O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BComo trocar sensor de rotação? Vectra B

84 mensagens
flaviolima

How To da troca do sensor de rotação, alguém tem?

por flaviolima » 07 Mai 2013, 08:55

Bom Dia pessoal!!! Alguem tem o arquivo (howto) que o BobBass fez sobre a troca do sensor de rotação do vectra e que possa me passar?

MarceloOliveira

Re: SENSOR DE ROTAÇÃO VECTRA

por MarceloOliveira » 07 Mai 2013, 10:07

Flavio, encontrei este link :

http://pt.scribd.com/doc/59440931/TROCA ... DE-ROTACAO

se você conseguir tem como mandar para mim ?

estou tentando baixar por aqui mas por enquanto esta apresentando um erro temporário.

flaviolima

Re: SENSOR DE ROTAÇÃO VECTRA

por flaviolima » 07 Mai 2013, 13:50

me passa seu e-mail q te envio o arquivo, mas d ante mão te aviso q tem q rancar o coletor de escapamento

MarceloOliveira

Re: SENSOR DE ROTAÇÃO VECTRA

por MarceloOliveira » 07 Mai 2013, 14:10

to te mandando o email por mp

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: SENSOR DE ROTAÇÃO VECTRA

por Almeidão » 07 Mai 2013, 15:37

Não sei como é este how to, mas faça uma forcinha e coloque ele da forma original. Sem duvida que a vida dele depende disto. Tem gente que coloca ele pela frente e fica solto, balançando e recebendo temperatura em excesso. No local original não é tão fresquinho assim, mas ele fica fixo e mesmo quando ele se deteóra internamente, o seu carro ainda funcionará uns dias, mal mas funcionará. Ele estando solto, poderá parar de uma hora a outra e já sabemos o que é parar de uma vez. Quando avisado, ficamos mais conformados por não ter resolvido a tempo.
Imagem

Guilherme Rabelo
GL Member
GL Member
Mensagens: 130
Registrado em: 19 Abr 2013, 16:27
Nome Completo: Guilherme Rabelo Ristuccia
Cidade: Pocos de Caldas
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: SENSOR DE ROTAÇÃO VECTRA

por Guilherme Rabelo » 07 Mai 2013, 16:06

Almeidão escreveu:Não sei como é este how to, mas faça uma forcinha e coloque ele da forma original. Sem duvida que a vida dele depende disto. Tem gente que coloca ele pela frente e fica solto, balançando e recebendo temperatura em excesso. No local original não é tão fresquinho assim, mas ele fica fixo e mesmo quando ele se deteóra internamente, o seu carro ainda funcionará uns dias, mal mas funcionará. Ele estando solto, poderá parar de uma hora a outra e já sabemos o que é parar de uma vez. Quando avisado, ficamos mais conformados por não ter resolvido a tempo.


já vi casos de derreter o chicote por encostar onde não devia
refaça sua assinatura - by Rohde

Avatar do usuário
pabloguaibars
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Ago 2013, 21:26
Nome Completo: Pablo Lucena
Cidade: Guaiba
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Como trocar sensor de rotação? Vectra B

por pabloguaibars » 15 Dez 2013, 17:57

Ola amigos!Se alguem tiver como mostrar onde fica o sensor agradeço, pois eu ja desisti de procurar.Conto com voces,obrigado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: preciso trocar sensor de rotaçao vectra97 2.0 16v

por Almeidão » 15 Dez 2013, 19:55

16v, é um pouquinho mais complicado, mas ele sai do lado do motor onde está o compressor do ar condicionado e dali vai para cima passando dentro da capa protetora do correia dentada. Digo do lado, mas uns falam frente do motor, mas na verdade onde está o compressor é o lado direito do motor.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: preciso trocar sensor de rotaçao vectra97 2.0 16v

por Arquiteto » 15 Dez 2013, 20:07

pabloguaibars escreveu:Ola amigos!Se alguem tiver como mostrar onde fica o sensor agradeço, pois eu ja desisti de procurar.Conto com voces,obrigado.


acho que tenho um howto por aqui qual seu email ... :47:

Avatar do usuário
pabloguaibars
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Ago 2013, 21:26
Nome Completo: Pablo Lucena
Cidade: Guaiba
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: preciso trocar sensor de rotaçao vectra97 2.0 16v

por pabloguaibars » 15 Dez 2013, 23:19

meu email ,lucena.pablo@yahoo.com.br Agradeço se tu me conseguir,valeu..

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: preciso trocar sensor de rotaçao vectra97 2.0 16v

por RicardoGLS » 16 Dez 2013, 11:22

Aconselho q antes de colocar, coloque uma proteção nesse cabo tipo; Macarrão de plástico aquele q passa o fio por dentro entendeu? no meu coloquei uma mangueira de alta temperatura para proteger, pois ali leva muita temperatura, tenha cuidado de quem for colocar, não deixar encostado no motor, pois com certeza ali vai derreter devido a temperatura do motor.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: preciso trocar sensor de rotaçao vectra97 2.0 16v

por Almeidão » 16 Dez 2013, 13:07

RicardoGLS escreveu:Aconselho q antes de colocar, coloque uma proteção nesse cabo tipo; Macarrão de plástico aquele q passa o fio por dentro entendeu? no meu coloquei uma mangueira de alta temperatura para proteger, pois ali leva muita temperatura, tenha cuidado de quem for colocar, não deixar encostado no motor, pois com certeza ali vai derreter devido a temperatura do motor.


Não precisa colocar proteção nele desde que coloquem no local certo, aliás ele faz esta volta grande por este motivo mesmo e ele não dura para sempre não porque queima e sim pela temperatura constante que o mantem aquecido. Então se colocar no local certo e voce ainda o proteger, não vai alterar nada sobre este aquecimento que pode até ser aumentado por esta proteção. O que não pode é ser tirado de um local e colocar por cima passando entre coletor de admissão igual eu já vi em alguns.

Na pratica seria preciso tirar o compressor para colocar ele, mas ali há um jeito de colocar por fora dele e não ser necessário tirar fora, mas os outos pontos deve ser rigorosmante recolocado no mesmo local. E para retirar sem tirar o compressor, somente cortando ele, mas já vai ser jogado fora mesmo, então não importa cortar ou não.
Imagem

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: preciso trocar sensor de rotaçao vectra97 2.0 16v

por José Leal » 16 Dez 2013, 13:08

Trocar esse sensor é um parto! Tem que afastar o compressor do AC, bomba de DH e ainda fazer um contorcionismo.

Se vc não tiver experiência em mexer com isso, sugiro que vc vá em um mecânico.
Imagem
Imagem
Imagem

williansapz
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 239
Registrado em: 07 Mai 2013, 18:02
Nome Completo: willians zanirato
Cidade: SANTO ANDRE
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: preciso trocar sensor de rotaçao vectra97 2.0 16v

por williansapz » 16 Dez 2013, 14:22

troquei o meu também , ele estava ruim o mecânico não tirou o compressor do ar só que e bem escondido tem que tirar com o motor frio ,no local do plug do sensor ele fica abaixo do chicote dos fios dos bicos olhando de frente para o motor lado esquerdo ao lado do motor, lugar horrível :62: ele é colocado de cabeça para baixo e dobrando muito ele ai resolvi tirar dali e colocar em um lugar visível fui para Itu esse final de semana e não falhou nada show ai algumas fotos




Imagem



Imagem



Imagem
Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: preciso trocar sensor de rotaçao vectra97 2.0 16v

por RicardoGLS » 17 Dez 2013, 11:22

Almeidão escreveu:
RicardoGLS escreveu:Aconselho q antes de colocar, coloque uma proteção nesse cabo tipo; Macarrão de plástico aquele q passa o fio por dentro entendeu? no meu coloquei uma mangueira de alta temperatura para proteger, pois ali leva muita temperatura, tenha cuidado de quem for colocar, não deixar encostado no motor, pois com certeza ali vai derreter devido a temperatura do motor.


Não precisa colocar proteção nele desde que coloquem no local certo, aliás ele faz esta volta grande por este motivo mesmo e ele não dura para sempre não porque queima e sim pela temperatura constante que o mantem aquecido. Então se colocar no local certo e voce ainda o proteger, não vai alterar nada sobre este aquecimento que pode até ser aumentado por esta proteção. O que não pode é ser tirado de um local e colocar por cima passando entre coletor de admissão igual eu já vi em alguns.

Na pratica seria preciso tirar o compressor para colocar ele, mas ali há um jeito de colocar por fora dele e não ser necessário tirar fora, mas os outos pontos deve ser rigorosmante recolocado no mesmo local. E para retirar sem tirar o compressor, somente cortando ele, mas já vai ser jogado fora mesmo, então não importa cortar ou não.



Não necessariamente precisa colocar alguma proteção ali, mas na verdade passa muita temperatura naquele local tendo em vista que o meu motor é 8V, e o cabo passa muito próximo ao coletor, então preferi proteger assim mesmo, não custa nada, pelo contrário, a vida útil do sensor dura muito mais e diminui muito o ressecamento.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: preciso trocar sensor de rotaçao vectra97 2.0 16v

por Almeidão » 17 Dez 2013, 13:26

RicardoGLS, Voce não está errado em proteger ele onde ele etá no seu carro, mas com certeza o seu está fora do local porque no local certo não precisa desta proteção. O meu também é 8 valvula e ele passa bem longe do coletor.

Olhe o caminho dele, sai do lado esquerdo do motor (na posição no carro, de trás do motor em cima)
Imagem

Desce circulando a capa protetora interna, esta capa tem nela as presilhas para segurar o cabo e passa por baixo da polia, ainda dentro das presilhas da capa interna.

Imagem

Outra visão por onde ele passa.

Imagem

Sai aqui e vai por trás do compressor e logo ali no lado direito do motor tem o orifício onde entra a ponta com o imã (lado direito do motor, porem na posição do carro na frente do motor.

Imagem

E por fim, o local onde ele entra ali por cima do motor e circula toda a capa e onde ele sai ali perto do tensor da correia do alternador. Este é o local correto dele e fica longe de super aquecimento. Se estiver fora deste local, acho melhor andar com um reserva porque podem ficar a pé a qualquer momento.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: preciso trocar sensor de rotaçao vectra97 2.0 16v

por RicardoGLS » 18 Dez 2013, 08:13

Vixe :15: o meu tá passando entre a capa da correia dentada no lado direito olhando de frente e coletor. :61: tem como postar uma foto de frente do motor com esse cabo ?
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: preciso trocar sensor de rotaçao vectra97 2.0 16v

por Almeidão » 18 Dez 2013, 09:13

RicardoGLS escreveu:Vixe :15: o meu tá passando entre a capa da correia dentada no lado direito olhando de frente e coletor. :61: tem como postar uma foto de frente do motor com esse cabo ?


A frente do motor é onde está a correia dentada, tem foto aí. Voce quer dizer a lateral dele, onde fica o coletor? Tem todas as fotos possíveis aí, porem na lateral onde fica o compressor do ar + este cabo, eu não tenho fotos com ele desmontado.

Mas não tem segredo não, e para colocar ele no local fora, precisa demontar a frente toda, ou seja tirar caixa filtro de ar, tirar calço que fica em cima, soltar correia do alternador, soltar a polia externa, soltar a capa proterora externa e aí sim passar este cabo e quando ele foi tirado, fizerom tudo isto, só não colocarom no local por preguissa de mecanico, espero que eles não tenham cortado o seu para nem desmontar isto que falei.

Para mim, serviço até bem simples. Sobre desmontar isto, só leva tempo porque dificuldade ali não existe. Não tem ponto para ser colocado, não tem nada para ser medido, então é só trabalho mesmo.

E quando se trata em mexer no meu: My name is work
Imagem

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: preciso trocar sensor de rotaçao vectra97 2.0 16v

por José Leal » 21 Dez 2013, 08:14

No 16V é que o cabo do sensor passa próximo ao coletor de escape.
Imagem
Imagem
Imagem

matheus borba
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Ago 2013, 19:32
Nome Completo: matheus borba
Cidade: araucaria
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

sensor de rotaçao

por matheus borba » 29 Dez 2013, 20:31

alguem teria um how-to de como trocar o sensor de rotaçao?????

84 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 95 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 04:05