Almeidão escreveu:Quando os freios aquecem as pastilhas não ficam moles embora tenhamos esta impressão. Na verdade o óleo perde as propriedade hidráulica e passa a comprimir, isto acontece com mais frequencia com óleo de especificação errada ou até mesmo o óleo certo, porém velho. O correto é trocar a cada ano.
Explico melhor sobre comprimir. Alguns produtos líquidos podem ser comprimidos, digamos que se voce colocar agua em um recipiente fechado tipo uma seringa, tapar a saida e fazer uma boa força o pistão dela comprimirá. Tendo alí óleo hidráulico esta ação será impossivel, mas se ele for velho e estiver contaminado com humidade e aquecido, certamente ele comprimirá um pouco. Imagina então com a força do pé freiando?
No seu caso está parecenco um vazamento no Hidrovácquo ou algo mais simples tipo um furo na manguieira de vácuo ou escapando ar nesta mangueira por estar velha. Verifica isto, talvez seja algo simples.
Almeidão escreveu:Realmente não tenho a minima idéia como testar esta peça. Sei que quando ele está furado a lenta fica oxilando poque vai ter uma entrada de ar e as vezes aparece um ruido ali perto do pedal de freio.
Eu nunca tive problema com esta peça e a unica que troquei foi de um amigo e já estava claro que estava estragado.
Sobre o RPM ser 900 está correto e a não ser que voce esteja acelerando, o vácuo feito nesta mangueira é bem forte nestes 900 ou seja é mais forte na lenta que em alta e a explicação é simples, quando na lenta a borboleta está fechada e os pistões puxam tudo que tem direito dentro da TBI e logo que voce acelera ele já não faz tanta força porque puxará o ar livre pela borboleta que agora estará aberta e é por isto que a valvula deve estar perfeita para manter uma reserva para.
Eu acho que esta válvula estaá com problema, porque para um lado não passa nada e para o outro ela é completamente livre. Pelo seu relato ela está pesada e pode estar falhando.
marcelo.souza2 escreveu:Almeidão escreveu:Realmente não tenho a minima idéia como testar esta peça. Sei que quando ele está furado a lenta fica oxilando poque vai ter uma entrada de ar e as vezes aparece um ruido ali perto do pedal de freio.
Eu nunca tive problema com esta peça e a unica que troquei foi de um amigo e já estava claro que estava estragado.
Sobre o RPM ser 900 está correto e a não ser que voce esteja acelerando, o vácuo feito nesta mangueira é bem forte nestes 900 ou seja é mais forte na lenta que em alta e a explicação é simples, quando na lenta a borboleta está fechada e os pistões puxam tudo que tem direito dentro da TBI e logo que voce acelera ele já não faz tanta força porque puxará o ar livre pela borboleta que agora estará aberta e é por isto que a valvula deve estar perfeita para manter uma reserva para.
Eu acho que esta válvula estaá com problema, porque para um lado não passa nada e para o outro ela é completamente livre. Pelo seu relato ela está pesada e pode estar falhando.
A valvula ja troquei, troquei ontem mesmo........o freio melhorou bem, agora a roda trava.........a valvula antiga estava bem dificil de puxar o ar do lado q deveria passar ar.....ai troquei, melhorou bem, mas ainda acho q poderia melhorar mais....hj fiz o teste de pisar no freio assim q desliga o carro e nao segunda pisada o pedal ja ficou duro......dizem que tem de dar p pisar entre 4 a 5 vezes antes de endurecer.......na terneira ja estava completamente duro.......acho q estou com problema no hidrovacuo.......
Almeidão escreveu:marcelo.souza2 escreveu:Almeidão escreveu:Realmente não tenho a minima idéia como testar esta peça. Sei que quando ele está furado a lenta fica oxilando poque vai ter uma entrada de ar e as vezes aparece um ruido ali perto do pedal de freio.
Eu nunca tive problema com esta peça e a unica que troquei foi de um amigo e já estava claro que estava estragado.
Sobre o RPM ser 900 está correto e a não ser que voce esteja acelerando, o vácuo feito nesta mangueira é bem forte nestes 900 ou seja é mais forte na lenta que em alta e a explicação é simples, quando na lenta a borboleta está fechada e os pistões puxam tudo que tem direito dentro da TBI e logo que voce acelera ele já não faz tanta força porque puxará o ar livre pela borboleta que agora estará aberta e é por isto que a valvula deve estar perfeita para manter uma reserva para.
Eu acho que esta válvula estaá com problema, porque para um lado não passa nada e para o outro ela é completamente livre. Pelo seu relato ela está pesada e pode estar falhando.
A valvula ja troquei, troquei ontem mesmo........o freio melhorou bem, agora a roda trava.........a valvula antiga estava bem dificil de puxar o ar do lado q deveria passar ar.....ai troquei, melhorou bem, mas ainda acho q poderia melhorar mais....hj fiz o teste de pisar no freio assim q desliga o carro e nao segunda pisada o pedal ja ficou duro......dizem que tem de dar p pisar entre 4 a 5 vezes antes de endurecer.......na terneira ja estava completamente duro.......acho q estou com problema no hidrovacuo.......
Sim, possa ser que voce esteja com problemas nele, mas não é 4 a 5 pisadas de reserva, o meu na terceira já era. Ou seja uma e duas está na boa e só.
Almeidão escreveu:marcelo.souza2 escreveu:Almeidão escreveu:Realmente não tenho a minima idéia como testar esta peça. Sei que quando ele está furado a lenta fica oxilando poque vai ter uma entrada de ar e as vezes aparece um ruido ali perto do pedal de freio.
Eu nunca tive problema com esta peça e a unica que troquei foi de um amigo e já estava claro que estava estragado.
Sobre o RPM ser 900 está correto e a não ser que voce esteja acelerando, o vácuo feito nesta mangueira é bem forte nestes 900 ou seja é mais forte na lenta que em alta e a explicação é simples, quando na lenta a borboleta está fechada e os pistões puxam tudo que tem direito dentro da TBI e logo que voce acelera ele já não faz tanta força porque puxará o ar livre pela borboleta que agora estará aberta e é por isto que a valvula deve estar perfeita para manter uma reserva para.
Eu acho que esta válvula estaá com problema, porque para um lado não passa nada e para o outro ela é completamente livre. Pelo seu relato ela está pesada e pode estar falhando.
A valvula ja troquei, troquei ontem mesmo........o freio melhorou bem, agora a roda trava.........a valvula antiga estava bem dificil de puxar o ar do lado q deveria passar ar.....ai troquei, melhorou bem, mas ainda acho q poderia melhorar mais....hj fiz o teste de pisar no freio assim q desliga o carro e nao segunda pisada o pedal ja ficou duro......dizem que tem de dar p pisar entre 4 a 5 vezes antes de endurecer.......na terneira ja estava completamente duro.......acho q estou com problema no hidrovacuo.......
Sim, possa ser que voce esteja com problemas nele, mas não é 4 a 5 pisadas de reserva, o meu na terceira já era. Ou seja uma e duas está na boa e só.
leogomes escreveu:o meu vectra 2.2 8v ficou quase sem freio na br, apertava o pedal mas ia mole ate o meio e endurecia , mas não parava, mas se bombeasse 3 veses dava freio normal, então a solução foi a limpeza geral do sistema de freio e a troca do fluido, (nao lave com agua, mas com alcool, e lave apenas o reservatorio as mangueiras o fluido novo dispensa a sugeira)ficou show e ainda ficou barato, gastei 2 tubos de 500ml de fluido dot4 porque foi feito a sangria das 4 rodas, paguei 20,00 de mao de obra, mas da pra fazer em casa, só precisa de alguem pra bombear o pedal enquanto vc faz a sangria das rodas,bombear até quando sair oleo novo e parar de sair ar do sistema , ai tampa a sangria da roda, faça 1 roda de cada vez, abraços. fique ligado pois tem mecanico que troca tudo até achar o defeito. ai fica caro.
mais sobre fluido. viewtopic.php?f=45&t=3304&start=15
leogomes escreveu:o meu vectra 2.2 8v ficou quase sem freio na br, apertava o pedal mas ia mole ate o meio e endurecia , mas não parava, mas se bombeasse 3 veses dava freio normal, então a solução foi a limpeza geral do sistema de freio e a troca do fluido, (nao lave com agua, mas com alcool, e lave apenas o reservatorio as mangueiras o fluido novo dispensa a sugeira)ficou show e ainda ficou barato, gastei 2 tubos de 500ml de fluido dot4 porque foi feito a sangria das 4 rodas, paguei 20,00 de mao de obra, mas da pra fazer em casa, só precisa de alguem pra bombear o pedal enquanto vc faz a sangria das rodas,bombear até quando sair oleo novo e parar de sair ar do sistema , ai tampa a sangria da roda, faça 1 roda de cada vez, abraços. fique ligado pois tem mecanico que troca tudo até achar o defeito. ai fica caro.
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Almeidão escreveu:leogomes escreveu:o meu vectra 2.2 8v ficou quase sem freio na br, apertava o pedal mas ia mole ate o meio e endurecia , mas não parava, mas se bombeasse 3 veses dava freio normal, então a solução foi a limpeza geral do sistema de freio e a troca do fluido, (nao lave com agua, mas com alcool, e lave apenas o reservatorio as mangueiras o fluido novo dispensa a sugeira)ficou show e ainda ficou barato, gastei 2 tubos de 500ml de fluido dot4 porque foi feito a sangria das 4 rodas, paguei 20,00 de mao de obra, mas da pra fazer em casa, só precisa de alguem pra bombear o pedal enquanto vc faz a sangria das rodas,bombear até quando sair oleo novo e parar de sair ar do sistema , ai tampa a sangria da roda, faça 1 roda de cada vez, abraços. fique ligado pois tem mecanico que troca tudo até achar o defeito. ai fica caro.
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Voce teve sorte, espero que sim porque o mecanico que troca tudo não está errado. Normalmente quando o freio chega a este ponto os reparos já precisam ser trocados e se voce ver um reparo de freio que nada mais é que um anel de borracha, voce trocaria ele quase todo mes. Na verdade tem um guardapó maior, mas o que mantem o bistão da pinça alinhado par frear e sem vazamento é somente um anel de borracha e com o tempo ele resseca e o pistão não volta mais, ou seja a cada freada que fazemos e a pastilha volta, neste caso ela fica e assim prende o freio, aquece tudo e vai até ficar totalmente sem freio. As vezes o pistão agarra tanto que ao desmontar leva tempo para tirar ele da pinça, sendo que normalmente ele sai fácil
Quando conhecemos o freio, saberemos se está travando ou não e para isto, basta colocar a mão na roda ali perto do disco assim que chegamos de viagem e veremos se está super aquecido ou não. Mas não coloque o dedo no disco, caso contrário a pele ficará colada nele, isto já estando normal. Se não conhecer ele quando bom, jamais saberão se o aquecimento atual é normal ou não. mas um mecanico bom sabe.
Almeidão escreveu:Não tem segredo sacar aquele anel, basta colocar uma faca com ponta fina entre o anel e o alojamento dele e levantar. Ele só é colocado ali, não tem cola nem nada, por isto não me preocupei em mostrar como, por ser tão fácil
marcelo.souza2 escreveu:Almeidão escreveu:Não tem segredo sacar aquele anel, basta colocar uma faca com ponta fina entre o anel e o alojamento dele e levantar. Ele só é colocado ali, não tem cola nem nada, por isto não me preocupei em mostrar como, por ser tão fácil
Mas tem outro no pistão do freio.......vi q é só pedir p alguem pisar nop freio q ele vai sair, mas e se eu for realizar o trabalho sozinho, tem como?
Almeidão escreveu:marcelo.souza2 escreveu:Almeidão escreveu:Não tem segredo sacar aquele anel, basta colocar uma faca com ponta fina entre o anel e o alojamento dele e levantar. Ele só é colocado ali, não tem cola nem nada, por isto não me preocupei em mostrar como, por ser tão fácil
Mas tem outro no pistão do freio.......vi q é só pedir p alguem pisar nop freio q ele vai sair, mas e se eu for realizar o trabalho sozinho, tem como?
voce está confundindo ou perguntando errado, nesta de pisar no freio é para tirar o pistão da piñça, o anel de borracha não fica no pistão, fica na pinça e o pistão entra dentro dele.
Na dianteira voce consegue tirar sozinho por ser somente um pistão cada pinça, atrás é bem complicado apesar que eu consigo sozinho usando um separador e tem na foto.
Bem, na frente é fácil solta a pinça e pisa no freio duas vezes e vai lá e olha, se não saiu pisa outra e assim até soltar. É fácil, e eu não gosto de fazer em 2 porque se um pisar no freio e por discuido o pistão apertar o dedo, vai doer muito.
Só é um pouquinho complicado montar o guarda pó no pistão, mas não tanto.
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