O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BInstalar botão "Start"

18 mensagens   •   Página 1 de 1
Edgar_8
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Jan 2014, 22:27
Nome Completo: EDGAR SODRÉ GARCIA
Cidade: CORUMBÁ
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Instalar botão "Start"

por Edgar_8 » 06 Mar 2014, 19:47

Caros colegas;

tive problemas no comutador de partida do carro, troquei até o miolo da ignição mas o contato da partida parece cada dia mais longo girar a chave até o final.

Gostaria de instalar o botão start não quero fazer gambiarra sei que perde a originalidade mas como uso o carro no dia a dia com constantes paradas fica sacrificante girar a chave e sempre com o interior quente o carro teima em não ter contato em ligar.

O que acham?

Alguém teria um esquema?

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Instalar botão "Start"

por Edcezar » 06 Mar 2014, 20:31

Quando comprar o botao, tem um esquema de ligação, indicando os fios certos.

Ja vi um adaptado em um astra belga e ficou demais.
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Instalar botão "Start"

por JonatasCl » 06 Mar 2014, 20:46

Se não for uma alteração assim, gritante, ficaria ótimo! Até acho legal de colocar no meu... rs

Avatar do usuário
Mala
GL Member
GL Member
Mensagens: 89
Registrado em: 14 Dez 2013, 09:23
Nome Completo: Marcos Ristow
Cidade: Panambi
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elegance 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Instalar botão "Start"

por Mala » 07 Mar 2014, 06:38

No Kadetteiros teve um membro que fez isso, usou uma chave tipo caça com relé, ao ligar a chave ligava ignição e dava partida, ai um rele cortava a partida quando o alternador dava sinal de carga. Vou ver se acho por lá e posto aqui.

Avatar do usuário
leandro.anselmo
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 213
Registrado em: 22 Abr 2013, 08:38
Nome Completo: Leandro Anselmo
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Instalar botão "Start"

por leandro.anselmo » 07 Mar 2014, 07:45

No Mercado Livre tem vários kits de botão de partida para utilização em qualquer veículo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... versal-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... versal-_JM

São botões bonitos, com led e bem acabados.

Só me encorajaria fazer este tipo de adaptação se o botão ficar em um local que fique harmonioso com o carro, não algo que logo de cara você olha e já vê que não tem nada a ver com o carro ou não pertence a ele. (sinceramente no modelo B não vejo um local adequado para colocar o botão sem destoar do conjunto)

O foco principal do Start/Stop é dispensar a chave... por isso, seria legal realmente não ter de usá-la, nem pra por dentro do contato! Sei que isso implica na segurança por conta do transponder e também precisa ver o lance do travamento do volante.

Não sei se é de alguém daqui:

http://www.youtube.com/watch?v=XZrHMl65sWM
Imagem
VCD 2.2 16v 2000 - Preto (Falcão Negro)
Ex VGLS 2.0 8v 97 - Prata (Cam.Ré+17´Elite)
:::::>>>>>> Fotos do Veículo <<<<<<:::::

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Instalar botão "Start"

por Edcezar » 07 Mar 2014, 10:06

leandro.anselmo escreveu:No Mercado Livre tem vários kits de botão de partida para utilização em qualquer veículo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... versal-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... versal-_JM

São botões bonitos, com led e bem acabados.

Só me encorajaria fazer este tipo de adaptação se o botão ficar em um local que fique harmonioso com o carro, não algo que logo de cara você olha e já vê que não tem nada a ver com o carro ou não pertence a ele. (sinceramente no modelo B não vejo um local adequado para colocar o botão sem destoar do conjunto)

O foco principal do Start/Stop é dispensar a chave... por isso, seria legal realmente não ter de usá-la, nem pra por dentro do contato! Sei que isso implica na segurança por conta do transponder e também precisa ver o lance do travamento do volante.

Não sei se é de alguém daqui:

http://www.youtube.com/watch?v=XZrHMl65sWM


O transponder é o x da questão.

no belguinha que vi adaptado, ele funciona das duas formas: com chave dando a partida e com o botão dando a partida; mas a chave tem de ficar no contato por causa do transponder.

O dono optou por fazer assim, pois trabalhava com o carro e então tinha de deixar muitas vezes com manobristas pra estacionarem.

Tem opção do Keyless mas dai só pagando muito mais caro...
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Instalar botão "Start"

por JonatasCl » 07 Mar 2014, 10:13

Loucura prender o transponder onde vai a chave?

Um amigo de um 206 moonlight ele colocou um alarme lá que liga o motor, não sei como funciona só acho super maneiro, ele vai chegando perto do carro, aperta o botão para abrir as portas e aperta o botão para ligar o carro, é irado demais.. haha

Ele colocou o transponder preso no contato, ele é bem lokao, tipo aqueles caras que joga toda a sorte em cima do seguro e se levar, levou...

Vou mandar um whatsapp para ele esse fds para me passar maiores informações.

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Instalar botão "Start"

por Edcezar » 07 Mar 2014, 11:31

JonatasCl escreveu:Loucura prender o transponder onde vai a chave?

Um amigo de um 206 moonlight ele colocou um alarme lá que liga o motor, não sei como funciona só acho super maneiro, ele vai chegando perto do carro, aperta o botão para abrir as portas e aperta o botão para ligar o carro, é irado demais.. haha

Ele colocou o transponder preso no contato, ele é bem lokao, tipo aqueles caras que joga toda a sorte em cima do seguro e se levar, levou...

Vou mandar um whatsapp para ele esse fds para me passar maiores informações.


Não, não mexeu em nada no transponder... deixou no mesmo lugar.

Por isso a chave precisa estar lá e girar até a posição 2 da partida.

isso se comprar só o botão.

Se comprar o conjunto todo dai se tem um key less.

no vectra b, eu "mandaria embora o acendedor de cigarros" hehehe

no c eu sinceramente não encontrei lugar...
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
juninho roque
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 224
Registrado em: 15 Mai 2013, 20:46
Nome Completo: albert flits junior nogueira roque
Cidade: franca
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Instalar botão "Start"

por juninho roque » 07 Mar 2014, 11:58

até um tempo atrás eu tava meio encanado com esse tal botão. eu tava pensando em algo do tipo de ao em vez de usar a chave eu usaria um pendrive pra ligar a ignição e o botão pra dar partida no carro. tava pensando em fazer alguma coisa ali na capa da coluna de direção pra colocar esse botão, fazer um trabalho com fibra de vidro e colocaria ele ali no próprio buraco aonde é o tambor. eu queria fazer algo pra eliminar de vez a chave. confesso que nem pensei no caso do transponder. bom, esse era uma ideia meio louca que eu tava na cabeça, mas nem sei se iria dar certo.

JonatasCl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 370
Registrado em: 10 Mai 2013, 11:09
Nome Completo: Jonatas Correa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Instalar botão "Start"

por JonatasCl » 07 Mar 2014, 12:00

Edcezar escreveu:
JonatasCl escreveu:Loucura prender o transponder onde vai a chave?

Um amigo de um 206 moonlight ele colocou um alarme lá que liga o motor, não sei como funciona só acho super maneiro, ele vai chegando perto do carro, aperta o botão para abrir as portas e aperta o botão para ligar o carro, é irado demais.. haha

Ele colocou o transponder preso no contato, ele é bem lokao, tipo aqueles caras que joga toda a sorte em cima do seguro e se levar, levou...

Vou mandar um whatsapp para ele esse fds para me passar maiores informações.


Não, não mexeu em nada no transponder... deixou no mesmo lugar.

Por isso a chave precisa estar lá e girar até a posição 2 da partida.

isso se comprar só o botão.

Se comprar o conjunto todo dai se tem um key less.

no vectra b, eu "mandaria embora o acendedor de cigarros" hehehe

no c eu sinceramente não encontrei lugar...

Então Edcezar, eu estou perguntando se é loucura fazer isso??? Como ele está sempre junto com a gente, todo mundo fala que ele é louco, que para roubar o carro ali é 1 - 2...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8379
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Instalar botão "Start"

por Almeidão » 07 Mar 2014, 12:25

Colocar um botão para ligar é fácil, isto só para ignição não aqueles caros com módulos etc. Pode ser até um botão grande tipo o conhecido botão do caminhçao Mercedes ou até mesmo um bem disfarçado como um botão de qualquer placa de aparelho de som. Estes botões interno que são preso nas placas eletronica, ai basta fazer um furinho bem pequeno em este acabamento do volante e colocar ele ou em qualquer outro lugar.

Ambos os casos, precisarão um relê auxiliar de 40A no mínimo.

A ligação é simples, vai no comutador descubra qual fio é o da ignição, e coloque ele no terminal 30 do rel|ê auxiliar, descobre qual é o positivo que conecta com ele e liga no 87.
Já o botão que tem dois terminais, um liga na massa como negativo e outro no terminal 85 do relê.
Vai na caixa de fusível, busque um fio positivo depois de um fusivel e ligue ele 85 do relê. (Digo que depois de um fusível, porque assim ele já terá a proteção deste fusível)
Agora é só ligar a chave e apertar o botão que o motor vai mostrar porque está ali.

Importante tirar os fios do contato e colocar no relê, não deixar no contato + o relê, assim se voce girar a chave e tentar fazer funcionar ele não fará nada, só funcionará com chave ligada e apertando o botão.
Eu tinha isto tempos atrás em uma Brasilia e achava bem legal ligar a chave na direira e apertar o botão na esquerda, mas no Vectra acho melhor isto ai abaixo.

Sobre esta peça estragar, realmente estraga pra caramba, eu no meu depois de estragar umas, consegui comprarm um comutador original que é marca Arteb, desmontei tudo, tirei um pouco da potencia da mola, tipo 25%, e para o contato uso um relê de 50A, então quando a chave faz a ignição, ela só liga o relê, o resto o relê faz. Ali nada sofre, e depois que fiz isto, já troquei 2 miolos de chave por tempo de uso e não porque quebrou e os contatos seguem perfeitos.
Imagem

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Instalar botão "Start"

por José Leal » 07 Mar 2014, 18:57

Sobre o transponder é o mais fácil. Basta desabilita-lo. No ex-Vectra, já estava desabilitado. Não mexi no Classic pois a chave original dele está perfeita. Para desabilitar o transponder, pode ser via OPCom ou Tech2. Mas precisa do Infocard.

A grande questão é se o "meliante" entrar no carro e descobrir onde estão os botões para acionar o pós chave e o motor de partida. Ali sim precisaria de um segredo.
Imagem
Imagem
Imagem

Edgar_8
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Jan 2014, 22:27
Nome Completo: EDGAR SODRÉ GARCIA
Cidade: CORUMBÁ
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Instalar botão "Start"

por Edgar_8 » 07 Mar 2014, 21:26

Almeidão escreveu:Colocar um botão para ligar é fácil, isto só para ignição não aqueles caros com módulos etc. Pode ser até um botão grande tipo o conhecido botão do caminhçao Mercedes ou até mesmo um bem disfarçado como um botão de qualquer placa de aparelho de som. Estes botões interno que são preso nas placas eletronica, ai basta fazer um furinho bem pequeno em este acabamento do volante e colocar ele ou em qualquer outro lugar.

Ambos os casos, precisarão um relê auxiliar de 40A no mínimo.

A ligação é simples, vai no comutador descubra qual fio é o da ignição, e coloque ele no terminal 30 do rel|ê auxiliar, descobre qual é o positivo que conecta com ele e liga no 87.
Já o botão que tem dois terminais, um liga na massa como negativo e outro no terminal 85 do relê.
Vai na caixa de fusível, busque um fio positivo depois de um fusivel e ligue ele 85 do relê. (Digo que depois de um fusível, porque assim ele já terá a proteção deste fusível)
Agora é só ligar a chave e apertar o botão que o motor vai mostrar porque está ali.

Importante tirar os fios do contato e colocar no relê, não deixar no contato + o relê, assim se voce girar a chave e tentar fazer funcionar ele não fará nada, só funcionará com chave ligada e apertando o botão.
Eu tinha isto tempos atrás em uma Brasilia e achava bem legal ligar a chave na direira e apertar o botão na esquerda, mas no Vectra acho melhor isto ai abaixo.

Sobre esta peça estragar, realmente estraga pra caramba, eu no meu depois de estragar umas, consegui comprarm um comutador original que é marca Arteb, desmontei tudo, tirei um pouco da potencia da mola, tipo 25%, e para o contato uso um relê de 50A, então quando a chave faz a ignição, ela só liga o relê, o resto o relê faz. Ali nada sofre, e depois que fiz isto, já troquei 2 miolos de chave por tempo de uso e não porque quebrou e os contatos seguem perfeitos.


... então Almeidão semana passada troquei 02 comutadores bem que são pararelos e percebo que o giro da chave vai ficando mais longo talvez pela peça ser de qualidade inferior, por isso a do botão, vi vários na net mas não queria uma gambiarra algo bem discreto só pela comodidade mesmo, mas que o esquema já usado nos megane é irado isso é.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8379
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Instalar botão "Start"

por Almeidão » 08 Mar 2014, 08:56

Claro que é irado, e não precisa ficar segurando o motão tipo hem, hem hem. Basta apertar e tirar o dedo que ele vai funcioanr, bem isto até ter um problema no futuro que poderá ser resolvidol porem vai dá muito falatório.

Uma dica para voce e para quem tiver problemas com esta peça. COMPRE SEMPRE ARTEB, esta marca é o original incluso tem os contatos e dois rolinhos internos para pasar por cima deles. Totalmente diferente de outros originais e dos paralelos que existem.

Alias estou procurando um novo pra mim, assim que achar este arteb eu o comprarei.
Imagem

Gustavo CwB
Member
Member
Mensagens: 40
Registrado em: 25 Dez 2013, 21:21
Nome Completo: Luiz Gustavo Portela
Cidade: curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Instalar botão "Start"

por Gustavo CwB » 09 Mar 2014, 00:30

Edcezar escreveu:Quando comprar o botao, tem um esquema de ligação, indicando os fios certos.

Ja vi um adaptado em um astra belga e ficou demais.

ae Ed, tem o link do astra belga, quero ve se eu instalo no meu um dia, ai ja quero ver como ele fez, e onde ele colocou o botao
Organizador de Eventos do Astra Club

Astra F Belga 1995 http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=2888

projeto gsi: 0%

Avatar do usuário
gabrielgvjg
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 06 Mai 2013, 10:20
Nome Completo: Gabriel Vicente Jatobá Gonçalves
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Instalar botão "Start"

por gabrielgvjg » 24 Mar 2014, 14:43

Galera achei muito boa essa ideia do botão para ligar e desligar o carro. Eu não sou muito entendido do assunto mas a galera que saca mais um pouco ai será que não teria como fazer um sistema como dos carros mais modernos de apenas chegar coma chave perto do carro para que se possa ligar o carro? Ou apenas inserir a chave sem ter que gira-la?
Imagem

Imagem

Imagem

Tiberium00
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Abr 2022, 11:36
Nome Completo: José Augusto de Melo Ribeiro
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2008/2009
Idade: 48

Instalar botão "Start"

por Tiberium00 » 06 Abr 2022, 11:45

Amigo no meu Vectra GTX auto, coloquei faz uns 3 anos e não tive problema nenhum, procura um que já vem com os módulos, e vc nem precisa cortar os fios ele vem completo junto com os conectores, e funciona tudo original do carro, mais a função de presença no meu estou muito contente

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8379
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Instalar botão "Start"

por Almeidão » 06 Abr 2022, 12:12

Tiberium00 escreveu:Fuente del Mensaje Amigo no meu Vectra GTX auto, coloquei faz uns 3 anos e não tive problema nenhum, procura um que já vem com os módulos, e vc nem precisa cortar os fios ele vem completo junto com os conectores, e funciona tudo original do carro, mais a função de presença no meu estou muito contente


Existem diversos módolus a venda e dizer qual é o bom é complicado. Imagino também e você poderá nos responder se pe que voce usa ele no local onde estava a chave, neste caso queria saber se a tranca do volante permanece. Se bem que para mim já nem importa muito porque o meu já tirei esta tranca fa tempo.

Este video mostra um Vectra sendo colocado o botão e ai se vê que tira a trava do volante e fica igual ao meu sem trava.
Acho que no Vectra B que não tem que fazer leitura de painel, pelo menos o meu, daria para colocar para ligar direto na primeira dedada, este 1, 2, 3 é meio chato kakakak.

https://www.youtube.com/watch?v=U4Qhi1JqE1I
Imagem

18 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 198 visitantes

Bem-vindo: 23 Abr 2024, 10:47