O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

466 mensagens
Avatar do usuário
Forlim
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 06 Abr 2015, 11:38
Nome Completo: Leonivo Forlim
Cidade: caxias do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Forlim » 24 Mar 2017, 19:46

JONATAN DT escreveu:Fuente del Mensaje boa tarde, estou com um problema no meu Vectra 2.0 mpfi 8v 97, toda vez que aciona o segundo estagio da ventoinha, a ventoinha do radiador para de funcionar, ficando só a do condensador. isso acontece com o ar ligado.
um eletricista condenou a resistencia que tem na ventoinha do condensador, porem ja fiz o teste com outra ventoinha e continuo com o mesmo defeito.
alguem sabe me dizer o que acontece?

Lendo melhor seu questionamento, identifique qual é o relê do segundo estágio (verifique o fusível do 2° estágio, é o da direita), e veja se ele está acionando e rastreie o fio que sai para a ventoinha que está parada, pode ser um mal contato ou o fio esteja rompido.
VECTRA ELITE 2010 TETO/GNV 5°geração
http://static.panoramio.com/photos/medium/119313802.jpg

JONATAN DT
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Ago 2016, 16:53
Nome Completo: JONATAN DANTAS TENORIO
Cidade: GUARANTA DO NORTE
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por JONATAN DT » 24 Mar 2017, 20:57

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O problema ai é relê, esta rsistencia estão no Vectra B como enfeite, elas nem ligada nas vntoinhas são. Ou seja entra em um lado mas não sai do outro, é um peso a menos que não tenho por ter cortado isto a muito tempo. Ou é relê, um dos 3 que estão na frente da bateria do lado esquerdo ou é o cebolão, lembrando que ali temos dois com 4 terminais e o do meio com 5 terminais, se inverter um já pode dar este problema.

Bem, se tiver gambiarra na resistencia, ai sim poderá ser ela, nunca se sabe o que fazem nestes fios e pior ainda os donos aceitarem fazer.

Pois é Almeidao, estive analisando o que vc falou e o meu vectra tem uma diferença, ele é 96/97 igual do nosso amigo paulo tenorio. Nele existe dois cebolao, cada um tem tres fios, um redondo e outro quadrado, e na caixa de rele existem 6 reles, sendo 3 verde, 1 laranja e 2 marron e na lateral da bateria existe 3 fusiveis e um rele cinza. Li outro topico que aconselharam eliminar um cebolao, porem aki sao dois circuitos. Agora vem a questao, tem jeito de eliminar um circuito e como faço pra deixar so um cebolao, e deixar tudo funcionando igual os vectra 97?

Jhonni Saulo makoski
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Ago 2015, 14:30
Nome Completo: Jhonni makoski
Cidade: São Leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra B VENTUINHA do AC NÃO não liga na baixa

por Jhonni Saulo makoski » 25 Mar 2017, 08:53

Galera tenho um Vectra 2.2 gls 8v 2001 ligo o AC Só que a VENTUINHA do condensador não liga. Quando motor chega aproximadamente 90 graus ele liga a VENTUINHA do radiador e ambas ventoinhas são ligadas em velocidade baixa o compressor está tudo ok. Pois ligo ele direto no positivo e gela na hora pressão no sistema e gás está tudo ok. os 3 relés verde que ficam da bateria já coloquei novos. O que pode ser ?. Enquanto esta VENTUINHA não ligar o Ar não funciona.o que fazer ? Meu Watsaap. Se al guem puder me ajudar eh 51 992062607

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 26 Mar 2017, 11:59

JONATAN DT escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O problema ai é relê, esta rsistencia estão no Vectra B como enfeite, elas nem ligada nas vntoinhas são. Ou seja entra em um lado mas não sai do outro, é um peso a menos que não tenho por ter cortado isto a muito tempo. Ou é relê, um dos 3 que estão na frente da bateria do lado esquerdo ou é o cebolão, lembrando que ali temos dois com 4 terminais e o do meio com 5 terminais, se inverter um já pode dar este problema.

Bem, se tiver gambiarra na resistencia, ai sim poderá ser ela, nunca se sabe o que fazem nestes fios e pior ainda os donos aceitarem fazer.

Pois é Almeidao, estive analisando o que vc falou e o meu vectra tem uma diferença, ele é 96/97 igual do nosso amigo paulo tenorio. Nele existe dois cebolao, cada um tem tres fios, um redondo e outro quadrado, e na caixa de rele existem 6 reles, sendo 3 verde, 1 laranja e 2 marron e na lateral da bateria existe 3 fusiveis e um rele cinza. Li outro topico que aconselharam eliminar um cebolao, porem aki sao dois circuitos. Agora vem a questao, tem jeito de eliminar um circuito e como faço pra deixar so um cebolao, e deixar tudo funcionando igual os vectra 97?


AMIGO, 96/97 tem um cebolão para desligar o ar por alta temperatura, cebolão este que para mim veio porque já imaginaram que os brasileiros andam até estragar e depois vão tentar resolver, não é o seu caso porque estás aqui para solucionar uma coisa e creio eu que depois irá manter lo perfeito. Então se a temperatura não tiver problemas, este cebolão fica inativo. O outro redondo tem 3 fios, sendo um negativo direto na lata (massa) e dois suspensos, sendo um para o primeiro estagio das ventoinhas e o outro para o segundo estagio das mesmas, sendo cada um indo para um relê deste verde para fazer o primeiro estágio e o outro para outro deste relê verde para o segundo estágio e cada fio deste leva negativo para cada relê comentado e na hora certa. Existe um modelo do seu carro que não possui este cebolão redondo então parece ser adaptado, ou seja o outro modelo fará igual, porém com temperatura mais elevada e com conector retangular. Já é um bom início assim você já pode trocar ele pelo correto que seria o MTE 763 ou MTE 760.
Sobre os relês, não importa quanto o seu tem ali, os 3 verde primeiro, segundo e terceiro da esquerda para direita, são 1º 4 terminais, primeiro estágio. 2º 5 terminais, ativa o direito de funcionar o segundo estágio assim que você liga a chave, 3º 4 terminais segundo estágio.

Não é tão difícil, você tem 3 fios no cebolão, um é negativo, descubra qual é encostando ele na lata, se não der nada será ele o negativo. Ao encostar qualquer um outro na lata, as ventoinhas devem funcionar sendo a chave ligada, ou primeiro estágio ou segundo, se funcionou rápido, descobriste que é o fio do segundo estágio, se funcionou lendo achaste os dois fios, se um funcionou o outro não, ai está o problema e você irá tentar resolver se é relê que não arma ou se ele arma e não liga, ficará nas suas mãos.

Já sabes como funciona, agora é mão na massa e acertar. Infelizmente eu não tenho como ir ai, então é contido, mexendo, descobrindo e aprendendo.

Sobre os cebolões informados acima, eu não usaria nenhum que não fosse um destes dois.

Sobre eleiminar o segundo cebolão, bem se o sistema tiver legal, deixe ele quieto ai tapando buraco.

SDs
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 26 Mar 2017, 12:03

Forlim escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O problema ai é relê, esta rsistencia estão no Vectra B como enfeite, elas nem ligada nas vntoinhas são. Ou seja entra em um lado mas não sai do outro, é um peso a menos que não tenho por ter cortado isto a muito tempo. Ou é relê, um dos 3 que estão na frente da bateria do lado esquerdo ou é o cebolão, lembrando que ali temos dois com 4 terminais e o do meio com 5 terminais, se inverter um já pode dar este problema.

Bem, se tiver gambiarra na resistencia, ai sim poderá ser ela, nunca se sabe o que fazem nestes fios e pior ainda os donos aceitarem fazer.

desculpe mas onde fica esse cebolão Almeidão?


Cebolão são sensores presos aos radiadores dos carros até 98 quase 99. Dai pra frente foram mudados para um sensor que me dá inveja porque custa 20 reais, enquanto o cebolão custa meio rim.
Imagem

Avatar do usuário
Forlim
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 06 Abr 2015, 11:38
Nome Completo: Leonivo Forlim
Cidade: caxias do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Forlim » 26 Mar 2017, 20:52

Cebolão são sensores presos aos radiadores dos carros até 98 quase 99. Dai pra frente foram mudados para um sensor que me dá inveja porque custa 20 reais, enquanto o cebolão custa meio rim.[/quote]

em o sensor de temperatura, aquele que vai pra injeção. É que meu vectra anterior era 2000 2.2 8v e já não tinha o cebolão.

obrigado!
Editado pela última vez por Forlim em 27 Mar 2017, 07:59, em um total de 2 vezes.
VECTRA ELITE 2010 TETO/GNV 5°geração
http://static.panoramio.com/photos/medium/119313802.jpg

carlosgunner
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 310
Registrado em: 16 Abr 2013, 20:02
Nome Completo: Antonio Carlos
Cidade: Nazaré Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por carlosgunner » 26 Mar 2017, 21:09

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Cebolão são sensores presos aos radiadores dos carros até 98 quase 99. Dai pra frente foram mudados para um sensor que me dá inveja porque custa 20 reais, enquanto o cebolão custa meio rim.

Nem é tão caro assim.
Paguei R$ 67,00 num MTE 760 esses dias.
Antonio Carlos
Vectra CD 97 2.0 16V automático - Verde West

Imagem
Imagem

sandro borba
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:04
Nome Completo: sandro de borba
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por sandro borba » 28 Mar 2017, 17:39

fiz uns testes aki hj no meu vectra um pouco mais detalhado, percebi que o carro só liga as duas ventoinhas, a de dentro e a de fora juntas aos 97 graus, tive lendo que quando liga as duas juntas é pelo sistema do ar condicionado, ou seja nao esta acionando nem o primeiro estagio nem o segundo, fiz testes tambem e vi que a ventoinha em primeiro estagio é mais lenta o giro e no segundo estagio o giro é mais forte, e tem este outro estagio em que liga as duas ventoinhas, meu vectra tem dois ceboloes um azul de conector retangular e outro cinza de conector redondo, fiz o teste pelo cebolao azul de conector retangular, https://www.youtube.com/watch?v=080ydFDLgcc

achei esse outro topico aki, que fala um pouco sobre as ventoinhas viewtopic.php?t=967

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 29 Mar 2017, 08:49

Esqueçamos um cebolão por hora. Ali tem que ter 3 fios um é negativo direto, 1 é o primeiro estágio e outro o segundo estágio. Infelizmene este cebolão retangular é muito quente, o que voce precisa fazer é trocar ele por um MTE 760 ou 763, o 763 é original do Vectra deste ano depois que descobrifam que este seu é muito quente. O 760 é muito proximo dele, aquele que você achar melhor pode comprar. Seu carro tem uma tomada retangular, teras que comprar uma redonda e colocar no novo cebolão e ai verás seu carro acionando as ventoinhas no tempo certo sem ter ar ligado.

fizeram uma gambiarra ai e tentarei lhe explicar, usaram um cebolão de 2 estagio e ligaram um ou deve ter estragado um estágio e eliminaram ele para não comprar outro cebolão que aliás já escrevi acima que é muito quente e minha dica e trocar tudo.

Ali do cebolão saem 3 fios um deles já é negativo direto, pra saber qual é ele, basta encostar ele na lata que se não der nada ele é o negativo. Caso ele girar as ventoinhas, ele será um dos estágios a descobrir qual e o terceiro igualmente será o outro a descobrir qual. Se os fios tiverem ali ainda, é um amarelo com lista marrom, um marrom e um branco com lista não me lembro se amarela ou marrom, são bem finos. Com certeza não será difício acertar isto, mas acredito que fizeram uma adaptação e teremos que descobrir se o segundo cebolão está envolvido nela. Preciso saber por favor o que tem neste cebolão azul. Podes testar ele por favor? como ele é negativo, testa com chave ligada e desligada encostando um no outro ou encostando um na lata.

Sobre o relê que você tira e um estágio pára, é simples, este relê corta o segundo estágio caso ele esteja armado e voce desligar o carro, ou seja o segundo estágio só funciona com a chave ligada e este relê que fáz o serviço, outro detalhe o segundo estágio nunca entra sem o ar ligado, jamais entra se tiver o sistema perfeito. Se a chave do seu carro não estava ligado no teste feito, ai teremos mais que descobrir, mas se ela estava ligada já é menos um problema. Estava ou não ligada na hora do teste?

Bem, agora se quiser acertar, compre um dos cebolões mencionados e a tomada dele e assim você poderá tirar esta propaganda que tem ai no seu carro. A não ser que o Paulão seja você kakkakkakak. Bem, se for ai a propaganda valerá mais.

Vamos resolver aqui ok? nada de MP, lá fica muito vago e poucos ficam sabendo se foi resolvido ou não.

Sds
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 29 Mar 2017, 11:05, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

Nielsen RJ
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jan 2017, 19:29
Nome Completo: Nielsen lazaro
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Nielsen RJ » 02 Mai 2017, 10:26

Fala ai galerinha!!!
É a primeira vez q estou aqui perguntando.
Meu vectra é um 98 /8v/ 2.0/GLS
Meu vectra eu troquei, VT. Warller 82, radiador, fiz motor novo, e a minha 2* velocidade não liga quando aciono o AC. Gostaria de saber dos amigos qual cebolao é apropriado para meu carro? Eu tirei um GM original e coloquei um Iguaçu. O carro ainda está chegando aos 98c caindo pra 92c.
Está certo ou da pra abaixar mais atemperatura?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 02 Mai 2017, 11:28

Nielsen, está alto demais!
Use o cebolão MTE 760 ou 763. Vc terá as ventoinhas ligando no 1º estágio um pouquinho antes dos 90 graus, e usando o AC chegará aos 92 graus onde atuará o 2° estágio para baixar pra cerca de 88.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Nielsen RJ
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jan 2017, 19:29
Nome Completo: Nielsen lazaro
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Nielsen RJ » 02 Mai 2017, 12:55

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Nielsen, está alto demais!
Use o cebolão MTE 760 ou 763. Vc terá as ventoinhas ligando no 1º estágio um pouquinho antes dos 90 graus, e usando o AC chegará aos 92 graus onde atuará o 2° estágio para baixar pra cerca de 88.

obrigado Ju bueno! sendo que pesquisei esse MTE 760 e 763 e vi que só tem para Astra no mercado. servem? e outra coisa,meu vectrta tem que acionar o estagio 2 da ventoinha ao acionar o AC? ou o AC funciona normalmente no estagio 1? estou fazendo essa pergunta pq não vejo a o estagio 2 armar quando ligo o ar....

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 02 Mai 2017, 14:18

Amigo esquece o que voce viu ou que falaram contigo ao contrário e não esqueça que aqui estamos falando a favor, o MTE 760 realmente não é para Vectra e nem Astra, é para Blaze, mas o 763 é para o Vectra, a sujestão de usar o 760 é que ele tem a temperatura proxima do 763 que é sim do Vectra e as vezes não encontrado com facilidade. A temperatura do seu carro está um absurdo e se ele tiver 82 nas estradas porwue teria que ser 98 nas ruas. Bem, estou considerando que na pista ele esteja em 82 como normal, porque se nçao tiver, o problema pode ser outro.

Quando voce liga o ar, as duas ventoinhas funcionam na baixa e quando ele atinge a temperatura de 92 entram as duas na alta, baixa para uns 83 graus, desliga a alta e seguem as duas ainda na baixa até o ar ser desligado.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 02 Mai 2017, 15:42

Nielsen RJ escreveu:Fuente del Mensaje e outra coisa,meu vectrta tem que acionar o estagio 2 da ventoinha ao acionar o AC? ou o AC funciona normalmente no estagio 1? estou fazendo essa pergunta pq não vejo a o estagio 2 armar quando ligo o ar....

O 2º estágio vai funcionar como disse o Almeidão ou qdo a pressão do gás do AC estiver alta (ocasionada por alta temperatura no condensador, por exemplo). Nesta 2º condição geralmente entra por uns poucos segundos e já desliga, coisa rápida mesmo, independente da temperatura da água.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Nielsen RJ
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jan 2017, 19:29
Nome Completo: Nielsen lazaro
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Nielsen RJ » 02 Mai 2017, 17:42

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Amigo esquece o que voce viu ou que falaram contigo ao contrário e não esqueça que aqui estamos falando a favor, o MTE 760 realmente não é para Vectra e nem Astra, é para Blaze, mas o 763 é para o Vectra, a sujestão de usar o 760 é que ele tem a temperatura proxima do 763 que é sim do Vectra e as vezes não encontrado com facilidade. A temperatura do seu carro está um absurdo e se ele tiver 82 nas estradas porwue teria que ser 98 nas ruas. Bem, estou considerando que na pista ele esteja em 82 como normal, porque se nçao tiver, o problema pode ser outro.

Quando voce liga o ar, as duas ventoinhas funcionam na baixa e quando ele atinge a temperatura de 92 entram as duas na alta, baixa para uns 83 graus, desliga a alta e seguem as duas ainda na baixa até o ar ser desligado.

obrigadoooooooooo
ja pedi o Mte 763 e vou aplicá no radiador zero amanhã mesmo. Espero não ter problemas no meu relé de alta.

Nielsen RJ
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jan 2017, 19:29
Nome Completo: Nielsen lazaro
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Nielsen RJ » 02 Mai 2017, 18:09

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Nielsen RJ escreveu:Fuente del Mensaje e outra coisa,meu vectrta tem que acionar o estagio 2 da ventoinha ao acionar o AC? ou o AC funciona normalmente no estagio 1? estou fazendo essa pergunta pq não vejo a o estagio 2 armar quando ligo o ar....

O 2º estágio vai funcionar como disse o Almeidão ou qdo a pressão do gás do AC estiver alta (ocasionada por alta temperatura no condensador, por exemplo). Nesta 2º condição geralmente entra por uns poucos segundos e já desliga, coisa rápida mesmo, independente da temperatura da água.

Obrigado ju Bueno!
Vou fazer os testes amanhã!
Inclusive vou testar o estágio 2 pela tomada do cebolão. Se caso não funcionar o teste volto aqui pra pedir ajuda a vcs. Se der tudo certo volto pra agradecer de novo.

sandro borba
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:04
Nome Completo: sandro de borba
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por sandro borba » 05 Mai 2017, 11:47

e o meu problema ainda continua, comprei o cebolao igual ao q estava no carro o mte797 e mandei o mecanico trocar, mas o problema continua, fiz varios testes na fiaçao e parece que esta tudo funcionando normal
o fio marrom do cebolao redondo é o negativo,
o marrom com amarelo parece ser do primeiro estagio pois ele vai direto para o primeiro rele,
o fio marrom com branco parece ser do segundo estagio da ventoinha, mas tem um porem
o fio marrom com amarelo que vem do cebolao liga a ventoinha de dentro e de fora,
o fio marrom com branco liga só a de dentro,
o fio marrom com amarelo funciona sem estar ligada a chave,
o fio marrom com branco somente com a chave virada,
nao consegui fazer o cebolao acionar o fio marrom com branco, ou ele é o segundo estagio ou o cebolao novo nao esta funcionando o primeiro estagio ou o mecanico nao trocou o cebolao, ja estou até duvidando do mecanico, mas pelo esquema que achei na internet, abaixo, aparentemente diz que o fio que chega no primeiro rele é o do primeiro estagio e esse é o marrom com amarelo, entao testei tirando todos os reles daquela caixa em frente a bateria e deixei somente o primeiro rele, e ele continua armando aos 97 graus e as duas ventoinhas, e agora alguem tem alguma dica do q possa ser, acho que vou arrancar o radiador fora tirar o cebolao e testar na panela, kkk, antes de trocar a bomba da agua ou o radiador
Imagem
Imagemhttps://youtu.be/DauNMUbJAWc
Editado pela última vez por sandro borba em 06 Mai 2017, 21:25, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 05 Mai 2017, 12:40

sandro borba escreveu:Fuente del Mensaje e o meu problema ainda continua, comprei o cebolao igual ao q estava no carro o mte797 e mandei o mecanico trocar, mas o problema continua, fiz varios testes na fiaçao e parece que esta tudo funcionando normal
o fio marrom do cebolao redondo é o negativo,
o marrom com amarelo parece ser do primeiro estagio pois ele vai direto para o primeiro rele,
o fio marrom com branco parece ser do segundo estagio da ventoinha, mas tem um porem
o fio marrom com amarelo que vem do cebolao liga a ventoinha de dentro e de fora,
o fio marrom com branco liga só a de dentro,
o fio marrom com amarelo funciona sem estar ligada a chave,
o fio marrom com branco somente com a chave virada,
nao consegui fazer o cebolao acionar o fio marrom com branco, ou ele é o segundo estagio ou o cebolao novo nao esta funcionando o primeiro estagio ou o mecanico nao trocou o cebolao, ja estou até duvidando do mecanico, mas pelo esquema que achei na internet, abaixo, aparentemente diz que o fio que chega no primeiro rele é o do primeiro estagio e esse é o marrom com amarelo, entao testei tirando todos os reles daquela caixa em frente a bateria e deixei somente o primeiro rele, e ele continua armando aos 97 graus e as duas ventoinhas, e agora alguem tem alguma dica do q possa ser, acho que vou arrancar o radiador fora tirar o cebolao e testar na panela, kkk, antes de trocar a bomba da agua ou o radiador
Imagem
Imagem



Este cebolão é uma forma mais rápida de voce ir matando seu motor. É mais ou menos parecido com nicotina turbinada, o sonho de ver o segundo estágio funcionando com este ceboção, pode virar um pesadelo ou um aviso que o motor fundiu.

ERRO NO TESTE, TRAS RESPOSTA SEM CONCLUSÃO CORRETA. Copiei e colei (fio marrom com branco liga só a de dentro) - ERRADO, FALTOU O TESTE CORRETO CONFORME ABAIXO.

Nada disto, elas tem que ligar sempre juntas e lembro a você que quando o segundo estágio é acionado, automaticamente o primeiro já está acionado, então ao testar este fio marrom com branco, voce precisa simular as ventoinhas do primeiro estagio acionadas, chave do carro ligadada ai sim acionar o fio marrom com branco. O segundo estágio depende claramente da chave ligada e do primeiro estagio acionado. O melhor teste para o segundo estágio é, ligar a chave, unir o fio marrom com branco ao fio amarelo e encostar os dois na lata do carro. Ou jampear os dois relês, primeiro e segundo estágio e mesmo assim ligar a chave do carro.
De qualquer forma eu por conhecer o sistema e saber como funciona, sei que pela sua informação elas estão funcionando, mesmo você passando estas informações erradas porque o teste não foi feito corretamente.

Sds
Imagem

Nielsen RJ
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jan 2017, 19:29
Nome Completo: Nielsen lazaro
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Nielsen RJ » 09 Jun 2017, 10:54

Nielsen RJ escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Nielsen RJ escreveu:Fuente del Mensaje e outra coisa,meu vectrta tem que acionar o estagio 2 da ventoinha ao acionar o AC? ou o AC funciona normalmente no estagio 1? estou fazendo essa pergunta pq não vejo a o estagio 2 armar quando ligo o ar....

O 2º estágio vai funcionar como disse o Almeidão ou qdo a pressão do gás do AC estiver alta (ocasionada por alta temperatura no condensador, por exemplo). Nesta 2º condição geralmente entra por uns poucos segundos e já desliga, coisa rápida mesmo, independente da temperatura da água.

Obrigado ju Bueno!
Vou fazer os testes amanhã!
Inclusive vou testar o estágio 2 pela tomada do cebolão. Se caso não funcionar o teste volto aqui pra pedir ajuda a vcs. Se der tudo certo volto pra agradecer de novo.

bom dia galerinha do vectra....
como eu disse antes,voltei pra contar como meu vectra 98/2.0/8v. ficou.....
coloquei tuido novo- fiz motor,valvula temostatica,cebolão mte-763,radiador,aterramentos,sensores,retentores,pneus,amortecedores,tudão,tudão....
1 e 2 estagios funcionando perfeitamente... armando em 82c o 1 estagio e 92 o 2 estagio...
porém,o 1 estagio ao acionar a 1 vez não desliga mais e a temperatura demora muito pra alcançar os 82c novamente,por isso não desarma....
o 2 estagio arma bastante,mas desliga com frequencia intercalando com 1 estagio, as ventoinhas após acionadas pelo 1 estagio ,jamais desligam!
a temperatura do carro parece ser superior a temperatura do cebolão.
com o ar condicionado desligado a temperatura varia entre 85c/95c podendo. normalente fica parada nos 90c.
estranho muito quando acelero passando dos 120kmh a temperatura sobe pra 95c manbtendo op 2 estagio armado ate eu diminuir para os 90kmh,assim retornando para os 90c.
com o ar ligado a temperatura parece ficar mais alta ... não fica abaixo dos 95c de jeito nenhum,mantendo assim mesmo uma otima eficiencia em relação ao ar condicionado( gela muito)
galerinha ,o carro melhorou a economia do combustivel e potencia.
hoje meu carro se encontra dessa forma -
ao acelerar fundo a temperatura sobe.
ao ligar o ar condicionado a temperatura tbm sobe.
as ventoinha ao acionar o 1 estagio nunca desligam,alternam 1 e 2 estagio mas nunca desligam!
é isso galerinha..... almeidão e junior Bueno ,se tem alguma coisa que estou deixando de olhar por favor estou a disposição no zap 21968337572.( façam contato se puder)
conto com a ajuda de vcs pra melhorar ainda mais a minha maquina que esta custando muito investimento e grana kkkk abraços!

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 09 Jun 2017, 11:25

Vamos por partes:
Nielsen RJ escreveu:1 e 2 estagios funcionando perfeitamente... armando em 82c o 1 estagio e 92 o 2 estagio...

O 1º aqui não tá certo - tem que ligar em cerca de 88º e desligar lá pelos 83~82 graus. O 2º está ligando correto.

Nielsen RJ escreveu:com o ar condicionado desligado a temperatura varia entre 85c/95c podendo. normalente fica parada nos 90c.

Errado também. Com o 1º estágio ligando em 88 graus não deveria subir a temperatura sem uso do AC, e, obviamente, não precisar do 2º estágio.

Nielsen RJ escreveu:com o ar ligado a temperatura parece ficar mais alta ... não fica abaixo dos 95c de jeito nenhum,mantendo assim mesmo uma otima eficiencia em relação ao ar condicionado( gela muito)

Não totalmente errado. Usando o AC é sim normal ficar mais quente, porém tendo como limite os 92 graus que é qdo aciona o 2º estágio.

Vc disse que pôs tudo novo, mas não vi ou não lembro sobre radiador. Ele é como o original, com galerias achatadas (bem estreitinhas mesmo) ou com tubos redondos? (Veja imagens nesse link: viewtopic.php?f=44&t=2890&p=99190&hilit=galerias+achatadas#p99190)
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

466 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 142 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 15:52