seguem algumas fotos do trampo de trocas das borrachas da alavanca do câmbio do VCD. Para minha surpresa para trocar a borracha maior tem que tirar o varão do câmbio e o console. As menores são um saco para trocar, mas ficou bem justinho agora. No final só montar tudo e ajustar seguindo o tutorial feito pelos amigos. ImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Marcilio Cardoso
Agora de VCD 2.2 16V

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca da bucha do câmbio - Vectra B

por Almeidão » 23 Mai 2017, 11:37

Bom serviço, e sem duvida que é impossivel mexer ali sem tirar fora e é impossivel trocar esta bucha sem tirar o varão fora. As menores quase não gastam eu nem trocaria e o anel de borracha que entra na alavanca, alí é bom limpar bem eliminando toda graxa e colocar graxa de silicone, inclusive no varão onde passa pela bucha.
Imagem

44 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 188 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 09:33