O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSoftware para interface Opcom com programação - Vectra B

149 mensagens
Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Ives » 25 Abr 2014, 18:13

Arquiteto escreveu:opa achei um membro que tem ...um programa top ... sera que da nos nossos ...

viewtopic.php?f=70&t=503&p=56002#p56002


opa...nao tinha visto essa da tela de software...mandei uma msg la no topico dele, vamos ver se da certo :) esperar ele responder agora.... valeu pela dica
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Arquiteto » 25 Abr 2014, 19:34

luiz e ives adicionei o outro programa opcom e achei o instalavel do opel 170 ...

la no one drive

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Ives » 25 Abr 2014, 19:40

show...ja abri o email e to baixando....amanha é dia de testes intensivos :D valeu pela ajuda
Imagem

Avatar do usuário
marcelo.tavares
GL Member
GL Member
Mensagens: 118
Registrado em: 26 Abr 2013, 19:03
Nome Completo: MARCELO TAVARES
Cidade: GOIANIA
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por marcelo.tavares » 25 Abr 2014, 21:38

OPCOM . Tenho ele a unica Coisa . que consegui meche nele foi no Alarme ..Velocidade e RPM . ele não altera nada..
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Luiz Antunes » 25 Abr 2014, 23:02

Arquiteto escreveu:luiz e ives adicionei o outro programa opcom e achei o instalavel do opel 170 ...

la no one drive


Já baixei tudo Léo !!!!!!

Obrigadaço !!!!!! :88:

Avatar do usuário
DRVF
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 24 Abr 2014, 22:01
Nome Completo: DANIEL RODRIGO VERZA FERREIRA
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por DRVF » 26 Abr 2014, 11:07

Pessoal, se vocês conseguirem seria interesante fazer um tutorial tipo "passo-a-passo" com o caminho das pedras.
Tipo qual driver usar, qual versão do software, os códigos para os tamanhos de roda e etc...

Outra coisa interessante, se alguém entender o suficiente, seria uma explicação a respeito das diferentes interfaces de diagnóstico: OBD2 genérico, OP-COM e TECH2 (tem alguma outra ?).

Tipo pra que servem, quais as limitações de cada uma delas, e por aí vai.

Que tal ?

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Ives » 26 Abr 2014, 11:19

as duas sao bem similares...os softwares q acompanham sao praticamente iguais, a diferença q o OPCOM é USB nativo, e o TECH II é USB/serial, ou seja, ele cria uma porta de comunicação virtual (tipo COM1, COM3, etc)....ambos vc pluga em porta USB, mas como funciona nos bastidores do windows é diferente..........o software de um nao funciona pro outro devido a isso, pois tem o software q funciona pra USB (versoes q acompanhao o OPCOM) e software pra porta serial (q acompanha o TECH II)

o OPCOM é a escolha mais certa atualmente, o TECH II soh tive dor de cabeça, e consegui fazer funcionar soh 5 segundos ate hoje :P ate tenho esperanças q o TECH II possa vir a ser util com um software diferente q o Arquiteto me passou, entre hj e amanha vou fazer mais testes.....

em termos do q da pra fazer, é listar e resetar codigos de erro das centrais....desde ECU, cambio, alarme, MID, painel, ABS, cruise control.....pode ler diversos sensores do carro, como nivel de tensao, combustivel, temperatura, etc....entao na maior parte ele serve pra vc ler as diversas variaveis do carro, e te listar erros q a central possa ter gravado, e com isso te facilita descobrir o circuito q estaria com erro.....se ta gravado erro de sensor de temperatura, vc vai direto naquela area, nao perdendo tempo com outros sensores.....

porem, existem versoes profissionais (as q vem com interfaces sao basicas), que dariam ainda acesso a programação, como configurar tamanho de roda, tipo de motor para o MID, quem sabe ate mapa de injeção....porem essa area nao abre nas versoes basicas (o botao fica inativo), entao é suposição tudo que poderia programar.....o problema q nao achei nenhuma versao ate agora q permita acessar essas areas...
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Luiz Antunes » 26 Abr 2014, 12:41

DRVF escreveu:Pessoal, se vocês conseguirem seria interesante fazer um tutorial tipo "passo-a-passo" com o caminho das pedras.
Tipo qual driver usar, qual versão do software, os códigos para os tamanhos de roda e etc...

Outra coisa interessante, se alguém entender o suficiente, seria uma explicação a respeito das diferentes interfaces de diagnóstico: OBD2 genérico, OP-COM e TECH2 (tem alguma outra ?).

Tipo pra que servem, quais as limitações de cada uma delas, e por aí vai.

Que tal ?


Eu já sugeri isso há algum tempo , mas ninguém se manifestou .

A experiência que eu tenho é que , somente consegui acessar pelo OPCOM no meu VCD 2004 o motor, usando o carro SINTRA 1999 como paradigma .

Forster
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 263
Registrado em: 16 Abr 2013, 16:10
Nome Completo: José Rodrigo Forster
Cidade: Rolândia
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Forster » 26 Abr 2014, 14:10

O Opel scanner/OP-com também funciona no vectra C?
Vectra ELITE 2.4 16V 2006
Histórico -Vectra GLS 2000 2.2 8V prata escuna com ABS e AIR-BAG DUPLO, GOL 89 L 1.6, Chevette 93 L 1.6, Gol BOLA 95 CLi 1.8

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Ives » 26 Abr 2014, 17:01

luiz antunes escreveu:
DRVF escreveu:Pessoal, se vocês conseguirem seria interesante fazer um tutorial tipo "passo-a-passo" com o caminho das pedras.
Tipo qual driver usar, qual versão do software, os códigos para os tamanhos de roda e etc...

Outra coisa interessante, se alguém entender o suficiente, seria uma explicação a respeito das diferentes interfaces de diagnóstico: OBD2 genérico, OP-COM e TECH2 (tem alguma outra ?).

Tipo pra que servem, quais as limitações de cada uma delas, e por aí vai.

Que tal ?


Eu já sugeri isso há algum tempo , mas ninguém se manifestou .

A experiência que eu tenho é que , somente consegui acessar pelo OPCOM no meu VCD 2004 o motor, usando o carro SINTRA 1999 como paradigma .


eu consigo acessar o motor normalmente, mas é 8V..... uso o do vectra B opção motor 20NEJ.....acho q la fora os 16V nao usavam a Motronic, usavam outra ECU, q em um dos software q tenho a 20NEJ diz ser Motronic, as demais marcam como Simtec 56.5 (motores 2.0 X20XEV e C20SEL e 1.8 X18XE ), e a Multec para motores menores 1.6, e o 20NEJ era Motronic M1.5.4 mesmo.....e nem tem opção de 2.2 para vectra lá fora, pula pro 2.5 q usava Motronic M2.8.3 ....

tvez por isso nos 16V seja necessario usar a do Sintra, pois ele era equipado com Motronic M1.5.4 (X22XE).....a injeção deve ser a compativel com o 16V q temos por aqui, pois a programação da 8V e 16V é pouco diferente, apesar de usarem o mesmo hardware....muda ligação fisica um pouco e utiliza mais pontos de entrada/saida para sensores....

acredito q se vc escolher o motor 20NEJ, vai conseguir acessar a ECU, afinal a comunicação é pelo pino 7, e o protocolo deve ser o mesmo considerando q a ECU do 8V e 16V aqui no Brasil sao sempre Motronic M1.5.4

Forster escreveu:O Opel scanner/OP-com também funciona no vectra C?


creio q possa funcionar, pois tem na opção da lista o Astra H, q voce usaria pra acessar, pois é o modelo do carro lá fora....
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Arquiteto » 26 Abr 2014, 17:43

funciona tambem (astra)... mas com menos opções ainda ....

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Luiz Antunes » 26 Abr 2014, 19:40

Ives escreveu:
luiz antunes escreveu:
DRVF escreveu:Pessoal, se vocês conseguirem seria interesante fazer um tutorial tipo "passo-a-passo" com o caminho das pedras.
Tipo qual driver usar, qual versão do software, os códigos para os tamanhos de roda e etc...

Outra coisa interessante, se alguém entender o suficiente, seria uma explicação a respeito das diferentes interfaces de diagnóstico: OBD2 genérico, OP-COM e TECH2 (tem alguma outra ?).

Tipo pra que servem, quais as limitações de cada uma delas, e por aí vai.

Que tal ?


Eu já sugeri isso há algum tempo , mas ninguém se manifestou .

A experiência que eu tenho é que , somente consegui acessar pelo OPCOM no meu VCD 2004 o motor, usando o carro SINTRA 1999 como paradigma .


eu consigo acessar o motor normalmente, mas é 8V..... uso o do vectra B opção motor 20NEJ.....acho q la fora os 16V nao usavam a Motronic, usavam outra ECU, q em um dos software q tenho a 20NEJ diz ser Motronic, as demais marcam como Simtec 56.5 (motores 2.0 X20XEV e C20SEL e 1.8 X18XE ), e a Multec para motores menores 1.6, e o 20NEJ era Motronic M1.5.4 mesmo.....e nem tem opção de 2.2 para vectra lá fora, pula pro 2.5 q usava Motronic M2.8.3 ....

tvez por isso nos 16V seja necessario usar a do Sintra, pois ele era equipado com Motronic M1.5.4 (X22XE).....a injeção deve ser a compativel com o 16V q temos por aqui, pois a programação da 8V e 16V é pouco diferente, apesar de usarem o mesmo hardware....muda ligação fisica um pouco e utiliza mais pontos de entrada/saida para sensores....

acredito q se vc escolher o motor 20NEJ, vai conseguir acessar a ECU, afinal a comunicação é pelo pino 7, e o protocolo deve ser o mesmo considerando q a ECU do 8V e 16V aqui no Brasil sao sempre Motronic M1.5.4

Forster escreveu:O Opel scanner/OP-com também funciona no vectra C?


creio q possa funcionar, pois tem na opção da lista o Astra H, q voce usaria pra acessar, pois é o modelo do carro lá fora....


Isso mesmo IVES ,

para os 16v 2.2 , só lê o motor na modalidade Sintra, pq o mesmo é o único que usa o motor X22XE na lista do OPCOM .

Vamos tentar bolar um tópico fixo , com as opções que toda linha Vectra possa conseguir ler com o OPCOM .
Até 2002 se não me engano se consegue ler muito mais coisas, do que adiante .
Mas o interessante era ter uma referencia cruzada, de que ano e modelo no OPCOM se pode ler algo nos Vectras por modelo e ano também . Nem sempre vai ser uma coisa direto , tal como o exemplo do Sintra .

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Ives » 26 Abr 2014, 20:40

sim, aqui consigo ler o painel de instrumentos, q parece q nos 2002 em diante nao consegue...da pra testar LCD, ler sensores de rotação, combustivel etc.....vou fazer uns printscreen amanha de tudo q da pra acessar.....

porem a noticia triste eh q nao teve jeito mesmo de acessar essa parte de configuração do painel e MID, no quesito de tamanho de roda e mudar o tipo de motor pro MID.....vou sondar na concessionaria o q me cobraria, pra deixar tudo redondinho.....

consegui fazer o TECH II USB funcionar, mas soh consigo ler motor.....o painel da erro de comunicação (diz q nao suporta o baudrate 9600 bps), e nem tem opção do MID...... ja o OP-COM consigo acessar painel, MID e motor, mas somente parametros de leitura de sensores e lista de erros dos tres, pra limpar erro e tals..... enfim, é bacana pra localizar eventuais falhas de sensores, mas nao vai a fundo na programação de parametros do carro
Imagem

Avatar do usuário
DRVF
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 24 Abr 2014, 22:01
Nome Completo: DANIEL RODRIGO VERZA FERREIRA
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por DRVF » 28 Abr 2014, 21:29

Quando vcs dizem "motor" é a ECU, certo ??

Eu tenho aqui uma interface OBD2 genérica, que eu plugo no conector embaixo do painel e consigo acessar via bluetooth pelo celular/tablet. Com isso eu consigo apenas ler informações da ECU e ler/resetar códigos de erro, mas não tenho acesso a programação.

Se eu entendi direito, a vantagem de uma OP-COM ou TECH2 seria o acesso à programação de funções específicas, tipo painel, MID, som original, Ar Digital, etc... Mas para isso precisa de uma versão específica do software, que não vem junto com a interface. É isso ??

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Ives » 28 Abr 2014, 21:42

isso.....o motor é no caso a ECU q controla ele....porem alem da ECU de injeção, existem diversos outros modulos q se comunicam em rede, como no caso do painel, MID, ar condicionado, ABS, Airbag, imobilizador,alarme....o OP-com permite acessar esses modulos adicionais e resetar erros relativos a eles, porem tbem nao tem a parte de programaçao.....

eu ate consegui uma versao profissional, porem ela nao identifica a interface.....essa Op-com baratinha de ebay/ml da vida sao clones de OP-com na verdade, e funcionam com versao basica apenas..... provavelemtne teria q conseguir de alguma forma interface e software profissional da Auto M3 (fabricante do produto/software) para poder acessar mais a fundo em termos de programação, como o TECH II fisico que as concessionarias possuem.
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Luiz Antunes » 29 Abr 2014, 03:33

Ives escreveu:isso.....o motor é no caso a ECU q controla ele....porem alem da ECU de injeção, existem diversos outros modulos q se comunicam em rede, como no caso do painel, MID, ar condicionado, ABS, Airbag, imobilizador,alarme....o OP-com permite acessar esses modulos adicionais e resetar erros relativos a eles, porem tbem nao tem a parte de programaçao.....

eu ate consegui uma versao profissional, porem ela nao identifica a interface.....essa Op-com baratinha de ebay/ml da vida sao clones de OP-com na verdade, e funcionam com versao basica apenas..... provavelemtne teria q conseguir de alguma forma interface e software profissional da Auto M3 (fabricante do produto/software) para poder acessar mais a fundo em termos de programação, como o TECH II fisico que as concessionarias possuem.


Ives , onde se encontra a OP COM legitima ????

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Ives » 29 Abr 2014, 11:53

Olhei e achei uma chamada Vaux-com....essa pareceu top, diz q comunoca rede CAN genuino.....a minha diz protocolo kw82 qdo conecta....

Mas to c uma luz no fim do tunel...consegui uma versao legitima e ativei o software....reconheceu a interface, mas o carro ta no latoeiro p pintar uns presentinhos.....entao so sexta vou pegar o carro p poder testar se c a interface opcom china da p ir mais a fundo em programacao das ECUs
Imagem

Forster
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 263
Registrado em: 16 Abr 2013, 16:10
Nome Completo: José Rodrigo Forster
Cidade: Rolândia
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Forster » 01 Mai 2014, 17:58

Caramba...que saga hein Ives...mas o VECTRA GCD(gls-cdrsrs) merece...um dos mais top´s do fórum
Vectra ELITE 2.4 16V 2006
Histórico -Vectra GLS 2000 2.2 8V prata escuna com ABS e AIR-BAG DUPLO, GOL 89 L 1.6, Chevette 93 L 1.6, Gol BOLA 95 CLi 1.8

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Ives » 02 Mai 2014, 11:35

pois é Foster, tem sido uma batalha mesmo pra destrinchar esse OP-COM :P quero acertar esse detalhe do odometro q nao atrapalha diretamente no uso do carro, mas sabe como é, o dono sempre sabe o q nao tá dentro do padrão..... o carro ta terminando hoje os serviços de pintura, creio q amanha ate meio dia pego ele, ai quero testar com a versao de software completo q consegui....q o software china nao dá acesso a essas areas :S sei q ainda tem uma versão profissional acima da versão q consegui, mas essa nao achei em lugar nenhum.....
Imagem

Gustavo CwB
Member
Member
Mensagens: 40
Registrado em: 25 Dez 2013, 21:21
Nome Completo: Luiz Gustavo Portela
Cidade: curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [AJUDA] Software para interface OPCOM com programação

por Gustavo CwB » 02 Mai 2014, 18:13

se alguem puder me passar os softwares, fico agradecido.

to voltando com o meu astra a ativa aos poucos, e tenho que usar a opcom
Organizador de Eventos do Astra Club

Astra F Belga 1995 http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=2888

projeto gsi: 0%

149 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 203 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 09:42