O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVentilador do A/C não liga / falha intermitente (RESOLVIDO) - Vectra B

62 mensagens
zackspeed
GL Member
GL Member
Mensagens: 88
Registrado em: 22 Jan 2014, 09:03
Nome Completo: Elyerton Marques
Cidade: fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Ventilador interno funciona quando quer - Vectra B

por zackspeed » 15 Mar 2022, 09:38

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Davidsouzmr escreveu:
Almeidão escreveu:Neste caso é o ventilador, e ele tem um relê somente que é a ultima velocidade, mas em um relê no seu carro embaixo do painel que controla este ventilador, ar condicionado, ventoinhas, farol e um monte de coisas mais. Este Relê se não estou errado é o primeiro da esquerda é um verde que pode ter 5 terminais ou 4, se for 4 ele tem que ter 86 e 87 em linha. Se for 5 já é em linha. Tirar ele fora e testar, é possível que ele seja o problema e se tiver agarrado é porque sofreu muita temperatura e derreteu o local.
O controle dele é simples, se você tiver ligado ar, farol, ventilador interno etc. Ao ligar a chave tudo roda, ao dar a partida tudo para e ao voltar a chave na posição ligado e o carro ligado tudo roda outra vez. Esta é a função dele e por isto precisa de cuidados especiais e e corar a corrente ali, nem a ventoinha funciona.
Se tiver ruim, use um Auxiliar comum com 40 amp. Marca DNI é ótima e mesmo quem tem este relê com 5 terminais, ali pode usar com 4 que é melhor porque o 5 não tem função ali no carro.



Outra duvida Alemida!! Esse Relé fica dentro da caixa de fusíveis ou no cofre do motor?! Poruqe na caixa de fusiveis tem um relé Marromzinho(original GM) que fica bem na esquerda que ta bem QUENTE, e na tampa da caixa a marcação dele tem um ventiladorzinho! Em contra partida... na caixa grande de relés la no cofre! Ja tem um relé da marca DNI ligado com um plug refeito! Ai tô na duvida entre qual dos dois ser o dito cujo!!!

Abraço!


Dentro do carro tem um relê original marrom, primeiro da esquerda que é para todos os itens fortes, este relê requer um tratamento especial porque passa por ele, ventoinha, ventilador e compressor. Se ele não tiver bem encaixado ou com terminal sem lubrificação ou até mesmo o contato interno bom, ele esquenta e queima esta parte plastica onde ele está e logo desliga tudo, não somente o ventilador, mas as ventoinhas também e sabemos o prejuízo que dá se ela não armar quando for necessário. Não custa caro trocar este relê que é um simples de 30 amp, podendo e com certeza será melhor usar um de 40 caso entrar de 40 com terminais de encaixe pequeno igual ao que está no seu carro. Ali ele é marrom para evitar erros, observa que no local onde ele entra em em volta marcado na peça uma linha marrom. Mas você pode usar um DNI, 4 terminais preto e recente comprei um aqui e paguei um pouco mais que 10 reais. Realmente ali esquenta bem, mas se não tiver com os contatos bons, ele esquentará bem mais até derreter o local, por isto que se conseguir um de 40amp, auxiliar 4 terminais voce vai acertar parte do problema. Na caixa grande do relê que fica perto do reservatório não tem nada a ver com ventoinhas e ventilador a não ser adaptação.

Na frente da bateria sim tem algo a ver com as ventoinhas e por isto que sempre digo a checar estes relês lubrificando os terminais com WD, isto porque ao usar energia mal conectada com certeza irá esquentar o marronzinho e pode ferrar tudo.

Já comentei que este marrom é o cara que sofre porque toda energia pesada passa por ele, todas as vezes que ligamos a chave ele arma, ao dar a partida ele desarma ao voltar com a chave na posição ligado ele volta a armar e fica ligado. Todas as vezes que as ventoinhas armam passa a corrente por ele, ao ligar o ar a corrente é por ele e ao ligar o ventilador a corrente passa por ele. Se ele tiver mal encaixado, com certeza vai esquentar e cuidar desta parte não é difícil, basta colocar um WD zinho uma vez por ano e pronto.



Bom dia a todos,

No meu caso acontece exatamente isso!
Então quer dizer que o aquecimento é considerado normal?

Comprei um relé 7525 / 8122 DNI que suporta corrente de 80 / 60A e vem um soquete robusto nele..., mas tenho receio dessa babilônia entrar em chamas! rss

Estranho esse aquecimento...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8386
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventilador interno funciona quando quer - Vectra B

por Almeidão » 15 Mar 2022, 10:19

Não amigo, o aquecimento do relê não é estranho, o super aquecimento sim seria estranho. Estes relês que voce está usando é amperagem alta e nem teria necessidade para isto, mas funciona também. O problema que por ser alta a amperagem ele pode esquentar também o interruptor que liga ele.

Sobre o aquecimento normal dele é bem simples, ao ser ligago exise uma bobina onde entra o fio positivo e do outro lado um negativo e lógico com isto ele esquentará, seria o mesmo que uma lampada. Já o aquecimento com exesso é mal contato com os terminais folgado nas tomadas onde entram o relê e recebe a energia mais forte para ser transportada até o motor eletrico que é o terminal 30 para 87 ou 87A no caso de ser um igual a este seu de 5 terminais. O que acontece ali é que o fio é cortado e tem uma emenda e esta emenda são os terminais 30 e 87 e se os terminais tem oxidação ou folga, a emenda fica mau feita e com isto sofrerá alto aquecimento. No caso do segundo estagio das ventoinhas, ai amigo pode ter terminais novos, solda que irá esquenar do mesmo jeito, afinal este segundo estagio foram feito para no máximo 1 minuto e logo descansar uns 5 a 10.
Imagem

62 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 659 visitantes

Bem-vindo: 29 Abr 2024, 13:20