O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

74 mensagens
diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por diego_ » 01 Dez 2020, 22:47

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje Olhem só, a própria Acciloly vendendo esse da Gonel. Alguém sabe me dizer se é linha de montagem?
https://www.acciolygm.com.br/reservator ... 7-ate-2005

Não é, mas tem uma boa qualidade, vc tem uns 80% de chance de não dar problema com um Gonel.
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por diego_ » 01 Dez 2020, 22:53

Júnior Borges escreveu:
Brates escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde Pessoal. Estou com um problema aparecendo no computador, às vezes aparece a mensagem para verificar o líquido do arrefecimento, mas tenho certeza que não está abaixo do nível, começou esses dias, aparece e apaga a mensagem, depois de um tempo volta a aparecer. O líquido está meio sujo, assim como o reservatório, terei que fazer uma limpeza no sistema. Será que dá pra aproveitar o reservatório? (Pois está bem escuro, não consigo ver o líquido, só abrindo a tampa mesmo). Ou ideal trocar o reservatório mesmo? E se tiver que trocar, vi duas marcas disponíveis, Gonel e Flório. Ambos são bons? E esses sensores, pelo que li costumam dar muito problema, ou sendo dessas marcas não tem erro? Agradeço a atenção de vocês. Abraço!
Amigo, no seu lugar eu trocaria o reservatório e colocaria um original com sensor. Esse é garantido que não dá problema. E digo mais: faria isso com a máxima urgência possível! Esse "liquido sujo que vc fala que vê na água, nada mais é que ferrugem que está contaminando todo o seu sistema, irá provocar um super aquecimento do seu motor e por consequência, irá queimar a junta de cabeçote do seu motor. Além do que, irá entupir todo o seu radiador e aí, já era. Coloca na ponta do lápis o gasto de tudo isso! Se tiver que trocar tudo isso por conta dessa água suja que vc fala, pode colocar mais de R$ 5.000,00 (junta de cabeçote, radiador, reservatório, tampa, liquido e mão de obra, fácil! Isso se não estourar alguma mangueira. E fazendo a limpeza e trocando reservatório, irá gastar no máximo R$ 500,00. Portanto, muito cuidado! Sistema de arrefecimento do motor requer muito cuidado e atenção. O estrago pode ser grande.

Sim, concordo com tudo que disse Alexandre. Quanto a temperatura, sou bem cuidadoso, e ele nunca passa dos 90, está funcionando bem, mas como tu disse, por enquanto, está meio sujo e vai acabar dando maiores problemas. Quanto ao reservatório original, honestamente não achei, apenas um maluco que anunciou a 810 no ML, sem chances de eu pagar isso...kkk. Encontrei esses da marca Gonel e Flório apenas, que são os melhores aparentemente. Mas alguma coisa tenho que fazer mesmo. Mas será que não dá pra limpar esse que está nele, ou não tem o que fazer? Obrigado pelo retorno amigo!
Limpe o sistema, já vai ajudar até vc conseguir um reservatório novo. Tira a termostatica e faça uma lavagem com água de torneira mesmo. Deixe o motor ligado e faça uma entrada de água direta e deixe a água sair até sair limpa. Uma vez que foi limpa tire as mangueiras inferiores do radiador, esvazie todo o sistema, não esqueça de ligar o ar quente durante todo o processo. Quanto ao reservatório. Tire ele, feche as saídas de água, coloque um pouco de cascalho e encha de água. Agite bem para tirar o máximo de sujeira possível. Se conseguir tente uma uma escova de limpar cachimbo e esfregue bem o reservatório. Uma vez que o sistema esteja limpo, remonte tudo, já bota uma termostatica nova e fluido de arrefecimento novo.

Sent from my Mi 9T using Tapatalk
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por Júnior Borges » 02 Dez 2020, 06:11

Valeu pelas dicas Diego. Vou fazer a limpeza do sistema primeiro pra ver como fica, até porque independente de ter que trocar ou não o reservatório a limpeza precisa ser feita. E torcer pra que no caso do sensor seja apenas um mau contato. Essa do cascalho não sabia. Ajuda a tirar a sujeira? O meu está muito escuro, até por isso pensei na troca. E depois da limpeza não há risco algum de colocar o aditivo?

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por diego_ » 02 Dez 2020, 07:10

Júnior Borges escreveu:Valeu pelas dicas Diego. Vou fazer a limpeza do sistema primeiro pra ver como fica, até porque independente de ter que trocar ou não o reservatório a limpeza precisa ser feita. E torcer pra que no caso do sensor seja apenas um mau contato. Essa do cascalho não sabia. Ajuda a tirar a sujeira? O meu está muito escuro, até por isso pensei na troca. E depois da limpeza não há risco algum de colocar o aditivo?
Não é exatamente risco. A ferrugem está tampando um buraco que já existe no teu sistema. O que vai acontecer é que vc vai limpar a ferrugem e descobrir os problemas que tem. Melhor descobrir um furo no radiador dentro da cidade do que na estrada. Adoro esse vídeo desse cara aqui https://youtu.be/s--5ft5YiHg no caso do nosso vectra não tem essa válvula no radiador, precisa arrancar a mangueira fora

Sent from my Mi 9T using Tapatalk
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por Almeidão » 02 Dez 2020, 08:44

Reservatório Original não precisa ser no Mercado Livre, vá em uma concessionaria e compre um lá aqui na GM uns 30 dias atrás eu conseguia um por 180,00. Vou ser sincero, não gostei de nenhum paralelo, começa na tampa e na saída embaixo que o original tem um anel de metal latão. Sobre o sensor, você pode usar o seu basta tirar e colocar no outro que vir desde que ele seja com sensor. Não adianta comprar um sem sensor e usar o sensor do seu, ele tem que ser com sensor e você pode trocar e usar o seu.

Tira fora seu reservatório, coloque muita areia nele, um pouco de detergente e agua e balance ele muito tipo peneirando, limpe com muita agua e repita o processo até ele limpar e ficar transparente, ele não ficará branco, mas ficará transparente e é bem fácil fazer isto e depois use o vídeo do link para trocar a agua que está suja, tirando a por completo. Compre 3 litros de Havoline Exrended Life concentrado, (Vidro Branco) coloque eles no reservatório e complete com agua comum, pode ser torneira mesmo e pronto. Podes usar outros Aditivos, mas eu só conheço este como real aditivo e qualquer outro bom tem o preço parecido a este, se for barato não é aditivo.

https://www.youtube.com/watch?v=vBrCR2pzvbg
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por Ju_Bueno » 02 Dez 2020, 08:53

Olha o resultado que consegui fazendo essa limpeza com areia:

ANTES
Imagem

DEPOIS
Imagem
Imagem


Eu só não concordo muito com a questão de que o aditivo vai limpar e remover sujeira do sistema. A proposta desses produtos normalmente é impedir o processo de corrosão, dentre outras funções. Eu tive experiências positivas usando Bardhal e Delphi - ambos orgânicos concentrados, aplicando num sistema que já não usava aditivo por algum tempo. Após uma boa limpeza apliquei o aditivo e o sistema se conservou limpo. Descobri vazamentos (antes sempre tinha que dar uma completadinha na água) pois onde vaza fica manchado com a cor do aditivo. Corrigido isso passei bons períodos sem ter vazamento.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por Júnior Borges » 02 Dez 2020, 10:06

diego_ escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Valeu pelas dicas Diego. Vou fazer a limpeza do sistema primeiro pra ver como fica, até porque independente de ter que trocar ou não o reservatório a limpeza precisa ser feita. E torcer pra que no caso do sensor seja apenas um mau contato. Essa do cascalho não sabia. Ajuda a tirar a sujeira? O meu está muito escuro, até por isso pensei na troca. E depois da limpeza não há risco algum de colocar o aditivo?
Não é exatamente risco. A ferrugem está tampando um buraco que já existe no teu sistema. O que vai acontecer é que vc vai limpar a ferrugem e descobrir os problemas que tem. Melhor descobrir um furo no radiador dentro da cidade do que na estrada. Adoro esse vídeo desse cara aqui https://youtu.be/s--5ft5YiHg no caso do nosso vectra não tem essa válvula no radiador, precisa arrancar a mangueira fora

Sent from my Mi 9T using Tapatalk

Verdade Diego. A probabilidade de dar algum vazamento é grande. Só limpando pra ver mesmo. Vou assistir o vídeo, mas logo farei a limpeza.

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por Júnior Borges » 02 Dez 2020, 10:10

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Reservatório Original não precisa ser no Mercado Livre, vá em uma concessionaria e compre um lá aqui na GM uns 30 dias atrás eu conseguia um por 180,00. Vou ser sincero, não gostei de nenhum paralelo, começa na tampa e na saída embaixo que o original tem um anel de metal latão. Sobre o sensor, você pode usar o seu basta tirar e colocar no outro que vir desde que ele seja com sensor. Não adianta comprar um sem sensor e usar o sensor do seu, ele tem que ser com sensor e você pode trocar e usar o seu.

Tira fora seu reservatório, coloque muita areia nele, um pouco de detergente e agua e balance ele muito tipo peneirando, limpe com muita agua e repita o processo até ele limpar e ficar transparente, ele não ficará branco, mas ficará transparente e é bem fácil fazer isto e depois use o vídeo do link para trocar a agua que está suja, tirando a por completo. Compre 3 litros de Havoline Exrended Life concentrado, (Vidro Branco) coloque eles no reservatório e complete com agua comum, pode ser torneira mesmo e pronto. Podes usar outros Aditivos, mas eu só conheço este como real aditivo e qualquer outro bom tem o preço parecido a este, se for barato não é aditivo.

https://www.youtube.com/watch?v=5u3fydE55u0

Já procurei por aqui Almeidão, nem na concessionária achei o original, apenas esse da Gonel ou Flório. Mas vou sequir essa sua dica e limpar antes pra ver, caso ele fique limpo e dê pra ver o líquido não tem porque trocar né. Agora uma dúvida: E a mensagem no painel, será mal contato do sensor? Só limpar ele resolve numa dessas? Bem de vez em quando que ele dá a mensagem no computador. Obrigado pelas dicas.

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por Júnior Borges » 02 Dez 2020, 10:13

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Olha o resultado que consegui fazendo essa limpeza com areia:

ANTES
Imagem

DEPOIS
Imagem
Imagem


Eu só não concordo muito com a questão de que o aditivo vai limpar e remover sujeira do sistema. A proposta desses produtos normalmente é impedir o processo de corrosão, dentre outras funções. Eu tive experiências positivas usando Bardhal e Delphi - ambos orgânicos concentrados, aplicando num sistema que já não usava aditivo por algum tempo. Após uma boa limpeza apliquei o aditivo e o sistema se conservou limpo. Descobri vazamentos (antes sempre tinha que dar uma completadinha na água) pois onde vaza fica manchado com a cor do aditivo. Corrigido isso passei bons períodos sem ter vazamento.

O seu ficou novo novamente Juliano. Se o meu ficar assim não tem motivo pra trocar. Vou limpar o sistema assim que tiver tempo e posto o resultado aqui, mas vai demorar um pouco por causa da correria de fim de ano, mas tenho que fazer isso, não tem como deixar do jeito que está. Valeu mesmo pela dica!

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por Júnior Borges » 02 Dez 2020, 11:56

Dá certo esse processo? Achei bem fácil, e como não tenho muito conhecimento de mecânica tem que ser algo simples mesmo...kkkk
https://www.youtube.com/watch?v=i1Iewqg5Zzg

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por Almeidão » 02 Dez 2020, 12:50

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje Dá certo esse processo? Achei bem fácil, e como não tenho muito conhecimento de mecânica tem que ser algo simples mesmo...kkkk
https://www.youtube.com/watch?v=i1Iewqg5Zzg


Quem faz milagre é Irmã Dulce, este tipo de limpeza ai é furada, aliás para tirar estas braçadeiras tem alicate próprio, usar o alicate direto assim em uma braçadeira grande tipo da mangueira principal tem um grande risco de se machucar ou machucar alguém próximo a você ou pegar no carro e arranhar. A nçao ser que seja um destes ai porem adaptado como eu adaptei um só para isto. Eu sei que todos querem tudo mais fácil, mas o mas fácil não existe, é fazer assim como nos vídeos ou não fazer. Lembro que ele estará limpo até os primeiro 8 minutos do vídeo, o resto é encher linguiça, fizeste até os 8 minutos, já não precisa fazer mais nada porque já estará limpo.

Desculpe ai, postei o vídeo errado, o correto é este abaixo e o segundo para colocar a agua depois de pronto.

https://www.youtube.com/watch?v=vBrCR2pzvbg

https://www.youtube.com/watch?v=pvPSLg9ZzAU
Imagem

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por danrmp » 02 Dez 2020, 15:07

Utilize um produto chamado Semorin. Tampe todas as saidas, coloque um frasquinho, pode colocar um pouco de água pra render... E deixa de molho, virando de tempos em tempos.

Não vai tirar o amarelado do tempo mas toda a ferrugem sairá, fica como a foto que o Juliano postou.

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por Júnior Borges » 03 Dez 2020, 14:30

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje Dá certo esse processo? Achei bem fácil, e como não tenho muito conhecimento de mecânica tem que ser algo simples mesmo...kkkk
https://www.youtube.com/watch?v=i1Iewqg5Zzg


Quem faz milagre é Irmã Dulce, este tipo de limpeza ai é furada, aliás para tirar estas braçadeiras tem alicate próprio, usar o alicate direto assim em uma braçadeira grande tipo da mangueira principal tem um grande risco de se machucar ou machucar alguém próximo a você ou pegar no carro e arranhar. A nçao ser que seja um destes ai porem adaptado como eu adaptei um só para isto. Eu sei que todos querem tudo mais fácil, mas o mas fácil não existe, é fazer assim como nos vídeos ou não fazer. Lembro que ele estará limpo até os primeiro 8 minutos do vídeo, o resto é encher linguiça, fizeste até os 8 minutos, já não precisa fazer mais nada porque já estará limpo.

Desculpe ai, postei o vídeo errado, o correto é este abaixo e o segundo para colocar a agua depois de pronto.

https://www.youtube.com/watch?v=vBrCR2pzvbg

https://www.youtube.com/watch?v=pvPSLg9ZzAU

O alicate próprio pra tirar até consigo Almeidão, mais pela falta de habilidades mecânicas mesmo...kkkk. Esse achei bem prático...Mas acho que vou levar pra fazerem numa oficina pedindo pra fazer como tu explicou ali pelo final do mês, agora tenho que levar pra troca da junta da tampa de válvulas e óleo que estou enrolando pra fazer, construindo então imagina como a grana tá curta né!

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por Júnior Borges » 03 Dez 2020, 14:31

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Utilize um produto chamado Semorin. Tampe todas as saidas, coloque um frasquinho, pode colocar um pouco de água pra render... E deixa de molho, virando de tempos em tempos.

Não vai tirar o amarelado do tempo mas toda a ferrugem sairá, fica como a foto que o Juliano postou.

Vou procurar pelo produto amigo. Obrigado pela dica!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por Almeidão » 03 Dez 2020, 15:30

Só tomar cuidado com os que tem sensores, eles tem um disco que se move e não sei se este produto não vai corroer esta peça. Os que não usas sensores não tem esta peça interna, por isto que disse que ao usar areia deve se movimentar lateralmente e depois virar de cabeça para baixo e seguir com o mesmo movimento para não ferir este sensor. Areia, detergente e água, no meu fiz há uns 3 a 4 meses atrás e ele tem sensor e lembro que não era ferrugem, é uma espécie de borra que vai agarrando e escurecendo ele.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por chirola » 03 Dez 2020, 21:23

so um detalhe cuidado com agua fria na descarga se estever quente. o coletor ou multiple nao sei como chama nas diferente regioes é de ferrro fundido pode trincar se estiver quente e joga ugua fria nele .

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por Júnior Borges » 04 Dez 2020, 06:22

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Só tomar cuidado com os que tem sensores, eles tem um disco que se move e não sei se este produto não vai corroer esta peça. Os que não usas sensores não tem esta peça interna, por isto que disse que ao usar areia deve se movimentar lateralmente e depois virar de cabeça para baixo e seguir com o mesmo movimento para não ferir este sensor. Areia, detergente e água, no meu fiz há uns 3 a 4 meses atrás e ele tem sensor e lembro que não era ferrugem, é uma espécie de borra que vai agarrando e escurecendo ele.

Verdade Almeidão, não tinha pensado no sensor. E esses sensores são bem sensíveis à qualquer coisa né. Ter que fazer com bastante cuidado. Ontem tirei ele e fiz uma limpeza, dei uma mexida na parte interna e parou de dar a mensagem no computador, se tomar cuidado posso aproveitar ele mesmo e se o reservatório ficar limpo nem precisa trocar.

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por Júnior Borges » 04 Dez 2020, 06:23

chirola escreveu:Fuente del Mensaje so um detalhe cuidado com agua fria na descarga se estever quente. o coletor ou multiple nao sei como chama nas diferente regioes é de ferrro fundido pode trincar se estiver quente e joga ugua fria nele .

Verdade Chirola, pode acabar danificando mesmo. Fazer com o motor frio logo de manhã, pra não ter risco. Obrigado pela dica!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por Almeidão » 04 Dez 2020, 08:19

Em qualquer situação, mexer nele sempre frio, isto vale para tudo, Velas, correia dentada, correia esticador, tudo tem que está frio. Principalmente se for mexer em parafusos que está expandido quando quente e arrebenta tudo ao tirar.
Aqui Chirola, o nome é coletor de admissão e coletor de escape.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Vectra B] Problema com reservatório de expansão com sensor

por chirola » 04 Dez 2020, 23:38

sim eu falei porque tem vez que a anciedade ... vc sabe da alquela ideia de que asim que chegar em casa vou facer e sem querer pode acabar danificando outra coisa sem querer .
o meu reservatorio esta marrom , mais como nao perde nem nada do estilo o sensor dele marca bem , asim que baixa a agua um dedo no reservsatorio acusa no CB tambem tenho costume de checar semanalmente o nivel , uma vez no mes completo meio copo de agua e uma vez no ano troco o fluido do sistema . entao em cuanto nao incomodar vai continuar marrom nao e algo que incomode nao gosto de mexer muito com as mangueiras e mais que sabendo como arrumo as coisas o mais provavel e que acabe trocando tudo e no momento nao da o orcamento .
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Aqui Chirola, o nome é coletor de admissão e coletor de escape.

entendeu aqui nma argentina eles chamam de multiple ao coletor de escape .
tem vez que para comprar aqui um reposto simples tem que pesquisar na net o nome porque tudo o que sei de mecanica e carros foi ensinado la no brasil mais vou me virando
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje Verdade Almeidão, não tinha pensado no sensor. E esses sensores são bem sensíveis à qualquer coisa né. Ter que fazer com bastante cuidado. Ontem tirei ele e fiz uma limpeza, dei uma mexida na parte interna e parou de dar a mensagem no computador, se tomar cuidado posso aproveitar ele mesmo e se o reservatório ficar limpo nem precisa trocar.

acredito que seja o contato meio sujo acredito que consiga sim aproveitar ele , no meu carro esta o original de fabrica ainda e funciona ok sem drama .

74 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 399 visitantes

Bem-vindo: 26 Abr 2024, 04:19