O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BChicote do cebolão do radiador - Vectra B

88 mensagens
DouglasRaphael
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 16 Fev 2021, 01:19
Nome Completo: Douglas Raphael oliveira costa
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por DouglasRaphael » 14 Jun 2022, 11:36

Almeidão escreveu:Bem, este conector redondo apareceu no Vectra 97 com certeza, mas é possivel que o seu seja assim, afinal o meu 97 veio com mangueira agua inteira da saida do radiador até a bomba e com todas a entradas no tubo de agua sem a possibilidade de troca e nem todos eram assim. Mas o que eudise a ainda acho é que um cebolão funciona com 3 vias para as ventoinhas e um duas vias para desligar o ar mesmo tendo um conector triplo.
Sem querer influenciar, mas seria a primeira coisa que eu iria mudar nele, sumir com este sistema de desligar o ar caso o carro atingir uma alta temperatura e já está aprovado que um carro em perfeita condição não atinge esta tempertura para este desligamento.
Boa tarde Almeida
Então meu chicote chegou queria apenas tirar uma duvida antes de instalar.
A respeido da minha ventoinha ela só tem 2 fios e o plugue do chicote possui 3 fios, quando eu for ligar nessa ventoinha vou precisar ligar apenas 2 fios? E como vou ligar eles? nos polos das extremidades? Tem ordem de cor dos fios?ImagemImagem

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por Almeidão » 14 Jun 2022, 12:37

DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Bem, este conector redondo apareceu no Vectra 97 com certeza, mas é possivel que o seu seja assim, afinal o meu 97 veio com mangueira agua inteira da saida do radiador até a bomba e com todas a entradas no tubo de agua sem a possibilidade de troca e nem todos eram assim. Mas o que eudise a ainda acho é que um cebolão funciona com 3 vias para as ventoinhas e um duas vias para desligar o ar mesmo tendo um conector triplo.
Sem querer influenciar, mas seria a primeira coisa que eu iria mudar nele, sumir com este sistema de desligar o ar caso o carro atingir uma alta temperatura e já está aprovado que um carro em perfeita condição não atinge esta tempertura para este desligamento.
Boa tarde Almeida
Então meu chicote chegou queria apenas tirar uma duvida antes de instalar.
A respeido da minha ventoinha ela só tem 2 fios e o plugue do chicote possui 3 fios, quando eu for ligar nessa ventoinha vou precisar ligar apenas 2 fios? E como vou ligar eles? nos polos das extremidades? Tem ordem de cor dos fios?ImagemImagem

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk


Vou ser sincero pra você, não me apego muito a cores apesar que sei que preto e marrom é negativo e vermelho é positivo.
Vamos lá, o fio do meio você não usará, mas para testar os fios você simplesmente liga os dois fios das ventoinhas mops de foras, um em cada lógico, a ventoinha de fora tem que assoprar e a de dentro tem que puxar, ou seja a de fora é ventilador e a de dentro exaustor. Pode ligar que se der errado ela só vai ficar invertida, ai voce inverte os fios que voce ligou e dará tudo certo. Se for fazer emenda, eu sugiro soldar com ferro de soldas de 70 ou mais Watts, se for menos que isto melhor nem soldar e o serviço fica bom se soldar caso faça emendas.
Ferro de soldas para isto é o Fames cabo verde e não tenho visto mais para venda na internet.
Imagem

DouglasRaphael
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 16 Fev 2021, 01:19
Nome Completo: Douglas Raphael oliveira costa
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por DouglasRaphael » 14 Jun 2022, 17:13

Almeidão escreveu:
DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Bem, este conector redondo apareceu no Vectra 97 com certeza, mas é possivel que o seu seja assim, afinal o meu 97 veio com mangueira agua inteira da saida do radiador até a bomba e com todas a entradas no tubo de agua sem a possibilidade de troca e nem todos eram assim. Mas o que eudise a ainda acho é que um cebolão funciona com 3 vias para as ventoinhas e um duas vias para desligar o ar mesmo tendo um conector triplo.
Sem querer influenciar, mas seria a primeira coisa que eu iria mudar nele, sumir com este sistema de desligar o ar caso o carro atingir uma alta temperatura e já está aprovado que um carro em perfeita condição não atinge esta tempertura para este desligamento.
Boa tarde Almeida
Então meu chicote chegou queria apenas tirar uma duvida antes de instalar.
A respeido da minha ventoinha ela só tem 2 fios e o plugue do chicote possui 3 fios, quando eu for ligar nessa ventoinha vou precisar ligar apenas 2 fios? E como vou ligar eles? nos polos das extremidades? Tem ordem de cor dos fios?ImagemImagem

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk


Vou ser sincero pra você, não me apego muito a cores apesar que sei que preto e marrom é negativo e vermelho é positivo.
Vamos lá, o fio do meio você não usará, mas para testar os fios você simplesmente liga os dois fios das ventoinhas mops de foras, um em cada lógico, a ventoinha de fora tem que assoprar e a de dentro tem que puxar, ou seja a de fora é ventilador e a de dentro exaustor. Pode ligar que se der errado ela só vai ficar invertida, ai voce inverte os fios que voce ligou e dará tudo certo. Se for fazer emenda, eu sugiro soldar com ferro de soldas de 70 ou mais Watts, se for menos que isto melhor nem soldar e o serviço fica bom se soldar caso faça emendas.
Ferro de soldas para isto é o Fames cabo verde e não tenho visto mais para venda na internet.
Acabei de instalar o chicote, a princípio tudo normal, as 2 ventoinhas funcionando juntas no 1° estagio, nao armou 2° estagio nos testes com o carro parado aqui, coloquei o cebolão mte 760 pois não encontrei aqui perto o 763, em aproximadamente 88° no painel as 2 ventoinhas entram em primeiro estágio e desligam em torno de 80°.
Poderia me informar se esse é o funcionamento correto?
A ventoinha agora sim está em primeiro estágio, não dá nem pra escutar ela armando dentro do carro

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk

DouglasRaphael
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 16 Fev 2021, 01:19
Nome Completo: Douglas Raphael oliveira costa
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 32

Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por DouglasRaphael » 14 Jun 2022, 17:22

DouglasRaphael escreveu:
Almeidão escreveu:
DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Bem, este conector redondo apareceu no Vectra 97 com certeza, mas é possivel que o seu seja assim, afinal o meu 97 veio com mangueira agua inteira da saida do radiador até a bomba e com todas a entradas no tubo de agua sem a possibilidade de troca e nem todos eram assim. Mas o que eudise a ainda acho é que um cebolão funciona com 3 vias para as ventoinhas e um duas vias para desligar o ar mesmo tendo um conector triplo.
Sem querer influenciar, mas seria a primeira coisa que eu iria mudar nele, sumir com este sistema de desligar o ar caso o carro atingir uma alta temperatura e já está aprovado que um carro em perfeita condição não atinge esta tempertura para este desligamento.
Boa tarde Almeida
Então meu chicote chegou queria apenas tirar uma duvida antes de instalar.
A respeido da minha ventoinha ela só tem 2 fios e o plugue do chicote possui 3 fios, quando eu for ligar nessa ventoinha vou precisar ligar apenas 2 fios? E como vou ligar eles? nos polos das extremidades? Tem ordem de cor dos fios?ImagemImagem

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk


Vou ser sincero pra você, não me apego muito a cores apesar que sei que preto e marrom é negativo e vermelho é positivo.
Vamos lá, o fio do meio você não usará, mas para testar os fios você simplesmente liga os dois fios das ventoinhas mops de foras, um em cada lógico, a ventoinha de fora tem que assoprar e a de dentro tem que puxar, ou seja a de fora é ventilador e a de dentro exaustor. Pode ligar que se der errado ela só vai ficar invertida, ai voce inverte os fios que voce ligou e dará tudo certo. Se for fazer emenda, eu sugiro soldar com ferro de soldas de 70 ou mais Watts, se for menos que isto melhor nem soldar e o serviço fica bom se soldar caso faça emendas.
Ferro de soldas para isto é o Fames cabo verde e não tenho visto mais para venda na internet.
Acabei de instalar o chicote, a princípio tudo normal, as 2 ventoinhas funcionando juntas no 1° estagio, nao armou 2° estagio nos testes com o carro parado aqui, coloquei o cebolão mte 760 pois não encontrei aqui perto o 763, em aproximadamente 88° no painel as 2 ventoinhas entram em primeiro estágio e desligam em torno de 80°.
Poderia me informar se esse é o funcionamento correto?
A ventoinha agora sim está em primeiro estágio, não dá nem pra escutar ela armando dentro do carro

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
Segue fotos de como está no painel
A primeira foto é no momento em que as ventoinhas entram em primeiro estágio.
A segunda foto é quando elas desarmam

Segundo estágio ainda não entrou pois está resfriando bem com o primeiro estágio ImagemImagem

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por Almeidão » 14 Jun 2022, 21:02

É assim mesmo e o segundo estagio não entra nunca com o ar desligado e mesmo assim precisa está quente para a temperatura alcançar este estágio. Detalhe, com o carro em marcha lenta e sem o calor total de funcionamento que alcança somente andando, ela arma mais cedo e leva lá pra baixo mesmo, com o carro no transito quente ela arma ali nos 90 e desarma com 82 a 83. Está perfeito ai com ele na lenta e o sistema foi preparado para não ouvir mesmo e mais ter muitos anos de vida com menos gastos de de carvão e induzido nos motores delas.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Chicote do cebolão do radiador - Vectra B

por chirola » 15 Jun 2022, 03:38

Segundo estagio numn vi mar sem o ar ligado e mais se armar o segundo estagio sem ligar o ar se carro tem problema de arrefecimento ,
Do jeito que VC relato e o funcionamento ótimo para o carro igual de fabrica . viajando em estrada a ventoinha não arma nem o primeiro estagio a refrigeração do vectrav e muito boa se esta tudo em dia

Patrick_07
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Abr 2022, 12:30
Nome Completo: Patrick Machado
Cidade: PELOTAS
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 29

Problema com acionamentos da ventoinha

por Patrick_07 » 16 Out 2022, 19:59

Olá, pessoal estou com algum problema na ventoinha e esta bem difícil de solucionar. Peguei um vectra GL 1997 8V, o carro estava meio surrado mas peguei num valor baixo para levantar ele e como gosto de ter um projeto para mexer, aí resolvi abraçar.
O problema é a função do acionamento da ventoinha e a temperatura no painel. O carro chega a temperatura de quase 100 graus ,porém a ventoinha não aciona, as mangueiras aquecem porém acho que não está nessa temperatura.
Fui ver a função do cebolao no radiador, o cebolao fica lá embaixo no radiador,porém retirei o sensor e vi que ele era um MTE 755 (consta como para linha VW e Ford no google) o sensor tem dois pinos e o carro tem 3 fios (todos os fios são individuais, acho que já foi retirado o conector original e colocado e conectores individuais).
Então estou em duvida, qual seria o sensor certo? Ele tem 3 pinos? Pois talvez poderia comprar o sensor e tentar comprar o conetor em algum desmanche ou no ML. Lembrando que acho que meu carro não tem ar condicionado. Ou talvez o sensor seja o certo e esteja com problema no sensor de temperatura (que fica na termostatica) ou problema no sensor de temperatura do painel. Obrigado e aguardo alguma luz kkkkkkImagemImagem

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com acionamentos da ventoinha

por Almeidão » 17 Out 2022, 09:10

Eu nunca vi um Vectra sem ar condicionado, mas com certeza o sensor é um comum e talvez seja outro numero eu usaria o MTE 726 e com possibilidades de usar um MTE 741. Eu acredito que esta tomada esteja errado para este carro e como ele não tem ar, ela pode está ligada errada e o plug para o MTE 726 ou MTE 741 é a mesma e existe nova para comprar. Ali tem 3 fios, mas é usado somente dois um negativo que chega na tomada e outro que muda para negativo quando o sensor atinge a temperatura mais alta para acionar a Ventoinha. Acredito que este negativo vai para um relê que vai acionar a ventoinha e possivelmente o relê deve ficar na frente da bateria e esta vetoinha só deve ter uma velocidade ao ser acionada.
Uma dica é dá uma volta em rodovias e nos contar como fica a temperatura dele por lá em pistas comum sem subidas ou descidas fortes.

Este seria o plug para o sensor que eu comentei.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... SEQAvD_BwE
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com acionamentos da ventoinha

por chirola » 17 Out 2022, 17:36

vai saber se o carro tinha ar condicionado y foi retirado vc sabe ne ...

os modelo 97 utilizam so um cebolão de 3 pin para as duas velocidades

Patrick_07
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Abr 2022, 12:30
Nome Completo: Patrick Machado
Cidade: PELOTAS
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 29

Problema com acionamentos da ventoinha

por Patrick_07 » 20 Out 2022, 17:54

Almeidão escreveu:Eu nunca vi um Vectra sem ar condicionado, mas com certeza o sensor é um comum e talvez seja outro numero eu usaria o MTE 726 e com possibilidades de usar um MTE 741. Eu acredito que esta tomada esteja errado para este carro e como ele não tem ar, ela pode está ligada errada e o plug para o MTE 726 ou MTE 741 é a mesma e existe nova para comprar. Ali tem 3 fios, mas é usado somente dois um negativo que chega na tomada e outro que muda para negativo quando o sensor atinge a temperatura mais alta para acionar a Ventoinha. Acredito que este negativo vai para um relê que vai acionar a ventoinha e possivelmente o relê deve ficar na frente da bateria e esta vetoinha só deve ter uma velocidade ao ser acionada.
Uma dica é dá uma volta em rodovias e nos contar como fica a temperatura dele por lá em pistas comum sem subidas ou descidas fortes.

Este seria o plug para o sensor que eu comentei.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... SEQAvD_BwE
Olá Almeidão. Que estranho achei que poderia ter vectra sem ar, talvez o meu tenha sido retirado, mas acho que nunca possuiu, sobre o sensor. Achei o mte 726 no mercado livre, mas aparece um sensor de 2 pinos e apenas para linha Fiat na descrição , o 741 consta como apenas 2 pinos também ,porém aparece aplicação no vectra 1996. Então não sei qual seria o certo, o amigo de baixo disse que o certo seria o de 3 pinos, não tenho o original no carro para ver qual seria, nem sei se minha fiação esta certa também

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Patrick_07
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Abr 2022, 12:30
Nome Completo: Patrick Machado
Cidade: PELOTAS
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 29

Problema com acionamentos da ventoinha

por Patrick_07 » 20 Out 2022, 17:56

chirola escreveu:vai saber se o carro tinha ar condicionado y foi retirado vc sabe ne ...

os modelo 97 utilizam so um cebolão de 3 pin para as duas velocidades
Olá amigo. Pois é, não vejo qualquer sinal do sistema de ar condicionado, tô bem em duvida sobre o sensor, tu comentou sobre um 3 pinos, o Almeidão deu a referencia sobre dois sensores 2 pinos. Agora tá difícil saber qual seria , não sei nem se minha fiação está certa

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Patrick_07
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Abr 2022, 12:30
Nome Completo: Patrick Machado
Cidade: PELOTAS
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 29

Problema com acionamentos da ventoinha

por Patrick_07 » 20 Out 2022, 17:59

Olá pessoal, sigo na saga do cebolao. Achei alguns no mercado livre, porém ainda estou em duvida entre qual. Achei alguns falando sobre vectra até 1996 (o meu é 97, então acho que seria do vectra A), alguns falam sobre o vectra 1997 até 2005 (aí sim 3 pinos), achei algum outro 2 pinos também.
Fica aqui minha dúvida, se alguém puder ajudar ImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com acionamentos da ventoinha

por chirola » 20 Out 2022, 20:39

Patrick_07 escreveu:Fuente del Mensaje Olá amigo. Pois é, não vejo qualquer sinal do sistema de ar condicionado, tô bem em duvida sobre o sensor, tu comentou sobre um 3 pinos, o Almeidão deu a referencia sobre dois sensores 2 pinos.

Oi na verdade ovewctra em si e confuso mesmo por ter mudado ao longo dos anos ,no modelo 97 ele utiliza um cebolão de 3 pinos para as duas velocidades a ventoinha ,não lembro ao certo o ano mais tem modelos que utilizam dois um para cada velocidade sao dois cebolão de dois pinos , e os modelo 99/2000 pra frente não tem cebolão .
No se caso VC pode colocar o de 3 pinos ou colocar dois de dois pinos .
Vantagem de colocar o de 3 , VC só tem um cebolão ,desvantagem o rango de temperatura e o que tem por exemplo 87/95 que seria a temperatura de acionamento de cada velocidade.
Colocar dois de dois pinos VC pode escolher a temperatura de ionamento por exemplo primeiro 85, segundo 92 graus, e a única diferença que eu vejo mesmo.
No meu carro tem o original de 3 pinos não lembro o rango de temperatura teria que procurar a foto dele no PC do trabalho .

Patrick_07
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Abr 2022, 12:30
Nome Completo: Patrick Machado
Cidade: PELOTAS
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 29

Problema com acionamentos da ventoinha

por Patrick_07 » 20 Out 2022, 23:28

chirola escreveu:
Patrick_07 escreveu:Fuente del Mensaje Olá amigo. Pois é, não vejo qualquer sinal do sistema de ar condicionado, tô bem em duvida sobre o sensor, tu comentou sobre um 3 pinos, o Almeidão deu a referencia sobre dois sensores 2 pinos.

Oi na verdade ovewctra em si e confuso mesmo por ter mudado ao longo dos anos ,no modelo 97 ele utiliza um cebolão de 3 pinos para as duas velocidades a ventoinha ,não lembro ao certo o ano mais tem modelos que utilizam dois um para cada velocidade sao dois cebolão de dois pinos , e os modelo 99/2000 pra frente não tem cebolão .
No se caso VC pode colocar o de 3 pinos ou colocar dois de dois pinos .
Vantagem de colocar o de 3 , VC só tem um cebolão ,desvantagem o rango de temperatura e o que tem por exemplo 87/95 que seria a temperatura de acionamento de cada velocidade.
Colocar dois de dois pinos VC pode escolher a temperatura de ionamento por exemplo primeiro 85, segundo 92 graus, e a única diferença que eu vejo mesmo.
No meu carro tem o original de 3 pinos não lembro o rango de temperatura teria que procurar a foto dele no PC do trabalho .
Ah Sim, agora ficou bem mais claro Chirola. Vectra tem disso né , muda muito de um carro para outro as vezes. Vou comprar algum de 3 pinos e levar pro eletricista trocar, mas acho que seria tranquilo pois o meu tem um chichote com 3 fios, mas tão independentes com as garrinha, só não sei qual final ligaria em qual pino no cebolao, mas já dá para ter uma ideia. Muito obrigado pela ajuda

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com acionamentos da ventoinha

por chirola » 21 Out 2022, 00:55

Patrick_07 escreveu:Fuente del Mensaje só não sei qual final ligaria em qual pino no cebolao

se for comprar o cebolao olha a temperatura que tem escrita na peca tem um cebola que nao vai que tem rango de temperatura 100° / 110° e para carro a alcool ,
se achar masi frio melhor acho que tinha um 87/97 ou perto diso .
os fios nao e dificil um e neutro e os outros dois sao dos estagios , nao lembro as cores mais acho que era um marrom um azul e um bermelho , mais se encostar o marrom em algum dos outros a ventoinha deveria ligar se juntar os treis deveria ligar o segundo estagio , se postar uma foto dos fios poso tentar olhar no meu carro ,
e sim vectra tem iso muda pecas dependendo do ano

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com acionamentos da ventoinha

por Almeidão » 21 Out 2022, 09:05

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Patrick_07 escreveu:Fuente del Mensaje só não sei qual final ligaria em qual pino no cebolao

se for comprar o cebolao olha a temperatura que tem escrita na peca tem um cebola que nao vai que tem rango de temperatura 100° / 110° e para carro a alcool ,
se achar masi frio melhor acho que tinha um 87/97 ou perto diso .
os fios nao e dificil um e neutro e os outros dois sao dos estagios , nao lembro as cores mais acho que era um marrom um azul e um bermelho , mais se encostar o marrom em algum dos outros a ventoinha deveria ligar se juntar os treis deveria ligar o segundo estagio , se postar uma foto dos fios poso tentar olhar no meu carro ,
e sim vectra tem iso muda pecas dependendo do ano


Chirola, acho que precisamos mais informação deste carro sem ar, digamos que na frente da bateria tenha somente um relê para ventoinha ou nem sei se tem este relê ali, ai seria jogar dinheiro fora comprando um cebolão duplo. Mas você ja deu a dica sobre os fios e vou completar para ele fazer este teste de quebra cabeça.

Se tiver um fio marrom fica mais fácil, e sempre com a chave ligada e vamos determinar assim FIO MARROM, FIO 01 e FIO 02..
1 - Encosta o fio marrom com os fios numero 01 e fio numero 02, ou seja os 3 juntos e nos informa o resultado
2 - Encoste o fio marrom com o fio numero 01 e nos informa o resultado. Marque que cor voce colocou como numero 01
3 - Encosta o fio marrom junto com o fio numero 02 e nos informa o resultado. Marque que cor voce colocou como numero 02

Se não tiver a cor Marron, você vai ter que chutar e tentar achar e pode encostar um no outro sem problema, ali é tudo negativo, não tem positivo nos 3 fios do cebolão.
Imagem

Patrick_07
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Abr 2022, 12:30
Nome Completo: Patrick Machado
Cidade: PELOTAS
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 29

Problema com acionamentos da ventoinha

por Patrick_07 » 21 Out 2022, 15:56

Boooa pessoal, vou fazer o testes amanhã e posto resultado. Vou tirar algumas fotos do motor também. Um teste que fiz foi fazer um jumper entre os dois fios que estão ligados no cebolao e a ventoinha ligou, o terceiro fio fica desligado no cebolao (pois o cebolao tem apenas 2 pinos), como tinha dito o cebolao é de um Volkswagen, segundo a numeração do sensor.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com acionamentos da ventoinha

por Almeidão » 21 Out 2022, 16:26

Então voce pode comprar o cebolão MTE 726 com a devida tomada dele, ligar os dois fios e colocar ali que ela irá armar ali perto de 90 graus.
Imagem

Patrick_07
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Abr 2022, 12:30
Nome Completo: Patrick Machado
Cidade: PELOTAS
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 29

Problema com acionamentos da ventoinha

por Patrick_07 » 21 Out 2022, 17:03

Fala Almeidão, então seria esse sensor da foto aqui? No ML fala que ele serve apenas para linha Fiat. Ele é apenas para 2 pinos, aí eu ligaria apenas aqueles dois fios que já estão ligados no outro cebolao? O terceiro fio que está sobrando ali, deixo ele sem conectar em nada também? Minha duvida irá acionar a ventoinha do primeiro e segundo estágio? Eu andei vendo que para acionar os dois estágios da ventoinha, teria que colocar o sensor de 3 pinos
Imagem

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com acionamentos da ventoinha

por Almeidão » 21 Out 2022, 18:46

Patrick_07 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:
Patrick_07 escreveu:Fuente del Mensaje Boooa pessoal, vou fazer o testes amanhã e posto resultado. Vou tirar algumas fotos do motor também. Um teste que fiz foi fazer um jumper entre os dois fios que estão ligados no cebolao e a ventoinha ligou, o terceiro fio fica desligado no cebolao (pois o cebolao tem apenas 2 pinos), como tinha dito o cebolao é de um Volkswagen, segundo a numeração do sensor.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk


Patrick_07 escreveu:Fuente del Mensaje Boooa pessoal, vou fazer o testes amanhã e posto resultado. Vou tirar algumas fotos do motor também. Um teste que fiz foi fazer um jumper entre os dois fios que estão ligados no cebolao e a ventoinha ligou, o terceiro fio fica desligado no cebolao (pois o cebolao tem apenas 2 pinos), como tinha dito o cebolao é de um Volkswagen, segundo a numeração do sensor.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk


Então voce pode comprar o cebolão MTE 726 com a devida tomada dele, ligar os dois fios e colocar ali que ela irá armar ali perto de 90 graus.
Fala Almeidão, então seria esse sensor da foto aqui? No ML fala que ele serve apenas para linha Fiat. Ele é apenas para 2 pinos, aí eu ligaria apenas aqueles dois fios que já estão ligados no outro cebolao? O terceiro fio que está sobrando ali, deixo ele sem conectar em nada também? Minha duvida irá acionar a ventoinha do primeiro e segundo estágio? Eu andei vendo que para acionar os dois estágios da ventoinha, teria que colocar o sensor de 3 pinos Imagem

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk


Primeiro de tudo, não existe cebolão do Fiat, gol ou qualquer outro carro quando se quer fazer uma boa adaptação, tanto que o seu já foi mau adaptado com um fa volks. E seu carro não tem ar condicionado. então não tem segundo estágio. Para que voce quer o segundo estágio???
Você me mandou uma mensagem para mim que ela liga direto. Voce desliga o cebolão e continua ligada, voce precisa rever esta intalação. Igualmente voce disse que trocou o relê e continua ligada, mas voce não informou se ao tirar o relê ela desliga. Está muito confuso esta instalação sua e volto a dizer se voce não tem ar, o cebolão indicado será este e carro sem ar não tem segundo estagio.

Fazer um sistema deste com um cebolão e um relês a coisa mais facil do mundo, mas precisa um cebolão certo.
Imagem

88 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 216 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 11:36