O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

466 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problemas com a ventoinha!

por Almeidão » 16 Jun 2014, 15:47

Pelo que eu sei, o Vectra parou de vir o cebolão a partir de 99, mas se o seu carro não tiver cebolão, com certeza ele está com problema no sensor de temperatura da IE que faz o mesmo serviço do cebolão e o mecanico deveria saber disto, e quando falamos em cebolão e digamos que o modelo não tenha, com certeza ele tem um sensor que pode dá o mesmo problema do cebolão que na verdade é um sensor com apelido de cebolão. Ou será que o mecanico acha que este tipo de sistema tem um cérebro que manda funcionar a ventoinha quando o carro esquenta? Não, não existe ainda um sistema inteligente, ainda precisa de algo para acionar. Somente os humanos tem esta capacidade, apesar que nem todos a usam.

SDs
Imagem

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 346
Registrado em: 27 Mar 2014, 00:44
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problemas com a ventoinha!

por Ramon Neves » 16 Jun 2014, 16:16

Será que não poderia ser o chicote danificado ou conector com mal contato??
Imagem

FCBritex
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Jun 2014, 17:39
Nome Completo: Fábio Cardoso
Cidade: Assis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problemas com a ventoinha!

por FCBritex » 17 Jun 2014, 07:33

Almeidão escreveu:Pelo que eu sei, o Vectra parou de vir o cebolão a partir de 99, mas se o seu carro não tiver cebolão, com certeza ele está com problema no sensor de temperatura da IE que faz o mesmo serviço do cebolão e o mecanico deveria saber disto, e quando falamos em cebolão e digamos que o modelo não tenha, com certeza ele tem um sensor que pode dá o mesmo problema do cebolão que na verdade é um sensor com apelido de cebolão. Ou será que o mecanico acha que este tipo de sistema tem um cérebro que manda funcionar a ventoinha quando o carro esquenta? Não, não existe ainda um sistema inteligente, ainda precisa de algo para acionar. Somente os humanos tem esta capacidade, apesar que nem todos a usam.

SDs


Bom dia, Almeidão! Imagino o quanto deve ser desconfortável e até irritante pra vc se deparar com estas linhas, de um ignorante como eu... Peço desculpas!

Esse é o meu primeiro carro, foi presente de meu pai, quando do nascimento de minha filha à um ano, e como já disse, meus conhecimentos técnicos são ínfimos, inclusive até o ano do carro q informei, era equivocado... sei muito pouco a respeito do assunto, razão pela qual tentei buscar alguma informação técnica pra tentar dar uma ajuda ao mecânico aqui (que também não é grande coisa - ponto comum aqui na minha cidade), afim de sanar esse problema.

Todas as opções que encontrei aqui foram avaliadas, e nada de um resultado positivo. Avaliamos a UCE e seus componentes, chicote e conectores, todos o sistema de injeção, aterramentos, radiador, etc.
Bem, por fim a conclusão do profissional responsável (QUE NÃO SOU EU, SOU APENAS O CLIENTE) é que o problema é no sistema de ar condicionado (que por sinal já não funcionava)... A solução foi adaptar um cebolão (não me pergunte como) e manter o ar condicionado desativado. Não é a melhor das opções, mas ele me garantiu q não vou ter problemas de resfriamento do motor, e como não posso ficar sem o carro, aceitei!

Conclusão: Vou rodar com ele por enquanto com essa "gambiarra", e num próximo momento, vou me deslocar cerca de 100 km até Marília, (que é uma cidade um pouco maior) e buscar um profissional mais qualificado pra colocar as coisas em ordem!

Prometo que volto aqui quando esse problema estiver plenamente solucionado pra compartilhar qual era o defeito real.

Peço desculpas por gastar o tempo de vcs, e agradeço a atenção a mim dispensada!!! Abraço!

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 346
Registrado em: 27 Mar 2014, 00:44
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problemas com a ventoinha!

por Ramon Neves » 17 Jun 2014, 09:08

Amigo aqui é um fórum para se tirar dúvidas, tentarmos resolver os problemas do nossos Vectras, adquirirmos conhecimento e conquistar amizades, não se preocupe com o tempo que perdemos tentando te ajudar, cara nosso maior prazer é ajudar, quando acertamos e conseguimos resolver o problema ficamos mais que satisfeitos, então sempre que tiver uma dúvida pode procurar o fórum que se soubermos sobre o assunto teremos prazer em lhe ajudar!!
Forte abraço! :84:
Imagem

Avatar do usuário
accamargo
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Mai 2014, 18:09
Nome Completo: Augusto César Camargo
Cidade: Hortolândia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Ventilador parando de funcionar

por accamargo » 02 Jul 2014, 12:42

Amigos, estou com um problema no motor do ventilador interno do meu Vectra, após desmontar eu vi que as escovas estão gastas, porém estou com dificuldade para encontrar as escovas para comprar, encontrei um lugar que confecciona, porém me cobraram 50 reais cada, achei muito caro.

Se alguém puder me ajudar informando alguma especificação ou até algum site que tenha isso para vender eu agradeço.

takeshita
GL Member
GL Member
Mensagens: 57
Registrado em: 14 Out 2013, 19:49
Nome Completo: sergio tatsuo takeshita
Cidade: carpina
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por takeshita » 09 Jul 2014, 20:04

Almeidão, troquei tudo que você pode imaginar e a minha temperatura continuou subindo. Sugeri ao meu eletricista que instalasse um sensor de temperatura abaixo do especificado pro carro (92º a 97º original e a que instalei 82º a 87º)> Minha dor de cabeça acabou!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por Almeidão » 10 Jul 2014, 08:02

takeshita escreveu:Almeidão, troquei tudo que você pode imaginar e a minha temperatura continuou subindo. Sugeri ao meu eletricista que instalasse um sensor de temperatura abaixo do especificado pro carro (92º a 97º original e a que instalei 82º a 87º)> Minha dor de cabeça acabou!!!


Amigão, se voce olhar ai para trás não sei onde, mas eu comentei que não conheço a fundo este sensor do Vectra mais novo e que eu iria buscar saber sobre isto e acreditava que tinha algo com menor grau. BINGO, voce já veio com a resposta e gostaria que voce postasse para nós onde voce comprou e como comprar. Lembro que comentei com Ricardo Crispim que o dele é normal em 90º nas ruas, mas que poderia ser mais baixo.

Crispim, olha ai a solução. takeshita fez no dele então existe opção, vamos esperar a ver onde ele comprou e como comprar.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4064
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por Ju_Bueno » 10 Jul 2014, 09:25

Será que isso não resolveria o problema da Zafira do nosso amigo no outro tópico?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por Almeidão » 11 Jul 2014, 08:15

Ju_Bueno escreveu:Será que isso não resolveria o problema da Zafira do nosso amigo no outro tópico?


Não, infelizmente este sensor é para quem em uma temperatura mais alta somente dentro da cidade e quer baixar ela um pouco acionando as ventoinhas mais cêdo. Para isto, nas rodovias elas já são baixa. No caso dele ela é alta sempre e na minha opinião houve um rebaixamento excessivo no cabeçote do carro dele.

Ainda sobre este sensor, acredito que os carros mais novos usam ele, porque não há uma explicação lógica que na estrada a temperatura ser 82 e na rua ser 90. ISTO NO PAINEL

Sds
Imagem

Avatar do usuário
souzajhonatan
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 24 Out 2013, 22:19
Nome Completo: Jhonatan Morais de Souza
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

RESOLVIDO --Ventilador do carro não funciona

por souzajhonatan » 17 Ago 2014, 19:14

Pessoal,
Gostaria de saber o que pode ser pelo ventilador do meu carro não estar funcionando, aquele que tem a chave seletora 0,1,2,3 e 4... Eu já verifiquei os fusíveis e estão OK. Porém a ventilação não liga em nenhuma velocidade.

Help!!
Editado pela última vez por souzajhonatan em 21 Ago 2014, 07:51, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventilador do carro não funciona

por JoãodoValle » 17 Ago 2014, 21:52

Esse topico ira lhe ajudar:
viewtopic.php?f=45&t=5427

Avatar do usuário
Adene_Diego
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 27 Mar 2014, 15:54
Nome Completo: Adene Diego Miranda de Abreu
Cidade: Palmas
Estado: Tocantins
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Ajuda - Dúvidas sobre o eletroventilador do Radiador - Vectra B

por Adene_Diego » 18 Ago 2014, 12:10

Olá galera, primeiramente gostaria de elogiar pela iniciativa de criação desse fórum! Espero poder contribuir com o pouco conhecimento que eu tenho.

Meu problema: A ventoinha do radiador (interna) está danificada, começou com uma folga e agora nem roda mais praticamente, aparentemente ela "soltou" do motor. Aqui na minha cidade só encontrei ela nova pela bagatela de R$ 475,00 e eu não tenho com gastar essa grana agora.

Procurando no mercado livre encontrei umas mais baratas na casa dos 200,00 e encontrei um vendedor que negocia apenas a hélice do ventilador. Gostaria de saber se alguém já fez esse serviço de troca da hélice apenas, e se é realmente possível! E também gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer alguma "gambiarra" para o ventilador funcionar até a peça da net chegar pois preciso do carro para trabalhar.

Desde já agradeço a atenção.
Vlw galera!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ajuda - Dúvidas sobre o eletroventilador do Radiador

por Almeidão » 18 Ago 2014, 16:36

Adene_Diego escreveu:Olá galera, primeiramente gostaria de elogiar pela iniciativa de criação desse fórum! Espero poder contribuir com o pouco conhecimento que eu tenho.

Meu problema: A ventoinha do radiador (interna) está danificada, começou com uma folga e agora nem roda mais praticamente, aparentemente ela "soltou" do motor. Aqui na minha cidade só encontrei ela nova pela bagatela de R$ 475,00 e eu não tenho com gastar essa grana agora.

Procurando no mercado livre encontrei umas mais baratas na casa dos 200,00 e encontrei um vendedor que negocia apenas a hélice do ventilador. Gostaria de saber se alguém já fez esse serviço de troca da hélice apenas, e se é realmente possível! E também gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer alguma "gambiarra" para o ventilador funcionar até a peça da net chegar pois preciso do carro para trabalhar.

Desde já agradeço a atenção.
Vlw galera!


Gambiarra voce esquece que não tem jeito, desligue o carro e deixe chegar a peça para andar outra vez porque o prejuizo é grande caso insista em andar com ele.

Eu já abri alguns motores, troquei rolamentos, troquei hélice mas nunca encontrei alguem que fizesse isto e mais existem alguns modelos que a hélice tem uma trava e outros que são parafusados. Será que o vendedor ML sabe disto?
Melhor não arriscar e comprar a peça completa sobre o valor, não posso opnar porque estou fora de preço desta peça, porem já comprei várias peças no ML e muitas delas como oiginal e chegou como original..

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Adene_Diego
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 27 Mar 2014, 15:54
Nome Completo: Adene Diego Miranda de Abreu
Cidade: Palmas
Estado: Tocantins
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Ajuda - Dúvidas sobre o eletroventilador do Radiador

por Adene_Diego » 18 Ago 2014, 16:45

Obrigado pelo retorno Almeidão!

Mas acabei retirando a ventoinha para dar uma olhada e consegui "ajeitar" ela pra funcionar até a peça chegar! Sobre a compatibilidade eu estou pedindo para todos os vendedores com os quais estou negociando me enviarem o cód. original correspondente para eu verificar se é a mesma peça, porque daí eu consulto no CepChev.

Se quiser mais tarde posso postar as fotos da gambiarra que eu fiz! Não ficou das melhores porque me faltou uma trava, porém vou comprar amanhã e deixar tudo Ok.

:88:

DANIEL HIGA
GL Member
GL Member
Mensagens: 50
Registrado em: 30 Jun 2014, 01:15
Nome Completo: DANIEL HIGA
Cidade: MATA DE SÃO JOÃO
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por DANIEL HIGA » 21 Ago 2014, 00:19

Bom dia, estou acompanhando o link e também gostaria de saber que sensor é esse de 82° o meu Vectra é um 2.0 8V 97 Gasolina/ GNV e esquenta muito na cidade.

Eu coloquei uma Válvula Termo estática MTE Thomsom VT 211 82°Graus, a original é 90°ou 92° graus, mas queria que a ventoinha acionasse mais cedo.

Abraços a todos e esperando resposta.

DANIEL HIGA
GL Member
GL Member
Mensagens: 50
Registrado em: 30 Jun 2014, 01:15
Nome Completo: DANIEL HIGA
Cidade: MATA DE SÃO JOÃO
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por DANIEL HIGA » 21 Ago 2014, 01:10

Achei essa tabela da MTE THONSOM

R705.86/76 INTERRUP/TEMP FIAT/FORD/GM/VOLSKSWAGEN
R705.92/87 INTERRUP/TEMP FIAT/FORD/GM/VOLKSWAGEN
R725.92/97 INTERRUP/TEMP DUPLO
R726.92/87 INTERRUP/TEMP
R740.100/95 INTERRUP/TEMP CORSA 1.0/1.4/1.6 EFI C/S AR
R741.88/83 INTERRUP/TEMP ASTRA 1.8/2.0 VECTRA 2.0
R755.92/81 INTERRUP/TEMP FORD- VOLKSWAGEN
R757.95/102 INTERRUP/TEMP RAD AP 1.6/1.8/2.0 AT 1.0 C/AR
R760.95/105 INTERRUP/TEMP DUPLO OMEGA/SUPREMA 4.1
R767.95/120 INTERRUP/TEMP DUPLO VECTRA 2.0 8/16V
VT-210.85 VALVULA TERMOST. UNO 1.0/1.5 ALC. 97/
VT-211.82 VALVULA TERMOST. MONZA/ASTRA/VECTRA
VT-211.87 VALVULA TERMOST. S10/BLAZER/OMEGA
VT-211.92 VALVULA TERMOST. MONZA/ASTRA/VECTRA
VT-205.91 VALVULA TERMOST. MONZA 1.8 ALC/GAS. /86
VT-207.75 VALVULA TERMOST. OPALA/CARAVAN 6CIL.

Avatar do usuário
souzajhonatan
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 24 Out 2013, 22:19
Nome Completo: Jhonatan Morais de Souza
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Ventilador do carro não funciona

por souzajhonatan » 21 Ago 2014, 07:52

JoãodoValle escreveu:Esse topico ira lhe ajudar:
viewtopic.php?f=45&t=5427


Olá Amigo,
Mudei o título do Fórum para RESOLVIDO, seu tópico foi essencial e me ajudou muito!

Obrigado!

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: RESOLVIDO --Ventilador do carro não funciona

por JoãodoValle » 21 Ago 2014, 07:54

Opa, que bom amigo para isso serve o Clube, aqui nos ajudamos e aprendemos juntos.

Abraço e vlw o feedback

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4064
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por Ju_Bueno » 21 Ago 2014, 12:14

DANIEL HIGA escreveu:Bom dia, estou acompanhando o link e também gostaria de saber que sensor é esse de 82° o meu Vectra é um 2.0 8V 97 Gasolina/ GNV e esquenta muito na cidade.
Eu coloquei uma Válvula Termo estática MTE Thomsom VT 211 82°Graus, a original é 90°ou 92° graus, mas queria que a ventoinha acionasse mais cedo.

Daniel, a válvula termo-estática não vai alterar o acionamento da ventoinha. Ela vai abrir mais cedo para que a água circule e faça a troca de calor. Essa que vc colocou é na verdade a que mais usamos por aqui. As de 87 e 92º acabam sendo uma temperatura muito alta para os motores.

Se a ventoinha do seu Vectra B não aciona aos 88º no painel, tem algo errado. O melhor interruptor, ou cebolão pra vc usar é o MTE 760. Atua dos 88º aos 83º no primeiro estágio, e por volta de 92~93º aos 88º no segundo.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 21 Ago 2014, 12:18, em um total de 1 vez.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por Almeidão » 21 Ago 2014, 12:16

DANIEL HIGA escreveu:Bom dia, estou acompanhando o link e também gostaria de saber que sensor é esse de 82° o meu Vectra é um 2.0 8V 97 Gasolina/ GNV e esquenta muito na cidade.

Eu coloquei uma Válvula Termo estática MTE Thomsom VT 211 82°Graus, a original é 90°ou 92° graus, mas queria que a ventoinha acionasse mais cedo.

Abraços a todos e esperando resposta.


Amigo, já ha tempo informo que o cebolão para funcionar perfeito o Vectra é o MTE 761, mas nem sempre ele resolve o problema, porque para ele funcionar tem que passar agua por ele e quanto mais agua passar melhor ele funciona. Digamos que o radiador esteja entupido, então ele funcionará muito bem, só não baixará a temperatura.

Se o seu carro na estrada livre sem ar ligado ficar entre 80 a 83º, pode colocar este cebolão informado acima que ele terá também uma boa temperatura na cidade.

Olhando esta tabela ai e vendo termostátrica de V211-92, me dá até susto, nem penso em usar uma desta no meu Vectra, com certeza a tmperatura fica lá em cima, justamente onde eu me preocuparia muito.
Imagem

466 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 76 visitantes

Bem-vindo: 19 Mar 2024, 07:07