Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje DouglasRaphael escreveu:Fuente del Mensaje Paulo Tenório escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde amigos,
Tenho um Vectra 1996/1997, o primeiro lote fabricado dos Vectra B. Acredito que ele é um modelo intermediário entre o Vectra A e o B pois, nem tudo o que se fala ou as imagens dos componentes do Vectra B se aplicam totalmente à ele.
Atualmente a minha luta é com o sistema elétrico de arrefecimento. Na caixa de fusíveis (abaixo do volante) existem os 3 relês nas cores e códigos padronizados para todos os Vectra B, já troquei os 3. Na frente da bateria existem 6 (isso mesmo, embora em todas as fotos que já busquei na internet tenham 4 relês e 2 fusíveis), 1 Laranja, dois Marrons e 3 Verdes. Ao lado da bateria tem 1 relê Cinza, um fusível verde e um fusível laranja. Existem ainda dois termo-interruptores ao lado do radiador Um superior com plug retangular de 3 fios e um redondo também com 3 fios) No interruptor de baixo (redondo) existem 3 fios ligados e no superior apenas um (não consegui ver as cores dos fios ligados por causa da fita isolante que vai até os plugs. Descasquei os isolados e vi que as cores são marrom-vermelho e o outro marrom-branco.
O eletro-Ventilador do condensador parece ligar sempre no segundo estágio e o do radiador parece ligar sempre no primeiro estágio, independente da temperatura do motor. Ligam em 95 graus no painel (105 no opcom) e desligam em 90 do painel (100 no opcom).
Estou aguardando um feriadão para ter tempo de desmontar e refazer todo o chicote do circuito e, antes de reinventar a roda gostaria de saber se alguém já fez isso e fotografou ou documentou as ligações e as relações entre os fios que percorrem os relês até chegarem nos eletro-ventiladores.
Se alguém puder me ajudar a descobrir onde ligar os dois fios isolados também ficarei grato pois acreditr ser ali a fonte dos problemas.
Você ainda possui esse vectra? Se sim gostaria de tirar algumas duvidas a respeito do chicote do arrefecimento, estou refazendo o meu e é justamente o mesmo modelo desse 96/97 com 2 ceboloes no radiador.
Se possível me ajudar
Espero que ele apareça ai para te ajudar, mas lendo as infornações dele e mais coisas sobre este assunto, vi que tem algumas coisas erradas.
Sobre o Eletroventiladores a famosa ventoinha.
1 - sempre ligam juntas, resumindo elas são acionadas juntas na baixa, ao serem acionada a alta o interno do lado do motor vira um furação e a da frente tem um leve aumento quase imperceptivel, mas nunca tem uma parada e outra funcionando. Ou as duas paradas ou as duas funcionando, isto se o sistema tiver perfeito.
2 - A temperatura deste carro no painel foi preparada para trabalhar no máximo 95, sendo um bem cuidado com máximo 93, porem quando dentro da cidade ou transito lento ela nunca estabiliza em 95, ela oscila sempre. Sem o ar ligado ela chega ali em 90 e as ventoinhas funcionam e tras ela ali perto de 83. Com o ar ligado as duas já ligam na baixa, chega perto dos 95, eu diria 93, entra o segundo estagio com um máximo de 1 minuto e trás ela para perto dos 83.
3 - Em rodovias livre, tipo baixada a temperatura não oscila, fica fixa entre 80 a 83.
4 - o sistema é muito simples, o sensor de cima, o famoso cebolão tem 3 pinos, um é negativo e ao alcançar a temperatura primeiro estagio um deles manda negativo para um relê o primeiro da esquerda do carro na frente da bateria e liga o primeiro estagio. O Segundo estágio só será acionado se o ar tiver ligado e alcançar a temperatura ele joga o negativo para o terceiro relê que é o segundo estagio, estes dois relês verde são bonitos, mas podem usar um DNI 0101 preto, o do meio é um de 5 terminais, sem ele ligado ele não arma o segundo estagio.
5 - vejo que ele comenta sobre uma resistencia, este carro tem ela de enfeite, são 3 fios saindo do motor, mas ele se perde e chega dois na tomda, ou seja, só está ali fazendo peso.
6 - o ceboão debaixo, para um carro normal é inutil, ele simplesmente desliga o ar condicionado caso a temperatura suba muito e as ventoinha não deu conta, bem ai o motor já está quase no CTI.
Sugiro se você tiver mexendo, trocar a tomada original do cebolão duplo para usar um cebolão mais atual e pode ser o MTE 763 ou MTE 760, eu prefiro este segundo. Já o debaixo deixa como está e lembre se nada disso funciona perfeito se tiver problemas com o radiador, bomba ou termostática.
Algumas coisas mais sobre os relês e ventoinhas, este carro é um 97, só não tem os dois cebolões, o resto é igual a um 96.
https://www.youtube.com/watch?v=_gY3L5s5qXMhttps://www.youtube.com/watch?v=sCLltGMkjjQ
Bem vamos ai início de tudo para tentar entender meu problema, quando peguei meu carro ele estava com um sistema tipo kit verão, não tinha relés oara acionamento da ventoinha (os reles estavam lá, mas não estavam sendo usados) a ventoinha da frente (atrás do para-choque) não funcionava junto com a do cofre, estava ligado apenas a do cofre em uma ligação direta, negativo da ventoinha indo direto ora bateria e o positivo passava por um cebolão 2 pinos e ia pra bateria direto, uma bela gambiarra que creio ter sido feita devido a falta de conhecimento de algum mexanico ou eletricista por aí.
Pois bem, na semana passada minha ventoinha não armou e o carro subiu um pouco acima de 90° no painel, parei o carro imediatamente, fiz uma ligação direta da ventoinha e acabei de chegar em minha casa.
Levando o carro em um eletricista especializado constatamos o seguinte, o chicote original estava todo picado com fios desligados, outros fios ligados errado etc.
Fui atrás de um chicote novo para realizar a troca e deixar o sistema original, mas infelizmente o modelo do meu chicote é muto diferente de todos que eu já vi, rodei de desmanche em desmanche, loja por loja e não encontrei o chicote certo pois meu chicote possui, 6 reles na caixa a frente da bateria, 1 rele e 2 fusiveis na caixa lateral da bateria, 2 ceboloes e 2 pressostatos do A/C. Só encontrei chicotes com 1 pressostato, com apenas 3 reles(modelo 97) sem chicote pra cebolão (dos novos por sensor), etc. Não achei de jeito nenhum algum que pudesse ao menos adaptar no meu sistema.
Pois bem continuamos a luta dessa vez em refazer o chicote do zero, identificar fio por fio, rele por rele.
O chicote foi refeito porem minha ventoinha do cofre possui apenas 2 fios, e a ventoinha certa tem que ter 3 fios no plug para acionamento de 1° e 2° estágio.
O que foi feito: refeito o chicote fomos atrás das peças, comprei um cebolão inferior com plug azul quadrado de 3 pinos, responsavel no meu sistema pela ventoinha da frente, foi colocado o mte 838, e no de cima seria o correto o mte 763 ou 760 como indicado aqui no forum, o problema é o seguinte, da caixa de relés maior saem 3 fios para a ventoinha mas a minha ventoinha possui apenas 2.
Por esse motivo foi colocado por enquanto um cebolão mte 741 do vectra A com 2 pinos pois a ventoinha não possuí o terceiro fio para acionamento das velocidades.
Fazendo isso o sistema ficou assim
Em mais ou menos 88° as 2 ventoinhas armam (a da frente em 1° estágio e a do cofrem em 2° estágio pois não possui 3 fios para acionamento do 1° estagio) e desarmam por volta de 82°.
Esta funcionando tudo tranquilo por enquanto, mas quero colocar o cebolão certo (mte763) para o funcionamento perfeito do sistema porem para isso preciso de uma ventoinha com 3 fios, a minha maior dúvida seria, se eu instalar uma resistência na minha ventoinha de 2 fios ela se transforma em 3 fios?(pois vi que as ventoinhas com 3 fios no plug possui resistência) daí eu conseguiria colocar a ventoinha do cofre para funcionar 1° e 2° estagio junto com a ventoinha da frente.
Não queria fazer adaptações no sistema (eliminar o cebolão de baixo e usar apenas o de cima) agora que já resolvi muita coisa do chicote, gostaria de colocar original como veio de fábrica porém não existe em lugar nenhum (pelo menos não encontrei) algum esquema eletrico ou fotos e videos desse sistema do 96/97 original funcionando.
As duvidas que tenho sobre esse sistema são, o cebolão de cima é de 3 pinos mesmo original? A ventoinha possui mesmo 3 fios?
Espero que tenha sido claro na explicação, minha situação é bem difícil devido a diferença do chicote das ventoinhas, é muito diferente de tudo que eu encontrei.