O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

466 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 21 Abr 2020, 11:55

PAULO EDUARDO CANIETO escreveu:Fuente del Mensaje Boa Tarde amigos!
Meu Vectra GLS 99/99 2.2 8 v. com ar condicionado tem um comportamento estranho: Ligo pela manhã, aqueço o motor por 2 minutos e saio para um trajeto de 1,0 km,
volto e estaciono na garagem. A ventoinha do 1º estágio liga aos 80 graus, desliga, deixo o motor ligado, a ventoinha liga novamente aos 87 graus e desligando aos 84 graus.
Temperatura ambiente 20 graus. Outro dia estava muito calor 32 graus, trânsito parado, ponteiro chegou nos 98 graus, mesmo com as 2 ventoinhas ligadas a temperatura
não abaixava só foi abaixar um pouco quando o trânsito voltou a andar. O que pode ser?


Primeiro de tudo você precisa testar o sistema de arrefecimento dele sem ventoinhas ligadas e isto é bem fácil. Busque uma rodovia, ande com ele e informe o comportamento sendo estrada livre ele deve ficar entre 80 a 82 no máximo sem o ar ligado e não importa a velocidade desde que seja acima de 60. Se a temperatura ficar como eu estou comentando, basta você trocar o sensor de temperatura dele, se for cebolão MTE 760 ou 763 é o que você poderá usa, se não tiver cebolão você usará o MTE 4051. Reforço que se em rodovias ele ficar acima de 85 graus, o problema já passa a ser radiador e não sensores.
Imagem

italo_dimas
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Ago 2020, 18:53
Nome Completo: italo francis dimas
Cidade: matutina
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999
Idade: 34

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por italo_dimas » 29 Set 2020, 20:56

boa galera entao to com meu Vectra B 99 2.2 8V gls a pouco mais de 1 mes e fiquei com uma duvida meu carro so aciona a ventoinha aos 92 graus ai fiquei na duvida com quantos graus arma o primeiro estagio da ventoinha e com quantos graus deve armar o segundo estagio pois pesquisei sobre isso nao achei muita coisa e o q achei so gerou mais duvidas outra coisa e q com o AC ligadfo as vezes quando da uma forçada no motor ele chega a 97 graus quase 100 quando força mais um pouco o motor na rodovia sempre anda na faicha dos 85 graus as vezes chegando a 90

italo_dimas
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Ago 2020, 18:53
Nome Completo: italo francis dimas
Cidade: matutina
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999
Idade: 34

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por italo_dimas » 29 Set 2020, 20:59

boa galera entao to com meu Vectra B 99 2.2 8V gls a pouco mais de 1 mes e fiquei com uma duvida meu carro so aciona a ventoinha aos 92 graus ai fiquei na duvida com quantos graus arma o primeiro estagio da ventoinha e com quantos graus deve armar o segundo estagio pois pesquisei sobre isso nao achei muita coisa e o q achei so gerou mais duvidas outra coisa e q com o AC ligadfo as vezes quando da uma forçada no motor ele chega a 97 graus quase 100 quando força mais um pouco o motor na rodovia sempre anda na faicha dos 85 graus as vezes chegando a 90

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por danrmp » 29 Set 2020, 22:12

que ano é, 99? As ventoinhas dos 2.2 são controladas pelo módulo de injeção. Do 8V não sei te dizer exatamente, mas do 16V ela só liga o 1° estágio aos 95° e desliga com 88, o segundo me fugiu o número mas se nao me engano era por volta dos 103.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por danrmp » 29 Set 2020, 22:36

virtual302v8 escreveu:Fuente del Mensaje 1 - Sem o ar ligado o segundo estágio não entra? Não sabia disso mesmo.


Sim, liga, mas em temperatura bem mais alta. é quase impossível ver acionando o segundo estágio por temperatura.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 30 Set 2020, 08:06

Sem o AC o segundo estágio não deveria entrar. Num sistema em ordem o primeiro estágio sempre dá conta de fazer a troca de calor adequada. Se ligar o segundo é porque tem algum problema no arrefecimento.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 30 Set 2020, 08:12


Esses números que vc comenta seriam na leitura do scanner (temperatura real) ou no ponteiro do painel?

No painel, o primeiro estágio normalmente entra aos 88º e baixa uns 5º até desligar; o segundo ligaria pouco depois dos 90º (meio da escala), baixa uns 5º tb e desliga, permanecendo o primeiro estágio ligado. Mas conforme comentei acima, sem o ar o primeiro estágio tem que dar conta de refrigerar.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por chirola » 30 Set 2020, 12:21

o drama das temperaturas e acionamento das ventoinhas geralmente e pelo sensor de temperatura , ou o cebolao .
cuando vai comprar na maioria pede pelo modelo do carro , e o vendedor olha no computador e da algum que fale vectra .
tem sensor e cebolao de 95 primeiro e 110 segundo .
tem que olhar que temperatura vc quer e comprar o que melhor encaixa para seu uso, meu carro demora em esquentar na ida ao trabalho ( 12 kilometros ) a metade do trajeto o motor nao chega a esquentar , mais em um lugar muito quente que o carro esquenta rapido seria mais interesante que o primeiro estagio esteja entre 85 e 87 graus e o segundo pero dos 90 92 , mais tem que olhar o rango de temperaturas ao comprar esse tipo de reposto, e nao se guiar porque na etiqueta fala vectra ,
ja no ar condicionado e outra historia o primeiro liga sempre e o segundo liga por preçao e nao por temperatura, o presostato tem que estar em dia

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 30 Set 2020, 13:36

Todos os Vectras B, seja 2,2, 2.0 16V ou não sendo gasolina a temperatura de painel é:
1º Estagio máximo 90º, sendo o mais correto 88º
2º Estágio máximo 95º, sendo o mais correto 93º.
Em todos os Vectras B, o segundo estágio nunca entra em funcionamento se o ar estiver desligado. Caso isto ocorrer é porque tem problema no sistema.
Em todos os Vectras B as duas ventoinha funcionam juntas sempre seja no primeiro estágio ou seja no segundo.
Em Rodovias estabilizada, que não seja serras, a temperatura deve está em 82 no máximo 83, dai para menos, se tiver mais que isto podem trocar o radiador que ele perdeu a performance por não ter tido os cuidados necessário desde que o problema não seja Válvula termostática que aliás nos Vectras B tem que ser 82º.

Em qualquer situação onde a temperatura de painel passar de 95, pra mim já é desesperador.

Todas as informações acima são baseadas em leituras de painel.

Fiz este vídeo não tem muito tempo, estava a 37º externo e olha a temperatura do carro e observe que parei em um semáforo, ela subiu um pouco e ao andar já foi baixando. Se paro o carro ela chega no máximo 90, e com ar 93. Radiador sempre com Aditivo que quase todos já sabem a marca, detalhe este ai tinha mais de 10 anos de uso, agora que coloquei o novo porque furou a caixa, mas não mudou nada na temperatura.

https://www.youtube.com/watch?v=_znfCYR ... e=youtu.be
Imagem

santiliano
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Set 2020, 10:15
Nome Completo: Gabriel Santiliano
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 29

Sistema de arrefecimento (ventiladores) Vectra B (97 2.0 8V c/ ar)

por santiliano » 24 Jan 2022, 21:28

Olá pessoal!

Recentemente meu Vectra começou a esquentar, gostaria de deixar o relato aqui sobre o problema (que já foi resolvido) para possivelmente ajudar alguém futuramente, e também gostaria de fazer algumas perguntas para os mais entendidos sobre o funcionamento geral do sistema .

Problema:

Então, as ventoinhas do carro não estavam armando quando deveriam, só armavam quando o carro chegava a quase 100 graus. Depois de fuçar um pouco, vi que o cebolão (35) estava vazando e com o conector desencaixado. O estado do cebolão e do conector estavam bem ruins, com as travas soltas e com os contatos gastos, mas só de forçar o conector no lugar, as ventoinhas voltaram a armar e o carro parou de esquentar, provavelmente ele foi soltando com o tempo.

Corri atrás de um cebolão e conector novo, é bem difícil de achar em estoque, mas recomendo procurar localmente antes de comprar na internet. Paguei em torno de 140 reais nos dois, só o cebolão na internet está este preço, sem contar o frente.

Reparo:

Infelizmente tive que fazer o reparo na pressa, e não consegui filmar, mas fiz da seguinte forma:

Tirar o para-choque do meu carro não é uma opção neste momento, ele está preso com mais arame que uma cerca pra segurar boi, resolvi tentar de outra jeito. Primeiro tirei a grade frontal que fica em cima do para-choque, para depois remover o farol direito. Sem abaixar o para-choque, remover o farol é um pouco complicado, mas com jeitinho dá (pelo menos no meu modelo, que é 97 com farol de vidro). Depois tirei aqueles suportes de metal superiores do radiador dos dois lados, a mangueira de retorno do arrefecimento (lado esquerdo), e a mangueira mais grossa, que liga a parte superior do motor ao radiador e fica em cima do cebolão (lado direito). Depois, pedindo pra um amigo levantar um pouco o radiador, o espaço é exatamente suficiente para tirar o cebolão velho e colocar o novo usando uma chave inglesa pelo buraco onde fica o farol. Depois foi só emendar os fios do conector novo, proteger bem, montar tudo de novo, e completar o arrefecimento com cuidado pra não deixar com ar no sistema.

Vou ver se amanhã consigo tirar umas fotos do reparo pra postar aqui

Duvidas:

Gostaria de entender como funciona a questão das velocidades das ventoinhas.

Pelo o que eu entendi do sistema, o carro tem duas ventoinhas:

Imagem

Uma fica na parte de trás do radiador, mais pro lado esquerdo (32)
Uma fica na parte da frente do condensador, mas pro lado direito (29)

Com o ar desligado, a ventoinha do radiador liga quando o ponteiro está a mais ou menos 90 graus no painel, até o carro esfriar um pouco e ela desarmar.

Com o ar ligado, a ventoinha do radiador liga direto, e a do condensador permanece desligada e liga depois de um tempo, e fica alternando entre ligada e desligada.

Essa ventoinha do condensador também fica ligada um tempo quando o carro desliga.

Já ouvi de dois mecânicos que essa ventoinha do condensador deve ficar ligada direto quando liga o ar, mas não achei nenhuma informação concreta, nem pra provar nem desmentir essa informação.

Meu ar está funcionando perfeitamente e o carro marca entre 90 e 93 graus no painel, mesmo pegando transito, mas fico preocupado de estar forcando o sistema.

Se alguém tiver um link com a explicação ou puder explicar como funciona este sistema, quais são as velocidades das ventoinhas e quando elas devem armar, eu agradeço. :88:

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sistema de arrefecimento (ventiladores) Vectra B (97 2.0 8V c/ ar)

por chirola » 24 Jan 2022, 22:31

santiliano escreveu:Fuente del Mensaje quais são as velocidades das ventoinhas e quando elas devem armar, eu agradeço.

As duas ventoinhas ligam e de ligam sempre juntas seja por temperatura ou pelo ar condicionado, se esta ligando só uma pode ter algum problema em algum dos reles , primeiro e segundo estagio no modelo 97 e comandado pela temperatura de acionamento do cebolão duplo, no cebolão original o primeiro liga a 93' 95' e o segundo estagio lá pelos 100graus nunca vi o sundo estagio do meu carro ligar o sistema é bem eficiente , com ar ligado o primeiro estagio liga direto e o segundo liga cuando o sistema de gás do ar chega a 250psi de preçao na linha de alta e é comandado pelo pressostato.
No farol de vidro se VC tira o pisca te acesso ao parafuso de baixo do farol e consegue tirar ele sem tirar o para choque , já com o farol do 200q não da o pisca é junto com o farol

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sistema de arrefecimento (ventiladores) Vectra B (97 2.0 8V c/ ar)

por Almeidão » 25 Jan 2022, 09:23

Eu não sei se entendi errado sobre o cebolão se o seu carro usa um ou dois. O fato é que o cebolao correto para o seu carro seria um duplo MTE 760 ou se foi feito uma adaptação bem feita para usar 2 seria o simples MTE 726 para o primeiro estágio e o 740 para o segundo eu confesso que prefiro assim, afinal dois cebolões dificilmente estragam, enquanto um duplo tem a possibilidade de uma durabilidade menor.
O Chirola diz e é correto, nunca uma funciona sozinha, não existe esta de funcionar a do condensador e a de dentro não, inclusive ao desligar o carro quando quente elas seguem ligadas e sempre as duas e isto é para baixar a pressçao do ar condicionado e nada mais.
O mecanico está errado nas informações, para funcionar uma somente, tem problema no sistema e elas precisam está em comunicação uma com a outra, exemplo se estragar um relê ou estragar um cebolão do primeiro estágio, ela só irá funcionar a de dentro na alta velocidade que seria o segundo estágio e esta velocidade por segurança não pode passar de 1 minuto para proteção dos relês e alojamentos deles.

Eu estou supondo que a de dentro esteja funcionando somene na alta, e o sistema ai precisa ser verificado, talvez o cebolãpo do primeiro estágio esteja ligado errado ou os relês em frente da bateria estejam colados.

Outra informação para os relês da frente da Bateria considerando esquerda do carro
1 - Primeiro da esquerda recebe sinal negativo do cebolão primeiro estágio, arma o 85 e 86 e tranfere corrente para as ventoinhas 1 e 2 funcionarem na baixa. Se fizr um jump 85 e 86 com um clip na caixa de relês elas tem que funcionar juntas na baixa sem ligar a chave.
2 - Segundo relê 5 terminais ao ligar a chave ele habilita o segundo estagio que será desligado imediatamente ao desligar a chave deixando somente o primeiro.
3 - terceiro relê 4 terminais, igual ao primeiro, ao ligar a chave e fizer um jump 85 e 86 pode ser com um clip comum, a ventoinha de dentro tem que ligar na velocidade máxima.
4 - para funcionar as duas na máxima, é preciso ligar a chave, fazer um jump relê 1 e relê 3, ai funcionarão as duas na mpaxima.
5 - Lá da tomada do cebolão vem 3 fios, o marrom é negativo e voce esquece ele, os outros 2 um liga o relê numero 1 e outro liga o relê numero 3.

Esclareço agora o motivo de ter algo errado, se ao chegar no segundo estágio é porque o primeiro já foi ligado e assim aquele primeiro relê está armado e sendo assim ao armar o terceiro relê se tudo tiver certo entra o segundo estágio nas duas.

Muito cuidado ao trocar o cebolão e apertar demais, voce pode estragar o radiador, use uma chave correta para este local, nunca use chave de grife, eu comprei uma chave comum de boca, cortei ela menos da metade, lixei com esmeril nas partes grossas da boca e assim tiro sem tirar o farol, fácil, não é, mas é o certo.
Imagem

santiliano
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Set 2020, 10:15
Nome Completo: Gabriel Santiliano
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 29

Sistema de arrefecimento (ventiladores) Vectra B (97 2.0 8V c/ ar)

por santiliano » 25 Jan 2022, 13:05

Boa tarde!

Obrigado pelas respostas, hoje dei uma volta com o carro para diagnosticar o problema melhor.
A descrição que dei do problema está incorreta, observei melhor agora.

Fiz os testes com ar e sem ar ligado

Com ar ligado:

As duas ventoinhas funcionam juntas ao ligar o carro.
Mas depois que a temperatura chega aos 90 e poucos, a ventoinha de dentro aumenta a velocidade e a de fora desliga.
Fica assim até o carro esfriar um pouco, e então a de dentro diminui a velocidade e a de fora liga novamente.

Parece que o que está acontecendo é que a ventoinha da frente não entra no segundo estagio.
Quando arma o segundo estágio a de dentro aumenta a velocidade e a de fora desliga.

E também não sei se é correto armar o segundo estagio com apenas 90 e poucos graus com o ar ligado.

Com ar desligado:

As duas ventoinhas ficam desligadas até o carro atingir 90 e poucos, aí ligam as duas. ​
Depois que esfria um pouco, elas desligam novamente, e fica nesse ciclo.
Sem o ar parece estar ok, nem esquenta o suficiente pra armar o segundo estagio.


O cebolão que troquei foi o superior, que no cepchev é descrito como cebolão do radiador (35).
Só decidi trocar por estar vazando bastante liquido de arrefecimento na base dele, e por causa do risco do conecto ficar soltando.
O de baixo é descrito no cepchev como cebolão do condensador (36), neste eu não mexi.

O modelo que coloquei no lugar é um MTE - 797 igual a deste anuncio aqui:
https://www.wsparts.com.br/produto/inte ... -105-83387

Foto do original:

Imagem
Imagem

Fotos do novo já instalado:

Imagem

Caixa de reles:

Imagem

Pelo menos o carro não esquenta, mesmo pegando transito não chega nem a 95 a temperatura.
Mas ainda assim estou preocupado de estar forçando o sistema do ar condicionado.
Desde que comprei o carro, já tive que trocar 3 vezes o pressostato de alta, sendo que uma vez foi garantia.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sistema de arrefecimento (ventiladores) Vectra B (97 2.0 8V c/ ar)

por Almeidão » 25 Jan 2022, 13:53

Uma informação que talvez não passamos. O segundo estágio nunca entra se o ar estiver desligado, observe isto por favor no seu carro e faça o teste sem ar.

Pelo que estou vendo o que não está funcionando é o primeiro estágio pelo cebolão. Ele está sim quando liga o ar, mas não pelo cebolão quando ele é ativado e sendo assim ele só vai armar no segundo estágio e não tendo o primeiro funcionando pelo cebolão, ai funciona somente uma ventoinha na alta. Pode testar ele sem ar ligado que vai acontecer isto, vai cehgar lá perto dos 95 e vai armar direto o segundo estagio e somente a ventoinha de dentro.

Cebolão é este mas como eu disse prefiro MTE 760, ai tem um fio marrom que ao encostar em um destes dois fios vai ligar o primeiro estagio duas ventoinhas sem a cahve ligada, ao encostar o marrom em outro fio com a chave ligada tem que ligar o segundo estagio só ventoinha de dentro e ao encostar os 3 fios com a chave ligada tem que girar as duas ventoinhas no segundo estagio, pode encostar sem medo porque ali é tudo negativo e não dará fogo

Os relês fica dificil de se posicionar corretamente, porque houve mudanças em alguns vectras, ai ja está diferente do meu, voce precisa localizar eles corretamente, sendo dois verdes 4 terminais e um para primeiro e outro segundo estagio e um outro que pode ser um marrom deste com 5 terminais para ativar o segundo estágio pela chave. Vai depender de sua experiencia para descobrir quem é quem.

Achar o relê certo:
1 - Encosta o fio marrom em um destes acho ser o fio marrom e o branco com lista, se ativar o primeiro estagio, tire um mrele verde, se parar a ventoinha marque ele,
2 - ligue a chave encosta o marrom no outro fio, tem que girar o segundo estagio, tire outro relê verde até achar um que vai parar e marque ele como segundo estagio.
3 - Um destes ai marrom ou verde tem 5 terminais, econte a mão nele e peça para ligar a chave, aque que der um clik pode ser ele o relê que habilita o segundo estagio, tire ele, ligue a chave e encosta o fio naquele que ligou o segundo estagio sel ea não ligar é porque voce achou o relê, marque ele também e seráo estes 3 das ventoinhas.

Se todos estes testes acima você conseguir exito, ai é só comprar outro cebolão o famoso MTE 760 que seu carro funcioará perfeito e não esqueça de um super aditivo, indico Havoline extended life mas se voce optar por outro, muito cuidado com uns baratos que existem por ai.

Não fique com medo de entrada de ar, se voce soltar a mangueira do radiador, voce troca este cebolão commais facilidade, apesar que esta abraçadeira me assusta muito.

Entrada de ar????? Veja este video do link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=oQSe_Kt-x-E
Imagem

Avatar do usuário
João Eduardo Sobiecki
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 14 Abr 2020, 20:41
Nome Completo: João Eduardo Sobiecki
Cidade: São Bento do Sul
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Sistema de arrefecimento (ventiladores) Vectra B (97 2.0 8V c/ ar)

por João Eduardo Sobiecki » 25 Jan 2022, 14:07

Tive que trocar os dois cebolões dias atrás, porque só armava o segundo estágio em uma temperatura bem abaixo da normal.

Preferi comprar um soquete longo de 30mm pra não desmontar muita coisa, consegui trocar, mas foi bem difícil. Acho que não existe maneira simples de trocar essa pecinha nesse lugar miserável.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sistema de arrefecimento (ventiladores) Vectra B (97 2.0 8V c/ ar)

por Almeidão » 25 Jan 2022, 14:34

João Eduardo Sobiecki escreveu:Fuente del Mensaje Tive que trocar os dois cebolões dias atrás, porque só armava o segundo estágio em uma temperatura bem abaixo da normal.

Preferi comprar um soquete longo de 30mm pra não desmontar muita coisa, consegui trocar, mas foi bem difícil. Acho que não existe maneira simples de trocar essa pecinha nesse lugar miserável.


Disseste tudo, o lugarzinho miserave so! kakakkakka
A unica forma mais simples é soltar a mangueira ali, o S, usar uma chave estou na duvida mais acho ser 30mm, cortar ela menos que a metade e lixar a parte gorda externa da boca e tirar o máximo de expaço possivel e assim fica nais fácil, Mas devem ter o máximo de cuidado, porque a parte de metal interna onde entra o cebolão é bem fragil e um meu aqui caiu dentro do radiador e por ser metal latão o imã não pega, tive que tirar o radiador fora para voltar com ela no local ai as vezes que tirei ali assim de frouxo puxava o cebolão pra fora e desenroscava, na hora de colocar tinha que usar uma chave L por dentro para segurar e iniciar a colocação. Ali é complicado e propício a dar problemas se não tiver cuidado.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Sistema de arrefecimento (ventiladores) Vectra B (97 2.0 8V c/ ar)

por chirola » 25 Jan 2022, 14:40

o 97 so utiliza um cebolao para as duas ventoinhas , e para os dois estagios .
eu to achando que algum dos reles esta ruim e com o ar condicionado ligado cuando deveria ligar o segundo estagio pelo presostato desliga uma das ventoinhas e o sistema nao da conta de baixar a precao do evaporador , por iso que o presostato esta estragando .
se nao me engano pela cuantidade de reles que tem na caixa do seu carro , tem um rele inversor e dois para as duas velocidades ligadas pelo cebolao , um rele inversor e dois reles para as duas velocidades pelo ar condicionado
se rodando sem ar os dois estagios funcionam normal com as duas ventoinhas juntas , e ao ligar o ar funciona normal no primeiro estagio as duas juntas e cuando deveria ligar o segundo estagio com ar ligado que seria por precao (presostato, 250 PSI de precao) desliga uma delas geralmente e um rele que esta ruim , o mesmo se for por temperatura geralmente cuando liga so uma ventoinha o drama esta em algum rele .
da uma olhada neste topico pode ajudar para vc checar a ligacao eletrica
viewtopic.php?f=45&t=10456&hilit=reles+na+frente+da+bateria&start=40

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Sistema de arrefecimento (ventiladores) Vectra B (97 2.0 8V c/ ar)

por Ju_Bueno » 25 Jan 2022, 16:26

santiliano escreveu:Fuente del Mensaje E também não sei se é correto armar o segundo estagio com apenas 90 e poucos graus com o ar ligado.

Pode acontecer sim! Com o ar ligado, o segundo estágio pode ser acionado pela alta pressão do gás independente da temperatura do líquido de arrefecimento.

santiliano escreveu:Fuente del Mensaje Pelo menos o carro não esquenta, mesmo pegando transito não chega nem a 95 a temperatura.
Mas ainda assim estou preocupado de estar forçando o sistema do ar condicionado.

Usando o ar é comum a temperatura trabalhar um pouco acima de quando ele está desligado. Se com ele ligado nem chega aos 95 no painel, não precisa se preocupar. Mas quanto a questão das ventoinhas, segue o que o pessoal está mencionando sobre os relés, porque elas funcionam sempre juntas em ambos os estágios.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

santiliano
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Set 2020, 10:15
Nome Completo: Gabriel Santiliano
Cidade: Vitória
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 29

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por santiliano » 26 Jan 2022, 16:09

Sem o ar ligado as duas ventoinhas funcionam corretamente no primeiro estagio quando chega a 90 e poucos graus, não liga direto no segundo não.
O que está acontecendo é que quando entra o segundo estagio ao usar o ar, uma ventoinha funciona normal e a outra para.

O problema disso é se pegar muito tempo de transito.
Hoje peguei uns 30 minutos de transito com o ar ligado pra testar isso, e a temperatura não abaixou de 95.
Acredito que se pegar um transito mais intenso é capaz de ter problema, além de estar forcando apenas uma ventoinha a trabalhar mais que o necessário.

Por enquanto vou andando com o ar desligado mesmo, pra não forçar o sistema.
O problema deve ter de fato relação com os relês, mas preciso de um tempo maior pra mexer nisso.

Quando tiver tempo vou usar as dicas de vocês para tentar diagnosticar.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 27 Jan 2022, 08:19

santiliano escreveu:Fuente del Mensaje
O que está acontecendo é que quando entra o segundo estagio ao usar o ar, uma ventoinha funciona normal e a outra para.

O problema disso é se pegar muito tempo de transito.
Hoje peguei uns 30 minutos de transito com o ar ligado pra testar isso, e a temperatura não abaixou de 95.
Acredito que se pegar um transito mais intenso é capaz de ter problema, além de estar forcando apenas uma ventoinha a trabalhar mais que o necessário.

Sim, isso de fato é um problema! A temperatura não baixou desses 95 certamente por falta da outra ventoinha também atuar. Mas depois de arrumado, usando o ar pode chegar por volta dos 93º - daí, entrando corretamente o segundo estágio, a temperatura vai abaixar.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

466 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 194 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 06:30