O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BFluido de freio - Vectra B

41 mensagens
Avatar do usuário
leogomes
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Abr 2014, 23:23
Nome Completo: leonizanjo gomes da silva
Cidade: brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: FLUIDO DE FREIO

por leogomes » 10 Abr 2014, 23:58

o meu vectra 2.2 8v ficou quase sem freio na br, apertava o pedal mas ia mole ate o meio e endurecia , mas não parava, mas se bombeasse 3 veses dava freio normal, então a solução foi a limpeza geral do sistema de freio e a troca do fluido, (nao lave com agua, mas com alcool, e lave apenas o reservatorio as mangueiras o fluido novo dispensa a sugeira)ficou show e ainda ficou barato, gastei 2 tubos de 500ml de fluido dot4 porque foi feito a sangria das 4 rodas, paguei 20,00 de mao de obra, mas da pra fazer em casa, só precisa de alguem pra bombear o pedal enquanto vc faz a sangria das rodas,bombear até quando sair oleo novo e parar de sair ar do sistema , ai tampa a sangria da roda, faça 1 roda de cada vez, abraços. fique ligado pois tem mecanico que troca tudo até achar o defeito. ai fica caro.

Avatar do usuário
LeandroRibeiro
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Mar 2015, 19:59
Nome Completo: Leandro Ribeiro
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: FLUIDO DE FREIO

por LeandroRibeiro » 05 Mai 2015, 14:17

Agradeço pelo tópico,comprei meu vectra 99,estou fazendo uma geral nele,ja foram trocados,correias,bomba dágua,tensores,mangueira de ar quente,radiador,desde já meu muito obrigado ao Clube!!Próxima troca,fluído de freios!!

Fabio Leal
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 08 Jul 2014, 12:30
Nome Completo: Fábio Leal dos Santos Santana
Cidade: Itaquaquecetuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: FLUIDO DE FREIO

por Fabio Leal » 22 Set 2015, 15:39

Almeidão escreveu:Se voce for fazer manual, faça nesta ordem.

DIANTEIRA ESQUERDA
TRASEIRA DIREITA
DIANTEIRA DIREITA
TRASEIRA ESQUERDA


Almeidão, blz meu amigo?

Me tira uma duvida, meu Vectra são pastilhas (discos) nas dianteiras e lonas traseiras, minha dúvida é:
Nos freios traseiros são necessário a sangria?

valeu...
Att.
Fábio Leal
Itaquaquecetuba - SP

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Fluido de freio - Vectra B

por JoãodoValle » 06 Jul 2016, 17:44

Galera, deixa eu dar um ressuscitada aqui!!!!!

Já vi todos os detalhes da sangria e que é diferente a ordem pra ABS e talz, agora me ficou uma dúvida, como e que momento deve sangrar a embreagem? Como é feita a sangria dela?

MeninoUAI
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Jun 2015, 06:07
Nome Completo: Felipe Brass Peixoto Trshof
Cidade: Ouro Preto
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Fluido de freio - Vectra B

por MeninoUAI » 11 Jul 2016, 09:08

Uma dúvida, a sangria dos freios é necessário quando?

Avatar do usuário
joel
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Set 2014, 19:31
Nome Completo: joel queiroz
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Fluido de freio - Vectra B

por joel » 01 Out 2016, 19:43

A troca do fluido de freio é recomendado de 2 em 2 anos , pois vai contaminando o fluido com umidade , ae acontece a ebulição mais cedo , perdendo o freio

Enviado de meu Quantum Go usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fluido de freio - Vectra B

por Almeidão » 02 Out 2016, 20:37

JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Galera, deixa eu dar um ressuscitada aqui!!!!!

Já vi todos os detalhes da sangria e que é diferente a ordem pra ABS e talz, agora me ficou uma dúvida, como e que momento deve sangrar a embreagem? Como é feita a sangria dela?


João, você está meio esquecido, vi que ficaste sem resposta kakkakkkaka.

A embreagem não necessita sangria a não ser que por descuido o fluido de freio baixar alem do tubo onde sai o fluido para embreagem ou além do descuido um vazamento no sistema como um mangote de roda estourar etc. Isto porque o óleo ali não contamina tanto como nos freios que devem se fazer uma sangria pelo menos 2 vezes dentro destes dois anos antes da troca obrigatória, e também deve ser feito sempre ao trocar as pastilhas, isto porque devemos soltar o parafuso de sangria para o pistão voltar para a posição inicial.

Sempre lembro isto, o óleo de freio não se movimenta, não gira como o de motor e por isto não se mistura e desta forma la perto da roda que esquenta muito, vai deteriorando se com maior poder que o restante do sistema que não sofre este calor acima do normal. Qualquer descida usando o freio em excesso, ele esquenta tanto que perde o poer hidráulico onde você pisa e não tem freio, isto até mesmo com óleo novo, porém pior ainda para os que são velhos e super contaminados.

Eu uso Dot 4, muito bom para o Vectra B. Nada contra os outros mais novos e com maior Dots kakkka

Sds
Imagem

Edmoreno
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Jan 2016, 11:57
Nome Completo: Edis Carlos Pereira
Cidade: Ibirite
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Óleo de freio

por Edmoreno » 29 Dez 2016, 07:45

Bom dia pessoal, meu óleo de freio é da cor azul e irei precisar fazer sangria, posso utilizar o " dot 4 " da cor vermelha? ( Segundo o mecânico,não há problemas ) queria confirmar esta informação. Obrigado !

Avatar do usuário
Brener
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 17 Dez 2015, 05:57
Nome Completo: Brener
Cidade: Belo horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Óleo de freio

por Brener » 29 Dez 2016, 21:03

Pode sim, porem não esqueça de pedir o mecânico para limpar o reservatório e já aproveita e confere os flexíveis se estiverem rachados ou avariados aproveita e troca, se não depois e mais Fluido que vai ter que comprar!

Eu tenho o costume de utilizar o ATE DOT4, acredito ser uma das melhores marcas do mercado, questão custo beneficio.
Ex: Vectra Expression 2.0 Manual 2007/2007- Top
Atual: New Civic Exs 1.8 Aut. 2008/2008

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fluido de freio - Vectra B

por Almeidão » 30 Dez 2016, 11:59

Pede ele para fazer assim, com uma seringa ou mangueira, tire todo o óleo do reservatório e enche de DOT 4, em seguida fazer sangria roda direita dianteira ir pisando até começar sair a cor vermelha. Depois fazer na esquerda traseira, ir pisando até sair o de cor vermelha e por fim fazer as outras duas. Fazendo assim, com certeza terá ele tirado todo o óleo velho e azul, o seu carro ficará com óleo DOT 4 e melhor servido.

Só para explicar, que este óleo não vai melhorar o freio no dia dia comum, mas em uma descida de serra longa ele faz a diferença, pois trabalha bem mesmo estando mais quente. Mas não é para se arriscar achando que pode descer serra das Araras freando e que vai ter freio embaixo, isto nunca com qualquer tipo de óleo.
Imagem

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Fluido de freio - Vectra B

por AdrianoS » 09 Jan 2020, 23:26

Olá pessoal,

Irei trocar o fluido de freio do Vectra B, por acaso alguém do clube sabe dizer qual a medida das chaves para sangrar a embreagem e as pinças dianteira e traseira (disco nas 4 rodas)?
Vi que o parafuso da sangria da embreagem é menor que a chave 10 mm, e que a pinça dianteira o parafuso é ainda menor que o da embreagem, porém não sei exatamente as medidas.
O parafuso de sangria da pinça traseira é de mesma medida das dianteiras?
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fluido de freio - Vectra B

por Almeidão » 10 Jan 2020, 09:52

AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal,

Irei trocar o fluido de freio do Vectra B, por acaso alguém do clube sabe dizer qual a medida das chaves para sangrar a embreagem e as pinças dianteira e traseira (disco nas 4 rodas)?
Vi que o parafuso da sangria da embreagem é menor que a chave 10 mm, e que a pinça dianteira o parafuso é ainda menor que o da embreagem, porém não sei exatamente as medidas.
O parafuso de sangria da pinça traseira é de mesma medida das dianteiras?


O meu embreagem é 10mm, mas pode ser 9 e a pinça dianteira é 9 ou 8, ou seja como ela tem 8 e 9, ao comprar uma já terás a dianteira, mas compre de estrias, não use boca porque estraga todas as sangrias e não aperte muito, só encostar e pequeno aperto e já vai vedar. A traseira é menor, mas não me lembro, tive que fazer uma chave torta para fazer no meu por ter roda de liga leve e é 6 ou 7, mesma situação uma chave tem estas duas medidas. Se me lembrar mais tarde verei a medida certa das rodas de trás, bem como eu disse com a roda no ludar eu precisei dobrar uma chave, sem a roda a chave comum sangra fácil, isto na traseira.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fluido de freio - Vectra B

por chirola » 10 Jan 2020, 12:58

oi, e como fala almeidao as chave estrela e melhor sempre , os sangradores sao de aluminho e a chave de boca acaba espanando a cabeça deles.
uma coisa que eu faso e colocar a chave estrela no sangrador e no bico do sangrador coloco uma mangueira de silicone transparente (mangueira de gasolina de fusca)
abro o sangrador coloco uma cadeira pego uma gelada e espero olhando para a mangueira o fluido escorre trancuilo ate sem pisar no pedal e na mangueira vc ve cuando comensa a sair fluido limpo . se fur sangrar bombando o pedal e abrindo e fechando o sangrador sempre é mais facil com o carro ligado .
o fluido de freio ele e corrosivo nao pode encostar na lata e se tever contato com a pele tem que lavar com agua que corta o efeito corrosivo dele , por iso se fala que com o tempo e a contaminaçao por humidade vai perdendo eficiencia dele

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fluido de freio - Vectra B

por Almeidão » 10 Jan 2020, 15:39

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi, e como fala almeidao as chave estrela e melhor sempre , os sangradores sao de aluminho e a chave de boca acaba espanando a cabeça deles.
uma coisa que eu faso e colocar a chave estrela no sangrador e no bico do sangrador coloco uma mangueira de silicone transparente (mangueira de gasolina de fusca)
abro o sangrador coloco uma cadeira pego uma gelada e espero olhando para a mangueira o fluido escorre trancuilo ate sem pisar no pedal e na mangueira vc ve cuando comensa a sair fluido limpo . se fur sangrar bombando o pedal e abrindo e fechando o sangrador sempre é mais facil com o carro ligado .
o fluido de freio ele e corrosivo nao pode encostar na lata e se tever contato com a pele tem que lavar com agua que corta o efeito corrosivo dele , por iso se fala que com o tempo e a contaminaçao por humidade vai perdendo eficiencia dele


Una quilmes bien fria hehehehe. Se cai la pintura deve jogar água logo e não esfregar, só jogar água, sim mas que ele é bom para lavar as mãos de graxa, com certeza que sim e sai das mão com água sem precisar detergente kakakakak

Detalhe, sangrar em X, direita atrás esquerda frente, depois esquerda atrás e direita frente.

Acabei de confirmar, chave pinça traseira 7, dianteira 8. É preciso comprar 2, a 6/7 e a 8/9
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fluido de freio - Vectra B

por chirola » 10 Jan 2020, 18:22

como geralmente eu faso solzinho vo na opçao da geladinha e a cadeira de praia , abro o sangrador com a mangueira transparente ligada e trancuilamente fico de olho para ver a cor do fluido que vai saindo , e cuanto mais fria a gelada melhor .
a mangueira ajuda a nao boltar ar para a pinça caso retorne um poco vai boltar fluido , pode acelerar o proseso com uma seringa na ponta da mangueira para criar um pouco de vacuo e cuando sir um pouco de fluido tira ela e vai continuar saindo solzinho .

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Fluido de freio - Vectra B

por AdrianoS » 11 Jan 2020, 00:40

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal,

Irei trocar o fluido de freio do Vectra B, por acaso alguém do clube sabe dizer qual a medida das chaves para sangrar a embreagem e as pinças dianteira e traseira (disco nas 4 rodas)?
Vi que o parafuso da sangria da embreagem é menor que a chave 10 mm, e que a pinça dianteira o parafuso é ainda menor que o da embreagem, porém não sei exatamente as medidas.
O parafuso de sangria da pinça traseira é de mesma medida das dianteiras?


O meu embreagem é 10mm, mas pode ser 9 e a pinça dianteira é 9 ou 8, ou seja como ela tem 8 e 9, ao comprar uma já terás a dianteira, mas compre de estrias, não use boca porque estraga todas as sangrias e não aperte muito, só encostar e pequeno aperto e já vai vedar. A traseira é menor, mas não me lembro, tive que fazer uma chave torta para fazer no meu por ter roda de liga leve e é 6 ou 7, mesma situação uma chave tem estas duas medidas. Se me lembrar mais tarde verei a medida certa das rodas de trás, bem como eu disse com a roda no ludar eu precisei dobrar uma chave, sem a roda a chave comum sangra fácil, isto na traseira.





Valeu, obrigado pela ajuda Almeidão!
Abraço.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
João Eduardo Sobiecki
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 14 Abr 2020, 20:41
Nome Completo: João Eduardo Sobiecki
Cidade: São Bento do Sul
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Fluido de freio - Vectra B

por João Eduardo Sobiecki » 04 Ago 2020, 12:05

Opa bão,

Há uns dois dias a mangueira da embreagem do meu Vectra 97 estourou então para aproveitar o serviço quero deixar o sistema de freios (com ABS) e embreagem limpo dos pés à cabeça.

Estou encontrando dificuldade em retirar o reservatório do fluído, já desconectei a mangueira do atuador do pedal, mas acho que estou fazendo força demais para o reservatório sair para cima, gostaria de saber se é só forçar um pouco mais pra cima, ou tem algum procedimento específico pra isso?

Se alguém puder ajudar agradeço.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fluido de freio - Vectra B

por chirola » 04 Ago 2020, 13:14

João Eduardo Sobiecki escreveu:Fuente del Mensaje Opa bão,

Há uns dois dias a mangueira da embreagem do meu Vectra 97 estourou então para aproveitar o serviço quero deixar o sistema de freios (com ABS) e embreagem limpo dos pés à cabeça.

Estou encontrando dificuldade em retirar o reservatório do fluído, já desconectei a mangueira do atuador do pedal, mas acho que estou fazendo força demais para o reservatório sair para cima, gostaria de saber se é só forçar um pouco mais pra cima, ou tem algum procedimento específico pra isso?

Se alguém puder ajudar agradeço.



oi amigao nao tem truque nao e força ele entra a preçao na hora de colocar tambem da um trabalinho vc pode pasar um pouco de vaselina nas borrachas para instalar o novo mais facil , vaselina porque nao deteriora a borracha se nao tem pode com um trapo de algodao que nao solte fiapo pasar um pouco de detergente de lousa nas borrachas para a instalaçao do novo reservatorio vou deixar um video para vc ver como e a encaixe e vai entender porque da tanto trabalho tirar .
https://www.youtube.com/watch?v=9CjuO4j3Gzo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Fluido de freio - Vectra B

por Almeidão » 04 Ago 2020, 15:40

Quer uma dica? Não tire se você não for colocar um novo, dificilmente ele entrará bem com a borracha velha. Injeta fluido novo, tenta passar um pincel por dentro e depois tire com uma siringa e recoloque outro novo para fazer a sangria e tirar todo o velho do sistema e recolocando óleo novo e ir injetando com uma sangria aberta até o óleo sair todo e começar vir outro de outra cor que é o novo e dai mudar de roda e repetir o processo. Bem, se você ainda insistir em tirar, puxe ele bem forte que ele sai, mas ao recolocar troque as borrachas de vedação e use o próprio óleo de freio para facilitar a entrada, ou até mesmo acredite se quiser, saliva. Uma outra opção que uso é graxa de silicone ou de mecanismo, mas quase ninguém tem isto na hora. Graxa comum, nem pensar. Na hora de recolocar tenha a certeza que os tubos entraram até o fim.

Normalmente quando eu faço isto, eu jogo fora no minimo meio litro de óleo novo e uso o DOT 4.
Imagem

Avatar do usuário
João Eduardo Sobiecki
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 14 Abr 2020, 20:41
Nome Completo: João Eduardo Sobiecki
Cidade: São Bento do Sul
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Fluido de freio - Vectra B

por João Eduardo Sobiecki » 05 Ago 2020, 20:02

Obrigado ao chirola e o Almeidão que me deram algumas dicas do reservatório, preferi seguir o Almeidão e desisti de tirar o reservatório.

Agora meu problema não é muito com o fluido de freio e sim com um grampo que segura a mangueira da embreagem, a mangueira do atuador estava difícil de puxar para encaixar na caixa, daí puxei com uma força e esse grampo saiu voando, depois percebi que era preso por rebites de alumínio, mas agora estou procurando o local que ele ficava, mas não acho marca nenhuma. O grampo é esse do anúncio:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1

Alguém sabe onde que fica rebitado esse grampo, se é na carcaça da caixa, na lataria do paralama esquerdo, ou outro lugar?

Perguntei neste tópico porque isso faz parte da minha saga pra arrumar a embreagem e sangrar o fluído de freio.

41 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 189 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 16:32