Almeidão escreveu:Fuente del MensajeDavidsouzmr escreveu:Almeidão escreveu:Neste caso é o ventilador, e ele tem um relê somente que é a ultima velocidade, mas em um relê no seu carro embaixo do painel que controla este ventilador, ar condicionado, ventoinhas, farol e um monte de coisas mais. Este Relê se não estou errado é o primeiro da esquerda é um verde que pode ter 5 terminais ou 4, se for 4 ele tem que ter 86 e 87 em linha. Se for 5 já é em linha. Tirar ele fora e testar, é possível que ele seja o problema e se tiver agarrado é porque sofreu muita temperatura e derreteu o local.
O controle dele é simples, se você tiver ligado ar, farol, ventilador interno etc. Ao ligar a chave tudo roda, ao dar a partida tudo para e ao voltar a chave na posição ligado e o carro ligado tudo roda outra vez. Esta é a função dele e por isto precisa de cuidados especiais e e corar a corrente ali, nem a ventoinha funciona.
Se tiver ruim, use um Auxiliar comum com 40 amp. Marca DNI é ótima e mesmo quem tem este relê com 5 terminais, ali pode usar com 4 que é melhor porque o 5 não tem função ali no carro.
Outra duvida Alemida!! Esse Relé fica dentro da caixa de fusíveis ou no cofre do motor?! Poruqe na caixa de fusiveis tem um relé Marromzinho(original GM) que fica bem na esquerda que ta bem QUENTE, e na tampa da caixa a marcação dele tem um ventiladorzinho! Em contra partida... na caixa grande de relés la no cofre! Ja tem um relé da marca DNI ligado com um plug refeito! Ai tô na duvida entre qual dos dois ser o dito cujo!!!
Abraço!
Dentro do carro tem um relê original marrom, primeiro da esquerda que é para todos os itens fortes, este relê requer um tratamento especial porque passa por ele, ventoinha, ventilador e compressor. Se ele não tiver bem encaixado ou com terminal sem lubrificação ou até mesmo o contato interno bom, ele esquenta e queima esta parte plastica onde ele está e logo desliga tudo, não somente o ventilador, mas as ventoinhas também e sabemos o prejuízo que dá se ela não armar quando for necessário. Não custa caro trocar este relê que é um simples de 30 amp, podendo e com certeza será melhor usar um de 40 caso entrar de 40 com terminais de encaixe pequeno igual ao que está no seu carro. Ali ele é marrom para evitar erros, observa que no local onde ele entra em em volta marcado na peça uma linha marrom. Mas você pode usar um DNI, 4 terminais preto e recente comprei um aqui e paguei um pouco mais que 10 reais. Realmente ali esquenta bem, mas se não tiver com os contatos bons, ele esquentará bem mais até derreter o local, por isto que se conseguir um de 40amp, auxiliar 4 terminais voce vai acertar parte do problema. Na caixa grande do relê que fica perto do reservatório não tem nada a ver com ventoinhas e ventilador a não ser adaptação.
Na frente da bateria sim tem algo a ver com as ventoinhas e por isto que sempre digo a checar estes relês lubrificando os terminais com WD, isto porque ao usar energia mal conectada com certeza irá esquentar o marronzinho e pode ferrar tudo.
Já comentei que este marrom é o cara que sofre porque toda energia pesada passa por ele, todas as vezes que ligamos a chave ele arma, ao dar a partida ele desarma ao voltar com a chave na posição ligado ele volta a armar e fica ligado. Todas as vezes que as ventoinhas armam passa a corrente por ele, ao ligar o ar a corrente é por ele e ao ligar o ventilador a corrente passa por ele. Se ele tiver mal encaixado, com certeza vai esquentar e cuidar desta parte não é difícil, basta colocar um WD zinho uma vez por ano e pronto.
Bom dia a todos,
No meu caso acontece exatamente isso!
Então quer dizer que o aquecimento é considerado normal?
Comprei um relé 7525 / 8122 DNI que suporta corrente de 80 / 60A e vem um soquete robusto nele..., mas tenho receio dessa babilônia entrar em chamas! rss
Estranho esse aquecimento...