por santiliano »
18 Set 2023, 16:58
Boa tarde pessoal!
Estou novamente na luta com temperatura do Vectra.
Infelizmente até recentemente não estava com tempo nenhum pra mexer no carro por conta de faculdade e trabalho, e deixei na mão de mecânico.
Dessa vez o cara era bem indicado, tinha 40 anos de experiência e o escambal, mas claro que me ferrei mesmo assim.
Se arrependimento matasse eu estava enterrado já, pqp. Acabou que gastei uma grana, e continuo com problema.
Acho inacreditável isso, até hoje, não tem um serviço que eu tenha feito em mecânico que tenha dado certo de primeira.
Enfim, desculpa o desabafo, vamos lá:
Só para dar um final a este ultimo problema que relatei aqui a algum tempo, pois vi que não tinha respondido ainda, perdão (referente a ventoinha menor estar desligando ao entrar o segundo estagio):
Este problema era apenas a resistência da ventoinha, fiquei quebrando cabeça na época com cebolão, mas no fim não tinha haver.
Se uma ventoinha arma e a outra não, ou desliga depois de entrar o segundo estágio, é bem possível que o problema seja esse, vale a pena olhar.
Deixo este relato sobre a solução deste problema para ajudar possivelmente outras pessoas.
Depois disso, o arrefecimento do carro ficou perfeito até recentemente.
Problema que tive agora, só para dar um contexto (se achar muito longo, pode pular pro próximo tópico que explico direto o problema, só acho importante relatar este tipo de coisa, sempre pode ajudar alguém):
A mais ou menos um mês, a mangueira que liga o radiador a carcaça que vai a VT e bomba d'agua, simplesmente estourou no transito. Parei imediatamente e verifiquei que o que tinha quebrado era aquela rebarba que fica no radiador, onde a abraçadeira vai por cima pra segurar a mangueira. Fiz uma gambiarra na hora, peguei agua num posto, e segui meu caminho para chegar no tal mecânico.
Chegando lá, eu mesmo dei uma olhada e verifiquei vários vazamentos em diversas outas mangueiras e conexões, inclusive naquele tubo de plástico atrás do bloco. Decidi por deixar o carro lá e pedi pra ele revisar todo o sistema, trocar todas as mangueiras, abraçadeiras, o tubo, etc, e diagnosticar o que ocorreu.
O diagnóstico dele, foi que a bomba d'agua soltou o rotor, a temperatura e pressão do sistema aumentou, e algumas peças não aguentaram a pressão.
O estranho é que a temperatura do carro estava normal na hora do incidente, sei disto pois no momento que estourou a mangueira, olhei a temperatura e não estava mais que 90º. Claro que depois aumentou rapidamente, mas consegui parar o carro logo.
Realmente as mangueiras estavam bem velhas, pareciam até ser originais do carro. O radiador também é o original, os plásticos estava bem ressecado. Então nem pensei muito, e aprovei o serviço dele.
Ele trocou as laterais do radiador (sei que isso não é recomendado, mas não sabia na época, só confiei no serviço do cara).
Trocou a bomba d'agua, válvula termostática, e praticamente todas as mangueiras e abraçadeiras do sistema.
Resumindo, gastei um dinheiro violento, tive que voltar nesse cara em garantia pelo menos 5 vezes, pq depois que eu saía de lá, o carro ficava vazando liquido de arrefecimento atrás do bloco. E como é algo que eu não tinha acesso fácil em casa, e muito menos tinha tempo de mexer, tinha esperança que ele resolvesse cada vez que voltava lá. E claro que não resolveu...
Neste vai e vem, fiquei na rua diversas vezes com o carro superaquecendo.. Parava, esperava esfriar, e completava com agua... Até que finalmente queimou a junta do cabeçote. Consegui chegar até um outro mecânico de uma oficina maior, que fez a troca da junta (incluindo retifica no cabeçote).
Meus amigos, ódio não define o sentimento que eu tenho desse cara...
Enfim, vamos para dúvida em questão:
Depois de todo esse drama, o sistema de arrefecimento não vaza mais. Mas na primeira vez que o carro esquenta no dia, se o ar tiver desligado, ele esquenta até 100º, depois disso arma apenas uma ventoinha, abaixa até 90º, e nessa temperatura enquanto o carro estiver funcionando. Se ligo o ar, funciona as duas ventoinhas normalmente (entra os dois estágios) e o carro não esquenta... E além disto, quando desligo o carro, a ventoinha não fica mais ligada para reduzir a pressão do sistema do AR, se desligo o carro desliga tudo.
Não tenho ideia de qual VT o cara colocou, e aparentemente ele reaproveitou os cebolões que já estavam no carro.
Portanto, o caminho que vou seguir, é de trocar todos estes componentes, para ver se resolve. Além de tentar dar uma arrumada na fiação elétrica.
Quero colocar os dois cebolões novos e VT nova, dessa vez quem vai fazer sou eu mesmo, em um fim de semana.
Sei que o pessoal aqui (principalmente Almeidão) sempre recomenda o cebolão 760 nos carros que usam apenas um cebolão, mas o meu usa 2 (97 2.0 8v), quais devo comprar?
Com relação a válvula termostática, devo ir de MTE - 211-82º mesmo?
Vocês recomendam algum material para realizar a organização da fiação eletrica? Atualmente eles estão sem nenhuma proteção, quando for mexer nisto já quero arrumar.
Caso isso não resolva, aí vou partir pro radiador, pois já informaram que não se deve remendar ele desta forma que foi feito. Mas isso aumentaria muito o custo, se funcionar trocando apenas as peças informadas, vou jogar pra próxima manutenção.