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Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

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Ju_Bueno
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 12 Jul 2018, 11:30

O correto é funcionarem sempre em paralelo, independente do estágio. Há algo errado no seu sistema Neilson.
JULIANO -
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neidilson
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por neidilson » 12 Jul 2018, 16:13

Ok, obrigado pela ajuda.

Almeidão
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 13 Jul 2018, 09:25

Veja se te ajuda esta informação:

O segundo estagio ligam as duas ventoinhas somente se o primeiro estagio do cebolão foi acionado e como o segundo estagio entra depois do primeiro, isto quer dizer que o primeiro foi acionado no cebolão se ele tiver bom. Se o primeiro estagio funciona as duas normais e no segundo somente uma, alguma coisa está em curto ou estragada, tipo relê etc.

Seguindo ainda a explicação, se o cebolão parar de acionar o primeiro estagio por queima, ele acionará somente o segundo e neste caso somente a ventoinha grande a interna e na alta velocidade. Isto é uma forma de tentar proteger os contatos por uns dias, isto mesmo por uns dias porque ele irá estragar com a insistência.

Fácil fazer este teste, faça um jump no primeiro relê que irá funcionar as duas ventoinhas na baixa, isto sem a chave ligada, agora faça um jump no terceiro relê que é o segundo estagio e ligue a ignição. Estando perfeito ali, irá funcionar as duas na alta. Agora vamos tirar o jump do primeiro estagio e simular que a parte do cebolão do primeiro estagio não esteja funcionando e ainda com a chave ligada, irá funcionar somente a de dentro em alta velocidade.

Para testar o cebolão, ele tem 3 fios, um o marrão é negativo, um deles sem ser o marrão e com chave desligada ao encostar na lata do carro acionarão as duas ventoinhas na baixa, outro dele encostando na lata com a chave ligada, irá funcionar somente a ventoinha interna na alta velocidade. Se encostar os dois na lata com a chave ligada, irão funcionar as duas na alta e assim é o correto. Lembrando que o jump será feito nos locais onde entram os pinos 86 e 87, se fizer certo não dará fogo.

Resumo geral, a ventoinha externa depende do primeiro estagio perfeito para funcionar, enquanto a de dentro não e estando normal as duas funcionam sempre juntas como os dois faróis e um carro carros.

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Luan377
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Luan377 » 13 Jul 2018, 15:00

chirola escreveu:no meu cd e ao contrari pelomenos pelo que eu percibi liga u deo radiador seria a do lado de dentro no primero e no segundo liga as duas
se ligar o ar a do condensador liga direto nunca di muita atencao pq nunca tive problema de temperatura


Ligando o ar, o seu aciona a do condensador direto na alta?

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chirola
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por chirola » 13 Jul 2018, 20:13

sim ligou o ar ela funciona direto a do condenasador

Luan377
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Luan377 » 13 Jul 2018, 21:21

chirola escreveu:sim ligou o ar ela funciona direto a do condenasador
mas na velocidade baixa o na alta, se tiver direto na alta ta errado

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Almeidão
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 16 Jul 2018, 16:51

Nada disto, as ventoinhas sempre funcionam junto, nunca esqueçam isto, se ligar o ar ligam as duas na baixa. Caso houver pressão na linha do sistema, entra a alta imediatamente ao ligar o ar ou caso tenham problema no pressostato. No Vectra 97 tem dois pressostatos, um grande e um pequeno que ficam atrás do radiador ou atrás da ventoinha grande, o pequeno é responsável pelo acionamento do segundo estágio da ventoinha pela pressão do gás, neste caso não precisa está o motor quente, basta ter aumentado a pressão. Por isto os Vectra com ar condicionado mesmo estando desligado porém com motor quente, ele acionam as duas ventoinhas para tirar a pressão do gás.
Um detalhe, quando estragou esta peça do meu carro, eu nunca mais consegui uma que desse jeito e devo ter comprado umas 4 pagando 100 ou acima disto, original não encontra. Ai tive que usar o Magyver para solucionar de uma forma a eliminar este sensor e ficou 10 vezes melhor..

Volto a confirmar, a alta velocidade não podem funcionar mais que 5 minutos sem descansar, se isto tiver acontecendo o sistema tem problemas, e se for temperatura é o cebolão, se for com o ar ligado, pose ser o pressostato.

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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Emersbr » 01 Set 2018, 12:18

Opa blz meu Vectra apos dar partida nem esquenta a ventoinha já dispara e depois de desligar o carro ela fica ligado muito tempo
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 02 Set 2018, 19:03, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 01 Set 2018, 22:58

se for cebolão, troque ele logo, lembre se que o seu carro usa MTE 763 ou MTE 760. Disparando frio é porque ele estragou, ficará assim por um tempo até não funcionar mais, ai sim você terá um problema
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 02 Set 2018, 19:04, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
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1º e 2º estagio da ventoinha qual temperatura arma ambos?

por Fabio Mattos » 02 Set 2018, 22:17

Ola pessoal... tenho duvida e não sei qual temperatura arma o primeiro e segundo estagio... eu comprei um challenge 2002... e o ponteiro de temperatura não subia no painel... ai olhei e vi que o conector estava fora do sensor... coloquei e voltou a funcionar.... Contudo agora o carro quando chega acho que 90 graus ela liga e a temperatura fica por ai mesmo no meio do leitor de temperatura.... Minha duvida é sera que ele ta ligando so no segundo estagio...?

Como e em quais condições o carro funciona o 1º e 2º estagio da ventoinha....

Obrigado.
Off Topic

Almeidão
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1º e 2º estagio da ventoinha qual temperatura arma ambos?

por Almeidão » 03 Set 2018, 09:07

O segundo estágio funciona somente se o ar tiver ligado e sempre por pouquíssimo tempo quando a temperatura chega perto dos 95 no painel, seria um pouquinho acima do meio. Para isto tinha que ser dentro da cidade e em trânsitos lentos, acredito que no máximo ele funcionaria uns 4 minutos e voltaria a desligar, ligando somente se subir outra vez. Em rodovias ele entraria somente em serras ingrimes e lenta e longas, fora isto não ligam nunca.
O sensor original arma ali perto dos 90 mesmo, mas observe se as ventoinhas ficam armadas um bom tempo, caso contrário troque ele. Eu neste caso prefiro o MTE 4051
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 03 Set 2018, 11:52

Lembrando que não pode ficar com o ponteiro fixo. Ao ligar a ventoinha, a temperatura abaixa e o ponteiro deve acusar essa oscilação.
JULIANO -
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Noelia » 03 Jan 2019, 13:57

Almeidão... aproveitando a ocasião... você falou que as duas ventoinhas devem funcionar juntas...
Reparei que no meu vecão 97, 2.0, 8v as ventoinhas não estão funcionando bem assim...

Na primeira velocidade as duas ventoinhas funcionam normalmente, porém quando entra a segunda velocidade somente a ventoinha interna funciona... a externa se desliga... Por que?????????

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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 03 Jan 2019, 14:19

Isso pode te ajudar (foi postado um pouco mais acima):
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Veja se te ajuda esta informação:

O segundo estagio ligam as duas ventoinhas somente se o primeiro estagio do cebolão foi acionado e como o segundo estagio entra depois do primeiro, isto quer dizer que o primeiro foi acionado no cebolão se ele tiver bom. Se o primeiro estagio funciona as duas normais e no segundo somente uma, alguma coisa está em curto ou estragada, tipo relê etc.

Seguindo ainda a explicação, se o cebolão parar de acionar o primeiro estagio por queima, ele acionará somente o segundo e neste caso somente a ventoinha grande a interna e na alta velocidade. Isto é uma forma de tentar proteger os contatos por uns dias, isto mesmo por uns dias porque ele irá estragar com a insistência.

Fácil fazer este teste, faça um jump no primeiro relê que irá funcionar as duas ventoinhas na baixa, isto sem a chave ligada, agora faça um jump no terceiro relê que é o segundo estagio e ligue a ignição. Estando perfeito ali, irá funcionar as duas na alta. Agora vamos tirar o jump do primeiro estagio e simular que a parte do cebolão do primeiro estagio não esteja funcionando e ainda com a chave ligada, irá funcionar somente a de dentro em alta velocidade.

Para testar o cebolão, ele tem 3 fios, um o marrão é negativo, um deles sem ser o marrão e com chave desligada ao encostar na lata do carro acionarão as duas ventoinhas na baixa, outro dele encostando na lata com a chave ligada, irá funcionar somente a ventoinha interna na alta velocidade. Se encostar os dois na lata com a chave ligada, irão funcionar as duas na alta e assim é o correto. Lembrando que o jump será feito nos locais onde entram os pinos 86 e 87, se fizer certo não dará fogo.

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Transistor de reposição vidro eletrico - Vectra B

por Márcio Alex 15 » 31 Ago 2019, 23:52

Boa noite, gostaria de saber se o Vectra 2.2 8v 2000 se trabalha com cebolão pois não encontrei no radiador,mas a ventoinha arma,só não sei como.

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por Ju_Bueno » 01 Set 2019, 20:15

Se não me engano os últimos a utilizarem cebolão foram do ano 98. A partir de então o responsável é o sensor onde fica a válvula termostática.
JULIANO -
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por valmor.junior » 06 Jan 2020, 20:52

Boa noite a todos!
Seguinte, estou com um problema com o segundo estágio dos eletroventiladores. Ele simplesmente não arma! Fusível estão ok, relé eu troquei e não resolveu. Como testar nos bornes dos conectores dos relés? A primeira velocidade funciona perfeitamente!

Outra coisa, existe algum outro relé que controle os eletroventiladores que estejam em outro lugar a não ser a caixinha na frente da bateria?

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por chirola » 07 Jan 2020, 03:30

valmor.junior escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite a todos!
Seguinte, estou com um problema com o segundo estágio dos eletroventiladores. Ele simplesmente não arma! Fusível estão ok, relé eu troquei e não resolveu. Como testar nos bornes dos conectores dos relés? A primeira velocidade funciona perfeitamente!

Outra coisa, existe algum outro relé que controle os eletroventiladores que estejam em outro lugar a não ser a caixinha na frente da bateria?

o sensor de temperatura deveria controlar o segundo estagio tambem no 16v pelomenos e se vc tirar o plug dele o segundo estagio dispara automaticamente foi asim que teste para ver se funcionaba os reles acabei trocando o sensor porque o plug dele estaba meio ruim e daba mal contato

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por valmor.junior » 07 Jan 2020, 06:26

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
valmor.junior escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite a todos!
Seguinte, estou com um problema com o segundo estágio dos eletroventiladores. Ele simplesmente não arma! Fusível estão ok, relé eu troquei e não resolveu. Como testar nos bornes dos conectores dos relés? A primeira velocidade funciona perfeitamente!

Outra coisa, existe algum outro relé que controle os eletroventiladores que estejam em outro lugar a não ser a caixinha na frente da bateria?

o sensor de temperatura deveria controlar o segundo estagio tambem no 16v pelomenos e se vc tirar o plug dele o segundo estagio dispara automaticamente foi asim que teste para ver se funcionaba os reles acabei trocando o sensor porque o plug dele estaba meio ruim e daba mal contato


Então amigo, fiz este teste de desconectar o plug do sensor de temperatura e os eletroventiladores acionam em primeira velocidade. Em tempo, tinha uma gambiarra no meu carro que eu desfiz, foi colocado um "kit verão" ligando o eletroventilador direto no segundo estagio mas só ligava o eletro interno, o da frente não ligava. Retirei o kit verão, corrigi os chicotes e agora só armam em primeiro estágio. Tô desconfiado que pode ser a central..... Talvez por isso tenham feito esse tal kit verão..... Como testo o sinal da central?

Almeidão
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por Almeidão » 07 Jan 2020, 09:24

Para quem não tem experiencia ou ferramentas necessária para isto, a melhor forma de se testar um relê é colocando outro no lugar. O Vectra pode usar ali na frente da bateria para controlar as ventoinhas 2 relês tipo DNI 0101. Como o primeiro estágio está bom, basta usar um no segundo estágio que seria o terceiro relê da esquerda para a direita do carro. Para testar se o segundo estágio está funcionando, basta tirar o primeiro relê, ligar o carro e esperar a temperatura subir, se ela tiver normal o segundo estágio entrará no máximo em 95 graus, se chegar neste grau e não abrir, recoloca o relê que foi tirado imediatamente para as ventoinhas voltarem com a baixa e baixar a temperatura.
Faça isto com ele quente para não ficar muito tempo com ele em marcha lenta e lembrando que neste caso por ter tirado o primeiro relê, somente a ventoinha interna irá funcionar na alta velocidade.

Detalhe, este relê DNI 0101 aqui na minha cidade é bem barato tipo uns 15 reais e tem ainda o sensor de temperatura que estraga também. Se você desconfia da central, que eu acho difícil ser ela, você pode resetar la.

Sobre o quite verão, nunca vi tamanha idiotice e até parece que os carros só esquentam no verão.
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