as duas sao bem similares...os softwares q acompanham sao praticamente iguais, a diferença q o OPCOM é USB nativo, e o TECH II é USB/serial, ou seja, ele cria uma porta de comunicação virtual (tipo COM1, COM3, etc)....ambos vc pluga em porta USB, mas como funciona nos bastidores do windows é diferente..........o software de um nao funciona pro outro devido a isso, pois tem o software q funciona pra USB (versoes q acompanhao o OPCOM) e software pra porta serial (q acompanha o TECH II)
o OPCOM é a escolha mais certa atualmente, o TECH II soh tive dor de cabeça, e consegui fazer funcionar soh 5 segundos ate hoje
ate tenho esperanças q o TECH II possa vir a ser util com um software diferente q o Arquiteto me passou, entre hj e amanha vou fazer mais testes.....
em termos do q da pra fazer, é listar e resetar codigos de erro das centrais....desde ECU, cambio, alarme, MID, painel, ABS, cruise control.....pode ler diversos sensores do carro, como nivel de tensao, combustivel, temperatura, etc....entao na maior parte ele serve pra vc ler as diversas variaveis do carro, e te listar erros q a central possa ter gravado, e com isso te facilita descobrir o circuito q estaria com erro.....se ta gravado erro de sensor de temperatura, vc vai direto naquela area, nao perdendo tempo com outros sensores.....
porem, existem versoes profissionais (as q vem com interfaces sao basicas), que dariam ainda acesso a programação, como configurar tamanho de roda, tipo de motor para o MID, quem sabe ate mapa de injeção....porem essa area nao abre nas versoes basicas (o botao fica inativo), entao é suposição tudo que poderia programar.....o problema q nao achei nenhuma versao ate agora q permita acessar essas areas...