O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BFuncionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

42 mensagens
Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Ju_Bueno » 12 Ago 2017, 16:26

Morpheu_sa escreveu:Fuente del Mensaje alguém poderia me dizer se o segundo estágio funciona sem o ar ligado?

Só sei te responder essa. Funcionar ele funciona, mas se funcionar é porque há algum problema no arrefecimento. Sem o uso do ar apenas o primeiro estágio é pra conta da refrigeração.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Almeidão » 14 Ago 2017, 15:15

Eu até respondi esta, ou melhor mais ou menos respondi, para acertar será preciso:
1 - comprar um cebolão MTE 760 ou MTE 763.
2 - Este cebolão tem 3 contatos, um é o fio marrom, abrindo ali onde chega os fios você achará ele. São todos negativos então não precisa ter medo de encostar um no outro e se isto ocorrer não irá acontecer nada a não ser ligar a ventoinha.
3 - terá ali em algum lugar um fio branco, este é o primeiro estágio e deve ser ligado em um dos terminais. Terá outro amarelo que deve ser ligado no outro terminal e assim estarão ligado os 3.

Como testar se está ligado certo?

A tomada tem 3 fios, um é o marrom e já deve está no lugar certo, tem outro que já está lá ligado que é o segundo, você encosta este segundo na lata do carro que as ventoinhas já irão funcionar sem a chave ligada. Ai será a baixa rotação que é o primeiro estágio. Para você achar o terceiro fio que é o amarelo, você liga a chave do carro, encosta o que escrevi acima que seria o primeiro estágio na lata e agora encosta o terceiro também.

Será assim, com a chave ligada, ao encostar o segundo fio na lata do carro ou no fio marrom as ventoinhas vão girar lentas, ao encostar o terceiro elas irão girar rápidas. As vezes eu me confundo se o branco é alta ou baixa, mas ai encostando na lata você achará, aquele que girar lento é a baixa o outro será a alta.

Achando os fios, faça a ligação em teste e ligue o carro e assim que atingir +/- 88º as ventoinhas irão funcionar, se ela funcionarem na alta, basta inverter os fios que elas se acertarão, Se funcionar na baixa já estará pronto para terminar o serviço lembrando que o marrom é único e nele não se mexe.

Pegar e fazer, mas sem trocar o cebolão eu acho melhor não mexer, porque ele já pode ter problemas e algum louco eliminado este fio. Use solda para os fios, nunca faça emenda enrolando um no outro.

Detalhe, segundo estágio só funciona com ar ligado, carro que não tem ar condicionado não tem o segundo
estágio.

MAS EU ESTOU ACHANDO, que no seu carro tem algo invertido e está funcionando a alta ao invés da baixa, não sei porque, mas penso que isto está acontecendo. Acho que estragou o cebolão e um louco fez esta mudança para economizar peças. Aliás, aqui economizamos gastos com mão de obra e expomos a fazer o correto, mas nunca economizamos com peças, ou seja comprar o cebolão recomendado e soldar os fios é algo essencial.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
ebanir
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 01 Jan 2015, 14:15
Nome Completo: ebanir alencar melo
Cidade: GOIÂNIA
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por ebanir » 07 Set 2017, 05:58

Alguém pode me dar uma luz, o segundo estágio da ventoinha não está funcionado quando a temperatura sobe. O normal é ligar acima de 95, sim? Obrigado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Ju_Bueno » 07 Set 2017, 07:41

Amigo, pela sua assinatura seu carro é um Vectra B, correto? Então o apropriado é ele ser acionado aos 92º - isso usando o cebolão mais recomendado pelo pessoal aqui, que seria um MTE 760 ou 763 caso o sistema do seu carro ainda usar cebolão. Agora, em qual temperatura atuava antes de para de funcionar, aí depende do cebolão ou sensor que está nele.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Almeidão » 08 Set 2017, 13:16

Sem contar que com o ar desligado ele não ode atingir a temperatura para ligar o segundo estágio. Se isto tiver acontecendo, com certeza há falha no sistema de arrefecimento e pode ser problemas no radiador.
Imagem

dennisgeek
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Mar 2017, 23:53
Nome Completo: francisco dennis menezes da silva
Cidade: fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

DUVIDA SOBRE ESTAGIOS DAS VENTOINHAS

por dennisgeek » 11 Out 2017, 00:32

pessoal venho a meses tentando identificar certo problemas no meu carro e para isso eu preciso saber exatamente como funciona os estagios das ventoinhas do vectra, com AC ligado e Desligado

alguem que tenha um vectra C 2008/2009 poderia apenas me tirar essa duvida, QUANDO ATIVA O AC, as DUAS ventoinhas disparam ou apenas a ventoinha pequena referente ao condensador, E SE SIM FICA LIGADA O TEMPO TODO OU LIGA E DESLIGA ALEATORIAMENTE ? porfavor me ajudem nessa duvida não conheço ninguem aqui perto que tenha um vectra para comparar...

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Ju_Bueno » 11 Out 2017, 08:00

dennisgeek, movi sua postagem para este tópico já existente sobre o assunto! Só fazer uma boa leitura dele que vai entender tudo sobre a questão! :88:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Almeidão » 13 Out 2017, 13:01

Este problema já foi resolvido, era falta de gás no sistema, mas o pessoal pode ficar sabendo que Vectra B com Ar e até o Vectra C é tudo igual, mudando somente o sensor de acionamento das ventoinhas, sendo antes de 2000 no radiador e após 2000 em cima da termostática. Saiu o cebolão e foi adicionada uma outra função para o sensor de temperatura da água que além do que fazia, ele agora informa para central quando tem que ligar as ventoinhas, logicamente que a central mais nova foi preparada para isto.
Funcionamento é idêntico para todos e o principal é que:
1 - Ventoinhas sempre funcionam juntas, seja na alta ou na baixa.
2 - A alta nunca entra em funcionamento sem ligar o ar, só se tiver problema nos sensores, e mesmo com o ar ligado ela nem sem pre entra, e entrará acima de 90 graus pelo sensor e pode entrar antes pelo sensor do ar condicionado
3 - A alta que é o segundo estágio, nunca pode funcionar direto, entra esta velocidade e por uns 3 a 4 minutos e nada mais. Se continuar por muito tempo, derretem os relês e para geral.

Dicas: Ao chegar em qualquer lugar com o ar ligado e segundo estágio disparado, melhor manter o carro ligado um pouco até a alta desligar e podem acelerar para ajudar a temperatura baixar. Faz bem isto para p motor
Imagem

Daniel Sthor
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Ago 2017, 12:37
Nome Completo: Daniel Sthor
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Daniel Sthor » 23 Out 2017, 18:24

Vou dar uma verificada no meu então, pois com o ar ligado a temperatura não passa dos 82... é assim desde que comprei, até achei que era normal hahaha
Com o ar desligado ele trabalha corretamente, temperatura varia entre 90 e 82.

A impressão que dá é de que a de que a ventoinha fica no segundo estágio o tempo todo quando o ar está ligado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Almeidão » 24 Out 2017, 08:45

Daniel Sthor escreveu:Fuente del Mensaje Vou dar uma verificada no meu então, pois com o ar ligado a temperatura não passa dos 82... é assim desde que comprei, até achei que era normal hahaha
Com o ar desligado ele trabalha corretamente, temperatura varia entre 90 e 82.

A impressão que dá é de que a de que a ventoinha fica no segundo estágio o tempo todo quando o ar está ligado.


Se ela não sai do 82 com o ar ligado, então o segundo estágio está direto sim e com isto irão derreter todos os alojamentos de relê e fusível por onde esta energia passa e chega um momento que a ventoinha vai parar, você não vai ver e ai sim vai ferrar o motor mesmo. Aqui na minha cidade o meu girando direto travou o relê em uma semana de uso e o uso era duas horas por dias, sendo um indo e uma voltando. Lógico que não estragou nada porque foi apenas teste e o local onde ficava o relê, praticamente queimou tudo.

Faz um filminho dela ai, posta aqui que lhe direi se é segundo ou primeiro estágio.
Imagem

Daniel Sthor
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Ago 2017, 12:37
Nome Completo: Daniel Sthor
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Daniel Sthor » 03 Nov 2017, 17:54

Vou ver pra gravar um vídeo então.
Eu fiquei pensando mais sobre o post e esqueci de um detalhe curioso.

O detalhe é o seguinte:
Em dias frios, tudo acontece da forma que eu falei. Sem ar condicionado, esquenta até 90 e ali se mantém. Com ar condicionado, fica travado em 82.
Em dias quentes, sem ar a mesma coisa, esquenta até 90 e ali se mantém. Porém com ar, ele esquenta e fica em 90 também (demora mais pra chegar no 90, mas chega).

Foi isso que achei curioso, parece que não é o segundo estágio ligado o tempo todo. Realmente tem algo que quando liga o ar, refrigera mais (e isso pode ser um problema), mas entendo que o segundo estágio é o que está mantendo a temperatura em 90.

Jhorge Pereira
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Fev 2017, 19:15
Nome Completo: jorge carlos botelho pereira
Cidade: Gama
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Jhorge Pereira » 22 Jan 2019, 17:43

aproveitando esse post, gostaria de tirar dúvidas galera sobre o funcionamento correto das ventoinhas, a Ventoinha do carro arma normal nos 91/92 graus, a do ar condicionado só liga se eu ligar o ar condicionado, é normal e esse é o funcionamento correto? pois antes quando disparava a ventoinha, disparavam as duas juntas a do ar condicionado e a do radiador , depois que bati o carro e queimou a do ar e eu a troquei, ela só funciona agora se eu ligar o ar! qual a forma correta do funcionamento dessas ventoinhas galera? o certo é disparar as duas juntas mesmo sem ligar o ar?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Almeidão » 23 Jan 2019, 08:03

Jhorge Pereira escreveu:Fuente del Mensaje aproveitando esse post, gostaria de tirar dúvidas galera sobre o funcionamento correto das ventoinhas, a Ventoinha do carro arma normal nos 91/92 graus, a do ar condicionado só liga se eu ligar o ar condicionado, é normal e esse é o funcionamento correto? pois antes quando disparava a ventoinha, disparavam as duas juntas a do ar condicionado e a do radiador , depois que bati o carro e queimou a do ar e eu a troquei, ela só funciona agora se eu ligar o ar! qual a forma correta do funcionamento dessas ventoinhas galera? o certo é disparar as duas juntas mesmo sem ligar o ar?


Sempre funciona as duas juntas em qualquer situação se funcionar uma somente dará problema em alguns momento. Se seu carro for menos que 99, pode ser o cebolão ou o relê numero 01 ou o 2 da esquerda para direita que fica na frente da bateria, o primeiro de 4 terminais tipo DNI 0101 e o relê de 5 terminais tipo DNI 8115. Caso seu carro for mais novo e não usar cebolão, o problema continuará sendo o nos relês e o como ele não tem cebolão, o problema pode ser o sensor de temperatura da centra que é o MTE 4051.

Relê da esquerda para direita do carro e não da forma vista de um ângulo escolhido.
Quando digo que o problema pode ser os relês e sensor, não quer dizer que sejam eles, mas podem ser neles ou antes deles. Uma coisa é certa, não dá para mexer sem ter a certeza que que estes itens estejam bons.
Se for comprar cebolão para seu carro, não compre outro que não seja MTE 760 ou MTE 763

Você ainda tem tempo de salvar o motor dele
Imagem

Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Renan Perez » 09 Mai 2021, 20:33

Galera agora eu assustei, vou explicar; eu uso muito pouco o AC do meu vectra (97 ar analógico) e com o AC desligado a temperatura fica normal. Mas já percebi que quando ligo o AC só a ventoinha da frente funciona e todo tempo em 2° estagio, a outra fica parada. Depois de ler aqui fui ver os fusiveis e os relés não tem nada derretido... tem perigo em ficar assim ou é bom procurar o conserto? Lembrando que o compressor também não fica liga/desliga fica todo tempo armado.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por chirola » 10 Mai 2021, 00:39

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Galera agora eu assustei, vou explicar; eu uso muito pouco o AC do meu vectra (97 ar analógico) e com o AC desligado a temperatura fica normal. Mas já percebi que quando ligo o AC só a ventoinha da frente funciona e todo tempo em 2° estagio, a outra fica parada. Depois de ler aqui fui ver os fusiveis e os relés não tem nada derretido... tem perigo em ficar assim ou é bom procurar o conserto? Lembrando que o compressor também não fica liga/desliga fica todo tempo armado.

Procura arrumar ISO pode ser um rele queimado no ar analógico o compressor fica ligado direto não tem controle de temperatura ele gela o tempo tudo , mais arruma o tema da ventoinha a temperura mantem a preçao do gás do ar se não esfriar o criador do ar bem pode elevar muito a pressão e alguma nerds pode dar, ligar só uma ventoinha no estágio 2 e como se fosse o modo emergência para controlar a pressão e a temperatura do gás do ar a concelho não abusar da sorte e dar uma geralzinha niso

Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Renan Perez » 10 Mai 2021, 05:37

Legal vou levar essa semana resolver e aviso o que é o B.O

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Almeidão » 10 Mai 2021, 07:33

Eu daria uma olhada nele sem o ar ligado, tipo chegar em casa com ele quente e com as ventoinhas armada verificar se as duas estão ligadas e qual a velocidade delas, lembrando que o primeiro estágio elas são lentas tipo um ventilador na menor velocidade e se não tiverem armadas, esperar elas armarem e verificar isto. Acredito que o problema deva está nele quando sem ar ligado também.
Imagem

Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Renan Perez » 11 Mai 2021, 06:32

Almeidão fiz o teste e ta as duas ligadas no 1° estagio, deve ser mesmo alguma coisa do AC. Marqui amanhã pra fazer uns testes e assim que resolver eu aviso. To "suspeitando" pelo que um amigo comentou que pode ser excesso de gás e tá sobrecarregado o sistema, mas vamos ver o que aparece

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por Almeidão » 11 Mai 2021, 07:53

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão fiz o teste e ta as duas ligadas no 1° estagio, deve ser mesmo alguma coisa do AC. Marqui amanhã pra fazer uns testes e assim que resolver eu aviso. To "suspeitando" pelo que um amigo comentou que pode ser excesso de gás e tá sobrecarregado o sistema, mas vamos ver o que aparece


Não é excesso de gás é algo elétrico, pode até ser este relê do ar que fica na frente da bateria, seria o ultimo da direita do carro. Sim, seu carro pode ter problema na válvula de pressão do gás e assim armando o ventilador na alta. Porém se acertar a válvula é possível que as ventoinhas nem venha a ligar quando você ligar o ar.
Olha um teste para você fazer se seu carro tiver dois interruptor no tudo do gás atrás da ventoinha grande, o menor você desconecta ele e depois liga o carro e o ar para ver se ela irá girar. Um exemplo, qualquer carro se desconectar este interruptor pequeno a esquerda do carro e ligar o ar as ventoinhas irão girar, porque este sensor é para quanto aumenta a pressão do gás e entra só na alta, portanto ele pode sim ter problema, mas seu carro tem um problema além dele.
Resumindo, ao ligar o ar as duas ventoinhas entram na baixa comandada pelo relê do ar, é totalmente elétrico e não tem nada a ver com o sensor de pressão que é o pressostato.

Os carros mais novos não tem este sensor, se o seu tiver um somente, ai só jampeando para teste.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Funcionamento do 2º Estágio das Ventoinhas x Ar Condicionado

por chirola » 11 Mai 2021, 13:22

imagino que pode ser rele por liigar so uma das ventoinhas , deveria ligar as duas juntas cuando liga o ar e ficam ligadas direto encuanto o ar estever ligado .
primeiro deveria resolver iso e depois ver se elas ligam no primeiro ou segundo estagio cuando liga o ar

42 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 165 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 05:19