O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

466 mensagens
DANIEL HIGA
GL Member
GL Member
Mensagens: 50
Registrado em: 30 Jun 2014, 01:15
Nome Completo: DANIEL HIGA
Cidade: MATA DE SÃO JOÃO
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por DANIEL HIGA » 22 Ago 2014, 23:57

Na estrada sem o AR Con, fica entre 80 /82° o problema é na cidade, a ventoinha só liga depois dos 96° e o meu carro tem GNV e esquenta muito. Já tentei um outro aditivo para o radiador, a termo de 82°, óleo 10/40 para esfriar mais rápido, velas mais frias, agora quero tentar outro cebolão para ver se melhora.

Grato pela ajuda Ju Breno e Almeidão.

DANIEL HIGA
GL Member
GL Member
Mensagens: 50
Registrado em: 30 Jun 2014, 01:15
Nome Completo: DANIEL HIGA
Cidade: MATA DE SÃO JOÃO
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por DANIEL HIGA » 28 Ago 2014, 03:07

Galera, não estou conseguindo localizar o cebolão do meu radiador, pensei que era o sensor de temperatura acima da valvula termo estatica.

Alguém poderia me informar a localização?
E este sensor; R741.88/83 INTERRUP/TEMP ASTRA 1.8/2.0 VECTRA 2.0
não seria o melhor para o meu carro que roda com GNV?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por Almeidão » 28 Ago 2014, 08:20

DANIEL HIGA escreveu:Galera, não estou conseguindo localizar o cebolão do meu radiador, pensei que era o sensor de temperatura acima da valvula termo estatica.

Alguém poderia me informar a localização?
E este sensor; R741.88/83 INTERRUP/TEMP ASTRA 1.8/2.0 VECTRA 2.0
não seria o melhor para o meu carro que roda com GNV?


Este não seria bom para o seu carro porque ele ficaria ligado direto, assim que a temperatura alcançar o valor dele, ele liga e não desliga mais. O bom é este MTE 760 e ligado certo, digo isto porque tenho recebido informações que tem Mecanico que elimina o primeiro estágio dele e liga somente o segundo estágio e ai a temperatuva fica nas nuvens.

O cebolão do seu carro fica do lado direito do radiador ou seja do lado do carona na caixa plastica.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por Ju_Bueno » 28 Ago 2014, 12:13

Almeidão escreveu:Este não seria bom para o seu carro porque ele ficaria ligado direto, assim que a temperatura alcançar o valor dele, ele liga e não desliga mais.

Ô almeidão, diz aí o por que disso que eu fiquei curioso... :47:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

DANIEL HIGA
GL Member
GL Member
Mensagens: 50
Registrado em: 30 Jun 2014, 01:15
Nome Completo: DANIEL HIGA
Cidade: MATA DE SÃO JOÃO
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por DANIEL HIGA » 29 Ago 2014, 00:26

Almeidão escreveu:
DANIEL HIGA escreveu:Galera, não estou conseguindo localizar o cebolão do meu radiador, pensei que era o sensor de temperatura acima da valvula termo estatica.

Alguém poderia me informar a localização?
E este sensor; R741.88/83 INTERRUP/TEMP ASTRA 1.8/2.0 VECTRA 2.0
não seria o melhor para o meu carro que roda com GNV?


Este não seria bom para o seu carro porque ele ficaria ligado direto, assim que a temperatura alcançar o valor dele, ele liga e não desliga mais. O bom é este MTE 760 e ligado certo, digo isto porque tenho recebido informações que tem Mecanico que elimina o primeiro estágio dele e liga somente o segundo estágio e ai a temperatuva fica nas nuvens.

O cebolão do seu carro fica do lado direito do radiador ou seja do lado do carona na caixa plastica.


Grato pela informação Almeidão, valeu!!

Abraços.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por Almeidão » 29 Ago 2014, 08:29

Ju_Bueno escreveu:
Almeidão escreveu:Este não seria bom para o seu carro porque ele ficaria ligado direto, assim que a temperatura alcançar o valor dele, ele liga e não desliga mais.

Ô almeidão, diz aí o por que disso que eu fiquei curioso... :47:


Porque o cebolão recebe agua muito quente ao sair do motor, bem superior a 83º e o sistema de radiador usado no vectra faz com que esta entrada fica mais tempo quente. Logo ventoinha vai acionar aos 88º e tirar um pouco de calor do radiador, mas nunca levará ele a 83º na saida para ele desligar e assim ela ficará ligada direto.

Entendamos que o grau informado é um pouquinho mais alto que o normal e os cebolões estão preparados para isto e são mais altos também, mas mesmo assim é uma temperatura bem baixa para o Vectra e sistema de radiador tipo palheta onde ele tem um poder maior de refrigeração, porem a caixa de entrada está sempre mais quente porque a passagem do radiador é fina e demorada para ser mais eficiente e este local onde está sempre mais quente é onde fica os cebolões mergulhados.

Não podemos confundir as passagens do radiador mais finas sendo assim mais eficiente que as passagens finas entupidas que óbvio é um desastre.

Há duvidas também em radiadores de tubo, porque funciona no monza antigo e não funciona no Vectra e neste funciona bem um cebolão destes porque a agua é rápida. Muito simples o do monza é grandão e tem espaço para isto já no Vectra não tem. Um de tubo seria ótimo se desse certo porque entupir um de tubo é quase impossivel apesar que se não usar aditivo será criado nas paredes dos tubo uma crosta e será também comprometido a refrigeração.
Imagem

zica04
GL Member
GL Member
Mensagens: 87
Registrado em: 08 Out 2013, 23:24
Nome Completo: marcelo tavares santos
Cidade: ferraz de vasconcelos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas nas ventoinhas

por zica04 » 01 Nov 2014, 20:56

Amigos alguém poderia me ajudar a testa as ventoinhas do meu vectra 8v sem usar o cebolão do radiador e com o motor parado se não for pedir muito com fotos , pois eu liguei as ventoinhas com com uma lição paralela mas a estética ficou muito ruim quero usar a original

Ramon Neves
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 346
Registrado em: 27 Mar 2014, 00:44
Nome Completo: Ramon N. Emerenciano
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problemas nas ventoinhas

por Ramon Neves » 03 Nov 2014, 00:25

Zica não entendi, você quer tirar o sistema de start das ventoinhas e fazer uma ligação direta, é isso??
Se sim é só puxar 2 fios da bateria e ligar no plug da ventoinha que fica em cima do radiador...
Imagem

zica04
GL Member
GL Member
Mensagens: 87
Registrado em: 08 Out 2013, 23:24
Nome Completo: marcelo tavares santos
Cidade: ferraz de vasconcelos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problemas nas ventoinhas

por zica04 » 03 Nov 2014, 04:50

Ramon Neves escreveu:Zica não entendi, você quer tirar o sistema de start das ventoinhas e fazer uma ligação direta, é isso??
Se sim é só puxar 2 fios da bateria e ligar no plug da ventoinha que fica em cima do radiador...



Ramon não o sistema original do carro esta inativo,e eu montei um novo sisteme aparte,mas gostaria mas gostaria de usar o sistema original do carro, e o chicote original não tem o conector do cebolão .e por isso eu montei um outro sistema a parte pois eu acho que o sistema original ,por não ter o conector do cebolão pode ser ligado pelo sensor de temperatura e por isso que gostaria de fazer o teste com o motor parado CLARO se preferi faço um video.


















ligado pelo sensor de temperatura

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problemas nas ventoinhas

por Almeidão » 03 Nov 2014, 08:06

Seu carro com cebolão não term como usar o sinstema que usam os mais novos, ou até teria com muitas mudanças. Eu já gosto mais dos cebolões que até mudaria o meu caso fosse ao contrário.

O sistema de funcionamento das ventoinas por cebolão é muito simples e fácil de acertar ou facil de refazer. Lembrando que nem tudo que é fácil é rápido ok. BEM, CEBOLÃO É BOM USANDO O CORRETO e isto comento sempre

A ventoinha funciona ao receber negativo pelo relê que fica na frente da bateria, não estou certo mas o primeiro da esquerda para direita tem a velocidade lenta, primeiro estágio e o terceiro tem a velocidade rápida, sendo que o da velocidade rápida só funciona com a chave ligada.

para testar isto e saber qual é o relê correto é fácil, basta fazer um jump com um clip e colocar nos contatos onde entra os contatos do relê 30 e 87. Olha o relê onde estão estes numeros e faça o jump e logo saberá qual é o relê que comanda tal ventoinha. Com certeza é 2 destes 3 da esquerda para direita olhando o carro de frente para trás e voce pode tirar os 3 para descobrir a primeira velocidade, mas a não pode tirar os 3 para descobrir a sengunda que usa 2 relês, então melhor tirar um, testar e logo recolocar e tirar outro e para sengunda prfecisa ligar a chave, então ligue antes do teste.

Depois disto, voce vai procurar 3 fios que saem dali e vão para o cebolão, um deles é negativo e os outros 2 não é nada e passa a ser negativo assim que o cebolão armar e logo comandar os relês. Tem tempo que não mexo ali, mas acho que os fios são amarelo, cinza, e amarelo com uma lista marron. Seria o cinza o negativo.
Imagem

zica04
GL Member
GL Member
Mensagens: 87
Registrado em: 08 Out 2013, 23:24
Nome Completo: marcelo tavares santos
Cidade: ferraz de vasconcelos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problemas nas ventoinhas

por zica04 » 04 Nov 2014, 06:47

valeu vou verificar

Diego89
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Nov 2014, 18:20
Nome Completo: Marco Diego
Cidade: Santa Cruz
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema ventoinha

por Diego89 » 01 Dez 2014, 16:52

Olá pessoal!

Estou com um problema no meu Vectra 97 GLS 2.0, a ventoinha simplesmente não dispara mais, nem ligando o ar ela dispara e não encontrei um único fusível ou relé queimado. A principio julguei ser o cebolão, mas se fosse isso pelo menos ligando o ar as ventoinhas deveriam disparar, alguém pode dar uma dica? Detalhe: Na "ligação direta" ela funciona.

Diego89
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Nov 2014, 18:20
Nome Completo: Marco Diego
Cidade: Santa Cruz
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema ventoinha

por Diego89 » 01 Dez 2014, 23:31

Deixando de lado o problema acima (encontrei uma gambiarra feita por algum demente com alguns relés, isso quase tocou fogo no meu carro).

Qual a temperatura normal do motor com o ar ligado? Meu carro fica colado sempre em 90c e quando o dia esquenta chega a beirar os 100 sendo mais estável entre 90-95c, mas não baixa disso. É normal? Quando viajo sem o ar ligado a temperatura fica entre 80 e 90c, o dia hoje tava uns 36-40c.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema ventoinha

por Almeidão » 02 Dez 2014, 07:56

Diego89 escreveu:Deixando de lado o problema acima (encontrei uma gambiarra feita por algum demente com alguns relés, isso quase tocou fogo no meu carro).

Qual a temperatura normal do motor com o ar ligado? Meu carro fica colado sempre em 90c e quando o dia esquenta chega a beirar os 100 sendo mais estável entre 90-95c, mas não baixa disso. É normal? Quando viajo sem o ar ligado a temperatura fica entre 80 e 90c, o dia hoje tava uns 36-40c.


Nas rodovias sem ar ligado, considerando local plano, ela é algo de 82º. Pelo que voce informa, seu carro está com o cebolão errado. Troca ele antes que a coisa fica pior, coloque um MTE 760. Antes disto, checa se o segundo estágio está funcionando, jampeando o relê dele. Se não tiver, o cebolão não fará efeito.
Imagem

Diego89
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Nov 2014, 18:20
Nome Completo: Marco Diego
Cidade: Santa Cruz
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema ventoinha

por Diego89 » 02 Dez 2014, 10:38

Almeidão escreveu:
Diego89 escreveu:Deixando de lado o problema acima (encontrei uma gambiarra feita por algum demente com alguns relés, isso quase tocou fogo no meu carro).

Qual a temperatura normal do motor com o ar ligado? Meu carro fica colado sempre em 90c e quando o dia esquenta chega a beirar os 100 sendo mais estável entre 90-95c, mas não baixa disso. É normal? Quando viajo sem o ar ligado a temperatura fica entre 80 e 90c, o dia hoje tava uns 36-40c.


Nas rodovias sem ar ligado, considerando local plano, ela é algo de 82º. Pelo que voce informa, seu carro está com o cebolão errado. Troca ele antes que a coisa fica pior, coloque um MTE 760. Antes disto, checa se o segundo estágio está funcionando, jampeando o relê dele. Se não tiver, o cebolão não fará efeito.



Qual o relé do cebolão? Não sei bem como funciona esse segundo estágio, quando o carro liga a ventoinha e eu o desligo, ouço a rotação da ventoinha menor, menos barulho. Seriam esses o primeiro e segundo estágio? Nas rodovias sem o ar meu carro fica nessa média entre 80 e 90c, mas com o ar ligado já o vi chegar perto dos 100.

E outra, o cebolão que vejo plugado no radiador tem somente dois pinos e a conexão é com plugs simples, esse 760 parece ter 3 pinos e plug tipo chicote.

Diego89
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Nov 2014, 18:20
Nome Completo: Marco Diego
Cidade: Santa Cruz
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema ventoinha

por Diego89 » 04 Dez 2014, 08:36

Me tirem essa dúvida, já resolvi os problemas elétricos mas ainda desconheço o segundo estágio da ventoinha. Quando o carro chega a 90º e a ventoinha dispara eu ouço um tom de rotação, se naquele momento eu desligar o carro ouço um tom mais baixo de rotação, seria essa a diferença entre primeiro e segundo estágio? Se for, meu segundo estágio ativa aos 90-92º. Se eu remover o relé marrom (no momento da rotação) da caixa de relés a frente da bateria, ele desativa a ventoinha do condensador.

Avatar do usuário
renanti
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 09 Nov 2014, 01:31
Nome Completo: Renan Silva de Jesus
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema ventoinha

por renanti » 05 Dez 2014, 00:29

Bom Dia Amigo,
Talvez eu seja a solução dos seus problemas, afinal eu passei pelo mesmo problema que o seu! (Ou Não)
Quando tive problemas com a "Ventoinha", pesquisei freneticamente no Google e com amigos mecânicos locais, e obtive a seguinte resposta: :9:

A primeira fase da ventoinha aciona na casa dos 85ºC, a segunda fase da ventoinha aciona na casa dos 90~100º
Normalmente o Vectra não chega na casa dos 100º, a temperatura normal tanto na cidade como na estrada é entre 85º e 95º (Com o ar-condicionado é entre 80º e 90º). :47:

Se o seu carro carro está indo além disso... segue uma dica: "Verificar os Seguintes Itens": :9:
1- Válvula Termostática (Costuma dar problema sempre!)
2- Bomba D'agua (Pode existir um pequeno vazamento Impercebível)
3- Tampa da água do radiador (Pode parecer besteira, más essa tampa com longo tempo, colabora com o super-aquecimento do carro)
4- Cebolão (Inofensivo, Discreto), porém... costuma dar problemas em "Super Aquecimento". :88:

Bom, segue as dicas acima do que fiz no meu vectra: troquei a bomba d'gua e a válvula termostática e solucionei o meu problema! Hoje o meu vectrão 98 2.2 8V trabalha entre 80º e 90º tanto na cidade como na estrada.

Dica: Vectra motor 2.0 / 2.2 - 8V / 16V
Temperatura considerável normal é: 80º á 92º :102:
Se a temperatura do seu Vectra passar disso, confira os itens citados acima, pois além disso não é normal! :76:

Grande Abraço
Ass; RenanTI dono de Vectra á 3 meses e apaixonado pelo mesmo á 5 anos :38:

Diego89
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Nov 2014, 18:20
Nome Completo: Marco Diego
Cidade: Santa Cruz
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema ventoinha

por Diego89 » 05 Dez 2014, 00:34

renanti escreveu:Bom Dia Amigo,
Talvez eu seja a solução dos seus problemas, afinal eu passei pelo mesmo problema que o seu! (Ou Não)
Quando tive problemas com a "Ventoinha", pesquisei freneticamente no Google e com amigos mecânicos locais, e obtive a seguinte resposta: :9:

A primeira fase da ventoinha aciona na casa dos 85ºC, a segunda fase da ventoinha aciona na casa dos 90~100º
Normalmente o Vectra não chega na casa dos 100º, a temperatura normal tanto na cidade como na estrada é entre 85º e 95º (Com o ar-condicionado é entre 80º e 90º). :47:

Se o seu carro carro está indo além disso... segue uma dica: "Verificar os Seguintes Itens": :9:
1- Válvula Termostática (Costuma dar problema sempre!)
2- Bomba D'agua (Pode existir um pequeno vazamento Impercebível)
3- Tampa da água do radiador (Pode parecer besteira, más essa tampa com longo tempo, colabora com o super-aquecimento do carro)
4- Cebolão (Inofensivo, Discreto), porém... costuma dar problemas em "Super Aquecimento". :88:

Bom, segue as dicas acima do que fiz no meu vectra: troquei a bomba d'gua e a válvula termostática e solucionei o meu problema! Hoje o meu vectrão 98 2.2 8V trabalha entre 80º e 90º tanto na cidade como na estrada.

Dica: Vectra motor 2.0 / 2.2 - 8V / 16V
Temperatura considerável normal é: 80º á 92º :102:
Se a temperatura do seu Vectra passar disso, confira os itens citados acima, pois além disso não é normal! :76:

Grande Abraço
Ass; RenanTI dono de Vectra á 3 meses e apaixonado pelo mesmo á 5 anos :38:



Vou verificar, mas essa válvula não faria diferença somente em ambientes frios? De qualquer modo, suspeito que talvez o cebolão seja o responsável por supostamente não disparar o segundo estágio da ventoinha, o mesmo é um modelo de dois pinos.

Ricardo Designer
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 31 Jul 2014, 09:12
Nome Completo: Ricardo Legnani
Cidade: Salto Veloso
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Problema ventoinha

por Ricardo Designer » 08 Dez 2014, 14:12

Nas rodovias sem ar ligado, considerando local plano, ela é algo de 82º. Pelo que voce informa, seu carro está com o cebolão errado. Troca ele antes que a coisa fica pior, coloque um MTE 760. Antes disto, checa se o segundo estágio está funcionando, jampeando o relê dele. Se não tiver, o cebolão não fará efeito.



Este cebolão fica ali junto ao radiador?

E como faço para testar o segundo estágio?

O meu Challenge 16v está baixando um pouco o nível do reservatório, e aconteceu de chegar a quase 100º com o ar ligado,
será que é a bomba d água com vazamento?

Aonde que fica essa bomba?
Challenge 2002 - 2.2 - 16v - 138 cv
Garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=6327

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema ventoinha

por Almeidão » 08 Dez 2014, 15:04

A dica do renanti está legal, mas há falhas.
1 - Carro que usa cebolão, tem vários que são apra o Vectra, se escolher um errado vai dar tudo errado, o ideal é o MTE 760, este tgm a temperatura ideal e pode ser este que esteja no carro dele, pura sorte porque poderia ser outro com grau mais alto. Eu já tinha trocado tudo isto e o problema era o radiador com vazão uns 15% menos e todos os mecânicos olha ele passando agua e já diz ser normal, sendo que eles esquecem que o carro na lenta a bomba não tem força para empurrar a agua. PRIMEIRO DE TUDO, RADIADOR LIMPO OU NOVO PORQUE SE SUJOU NÃO TEM COMO LIMPAR MAIS.

2 - igualmente termostática, existem vários graus, se for uma de 92º o carro só vai ficar quente, o correto é a MTE211-82º ou outra marca com este grau correspondente, então não é somnete trocar la é saber qual usar. Sim, esta peça deve ser trocada e requer cuidados epeciais. No linke a seguir mostro o funcioinamento simples desta peça que não pode ser esquecida no carro, ela faz parte de itens de substituição, ela não é eterna. viewtopic.php?f=49&t=2462

3 - Aos que tem dúvida do segundo estágio, gente este estágio só entra em funcionamento em dias muito quente e somente se o ar estiuver ligado, se funcionar sem o ar ligado, é porque tem problemas no sistema.

4 - Bomba d'água, fica na cara do motor e que gira ela é a correia dentada.

5 - Se tiver sumindo agua, ela está saindo para algum lugar, e precisa ser feito o trabalho de vedação, se for interno, prcisa acertar o cabeçote, trocar ajunta, descobri o motivo de ter queimado a junta e só depois ligar o carro outra vez, caso contrário é funcionar e queimar outra vez.

6 - Carro 2002, não usa cebolão, quem comanda é o sensor 4051 MTE ou original, esta peça não é cara e não é eterna, nos carros de 8V ela fica em cima da saida da termostática, tem nela um conector de cor azul.

Pessoal, não deixem mecanicos colocarem peças doidadas nos carros de voces, use estes numeros que passei acima e se não tiver, busca no ML, não usa algo parecido porque não existe.

Não deixe de usar aditivo na agua, e não deixe mecanico comprar, eles ganham comissões e coloco qualquer coisa que a comissão seja maior. Líquido de radiador, tem vários e poucos são bons, eu uso Havoline Long Life, mas tem outros confiáveis usados por vários amigos daqui fo forum.

Se trocarrem tudo e não acertar a temperatura, é porque não tiverom cuidos necessário com o radiador e ele pode ser o vilão. Raddiador com 20% menos de vazão, o carro já vai ferver.
Imagem

466 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 141 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 14:52