O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

466 mensagens
diegoemmanuell
GL Member
GL Member
Mensagens: 121
Registrado em: 19 Set 2013, 07:43
Nome Completo: Diego Emmanuell Soares de Farias
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: 1° estagio da ventoinha não funciona

por diegoemmanuell » 21 Abr 2014, 20:18

Cara, passei por essa de ontem para hoje, quando percebi o carro tava em 100 graus, desliguei, não vi ventoinha ligada, dai liguei de novo, com pouco tempo a ventoinha principal ligou. Hoje fiz o teste, liguei o carro e esperei aquecer, quando chegou em 92, cansei, desliguei e para minha surpresa a ventoinha do primeiro estagio ligou. beleza, desliguei o carro e fiquei mais calmo. Mais tarde quando sai, vi que a temperatura do carro subia ainda, chegando aos 100 e voltando. Fico preocupado porque antes não passava de 90 graus, a pouco tempo tava chegando em 92, por ai. Perguntei ao meu mecanico e ele falou que é normal, anormal seria se chegasse a 100, pois é, nesse fim de semana chegou. E agora?
Imagem
TubarãoBranco
CAmpina Grande-PB
Vectra MPFI 2.2 99

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: 1° estagio da ventoinha não funciona

por Almeidão » 22 Abr 2014, 07:22

Agora voce troca de mecanico, caso contário voce terá uma despesa grande para acertar. Com certeza é problemas nos sensores ou no sensor da I-E já que o seu não deva ter cebolão. Caso tenha cebolão, o problema é ele e é até mais fácil para resolver se colocar o cebolão correto.

Este normal é a mesma e velha história do colesterol em que temos o prazer de enganar nos. Se minha taxa é 198, eu diria para o Médico ir se ferrar, porque 198 é normal. Sem dúvida que é, só que para não mexer nesta taxa eu teria que somente tomar agua. E ai, conseguimos viver somente com água?
Imagem

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Ventoinha entrando atrasada

por Alez » 22 Abr 2014, 07:31

Almeidão escreveu:
Kiko escreveu:Almeidao, eu pensei aqui, posso ta errado. Mas a ventoinha menor ela é do ar condiocionado tambem ne? Ontem eu tirei o painel do ar condicionado fora e desliguei os 2 chicotes que tem, mas nao deu tempo de eu ligar de volta. Sera que tem a ver? Foi a unica coisa diferente que fiz com o carro, ele ficou a semana inteira parado.


Claro que tem tudo a ver, voce deve ter desligado a comunicação do sensor com o relê para o primeiro estágio.

Porque voce vai trocar a junta do cabeçote? Voce já confirmou que ela tem problemas? Está passando agua?

Existe várias coisas a srem feitas ao trocar uma junta de cabeçote.
1 - Levar na retífica para ajustar ele, ou seja trocar os retentores e se necessário for trocar as guias e algumas válvulas. É idiotíce trocar somente a junta e depois ter que desmontar outra vez para trocar estas peças.
2 - Não plainar ele por nada.
3 - Não jatear, somente limpeza comum ou banho químico que não passa de uma boa limpeza e usam este nome
porque é bonito.
4 - óbvio que voce deve trocar Bomba dágua, termostática e cuidado para não comprar com o grau errado, o certo é
82º, correia sincronizada e rolamento ue tensiona esta correia. A outa correia, se tiver visualmente boa, não
precisa troca já que ela não interfere diretamente no funcionamaneto do motor.

Sobre sua pergunta em colocar um botão para ligar o primeiro estágio, tem jeito sim e nem parece ser difícil, mas eu nunca faria isto. Se meu carro não tivesse cebolão, eu daria um jeito de colocar um sem eliminar o sistema original dele, daria um jeito de deixar os dois sistema sem conflitos.

Não tenho como lhe dar uma ajuda nisto porque não sei como é o sistema do seu, ou seja teria que ir fazendo e por fim ajustar qualquer conflito, tipo usando componentes eletronicos para isto. Sobre o interruptor, é fácil demais.


Almeidao, porque não pode plainar o cabeçote?

diegoemmanuell
GL Member
GL Member
Mensagens: 121
Registrado em: 19 Set 2013, 07:43
Nome Completo: Diego Emmanuell Soares de Farias
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: 1° estagio da ventoinha não funciona

por diegoemmanuell » 22 Abr 2014, 08:41

Almeidão escreveu:Agora voce troca de mecanico, caso contário voce terá uma despesa grande para acertar. Com certeza é problemas nos sensores ou no sensor da I-E já que o seu não deva ter cebolão. Caso tenha cebolão, o problema é ele e é até mais fácil para resolver se colocar o cebolão correto.

Este normal é a mesma e velha história do colesterol em que temos o prazer de enganar nos. Se minha taxa é 198, eu diria para o Médico ir se ferrar, porque 198 é normal. Sem dúvida que é, só que para não mexer nesta taxa eu teria que somente tomar agua. E ai, conseguimos viver somente com água?

Eu até estranhei quando ele me falou isso, porque este meu mecânico é detalhista demais, muito perfeccionista, não consegue fazer um serviço para ficar bonzinho, tem que ficar perfeito. Vou voltar lá e conversar com ele novamente. Mas preciso averiguar direitinho isso.
Imagem
TubarãoBranco
CAmpina Grande-PB
Vectra MPFI 2.2 99

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha entrando atrasada

por Almeidão » 22 Abr 2014, 09:39

Alez escreveu:
Almeidão escreveu:
Kiko escreveu:Almeidao, eu pensei aqui, posso ta errado. Mas a ventoinha menor ela é do ar condiocionado tambem ne? Ontem eu tirei o painel do ar condicionado fora e desliguei os 2 chicotes que tem, mas nao deu tempo de eu ligar de volta. Sera que tem a ver? Foi a unica coisa diferente que fiz com o carro, ele ficou a semana inteira parado.


Claro que tem tudo a ver, voce deve ter desligado a comunicação do sensor com o relê para o primeiro estágio.

Porque voce vai trocar a junta do cabeçote? Voce já confirmou que ela tem problemas? Está passando agua?

Existe várias coisas a srem feitas ao trocar uma junta de cabeçote.
1 - Levar na retífica para ajustar ele, ou seja trocar os retentores e se necessário for trocar as guias e algumas válvulas. É idiotíce trocar somente a junta e depois ter que desmontar outra vez para trocar estas peças.
2 - Não plainar ele por nada.
3 - Não jatear, somente limpeza comum ou banho químico que não passa de uma boa limpeza e usam este nome
porque é bonito.
4 - óbvio que voce deve trocar Bomba dágua, termostática e cuidado para não comprar com o grau errado, o certo é
82º, correia sincronizada e rolamento ue tensiona esta correia. A outa correia, se tiver visualmente boa, não
precisa troca já que ela não interfere diretamente no funcionamaneto do motor.

Sobre sua pergunta em colocar um botão para ligar o primeiro estágio, tem jeito sim e nem parece ser difícil, mas eu nunca faria isto. Se meu carro não tivesse cebolão, eu daria um jeito de colocar um sem eliminar o sistema original dele, daria um jeito de deixar os dois sistema sem conflitos.

Não tenho como lhe dar uma ajuda nisto porque não sei como é o sistema do seu, ou seja teria que ir fazendo e por fim ajustar qualquer conflito, tipo usando componentes eletronicos para isto. Sobre o interruptor, é fácil demais.


Almeidao, porque não pode plainar o cabeçote?


Não se deve plainar mesmo, e se ele tiver um empeno no qual ao colocar ele fica comprometido então melhor trocar o cabeçote. Ao plainar voce vai tirar preciosos milimetros dele e ele aumentará tanto a compressão e logo esquentará muito e o motor não vai aguentar.

Antigamente, o primeiro e mais simples veneno em um carro era isto, plainar o cabeçote e logo ganha uns cavalos a mais, porem o motor não aguenta.

Aos mais antigos sabem que a diferença de um pistçao 2.0 Alcool, para um 2.0 a gasolina era apenas uma lombadinha em cima dele ou seja algo igual uma moeda de 1 real nada mais e assim era um pistão alcool. Muitos transformarom carro a alool para gasolina somente colocando 2 juntas no lugar de um e são apenas alguns milimetros a mais, já que depois de apertado ela é simplesmente comprimida mais ainda.

Poucos sabem que ao colocar gasolina neste carro alcool, o motor durava uma hora e logo com esta junta a mais que era alguns milimetros a mais o motor já durava igual um motor comum.

São milímetros preciosos que não devem ser tirados.

Na verdade ele não empena, o que a retifica faz é recuperar aqueles cabeçotes que estão corroidos e lógico já não serve mais e deve ser trocado, mas Brasileiros e Cubanos são parentes um gatilha porque não tem como e outro para economizar então inventarom isto. Já os bons não precisa plainar, os parafusos dão jeito neles ali na hora do aperto, mas a retífica quer ganhar um qualquer a mais e logo aparece as dores de cabeça com temperatura.
Imagem

Avatar do usuário
vectra cd
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 238
Registrado em: 31 Mai 2013, 16:33
Nome Completo: douglas simões
Cidade: Aguas Claras
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: 1° estagio da ventoinha não funciona

por vectra cd » 22 Abr 2014, 17:52

Meu Vectra estava com mesmo problema, troquei tudo que é sensor e nada,relê também, levei no eletricista ele foi direto na resistência, disse que estava estragada; aí ele bateu com ela no plastico da ventoinha e acionou normal.
Mas disse que teria que trocar por uma nova que é uma fortuna porque só vende com a ventoinha junto.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: 1° estagio da ventoinha não funciona

por Alez » 22 Abr 2014, 17:59

Almeidão, e se o serviço da troca da junta do cabeçote for feito e o carro não ficar superaquecendo?

Significa que não foi plainado o cabeçote?

THIAGO96/97
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 09 Jul 2013, 21:19
Nome Completo: thiago anschau pauli
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: 1° estagio da ventoinha não funciona

por THIAGO96/97 » 22 Abr 2014, 19:49

Almeidão... aproveitando a ocasião... você falou que as duas ventoinhas devem funcionar juntas...
Reparei que no meu vecão 97, 2.0, 8v as ventoinhas não estão funcionando bem assim...

Na primeira velocidade as duas ventoinhas funcionam normalmente, porém quando entra a segunda velocidade somente a ventoinha interna funciona... a externa se desliga... Por que?????????

Kiko
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 151
Registrado em: 26 Set 2013, 01:54
Nome Completo: Anderson Pereira
Cidade: Paulinia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: 1° estagio da ventoinha não funciona

por Kiko » 24 Abr 2014, 15:02

Levei o carro numa oficina de injeção (a melhor da cidade) e questionei sobre a ventoinha, e ele disse que esta normal, que ela liga perto dos 90°C mesmo.
Já é o segundo mecanico que diz isso, entao antes quando a ventoinha armava com 85°C estava errado????
Nao sei mais nada.
https://www.facebook.com/anderspereira

"Em livros de histórias seremos a memória dos dias que virão,
Se é que eles virão"
(Engenheiros do Hawaii - O Exército de Um Homem Só)

leandrofviana
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 03 Jan 2014, 09:18
Nome Completo: leandro ferreira viana
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ventilador parando de funcionar

por leandrofviana » 28 Abr 2014, 14:30

Galera, este fds em um dia de muita chuva liguei o ar para desembaçar ai senti que o vento parou do nada. Ai desliguei e liguei e não voltou. Então desliguei e após uns 10 minutos tentei novamente ai funcionou. Após uns 5 minutos parou novamente. O que será que pode ser? Onde olhar? Nunca mexi nesta parte deste ventilador neste carro.

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Ventilador parando de funcionar

por Ives » 28 Abr 2014, 14:52

Eh ar digital ou analogico? Se for digital, ja vi pessoal comentar de um modulo q da defeito nas soldas, reaponsavel por controlar a velocidade so ventilador.

Se for ar analogico, vc tentou forcar a maxima velocidade? Tente isso p ver se eh o ventilador em si, ou os resistores...q na velocidade maxima ele ignora o resistor
Imagem

leandrofviana
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 03 Jan 2014, 09:18
Nome Completo: leandro ferreira viana
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventilador parando de funcionar

por leandrofviana » 28 Abr 2014, 15:02

Ives, é analógico. Tentei em todas as velocidades, todas paradas. O estranho é que para após alguns minutos. Ai espero um pouco e volta.

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Ventilador parando de funcionar

por Ives » 28 Abr 2014, 15:37

Ai vale a pena dar uma olhada nos reles....pode ser q ta c contato ruim, e conforme aquece perde contato....abre q caixa de fusiveis e confere o rele R10 e R12.....sao os sois reles grandes da coluna do meio....tente inverter o de cima c o debaixo e ver se reage....senao pode ser o ventilador c o carvao no final de vida util mesmo
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventilador parando de funcionar

por Almeidão » 28 Abr 2014, 17:54

ou a resistencia do ventilador. Fica nele e pra chegar lá precisa desmontar esta parte plastica no capô que fica em cima dele.

Mas acho que pode ser o local do relê, nem digo que seja o relê e sim o local dele que pode ter esquentado e derretido e hora tem contato e hora não se for isto, com certeza ele estará agarrado e ruim de sair.

Outra causa possivel é o próprio fusível que precisa de uma limpeza, para isto não basta limpar um, precisa dar uma geral.
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventilador parando de funcionar

por JoãodoValle » 29 Abr 2014, 11:07

Testa o rele, o primeiro quadrado marrom da esquerda pra direita, o meu era assim tbm depois que troquei já era, e olha que desmontei "metade do carro" para morrer no rele de 15 reais

leandrofviana
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 03 Jan 2014, 09:18
Nome Completo: leandro ferreira viana
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventilador parando de funcionar

por leandrofviana » 29 Abr 2014, 11:16

Perfeito, irei tentar todas as possibilidades informadas. Vou começar pelos relês, depois fusível, e em seguida tento desmontar e ver o ventilador. Vou postar o resultado das verificações. Só para constar, agora não está ligando mais.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventilador parando de funcionar

por JoãodoValle » 29 Abr 2014, 11:21

leandrofviana escreveu:Perfeito, irei tentar todas as possibilidades informadas. Vou começar pelos relês, depois fusível, e em seguida tento desmontar e ver o ventilador. Vou postar o resultado das verificações. Só para constar, agora não está ligando mais.

Depois olha esse tópico que eu criei, lá mostrei como desmontar o ventilador, mas to confiante que o teu tbm é o rele.

viewtopic.php?f=45&t=3554

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventilador parando de funcionar

por Almeidão » 29 Abr 2014, 12:25

Ao trocar este relê, muito cuidado para que os terminais sejam iguais, ou seja que o 85 e 86 estejam na mesma mosição. Existem uns com estes terminais em paralelo e outros meio en diagonal. Usa o que seu carro esteja usando, não necessariamente ele tem que ser marrom, mas que seja assim os terminais, usando original que tem a cor marrão e outro verde e um preto, impossivel dar errado porque no local tem a marca cirulcado com a cor de cada um para não se confundir. Eu uso de outra cor, coloquei um com amperage mais alta, uso com 40A.

Sds
Imagem

leandrofviana
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 03 Jan 2014, 09:18
Nome Completo: leandro ferreira viana
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventilador parando de funcionar

por leandrofviana » 29 Abr 2014, 12:37

Muito bom galera, este tutorial de como desmontar já me ajudou bastante. Estava aqui pensando, pow se não for rele e fusivel vou apanhar para olhar isso. Com este tutorial ficou bem fácil. Estou torcendo pra ser relê mesmo, mas mesmo que seja acho que vou me arriscar a abrir pra dar uma limpada ali. O meu deve estar pior do que este exemplo do tutorial. Cada dia fico mais feliz com este forum. Muito obrigado galera, logo que fizer os testes posto aqui o resultado.

leandrofviana
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 03 Jan 2014, 09:18
Nome Completo: leandro ferreira viana
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventilador parando de funcionar

por leandrofviana » 29 Abr 2014, 12:38

Só aproveitando o tópico, antes do ventilador ficar com esta palhaçada ocorria um fato estranho. O ar ligando sozinho, sem eu fazer nada. Tipo, estou andando tranquilo ai do nada o vento que sai ali do painel começa a ficar gelado. Ai ligo o ventilador, e fica como se eu estivesse com o ar ligado. O botão fica apagado, quando aperto ele a luz acende e dá uma queda como se estivesse ligando o ar e tal, ai desligo as vezes desliga o ar. As vezes mesmo ligando e desligando pelo botão ele fica ligado. Será que pode ter a ver com estes relês ai embaixo?

466 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 103 visitantes

Bem-vindo: 19 Mar 2024, 00:41