O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema no motor ou neurose?

16 mensagens   •   Página 1 de 1
Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Problema no motor ou neurose?

por Paty1521 » 17 Abr 2013, 16:02

Oii gentee!!


Olha eu estreando aqui hahahaha

Bom, como muitos sabem, eu sou neurooticaaaa com o meu carro. Isso significa que muitas vezes acho que esta com algum problema e não esta hahahaha

Bom, vamos la:

Meu Vectra e 2.2 AT e desde que comprei sinto que ele treme em D. Isso é normal. O que me incomoda é que esta semana estou sentindo ele tremer MAIS. Chego a sentir no volante.Com o carro em movimento ele treme mais que o normal. Apenas para constar ele não oscila o RPM nem nada....mas sinto uma falha minima, quase que imperceptivel.

Outra coisa que notei é uma fumaça que sai do escapamento.Não chega a ser preta não rs. Ela sai so quando ele esta frio. Mas isso ha tempos vejo mas o mecanico disse que com ele frio é normal que nao esta fumando.Ontem coloquei a mao com ele ligado e senti cheiro de combustivel. E normal? Sera que agora começou a fumar??

Meu medo é ele começar a fumar ou dar algo no motor.

Estou neurotica mesmo? Tem algum teste que eu mesma consiga fazer?? Faço manutenção preventiva direto. Ja troquei a junta do escamento que o mecanico dizia que fazia tremer ( isso ha um ano).


Obrigada gente!! :?
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Problema no motor ou neurose?

por Luiz Antunes » 17 Abr 2013, 16:30

Tremer sem oscilar motor , pode ser algum calço do motor ou da caixa começano a ficar ruim .

Fumaça preta não deve ser preocupante , pq significa mistura rica ( exceso de combustivel ) , pode ser um regulador furado , bico sujo não vedando , algum sensor com defeito , etc .

Talvez fosse melhor passar um scanner para ver se tem algo ruim .

Talvez essa tremida que vc esta sentindo possa ser algo com a mistura , variando a rotação muito pouco , de uma maneira que não aparece no conta girus .

Fumaça branca , aí sim mais atenção , pois é oleo queimando ! Não é o seu caso .

Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Re: Problema no motor ou neurose?

por Paty1521 » 17 Abr 2013, 16:51

Ou Luiz, obrigada pela ajuda!


No caso do scaner, foi passado ha pouco tempo pois o carro foi para um mecanico ajustar uma mangueira do arrefecimento e foi passado o scanear que nao acusou nada rs

Acredito na mistura rica pois o cheiro que esta no escapamento é de combustivel.

Apesar que eu escuto o motor com batida mais forte... tipo o tucho ( nao sei se e ele) fazendo um toc toc baixinho..


MEDO
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema no motor ou neurose?

por Almeidão » 17 Abr 2013, 16:53

Normalmente um carro com 80 a 100 mil já começa passar um pouquinho de óleo nas válvulas não sei a Kilometragem do seu, mas não é perceptível quando você liga o carro e vai olhar, normalmente é perceptível em aceleradas fortes tipo pisar fundo e soltar. Nunca é continua no inicio, sempre quando em redução ou trocas de marchas que não é o seu caso. A informação sua referente a fumaça quando liga pela manhã, é uma mistura de condensação e um pouco de fumaça da mistura que é rica por estar o carro frio.

Lembrando que o motor se divide em duas partes e a que comento é o cabeçote e que não é nada para se preocupar com o motor, ok se estiver passando óleo, tem que fazer mas isto não quer dizer que tem que fazer o motor.

Sobre a tremidinha do motor, pode sim ser um calço de motor e pode ser os cabos das velas ou até mesmo a TBI muito suja.

Sds
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema no motor ou neurose?

por Almeidão » 17 Abr 2013, 16:54

Almeidão escreveu:Normalmente um carro com 80 a 100 mil já começa passar um pouquinho de óleo nas válvulas não sei a Kilometragem do seu, mas não é perceptível quando você liga o carro e vai olhar, normalmente é perceptível em aceleradas fortes tipo pisar fundo e soltar. Nunca é continua no inicio, sempre quando em redução ou trocas de marchas que não é o seu caso. A informação sua referente a fumaça quando liga pela manhã, é uma mistura de condensação e um pouco de fumaça da mistura que é rica por estar o carro frio e injetando mais combustível.

Lembrando que o motor se divide em duas partes e a que comento é o cabeçote e que não é nada para se preocupar com o motor, ok se estiver passando óleo, tem que fazer mas isto não quer dizer que tem que fazer o motor.

Sobre a tremidinha do motor, pode sim ser um calço de motor e pode ser os cabos das velas ou até mesmo a TBI muito suja.

Sds
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Re: Problema no motor ou neurose?

por Paty1521 » 17 Abr 2013, 17:03

Obrigada Almeidao!!!


Meu carro esta com 147 mil km hehehehe não sei se ja foi feito cabeçote pelo antigo dono , mas ele visita sempre o mecanico e todos dizem que ele esta otimo e sem borra!

E que exatamente essa semana começou a tremer mais que o normal e o toc toc do motor subiu um pouco.. da pra ouvir quando paro no sinal o toc toc toc baixinho e não era assim ate uma semana atras.... rsrs

Ai estou apreesiva pois viajo muito com ele e estrada e nao quero ficar na mao :?

Não devo me preocupar com esse barulhinho chato e tremedeira? O que fazer para parar?

Uso oleo 20w50 MOBIL SL. Usava o Havoline 20w50 SL que eu particularmente gostava mais pois parece que depois que coloquei o MOBIl ele ficou mais barulhento mesmo ( notei isso quando sai do posto) Mas nao acho mais o Havoline SL para vender

:x

A limpeza da TBI serve para isso tbm?
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Problema no motor ou neurose?

por Luiz Antunes » 17 Abr 2013, 18:15

Se pisar forte até o fundo , e tirar o pé rapidamente , pisar forte de novo , tirar o pé novamente , os Toc Toc´s aumentam muito ???

Se aumentam demais, isso pode ser realmente um calço estragado !!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema no motor ou neurose?

por Almeidão » 17 Abr 2013, 19:51

Paty1521 escreveu:Obrigada Almeidao!!!


Meu carro esta com 147 mil km hehehehe não sei se ja foi feito cabeçote pelo antigo dono , mas ele visita sempre o mecanico e todos dizem que ele esta otimo e sem borra!

E que exatamente essa semana começou a tremer mais que o normal e o toc toc do motor subiu um pouco.. da pra ouvir quando paro no sinal o toc toc toc baixinho e não era assim ate uma semana atras.... rsrs

Ai estou apreesiva pois viajo muito com ele e estrada e nao quero ficar na mao :?

Não devo me preocupar com esse barulhinho chato e tremedeira? O que fazer para parar?

Uso oleo 20w50 MOBIL SL. Usava o Havoline 20w50 SL que eu particularmente gostava mais pois parece que depois que coloquei o MOBIl ele ficou mais barulhento mesmo ( notei isso quando sai do posto) Mas nao acho mais o Havoline SL para vender

:x

A limpeza da TBI serve para isso tbm?


Com 147 mil é possível que esteja passando sim um pouco de óleo entre as válvulas e isto é perfeitamente comum e fácil de sanar, óbvio hoje nada é barato. Bem um motor perfeito não baixa óleo mas é aceitável até 500ML por cada 5mil km estando ele funcionando normal. (normal é andar normal sem aceleração brusca etc, isto não quer dizer que seja andar devagar, é não estar competindo) Observe o seu se está baixando óleo e tente ter certeza de quanto está baixando eu não acredito muito em fiscalizar vareta.

Como eu disse, é considerado normal 500ML em cada 5mil km, mas eu não acho normal mesmo, e a explicação é simples, se estiver passando entre as válvulas o funcionamento dele não vai ser normal, porque a mistura da gasolina com o óleo vai fazer ele consumir mais e pode atrapalhar na lenta isto porque a sonda receberá informação de um combustível fraco e mandará injetar e como o vazamento não é constante, logo ela recebe informação que o combustível está bom e manda diminuir. Os mecânicos dizem ser normal porque isto não te deixa na rua, mas se realmente ele estiver baixando um pouco, não demora e ele baixará cada vez mais e se for feito, o retorno dos gastos com o conserto, voltará em economia de combustível. Não precisa se desesperar e fazer porque se o problema for este você não ficará a pé e já que começaste a se preocupar, então vigie a ver se ele aumenta.

Sobre ter certeza do consumo de óleo, fica meio difícil pedir alguém para fazer e pior ainda falar para você fazer hehhehehheh, digo porque faço isto em cada troca do meu. Solto todo o óleo, inclusive o que não sai eu tiro com seringa e depois de recolocado eu coloco ele de volta nos litros que coloquei no carro, assim sei como ele está se saindo. E quando chego no limite que em 5mil KM baixou 500ML, tiro o cabeçote e levo para a retífica.

Lembro a todos que o que estraga muito retentor de válvula é alta temperatura.

Paty, por favor, não vá mexer no cabeçote sem ter certeza do consumo do óleo.

Sobre o ruído no motor, são várias coisas que faz ruídos de pancadas, até uma polia frouxa faz ruído de pancada. Neste caso fica difícil opnar o que pode ser este ruído que pode ser até na caixa de cambio, calço solto.

Sobre o óleo, eu uso somente mobil 20w50. Troco fielmente a cada 5mil km, óleo e filtro, gosto deste óleo.

Sobre a Limpeza da TBI, é porque ao limpar la, certamente irão limpar os componentes dela e sem dúvida que melhora o funcionamento. Outra coisa, não esquecer o filtro de ar que quando muito sujo, muda a lenta também
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Re: Problema no motor ou neurose?

por Paty1521 » 18 Abr 2013, 12:41

Aeee Muito obrigada Almeidao!!!!!!!!!!! :twisted:

Isso sim é que é jauda gente!!

Obrigada a todos!!

Pois é, o meu antes de trocar o oleo eu preciso completar com 500 ml.... ou seja, ta baixando mas nao deve ser muito nao


Vou tentar medir quando forem trocar pra saber a que pe anda!!

Nao vou mexer nele agora pois todo mecanico diz estar otimo.

Mas otimo pra mim e igual vc disse, sem baixar nem um pingo hahahahaah

Mas como estou reformando ele como eu quero, vamos ver mais pra frente de fazer isso!

Por enquanto, se nao e nada grave e urgente, vou deixar assim e reparar se o barulho aumenta!!


Vou fazer o teste do Luiz!! Pelo que reparei ate agora, o barulho aumehta pouca coisa quando eu acelero. Quando ta em N fica bem mais baixo... em D aumenta sim


Bjaoo
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema no motor ou neurose?

por Almeidão » 18 Abr 2013, 19:09

Mais uma dica, se seu carro estiver baixando óleo entre 500 a 800ML de uma troca para outra, não complete. E se um frentista olhar a vareta e disser que precisa completar, não lhe dê ouvido. Diga que você vai trocar amanhã ou depois.
Para entender melhor, se o óleo estiver dentro das duas marcas que tem na vareta, deixe como está porque dentro desta marca só cabe um litro ou menos, bem você colocou 4,5, então tem 3,5 ainda e no meio dela não quer dizer que seja 500 ML. Se ele estiver acima, será um problemão. Se ele estiver abaixo, a luz do óleo irá acender, então verifique sempre se ao ligar a chave ela acende e ao ligar o carro ela apaga.
Eu só coloco 4.3 litros no meu mesmo com a troca do filtro, assim ele estará sempre abaixo do nível máximo. O pessoal faz muita confusão com este nível e ele não tem que está no máximo ele tem que está dentro do nível. Para os que gostam de completar, imaginamos que caiba 500ML, coloque 200ML hoje, ande com ele pela manhã verifique, se estiver dentro do nível mas querem perto da marca final, coloque mais 100ML e assim sucessivamente. Mas eu não faço isto mesmo.
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Re: Problema no motor ou neurose?

por Paty1521 » 19 Abr 2013, 15:50

Almeidão escreveu:Mais uma dica, se seu carro estiver baixando óleo entre 500 a 800ML de uma troca para outra, não complete. E se um frentista olhar a vareta e disser que precisa completar, não lhe dê ouvido. Diga que você vai trocar amanhã ou depois.
Para entender melhor, se o óleo estiver dentro das duas marcas que tem na vareta, deixe como está porque dentro desta marca só cabe um litro ou menos, bem você colocou 4,5, então tem 3,5 ainda e no meio dela não quer dizer que seja 500 ML. Se ele estiver acima, será um problemão. Se ele estiver abaixo, a luz do óleo irá acender, então verifique sempre se ao ligar a chave ela acende e ao ligar o carro ela apaga.
Eu só coloco 4.3 litros no meu mesmo com a troca do filtro, assim ele estará sempre abaixo do nível máximo. O pessoal faz muita confusão com este nível e ele não tem que está no máximo ele tem que está dentro do nível. Para os que gostam de completar, imaginamos que caiba 500ML, coloque 200ML hoje, ande com ele pela manhã verifique, se estiver dentro do nível mas querem perto da marca final, coloque mais 100ML e assim sucessivamente. Mas eu não faço isto mesmo.



Oi Almeidao!! Que bom saber de mais esse detalhe!! eu sempre completei mais 500 ml pouco tempo antes de completar a data de troca pois ficava ali no meio da vareta


Agora nao faco mais rsrs :D
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problema no motor ou neurose?

por rgapski » 19 Abr 2013, 16:13

Paty1521 escreveu:
Almeidão escreveu:Mais uma dica, se seu carro estiver baixando óleo entre 500 a 800ML de uma troca para outra, não complete. E se um frentista olhar a vareta e disser que precisa completar, não lhe dê ouvido. Diga que você vai trocar amanhã ou depois.
Para entender melhor, se o óleo estiver dentro das duas marcas que tem na vareta, deixe como está porque dentro desta marca só cabe um litro ou menos, bem você colocou 4,5, então tem 3,5 ainda e no meio dela não quer dizer que seja 500 ML. Se ele estiver acima, será um problemão. Se ele estiver abaixo, a luz do óleo irá acender, então verifique sempre se ao ligar a chave ela acende e ao ligar o carro ela apaga.
Eu só coloco 4.3 litros no meu mesmo com a troca do filtro, assim ele estará sempre abaixo do nível máximo. O pessoal faz muita confusão com este nível e ele não tem que está no máximo ele tem que está dentro do nível. Para os que gostam de completar, imaginamos que caiba 500ML, coloque 200ML hoje, ande com ele pela manhã verifique, se estiver dentro do nível mas querem perto da marca final, coloque mais 100ML e assim sucessivamente. Mas eu não faço isto mesmo.



Oi Almeidao!! Que bom saber de mais esse detalhe!! eu sempre completei mais 500 ml pouco tempo antes de completar a data de troca pois ficava ali no meio da vareta


Agora nao faco mais rsrs :D


O Almeidão lembrou bem esta questão do óleo.

Eu procuro deixar o meu no meio da vareta.
Colocar óleo no nível máximo facilita a "lambança" na TBI, rs.

A variação do mínimo para o máximo na vareta é 1L, o que é bastante óleo.
No meu carro eu sempre coloco 4,25L para dar aquela recheada no filtro.

Quando uso mais em estrada e costumo fazer a troca com 5mil km ou 06 meses, mesmo o manual recomendando 7,5mil km.
Nessa condição, se baixa, é imperceptível. Não notei nada.

Agora, com uso praticamente só na cidade, eu reparei que ele acaba consumindo um pouco de óleo.
Tenho o usado algumas vezes nos ultimo meses para ir trabalhar e acabei pegando muito transito.
Rodei 3mil km e percebi que saiu da marca do meio e desceu um pouco. Coloquei 150ml e foi para um pouco acima do meio.
Acho que o calor faz o óleo evaporar mais, logo o consumo é mais alto.
Percebi também que minha TBI deu uma meladinha de leve, o que mais uma vez me faz suspeitar que o calor do motor acaba gerando maior evaporação.

Na estrada parece que essa evaporação não ocorre, e fora que tem o fato da tbi estar sempre aberta, facilitando a sucção dos vapores de óleo.

Lembrando que meu carro tem instalado aquela espiral anti-chamas.

Abs
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

fernandooo
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Abr 2013, 20:47
Nome Completo: fernando manes
Cidade: santo andre
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema no motor ou neurose?

por fernandooo » 19 Abr 2013, 18:11

faça uma limpeza no sensor map !!!!!!! troque velas e cabos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema no motor ou neurose?

por Almeidão » 19 Abr 2013, 18:33

rgapski escreveu:
Paty1521 escreveu:
Almeidão escreveu:Mais uma dica, se seu carro estiver baixando óleo entre 500 a 800ML de uma troca para outra, não complete. E se um frentista olhar a vareta e disser que precisa completar, não lhe dê ouvido. Diga que você vai trocar amanhã ou depois.
Para entender melhor, se o óleo estiver dentro das duas marcas que tem na vareta, deixe como está porque dentro desta marca só cabe um litro ou menos, bem você colocou 4,5, então tem 3,5 ainda e no meio dela não quer dizer que seja 500 ML. Se ele estiver acima, será um problemão. Se ele estiver abaixo, a luz do óleo irá acender, então verifique sempre se ao ligar a chave ela acende e ao ligar o carro ela apaga.
Eu só coloco 4.3 litros no meu mesmo com a troca do filtro, assim ele estará sempre abaixo do nível máximo. O pessoal faz muita confusão com este nível e ele não tem que está no máximo ele tem que está dentro do nível. Para os que gostam de completar, imaginamos que caiba 500ML, coloque 200ML hoje, ande com ele pela manhã verifique, se estiver dentro do nível mas querem perto da marca final, coloque mais 100ML e assim sucessivamente. Mas eu não faço isto mesmo.



Oi Almeidao!! Que bom saber de mais esse detalhe!! eu sempre completei mais 500 ml pouco tempo antes de completar a data de troca pois ficava ali no meio da vareta


Agora nao faco mais rsrs :D


O Almeidão lembrou bem esta questão do óleo.

Eu procuro deixar o meu no meio da vareta.
Colocar óleo no nível máximo facilita a "lambança" na TBI, rs.

A variação do mínimo para o máximo na vareta é 1L, o que é bastante óleo.
No meu carro eu sempre coloco 4,25L para dar aquela recheada no filtro.

Quando uso mais em estrada e costumo fazer a troca com 5mil km ou 06 meses, mesmo o manual recomendando 7,5mil km.
Nessa condição, se baixa, é imperceptível. Não notei nada.

Agora, com uso praticamente só na cidade, eu reparei que ele acaba consumindo um pouco de óleo.
Tenho o usado algumas vezes nos ultimo meses para ir trabalhar e acabei pegando muito transito.
Rodei 3mil km e percebi que saiu da marca do meio e desceu um pouco. Coloquei 150ml e foi para um pouco acima do meio.
Acho que o calor faz o óleo evaporar mais, logo o consumo é mais alto.
Percebi também que minha TBI deu uma meladinha de leve, o que mais uma vez me faz suspeitar que o calor do motor acaba gerando maior evaporação.

Na estrada parece que essa evaporação não ocorre, e fora que tem o fato da tbi estar sempre aberta, facilitando a sucção dos vapores de óleo.

Lembrando que meu carro tem instalado aquela espiral anti-chamas.

Abs


Paty, eu juro par ti que penso ser ao contrário, mas esta eu não tenho certeza. Penso que na estrada o carro em alta faz aumentar a pressão interna e jogar mais óleo pra fora. Pro outro lado, entendo sobre o aquecimento dele dentro da cidade mas na estrada ele está aquecido também, na verdade o que o painel te mostra não é o real quando você está na pista, ou melhor na rua ela mostra uma temperatura mais real, isto é fácil de entender. O sensor está na saída do motor e o radiador tem melhor ação resfriando a água, logo nem toda agua que sai do radiador passa totalmente dentro do bloco esquentando a ainda mais, então o sensor recebe uma agua mais fresquinha do que quando você está na cidade e não lhe mostra no painel o que seria o correto ou seja mostra mais baixa que o normal. Você sabe que sempre dou um exemplo e para isto é fácil. Observe que quando você vem em uma rodovia e sua temperatura está lá nos 82 que é o normal, ai de repente você para e em poucos segundos ela estará lá em cima e ligando a ventoinha. Isto quer dizer que internamente o motor estava quentão. Agora imagina um radiador entupido onde na estrada a temperatura normal é 90? Quando ele para o ponteiro vai a 100.

Bem, voltando no óleo como eu disse eu realmente não tenho certeza, só acho que em alta ele consome mais, mas em questão do suspiro, não que esteja passando em algum outro ponto.
Melhor é averiguar nas ruas mesmos, mas acho que seu carro não está com problemas não.
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Problema no motor ou neurose?

por Last_Warrior » 24 Abr 2013, 11:13

Vamos lá... Tem que ser conferido tudo que pode causar esse sintoma.

- Nível do óleo do câmbio automático, lembrando que deve ser medido exatamente como está descrito no manual, se não me engano com motor quente e ligado.
- Velas e/ou cabos de vela, injeção, etc.
- Calços ou coxins do motor e do câmbio

Basicamente é isso...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Rodrigo-Vectra
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 293
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:56
Nome Completo: Rodrigo de Barros de Oliveira e Silva
Cidade: Angra dos reis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Problema no motor ou neurose?

por Rodrigo-Vectra » 24 Abr 2013, 16:56

nao tenho oque falar , já falaram tudo . na troca de oleo vou medir o quanto baixou e se continua baixando!

16 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 209 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 12:29