O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BFreio duro depois do meio e sem ação

24 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Freio duro depois do meio e sem ação

por marcelo.souza2 » 04 Jan 2014, 13:35

Boa tarde galera,

Mais uma vez venho recorrer aos mestres......estou com o freio do meu vectra meio capenga......até meio pedal ele funciona razoavelmente bem, depois fica duro e meio que sem ação, como se estivesse pisando com o carro desligado sabem? se eu pisar de uma vez ele para bem, agora se eu ir pisando aos poucos e precisar parar do nada ele nao para......com se estivesse descendo a serra segurando só no freio (ja fiz isso com outro carro......quase morri....rsrs) ai qdo vai precisar frear ele nao para por estar sobreaquecido......parece que a pastilha fica mole e nao exerce força nenhuma sobre os discos.....pastilhas tem 6 meses de uso apenas............é bem assim que esta acontecendo, só que em consições normais de uso.......vou para o litoral semana que vem e preciso resolver isso, estou com medo de pegar a estrada assim.......alguem tem sugestão do que pode ser?

Marcelo Souza

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por Almeidão » 04 Jan 2014, 14:12

Quando os freios aquecem as pastilhas não ficam moles embora tenhamos esta impressão. Na verdade o óleo perde as propriedade hidráulica e passa a comprimir, isto acontece com mais frequencia com óleo de especificação errada ou até mesmo o óleo certo, porém velho. O correto é trocar a cada ano.
Explico melhor sobre comprimir. Alguns produtos líquidos podem ser comprimidos, digamos que se voce colocar agua em um recipiente fechado tipo uma seringa, tapar a saida e fazer uma boa força o pistão dela comprimirá. Tendo alí óleo hidráulico esta ação será impossivel, mas se ele for velho e estiver contaminado com humidade e aquecido, certamente ele comprimirá um pouco. Imagina então com a força do pé freiando?

No seu caso está parecenco um vazamento no Hidrovácquo ou algo mais simples tipo um furo na manguieira de vácuo ou escapando ar nesta mangueira por estar velha. Verifica isto, talvez seja algo simples.
Imagem

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por marcelo.souza2 » 05 Jan 2014, 06:56

Almeidão escreveu:Quando os freios aquecem as pastilhas não ficam moles embora tenhamos esta impressão. Na verdade o óleo perde as propriedade hidráulica e passa a comprimir, isto acontece com mais frequencia com óleo de especificação errada ou até mesmo o óleo certo, porém velho. O correto é trocar a cada ano.
Explico melhor sobre comprimir. Alguns produtos líquidos podem ser comprimidos, digamos que se voce colocar agua em um recipiente fechado tipo uma seringa, tapar a saida e fazer uma boa força o pistão dela comprimirá. Tendo alí óleo hidráulico esta ação será impossivel, mas se ele for velho e estiver contaminado com humidade e aquecido, certamente ele comprimirá um pouco. Imagina então com a força do pé freiando?

No seu caso está parecenco um vazamento no Hidrovácquo ou algo mais simples tipo um furo na manguieira de vácuo ou escapando ar nesta mangueira por estar velha. Verifica isto, talvez seja algo simples.


Valew almeidão, sempre me ajudando....

Ontem fui verificar justamente isso "Hidrovacuo" ai tirei a mangueira e fui testar a valvula.......ela estava quase travada, saia bem pouco ar de um lado, do outro estava bem vedada nao permitindo a passagem do ar que é o correto,, tinha uma valvula nova em casa de quando a bucha estragou e tive de comprar a valvula completa mas só usei a borrachinha........procurei a mangueira p comprar e nao achei, entao comprei só a mangueira e montei com o parafuso da TBI e a valvula nova.......digamos que melhorou bastante, a roda esta travando agora, a menos q eu esteja em baixa rotação ou em ponto morto.......parece q o hidrovacuo nao consegue fornecer ar suficiente com rotação abaixo de 1000 rpm (o meu em ponto morto fica em 900 rpm que é o correto certo?) entao com a rotação em 900 rpm o pedal do meio p baixo fica parecendo q o carro esta desligado, duro e quase sem ação. Será que meu hidrovacuo esta indo para o espaço? tem como eu testa-lo?
Abs

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por Almeidão » 05 Jan 2014, 11:16

Realmente não tenho a minima idéia como testar esta peça. Sei que quando ele está furado a lenta fica oxilando poque vai ter uma entrada de ar e as vezes aparece um ruido ali perto do pedal de freio.

Eu nunca tive problema com esta peça e a unica que troquei foi de um amigo e já estava claro que estava estragado.

Sobre o RPM ser 900 está correto e a não ser que voce esteja acelerando, o vácuo feito nesta mangueira é bem forte nestes 900 ou seja é mais forte na lenta que em alta e a explicação é simples, quando na lenta a borboleta está fechada e os pistões puxam tudo que tem direito dentro da TBI e logo que voce acelera ele já não faz tanta força porque puxará o ar livre pela borboleta que agora estará aberta e é por isto que a valvula deve estar perfeita para manter uma reserva para.

Eu acho que esta válvula estaá com problema, porque para um lado não passa nada e para o outro ela é completamente livre. Pelo seu relato ela está pesada e pode estar falhando.
Imagem

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por marcelo.souza2 » 05 Jan 2014, 21:11

Almeidão escreveu:Realmente não tenho a minima idéia como testar esta peça. Sei que quando ele está furado a lenta fica oxilando poque vai ter uma entrada de ar e as vezes aparece um ruido ali perto do pedal de freio.

Eu nunca tive problema com esta peça e a unica que troquei foi de um amigo e já estava claro que estava estragado.

Sobre o RPM ser 900 está correto e a não ser que voce esteja acelerando, o vácuo feito nesta mangueira é bem forte nestes 900 ou seja é mais forte na lenta que em alta e a explicação é simples, quando na lenta a borboleta está fechada e os pistões puxam tudo que tem direito dentro da TBI e logo que voce acelera ele já não faz tanta força porque puxará o ar livre pela borboleta que agora estará aberta e é por isto que a valvula deve estar perfeita para manter uma reserva para.

Eu acho que esta válvula estaá com problema, porque para um lado não passa nada e para o outro ela é completamente livre. Pelo seu relato ela está pesada e pode estar falhando.


A valvula ja troquei, troquei ontem mesmo........o freio melhorou bem, agora a roda trava.........a valvula antiga estava bem dificil de puxar o ar do lado q deveria passar ar.....ai troquei, melhorou bem, mas ainda acho q poderia melhorar mais....hj fiz o teste de pisar no freio assim q desliga o carro e nao segunda pisada o pedal ja ficou duro......dizem que tem de dar p pisar entre 4 a 5 vezes antes de endurecer.......na terneira ja estava completamente duro.......acho q estou com problema no hidrovacuo.......

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por Almeidão » 06 Jan 2014, 07:32

marcelo.souza2 escreveu:
Almeidão escreveu:Realmente não tenho a minima idéia como testar esta peça. Sei que quando ele está furado a lenta fica oxilando poque vai ter uma entrada de ar e as vezes aparece um ruido ali perto do pedal de freio.

Eu nunca tive problema com esta peça e a unica que troquei foi de um amigo e já estava claro que estava estragado.

Sobre o RPM ser 900 está correto e a não ser que voce esteja acelerando, o vácuo feito nesta mangueira é bem forte nestes 900 ou seja é mais forte na lenta que em alta e a explicação é simples, quando na lenta a borboleta está fechada e os pistões puxam tudo que tem direito dentro da TBI e logo que voce acelera ele já não faz tanta força porque puxará o ar livre pela borboleta que agora estará aberta e é por isto que a valvula deve estar perfeita para manter uma reserva para.

Eu acho que esta válvula estaá com problema, porque para um lado não passa nada e para o outro ela é completamente livre. Pelo seu relato ela está pesada e pode estar falhando.


A valvula ja troquei, troquei ontem mesmo........o freio melhorou bem, agora a roda trava.........a valvula antiga estava bem dificil de puxar o ar do lado q deveria passar ar.....ai troquei, melhorou bem, mas ainda acho q poderia melhorar mais....hj fiz o teste de pisar no freio assim q desliga o carro e nao segunda pisada o pedal ja ficou duro......dizem que tem de dar p pisar entre 4 a 5 vezes antes de endurecer.......na terneira ja estava completamente duro.......acho q estou com problema no hidrovacuo.......


Sim, possa ser que voce esteja com problemas nele, mas não é 4 a 5 pisadas de reserva, o meu na terceira já era. Ou seja uma e duas está na boa e só.
Imagem

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por marcelo.souza2 » 06 Jan 2014, 13:21

Almeidão escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
Almeidão escreveu:Realmente não tenho a minima idéia como testar esta peça. Sei que quando ele está furado a lenta fica oxilando poque vai ter uma entrada de ar e as vezes aparece um ruido ali perto do pedal de freio.

Eu nunca tive problema com esta peça e a unica que troquei foi de um amigo e já estava claro que estava estragado.

Sobre o RPM ser 900 está correto e a não ser que voce esteja acelerando, o vácuo feito nesta mangueira é bem forte nestes 900 ou seja é mais forte na lenta que em alta e a explicação é simples, quando na lenta a borboleta está fechada e os pistões puxam tudo que tem direito dentro da TBI e logo que voce acelera ele já não faz tanta força porque puxará o ar livre pela borboleta que agora estará aberta e é por isto que a valvula deve estar perfeita para manter uma reserva para.

Eu acho que esta válvula estaá com problema, porque para um lado não passa nada e para o outro ela é completamente livre. Pelo seu relato ela está pesada e pode estar falhando.


A valvula ja troquei, troquei ontem mesmo........o freio melhorou bem, agora a roda trava.........a valvula antiga estava bem dificil de puxar o ar do lado q deveria passar ar.....ai troquei, melhorou bem, mas ainda acho q poderia melhorar mais....hj fiz o teste de pisar no freio assim q desliga o carro e nao segunda pisada o pedal ja ficou duro......dizem que tem de dar p pisar entre 4 a 5 vezes antes de endurecer.......na terneira ja estava completamente duro.......acho q estou com problema no hidrovacuo.......


Sim, possa ser que voce esteja com problemas nele, mas não é 4 a 5 pisadas de reserva, o meu na terceira já era. Ou seja uma e duas está na boa e só.


o meu a segunda pisada ja ta duro........só da pra pisar 1x

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por marcelo.souza2 » 09 Jan 2014, 18:22

Almeidão escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
Almeidão escreveu:Realmente não tenho a minima idéia como testar esta peça. Sei que quando ele está furado a lenta fica oxilando poque vai ter uma entrada de ar e as vezes aparece um ruido ali perto do pedal de freio.

Eu nunca tive problema com esta peça e a unica que troquei foi de um amigo e já estava claro que estava estragado.

Sobre o RPM ser 900 está correto e a não ser que voce esteja acelerando, o vácuo feito nesta mangueira é bem forte nestes 900 ou seja é mais forte na lenta que em alta e a explicação é simples, quando na lenta a borboleta está fechada e os pistões puxam tudo que tem direito dentro da TBI e logo que voce acelera ele já não faz tanta força porque puxará o ar livre pela borboleta que agora estará aberta e é por isto que a valvula deve estar perfeita para manter uma reserva para.

Eu acho que esta válvula estaá com problema, porque para um lado não passa nada e para o outro ela é completamente livre. Pelo seu relato ela está pesada e pode estar falhando.


A valvula ja troquei, troquei ontem mesmo........o freio melhorou bem, agora a roda trava.........a valvula antiga estava bem dificil de puxar o ar do lado q deveria passar ar.....ai troquei, melhorou bem, mas ainda acho q poderia melhorar mais....hj fiz o teste de pisar no freio assim q desliga o carro e nao segunda pisada o pedal ja ficou duro......dizem que tem de dar p pisar entre 4 a 5 vezes antes de endurecer.......na terneira ja estava completamente duro.......acho q estou com problema no hidrovacuo.......


Sim, possa ser que voce esteja com problemas nele, mas não é 4 a 5 pisadas de reserva, o meu na terceira já era. Ou seja uma e duas está na boa e só.


Almeidão ou outro amigo......

Hoje o pedal ficou duro de vez.......agora qdo piso no freio escuto barulho de ar saindo e a aceleração sobe e o computador sobe 2 pontos no consumo instantaneo........agora deve ter sido o hidrovacuo mesmo certo? alguem saberia me explicar como tirar ele do carro? vou ver se troco agora a noite, aqui em sp tem a mercadocar q fica aberta 24hs e a peça custa 520.....é este mesmo o preço ou esta fora da realidade? confio em colocar de um desmanche?
Me ajudem por favor.....

bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por bruno241281 » 09 Jan 2014, 18:41

Marcelo,

nunca tive que recorrer a este tipo de artificio, mas já vi comentarem aqui no forum que existem kits de reparo para hidrovacuo que seriam infinitamente mais baratos que um novo.

Creio que se puder esperar para averiguar melhor pode vir a solucionar este problema num prejuizo menor...

Boa sorte.
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por marcelo.souza2 » 09 Jan 2014, 18:49

mas será que da p fazer isso em casa? será que fica bom?

Avatar do usuário
leogomes
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Abr 2014, 23:23
Nome Completo: leonizanjo gomes da silva
Cidade: brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por leogomes » 11 Abr 2014, 00:09

o meu vectra 2.2 8v ficou quase sem freio na br, apertava o pedal mas ia mole ate o meio e endurecia , mas não parava, mas se bombeasse 3 veses dava freio normal, então a solução foi a limpeza geral do sistema de freio e a troca do fluido, (nao lave com agua, mas com alcool, e lave apenas o reservatorio as mangueiras o fluido novo dispensa a sugeira)ficou show e ainda ficou barato, gastei 2 tubos de 500ml de fluido dot4 porque foi feito a sangria das 4 rodas, paguei 20,00 de mao de obra, mas da pra fazer em casa, só precisa de alguem pra bombear o pedal enquanto vc faz a sangria das rodas,bombear até quando sair oleo novo e parar de sair ar do sistema , ai tampa a sangria da roda, faça 1 roda de cada vez, abraços. fique ligado pois tem mecanico que troca tudo até achar o defeito. ai fica caro.

mais sobre fluido. viewtopic.php?f=45&t=3304&start=15

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por marcelo.souza2 » 11 Abr 2014, 07:22

leogomes escreveu:o meu vectra 2.2 8v ficou quase sem freio na br, apertava o pedal mas ia mole ate o meio e endurecia , mas não parava, mas se bombeasse 3 veses dava freio normal, então a solução foi a limpeza geral do sistema de freio e a troca do fluido, (nao lave com agua, mas com alcool, e lave apenas o reservatorio as mangueiras o fluido novo dispensa a sugeira)ficou show e ainda ficou barato, gastei 2 tubos de 500ml de fluido dot4 porque foi feito a sangria das 4 rodas, paguei 20,00 de mao de obra, mas da pra fazer em casa, só precisa de alguem pra bombear o pedal enquanto vc faz a sangria das rodas,bombear até quando sair oleo novo e parar de sair ar do sistema , ai tampa a sangria da roda, faça 1 roda de cada vez, abraços. fique ligado pois tem mecanico que troca tudo até achar o defeito. ai fica caro.

mais sobre fluido. viewtopic.php?f=45&t=3304&start=15


O problema do meu foi o hidrovacúolo mesmo, trocado, sangria completa com troca de fluido, valor da mão de obra R$ 0,00 eu mesmo fiz, apaguei p tirar o hidrovacúo, mas fiz.....kkkkkk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por Almeidão » 11 Abr 2014, 07:32

leogomes escreveu:o meu vectra 2.2 8v ficou quase sem freio na br, apertava o pedal mas ia mole ate o meio e endurecia , mas não parava, mas se bombeasse 3 veses dava freio normal, então a solução foi a limpeza geral do sistema de freio e a troca do fluido, (nao lave com agua, mas com alcool, e lave apenas o reservatorio as mangueiras o fluido novo dispensa a sugeira)ficou show e ainda ficou barato, gastei 2 tubos de 500ml de fluido dot4 porque foi feito a sangria das 4 rodas, paguei 20,00 de mao de obra, mas da pra fazer em casa, só precisa de alguem pra bombear o pedal enquanto vc faz a sangria das rodas,bombear até quando sair oleo novo e parar de sair ar do sistema , ai tampa a sangria da roda, faça 1 roda de cada vez, abraços. fique ligado pois tem mecanico que troca tudo até achar o defeito. ai fica caro.

mais sobre fluido. viewtopic.php?f=45&t=3304&start=15


Voce teve sorte, espero que sim porque o mecanico que troca tudo não está errado. Normalmente quando o freio chega a este ponto os reparos já precisam ser trocados e se voce ver um reparo de freio que nada mais é que um anel de borracha, voce trocaria ele quase todo mes. Na verdade tem um guardapó maior, mas o que mantem o bistão da pinça alinhado par frear e sem vazamento é somente um anel de borracha e com o tempo ele resseca e o pistão não volta mais, ou seja a cada freada que fazemos e a pastilha volta, neste caso ela fica e assim prende o freio, aquece tudo e vai até ficar totalmente sem freio. As vezes o pistão agarra tanto que ao desmontar leva tempo para tirar ele da pinça, sendo que normalmente ele sai fácil
Quando conhecemos o freio, saberemos se está travando ou não e para isto, basta colocar a mão na roda ali perto do disco assim que chegamos de viagem e veremos se está super aquecido ou não. Mas não coloque o dedo no disco, caso contrário a pele ficará colada nele, isto já estando normal. Se não conhecer ele quando bom, jamais saberão se o aquecimento atual é normal ou não. mas um mecanico bom sabe.

Dá uma olhada neste how to abaixo e verás várias fotos da pinça traseira que sendo do véctra é diferente de alguns carros porque tem 2 pistões mas a vedação é a mesma, veja que tem foto dos anéis de vedação e depois ele no local. Na frente é um pouco diferente porque lá só tem um pistão na pinça e o dia que eu trocar o reparo dianteiro faço outro, porem dianteiro é infinitamente mais fácil apesar que não acho nenhum difícil de fazer. Faço isto sempre com 2 a 3 anos usando o carro e uma vez ao ano troco somente o óleo. Estes reparos original que é marca ATE, são baratos e de demorar muito fica caro porque precisarão trocar o pistão.

viewtopic.php?f=49&t=1388
Imagem

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por marcelo.souza2 » 11 Abr 2014, 07:37

Almeidão escreveu:
leogomes escreveu:o meu vectra 2.2 8v ficou quase sem freio na br, apertava o pedal mas ia mole ate o meio e endurecia , mas não parava, mas se bombeasse 3 veses dava freio normal, então a solução foi a limpeza geral do sistema de freio e a troca do fluido, (nao lave com agua, mas com alcool, e lave apenas o reservatorio as mangueiras o fluido novo dispensa a sugeira)ficou show e ainda ficou barato, gastei 2 tubos de 500ml de fluido dot4 porque foi feito a sangria das 4 rodas, paguei 20,00 de mao de obra, mas da pra fazer em casa, só precisa de alguem pra bombear o pedal enquanto vc faz a sangria das rodas,bombear até quando sair oleo novo e parar de sair ar do sistema , ai tampa a sangria da roda, faça 1 roda de cada vez, abraços. fique ligado pois tem mecanico que troca tudo até achar o defeito. ai fica caro.

mais sobre fluido. viewtopic.php?f=45&t=3304&start=15


Voce teve sorte, espero que sim porque o mecanico que troca tudo não está errado. Normalmente quando o freio chega a este ponto os reparos já precisam ser trocados e se voce ver um reparo de freio que nada mais é que um anel de borracha, voce trocaria ele quase todo mes. Na verdade tem um guardapó maior, mas o que mantem o bistão da pinça alinhado par frear e sem vazamento é somente um anel de borracha e com o tempo ele resseca e o pistão não volta mais, ou seja a cada freada que fazemos e a pastilha volta, neste caso ela fica e assim prende o freio, aquece tudo e vai até ficar totalmente sem freio. As vezes o pistão agarra tanto que ao desmontar leva tempo para tirar ele da pinça, sendo que normalmente ele sai fácil
Quando conhecemos o freio, saberemos se está travando ou não e para isto, basta colocar a mão na roda ali perto do disco assim que chegamos de viagem e veremos se está super aquecido ou não. Mas não coloque o dedo no disco, caso contrário a pele ficará colada nele, isto já estando normal. Se não conhecer ele quando bom, jamais saberão se o aquecimento atual é normal ou não. mas um mecanico bom sabe.


Interessante.......sabe como trocar este anel? ja vou fazer tb...............vi em alguns videos os caras fazendo um saca anel do pistão.....vc teria algum material sobre isso?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por Almeidão » 11 Abr 2014, 13:40

Não tem segredo sacar aquele anel, basta colocar uma faca com ponta fina entre o anel e o alojamento dele e levantar. Ele só é colocado ali, não tem cola nem nada, por isto não me preocupei em mostrar como, por ser tão fácil
Imagem

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por marcelo.souza2 » 11 Abr 2014, 14:36

Almeidão escreveu:Não tem segredo sacar aquele anel, basta colocar uma faca com ponta fina entre o anel e o alojamento dele e levantar. Ele só é colocado ali, não tem cola nem nada, por isto não me preocupei em mostrar como, por ser tão fácil


Mas tem outro no pistão do freio.......vi q é só pedir p alguem pisar nop freio q ele vai sair, mas e se eu for realizar o trabalho sozinho, tem como?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por Almeidão » 11 Abr 2014, 15:18

marcelo.souza2 escreveu:
Almeidão escreveu:Não tem segredo sacar aquele anel, basta colocar uma faca com ponta fina entre o anel e o alojamento dele e levantar. Ele só é colocado ali, não tem cola nem nada, por isto não me preocupei em mostrar como, por ser tão fácil


Mas tem outro no pistão do freio.......vi q é só pedir p alguem pisar nop freio q ele vai sair, mas e se eu for realizar o trabalho sozinho, tem como?


voce está confundindo ou perguntando errado, nesta de pisar no freio é para tirar o pistão da piñça, o anel de borracha não fica no pistão, fica na pinça e o pistão entra dentro dele.

Na dianteira voce consegue tirar sozinho por ser somente um pistão cada pinça, atrás é bem complicado apesar que eu consigo sozinho usando um separador e tem na foto.

Bem, na frente é fácil solta a pinça e pisa no freio duas vezes e vai lá e olha, se não saiu pisa outra e assim até soltar. É fácil, e eu não gosto de fazer em 2 porque se um pisar no freio e por discuido o pistão apertar o dedo, vai doer muito.

Só é um pouquinho complicado montar o guarda pó no pistão, mas não tanto.
Imagem

Avatar do usuário
marcelo.souza2
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 484
Registrado em: 06 Ago 2013, 10:45
Nome Completo: Marcelo Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por marcelo.souza2 » 11 Abr 2014, 15:30

Almeidão escreveu:
marcelo.souza2 escreveu:
Almeidão escreveu:Não tem segredo sacar aquele anel, basta colocar uma faca com ponta fina entre o anel e o alojamento dele e levantar. Ele só é colocado ali, não tem cola nem nada, por isto não me preocupei em mostrar como, por ser tão fácil


Mas tem outro no pistão do freio.......vi q é só pedir p alguem pisar nop freio q ele vai sair, mas e se eu for realizar o trabalho sozinho, tem como?


voce está confundindo ou perguntando errado, nesta de pisar no freio é para tirar o pistão da piñça, o anel de borracha não fica no pistão, fica na pinça e o pistão entra dentro dele.

Na dianteira voce consegue tirar sozinho por ser somente um pistão cada pinça, atrás é bem complicado apesar que eu consigo sozinho usando um separador e tem na foto.

Bem, na frente é fácil solta a pinça e pisa no freio duas vezes e vai lá e olha, se não saiu pisa outra e assim até soltar. É fácil, e eu não gosto de fazer em 2 porque se um pisar no freio e por discuido o pistão apertar o dedo, vai doer muito.

Só é um pouquinho complicado montar o guarda pó no pistão, mas não tanto.


é igual neste video?
https://www.youtube.com/watch?v=At4flErB3jE

Vc se referiu a uma foto, que foto?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por Almeidão » 12 Abr 2014, 09:40

Foto 21 do How to do. Isto somente para a pinça traseira que tem dois pistões. Se voce soltar a pinça do local, pisar no freio um pistão sairá e outro ficará no local, o objetivo é tirar os dois por isto deve ser com um calço assim eles sairão por igual. Dianteira só tem um pistão, basta soltar a pinça e ir freando.

CUIDADO ESPECIAL. Se óleo de freio cair na pintura, imediatamente jogue água, nunca esfregue, só jogue água.
Imagem

elvis-tony
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Mai 2014, 10:12
Nome Completo: Elvis Tony de Almeida
Cidade: Patrocinio
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Freio duro depois do meio e sem ação

por elvis-tony » 13 Mai 2014, 10:27

Olá amigos, é a minha primeira postagem, peço desculpas por invadir o tópico, mas fiquei sem jeito de criar outro visto que o meu problema é o mesmo do abordado aqui. Porém como moro em cidade pequena, o grande problema que estou tendo é em achar o hidrovácuo, na oficina onde arrumo, eles pedem a peça de fora, porém custa R$1100,00! O meu carro é um vectra challenge 2001 e, segundo o mecânico, o meu hidrovacuo é o sistema ATE. Achei algumas peças no Mercado Livre, mas não sei se são de confiança. Aqui na minha cidade não existe oficina onde fazem o reparo dessa peça, portanto a minha única solução é comprar outra, porém estou tendo grandes problemas pra achar essa peça mais em conta. Será que alguém me indica algum lugar na internet onde eu posso encontrá-la? Desde já agradeço a todos!

Será que esse é bom??

http://www.authozone.com.br/servo-freio ... 319143.htm

24 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 154 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 06:50