zica04 escreveu:amigo estou com um problema que não consigo resolver . da onde vem o chicote do cebolão do radiador? na net não consigo visualizar pois troquei o chicote inteiro do carro e esta faltando o do cebolão do radiador mas não sei da onde ele vem se alguem puder me ajudar agradeço
zica04 escreveu:Almeida obrigado por responder mas não tem nenhuma tomada com 3 fios igual a do anuncio, o conector que sai do lado da bateria e passa por cima do radiador tem dois fios,só se o chicote do cebolão for separado se conecta neste que passa por cima do radiador e vai para o cebolão. (help)
Paulo Tenório escreveu:Obrigado Almeidão pela sua paciência e disponibilidade,
A identificação das funções dos fios já fiz e descobri que existem dois conjuntos de 3 fios. Um conjunto fica ativo sem o ar-condicionado e o outro fica ativo quando arma o relê cinza que você citou. O meu relê cinza fica ao lado da bateria, junto de dois fusíveis. Na frente da bateria tenho 1 relê laranja, 2 marrons e 3 verdes. Acho que, por economia, o projeto foi aperfeiçoado para reduzir tudo em apenas um circuito. Não foi feita adaptação pois, nas tampas dos relês existe uma numeração sequencial que bate, inclusive, com as indicações do CEPCHEV.
Acho que ficará mais simples deixar dois cebolões MTE760 comandando os dois circuitos distintos simultaneamente.
zica04 escreveu:bom amigos estive pesquisando na net e cheguei a conclusão que as ventuinhas armão de acordo com o sensor de temperatura da valvula termostática igual a de alguns kadetts por este motivo não encontro a tomada para o cebolão.
Paulo Tenório escreveu:Agora, definitivamente, entendi o funcionamento elétrico do arrefecimento do Vectra B de transição (1996/1997). Ele utiliza mesmo dois cebolões, sendo um para aumentar a segurança.
O primeiro cebolão (originalmente MTE-797) é um interruptor de escala. Recebe o negativo da bateria e, dependendo da temperatura, deixa o sinal passar pelo primeiro polo e, se a temperatura continuar subindo, começa a passar pelo segundo polo também. Serve para controlar as duas velocidades da ventoinha. Arma a velocidade baixa em torno de 90 graus no painel (100ºC no sensor) tentando abaixar até 85 graus. Caso a temperatura continue subindo, ao atingir 100 graus no painel (110 no sensor) é ativada a velocidade alta, até conseguir chegar a 95 graus e deixar o primeiro estágio continuar o serviço, levando até os 85 graus em baixa velocidade.
O segundo cebolão é um dispositivo de segurança, é do tipo liga um polo e desliga outro. Recebe o negativo da bateria, devolve esse negativo pelo polo 1 até que atinja uma determinada temperatura. Ao atingir o limite, desliga o polo 1 e mantém somente o polo 2 recebendo o negativo. Para que isso?
Resposta: Ele arma o segundo estágio junto com o primeiro cebolão (por garantia, em caso de falha num relê ou fusível) aos 100 graus no painel (110 no sensor) e, caso a temperatura continue subindo e atinja 110 graus (120 no sensor), ele desliga o compressor do ar-condicionado (estado crítico) e mantém a ventoinha em velocidade alta, até conseguir resfriar o motor (ou queimar a junta do cabeçote e fazer todo o estrago que a alta temperatura é capaz).
Como já comprei o MTE-760, vou deixa-lo no lugar do MTE-797, controlando o 1º e o 2º estágios da ventoinha e comprar um MTE-767 para assumir a função de segurança do atual 838, que parece não funcionar atualmente.
Agradeço à MTE-Thompson, na pessoa do Sr. Alberto Ferreira Maciel me ajudou a entender o funcionamento e as diferenças entre os termo-interruptores.
links:
http://www.youtube.com/watch?v=3JoXUwJNHbE
http://www.youtube.com/watch?v=j0ZWjp5MNAM
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