O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BOpinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

279 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por chirola » 03 Mai 2019, 12:38

oi gente e so para compartir o que eu fiz no meu carro e resulto pelomenos a mais de 6 meses nao vaza,
primeiro tirei e limpei tud, dando atençao na parte de dentro aos respiro tanto o do bloca que vai na parte frontal da tampa e aos dois de tras que ficam embaixo da parte dupla de plastico, y retirando restos de oleo e borra. depois limpei a parte do cabeçote retirando toda a sujeira e oleo, e prsegui como diz no manual de manutençao colocando uma pequena cuantidade de silicone de alta temperatura nas partes da junta que tem angulos de 90 graus sempre do lado interno do angulo.
Imagem
aqueles oring sao danados para colocar evazar entao eu coloque silicone neles e fixe na tampa para nao cair ou mexer ao colocar, o que percebi e que depende como coloca a junta parece que fica sobrando, entao tem que colocar que encaije sem puxar para entrar ou espremer ele para encaixar o ultimo tramo, se sobra um pedaço no final e porque esta sticada em alguma parte e se forzar para encaixar o resto , o que acontece e que fica mais fina na parte esticada e mais grosa na parte que empujamos para entrar vazando na parte esticda a junta da sabo, olha e¨sabo¨sta vem que parece um no tuda embolada tenta comprar alguma marca que venha a junta esticada,aonde doubra a junta ela deforma, logo coloque a tampa e aperte ate encostar tudos os parafusos e depois dei aperto tentando dar o mesmo ajuste a tudos eles ja vai 6 meses u mais de 10mil km rodados e nao vazo, estao vendendo juntas de cilicone abria que probar para ver,a silicona se molda melhor que a borracha,
tambem tem que ver se a valvula pcv esta funcionando bem e os respiros desentupidos porque se nao funcionar acaba juntando preçao a mais dentro do motor o que acaba forzando e piorando a situaçao, dejo um exemplo respira fundo tampa nariz, boca, e orelha e orelhas, segura o ar em algum momento ele vai ter que sair e se esta tudo tampado ou obstruido por onde vc acha que vai sair o ar , no caso do carro retentores ou junta
esa foi a minha experiencia com dita junta e por encuanto funciono espero ter ajudado o aportado alguma coisa

Pedro T
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Jan 2017, 12:04
Nome Completo: Pedro Trops
Cidade: Sobradinho
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por Pedro T » 09 Mai 2019, 23:48

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, tem 2 soluções alternativas que você pode tentar, mas elas foram aplicadas na tampa original, que não sei se vc ainda tem. Estão nestes 2 tópicos:

viewtopic.php?f=70&t=12264&p=192845#p192845

viewtopic.php?f=49&t=16513&p=191930&hilit=tampa+v%C3%A1lvulas#p191930


Valew Ju_Bueno! Um deles eu tinha visto, mas já comprei a tampa da reviam. Estou esperando chegar. Vou trocar e ver no que vai dar. Se não funcionar, tento algum desses métodos que vc citou.

angelo-jr
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Set 2018, 18:16
Nome Completo: Ângelo Junior
Cidade: Florianópolis
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por angelo-jr » 29 Mai 2019, 22:28

Pedro T escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, tem 2 soluções alternativas que você pode tentar, mas elas foram aplicadas na tampa original, que não sei se vc ainda tem. Estão nestes 2 tópicos:

viewtopic.php?f=70&t=12264&p=192845#p192845

viewtopic.php?f=49&t=16513&p=191930&hilit=tampa+v%C3%A1lvulas#p191930


Valew Ju_Bueno! Um deles eu tinha visto, mas já comprei a tampa da reviam. Estou esperando chegar. Vou trocar e ver no que vai dar. Se não funcionar, tento algum desses métodos que vc citou.

Fico no aguardo da sua avaliação, também estou de olho nessa marca!! TAlvez apelar para a corcerama, que aparentemente é a unica que funcionou

Pedro T
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Jan 2017, 12:04
Nome Completo: Pedro Trops
Cidade: Sobradinho
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por Pedro T » 14 Jul 2019, 20:46

angelo-jr escreveu:Fuente del Mensaje
Pedro T escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Cara, tem 2 soluções alternativas que você pode tentar, mas elas foram aplicadas na tampa original, que não sei se vc ainda tem. Estão nestes 2 tópicos:

viewtopic.php?f=70&t=12264&p=192845#p192845

viewtopic.php?f=49&t=16513&p=191930&hilit=tampa+v%C3%A1lvulas#p191930


Valew Ju_Bueno! Um deles eu tinha visto, mas já comprei a tampa da reviam. Estou esperando chegar. Vou trocar e ver no que vai dar. Se não funcionar, tento algum desses métodos que vc citou.

Fico no aguardo da sua avaliação, também estou de olho nessa marca!! TAlvez apelar para a corcerama, que aparentemente é a unica que funcionou


Olá! Comprei a tampa e, quando chegou, tive uma grata surpresa, é a tampa da Corcerama. Veio com etiqueta no nome da Corcerama com. de Auto Peças Ltda. Troquei conforme indicado aqui: cola silicone só nos pontos críticos; como não veio o-rings, fiz eles com cola; usei a junta que veio com a tampa; 8 Nm de torque na ordem indicada. Rodei mais de 500km e tudo ok. Só a tampa de óleo dela que não veda bem, acho que é por causa do acabamento da rosca na tampa que não é muito bom. Comprei outra e vazou um pouco, coloquei veda rosca e pronto. Tudo certo, sem vazamento. O que usei:
https://loja.chevroletnova.com.br/tampa ... fir27574/p
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... e-5699-_JM

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por diego_ » 09 Dez 2020, 11:51

Então pessoal, dando um UP no tópico, só pra alinhar o que já temos até aqui:

Junta de tampa: Taranto ou Original, a sabó não presta.
Cola de junta: apenas um pouco no lado interno dos cantos mais externos da junta, em qualquer cenário até original
Tampa de valvulas: Corcerama e Original.

Alguém tem alguma informação a mais? aproveitando pra quem colocou as tampas da AJE, tem como tirar aquela logomarca que fica no meio da tampa, curiosidade mesmo apenas, não estou pensando (ainda) em fazer um teste com elas.
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por Júnior Borges » 09 Dez 2020, 12:16

Mandei trocar a junta da minha tampa Diego, não tinha visto esse tópico, mantive a tampa original, mas coloquei a junta da Sabo, esperar pra ver se vai vazar, mas e as tampas de alumínio? Coloquei numa Zafira que tive, depois que coloquei fiquei 1 ano com o carro e não melejou nada, se vazar vou acabar colocando a de alumínio, mas encareceu bastante, não época paguei 350, hoje não acha por menos de 700.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por chirola » 09 Dez 2020, 23:25

diego_ escreveu:Fuente del Mensaje Junta de tampa: Taranto ou Original, a sabó não presta.

teve o mesmo resultado com a taranto, coloque ela com cola como indicado no manual so nos cantos que ten angulos de 90 graus e fique ano e maio sem vazamento com a tampa original de fabrica com mais de 20 anos de uso foi so o mecanico mexer e deu vazamento denovo , vou trocar e colocar taranto novamente .quero remarcar que a tampa e original de fabrica ainda e mesmo asim nao tinha vazamento ate o desgraca mexer .
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje Mandei trocar a junta da minha tampa Diego, não tinha visto esse tópico, mantive a tampa original, mas coloquei a junta da Sabo, esperar pra ver se vai vazar, mas e as tampas de alumínio? Coloquei numa Zafira que tive, depois que coloquei fiquei 1 ano com o carro e não melejou nada, se vazar vou acabar colocando a de alumínio, mas encareceu bastante, não época paguei 350, hoje não acha por menos de 700.

sabo nao sei porque nunca coloque na tampa de valvulas , mais se nao achar taranto sera sabo_sta mesmo da uma olhada no mercado libre tem tampa de aluminho mais em conta ,uns 500 reis vc acha com frete gratis

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por chirola » 09 Dez 2020, 23:39

o manual de manutencao indica para colocar pequena cuantidade de silicone alta temperatura nesses pontos para mim funciono (com a junta taranto )teria que testar outra marca para ver
Imagem

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por Júnior Borges » 10 Dez 2020, 19:44

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
diego_ escreveu:Fuente del Mensaje Junta de tampa: Taranto ou Original, a sabó não presta.

teve o mesmo resultado com a taranto, coloque ela com cola como indicado no manual so nos cantos que ten angulos de 90 graus e fique ano e maio sem vazamento com a tampa original de fabrica com mais de 20 anos de uso foi so o mecanico mexer e deu vazamento denovo , vou trocar e colocar taranto novamente .quero remarcar que a tampa e original de fabrica ainda e mesmo asim nao tinha vazamento ate o desgraca mexer .
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje Mandei trocar a junta da minha tampa Diego, não tinha visto esse tópico, mantive a tampa original, mas coloquei a junta da Sabo, esperar pra ver se vai vazar, mas e as tampas de alumínio? Coloquei numa Zafira que tive, depois que coloquei fiquei 1 ano com o carro e não melejou nada, se vazar vou acabar colocando a de alumínio, mas encareceu bastante, não época paguei 350, hoje não acha por menos de 700.

sabo nao sei porque nunca coloque na tampa de valvulas , mais se nao achar taranto sera sabo_sta mesmo da uma olhada no mercado libre tem tampa de aluminho mais em conta ,uns 500 reis vc acha com frete gratis

Pois é Chirola. Acho que terei que trocar a tampa mesmo, colocamos a junta da Sabo, mas continuou vazando, bem menos mas está vazando. Se apertar mais a tendência é parar ou vazar mais ainda? Acho que terei que colocar uma de alumínio para não ter mais dor de cabeça...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por Almeidão » 11 Dez 2020, 08:47

O problema que com o tempo a tampa sofre deformação seja plástico ou seja alumínio e a valeta onde fica a junta ganha mais espaço e a junta não consegue suprir este espaço e ai começa a vazar entre a junta e a tampa, olhando melhor verão que é por trás da junta. Se apertar mais não adianta, só vai correr o risco de estragar a rosca onde ele é parafusado. Uma dica para quem mexe e nem é 100% certo porem ajuda muito, nunca tirar esta tampa com o motor quente, morno, quase frio etc, tem que ser 100% frio de preferencia pela manhã depois de uma noite esfriando e não adianta limpar e remontar, mexeu ali em qualquer parafuso, tem que trocar a junta e ficar de olho no suspiro que deve está sempre desobstruído.
É um abuso também uma tampa desta custar tão caro.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por chirola » 11 Dez 2020, 12:54

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje Se apertar mais a tendência é parar ou vazar mais ainda?

nao , se apertar mais a tendencia e facer o mesmoque os mexanicos faz , o furo do parafuso tem uma bucha dentro e o parafuso aperta ate encostar na bucha de metal nao adianta apertar mais do indicado 900 gramas de torque , se rebaixar as buchas chega um ponto que a borda da tampa encosta no cabeçote e nao vai vedar cuando a deformaçao da tampa chega no limite o melhor e trocar a tampa mesmo , a tampa do 16v e cara la no brasil aqui na argentina e um roubo ate com dereito a tapa na orelha a paralela custa 700 a 1000 reais e a original gm custa o absurdo de 2000 reais ridiculo mais e asim cuando for para o brasil vou ver se consigo comprar uma por la .
aqui os mecanicos por causa do preço da tampa , colocam um barbante encharcado em graxa na calha da tampa e depois a junta em cima dele com iso ganha um pouquinho de altura na junta e demora mais para vazar mais so retarda o inevitavel .
se colocar silicone para vedar a maioria coloca errado a cola vai sempre do lado da tampa entao coloca silicone na calha aonde encaixa a junta coloca a junta e aperta ela em uma superficie plana como se fose colocar (a junta acia baixo) ate a junta encaixar e ficar na altura que vc acha nesesario o detalhe e que tem que deixar secar o silicone antes de colocar no motor asim a cola de silicone mais a junta ganha mais altura e pode vedar melhor mais sempre se pasa cola do lado das tampas em cualquer caso seja carter tampa de caixa etc ,

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por chirola » 11 Dez 2020, 12:58

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje tem que trocar a junta e ficar de olho no suspiro que deve está sempre desobstruído.

e uma voa dica se o motor nao alivia a preçao dereito a tendencia e vazar mais , acrecento mais uma que e comum nos 16v chegar a valvula pcv ou antichamas tem costume de entupir e trancar .

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por Júnior Borges » 13 Dez 2020, 12:04

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O problema que com o tempo a tampa sofre deformação seja plástico ou seja alumínio e a valeta onde fica a junta ganha mais espaço e a junta não consegue suprir este espaço e ai começa a vazar entre a junta e a tampa, olhando melhor verão que é por trás da junta. Se apertar mais não adianta, só vai correr o risco de estragar a rosca onde ele é parafusado. Uma dica para quem mexe e nem é 100% certo porem ajuda muito, nunca tirar esta tampa com o motor quente, morno, quase frio etc, tem que ser 100% frio de preferencia pela manhã depois de uma noite esfriando e não adianta limpar e remontar, mexeu ali em qualquer parafuso, tem que trocar a junta e ficar de olho no suspiro que deve está sempre desobstruído.
É um abuso também uma tampa desta custar tão caro.

Pois é. Uma dor de cabeça essa tampa, mas diminuiu bastante o vazamento. Vou esperar um pouco e comprar a de alumínio mesmo. Creio que seja a melhor opção, pois se coloco outra de plástico logo dará problema novamente. Então, ela foi trocada com o motor frio mesmo, o mecânico que fez é muito bom, acho que a tampa que está empenada mesmo!

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por Júnior Borges » 13 Dez 2020, 12:06

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje tem que trocar a junta e ficar de olho no suspiro que deve está sempre desobstruído.

e uma voa dica se o motor nao alivia a preçao dereito a tendencia e vazar mais , acrecento mais uma que e comum nos 16v chegar a valvula pcv ou antichamas tem costume de entupir e trancar .

Sim. O respiro não estava sujo, mas a maior parte do vazamento era naquela mangueira do respiro que estava partida. Onde fica essa válvula Chirola?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por Almeidão » 13 Dez 2020, 12:13

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje tem que trocar a junta e ficar de olho no suspiro que deve está sempre desobstruído.

e uma voa dica se o motor nao alivia a preçao dereito a tendencia e vazar mais , acrecento mais uma que e comum nos 16v chegar a valvula pcv ou antichamas tem costume de entupir e trancar .

Sim. O respiro não estava sujo, mas a maior parte do vazamento era naquela mangueira do respiro que estava partida. Onde fica essa válvula Chirola?


É uma mangueira que sai da tampa para a TBI, ali no meio dela tem uma válvula. Interessante que alguns motores 8V tem e outro não, mas acho que o 16 todos tem. Aliás o meu de 8 não tem.
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por Mantenedor » 13 Dez 2020, 13:11

Boa tarde a todos faz algum tempo que não posto nada aqui no fórum! Mas posso acredito eu compartilhar das experiências que tenho com meu 16 válvulas. Sempre sofremos com este problema de vazamento de óleo pela tampa de válvulas , já tentamos de tudo mas nada se compara a seguir os procedimentos do nosso guru que é o Almeidão, aprendi muito com ele e também com o grupo que é excelente.
Eu cheguei até a passar a régua de desempeno na tampa de válvulas para acertar com o rasquete em alguns pontos onde mostrava mais alto ( Enpeno).
Uma vez que o cabeçote do Urubu era zero KM e planicidade 100%.
Também demos uma boa atenção aos anéis orings que aconpanhao a junta da tampa de válvulas, sem contar que cola mesmo só uma pequena quantidade nos cantos dos mancais e aperto gradual e na ordem com o torquimetro acho que era 0,8 kg me corrijam se estiver errado. Bom vazar óleo não deveria mas aqui depois de algum tempo molhou levemente no canto direito pela tampa x motor próximo a bobina.
Também puderá ando com quase 1kg de pressão tem vazar mesmo , mas nada comparado ao que vejo por aí como as galerias das velas cheio de óleo.
Aprendi a conviver com determinados problemas neste carro pois adoro ele ! Então acredito que me facina e me prendi a ele é o fato de que quando precisei dele insistentemente sem parar para nada , ele me atendeu.
Pois é , agora ele fica comigo até eu morrer depois os filhos decidem o que fazer.
Aqui a nega como a esposa o chama tem um cuidado especial.
Passa a maior parte do tempo parado na garagem , de vez em sempre uma voltinha nos quarteirões, algumas espirradas nada de diferente , só alegria...

Enviado de meu SM-A505GT usando o Tapatalk
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por chirola » 14 Dez 2020, 00:08

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É uma mangueira que sai da tampa para a TBI, ali no meio dela tem uma válvula. Interessante que alguns motores 8V tem e outro não, mas acho que o 16 todos tem. Aliás o meu de 8 não tem.


sim nos 16v todos tem e a mangueira fina que sai da tampa e vai no coletor bem no meio embaixo da borboleta dificil de achar e caro de mais no meu carro so fico o bico adapte uma dos 8v e funciona bem .

Mantenedor escreveu:Fuente del Mensaje Também puderá ando com quase 1kg de pressão tem vazar mesmo , mas nada comparado ao que vejo por aí como as galerias das velas cheio de óleo.

fora do asunto mais gero curiosidade um kilo , viela original ?
no asunto , meu record e um ano e meio sem vazamento akakakak , o mexanico que montou nao chego ao mes que vazo , cuando de um tempo libre trocarei denovo e tentarei quebrar o meu record e ver se chego aos dois anos kakakak

Franzinno
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Set 2013, 10:53
Nome Completo: Ricardo Correa Vasconcelos
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por Franzinno » 04 Fev 2022, 22:34

Vectraelitetop escreveu:Fuente del Mensaje
slashin escreveu:Fuente del Mensaje Bem, já que ninguém respondeu, meti a cara e comprei... Por enquanto, ficou bom, encaixou certinho, a junta usei Taranto (melhor que Sabó, hein?!), e um pouco de cola para as quinas - garantia por não ser a peça original.
Volto aqui para dizer se tiver problemas com vazamentos e afins... Fato é que esquenta pra caramba, conduz mais calor do que a original, aparentemente, mas não estou vendo problemas. Ps: ela é bem mais pesada, também.


A minha tampa também tava vazando, tenho meu elite 2 anos e meio, nesse tempo troquei 4x a junta da tampa de valvulas, todas as vezes usando a marca Elring, nas ultimas 2x usei silicone preto alta temperatura, ficava bom 2 meses e depois começava de novo a vazar perto da bobina e no compartimento das velas, coloquei velas iridium novas e tava puto já de deixar elas sujas de óleo.

Como a tampa original é um absurdo, não queria também colocar as paralelas, comprei um silicone (R$ 50 reais o tubinho), é a mais top para suportar temperatura e oleo, tem uma cor cinza, geralmente chamam de silver, coloquei a junta nova e com uma ciringa apliquei o silicone na tampa toda, deixei 2 dias o motor desligado para garantir que teve tempo de cura, já faz 4 meses e nada de vazamento. Meu carter também tava com o mesmo problema, coloquei junta nova e esse silicone, ta 100%, acho que tá resolvido o problema de vazamento.



Boa noite, brother! Teria o nome da cola que citou? Obrigado!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

por chirola » 05 Fev 2022, 00:26

Franzinno escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, brother! Teria o nome da cola que citou? Obrigado!

Marca boa de silicone é Loctite não e barato mais é do melhor .
O silicone a maioria coloca errado .
coloca não muito produto e deixa secar pelo menos 20 minutos a 30 antes de apertr os parafusos se colocar e apertar não hora o silicone escorre e não funciona .
Não passa silicone na canaleta da junta se apertar de mais o silicone expande e acaba quebrando a borda .
A tampa se aperta com um torque de 900 gramas maximo é só encostar o parafuso da só um cuarto de volta se aperta de mais só piora e acaba deformando mais a tampa .

279 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Semlimites e 283 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 11:59