O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BHomocinética

66 mensagens
Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Homocinética

por jm_vectrab » 05 Mar 2024, 15:29

Obrigado Almeidao, vou verificar se encontro Axios por aqui

Sobre este ajuste dos rolamentos/diferencial.. senta que la vem historia...

Eu havia trocado o retentor do eixo do passageiro que estava vazando (aproveitei pra trocar a junta do carter e bomba de oleo tbm) e junto comprei o outro retentor e oring do lado do motorista pra trocar junto, no fim na correria pra termina e usar o carro, como esse outro lado nao estava vazando, decidi deixar pra depois...

Pois bem, ao desmontar agora notei um retentor novinho ali... "novinho" diga-se de passagem, mas ja fora substituido pelo antigo dono pois havia silicone em volta, e por isso nao estava vazando...

Marquei a porca castelo mas antes de soltar queria ver se haviam deixado alguma folga ali, e para minha surpresa, ao tentar apertar, ela ja estava no limite... ou seja, quem trocou anteriormente nao deixou nenhuma folga estava encostada no maximo...

Por sorte nao tive nenhum problema no carro, as pistas dos rolamentos tambem estao como novas, mas isso deve ter no minimo 3 anos q esta assim e mais de 30mil km, pois foi quando comprei o carro....

Enfim, pra alongar mais a historia, estava pesquisando na gringa o ajuste desses rolamentos, pelo que entendo o ajuste correto se faz desmontando a tampa embaixo e usando um relogio comparador, mas ai encontrei esse esse artigo interessante...

Interessante pois, diz apenas para marcar a porca e voltar no mesmo lugar, deve fazer ajuste apenas se trocar o rolamento ou diferencial, usando as medidas fornecidas e usando as ferramentas especiais abrindo tambem a tampa da quinta marcha....

Bom vou deixar aqui o artigo e fotos das ferramentas, esta em ingles, mas talvez alguem consiga decifrar tudo isso....

Tambem achei um reparador na gringa dizendo isso mesmo que voce falou, diferenca pra voltar apenas 2 a 3 dentes...


https://workshop-manuals.com/vauxhall/a ... 17plus/f18)/?expand_article=1
edit: se nao abrir o link completo pesquisem no google - differential gear remove and install (f13/f13plus/f17/f17plus/f18)

Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por Almeidão » 05 Mar 2024, 16:05

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado Almeidao, vou verificar se encontro Axios por aqui

Sobre este ajuste dos rolamentos/diferencial.. senta que la vem historia...

Eu havia trocado o retentor do eixo do passageiro que estava vazando (aproveitei pra trocar a junta do carter e bomba de oleo tbm) e junto comprei o outro retentor e oring do lado do motorista pra trocar junto, no fim na correria pra termina e usar o carro, como esse outro lado nao estava vazando, decidi deixar pra depois...

Pois bem, ao desmontar agora notei um retentor novinho ali... "novinho" diga-se de passagem, mas ja fora substituido pelo antigo dono pois havia silicone em volta, e por isso nao estava vazando...

Marquei a porca castelo mas antes de soltar queria ver se haviam deixado alguma folga ali, e para minha surpresa, ao tentar apertar, ela ja estava no limite... ou seja, quem trocou anteriormente nao deixou nenhuma folga estava encostada no maximo...

Por sorte nao tive nenhum problema no carro, as pistas dos rolamentos tambem estao como novas, mas isso deve ter no minimo 3 anos q esta assim e mais de 30mil km, pois foi quando comprei o carro....

Enfim, pra alongar mais a historia, estava pesquisando na gringa o ajuste desses rolamentos, pelo que entendo o ajuste correto se faz desmontando a tampa embaixo e usando um relogio comparador, mas ai encontrei esse esse artigo interessante...

Interessante pois, diz apenas para marcar a porca e voltar no mesmo lugar, deve fazer ajuste apenas se trocar o rolamento ou diferencial, usando as medidas fornecidas e usando as ferramentas especiais abrindo tambem a tampa da quinta marcha....

Bom vou deixar aqui o artigo e fotos das ferramentas, esta em ingles, mas talvez alguem consiga decifrar tudo isso....

Tambem achei um reparador na gringa dizendo isso mesmo que voce falou, diferenca pra voltar apenas 2 a 3 dentes...


https://workshop-manuals.com/vauxhall/a ... 17plus/f18)/?expand_article=1
edit: se nao abrir o link completo pesquisem no google - differential gear remove and install (f13/f13plus/f17/f17plus/f18)

Imagem
Imagem


Eu vou dar uma olhada, aliás o certo é abrir embaixo e talvez eu faça isto ainda, mas eu fiquei apreencivo e voltei 5 dentes, mas antes andei com 3 e não ouvi nada de errado, uns dizem que faz ruido forte alto etc, mas acho que 2 ou 3 é o suficiente porem deixei 5, porem o meu estava uma volta inteira e andei uns 10 anos com ele assim e não dava tranco, mas tinha uns pedacinhos a mais no imã e esta de contar volta nçao dá certo porque não sabemos como está, digamos que esteja uma volta frouxo como o meu estava, ai ficará no mesmo erro.
Vou ler o artigo que você deixou ai e ver este detalhe.

Mas sou curioso em saber depois que você regular qual opção você deixou e se abrir embaixo, não é nada dificil vai apertanto e rodando a coroa até ela prender e ai volta um dente e observe se ela gira solta e assim acertar com a quantidade de dentes for necessário. E AI É QUE EU PRECISO SABER DE VOCÊ caso tirar fora a tampa e regular, quantos de dentes você voltou para achar a posição correta.
Detalhe sobre os orings que usam nos dois lados eu tenho videos com as medidas caso voce necessitar e do lado direito nem precisa, mas tem que usar silicone alta temperatura e a dica é usar uma ferramenta para tirar a porca.

EDITANDO AQUI: não tem explicação nenhuma sobre a montagem, a não ser colocar na marca que tirou e usar 7NM de aperto no parafuso que prende a chapinha. Sim trocar os orings que lógico tem que ser trocados. Só vi a imagem, não consegui abrir o link, aparece tanta coisa que achei melhor deixar quieto kakakkak
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Homocinética

por jm_vectrab » 05 Mar 2024, 23:13

Pois é, o artigo usa o ponto de referencia anterior e no fim nao explica oq precisamos saber que é justamente um caso desses, se a trava quebrou e saiu da posicao por exemplo, ou mexanico deixou errado, como verificamos para ajustar do zero..?

O que achei estranho é usar aquela ferramenta em "c" para o ajuste (que parece encaixar na caixa satelite e nao na porca castelo) nao entendi essa parte mas consegui pegar o artigo todo e vou deixar aqui, a parte do ajuste/ferramentas esta no post anterior

Eu ainda nao montei devolta, comprei uma homocinetica pela internet e vou esperar chegar, mas como a minha estava apertada ate o final e sem problemas aparente vou seguir o que achei no forum da gringa e voltar só 2-3 dentes, acho q é uma folga so para passar fio de oleo ali e lubrificar os rolamentos nao pode ser muita.... tambem estou usando o oleo original gm 75w85 (caro pra caramba) e nao quero abrir ali pois da um trabalho nao perder esse oleo e manter tudo limpo...

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por Almeidão » 06 Mar 2024, 08:54

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Pois é, o artigo usa o ponto de referencia anterior e no fim nao explica oq precisamos saber que é justamente um caso desses, se a trava quebrou e saiu da posicao por exemplo, ou mexanico deixou errado, como verificamos para ajustar do zero..?

O que achei estranho é usar aquela ferramenta em "c" para o ajuste (que parece encaixar na caixa satelite e nao na porca castelo) nao entendi essa parte mas consegui pegar o artigo todo e vou deixar aqui, a parte do ajuste/ferramentas esta no post anterior

Eu ainda nao montei devolta, comprei uma homocinetica pela internet e vou esperar chegar, mas como a minha estava apertada ate o final e sem problemas aparente vou seguir o que achei no forum da gringa e voltar só 2-3 dentes, acho q é uma folga so para passar fio de oleo ali e lubrificar os rolamentos nao pode ser muita.... tambem estou usando o oleo original gm 75w85 (caro pra caramba) e nao quero abrir ali pois da um trabalho nao perder esse oleo e manter tudo limpo...

Imagem


Guarde a trava da sua e nem coloque a que vem, vai te ajudar na hora de colocar. Sim, exatamente um fio para passar o óleo, eu deixei 5 dentes mais andei com 3 sem dar nada de errado, talvez eu ainda volte para estes 3, vou esperar você montar e. Eu também uso o óleo original e vale cada centavos dele, desta vez eu comprei um litro, tirei o que pude la de dentro com uma seringa, comprei um filtro de combustivel, com a seringa eu colocava no filtro e filtrei o que tirei, coloquei o litro de óleo novo que paguei 200tão e depois completei com 800 ML do óleo que filtrei que era o mesmo sintético original GM. Talvez por ussr este óleo o ajuste pode ser mais preciso, não sei para outras caixas que o pessoal usa qualquer oleo 90 se o rolamento ali estaria perfeito kakakakk

Mas se você tirar a tampa será fácil saber o ajuste, e estou achando que 1 a 2 dente é o máximo para sentira a folguinha ali na coroa, mas por segurança porque eu não desmontei, eu achei 3 legal e voltei mais 2 e a dica para o pessoal que deixa folgado demais voltar 5 seria uma boa opção se não for irar a tampa. Bem, estava uma volta inteira folgado no meu, ai sim é um absurdo, mas eu nunca tinha mexido ali a não ser tirar a tampa para trocar o óleo e começar a usar o sintético e nem pensei na época em checar a folga e nunca deu tranco apesar que estava totalmente errado
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Homocinética

por jm_vectrab » 06 Mar 2024, 22:58

Sim confesso não estar tão preocupado com esse ajuste apos seu relato, pelas nossas experiencias aqui temos totalmente o oposto e ambos sem problemas
-o meu apertado no maximo, ha uns 3 anos, tudo ok...
-o seu folgado uma volta..! 10 anos, tudo ok...
E tambem pelo manual tecnico diz pra rosquear a porca e ajustar com uma ferramenta especial de outra forma, nao por ali... bom...

Falando em trava, talvez mais simples ver essa folga sem remover a tampa, achei esse video com a dica ---remover a trava da ponta da homocinectica e colocar ali pra ver o jogo forcando o eixo pra cima/baixo: https://www.youtube.com/watch?v=-MbHuZzbK14

Mas pensando em apertar ate o fim e voltar 2-3 dentes, vou ver se consigo nesse fim de semana e atualizo aqui, a ideia do filtro pra pegar o oleo e uma boa, ja usei toalha de rosto pra tentar algo parecido com aditivo hahah

E esse oleo e caro mas bem melhor mesmo, quando comprei o carro tinha colocado o Tutela SAE 80 (GL4 mineral) e em dias frios pela manha quase impossivel engatar a primeira, lembro q troquei as buxas e ajustei o trambulador, melhorou mas nao resolveu, so depois de colcoar o oleo sintetico ficou zerado as trocas nunca mais tive problemas...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por Almeidão » 07 Mar 2024, 08:24

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Sim confesso não estar tão preocupado com esse ajuste apos seu relato, pelas nossas experiencias aqui temos totalmente o oposto e ambos sem problemas
-o meu apertado no maximo, ha uns 3 anos, tudo ok...
-o seu folgado uma volta..! 10 anos, tudo ok...
E tambem pelo manual tecnico diz pra rosquear a porca e ajustar com uma ferramenta especial de outra forma, nao por ali... bom...

Falando em trava, talvez mais simples ver essa folga sem remover a tampa, achei esse video com a dica ---remover a trava da ponta da homocinectica e colocar ali pra ver o jogo forcando o eixo pra cima/baixo: https://www.youtube.com/watch?v=-MbHuZzbK14

Mas pensando em apertar ate o fim e voltar 2-3 dentes, vou ver se consigo nesse fim de semana e atualizo aqui, a ideia do filtro pra pegar o oleo e uma boa, ja usei toalha de rosto pra tentar algo parecido com aditivo hahah

E esse oleo e caro mas bem melhor mesmo, quando comprei o carro tinha colocado o Tutela SAE 80 (GL4 mineral) e em dias frios pela manha quase impossivel engatar a primeira, lembro q troquei as buxas e ajustei o trambulador, melhorou mas nao resolveu, so depois de colcoar o oleo sintetico ficou zerado as trocas nunca mais tive problemas...


Eu fiz isto sem saber deste video, pequei a homocinpetica velha, tirei a trava e coloquei ali sem o eixo, mas não dá para ter certeza do que seria máximo ali porque ela já tem uma folga até grande mesmo sem apertar tudo, com certeza ele fez a coisa certa, mas eu queria saber qual seria o máximo de aperto, mas acho que estamos bem com nossos dois extremos.
Filtrar o óleo com um filtro de combustível que tem que ser estes nossos tipo do Vectra que é de papelão por dentro, fica perfeito e um filtro custa ai 10 a 20 reais, vale apenas perder um e manter o óleo limpo e usei uma seringa de 60 ML. Sobre o poder deste óleo é sentido exatamente nas trocdas das marchas e mesmo quando aquece os outros são ruins.

Ainda sobre o video, estes caras são interessantes, dizendo que não enforcou "Não vem com gracinha dizendo que está enforcado que não está não heim" kakakkakakakak

Sexta pra sabado vou postar o video trocando estas homocinéticas, vou postar trocando a do lado direito primeiro, fiz 2 videos direito e esquerdo.
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Homocinética

por jm_vectrab » 11 Mar 2024, 17:21

Almeidao, atualizando aqui ainda nao consegui montar, no fim nem enviaram a peça ainda e estou tentando achar em outro local

Vc disse que colocou da Axios, pode me dizer qual o codigo da peça do lado do cambio interna? seria 546.6085 que vc colocou?

Aproveitando algumas coisas que notei, tirei o anel oring so pra testar o ajuste ali, se vc pressionar a porca castelo ao mesmo tempo que tenta rosquear ela pode pular uma volta... digo porque a contei 6 voltas quando tirei, ai agora ao colocar deu so 5 voltas ate o final... entao sei la vai ver a sua nao estava uma volta fora mas ficou essa impressao

Tambem revendo o manual tecnico acho entendi ali, o ajuste e feito nessa pporca castelo mesmo nao tem outro jeito, oq o manual diz, aquela ferramenta, seria para girar o diferencial e ver o quanto de torque esta aplicando pra conseguir girar ele, tem q ser um torque minimo que esta em Ncm (menor q NM)

Falei tambem com um colega mecanico e ele disse q o certo e tirar o carter e ver a fogla por ali, mas pelo q percebi e isso mesmo, aperta ate o fim e volta alguns dentes, deixa uma folga minima da pra testar sem tirar o carter com o eixo mesmo sem aquela trava, mas se for chato e quiser garantir 100% o certo e tirar o carter heheh

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por Almeidão » 12 Mar 2024, 08:11

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Almeidao, atualizando aqui ainda nao consegui montar, no fim nem enviaram a peça ainda e estou tentando achar em outro local

Vc disse que colocou da Axios, pode me dizer qual o codigo da peça do lado do cambio interna? seria 546.6085 que vc colocou?

Aproveitando algumas coisas que notei, tirei o anel oring so pra testar o ajuste ali, se vc pressionar a porca castelo ao mesmo tempo que tenta rosquear ela pode pular uma volta... digo porque a contei 6 voltas quando tirei, ai agora ao colocar deu so 5 voltas ate o final... entao sei la vai ver a sua nao estava uma volta fora mas ficou essa impressao

Tambem revendo o manual tecnico acho entendi ali, o ajuste e feito nessa pporca castelo mesmo nao tem outro jeito, oq o manual diz, aquela ferramenta, seria para girar o diferencial e ver o quanto de torque esta aplicando pra conseguir girar ele, tem q ser um torque minimo que esta em Ncm (menor q NM)

Falei tambem com um colega mecanico e ele disse q o certo e tirar o carter e ver a fogla por ali, mas pelo q percebi e isso mesmo, aperta ate o fim e volta alguns dentes, deixa uma folga minima da pra testar sem tirar o carter com o eixo mesmo sem aquela trava, mas se for chato e quiser garantir 100% o certo e tirar o carter heheh


O correto é realmetne tirar a tampa e é bem fácil fazer isto e voltar com ela usando silicone black, vai sair todo o óleo e as fagulhas que estão nele, a parte ruim é ter que tirar os dois semi eixos, aperta a porca e gira a coroa, frouxa um dente e gira outra vez se ela rodar livre já estaria ajustado, Bem, sem tirar o semi eixo direito, só o esquerdo, apertar e deixa uma folquinha axial ouvindo um barulhinho ao movimentar la. mas sem tirar a tampa a opção seria voltar entre 3 a 5 dentes por garantia.
Sobre a contage das voltas se confunde, será que você não se confundiu? Eu tenho uma fórmula de contar todas as peças que tiramos e nunca dá numero inteiro, portanto o pessoal se perde nesta parte, primeira coisa é marcar o ponto de início e contar 1, 2, 3, 4 ..... E MEIA ou 1/4 ou quase uma volta mais, esta ultima eu não conto porque não deu uma volta, então eu tirei 4 voltas e meia, eu marco 4 voltas porque a rosca começa e acaba sempre no mesmo ponto, então considero 4 volta, não perco na peça a marca do início e ao recolocar enrosco até a marca e ai começo a contar 4 voltas, não falha. Não acredito que tenha pulado uma linha, sem chance. Mas tem um video meu mostrando isto embora eu nunca acredito que o ajuste correto seria assim porque alguem sempre mexeu ali antes mas mostro a técnica que todos deveriam seguir ao contar voltas. Veja o video mais abaixo.

A homocinética é esta mesmo 25 dentes e eu nunca uso as coifas que vem nelas, esta peça eu só uso se for original e no meu carro estava original e permaneceu as mesmas semi nova.

https://www.youtube.com/watch?v=3mJsX7W0M8g
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Homocinética

por jm_vectrab » 12 Mar 2024, 12:58

valeu Almeidao, é isso mesmo que vc falou talvez tenha me passado na contagem ao sacar ela, mas estamos no caminho certo

essa homocinetica interna do cambio que esta uma saga pra encontrar aqui.. pessoal da loja fez o pedido e veio essa da axios que mencionei mas nao serve, tem 25 dentes interno do eixo mas o lado do cambio e diferente com menos dentes...
Imagem

Se ainda tiver facil ai o codigo da peça que vc comprou agradeço, por hora pedimos uma da nakata mesmo vamos ver se vem a certa... faz 2 semanas sem carro no macaco esperando..

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por chirola » 12 Mar 2024, 14:22

bom a foto da caixa confirma minha sospeita de que hoje em dia tudo é fabricado na china e so muda a etiqueta , é umdos motivos pqlos que eu ja não compro marcas originais , vc acaba pagando a marca e o produto é uma peça chinesca.
e é asim com a maioria dos produtos ja foi a epoca que vc compraba um produto dos eeuu ou alemão e era realmente fabricado ali , agora tudo é da china , o problema não é ser fabricado na china na china tambem fabrica coisa boa mais se o comprador não coloca um controle de cualidade e compra so pelo preço os chineses vao mandar mercaduria de cualidade duvidosa .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por Almeidão » 12 Mar 2024, 15:30

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje valeu Almeidao, é isso mesmo que vc falou talvez tenha me passado na contagem ao sacar ela, mas estamos no caminho certo

essa homocinetica interna do cambio que esta uma saga pra encontrar aqui.. pessoal da loja fez o pedido e veio essa da axios que mencionei mas nao serve, tem 25 dentes interno do eixo mas o lado do cambio e diferente com menos dentes...
Imagem

Se ainda tiver facil ai o codigo da peça que vc comprou agradeço, por hora pedimos uma da nakata mesmo vamos ver se vem a certa... faz 2 semanas sem carro no macaco esperando..


A NaKata tambem é boa, não sei porque motivo eu resolvi apostar na Axios afinal estou muito puto com as buchas que eles fabricam que são caras e ruins, mas nas homocinpeticas eu fiz a aposta certa, bem acho que sim pelo menos até agora. Infelizmente não guardei o código, comprei aqui na cidade e olhando aqui na internet não estou achando nada e estava chovendo com esta marca dias atrás, o unico detalhe que vi são os dentes, a deslizante 34 e 25 e as fixas 33 e 25. Voce tentou colocar ela no eixo? Aqui deu a impressão que estava errada, tive que tirar a travinha dela para ter certeza e depois só entrou com a trava velha que eu tirei da minha.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por Almeidão » 12 Mar 2024, 15:41

chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom a foto da caixa confirma minha sospeita de que hoje em dia tudo é fabricado na china e so muda a etiqueta , é umdos motivos pqlos que eu ja não compro marcas originais , vc acaba pagando a marca e o produto é uma peça chinesca.
e é asim com a maioria dos produtos ja foi a epoca que vc compraba um produto dos eeuu ou alemão e era realmente fabricado ali , agora tudo é da china , o problema não é ser fabricado na china na china tambem fabrica coisa boa mais se o comprador não coloca um controle de cualidade e compra so pelo preço os chineses vao mandar mercaduria de cualidade duvidosa .


Sim, Made in China e comprei aqui na cidade, primeiro as das rodas e depois as internas. Sobre a marca, nao gostei também da bieletas traseiras compradas aqui e nem das buchas hidráulicas, mas acho que virá da Inglaterra duas bieletas marca EBI e 4 buchas Delphi, se bem que desta marca EBI as buchas eram mais baratas. Deixa chegar que saberei se realmente são melhores. Ebi é alemã, Delphi veremos onde fabricam.

Sim o problema não é o chinês fabricando, é o brasileiro comprando o mais barato possivel e faturando o mais que pode. Afinal a Nike nunca teve uma fabrica de sapatos nem estas de fundo de quintal que eu um dia tinha kakakkaka, mas tem fabricantes para eles na China com a qualidade que eles exigem.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por chirola » 12 Mar 2024, 17:42

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje mas tem fabricantes para eles na China com a qualidade que eles exigem.

iso mesmo , aqui não colocam um minimo de cualidade e esta cheio de coisa ruim pra vender ,

estaba olhando as vieletas traseiras , nunca desmontei mais não tem como trocar so as buchas delas ? pelo tamanho acho que alguma bucha de amortecedor deveria encaixar nelas , .
homocinetica ja troquei a muito tempo do meu carrro e não lembro cuantas estria tinha, por sorte não incomodaram mais torço para que demore muito tempo para dar problema outra vez , mais lembro que a ultima que troque coloque uma generica que tinha a ponta dela mais curta e consegui colocar a porca com um cachimbo curto , na originl tem que ser um cachimbo 30 mm longo , mais ja faz uns 3 anos
a que coloque era tão barata que nem graxa tinha na embalagem kakakakak por sorte tinha graxa de homocinetica que utilizo para colocar nos rolamentos

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Homocinética

por jm_vectrab » 13 Mar 2024, 07:53

Falando de suspensao traseira, vcs ja chegaram a trocar essas buchas? achei essa foto com todas pra ilustrar
Imagem

Se essas buchas estiverem ruims ferra todo o alinhamento da traseira.. acho q depois que trocar e alinhar deve ficar outro carro, to querendo mais pra frente trocar tudo junto com os amortecedores e bieletas

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por Almeidão » 13 Mar 2024, 08:04

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje mas tem fabricantes para eles na China com a qualidade que eles exigem.

iso mesmo , aqui não colocam um minimo de cualidade e esta cheio de coisa ruim pra vender ,

estaba olhando as vieletas traseiras , nunca desmontei mais não tem como trocar so as buchas delas ? pelo tamanho acho que alguma bucha de amortecedor deveria encaixar nelas , .
homocinetica ja troquei a muito tempo do meu carrro e não lembro cuantas estria tinha, por sorte não incomodaram mais torço para que demore muito tempo para dar problema outra vez , mais lembro que a ultima que troque coloque uma generica que tinha a ponta dela mais curta e consegui colocar a porca com um cachimbo curto , na originl tem que ser um cachimbo 30 mm longo , mais ja faz uns 3 anos
a que coloque era tão barata que nem graxa tinha na embalagem kakakakak por sorte tinha graxa de homocinetica que utilizo para colocar nos rolamentos


A homocinética eu acho bem raro alguns carros que sejam diferentes porque a maioria dos modelos dão nos carros de 96 a 2005 e não tive esta curiosidade de contar os denrtes e tem muitas informações erradas na internet sobre isto uns informam 22 x 25, outros 25x34 é uma misselandia de informações, mas tem um detalhe que percebi ao trocar as internas, não entrou nem a pau depois que coloquei a travinha original, mas eu tinha colocado ela sem a trava antes, macaco velho não põe a mão na cubuca e experiencia serve para isto. Ai coloquei a travinha que vem solta e nem batendo com uma madeira ela entrou, tirei fora e coloquei a travinha que estava na minha e deu certo na primeira. Dava a impressão que a estria era errada e isto aconteceu com as duas internas e não com as externas.

Sobre as bieletas, eu até guardei as velhas, mas não achei nada para colocar ali e daria para mudar as pontas da barra e usar uma outra bucha sendo que a original é bem diferente mesmo e e dificil de sair até depois de velha. Veja o video abaixo como são as pontas, não sai na mão, eu até pensei em dois rolaentos nas pontas e o certo que a peça que eu comrei dobra com as mãos e ea original não.

https://www.youtube.com/watch?v=BZFIoBXvREw
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por Almeidão » 13 Mar 2024, 08:20

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Falando de suspensao traseira, vcs ja chegaram a trocar essas buchas? achei essa foto com todas pra ilustrar
Imagem

Se essas buchas estiverem ruims ferra todo o alinhamento da traseira.. acho q depois que trocar e alinhar deve ficar outro carro, to querendo mais pra frente trocar tudo junto com os amortecedores e bieletas


Eu troquei todas estas buchas no meu carro e tem video de todos os serviço, estas 4 que fica em cima segurando o agregado ou quadro, eu troquei inteiro porque não se consegue estas buchas das formas corretas, ali duas tem um tamanho e duas tem outro e se acham somente uma medida como se fosse as 4 iguais, porem 99% dos casos nunca estragam ali e eu troquei procurando problemas no carro e joguei dinheiro fora nesta peça. Estas buchas de teflon ou sei lá que produto seja, eu gostei delas, mas não usariam as hidráulicas deste modelo porque as hidraulicas original não é de torção, elas tem um rótula interna e funciona como um pivô e usar de torção ali não acredito que possa ter um bom alinhamento ao funcionar. Sim alinha parado, mas o carro anda e o movimento pode mudar a trajetória dos movimentos. As outras nunca usei mas usaria sem problemas e parece ser muito melhor que as que temos no mercado hoje.
Sobre as hidraulicas, este video la no minuto 11:00 eu mostro uma aberta e por ser rótula, com certeza uma de torção não dará certo ali.

https://www.youtube.com/watch?v=OhOOCghHNHM
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por chirola » 13 Mar 2024, 13:03

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre as bieletas, eu até guardei as velhas, mas não achei nada para colocar ali e daria para mudar as pontas da barra e usar uma outra bucha sendo que a original é bem diferente mesmo e e dificil de sair até depois de velha.

verdade no video da pra ver que a bucha dolado da barra tem encaixe na barra , ingenheiro tem cada idea boa para complicar as coisas kakakkaka

as buchas hidraulicas traseiras tem muito carr que utiliza , mais vi que o civic dos anos 90 ele não utiliza buchas hidraulicas na traseira e sim buchas de borracha e ele não tem fama de suspenção ruim , e so uma curiosidade minha descarto totalmente a chance de trocar as buchas hidraulicas por buchas de tecnil ou poliuretano esses materiais não tem como acompanhar o movimento das balanças traseiras

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por Almeidão » 13 Mar 2024, 13:23

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre as bieletas, eu até guardei as velhas, mas não achei nada para colocar ali e daria para mudar as pontas da barra e usar uma outra bucha sendo que a original é bem diferente mesmo e e dificil de sair até depois de velha.

verdade no video da pra ver que a bucha dolado da barra tem encaixe na barra , ingenheiro tem cada idea boa para complicar as coisas kakakkaka

as buchas hidraulicas traseiras tem muito carr que utiliza , mais vi que o civic dos anos 90 ele não utiliza buchas hidraulicas na traseira e sim buchas de borracha e ele não tem fama de suspenção ruim , e so uma curiosidade minha descarto totalmente a chance de trocar as buchas hidraulicas por buchas de tecnil ou poliuretano esses materiais não tem como acompanhar o movimento das balanças traseiras


Sim, e até I30 e outros mais usam iguais as do Vectra, porem não sei que medidas são e com certeza as fabricadas aqui perde de imediato na coifa, todas as buchas, pivores, ponteiras e homocinéticas até que são boas, mas a coifa de borracha quando dura muito é 6 a 8 memes e comigo durou 6 meses da Axios e bieleta dianteira 60 dias enquanto ponteira original quebra de tanto usar e a coifa não rasga. Sem contar que as buchas aqui eles economizam até com a graxa.
Olha a bucha do I30, muito igual, falta a medida e quando você acha a medida nunca bate porque medem com a régua.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... IXEALw_wcB
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Homocinética

por jm_vectrab » 14 Mar 2024, 08:50

O vectra tem suspensao independente na traseira, e nas BMW antigas existe o famoso problema de RTAB, vou explicar melhor com as imagens abaixo

Imagem
Imagem

O braço de suspensao (lower control arm) faz alinhamento de camber, é onde vai alguma dessas buchas menores

Essa bucha maior que vai dentro daquele "copo" (rear trailing arm) faz o alinhamento do "toe", a minha olhei e estao as 2 rachadas
Imagem


é comum esse problema nas bmw pois a bucha rasga e sai de posicao, eles ate vendem uns centralizadores de plastico pra corrigir isso
Imagem


o vectra por ser traçao dianteira nao deve sofrer tanto desgaste, mas é uma bucha importante pra verificar, o problema e trocar as danadas ja q devem estar grudalas ali q é uma blza hahah

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por chirola » 14 Mar 2024, 13:05

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje o vectra por ser traçao dianteira nao deve sofrer tanto desgaste, mas é uma bucha importante pra verificar, o problema e trocar as danadas ja q devem estar grudalas ali q é uma blza

falo por mim sempre que troco o arrumo alguma coisa na suspenção realizo um check up da geometria em geral , coloco ele na rampa e com a geometria 3d confiro tudo , meu carro nunca foi trocadas essas buchas então tem algo de 25 anos e cuando troque os pivo da frenta ja faz 2 anos foi corregido em meio grau a geometria traseira , depois disso foi conferido mais duas vez por outros motivos e a geometria traseira não foi alterada continua igual , so que meu carro roda em estrada e rua de asfalto ele nunca roda em ruas de terra ou de pedra ruim .
50% da kilometragem que fiz nele foi estrada e no dia a dia 50\50 cidade \ br
por isso acho que no vectra não incomodam muito , as buchas rachadas por fora não quer decir que ela esta estourada , ela esta estourada cuando solta o miolo dela da capa .
a maioria das buchas do vectra são de torçao e seguem a mesma regra .
as buchas da bmw são diferentes pode ver na foto , as rodas na aceleração elas puxam sempre para atras e o braço puxa pra fora pode ver que as buchas do vectra elas tem a borda de borracha do lado de fora para evitar que elas mexam por isso duram mais do que as da bmw é como um encosto de borracha .
mais o que vc fala esta certo por isso a manutenção preventiva é muito importante .

66 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ominosxxx, sergio carrion e 442 visitantes

Bem-vindo: 27 Abr 2024, 11:10