O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSoftware para interface Opcom com programação - Vectra B

149 mensagens
Ronie Barbosa
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 15 Fev 2015, 14:38
Nome Completo: Ronie Barbosa
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Ronie Barbosa » 02 Jun 2015, 17:46

Olá pessoal alguém já tentou usar o scaner OBDII que se conecta com celular através de buetooth ?
Segue o link do produto abaixo :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -carro-_JM
Peço que se alguém já conseguiu por favor descreva a experiência
Mais uma pergunta o OPCOM é melhor do que esse aí do anúncio .
EX -VECTRA EXPRESSION 2,2 MPFI 8V MEC 2002/2002
ATUAL -VECTRA ELEGANCE 2.0 MPFI 8V MEC FLEX 2011/2011

Avatar do usuário
evandroapsantos
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 12 Jun 2014, 15:04
Nome Completo: Evandro Santos
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por evandroapsantos » 02 Jun 2015, 22:12

Eu ja comprei um desses e não funciona no VB. Segundo umas informações que tive, as linhas mais antigas da GM não seguiam o padrão obd2. Não sei se procede, mas não conseguiu ler a ECU nem com reza.
O op-com não sei se é melhor, mas com ele conseguir ler os parâmetros do carro.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

felix185
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 26 Jul 2014, 03:52
Nome Completo: Marcelo Aguiar Felix
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por felix185 » 18 Jun 2015, 04:29

Achei isto sobre o OP-COM


Como a ativação OPEL com OP COM
2015/01/29 17: 45 瀏覽 34迴響 0推薦 0引用 0
Este guia foi testado no trabalho Zafira B e Astra H usando 2010V OP-COM . Isso não vai funcionar em 2 de linha de veículo de exibição. O veículo deve ter 3 ou mais da linha de exibição.
1. Gire a ignição;
2.Plug Opcom em OBDII porta e executar seu software;
3. Vá para o computador e clique em Diagnostics;
4. Escolha ano do veículo;
5. Escolha o modelo do veículo;
6. Clique em "sistema de infotainment";
7. Clique em linha que diz DIS (TID TELA DE INFORMAÇÕES DO BID CID)
8. Em uma caixa na esquerda, ele vai dizer no topo ECU inited. Sobre 6 linha de baixo, ele vai dizer DESCRIÇÃO DO SISTEMA (algo como BORG 0400). Faça uma nota disto como você pode precisar dele mais tarde no processo. Se uma tabela aparece com uma lista de sistemas, clique em o que corresponde a sua.
9. Clique em "PROGRAMAÇÃO";
10. Clique em "INDEX programa de código";
11. Em uma caixa na esquerda ele vai mostrar índice disponível com uma lista de códigos para, por exemplo;
00103
00202
00501
00601
00703
12.Click no 2º número para baixo e em uma caixa à direita irá mostrar algumas informações, ele deve dizer em algum lugar que info "com computador de bordo. Se assim for, clique em iniciar a programação. Em seguida, deverá começar a programar.
13. Repita este, mas apenas sobre os números 4, 6 e 8 de cada vez, para que clique no segundo número para baixo, em seguida, programa. Clique em quarto número para baixo, em seguida, programa, clique no sexto número para baixo, em seguida, programa e clique on8th número para baixo, em seguida, programa.
Após isso, se tudo tiver corrido bem, você deve agora ter todas as funções de trabalho para navegar através de diferentes funções usam cima e para baixo botão de rolagem do lado esquerdo do volante para zerar os contadores de pressionar e segurar o botão no mesmo por alguns segundos.
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Arquiteto » 18 Jun 2015, 22:32

:47:

este final ai ta tenso ...

felix185
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 26 Jul 2014, 03:52
Nome Completo: Marcelo Aguiar Felix
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por felix185 » 19 Jun 2015, 23:57

Achei um programa para isso, que já solicitei. Mas esta em Polônes.

tradução


Olá.

Inspirado por este tema e há suspeita de uma tentativa de Aviko, a comunicação entre MID'em e Op-com'è, eu escrevi um programa que pode ser programado MID'a. Você vai precisar de um meramente uma interface RS232 ligado ao conector de diagnóstico de 8 pinos. No caso de USB não funciona, porque o protocolo KW-82 exige o controle de inicialização a uma taxa de apenas 5baud (enviando um byte leva 2 segundos) eo adaptador, por exemplo. FT232 provavelmente pode operar apenas a partir do 300baud up. Isto é para contornar e até mesmo lidar com isso. Em qualquer caso, se eu chamar MID'a por 232 USB é, então, normalmente você também pode controlar.
No momento eu tenho obcykaną toda a comunicação com MID'em, eu posso ler qualquer quadro, ler e escrever quaisquer células EEPROM. Com uma ressalva - você pode programar as células de 0x10h para 0x73h endereço que não pode ser alterado para números MID'a exemplo.. Ele está bloqueado em software, MID informação sobre as células que podem ser programadas. Fora deste intervalo também é gravado por exemplo. Identidade de marca de carro assim, portanto, não podem ser reprogramados em 100% MID'a de Zafira no Vectra / Omega (estes são idyntyfikatory idênticos), mesmo com uma tecnologia. Em tais casos, o único restante programação directa da EEPROM.
O programa ainda está em um rascunho de trabalho, mas você já pode com segurança EEPROM ler, escrever e ler de um arquivo e programa (sujeito ao acima). Ele funciona sem problemas sob o Win XP 32 e 64 bits Win7. Por enquanto amarrado em um botão para alterar o idioma. No futuro, eu dorobienie configuração completa, mas no momento eu parei, porque se eu não mudar todo o procedimento de comunicação, de modo a trabalhar em um segmento separado, porque no momento em que começa a bagunça que eu faça. Estou anexando uma imagem da janela do meu programa. Como já wymodzę alguma versão amigável desta participação no fórum. Por agora, se alguém tem uma necessidade que pode litter uma versão diluída. By the way, alguém útil para testar e talvez eu vou ter mais incentivo para trabalhar porque recentemente eu desaparece alguma forma zelo. :) A pior parte é que eu tenho MID'a e não pode ser instalado porque ele está conectado o tempo todo na mesa e você precisa testar.

Como para a interface que eu escrevi sobre isso já. O que é necessário é um cabo simples para o COM ou USB, de preferência com um multiplexador ou mudar manualmente o pino. No Allegro, você pode olhar sob o lema: "Opel Tech2". O custo de 50-90 zł dependendo se RS232 ou USB.Zadziała também por exemplo. O KKL VAG, mas estes têm apenas o pino 7, e Mid é, por exemplo. No pino 8, então você tem que combinar.


e recomendar a alguém um cabo ou espalhar facilmente acessível ao esquema de solda se?

Sua melhor aposta é um "Tech2" com Allegro multiplexer USB (de preferência em FTDI) ou RS232: http://allegro.pl/li...atch=s0-mt-0113
A versão mais barata é o KKL VAG: http://allegro.pl/li...price_enabled=1 ou melhor (neste Eu testei): http://www.rgme.pl/p...l-usb-ftdi.html e conectando mida usando fios (VAG suporta apenas o pino 7 e mid é no pino 8) ou pinos de sobretensão ou dorobienie "MUX" em 4 resistores. Após este tratamento simples têm exatamente a mesma interface como as duas vezes mais caro, com Allegro.
Você também pode soldar-se um fejsik para RS232 (Eu tenho alguns diagramas), mas eu não testei não sei como funciona.
A maneira mais fácil é conectar o pino 7 e 8 de dentro da interface. Melhor ainda destacar ainda mais o pino 7 e deixe ligado apenas pino 8. Tal combinação é menos risco que os motoristas vão interferir.


https://translate.googleusercontent.com ... Il3G7_zswQ
Imagem

Guillas
GL Member
GL Member
Mensagens: 71
Registrado em: 06 Mar 2015, 12:38
Nome Completo: Guilherme de Almeida Barboza
Cidade: atibaia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Guillas » 05 Ago 2015, 08:39

Bom dia pessoal,

Eu consegui conectar porém só mostrou informações da central uns número que não sei o que é, medições eu não consegui!!!
Alguém conseguiu conectar?

Eu baixei umas 4 versões diferentes do OP-COM.Porém na ultima versão 150406b dá erro e aparece a seguinte mensagem: Please connect your interface to the USB port, or install the USB driver!

Quando abro o gerenciador do computador onde vejo as portas COM o meu techII é reconhecido apenas como USB Serial Port (COM1).Parece usar um driver serial universal.Será que pra conseguirmos conectar não necessita de um driver específico?

Jephinnn
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 16 Set 2013, 20:31
Nome Completo: Jefferson Zunta
Cidade: Umuarama
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Jephinnn » 06 Ago 2015, 07:58

alguem tem um desses op-com pra vender? to procurando um pra programar o alarme do meu vectra 97

Diego BH
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Mar 2015, 12:44
Nome Completo: Diego Filipe de Castro Oliveira
Cidade: contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Diego BH » 01 Set 2015, 12:15

Boa tarde, instalei o op-com no meu notebook mais não consigo fazer ele comunicar com o carro não da nada já tentei varios modelos e anos será que alguem pode me da uma força? meu whattsApp e 3186039173 obrigado

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Arquiteto » 01 Set 2015, 18:51

diego ...

dicas

1 não use a função auto detectar ...não funcina ...
2 selecione ano 1996 e veiculo sintra para motor e injeção
3 selecione ano a1996 ate 1999 e veiculo vectra para outros sistemas ...
4 painel não vai ler mesmo para vectra B acima de 02...

Diego BH
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Mar 2015, 12:44
Nome Completo: Diego Filipe de Castro Oliveira
Cidade: contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Diego BH » 02 Set 2015, 07:10

Arquiteto bom dia,

Aqui meu vectra e challenge 2.2 16v ano 2002 queria apagar um erro de Air Bag será que tem jeito?
Eu instalei o programa, liguei no veiculo e selecionei conforme você falou acima e não da nada não faz leitura de nada.

gustavocarreragt
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 25 Ago 2015, 06:28
Nome Completo: Luiz Gustavo Gomes
Cidade: Barra do Piraí
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por gustavocarreragt » 02 Set 2015, 09:13

Bom dia pessoal, no meu vectra b 2.0 8v to tentando ler parâmetros de injeção mas fica zerado, alguém pode me dar uma luz?

Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Arquiteto » 05 Set 2015, 23:02

Diego BH escreveu:Arquiteto bom dia,

Aqui meu vectra e challenge 2.2 16v ano 2002 queria apagar um erro de Air Bag será que tem jeito?
Eu instalei o programa, liguei no veiculo e selecionei conforme você falou acima e não da nada não faz leitura de nada.


blz Diego ... se conseguir a conexão com a central do carro apaga sim ...

:88:

se não conseguir levo meu note e o opcon no encontro

:88:

RobsonSchlosser
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Set 2015, 11:09
Nome Completo: Robson Schlosser
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por RobsonSchlosser » 11 Set 2015, 14:54

O challenge 2002 funciona no OPCOM?

O meu antigo Astra G 1999 funcionava perfeitamente TODAS as funções, a injeção dele é Bosch M1.5.5, mas quando fui fazer funcionar no Vectra B 1997 do meu amigo, não deu certo, fui pesquisar e era Bosch M1.5.4, e pelo pouco que sei o challenge também usa essa mesma injeção, não? :9:

Arquiteto escreveu:
Diego BH escreveu:Arquiteto bom dia,

Aqui meu vectra e challenge 2.2 16v ano 2002 queria apagar um erro de Air Bag será que tem jeito?
Eu instalei o programa, liguei no veiculo e selecionei conforme você falou acima e não da nada não faz leitura de nada.


blz Diego ... se conseguir a conexão com a central do carro apaga sim ...

:88:

se não conseguir levo meu note e o opcon no encontro

:88:

Avatar do usuário
Forlim
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 06 Abr 2015, 11:38
Nome Completo: Leonivo Forlim
Cidade: caxias do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Forlim » 20 Set 2015, 20:35

Guillas escreveu:Bom dia pessoal,

Eu consegui conectar porém só mostrou informações da central uns número que não sei o que é, medições eu não consegui!!!
Alguém conseguiu conectar?

Eu baixei umas 4 versões diferentes do OP-COM.Porém na ultima versão 150406b dá erro e aparece a seguinte mensagem: Please connect your interface to the USB port, or install the USB driver!

Quando abro o gerenciador do computador onde vejo as portas COM o meu techII é reconhecido apenas como USB Serial Port (COM1).Parece usar um driver serial universal.Será que pra conseguirmos conectar não necessita de um driver específico?


Também não consegui, aparece a mesma msg. Já no que veio com o CD eu consigo acessar a opção de identificação automática do carro, mas só isso, o meu é um vectra elite C 2010.
VECTRA ELITE 2010 TETO/GNV 5°geração
http://static.panoramio.com/photos/medium/119313802.jpg

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Arquiteto » 28 Set 2015, 10:52

pessoal que esta tentatndo usar a versão 150406b ,

acredito que esta versão não vai rolar mesmo ... pois na versão

basica clone china meu scanner e reconhecido normalmente

e roda o programa e nesta recebo a mesma mensagem

:76:

ou seja por enquanto fim de linha ..

cleiton pará
Member
Member
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Nov 2014, 13:38
Nome Completo: cleiton da silva barros
Cidade: poranga
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por cleiton pará » 09 Out 2015, 14:04

Arquiteto escreveu:funciona tambem (astra)... mas com menos opções ainda ....

Boa tarde pessoal eu comprei um op-com na deal xtreme .
eu consegui acessa a ecu do meu vectra 99 gls 2.2 8v,meu vectra andava acedendo a luz de vez em quando acendia demora uns segundos apaga ai usei o op-com e tinha dois codigos de erro 44,queima pobre sonda lambda e 144,imobilizador falta de sinal,da para ver alguns parametros litros de combus no tanque temperatura rpm e etc,testa doto o painel eu ate zerei a quilometragem depois coloquei a real de novo apaga as falhas testa sistema de alarme e tudo axo que meche no imobilizador mas não mexi não comedo de trava o carro.

pessoal nos que temos vectra e que tem esse mesmo sintoma do meu que sitei no comoso falando desses 2 codigos de erro
não troque a sonda o defeito e o sensor map combinado ele manda sinal enganando a sonda e da sinal falço de imobilizador

cleiton pará
Member
Member
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Nov 2014, 13:38
Nome Completo: cleiton da silva barros
Cidade: poranga
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por cleiton pará » 09 Out 2015, 14:34

aqui tem as atualizações mais recentes agora não usei nenhuma da uma olhada para ve se ajuda nos em alguma coisa.

http://www.opcom-diagnose.de/updates.html

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Arquiteto » 10 Out 2015, 17:54

valeu pela contribuição

:88:

Guillas
GL Member
GL Member
Mensagens: 71
Registrado em: 06 Mar 2015, 12:38
Nome Completo: Guilherme de Almeida Barboza
Cidade: atibaia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Guillas » 13 Out 2015, 09:22

Bom dia galera,

Eu tentei usar o OPELTECH2 comprei no ALIEXPRESS porém não consegui muita coisa e olha só como é o hardware dele:

Imagem

Imagem

Imagem

Além do circuito com resistores e diodos possui 2 componentes (FTDI FT232BL1048 e LM339DG) parece um simples conversor de 232 para USB.
Será isso suficiente para conseguirmos usar no vectra B ? O meu é 97/98 e consegui apenas ler algumas informações da central e ver código de erros e apagá-los.Quero ler as medições on line.

Baixei a ultima versão do OP-COM pelo link que o nosso amigo Cleiton Pará comentou, vamos ver se dá certo.

dudu boldrini
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 21 Out 2013, 17:45
Nome Completo: eduardo boldrini
Cidade: vila velha
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por dudu boldrini » 13 Dez 2015, 13:17

Boa tarde galera, ressucitando o tópico, alguem ja conseguiu alterar a linguagen do mid? Vou instalar um em un gls, porem ele esta em inglês, consigo passar ele para português ?
Vectra Expression 2.2 8v 2002 Cinza
Ex- Vectra GLS 2.2 8v 2000 Branco
Ex- Vectra GLS 2.2 8v 1998 Prata
Ex- Vectra GL 2.0 8V 1996 Cinza

149 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 139 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 06:37