O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

466 mensagens
Nielsen RJ
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jan 2017, 19:29
Nome Completo: Nielsen lazaro
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Nielsen RJ » 09 Jun 2017, 11:49

Ju, muito difícil ficar abaixo dos 90 sem o ar ligado.... com ar ligado sobe pra 96/97.
As ventoinhas tvz tenha expressado errado onde exatamente arma o 1 estágio, mas o grande pahhh é que após ligar o 1 estágio as ventoinhas jamais desligam, alternam mais não desligam.
O radiador eu troquei o original pelo paralelo de tubos redondos.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 09 Jun 2017, 12:46, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 09 Jun 2017, 12:53

Haha... achamos o problema. Lamento dizer, mas esse radiador não serve. Tb tive problemas com um desses. Pra vc ter uma idéia, o efeito dele no sistema de arrefecimento no meu carro foi pior do que o original com 17 anos de uso, com vazamento e provavelmente com alguma corrosão ou entupimento, afinal acho que há anos ele não via aditivo.

Nesse link que postei, um pouco antes tem meus relatos detalhados. Comecei trocando algumas peças até chegar no radiador. Por causa dele quase fervi o motor do carro andando na rodovia com ar ligado.

O problema desse tipo de radiador é que pelos tubos redondos a água circula mais rápido do que deveria, não "ficando" o tempo necessário na colmeia para realizar a troca de calor. Ele tem um poder de refrigeração muito aquém do modelo original. Por isso que, mesmo com as ventoinhas ligadas não ocorre a refrigeração adequada.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 09 Jun 2017, 14:03

Agente tem avisado bastante sobre este radiador que não é do Vectra, é uma invenção chinesa e estão espalhando ele aqui no Brasil. O ultimo radiador de tubos em um carro Chevrolet foi o monza e o kadete, sendo que o monza Tubarão já começou com o radiador tipo palheta igual ao Vectra. Logicamente que o Vectra A já adotou o radiador de palheta. Os de tubos não são ruins para os carros projetados a receber um de tupo tipo o Gol e d outros mais, aliás o Monza tem um a boa temperatura usando um de tudo. Só lembrando que para o Vectra o de Tubo não serve.
Imagem

Nielsen RJ
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jan 2017, 19:29
Nome Completo: Nielsen lazaro
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Nielsen RJ » 09 Jun 2017, 17:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Agente tem avisado bastante sobre este radiador que não é do Vectra, é uma invenção chinesa e estão espalhando ele aqui no Brasil. O ultimo radiador de tubos em um carro Chevrolet foi o monza e o kadete, sendo que o monza Tubarão já começou com o radiador tipo palheta igual ao Vectra. Logicamente que o Vectra A já adotou o radiador de palheta. Os de tubos não são ruins para os carros projetados a receber um de tupo tipo o Gol e d outros mais, aliás o Monza tem um a boa temperatura usando um de tudo. Só lembrando que para o Vectra o de Tubo não serve.

sugere eu voltar com o original antigo? acredito q esses 2 meses parado já deve estar cheio de corrosão por dentro.
infelizmente vou ter que ficar com ele por enquanto kkk
ouitra coisa que percebi... é normal ficar um lado do carro mais quente que o outro lado? fica muito quente justamente o lado da valvula termostatica.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 10 Jun 2017, 10:03

Então Nielsen, manter ele pode lhe deixar mais perto de queimar a junta do cabeçote, sem falar nos prejuízos a médio-longo prazo. Entre ficar com esse inadequado eu acho que optaria por dar uma geral no original e voltar a usá-lo - não que isso seja recomendado, mas apenas como um paliativo até juntar uns trocos pra comprar um novo correto. Dependendo do estado do seu original, pode ficar melhor do que com esse de tubos como foi no meu caso.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 10 Jun 2017, 17:52

Sobre a temperatura, é normal sim o lado da termostática ser mais quente, afinal ela passou pelas câmaras que explode a mais de 1000º, por isto que tem o radiador, sai água muito quente e entra com ela bem mais fria. No caso do seu carro, está saindo muito quente e entrando menos quente porque circula muito rápido por galerias muito aberta e não dá tempo de refrigerar, mas não um menos quente que seria bom para o motor.
Imagem

Gomes302
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Nov 2016, 19:12
Nome Completo: Felipe Gomes
Cidade: POVOA DE SATA IRIA
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Gomes302 » 04 Jul 2017, 15:57

Olá, boa tarde a todos, estou com um problema no carro, é um Vectra 2.2 DTI 125cv.

esse fds troquei o radiador de óleo, pois começou a misturar óleo na água (reservatório), todo contente depois de fazer a troca fui dar uma volta(40km), e percebi que o carro não aciona os ventiladores, antes quando dava na chave o ventilador acionava (o que achava estranho) agora nem isso faz, a temperatura antes não passava de 85º e hj quando deu pouco amais de 95 parei o carro e deixei esfriar, não sei se tem algo a ver com a temperatura pq hj fez 37º, como faço para saber o que esta com problema? cebolão, rele....

obrigado pela atenção

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 04 Jul 2017, 16:23

Os seus dados mostram que seu carro é ano 2001. Provavelmente as ventoinhas são controladas somente pelo sensor. Nem deve ter cebolão...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Gomes302
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Nov 2016, 19:12
Nome Completo: Felipe Gomes
Cidade: POVOA DE SATA IRIA
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Gomes302 » 04 Jul 2017, 16:44

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Os seus dados mostram que seu carro é ano 2001. Provavelmente as ventoinhas são controladas somente pelo sensor. Nem deve ter cebolão...



è de 2002, eu até que mexia nos meus carros, mas esse carros a diesel falta peças....kkkkkk

Gomes302
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Nov 2016, 19:12
Nome Completo: Felipe Gomes
Cidade: POVOA DE SATA IRIA
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Gomes302 » 05 Jul 2017, 10:54

Bom dia,

olha eu aqui novamente,

hj quando fui olhar os sensores percebi que esta tudo ok, (ligados) vi em um vídeo que se desliga-se a válvula termostática era para acionar o eletro-ventilador mas no caso não acionou e reparei em outra coisa, o hodômetro parcial do painel não fica com a distancia percorrida, ele zera ao dar na chave, mas o do comp. de bordo permanece com os consumos, distancia e tal, no painel o nível de combustível e temperatura funciona , menos o parcial, alguém já passou por isso?? ventoinha sem acionar e hodômetro zerando?


Obrigado.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 05 Jul 2017, 11:27, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 05 Jul 2017, 11:49

Primeiramente não tem como desligar a termostática do seu carro porque ela não é elétrica, ela é mecânica e funciona com massa expansiva que ao esquentar empurra o pino pra fora e assim abrirá a passagem da água. Então não tenho a mínima ideia de que maneira você fez este teste para lhe informar. Bem, isto muda tudo já que o motor é Diesel, é possível que tenhas adaptado uma elétrica, se sim ai é outra história.
Quando você mexeu no carro, talvez você tenha deixado algo desligado ou quem sabe tenha dado um contato errado e queimado alguns fusíveis. O sensor da ventoinha deste carro a gasolina é o MTE 4051, é um multipolo sensor que tem também esta função de armar o relê e o relê ligar as ventoinhas, mas é preciso que não tenha fusíveis queimado por ali. Checa na caixa de fusível, ou no cofre do motor onde tenha fusível se não tem nada queimado.
Sobre o Odômetro, se nçao tiver fusível queimado, pode ser o comutador com problema que ao desligar a chave não mantém o sistema automático ligado para manter Vidros, trava elétricas etc. Se tudo isto tiver funcionando e o odômetro não, então com certeza é um fusível queimado ou cabos cortados
Imagem

Gomes302
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Nov 2016, 19:12
Nome Completo: Felipe Gomes
Cidade: POVOA DE SATA IRIA
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Gomes302 » 05 Jul 2017, 19:32

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Primeiramente não tem como desligar a termostática do seu carro porque ela não é elétrica, ela é mecânica e funciona com massa expansiva que ao esquentar empurra o pino pra fora e assim abrirá a passagem da água. Então não tenho a mínima ideia de que maneira você fez este teste para lhe informar. Bem, isto muda tudo já que o motor é Diesel, é possível que tenhas adaptado uma elétrica, se sim ai é outra história.
Quando você mexeu no carro, talvez você tenha deixado algo desligado ou quem sabe tenha dado um contato errado e queimado alguns fusíveis. O sensor da ventoinha deste carro a gasolina é o MTE 4051, é um multipolo sensor que tem também esta função de armar o relê e o relê ligar as ventoinhas, mas é preciso que não tenha fusíveis queimado por ali. Checa na caixa de fusível, ou no cofre do motor onde tenha fusível se não tem nada queimado.
Sobre o Odômetro, se nçao tiver fusível queimado, pode ser o comutador com problema que ao desligar a chave não mantém o sistema automático ligado para manter Vidros, trava elétricas etc. Se tudo isto tiver funcionando e o odômetro não, então com certeza é um fusível queimado ou cabos cortados



Muito obrigado pela resposta,

Não tem cabos soltos ou descascados nem fusíveis queimados só não sei verificar os 2 reles.

pelo que li, se solta-se a primeira ficha o ventilador deveria ligar. mas meu carro tem essas duas.

https://www.google.pt/search?q=sensor+d ... ZTPnIrcn-M:

2 https://www.google.pt/search?q=sensor+d ... QurPtMifzM:


a imagem do motor é esta, mas no caso este é um astra g. esses dois sensores estão a 45º da vareta de verificar o olho a esquerda.

https://www.google.pt/search?q=sensor+d ... MLyU0P_OGM:

devo estar fazendo uma grande confusão e lendo em outros fóruns fui chegar o ar condicionado, e para minha surpresa também não funciona.

obrigado pela atenção,

ahhhh... o carro esta 100% original, é que hj estou em Portugal.


obrigado novamente.

sandro borba
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:04
Nome Completo: sandro de borba
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por sandro borba » 13 Jul 2017, 20:42

Sera q fica bom adapitar o cebolao mte 725 no vectra, ou vai baixar muito a temperatura ? Ou coloco o mte 760 mesmo ?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 14 Jul 2017, 07:42

Tem a temperatura de funcionamento gravada nele?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

sandro borba
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:04
Nome Completo: sandro de borba
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por sandro borba » 14 Jul 2017, 08:16

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 14 Jul 2017, 11:32

Dúvidas e dúvidas, tipo: será que o sistema dá conta abaixar a temperatura conforme esse cebolão exigiria?
Se não der, as ventoinhas ficariam ligadas a bem dizer direto.

E olhando os pinos, visto que vc teria que mudar o conector original do Vectra, eu optaria pelo 760 mesmo, tendo em vista tb que ele atende super bem a necessidade do arrefecimento.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 14 Jul 2017, 12:16

Amigo, use o MTE 763 ou 760. Testado e aprovado como melhores para o Vectra, inclusive o 763 é original pra ele e o 760 original para um motor igual ao dele. Não se apegue a estes números de temperatura que tem neles, se você usar um destes e a temperatura passar de 89 nas ruas das cidades sem ar ligado, ou 93 com ar, com certeza seu carro tem um problema com a circulação da água que pode ser o radiador ou a termostática. Confesso que não sei a real temperatura deste 725. Mas sei que com o 760 ou 763, em hipótese nenhuma a temperatura passa dos 89 em cidades sem ar ligado e com ar ligado, em hipótese nenhuma a temperatura passa dos 93, isto em cidades onde as ventoinhas entram para suprir o vento que nos falta ao andar devagar.

Só lembrando o que escrevi acima, o cebolão não conseguirá fazer nada se o sistema tiver tapado ou termostática errada. Radiador tapado, ventoinha liga e não desliga e pior não tem como refrigerar nada porque ela á água não circulará, o sistema tem que ser perfeito para que tudo funcione perfeito. É uma boa equipe em vão da boa temperatura.

Este 725, eu até testaria ele se me dessem para testar grátis, porque para chegar nesta temperatura que eu acho ideal e invejável a qual eu cheguei, eu devo ter comprado 10 cebolões diferentes, sem contar com outras tentativas como usar outros cebolões de carros batidos que eu tinha acesso em desmanches de amigos. Pra ser sincero não foi nada barato, mas cheguei onde queria e muitos seguindo o que fiz chegaram também e estão contentes com o resultado. Não gasto mais com isto, porque se eu consegui o ouro, eu só tenho que manter ele brilhando.

Detalhe, comecei a comentar sobres estes dois cebolões e os cabrões aumentaram o preço, ou seja aumentaram demais o preço deles e eu nunca ganhei nada com isto, gastei pra comprovar, fiz a propaganda grátis e só vi o preço subir.

Sds
Imagem

Ffbolinha
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Out 2015, 22:32
Nome Completo: FABRICIO APARECIDO FERNANDES NEVES
Cidade: SAO JOSE DOS CAMPOS
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema no motor ou neurose?

por Ffbolinha » 16 Jul 2017, 19:34

Alguém poderia me ajudar, por favor
Tive problemas com o motor da ventoinha troquei e 8 meses depois travou como a primeira foi recondicionada , coloquei um motor novo não foi original pois é muito caro comprei um importado, com hélice e tudo só q a hélice veio um pouco menor afinal foi instalado, como agora é inverno e o carro não esquenta tanto blz, mais será q no verão terei problemas por causa do tamanho da hélice? Seria melhor colocar a hélice do motor antigo? Por favor alguém me ajuda

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema no motor ou neurose?

por Almeidão » 17 Jul 2017, 11:57

Primeiro saber se o sistema de travar a hélice é igual tanto o antigo como o novo. Muitas mudam e uma não dá na outra. Qual a diferença de tamanho? Quantas hélice esta tem e quantas tem a velha?

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 17 Jul 2017, 12:47


Mensagem movida para tópico apropriado.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

466 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 185 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 13:27