O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

466 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por chirola » 07 Set 2023, 11:11

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Eita, não sabia disso, fui olhar e é expandido... será que com a termostica correta ele dá conta ou vou ter que troca-lo também?

pelos relatos dos membros do forum o radiador de tubo não da conta de refrigerar o motor .
acredito que trocar ele seja a solução , o pior é que o fabricante dos radiadores sabe diso e mesmo asim continua vendendo os radiadores errados no mercado .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 07 Set 2023, 11:51

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Eita, não sabia disso, fui olhar e é expandido... será que com a termostica correta ele dá conta ou vou ter que troca-lo também?

pelos relatos dos membros do forum o radiador de tubo não da conta de refrigerar o motor .
acredito que trocar ele seja a solução , o pior é que o fabricante dos radiadores sabe diso e mesmo asim continua vendendo os radiadores errados no mercado .


Tá ai o problema, Mr Bueno veio com o que as vezes esqueço de comentar, apesar que no segundo video no minuto 13 em diante eu comento este assunto e filmo o radiador meu mostrando o que é brasado ou palhetas. Não adianta trocar a tesmostárica, não será solucionado, só vai tardar um pouco para ele aquecer.
Imagem

Willsf2021
GL Member
GL Member
Mensagens: 107
Registrado em: 13 Fev 2023, 21:31
Nome Completo: WILSON GERALDO DONIZETI PEREIRA JUNIOR
Cidade: Araras
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 28

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Willsf2021 » 07 Set 2023, 13:19

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Eita, não sabia disso, fui olhar e é expandido... será que com a termostica correta ele dá conta ou vou ter que troca-lo também?

pelos relatos dos membros do forum o radiador de tubo não da conta de refrigerar o motor .
acredito que trocar ele seja a solução , o pior é que o fabricante dos radiadores sabe diso e mesmo asim continua vendendo os radiadores errados no mercado .


Tá ai o problema, Mr Bueno veio com o que as vezes esqueço de comentar, apesar que no segundo video no minuto 13 em diante eu comento este assunto e filmo o radiador meu mostrando o que é brasado ou palhetas. Não adianta trocar a tesmostárica, não será solucionado, só vai tardar um pouco para ele aquecer.

Com certeza Almeidão, chegou a termostatica de 82 graus hoje, já instalei e adivinha?? Temperatura ainda fora do normal, com o ar ele não baixou do meio mesmo na estrada com o trânsito livre, quando peguei transito com ele entao, tive que desligar o ar. Fui com o scanner embarcado e os números mudaram timidamente. Em uma escala de 1 a 10 a termostatica melhorou em 3 a situação. Já comprei o radiador, aguardando chegar agora, estava em dúvida entre a visconde e a notus, por fim encontrei uma promoção e peguei visconde mesmo, boa escolha?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por chirola » 07 Set 2023, 13:44

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje boa escolha?

sim visconde é bom se for dos melhores no mercado de reposição , cuando recibir não rasga a caixa ou embalagem interna e confere se realmente é brazado (palheta ) tem relatos de pesoas que comprarom pela internet e na publicação a foto era brazado e ao recibir o radiador era de tubo , por iso aconselho abrir com carinho as embalagens asim tem como devolver caso tenham mandado errado.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 08 Set 2023, 07:16

chirola escreveu:Fuente del Mensaje tem relatos de pessoas que compraram pela internet e na publicação a foto era brasado e ao recebir o radiador era de tubo

Haha... soy yo!

chirola escreveu:Fuente del Mensaje o pior é que o fabricante dos radiadores sabe diso e mesmo asim continua vendendo os radiadores errados no mercado .

Pior ainda é quando o vendedor anuncia e vende/vendia o brasado, mas o fornecedor começa a enviar só o de tubos e o vendedor simplesmente passa a entregar gato por lebre. Falei com o vendedor que fez isso comigo e chamei a atenção dele que ele manteve no anúncio as informações, fotos e preço do brasado, que é significativamente mais caro. Pura pilantragem ou incompetência? A propósito, o atrativo do de tubos é justamente o preço baixo comparado ao correto.

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje com o ar ele não baixou do meio mesmo na estrada com o trânsito livre, quando peguei transito com ele entao, tive que desligar o ar.

Exato! No Vectra A que tive esse radiador de tubos teve a eficiência pior do que o original do carro que ainda tinha um trinco na caixa lateral e uns 17~18 anos de uso - muitos desses sem usar aditivo antes de cair nas minhas mãos. Usando ar condicionado em rodovia numa longa subida quase ferveu - estávamos o mecânico e eu no carro com o scanner conectado.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Willsf2021
GL Member
GL Member
Mensagens: 107
Registrado em: 13 Fev 2023, 21:31
Nome Completo: WILSON GERALDO DONIZETI PEREIRA JUNIOR
Cidade: Araras
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 28

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Willsf2021 » 09 Set 2023, 19:53

Boa noite, o cabo Terra principal do carro estava desligado, devo ter esquecido, será que isso poderia fazer a ventoinha perder eficiência?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 10 Set 2023, 09:51

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, o cabo Terra principal do carro estava desligado, devo ter esquecido, será que isso poderia fazer a ventoinha perder eficiência?


Se o radiador não for brasado, você pode ligar o terra no poste que não dará jeito.
As ventoinhas do arrefecimento de todos os carros não fazem efeitos em rodovias, ali o vento frontal tem que dar conta de baixar a temperatura, se um carro andando normalmente em rodovias e a temperatura subir, o problema não será falta da ventoinha e se ela ligar também em rodovias é porque tem problema no sitema. Somente quando você liga o ar condicionado que as ventoinhas irão funcionar mesmo em rodovias, isto porque ele não é automático e deveria ser desligando ela quando não fosse necessário.
Imagem

Willsf2021
GL Member
GL Member
Mensagens: 107
Registrado em: 13 Fev 2023, 21:31
Nome Completo: WILSON GERALDO DONIZETI PEREIRA JUNIOR
Cidade: Araras
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 28

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Willsf2021 » 10 Set 2023, 10:01

Almeidão escreveu:
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, o cabo Terra principal do carro estava desligado, devo ter esquecido, será que isso poderia fazer a ventoinha perder eficiência?


Se o radiador não for brasado, você pode ligar o terra no poste que não dará jeito.
As ventoinhas do arrefecimento de todos os carros não fazem efeitos em rodovias, ali o vento frontal tem que dar conta de baixar a temperatura, se um carro andando normalmente em rodovias e a temperatura subir, o problema não será falta da ventoinha e se ela ligar também em rodovias é porque tem problema no sitema. Somente quando você liga o ar condicionado que as ventoinhas irão funcionar mesmo em rodovias, isto porque ele não é automático e deveria ser desligando ela quando não fosse necessário.

A temperatura baixou um pouco depois que religuei o terra, deve ter dado o rendimento normal da ventoinha agora, enfim, ainda não está bom, o bom é que vou eliminando todos os problemas até que o radiador novo chegue, já tirei todos os vazamentos de arrefecimento, ainda bem que no radiador do ar quente não vazava água, agora só esperar o bradado chegar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 10 Set 2023, 10:15

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:
Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, o cabo Terra principal do carro estava desligado, devo ter esquecido, será que isso poderia fazer a ventoinha perder eficiência?


Se o radiador não for brasado, você pode ligar o terra no poste que não dará jeito.
As ventoinhas do arrefecimento de todos os carros não fazem efeitos em rodovias, ali o vento frontal tem que dar conta de baixar a temperatura, se um carro andando normalmente em rodovias e a temperatura subir, o problema não será falta da ventoinha e se ela ligar também em rodovias é porque tem problema no sitema. Somente quando você liga o ar condicionado que as ventoinhas irão funcionar mesmo em rodovias, isto porque ele não é automático e deveria ser desligando ela quando não fosse necessário.

A temperatura baixou um pouco depois que religuei o terra, deve ter dado o rendimento normal da ventoinha agora, enfim, ainda não está bom, o bom é que vou eliminando todos os problemas até que o radiador novo chegue, já tirei todos os vazamentos de arrefecimento, ainda bem que no radiador do ar quente não vazava água, agora só esperar o bradado chegar


Radiador novo, minha Dica é 3 litros de Havoline xtended Life concentrado e completar com agua comum e ele vai estragar de velho, porem nunca entupido. O Ju-Bueno usa um Delphi, pelas informações passada pelo ultimo radiador que ele trocou, parece ser perfeito também. Eu não usaria outro de jeito nenhum
Imagem

Jeansbsb
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Mar 2017, 23:52
Nome Completo: Jean Inácio da Silva Costa
Cidade: Vicente Pires
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Jeansbsb » 13 Set 2023, 11:34

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
santiliano escreveu:Fuente del Mensaje E também não sei se é correto armar o segundo estagio com apenas 90 e poucos graus com o ar ligado.

Pode acontecer sim! Com o ar ligado, o segundo estágio pode ser acionado pela alta pressão do gás independente da temperatura do líquido de arrefecimento.

santiliano escreveu:Fuente del Mensaje Pelo menos o carro não esquenta, mesmo pegando transito não chega nem a 95 a temperatura.
Mas ainda assim estou preocupado de estar forçando o sistema do ar condicionado.

Usando o ar é comum a temperatura trabalhar um pouco acima de quando ele está desligado. Se com ele ligado nem chega aos 95 no painel, não precisa se preocupar. Mas quanto a questão das ventoinhas, segue o que o pessoal está mencionando sobre os relés, porque elas funcionam sempre juntas em ambos os estágios.



Boa tarde!

há alguma forma de testar o pressostato de alta (2 fios) e o pressostato do ar condicionado (3 ou 4 fios não lembro) pra saber se estão funcionando?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 13 Set 2023, 13:14

Jeansbsb escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
santiliano escreveu:Fuente del Mensaje E também não sei se é correto armar o segundo estagio com apenas 90 e poucos graus com o ar ligado.

Pode acontecer sim! Com o ar ligado, o segundo estágio pode ser acionado pela alta pressão do gás independente da temperatura do líquido de arrefecimento.

santiliano escreveu:Fuente del Mensaje Pelo menos o carro não esquenta, mesmo pegando transito não chega nem a 95 a temperatura.
Mas ainda assim estou preocupado de estar forçando o sistema do ar condicionado.

Usando o ar é comum a temperatura trabalhar um pouco acima de quando ele está desligado. Se com ele ligado nem chega aos 95 no painel, não precisa se preocupar. Mas quanto a questão das ventoinhas, segue o que o pessoal está mencionando sobre os relés, porque elas funcionam sempre juntas em ambos os estágios.



Boa tarde!

há alguma forma de testar o pressostato de alta (2 fios) e o pressostato do ar condicionado (3 ou 4 fios não lembro) pra saber se estão funcionando?


Eu passei um bom sufoco com este pressostato das ventoinhas do Vectra 97, este carro tem dois sensores, um fino para as ventoinhas com dois fios e um mais gordo para o ar. Em um determinado momento este sensor disparou e não deixava a ventoinha desligada por muito tempo, era algo chato, comprei um novo coloquei no carro e continuou do mesmo jeito, saí a procura de um original e não achei, comprei mais um R$ 110,00 cada e ainda o mesmo jeito, achei que tinha gás de más e liberei um pouco de gás, melhorou, mas o ar ficou ruim.

SOLUÇÃO QUE ENCONTREI: Eu sabia que a temperatura normal do carro seria máximo 89 a 90 no painel, e motor suporta mais, aí os engenheiros sabendo que dentro de cidades muito quente as ventoinhas não darão conta se o ar for ligado, criou o segundo estagio um pouco acima de 90, colocando um cebolão duplo com temperaturas diferentes e usando o máximo das ventoinhas as quais funcionam um minuto e baixa a temperatura e continua o ciclo e a cada vez no máximo um minuto.
PENSEI UM POUCO VEIO A IDÉIA: PARA QUE CONTROLAR AS TEMPERATURAS DESTE CARRO SE EU POSSO CONTROLAR A TEMPERATURA?
Muito simples, apesar de enjenhoso, quando eu ligo o ar as ventoinhas já ligam, então eu não preciso mais de cebolão do primeiro estágio pra ligar ela nos 89 graus de painel, mas o cebolão vai acionar o primeiro estágio, porém elas já estão ligadas e este acionamento só serve para cumprir tabela mesmo
PORQUE NÃO FAZER ENTÃO O SEGUNDO ESTÁGIO DA VENTOINHA SER ACIOINADO NO PRIMEIRO ESTAGIO DO CEBOLÃO ASSIM QUE EU LIGAR O AR?
Usando um relê reversor, 5 teminais eu fiz isto, e a maior dificuldade foi que ela acionava e não desligava mais, ai eu descobri que precisaria colocar um diódo, assim não vinha de regresso a enegia expelida pela ventoinha ao ser acionada o segundo estágio usando um relê.
ISTO DARIA UM SUPER FILME NO YOUTUBE HEHEHEHEHEHEH
Resultado, não uso mais o pressostato das ventoinhas, ando com o carro normal e não passa de 89 graus no painel, e ao ligar o ar as ventoinhas arma na baixa e quando atinge 89 graus elas são acionadas na alta, e nunca passa desta temperatura, e basta um cebolão para fazer isto e nunca podemos esquecer que um cebolão simples dura muito mais que um duplo, as vezes dura para sempre se não jogar agua fria.

Sobre os testes, bem só tem uns 15 anos que fiz isto, então vou ficar lhe devendo sobre o pressostato das ventoinhas que acho ter eles ainda guardados.
Imagem

santiliano
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Set 2020, 10:15
Nome Completo: Gabriel Santiliano
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 29

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por santiliano » 18 Set 2023, 16:58

Boa tarde pessoal!

Estou novamente na luta com temperatura do Vectra.

Infelizmente até recentemente não estava com tempo nenhum pra mexer no carro por conta de faculdade e trabalho, e deixei na mão de mecânico.
Dessa vez o cara era bem indicado, tinha 40 anos de experiência e o escambal, mas claro que me ferrei mesmo assim.
Se arrependimento matasse eu estava enterrado já, pqp. Acabou que gastei uma grana, e continuo com problema.
Acho inacreditável isso, até hoje, não tem um serviço que eu tenha feito em mecânico que tenha dado certo de primeira.

Enfim, desculpa o desabafo, vamos lá:

Só para dar um final a este ultimo problema que relatei aqui a algum tempo, pois vi que não tinha respondido ainda, perdão (referente a ventoinha menor estar desligando ao entrar o segundo estagio):

Este problema era apenas a resistência da ventoinha, fiquei quebrando cabeça na época com cebolão, mas no fim não tinha haver.
Se uma ventoinha arma e a outra não, ou desliga depois de entrar o segundo estágio, é bem possível que o problema seja esse, vale a pena olhar.
Deixo este relato sobre a solução deste problema para ajudar possivelmente outras pessoas.
Depois disso, o arrefecimento do carro ficou perfeito até recentemente.

Problema que tive agora, só para dar um contexto (se achar muito longo, pode pular pro próximo tópico que explico direto o problema, só acho importante relatar este tipo de coisa, sempre pode ajudar alguém):

A mais ou menos um mês, a mangueira que liga o radiador a carcaça que vai a VT e bomba d'agua, simplesmente estourou no transito. Parei imediatamente e verifiquei que o que tinha quebrado era aquela rebarba que fica no radiador, onde a abraçadeira vai por cima pra segurar a mangueira. Fiz uma gambiarra na hora, peguei agua num posto, e segui meu caminho para chegar no tal mecânico.

Chegando lá, eu mesmo dei uma olhada e verifiquei vários vazamentos em diversas outas mangueiras e conexões, inclusive naquele tubo de plástico atrás do bloco. Decidi por deixar o carro lá e pedi pra ele revisar todo o sistema, trocar todas as mangueiras, abraçadeiras, o tubo, etc, e diagnosticar o que ocorreu.

O diagnóstico dele, foi que a bomba d'agua soltou o rotor, a temperatura e pressão do sistema aumentou, e algumas peças não aguentaram a pressão.
O estranho é que a temperatura do carro estava normal na hora do incidente, sei disto pois no momento que estourou a mangueira, olhei a temperatura e não estava mais que 90º. Claro que depois aumentou rapidamente, mas consegui parar o carro logo.

Realmente as mangueiras estavam bem velhas, pareciam até ser originais do carro. O radiador também é o original, os plásticos estava bem ressecado. Então nem pensei muito, e aprovei o serviço dele.

Ele trocou as laterais do radiador (sei que isso não é recomendado, mas não sabia na época, só confiei no serviço do cara).
Trocou a bomba d'agua, válvula termostática, e praticamente todas as mangueiras e abraçadeiras do sistema.

Resumindo, gastei um dinheiro violento, tive que voltar nesse cara em garantia pelo menos 5 vezes, pq depois que eu saía de lá, o carro ficava vazando liquido de arrefecimento atrás do bloco. E como é algo que eu não tinha acesso fácil em casa, e muito menos tinha tempo de mexer, tinha esperança que ele resolvesse cada vez que voltava lá. E claro que não resolveu...

Neste vai e vem, fiquei na rua diversas vezes com o carro superaquecendo.. Parava, esperava esfriar, e completava com agua... Até que finalmente queimou a junta do cabeçote. Consegui chegar até um outro mecânico de uma oficina maior, que fez a troca da junta (incluindo retifica no cabeçote).

Meus amigos, ódio não define o sentimento que eu tenho desse cara...

Enfim, vamos para dúvida em questão:

Depois de todo esse drama, o sistema de arrefecimento não vaza mais. Mas na primeira vez que o carro esquenta no dia, se o ar tiver desligado, ele esquenta até 100º, depois disso arma apenas uma ventoinha, abaixa até 90º, e nessa temperatura enquanto o carro estiver funcionando. Se ligo o ar, funciona as duas ventoinhas normalmente (entra os dois estágios) e o carro não esquenta... E além disto, quando desligo o carro, a ventoinha não fica mais ligada para reduzir a pressão do sistema do AR, se desligo o carro desliga tudo.

Não tenho ideia de qual VT o cara colocou, e aparentemente ele reaproveitou os cebolões que já estavam no carro.
Portanto, o caminho que vou seguir, é de trocar todos estes componentes, para ver se resolve. Além de tentar dar uma arrumada na fiação elétrica.

Quero colocar os dois cebolões novos e VT nova, dessa vez quem vai fazer sou eu mesmo, em um fim de semana.

Sei que o pessoal aqui (principalmente Almeidão) sempre recomenda o cebolão 760 nos carros que usam apenas um cebolão, mas o meu usa 2 (97 2.0 8v), quais devo comprar?

Com relação a válvula termostática, devo ir de MTE - 211-82º mesmo?

Vocês recomendam algum material para realizar a organização da fiação eletrica? Atualmente eles estão sem nenhuma proteção, quando for mexer nisto já quero arrumar.

Caso isso não resolva, aí vou partir pro radiador, pois já informaram que não se deve remendar ele desta forma que foi feito. Mas isso aumentaria muito o custo, se funcionar trocando apenas as peças informadas, vou jogar pra próxima manutenção.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 18 Set 2023, 22:21

Láaaaa em cima, não é problema de resistência, o Vectra não usa resistencia nas ventoinhas.
Radiador, tem que ser brasado, se for comprar não compre de tubo e eu uso somente Havoline xtended life concentrado e gostei mesmo sem usar o Delphi que o Ju bueno usa.
Termostática 8V pode ser soment o refil MTE 211-82.
Se seu carro for 97 e tem 2 cebolões simples ele foi adaptado e talvês mal adaptado e se você quiser usar os dois, eu até acho melhor que usar um 760 e sabendo fqazer o serviço com certeza durarão bem mais, e eu idico estes: Segundo estagio MTE 742 e primeiro estágio MTE 726, colocar o primeiro estágio em cima e usar a tomada correta e os dois usam o mesmo tipo de tomada.
Agora, você vai ver uns videos ai e confirmar se os relês na frente da bateria são assim como os do meu carro, desta forma poderei lhe ajudar melhor.

https://youtu.be/e7IOOhk3sp8

https://youtu.be/oQSe_Kt-x-E

Tem muito mais conteudos sobre temperatura, mas o importante agora é saber como são ai os relês do seu carro, termostática certa, cebolões e o radiador que se for comprar tem que ser brasado.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 19 Set 2023, 08:20

Eu suponho que os primeiros Vectra B de produção que utilizam originalmente 2 cebolões devem ser similar ao Vectra A - 1 cebolão simples e 1 duplo - só não saberia dizer se usam exatamente os de mesma especificação. No caso do Vectra A: MTE 741 (88-83) para atuação do 1° estágio e MTE 767 para atuação do 2º estágio (95-90) e também do ar condicionado (115-120).

Como já comentei anteriormente, pode haver algo errado na elétrica quanto aos relés, pois eles são os responsáveis pela trabalho sempre em paralelo das ventoinhas, e você comenta uma situação onde apenas 1 funciona.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 19 Set 2023, 09:10

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Eu suponho que os primeiros Vectra B de produção que utilizam originalmente 2 cebolões devem ser similar ao Vectra A - 1 cebolão simples e 1 duplo - só não saberia dizer se usam exatamente os de mesma especificação. No caso do Vectra A: MTE 741 (88-83) para atuação do 1° estágio e MTE 767 para atuação do 2º estágio (95-90) e também do ar condicionado (115-120).

Como já comentei anteriormente, pode haver algo errado na elétrica quanto aos relés, pois eles são os responsáveis pela trabalho sempre em paralelo das ventoinhas, e você comenta uma situação onde apenas 1 funciona.


Sim, isto em todos do ano 96 e acho nos primeiros 97 também e com certeza no segundo semestre de 97 mudou tudo e eraum duplo para as ventoinhas e um simples para desligar o ar condicionado se o segundo estágio não desse conta, (ridículo esta opção), no caso de usar um 741 na entrada do radiador não é viável para o Vectra B, ele seria difícil de desligar e testei ele no meu carro, digo isto porque eu uso um 741 na saída do radiador que é bem diferente, ele entra com 89 no painel e desliga com 84 mais ou menos, isto porque na saída a própria água já vai esfriar mais rápido que na entrada e assim assim que a ventoinha for acionada e fiz este algo diferenciado no meu carro. Para teres uma idéia para usar um do segundo estágio ali na saída, ele se desliga com 3 a 4 segundos, porém não serve para o sistema porque ele resfreia o suficiente para desligar o cebolão muito rápido e não refrigera o motor e para eu manter um cebolão no carro fazendo as duas funções que é o primeiro e segundo estágio, este mesmo 741 colocado ali na saída do radiador quando ligo o ar ele muda para segundo estágio, eu tive que colocar um relê de tempo de 1 minuto para eu assim esbanjar minha engenharia de usar um cebolão para fazer o primeiro e segundo estágio e este segundo estágio funciona um minuto como todos devem funcionar kakakkakakak.

Para o Vectra usar um unico cebolão para o primeiro estágio na entrada do radiador, o mais viável seria o MTE 726 que aciona com 92 e desliga com 87, mas la no painel será algo de 89 a 90, levando para 84 e depois de vários testes com cebolões, eu considero esta a segunda melhor opção porque o trabalho bem simples, qualquer um pode fazer, e lógico a melhor opção seria a que uso, porem nao é fácil de fazer apesar que eu desmontaria o meu sisrtema voltando para o original em 30 minutos e considero o original MTE 760 a terceira opção.

E com um pouco de corage, um relê reversor e dois diodos, tem como colocar este unico para fazer as duas funções.
Imagem

santiliano
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Set 2020, 10:15
Nome Completo: Gabriel Santiliano
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 29

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por santiliano » 19 Set 2023, 14:36

Boa tarde pessoal!

Acho que eu escrevi um pouco rápido meu comentário anterior, pode ter ficado um pouco confuso.

São duas coisas diferentes, a primeira é sobre um problema já resolvido em Janeiro de 2022, que postei aqui neste mesmo tópico (página 18). Só que na época solucionei o problema e acabei não voltando aqui para comentar sobre, achei interessante fazer isto agora, para que possa ajudar alguém futuramente.

Vou separar em dois comentários, neste aqui vou falar sobre o problema já resolvido em Janeiro de 2022 para que fique documentado. Depois irei escrever um novo comentário com algumas dúvidas sobre o problema que estou tendo agora (e respondendo algumas perguntas que foram feitas).

O problema que tive em Janeiro de 2022 era o seguinte:

O sistema aparentemente estava funcionando OK com relação a armação dos estágios nas temperaturas corretas. O problema era que quando armava o segundo estágio, a ventoinha indicada no Cepchev como "ventoinha do condensador" (que a que fica na frente do condensador), simplesmente desligava.

*O carro acionava os estágios nas temperaturas corretas.

*As duas ventoinhas funcionavam juntas no primeiro estágio.

*Quando entrava no segundo estágio, uma delas desligava completamente, e a outra ia pro segundo estágio normalmente.

Depois de bater muito a cabeça com isto, resolvi levar em um eletricista, e o mesmo identificou o problema como sendo na seguinte peça:

Imagem

Essa peça fica localizada no seguinte local:

Imagem

Inclusive ele abriu pra mim a peça, onde deu pra identificar que um dos contados estava solto:

Imagem

Esta peça pode ser encontrada na internet como "Resistência da Ventoinha do Condensador":

Imagem

Na época, o eletricista não conseguiu encontrar a pronta entrega o modelo para Vectra B, portanto ele adaptou uma resistência do modelo mais novo:

Imagem

Depois deste reparo, voltou ao comportamento normal das ventoinhas, as duas passaram a funcionar sempre juntas no primeiro e segundo estágio, e as temperaturas ficaram conforme vocês indicam aqui no forum.

Fiquei sem ter nenhum problema no arrefecimento por mais de um ano, até que ocorreu toda esta questão que descrevi no meu comentário anterior.

santiliano
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Set 2020, 10:15
Nome Completo: Gabriel Santiliano
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 29

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por santiliano » 19 Set 2023, 15:32

Meu carro tem usa dois interruptores de temperatura (2.0 8v 96/97):

Imagem

Quero arrancar fora os 2, organizar/isolar melhor os fios, e colocar 2 novos.
Quero fazer isto primeiro, pois a fiação está terrível, tudo enroscado e sem proteção, e ainda vi hoje que os 2 cebolões estão vazando agua.

O cara que trocou a lateral dos radiadores reutilizou os mesmos cebolões, e não deve ter colocado corretamente no lugar (imagino que não se deva reaproveitar o mesmo cebolão depois de tirado do lugar, isto confere?).

Essa foto acima foi tirada a mais de um ano, estava até mais ou menos organizada e protegida a fiação, mas agora depois de ter passado na mão de vários mexânicos, ficou um negocio horrível.

O que me leva a primeira pergunta: O que uso para isolar estes fios? Imagino que fita isolante não seja a resposta correta. rs

Com relação aos cebolões, quais vocês recomendam que eu compre, e quais devo colocar em cada posição?

Trocarei também a válvula termostática pela indicada por vocês, pois também não tenho ideia de qual ele colocou.

Depois de tudo organizado da forma que tem que ser, caso o problema continue, irei partir para as outras possibilidades (radiador com defeito, relês com problema, e outros problemas elétricos possíveis). Pois ao meu ver, não adianta ver essas coisas agora sem pelo menos acertar o básico.

Obrigado até agora pessoal! Acabo interagindo pouco aqui no fórum desde que me cadastrei, mas sempre que preciso, encontro a ajuda aqui, geralmente em algum tópico já respondido heheh.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8385
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 19 Set 2023, 16:14

Sobre a resistencia, por isto eu perguntei o ano certo do carro, o 97 em diante nçao usa resistencia, o meu tinha a resitencia, tem 3 fios no motor, aliás tinha, porem ficava solto, eu senti que o carro estava pesasdo demais e arranquei ela e jogxuei fora kakakakkaka. Era apenas um apêndice que carrega os 97 em diante, diferente do 96.
O grande problema sobre o cebolão é quem irá fazer o serviço, se for feito errado qualquer umque você usar vai dá na mesma, não tem muito tempo um escreveu para o meu canal e pediu ajuda, ele tem um 96/97 e desesperado com a temperatura e pior ainda cheio de gambiarra, eu disse pra ele que seria muito complicado, porém se fosse um cara corajoso eu até ajudaria a colocar um cebolão duplo ou dois cebolões e eliminar o que desliga o ar. Não demorou meia hora veio o cara pelo WhatsApp com as tomadas do relê todos fora da caixa etc, kakakakka. Resumo geral fomos fazendo pouco a pouco e hoje está tudo funcionando. Não é um trabalho simples, mas nada que um que mexa na parte elétrica não consiga fazer, mas é ´preciso se desligar de outros carros e entender como funciona o vectra e não foi usado resistencia, afinal os relÇes em linha transforma a energia de 12 para 6 volts. Detalhe, o cara foi fazendo jump ali, e aqui e foi trabalhando kakakakakak.

Você tem como postar uma foto da caixa de relês na frente da bateria? E postar também a do seu carro que acreditdo haver uma do lado também?

O funcionamento do Vectra não tem segredo, la do cebolão vem um fio negativo que ao atingir 89 graus, um fio negativo aciona um relê que manda energia para as ventoinhas e as duas funcionam na baixa com 6 volts. Ao ligar o ar estas duas funcionam de imediato porque este relê também é acionado pelo ar. Logico que na cidade estas ventoinhas com o ar ligado não vai dar conta do trabalho, a temperatura sobe mais e um outro cebolão ou a parte do cebolão duplo aciona o segundo fio negativo que vai para outro relê e aciona o segundo estágio em alta velocidade e ai sim 12 volts na ventoinha interna, a externa aumenta muito pouco, não como a interna, mas continua girando. Este processo não pode passar de um minuto e leva a temperatura lá perto de 82 graus. Nunca entra o segundo estágio das ventoinhas sem o ar ligado se o sistema tiver perfeito e se funcionar o segundo mais de um minuto e não baixar a temperatura é porque o sistema está comprometido.

Um detalhe muito especial, se o relê do primeiro estagio não tiver acionado, ao acionar o segundo estágio só vai girar a ventoinha de dentro na alta e a outra fica parada. Eu jpa vi casos de funcionar a alta somente a de dentro e a de fora desliga, mas ao desligar o segundo estagio, volta o primeiro nas duas outra vez, eu vi, não mexi pra saber.
Imagem

santiliano
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Set 2020, 10:15
Nome Completo: Gabriel Santiliano
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 29

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por santiliano » 20 Set 2023, 11:12

Bom dia!

Já vou enviar as fotos no próximo comentário, vou descer na garagem pra tirar agora..

Hoje dei uma observada melhor no problema:

Ar desligado:

Quando ligo o carro pela manhã sem o ar ligado, ele não arma as ventoinhas até o ponteiro de temperatura bater no 100.
Depois que bate 100, ele já arma no segundo estágio direto, mas só funciona a ventoinha de dentro. Depois disto, o ponteiro não chega mais no 100, fica entre 90~95. A ventoinha arma no segundo estagio com 95~ e desliga quando chega um pouco abaixo de 90. Com o ar desligado a ventoinha de fora nunca liga, nem no primeiro nem no segundo estágio.

Ar ligado:

Se ligo o ar, parece que tudo funciona como deve ser. Funciona as duas ventoinhas no primeiro estágio logo que liga o ar, e quando passa um pouco dos 90, arma o segundo. Com o ar ligado as duas ventoinhas funcionam sempre juntas nos dois estágios corretamente.

Quando desligo o carro:

Antes de ter este problema, ao desligar o carro as ventoinhas ficavam ligadas por alguns minutos pra reduzir a pressão do sistema do ar. Desde que o problema começou, isto não ocorre mais.

santiliano
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Set 2020, 10:15
Nome Completo: Gabriel Santiliano
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 29

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por santiliano » 20 Set 2023, 11:21

Segue fotos:

Caixa da frente a bateria:

Imagem
Imagem
Imagem

Caixa do lado da bateria:

Imagem
Imagem
Imagem

Pelo visto esse de cima já foi dessa pra melhor rs

Caixa de trás da bateria:

Imagem
Imagem
Imagem

466 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: thorhonorato e 480 visitantes

Bem-vindo: 29 Abr 2024, 02:40