O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BAJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

20 mensagens   •   Página 1 de 1
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Almeidão » 22 Abr 2013, 07:54

Pessoal, estou precisando de uma ajudinha na qual não sou muito bom. Um despreocupado arranhou minha porta carona direita traseira. Eu acertei e tive que pintar a porta inteira e meu carro é branco. Ficou bem diferente, aquela porta no meio brancona e as outras partes tipo branco indo para o bege. A tinta é a mesma e ficará bege também com o tempo, porem sei que não será tão rápido. Afirmo que realmente é a mesma tinta, branco mahler, poliéster variação Y.

Alguem tem uma idéia de como adiantar este processo?

Tá feio demais

Obrigado
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Arquiteto » 22 Abr 2013, 08:23

oh louco Almeidão ...

dificil esta parada ...

neste casos o que se faz geralmente e minimizar a diferença e rejuvenecendo as outras partes

removendo um pouco da oxidação com um polimento ...

de qualquer forma vou dar uma pesquisada o forum detalhe.net pra ver se escontro mais alguma dica ...

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por rgapski » 22 Abr 2013, 09:14

Almeidão,

O cara que pintou teu carro não levou uma amostra para chegar na mesma tonalidade de tinta?
Já que ta feito, o que pode tentar fazer é igualar as outras partes atravás de um polimento, como a Arquiteto falou.
Mas tem que ser um polimento bem refinado.

Eu não sou profundo conhecedor do assunto, mas já vi algumas oficinas que mandam preparar a tinta na mesma tonalidade do carro.
Em geral retiram a peça danificada, ou a tampa do tanque e levam para uma maquina que faz a analise.

Com tanta tecnologia que temos, não precisa ser tão bom assim para deixar tudo certinho.
Acho que você pode tentar voltar na oficina e mostrar que não ficou bom e deixar eles "se virarem".

Abs
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Varger
GL Member
GL Member
Mensagens: 75
Registrado em: 10 Abr 2013, 23:54
Nome Completo: David Varger
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Varger » 22 Abr 2013, 09:25

Foi o funileiro que errou! Não existe isso de pintar o carro com a cor do catalogo e pronto! Isso talvez funcione se o carro for zero, mas de resto o funileiro tem que fazer a a tinta pra chegar o mais próximo possível da cor do resto do carro!
_______________________________________
David Varger
Vectra CD 2.2 16V Auto. 2004 Preto
Vectra CD 2.2 16V Auto. 2001 Cinza Pontal

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Luiz Antunes » 22 Abr 2013, 11:11

Tinha uma lenda antiga que o uso de querosene nas partes mais brancas, com frequencia , poderia fazer o que vc quer , mas nunca testei isso de verdade .

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por rgapski » 22 Abr 2013, 11:27

luiz antunes escreveu:Tinha uma lenda antiga que o uso de querosene nas partes mais brancas, com frequencia , poderia fazer o que vc quer , mas nunca testei isso de verdade .


Luiz,

Essa lenda era verdadeira, na época dos Fuscas, Kombis, Variants, Corcel, Chevettes...
Nessa época, utilizava-se uma pintura mais espessa, e sem aquela camada de verniz. Era uma tinta "mais mole", diferente da utilizada hoje.
Tanto que nessa época havia o costume de "polir" os carros com kaol/brasso e a tinta sempre saia no pano.
Quem viveu na década de 80, deve lembrar muito bem! rs

Assim, quando se passava o querosene, facilitava a retirada da camada superficial da tinta, retornando à tonalidade original, que em geral, era mais clara.

Hoje, a pintura é recoberta com um verniz mais resistente (duro), que protege mais e é menos suscetível à ação de removedores mais fracos, como o querosene.
Portanto, nas tintas modernas, o querosene não tem muito efeito, e acaba funcionando mais para remoção de pixes e outras sujidades do que para desbastamento.

Esse tipo de tinta ainda existe e é aplicado, mas em geral, para carros mais antigos.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Almeidão » 22 Abr 2013, 14:03

Pessoal, o pobre pintor não errou não. Não vamos malhar ele por isto hehehhehhe.

Sobre a tinta do catálogo, esta é a minha tinta mesmo. Já usei ela para pintar para-choques e espoiler lateral etc e sempre com o tempo fica igual, aliás nem comprei ela esta semana, foi uma sobra da ultima pintura dos epoilers que foi em novembro passado e a diferença que há no espoiler nem se nota porque é uma peça única e diferente de uma porta. Eu só queria adiantar o processo é agora com a porta. Já sei que ela fica da mesma côr, então se eu comprasse uma já preparada, assim que envelhecida ia ficar diferente. Prefiro a diferença agora e logo ela vai se igualar.

Bem, vou mandar dar uma polida geral para melhorar um pouco e não olhar muito do lado direito.

Obrigado a todos
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Arquiteto » 22 Abr 2013, 14:22

Almeidão

dentro da filosofia que não adianta chorar o leite derramado ...

eu partia pro seguinte ...

lixamento suave com a lixa 2000 para retirar a oxidação superficial da tinta antiga

polimento com tech cut merzena

ou dupla ação da merzena ... com boina de spuma corte medio

finalização com final finish merzena e boina preta macia ...


na pintura nova e melhor não fazer nada dentro de tres meses ela ainda vai estar curando ...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Almeidão » 22 Abr 2013, 14:58

Arquiteto escreveu:Almeidão

dentro da filosofia que não adianta chorar o leite derramado ...

eu partia pro seguinte ...

lixamento suave com a lixa 2000 para retirar a oxidação superficial da tinta antiga

polimento com tech cut merzena

ou dupla ação da merzena ... com boina de spuma corte medio

finalização com final finish merzena e boina preta macia ...


na pintura nova e melhor não fazer nada dentro de tres meses ela ainda vai estar curando ...


É isso ai, Arquiteto. Não tenho muito que fazer a não ser vontade de esganar a mulher que deu ré com a porta aberta para cima do meu carro, mas ela é a esposa do chefe ou seja é chefe também e eu estacionado na garage da empresa kakkakakkak.

Bem, vou esperar e nem mexer por estes 3 meses. Esta era minha idéia de imediato, depois dou uma geral.

Obrigado
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Almeidão » 29 Abr 2013, 15:30

Bem pessoal, não poderei esperar a pintura ficar queimada e na minha posição onde gosto de ter um carro que não seja tão novo, mas que seja impecável. Já estaria pecando com esta espera, então decidi dar uma acertada na pintura lateral, ou seja pintar as duas laterais inteira mais para choques dianteiro, polir teto e capôs e ai sim esperar o envelhecimento total da pintura, porem sem a aparência que está e que me deixa bravo a cada vez que vejo. Já defini isto para o próximo sábado, já comprei a tinta e o verniz, sempre uso o top que custa aqui R$ 49,00 e hoje já começarei a desmontar, porque para aqueles que pensam que deixo rastro de tinta no carro entre borrachas e vidros, esqueçam desmonto tudo, tipo tirar os vidrinhos traseiros, para choques, faróis, maçanetas, retrovisores, acabamentos em cima da porta, expoilers laterais, aquela pecinha preta em cima do teto antes do vidro traseiro, em fim tudo.

Já adianto que ficará bom.

Sds
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Almeidão » 29 Abr 2013, 15:33

Almeidão escreveu:Bem pessoal, não poderei esperar a pintura ficar queimada e na minha posição onde gosto de ter um carro que não seja tão novo, mas que seja impecável. Já estaria pecando com esta espera, então decidi dar uma acertada na pintura lateral, ou seja pintar as duas laterais inteira mais para choques dianteiro, polir teto e capôs e ai sim esperar o envelhecimento total da pintura, porem sem a aparência que está e que me deixa bravo a cada vez que vejo. Já defini isto para o próximo sábado, já comprei a tinta e o verniz, sempre uso o top que custa aqui R$ 49,00 e hoje já começarei a desmontar, porque para aqueles que pensam que deixo rastro de tinta no carro entre borrachas e vidros, esqueçam desmonto tudo, tipo tirar os vidrinhos traseiros, para choques, faróis, maçanetas, retrovisores, acabamentos em cima da porta, expoilers laterais, aquela pecinha preta em cima do teto antes do vidro traseiro, em fim tudo. E ai daquele que querer me ajudar, levará um bicudo na canela kakkakakkakkak. Só deixarei o pintor pintar, porque nunca gostei de fazer isto hehheheh.

Já adianto que ficará bom.

Sds
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Last_Warrior » 29 Abr 2013, 16:04

Que ficará bom não tenha dúvidas... Será que não compensaria tentar fazer um polimento antes ou vc já tentou isso?

Boa sorte e posta fotos se possível...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Arquiteto » 29 Abr 2013, 16:14

Almeidão escreveu:Bem pessoal, não poderei esperar a pintura ficar queimada e na minha posição onde gosto de ter um carro que não seja tão novo, mas que seja impecável. Já estaria pecando com esta espera, então decidi dar uma acertada na pintura lateral, ou seja pintar as duas laterais inteira mais para choques dianteiro, polir teto e capôs e ai sim esperar o envelhecimento total da pintura, porem sem a aparência que está e que me deixa bravo a cada vez que vejo. Já defini isto para o próximo sábado, já comprei a tinta e o verniz, sempre uso o top que custa aqui R$ 49,00 e hoje já começarei a desmontar, porque para aqueles que pensam que deixo rastro de tinta no carro entre borrachas e vidros, esqueçam desmonto tudo, tipo tirar os vidrinhos traseiros, para choques, faróis, maçanetas, retrovisores, acabamentos em cima da porta, expoilers laterais, aquela pecinha preta em cima do teto antes do vidro traseiro, em fim tudo.

Já adianto que ficará bom.

Sds



tem algumas coisas que tambem penso assim ... se quero bem feito e e melhor por a mão na massa

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Ju_Bueno » 29 Abr 2013, 16:22

Sucesso na empreitada Almeidão! Quisera eu ter o dom pra dar um jeito desse no meu teto queimado e acabar com os risquinhos na lateral direita... :56: .
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Ricardo Crispim » 29 Abr 2013, 16:43

Ju_Bueno escreveu:Sucesso na empreitada Almeidão! Quisera eu ter o dom pra dar um jeito desse no meu teto queimado e acabar com os risquinhos na lateral direita... :56: .



X2!!
Não tenho o mínimo jeito para isso, mas admiro quem tem....

Forte abraço!!!!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Almeidão » 29 Abr 2013, 19:44

É assim mesmo, cada qual tem suas habilidades, sorte eu que tenho algumas e esta é uma. O Last_warrior pede para eu postar fotos depois. Bem que eu queria, mas não tenho esta habilidade kakkkkakkakakak. Em outro site, tem fotos na minha assinatura e foi o Arquiteto que fez pra mim, quer dizer acho que foi ele hehhe.

Eu também pensei em polir, mas na minha cidade o meu é o mais bonito, disparado o mais bonito então eu fazendo isto, ele continuará no primeiro lugar, pelo menos na minha cidade hehhe.

Um abração
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Arquiteto » 29 Abr 2013, 20:04

eu mesmo Almeidão ...

foi um prazer ... alias se vc me autorizar mudo seu vectra de garagem 8-)

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Almeidão » 30 Abr 2013, 07:33

Arquiteto escreveu:eu mesmo Almeidão ...

foi um prazer ... alias se vc me autorizar mudo seu vectra de garagem 8-)


Não, espera um pouco que ele recebeu umas mudanças e depois da pintura aparecerá melhor kakkaa. Aguenta ai que lhe mandarei as fotos nova para mudar. hehehhehe

Um abraço
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Almeidão » 07 Mai 2013, 15:59

Carro pintado, adeus tinta feita. Só esperando um tempinho para polir e colocar as borrachas laterais. Desmontei ele na sexta, pintamos no sábado, e montei ele no domingo. Pintamos não o pintor pintou, odeio este serviço de pintura e não quero aprender. Só não pintei teto, capô e para-choques traseiros. Tudo isto por causa de um arranhãozinho, este eu é muito enjoado mesmo hehheh
Imagem

Christian Vanicore
Organizador
Organizador
Mensagens: 92
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:39
Nome Completo: Christian Alex Vanicore
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: AJUDA, COMO ENVELHECER PINTURA

por Christian Vanicore » 07 Mai 2013, 16:21

Almeidão escreveu:Carro pintado, adeus tinta feita. Só esperando um tempinho para polir e colocar as borrachas laterais. Desmontei ele na sexta, pintamos no sábado, e montei ele no domingo. Pintamos não o pintor pintou, odeio este serviço de pintura e não quero aprender. Só não pintei teto, capô e para-choques traseiros. Tudo isto por causa de um arranhãozinho, este eu é muito enjoado mesmo hehheh


kkkkkkkk tá certo! Tem ficar do jeito que queremos
Imagem

20 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 468 visitantes

Bem-vindo: 26 Abr 2024, 03:48