O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

466 mensagens
Tiubola
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Jul 2016, 20:26
Nome Completo: Joakin morais
Cidade: Borda da mata
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Tiubola » 05 Jul 2016, 21:22

Tenho um vectra 98 gl2.0 8v sem ar ak na minha cidade eh foda os cara ak eh morto de preguiça fui em um eletricista ele disse ter testado tudo e disse que a resistência da vertoinha tava ruin e nao arrumou.eu tireu a ventoinha liguei direto o negativo e o positivo file ligou liguei o positivo e o outrofio marrom que passa pela resistência e nao ligou.ele so liga por volta dos cem graus ou mais ta foda pq nao sei si esse marrom tb deve ligar a ventoinha a baixa parece nao estar ligando por favor msm si tiver como mi ajudar agradeço muito

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 08 Jul 2016, 08:51

Veja sobre a resistência neste link:

http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... a&start=80
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Macway
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Nov 2016, 06:02
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Macway » 12 Mar 2017, 14:22

ALMEIDAO!!
Pelo amor de Deus me ajude!!!
Estou com este mesmo problema deste amigo que não foi respondido...

" Boa tarde amigos, meu V GLS 98/99 hoje deu um problema com a ventoinha do radiador. Fui ao centro da cidade e na hora que estava voltando pra casa percebi que, após andar com o carro uns 500m a temperatura no painel era de 100 graus. Parei o carro e fui conferir, o ar condicionado estava ligado e a ventoinha do radiador parada. A ventoinha do condensador girava no segundo estágio, mas a do radiador estava parada. Desliguei o motor e ambas funcionaram. Liguei de volta e de novo cortou a ventoinha do radiador, enquanto a ventoinha do condensador foi pro segundo estágio. Imagino que seja problema em agum relé, mas não sei qual. Quando o motor esfriou, liguei o carro novamente e estavam deligadas, pois a temperatura era de 80 no painel. Liguei o ar condicionado e ambas funcionaram, então segui pra casa. Depois d algum tempo lá se vai de novo a temperatura para 100 graus e estabilizou. Desliguei até esfriar e então cheguei em casa.
A situação do veículo em resumo é essa:
Motor ligado, porém frio e ar ligado: Ambas funcionam no primeiro estágio;
- Motor quente, ligado e ar ligado ou não: Só a do condensador funciona e em segundo estágio.
- Motor quente e desligado: Ambas funcionam em primeiro estágio até ele esfriar e então desligam.

Alguém sabe me dizer onde achar esse defeito? Agradeço desde já!!! "

VC OU ALGUÉM PODE ME AJUDAR?
Não SEI MAS O QUE FAZER!!!!!
Aguardo uma força ...
Abs!!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Arquiteto » 12 Mar 2017, 16:01

ai macway ...

os reles das vetoinhas ficam na cx em frente a bateria retire um por um , tire a capa com cuidado e veja se o contato não esta queimado ou desgastado

outra coisa que poderia ser e ja foi falado no topico e o sensor de temperatura da injeção


e facil verificar isto que estou falando ....

Macway
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Nov 2016, 06:02
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Macway » 14 Mar 2017, 22:10

Arquiteto..
Muito obrigado pela ajuda
Depois de muito fuçar.
Descobri que o rele de alta dessa caixa estava com uma perna derretida...
O que impedia a ventoinha do radiador.. A maior.. Interna.. De ligar..
Então consegui entortar um pouco essa perne derretida para que ela conseguisse fazer contato com o encaixe do rele que também encontrava-se com o buraco meio derretido. ....
Aí o segundo estagio da ventoinha do radiador voltou a funcionare resolveu o problema...
Agora tem outro...
Desesperador!!!!!!
Andei bem com o carro por dois dias..no geladinho do ar.. Que consertei há pouco tempo..
E pra minha tristeza...
O segundo estágio no trânsito do rio de janeiro não desarmou pois o carro não conseguia chegar aos 90 graus com o ar ligado.. E quando estacionei por pouco não presenciei um início de incendio nesta bendita caixa de reles...
O terceiro relê da direita pra esquerda estava totalmente derretido e cheirando muito a queimado!!!!!!!
E o fusível auto seu lado tambem!!!
Mais um pouco com certeza pegava fogo!!!!
Ou seja...
Não sei mais o que fazer!!!!
Gastei um dinheirão no conserto do ar!!!
E agora?? Tive que tirar do lugar o que sobrou do rele e do fusível em questão e estou andando somente com o primeiro estágio das ventoinhas e o segundo só da menor.. Do condensador!!! E sem poder usar o ar, e com medo do carro voltar a ferver se eu pegar um trânsito pesado!!!!!!

O cenário é esse que o Almeidao explicou em outro tópico, que colei abaixo... Olha só:


" Seu carro tem 3 relês na frente da bateria, bem estou considerando que ele tenha o ano que voce informa.
O primeiro relê da esquerda, aciona o primeiro estágio, e ele é acionado mesmo com a chave desligada.
O do meio, arma assim que ligar a chave para poder levar energia para o segundo estágio
o terceiro, ultimo da direita, assim que estiver o primeiro armado pela temperatura e tiver com a chave ligada se ele armar, arma o segundo estágio.
O que armam eles:
Cebolão leve um sinal negativo para o relê da esquerda e as ventoinhas armam.
Segundo estágio:
O mesmo cebolão que tem duas saidas negativas, a do segundo estágio se mesmo o primeiro estando ligado não baixar a temperatura e a mesta atingir o grau dele, ele leva um fio negativo para o terceiro relê, o ultimo da direita e arma o segundo estágio..."

Então eu peço PELO AMOR DE DEUS A AJUDA DEVCS AMIGOS!!!!

Antes de começar a usar o carro sem ar.. Nunca aconteceu de ferver ou mesmo derreter nada!!!
E agora o que pode ser???
PORQUE ESSE DESGRAMADO NÃO CONSEGUE BAIXAR A TEMPERATURA????

O cebolão armou em uns 95graus..
E depois ficou muuuuuito tempo tentando esfriar o carro para os 90 graus... E percebi que NÃO CONSEGUIA...
ACREDITO QUE POR ISSO ELE DERRETEU TUDO!!!!
O que poderia ser?

TERMOSTATICA??
Que poderia não estar abrindo totalmente dificultando a troca de água entre o radiador e o bloco do motor????

SENSOR DE TEMPERATURA??

ALGUMA PEÇA DO AR????

DESCULPEM O TEXTO!!
MAS ESTOU REALMENTE DESESPERADO! !!!
E QUASE VENDENDO O CARRO!!!

Me ajudem por favor!!!!!!!!

Macway
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Nov 2016, 06:02
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Macway » 15 Mar 2017, 05:33

Alguém PELO AMOR DE DEUS!!!
Bom dia.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 15 Mar 2017, 06:31

Rodrigo, se vc não sabe como está a termostática (por não ter trocado ela recentemente), seria bom tirá-la pra ver a situação dela: qual a temperatura (tem que ser 82°), se tem corrosão e está abrindo e fechando.

Acessa o link abaixo, e sob o item ARREFECIMENTO abra os links sobre o funcionamento da válvula e como retirá-la no tópico trocando a água do sistema.

Fique atento com o sistema no seu carro, pois sem uso do AC não deve ser exigido o segundo estágio.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Macway
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Nov 2016, 06:02
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Macway » 15 Mar 2017, 06:46

Agora lembrei de um fato...
Aquele conector grande que liga a ventoinha do radiador estava todo engatilhado e o camarada do ar condicionado na intenção de me ajudar... Retirou ele e fez a ligação dos dois fios direta... Agora pesquisando na internet.. Descobri que esse conector na verdade é também uma resistência!!! Isso procede???
Então será que ele me deu um tiro no pé????
A falta desse conector poderia aumentar drasticamente a corrente e derreter o rele??????
Mas mesmo que esse seja o motivo do derretimento, porque a ventoinha demora tanto a desligar o segundo estagio??? Porque a temperatura sofre pra chegar nós 90graus??????????
Conto com a ajuda e a colaboração dos amigos do grupo...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 15 Mar 2017, 08:39

Amigo o que faz derreter o relê ou o local onde ele é alojado são duas coisas, uma seria o rele com amperagem incorreta o outro é o funcionamento constante da ventoinha no segundo estágio, este segundo estágio é próprio para funcionar no máximo 2 minutos e desligar para descansar, porém estes 2 minutos ele baixa a emperatura lá perto de 82º, se tiver um radiador ruim o qual não baixa esta temperatura por não deixar circular a agua, ele ficará ligado direto, não vai baixar temperatura e vai queimar relê, junta etc.
Entenda ai amigo, onde fica o cebolão ou sensor é o lado mais quente do radiador, ali sa a agua mais quente do motor, ela chega em uma temperatura arma a ventoinha, logicamente em u carro normal, a agua vai circular e a ventoinah irá refrigerar esta agua e voltar lá outra vez onde está o cebolão que vai receber esta agua mais fria e desligar ele, neste meio tempo a temperatura com certeza irá baixar porque a agua circulou e refrescou. Agora se ela nçao circular, ela vai esquentando cada vez mais e a ventoinha fica refrigerando o rdiador, não a agua que está nele, jpa que ela não está circulando.

Eu não sei o que foi feito no conector, o qual não deveria ser feito e sim acertado, afinal quando se faz algo errado podemos ter informações errada também e depois para acertar da um rombo no bolso, sei que não é barato estes conectores, mas tentar recuperar algo que não tem recuperação, as vezes da nisto. Outra coisa, você tentou salvar um relê que custa 10 contos, não quer dizer que isto seja o problema. Digamos que fosse isto? Pensaste que poderias perder um motor por este valor? Estamos aqui para ajudar amigo, aqui é tudo grátis, menos as peças kakkakkakkaka
Imagem

Macway
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Nov 2016, 06:02
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Macway » 15 Mar 2017, 10:27

Obrigado por sua atenção e ajuda Almeidão.

mas me diz então onde vc acredita que realmente esteja o problema?

radiador?

VT travada?

A falta desse conector parrudo que liga a ventuinha do radiador?

assim que puder por favor me dá uma luz ai..

e quem mais puder ajudar,,,

obrigado amigo

Macway
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Nov 2016, 06:02
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Macway » 15 Mar 2017, 10:56

Pensei em retirar a VT para ver como se comporta o sistema...
Imaginando que essa demora em baixar a temperatura possa ser ela que estaria MEIO TRAVADA ou seja não abrindo completamente como deveria ser.....
O que vcs acham amigos??
Fala aí Almeidao!!! Estou enguiçado no trabalho e preciso ir embora...

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 15 Mar 2017, 11:11

Pode tentar isso sim! É bom vc mesmo ir mexendo com o que é mais simples e partir pro mata-mata, pois se pagar alguém pra tentar achar o problema desde o início, não há bolso que aguente.

Me desculpe por não ter deixado o link no meu comentário mais acima. Segue aí:

viewtopic.php?f=49&t=555
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Arquiteto » 15 Mar 2017, 11:13

macway se seu vectra tem não for de cebolão vale a pena sim trocar o sensor de temperatura da injeção

ja os reles vc pode tirar a capa e ver o estado do contato se ja estiver muito desgastado e bom trocar tambem

o chicote se as pontas do fios apresentarem sinais de derretimento tem de ser refeito ...

parece que ta juntando muitas falhas ... reles ... chicote ... sensor ai o sistema fica todo sobrecarregado

quer tirar a termoestatica tudo bem ... para efeito apenas de teste ok

outras coisas que o almeidão sempre fala o radiodor ta legal ? tem boa vazão ? e a bomba dagua sera que ta com

o rotor blz ?

Avatar do usuário
betoboo
Member
Member
Mensagens: 49
Registrado em: 19 Mai 2015, 10:01
Nome Completo: PAULO CRUZ
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por betoboo » 15 Mar 2017, 11:51

JapanSide escreveu:Fuente del Mensaje Problema parcialmete resolvido.
Vamos la, Foi trocado o cebolao, mas quando eu coloquei o plug nele ja vi que a ventuinha ja comecou a funcionar, ja fiquei "P" da vida rss, vi que era o segundo estagio pois era a ventuinha do radiador mais do ar que haviam acionados, reirei o rele do 2 estagio e parou. Fiz uma troca de rele do 1 com o 2 pois sao o mesmo e nao adiantou de nada.
Coloquei agua novamente no reservatorio eu fiz o teste pra ver se acionava a ventuinha pois ate entao nao estava acionando nada. bateu o ponteiro nos 90 graus mais ou menos e acionou normalmente, deixei ligado ate acionar mais umas 4x pra ver e nada de anormal nessa parte.

Unico problema ficou com o 2 estagio, pois se eu colocar o rele ele vai ficar ligado direto, e como meu ar nao esta gelando deixei sem o rele ate resolver isso.
Agora eu pergunto pq diabo ele fica acionado direto, alguem ai tem alguma ideia?

obs: so lenbrando, meu vecao e um 97 cd 2.0. :88:


Senhores,

boa tarde, aproveitando o forum, e esta discução especificamente, tenho um vectra 2011 elegance 2.0 que esta a algum tempo apresentando um funcionamento estranho no que se diz respeito a ventoinhas.
Lendo os comentarios acima, eu que achava que entendia alguma coisa, pirei. meu carro tem 2 ventoinhas e elas funcionam em momentos com velocidades diferentes??? Reparei que no transito ultimamente meu carro arma rapidamente uma ventoinha, 3 segundos depois desarma, e depois rearma(ou arma uma segunda) por mais uns 15 segundos. dificilmente meu carro passa um pouquinho do meio da temperatura, mas ta sempre no meio. Vale lembrar que nao possui vazamentos e esta sempre com fluido refrigerante ACDELCO, Estou começando a desconfiar dos RELEs. recentemente tive que trocar um outro rele da bomba de combustivel que estava falhando. acho que posso ter problemas em conectores ou RELES cansados em toda a caixa de RELES proxima da bateria... Alguem poderia me dar uma luz???

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 15 Mar 2017, 12:30

O sistema do seu carro é um pouco diferente do Vectra anterior, mas de qualquer forma o segundo estágio entra somente com o ar ligado e quando está ele em temperaturas elevadas a qual está preparado a suportar, entra e funciona funciona 1 minuto ou até menos ou as vezes 1,30 minutos, baixa a temperatura até onde iria baixar se não tivesse o ar ligado e desliga. Por isto que sempre digo a todos a conhecer a temperatua do carro e se houver uma mudança de um dia para outro é porque algo vai mal. No caso do seu carro, não parece está errada, mas eu por via das dúvidas trocaria o sensor de temperatura que se for no paralelo, busque MTE, não é nada caro, algo em torno de 30 reais e eu sempre achei esta peça melhor que original por acionar as ventoinhas mais cêdo. Outra coisa que talvez não tenha notado, ao andar em rodovias sem o ar, a temperatura fica bem baixa, este bem baixo é o parâmetro do seu carro, digamos que ela fique em 85, então estando nas ruas mesmo com o ar ligado, a temperatura sempre vai subir até no meio, ligar o segundo estágio e trazer ela para 85º. Se o andar em rodovias, ela for 90, com o ar ligado ela não poderá passar dos 90. Eu nçao sei qual seria o sensor correto do eu carro, mas voce pelo ano e modelo consegue achar na net, ele começa com MTE-405... Falta um numero que pode ser 1, 2 , 3. Pesquisa ai, voce tem o modelo nas mãos apesar que eu acho ser o 4053.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 15 Mar 2017, 16:35, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 15 Mar 2017, 12:41

Macway escreveu:Fuente del Mensaje Pensei em retirar a VT para ver como se comporta o sistema...
Imaginando que essa demora em baixar a temperatura possa ser ela que estaria MEIO TRAVADA ou seja não abrindo completamente como deveria ser.....
O que vcs acham amigos??
Fala aí Almeidao!!! Estou enguiçado no trabalho e preciso ir embora...

´
É a primeira coisa a fazer, mas não é só isto, sem termostática e sem ar ligado, colocar ele na estrada, velocidade não importa desde que seja acima de 60, precisamos saber onde ficará o ponteiro de temperatura em baixadas, nada de subida, nada de descida e nada de caminhão na frente. Ai lhe direi se o problema é a termostática ou radiador.

Sobre os relês, não precisa ser original que por sinal são caríssimos, a DNI fabrica eles com preços bem baratos e são ótimos, até melhor que os originais. Tem gente que gosta de seguir cores, os DNI são preto. Depois veremos isto, não precisa comprar nada agora, precisamos saber primeiro como está o radiador, sem o teste acima não saberemos.

Mas eeeeta mecânicozim ruim este seu hiem? Como pode ser tão idiota de nçao conseguir acertar um problema simples que existe desde que começou os carros a circular e é bem pouco que condenam um radiador ou seja para eles está sempre bom.

sem contar que sempre aparece um dizendo que vai varetar ou varetou o radiador. Algo que eu já disse ser impossivel de fazer e ficar bom.

Os relês do seu carro ou Vectra B na frente da bateria são estes:
1 - DNI - 0101 - 40 amperes, 4 terminais, 85 e 86 não são em paralelo - primeiro da esquerda para direita, veja bem pessoal, esquerda do carro e não da caixa de relê estando la na fente dele.
2 - DNI - 0115 - 30 amperes, 5 terminais, segundo da esquerda para direita, este tem 85 e 86 em paralelo. Serve também o 0140, 40 amperes. Só que este vem com um pendulo para pendurar ele, mas é algo fácil para cortar.
3 - DNI - 0101, igual o primeiro e fica no terceiro da esquerda para direita.

Acham isto até por 6 reais na net e não é mais que 10 em uma autopeças, é o mesmo ou melhor que os originais, só tem que ser estes numeros, exemplo, o 0102 não serve, pode até funcionar, mas não é o correto por armar em paralelo.

Sds
Imagem

Macway
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Nov 2016, 06:02
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Macway » 15 Mar 2017, 13:59

Muito obrigado Almeidão e amigos do |Clube.

fiz um teste sem Ar ligado agora no almoço na garagem do Trabalho.

impressionante...

o carro chegou aos 90 Graus aí acionou as duas ventoinhas a esterna menor e a interna maior no primeiro estágio...

aí... mesmo cenário...

com o carro parado elas ficaras ligadas neste estágio durante trinta minutos!!! ai desisti e desliguei o carro!!

lembrando que sem ligar o Ar e sem ter retirado ainda a VT..

vou desmontar agora e retirar ela pra quando voltar pra casa fazer o teste....

se finalmente a temperatura no primeiro estágio conseguir voltar até os 82... é porque era nela mesmo o problema estou certo???

Avatar do usuário
adyr.nascimento
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Mar 2017, 14:56
Cidade:

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por adyr.nascimento » 15 Mar 2017, 16:35

Boa tarde amigos do clube do vect97 8 val 2.0 á gasol.,a pergunta é a seguinte:qual o cebolão certo p/ a ventoinha pois o carro tem ar e não vejo o 2º estagio arma, o cebolão que está são de dois pinos e sobra um terminal ,essa é a minha dúvida auguem pode me ajudar. obrigado ,aguardo retorno.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 15 Mar 2017, 16:45

Adyr, se no seu carro tem só um cebolão, certeza que está errado. O cebolão que trabalha com o ar condicionado é de 3 polos. Use o MTE 763 ou 760 que é de 3.
O Vectra A, e parece que alguns Vectras B (só alguns dos primeiros produzidos talvez) usam 2 cebolões - 1 de 2 pólos e outro de 3. As raras versões sem Ar Condicionado é que não usam o de 3 pólos.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 16 Mar 2017, 10:32

É isto mesmo Ju_Bueno, alguns Vectras mais antigos tem um segundo cebolão que tem a função de desligar o ar condicionado caso a ventoinha não der conta do recado, acho um absurdo isto, seria como subir uma serra e a temperaura subir demais e assim ele deligava o ar para nçao ferrar o motor e ferrava o motorista. Nada agradável para um carro top. logo mudaram o sistema para este cebolões que usamos hoje com duas velocidades na ventoinha e pronto. E o carro do nosso amigo ai, com certeza alguem quis economizar algo e colocou um cebolão somente e sendo assim quando liga o ar, o cebolão nçao fz mais nada porque ao ligar o ar as ventoinhas já funcionam mesmo.

Comento algo aqui para deixar o pessoal curioso, eu consigo fazer um cebolão ter duas velocidades e até fiz isto no meu, o meu primeiro estagio funciona ao chegar em 89, logo ao ligar o ar, as ventoinhas já vão ligar e o primeiro estágio não fará mais nada, somente vou ter o contato para ligar as ventoinhas, mas elas já estão ligadas mesmo. O que fi?, ao ligar o ar, um conjunto de relês faz o primeiro estágio virar segundo, então com o ar ligado, ao chegar em 89, liga o segundo estágio e baixa para 84 que foi calculado por mim também e com isto joguei fora a valvula de pressão do ar que ligava o segundo estágio e no fim não queria desligar mais.
Imagem

466 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 168 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 06:19