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Vectra BFluido de freio - Vectra B

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Fluido de freio - Vectra B

por FFABIOFER » 10 Fev 2014, 16:25

Pessoal , vou fazer uma sangria completa no meu Vectra B e tambem no Vectra A .

Alguem sabe me dizer quantos francos de 500 ml são necessarios para fazer a sangria completa com maquina em cada carro .

Digo isso pois vou comprar o fluido de freio , e pelo que andei lendo o Fluido de freio da Bosch tem um ponto de ebulição maior que o da Varga .
Então eu ia comprar o fluido de freio e pagar apenas a mão de obra.

Eu estava na duvida entre o DOT 4 que é o original e o DOT 5.1 .

Mas como não sou de ficar usando o carro pra competição e nem fico descendo a serra direto .
Então acredito que o DOT 4 já seja o suficiente .

Aguardo as reposta do experts em manutenção pra ver quantos francos vou utilizar .

Vlw.
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Re: FLUIDO DE FREIO

por rgapski » 10 Fev 2014, 17:09

Fabio,

Eu fiz do meu recentemente e utilizei apenas 1L.
Ainda sobrou, pois usei 1 garrafinha (500ml) para encher o reservatório e o resto botei na maquina...

Eu fiz esse procedimento:

1) esvazia e tira o reservatório do fluido pra lavar (com água e sabão mesmo);
2) Depois de lavado, enxaguar e secar muito bem (com ar comprimido);
3) Reinstalar o reservatório;
4) Completar com álcool isopropílico (acima do max);
5) Bombar o freio até expulsar o fluido antigo e qualquer sujeira;
6) Retirar o reservatório, jogar fora o álcool e secar novamente com ar comprimido;
7) Reinstalar o reservatório e completar com fluido até a boca (acima do max)
5) Plugar a maquina de sangria;
4) Ligar a maquina e ir roda por roda abrindo a sangria até sair fluido de freio novo.
5) Desligar a maquina;
6) Retirar com uma seringa o excesso até ficar no nível max.

Simples assim!
Sistema lavado e fluido novinho!

Não tenha medo do alcool isopropilico, pois não tem agua e não ataca borracha ou qualquer outra coisa do sistema, ajudando ainda a recolher qualquer umidade que tenha ficado no sistema, pois assim como o fluido de freio, o álcool isopropílico é higroscópico.

Abs!
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Fluido de freio - Vectra B

por FFABIOFER » 10 Fev 2014, 17:25

Então , eu vou pagar pra fazer a sangria .
E pelo que eu vi uma vez eles usam o proprio fluido de freio novo pra ir empurrando fluido antigo .
Acho que foi isso que aparentemente o cara fez .

E como tenho certeza que ele não iram remover o reservatorio pra fazer a limpeza completa teria ver se com esse procedimento de usar o proprio fluido novo se vou gastar em torno de 1,5 a 2 litros .
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 30 Dez 2016, 07:42, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
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Re: FLUIDO DE FREIO

por Almeidão » 10 Fev 2014, 18:12

voce vai gastar um litro cada carro, ou talvez um pouco menos mas como voce não consegue comprar por exemplo 900 ML, então serão 4 frasco de 500ML para os dois carros. Eu não uso a Máquina para sangrar, mas uso o próprio óleo para empurrar o velho e mesmo vendo a mudança de cor quando sai o óleo novo, ainda empurro uns 50 ML a mais para certificar a troca completa. E a mudança de côr já aparece com um ano de uso.
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Re: FLUIDO DE FREIO

por FFABIOFER » 10 Fev 2014, 18:35

Almeidão escreveu:voce vai gastar um litro cada carro, ou talvez um pouco menos mas como voce não consegue comprar por exemplo 900 ML, então serão 4 frasco de 500ML para os dois carros. Eu não uso a Máquina para sangrar, mas uso o próprio óleo para empurrar o velho e mesmo vendo a mudança de cor quando sai o óleo novo, ainda empurro uns 50 ML a mais para certificar a troca completa. E a mudança de côr já aparece com um ano de uso.


O problema Almeidão é me informaram que a sangria para carros com ABS tem que ser com maquina .
Pois se utilizar o metodo convencional de ir bombando o pedal de freio corre o risco de danificar o sistema de ABS .

A respeito do fluido de freio , você já utilizou o Fluido da Bosch .
Vi em um site que o ponto de ebulição dele é 250 , enquanto o da TRW 230 .

Mas tá complicado pra encontrar esse da Bosch .
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Re: FLUIDO DE FREIO

por Luiz Antunes » 10 Fev 2014, 18:56

FFABIOFER escreveu:
Almeidão escreveu:voce vai gastar um litro cada carro, ou talvez um pouco menos mas como voce não consegue comprar por exemplo 900 ML, então serão 4 frasco de 500ML para os dois carros. Eu não uso a Máquina para sangrar, mas uso o próprio óleo para empurrar o velho e mesmo vendo a mudança de cor quando sai o óleo novo, ainda empurro uns 50 ML a mais para certificar a troca completa. E a mudança de côr já aparece com um ano de uso.


O problema Almeidão é me informaram que a sangria para carros com ABS tem que ser com maquina .
Pois se utilizar o metodo convencional de ir bombando o pedal de freio corre o risco de danificar o sistema de ABS .

A respeito do fluido de freio , você já utilizou o Fluido da Bosch .
Vi em um site que o ponto de ebulição dele é 250 , enquanto o da TRW 230 .

Mas tá complicado pra encontrar esse da Bosch .


Isso é mito Fabinho , pode trocar da maneira convencional , assim fiz no meu com MOTUL 5.1 , e não tem nada demais .

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Re: FLUIDO DE FREIO

por Alcir Andreoni » 10 Fev 2014, 19:06

A sangria do carro com ABS deve ser feita de maneira um pouco diferente dos carros convencionais.

Deve-se sangrar a roda mais próxima do cilindro mestre, partindo depois para a mais distante.

Agora se pode fazer bombando ou não, são outros quinhentos.
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Isso deixa marcas profundas!

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Re: FLUIDO DE FREIO

por FFABIOFER » 10 Fev 2014, 19:58

luiz antunes escreveu:
FFABIOFER escreveu:
Almeidão escreveu:voce vai gastar um litro cada carro, ou talvez um pouco menos mas como voce não consegue comprar por exemplo 900 ML, então serão 4 frasco de 500ML para os dois carros. Eu não uso a Máquina para sangrar, mas uso o próprio óleo para empurrar o velho e mesmo vendo a mudança de cor quando sai o óleo novo, ainda empurro uns 50 ML a mais para certificar a troca completa. E a mudança de côr já aparece com um ano de uso.


O problema Almeidão é me informaram que a sangria para carros com ABS tem que ser com maquina .
Pois se utilizar o metodo convencional de ir bombando o pedal de freio corre o risco de danificar o sistema de ABS .

A respeito do fluido de freio , você já utilizou o Fluido da Bosch .
Vi em um site que o ponto de ebulição dele é 250 , enquanto o da TRW 230 .

Mas tá complicado pra encontrar esse da Bosch .


Isso é mito Fabinho , pode trocar da maneira convencional , assim fiz no meu com MOTUL 5.1 , e não tem nada demais .


Legal Luiz , é bom saber disso .
Pois me informaram que se fizer do modo convencional , corre o risco de danificar o a bomba do ABS.

Quantos ml você usou pra fazer a sangria do sistema .
Sera que com a maquina usa mais ou é a mesma coisa

Vou ver agora sobre o fluido se coloco o TRW dot 4 , ou do Bosch dot 4 .
O unico problema é encontrar esse da Bosch , parece que ninguem trabalha com esse fluido.
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Re: FLUIDO DE FREIO

por FFABIOFER » 10 Fev 2014, 20:02

Alcir Andreoni escreveu:A sangria do carro com ABS deve ser feita de maneira um pouco diferente dos carros convencionais.

Deve-se sangrar a roda mais próxima do cilindro mestre, partindo depois para a mais distante.

Agora se pode fazer bombando ou não, são outros quinhentos.


É verdade isso mesmo Alcir .

Tambem li sobre isso .
No sistema com abs do vectra ,tem que ser feito a sangria em forma de " Z " começando pela roda dianteira esquerda e terminando pela roda traseira direita .

Isso eu achei bem interessante .
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Re: FLUIDO DE FREIO

por Luiz Antunes » 10 Fev 2014, 20:08

Usei 2 frascos de 500 ml da motul , ainda sobrou um pouco no 2º frasco .

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Re: FLUIDO DE FREIO

por Almeidão » 11 Fev 2014, 08:24

Sobre estragar o sistema bombeando, é puro mito. A máquina é recem e se tiver que estragar algo, ela sim pode estragar, afinal. Quantos trilhões de carros forom feitos sangrias bombeando até aparecer a maquina?

Bem, esqueçamos isto, desde que fique bom é o que importa.

Eu uso o TRW Dot 4, aqui tem muita serra e ele aguenta firme e o meu não é ABS.
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Re: FLUIDO DE FREIO

por rgapski » 11 Fev 2014, 08:42

Almeidão escreveu:Sobre estragar o sistema bombeando, é puro mito. A máquina é recem e se tiver que estragar algo, ela sim pode estragar, afinal. Quantos trilhões de carros forom feitos sangrias bombeando até aparecer a maquina?

Bem, esqueçamos isto, desde que fique bom é o que importa.

Eu uso o TRW Dot 4, aqui tem muita serra e ele aguenta firme e o meu não é ABS.


Pessoal,

De acordo com o Almeidão!!!
Bombar o freio pra sangrar não causa problemas, isso é mito!
O que não é recomendável é bombar o freio com os sangradores fechados, pois pode empenar os discos.

A maquina surgiu para acelerar o processo, pois com ela apenas um mecânico consegue fazer o trabalho, por outro lado, o sangramento por bombeamento, precisa de uma ajudinha e demora mais.

Sobre o fluido, pode usar o TRW mesmo, no padrão DOT4.
Uso esse padrão no meu e nunca tive fading nos freios, e também não tenho abs.

O que conta nessas horas é o estado do fluido.
De nada adianta ter um DOT 5.1 e ele estar contaminado com umidade! Vai ferver rapidinho também!
Por isso que eu sempre faço uma lavagem com álcool isopropílico no sistema...
Fora que, usar alcool pra jogar a sujeira fora sai mais barato que usar fluido de freio e agride menos o meio ambiente... rs

Abs!
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Re: FLUIDO DE FREIO

por Alcir Andreoni » 11 Fev 2014, 09:18

Rapha,

Concordo com quase tudo que você escreveu, somente não entendi o comentário de empenar os discos bombando o pedal do freio. :47:
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Re: FLUIDO DE FREIO

por rgapski » 11 Fev 2014, 09:40

Alcir Andreoni escreveu:Rapha,

Concordo com quase tudo que você escreveu, somente não entendi o comentário de empenar os discos bombando o pedal do freio. :47:


Alcir,

Quando se abre uma válvula de sangramento, toda a pressão aplicada ao pedal vai para o fluido que é expulso, certo?
Se você trancar a válvula, a pressão aplicada irá para os pistões, pressionando a uma pastilha contra o disco e puxando a estrutura da outra...

Dê uma olhadinha no cavalete da pastilha... O pistão hidráulico fica em apenas um lado da pastilha, exercendo mais pressão de um lado que do outro, pois um é empurrado e o outro lado puxado.
Quando se faz isso parado, o disco sofre pressão somente naquele ponto, causando empenamento.

Ta certo que, para empenar o disco, tem que colocar um jegue dando coice no pedal... Mas tem mecânico que acha que mexer em carro é botar força em tudo... ai já viu, ne?! rs

Eu tive esse problema com uma moto. Mandei trocar o fluido e o jegue apertou tanto o manete que conseguiu empenar o disco... Fiquei mto fulo da vida!

Para expulsar o fluido e o ar do sistema, basta bombear calmamente deixando o pedal ir até o fundo. Não precisa subir em cima do pedal e pisar freneticamente (o que a maioria faz).

Abs!
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Re: FLUIDO DE FREIO

por Alcir Andreoni » 11 Fev 2014, 09:45

rgapski escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Rapha,

Concordo com quase tudo que você escreveu, somente não entendi o comentário de empenar os discos bombando o pedal do freio. :47:


Alcir,

Quando se abre uma válvula de sangramento, toda a pressão aplicada ao pedal vai para o fluido que é expulso, certo?
Se você trancar a válvula, a pressão aplicada irá para os pistões, pressionando a uma pastilha contra o disco e puxando a estrutura da outra...

Dê uma olhadinha no cavalete da pastilha... O pistão hidráulico fica em apenas um lado da pastilha, exercendo mais pressão de um lado que do outro, pois um é empurrado e o outro lado puxado.
Quando se faz isso parado, o disco sofre pressão somente naquele ponto, causando empenamento.

Ta certo que, para empenar o disco, tem que colocar um jegue dando coice no pedal... Mas tem mecânico que acha que mexer em carro é botar força em tudo... ai já viu, ne?! rs

Eu tive esse problema com uma moto. Mandei trocar o fluido e o jegue apertou tanto o manete que conseguiu empenar o disco... Fiquei mto fulo da vida!

Para expulsar o fluido e o ar do sistema, basta bombear calmamente deixando o pedal ir até o fundo. Não precisa subir em cima do pedal e pisar freneticamente (o que a maioria faz).

Abs!

Entendido! :88:
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Re: FLUIDO DE FREIO

por QuackMastter » 11 Fev 2014, 22:27

faço a sangria normal e manual roda por roda com dot 4 bosh.
fica tinindo hehe.

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Re: FLUIDO DE FREIO

por Almeidão » 12 Fev 2014, 12:24

Se voce for fazer manual, faça nesta ordem.

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Re: FLUIDO DE FREIO

por Alcir Andreoni » 12 Fev 2014, 12:30

Almeidão escreveu:Se voce for fazer manual, faça nesta ordem.

DIANTEIRA ESQUERDA
TRASEIRA DIREITA
DIANTEIRA DIREITA
TRASEIRA ESQUERDA

Almeidão,

Posso dar um palpite?

Para carros com ABS:
Dianteira esquerda
Dianteira direita
Traseira esquerda
Traseira Direita.
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Re: FLUIDO DE FREIO

por FFABIOFER » 12 Fev 2014, 13:07

Alcir Andreoni escreveu:
Almeidão escreveu:Se voce for fazer manual, faça nesta ordem.

DIANTEIRA ESQUERDA
TRASEIRA DIREITA
DIANTEIRA DIREITA
TRASEIRA ESQUERDA

Almeidão,

Posso dar um palpite?

Para carros com ABS:
Dianteira esquerda
Dianteira direita
Traseira esquerda
Traseira Direita.


Vi uma vez isso em um topico do vectra clube , em que o usuario tinha o manual de manutenção HAYNES do vectra .
E ele dizia que o manual informava a ordem de sangria em " Z " mesmo .

Dianteira esquerda
Dianteira direita
Traseira esquerda
Traseira Direita

Pelo que pude entender é algo de começar pela roda mais proxima ao reservatorio e ia até a mais longe .
Isso era para carro com ABS .

Para carros sem ABS ele dizia que começava ao contrario .

Bem não entendo nda disso , tanto é que abri esse topico .
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Re: FLUIDO DE FREIO

por Almeidão » 12 Fev 2014, 16:17

Sinceramente me deu um branco aqui e não me lembro como é ele no ABS, mas o comum é em X. Sendo ele em X, o que acontece se fizerem as duas da frente e depois as de trás. Na verdade usaremos uma bomba dividida em duas e faremos uma sangria em meia mangueira cada vez e depois completaremos esta meia mangueira. No caso de fazer as duas da frente se ele for em X, então faremos duas meias mangueiras e depois duas meias mangueiras para completar. Melhor então fazer uma completa e depois a outra completa ONDE ESCREVO MANGUEIRA, ENTENDAM QUE É O CANO DE FREIO.

PARA EVITAR QUALQUER ERRO, É FÁCIL DE ENTENDER ISTO. ALIÁS SEMPRE ESCREVO ISTO, NÃO FAÇO POR FAZER OU PORQUE DISSEROM OU PORQUE EU SOMENTE LI, FAÇO POR ENTENDER OU SE EU NÃO ENTENDO E LEIO, VOU DISCUTIR COMIGO MESMO SE O QUE EU LI POSSA SER CERTO E APLICAR. PASSO PARA VOCES PARA QUE COMO EU, POSSAM ENTENDER O MOTIVO DE SER UMA E DEPOIS OUTRA.

Na bomba de freio sai dois canos e cada cano é dividido em dois sendo um para uma roda e outro para outra roda, é só seguir os canos desta saidas ou de cada saida e depois de dividido e ver para que rodas vão e sangrar estas duas, sejam elas em X ou Z isto não importa e a outra saida que será dividida em duas também serão as outras duas rodas.

Devo lembrar que se fizerem as duas dianteiras e depois a traseira ou vice versa, dificilmente dará errado, porem não custa fazer o que é certo e não custa entender o porque de tal roda e depois a outra tal roda.
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