O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

250 mensagens
Davi0303
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Fev 2021, 21:28
Nome Completo: Davi Charles Bortolini
Cidade: São Leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 42

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por Davi0303 » 02 Mar 2021, 21:25

Marcelo mr escreveu:Fuente del Mensaje
EduMS escreveu:Fuente del Mensaje Sim amigo a caixa tbm esta com o sensor de insolaçao esta completa mesmo agora so fica a duvida do conector preto como ligar


Edu>>> poderia por gentileza enviar as fotos da sua instalação? se ainda as tiver... meu vectra eh um gl 2001, estou com o kit completo do ar digital para instalar... pode ser para meu email: davibortolini@hotmail.com ou por wats ... desde já agradeço

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por chirola » 03 Mar 2021, 11:29

Davi0303 escreveu:Fuente del Mensaje Edu>>> poderia por gentileza enviar as fotos da sua instalação? se ainda as tiver... meu vectra eh um gl 2001, estou com o kit completo do ar digital para instalar... pode ser para meu email: davibortolini@hotmail.com ou por wats ... desde já agradeço

muita foto do forum foi perdida em alguma das atualisaçoes do site , vc pode dar uma pesquizada no yuotube que tem video da troca de ar analogico para digital

Agostinho9
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Mai 2021, 10:37
Nome Completo: Agostinho Araujo Lima
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade:

Ar condicionado digital

por Agostinho9 » 31 Mai 2021, 10:39

Olá pessoal eu sou novo no grupo e peço desculpas se não estou pedindo ajuda no tópico certo, mas gostaria de saber se alguém já fez a troca ou adaptação do ar condicionado analógico para digital.
O que é necessário comprar e o que é necessário para realizar a troca?

Obrigado gente!!

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ar condicionado digital

por Almeidão » 31 Mai 2021, 12:10

Sinceramente não sei se deu certo ou se valeu a penas porque como nçao interessei no assunto, não participei da forma que deveria. Enfim tem um tópico aqui sobre isto, dá uma olhada e terás a pessoa certa para perguntar.

viewtopic.php?f=45&t=4490&p=201723&hilit=trocar+ar+analogico+por+digital#p201723
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por Ju_Bueno » 31 Mai 2021, 13:07

Agostinho9 escreveu:Fuente del Mensaje ...gostaria de saber se alguém já fez a troca ou adaptação do ar condicionado analógico para digital.
O que é necessário comprar e o que é necessário para realizar a troca?

Postagem fundida ao tópico apropriado.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Mazawer
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Jul 2022, 14:55
Nome Completo: Marcos Antônio Weber
Cidade: Xanxerê
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 34

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por Mazawer » 06 Jul 2022, 16:00

Sei que a postagem é antiga mas alguém tem essas fotos pois não consigo visualizar

julian debortoli
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Ago 2022, 17:26
Nome Completo: julian brtio debortoli
Cidade: Mongaguá
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 34

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por julian debortoli » 01 Ago 2022, 17:29

Olá, boa tarde Eduardo

Eu estou estudando querendo trocar o meu ar analogico pelo digital, porém nao tem mais fotos e não achei nenhum video.
Você poderia repostar as fotos ou então me enviar por favor?

Obrigado

Avatar do usuário
ItssTZ
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Dez 2018, 20:09
Nome Completo: Matheus Victor Martins Campos
Cidade: Timóteo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por ItssTZ » 16 Ago 2022, 19:52

Por acaso alguem tem as imagens para podermos atualizar o tópico ?

-jube-
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Dez 2015, 17:20
Nome Completo: Aldo
Cidade: brasilia
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por -jube- » 18 Ago 2022, 11:58

Tenho uns prints q fiz muito tempo atrás e ficou salvo no google fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Minhas dicas:
**Faz tempo que fiz a mudança, então alguns detalhes posso ter esquecido**
Meu vectra tb era ar normal e instalei o digital.
CEC = comando eletrônico de climatização
A instalação do ar digital do colega me inspirou também a colocar o meu, mas não fiz igual. Tenho conhecimentos sobre elétrica, então fui seguindo mais o esquema de diagrama elétrico do vectra do que as dicas dos prints, tanto é que não mexi nos conectores que ficam no pé do motora.
Como existem diversos modelos de Vecão, não tem como seguir o mesmo padrão para todos, então atenção ao diagrama elétrico que eu citei é o básico.

Recomendo adquirir o conjunto completo que seria a caixa de ar (tem que vir a caixa com os atuadores, o módulo de potência e o sensor solar - aquela bolinha preta que fica no em cima do painel); o comando do ar (CEC) e os botôes ECO e recirculação*. (obs: o botão de recirculação tem como abrir e mudar o esquema dele, para fazer virar tipo push bottom, que é o que precisamos; já o botão do ar, tb dá para fazer isso, mas o certo é comprar outro escrito ECO, senão fica feio aquele desenho de gelo no painel). Paguei 550,00 no conjunto em vectra batido e o dono tava desmanchando.

Na minha instalação, NÃO fiz a troca da caixa de ar, pois para tirar a caixa, precisa tirar até uma chapa grossa de ferro que segura toda coluna de direção e bolsa de airbag, sem falar que perde todo o gás do ar, liquido de arrefecimento e risco dos orings não vedarem mais, etc, blá blá. Preferi fazer a transferência dos atuadores, conectores, fios e sensores de uma caixa pra outra, é igualzinho e encaixa perfeitamente. As dificulades são da transferência de um defletor de ar que fica na parte de cima da caixa, já que para tirar precisa separar um pouco a caixa e fazer uns furos nela para passar o varão do motor. (quem for fazer assim, na hora que ver vai entender!). Depois fazer um furo redondo para o sensor de temperatura e outro para o módulo de potência.

Dá pra instalar o sensor solar na churrasqueira do painel do vectra, (a churrasqueira do vecão com ar digital de fábrica é dividido em 2 no meio, vecão com ar manual é 1 peça única). Faça um buraco com uma furadeira com cuidado. Caso sua churrasqueira quebre (e provavelmente vai, seja na desmontagem ou na montagem), cole com durepox por baixo. Não recomendo cola instantânea.

Quando for tirar o painel, tem uns benditos parafusos torks na lateral do painel. CUIDADO ALI, não com o painel, mas com os parafusos e principalmente com a chave torks!!! perdi 01 parafuso e um soquete torks, eles cairam dentro da estrutura do vectra doador e NÃO TEM COMO TIRAR! Meu prejuizo foi só o soquete, e o parafuso não fez falta, já que era do vectra doador. Depois comprei outro soquete e ficou o aprendizado, o qual passo a vcs.

A válvula de ar quente no sistema manual trabalha recebendo sinal de terra, já o CEC manda sinal positivo, então é necessário fazer a mudança na fiação da válvula. ATENÇÃO: a válvula tem polaridade nos terminais (acredito q tenha um diodo interno), então, na hora de puxar o aterramento para a válvula, dê uma olhada nela, pq nela mostra qual é o terminal + e qual é o - (terra). O fio positivo que tá lá deve ser isolado. (não lembro o que fiz com o positivo no meu, se isolei ou tirei tudo).

Tem um fio que tem de puxar de um relê que fica numa caixinha na frente da bateria. Salvo engano, o relê é cinza. Ele sai do terminal 85 do relê e vai para SM 25 conforme o diagrama elétrico (eu acredito que SM 25 signifique Sistema Motronic e 25 é o pino 25. Ou seja: pino 25 da central de injeção). Não lembro bem, mas acho que puxei o fio bem ali perto do hidrovácuo, o chicote passa lá. Testar com multimetro para achar o fio correto. Se Não quiser ficar procurando, puxa logo direto do relê e vai para o pino 3 do CEC (inclusive o nobre colega não ligou este fio).

Precisa tirar todo o painel. Então se tiver airbag, tenha cuidado com ele. mexa somente com a bateria desligada e na hora dos testes, recoloque o volante e refaça a ligação do airbag. Para tirar o volante, provavelmente vc precisará de um saca volante.

Nos botões do painel e sua fiação é necessário fazer algumas mudanças, daí a necessidade de saber utilizar multímetro. O nobre colega que tirou as fotos e o post, fez o básico, mas o ideal é deixar o mais próximo do original, inclusive colocando o botão ECO. Não posso dar detalhes de como fiz, pq não lembro, mas vou deixar o esquema postado.

Na caixa de fusíveis, existe um relê que serve para ativar o eletroventilador do painel na velocidade 1 quando vc aperta o botão do ar. Após instalar o ar digital esse relê fica inutilizado. Era pra eu ter tirado do meu, mas fiquei enrolando e acabei q não tirei. Não vai atrapalhar em nada na nova instalação, a única coisa que o relê vai fazer é atracar quando o CEC mandar sinal para ligar o compressor (atraca e ativa nada, pq vai tirar todo o comando manual e colocar o digital) . As vezes é até interessante, pois dá pra escutar o relê armando e desarmando de acordo com as vezes q se aperta o botão ECO (pra quem não sabe, o botão ECO serve para desligar o compressor do ar, quando não se deseja o seu acionamento, como por exemplo em dias muito frios.)

Pra quem tem vectra com MID, é mais fácil a instalação, pois as conexões já estão bem ali na mão do "estalador" hehe

Não sei se todos os vectras possuem sensor de temperatura externo (eu acredito que não), aquele que fica na frente do carro, entre o radiador e o parachoque, mas se o seu não tem e vc quer "deixar o carro mais perto do original" e considerando que o sensor original pode chegar a mais de 150 reais, vc pode colocar no lugar um NTC de 5K ohms em algum lugar do carro, de preferência, onde fica o original, ou seja: entre o parachoque e o radiador. Se não achar um NTC de 5k ohms, coloque dois de 10k em paralelo, vai funcionar muito bem, fica a dica tb para aqueles que estão com defeito no sensor e não querem gastar 150,00, basta colocar o NTC. (fiz no meu que tava com defeito!!!), ahh, o NTC deve ser ligado nos pinos 10 e 22 do CEC (do diagrama tem escrito P13, ñ sei pq, só sei que é assim...)

Não é obrigatório (ou seja: vai funcionar assim mesmo!) fazer TODAS as ligações elétricas, apenas as essenciais. Os fios de desembaçador, temperatura externa, velocidade, ALDL (diagnostico), não são "obrigatórias", o CEC vai ligar assim mesmo, mas recomendo ligá-las para funcionamento pleno do CEC.


Olha ai o esque que eu fiz:
Imagem

Não confie cegamente, os terminais de um vectra podem ser diferentes de outra versão de vectra! faça seus testes ai, confira a fiação, etc, Baixe o diagrama elétrico.

Infelizmente o gás do meu vectra vazou por uma mangueira e preciso mandar trocar. Na época (antes da pandemia covid) o "mexânico" me cobrou quinhentão só pra trocar a mangueira (cripar novo cano) e por carga. achei muito caro e não fiz. Ta assim até hj.

Para fazer a mudança, é necessário ter conhecimentos básicos, então se vc não sabe mecher em um multímetro, lâmpada de teste ou mesmo trocar a sua bateria, aconselho a não fazer. Se quer mesmo fazer a troca, encontre um bom eletricista.

Veja como ficou meu vectra sem o painel, na época me deu até um nervoso e a patroa me perturbando pq eu ficava até tarde mechendo (trabalho o dia todo).
Acho que fiquei uns 3 dias ou mais fazendo toda a instalação e mudanças necessárias, mas vale a pena!
Imagem

Bom, acredito que é isso.
com o as imagens do esquema do colega que estou re-postando e com o diagrama que eu disponibilizei, acredito que um complemente o outro.
ABS.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por Almeidão » 18 Ago 2022, 12:03

E eu pensando que somente eu fosse doido kakakakkaka. Mas tem gente que coloca uma ideia na cabeça e quem diz que um mortal comum consegue tirar!!! Mas é muito legal ver o resultado depois, porque com certeza sempre dá certo.
Imagem

Avatar do usuário
ItssTZ
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Dez 2018, 20:09
Nome Completo: Matheus Victor Martins Campos
Cidade: Timóteo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por ItssTZ » 18 Ago 2022, 12:16

Você simplesmente salvou esse projeto meu caro !

Estou a exatos 2 dias e até o momento só consegui ligar a iluminação e as telinhas kakakakakakakak, hoje mesmo sigo o passo a passo completo

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por chirola » 18 Ago 2022, 12:21

olhando a foto do painel desmontado eu perco a pouca coragem que tinha de mexer ali , meu carro é analogico e olhando as fotos vai continuar analogico .
brincadeira aparte , ainda bem que alguem tinha guardadas as fotos da adaptação muitas fotos e post se perderam em alguma das atualizaçoes do forum e cuando alguem posta denovo é um grão aporte para o forum vlw meu amigo vai ajudar muita gente

Avatar do usuário
ItssTZ
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Dez 2018, 20:09
Nome Completo: Matheus Victor Martins Campos
Cidade: Timóteo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por ItssTZ » 18 Ago 2022, 12:43

-jube- escreveu:Fuente del Mensaje Tenho uns prints q fiz muito tempo atrás e ficou salvo no google fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Minhas dicas:
**Faz tempo que fiz a mudança, então alguns detalhes posso ter esquecido**
Meu vectra tb era ar normal e instalei o digital.
CEC = comando eletrônico de climatização
A instalação do ar digital do colega me inspirou também a colocar o meu, mas não fiz igual. Tenho conhecimentos sobre elétrica, então fui seguindo mais o esquema de diagrama elétrico do vectra do que as dicas dos prints, tanto é que não mexi nos conectores que ficam no pé do motora.
Como existem diversos modelos de Vecão, não tem como seguir o mesmo padrão para todos, então atenção ao diagrama elétrico que eu citei é o básico.

Recomendo adquirir o conjunto completo que seria a caixa de ar (tem que vir a caixa com os atuadores, o módulo de potência e o sensor solar - aquela bolinha preta que fica no em cima do painel); o comando do ar (CEC) e os botôes ECO e recirculação*. (obs: o botão de recirculação tem como abrir e mudar o esquema dele, para fazer virar tipo push bottom, que é o que precisamos; já o botão do ar, tb dá para fazer isso, mas o certo é comprar outro escrito ECO, senão fica feio aquele desenho de gelo no painel). Paguei 550,00 no conjunto em vectra batido e o dono tava desmanchando.

Na minha instalação, NÃO fiz a troca da caixa de ar, pois para tirar a caixa, precisa tirar até uma chapa grossa de ferro que segura toda coluna de direção e bolsa de airbag, sem falar que perde todo o gás do ar, liquido de arrefecimento e risco dos orings não vedarem mais, etc, blá blá. Preferi fazer a transferência dos atuadores, conectores, fios e sensores de uma caixa pra outra, é igualzinho e encaixa perfeitamente. As dificulades são da transferência de um defletor de ar que fica na parte de cima da caixa, já que para tirar precisa separar um pouco a caixa e fazer uns furos nela para passar o varão do motor. (quem for fazer assim, na hora que ver vai entender!). Depois fazer um furo redondo para o sensor de temperatura e outro para o módulo de potência.

Dá pra instalar o sensor solar na churrasqueira do painel do vectra, (a churrasqueira do vecão com ar digital de fábrica é dividido em 2 no meio, vecão com ar manual é 1 peça única). Faça um buraco com uma furadeira com cuidado. Caso sua churrasqueira quebre (e provavelmente vai, seja na desmontagem ou na montagem), cole com durepox por baixo. Não recomendo cola instantânea.

Quando for tirar o painel, tem uns benditos parafusos torks na lateral do painel. CUIDADO ALI, não com o painel, mas com os parafusos e principalmente com a chave torks!!! perdi 01 parafuso e um soquete torks, eles cairam dentro da estrutura do vectra doador e NÃO TEM COMO TIRAR! Meu prejuizo foi só o soquete, e o parafuso não fez falta, já que era do vectra doador. Depois comprei outro soquete e ficou o aprendizado, o qual passo a vcs.

A válvula de ar quente no sistema manual trabalha recebendo sinal de terra, já o CEC manda sinal positivo, então é necessário fazer a mudança na fiação da válvula. ATENÇÃO: a válvula tem polaridade nos terminais (acredito q tenha um diodo interno), então, na hora de puxar o aterramento para a válvula, dê uma olhada nela, pq nela mostra qual é o terminal + e qual é o - (terra). O fio positivo que tá lá deve ser isolado. (não lembro o que fiz com o positivo no meu, se isolei ou tirei tudo).

Tem um fio que tem de puxar de um relê que fica numa caixinha na frente da bateria. Salvo engano, o relê é cinza. Ele sai do terminal 85 do relê e vai para SM 25 conforme o diagrama elétrico (eu acredito que SM 25 signifique Sistema Motronic e 25 é o pino 25. Ou seja: pino 25 da central de injeção). Não lembro bem, mas acho que puxei o fio bem ali perto do hidrovácuo, o chicote passa lá. Testar com multimetro para achar o fio correto. Se Não quiser ficar procurando, puxa logo direto do relê e vai para o pino 3 do CEC (inclusive o nobre colega não ligou este fio).

Precisa tirar todo o painel. Então se tiver airbag, tenha cuidado com ele. mexa somente com a bateria desligada e na hora dos testes, recoloque o volante e refaça a ligação do airbag. Para tirar o volante, provavelmente vc precisará de um saca volante.

Nos botões do painel e sua fiação é necessário fazer algumas mudanças, daí a necessidade de saber utilizar multímetro. O nobre colega que tirou as fotos e o post, fez o básico, mas o ideal é deixar o mais próximo do original, inclusive colocando o botão ECO. Não posso dar detalhes de como fiz, pq não lembro, mas vou deixar o esquema postado.

Na caixa de fusíveis, existe um relê que serve para ativar o eletroventilador do painel na velocidade 1 quando vc aperta o botão do ar. Após instalar o ar digital esse relê fica inutilizado. Era pra eu ter tirado do meu, mas fiquei enrolando e acabei q não tirei. Não vai atrapalhar em nada na nova instalação, a única coisa que o relê vai fazer é atracar quando o CEC mandar sinal para ligar o compressor (atraca e ativa nada, pq vai tirar todo o comando manual e colocar o digital) . As vezes é até interessante, pois dá pra escutar o relê armando e desarmando de acordo com as vezes q se aperta o botão ECO (pra quem não sabe, o botão ECO serve para desligar o compressor do ar, quando não se deseja o seu acionamento, como por exemplo em dias muito frios.)

Pra quem tem vectra com MID, é mais fácil a instalação, pois as conexões já estão bem ali na mão do "estalador" hehe

Não sei se todos os vectras possuem sensor de temperatura externo (eu acredito que não), aquele que fica na frente do carro, entre o radiador e o parachoque, mas se o seu não tem e vc quer "deixar o carro mais perto do original" e considerando que o sensor original pode chegar a mais de 150 reais, vc pode colocar no lugar um NTC de 5K ohms em algum lugar do carro, de preferência, onde fica o original, ou seja: entre o parachoque e o radiador. Se não achar um NTC de 5k ohms, coloque dois de 10k em paralelo, vai funcionar muito bem, fica a dica tb para aqueles que estão com defeito no sensor e não querem gastar 150,00, basta colocar o NTC. (fiz no meu que tava com defeito!!!), ahh, o NTC deve ser ligado nos pinos 10 e 22 do CEC (do diagrama tem escrito P13, ñ sei pq, só sei que é assim...)

Não é obrigatório (ou seja: vai funcionar assim mesmo!) fazer TODAS as ligações elétricas, apenas as essenciais. Os fios de desembaçador, temperatura externa, velocidade, ALDL (diagnostico), não são "obrigatórias", o CEC vai ligar assim mesmo, mas recomendo ligá-las para funcionamento pleno do CEC.


Olha ai o esque que eu fiz:
Imagem

Não confie cegamente, os terminais de um vectra podem ser diferentes de outra versão de vectra! faça seus testes ai, confira a fiação, etc, Baixe o diagrama elétrico.

Infelizmente o gás do meu vectra vazou por uma mangueira e preciso mandar trocar. Na época (antes da pandemia covid) o "mexânico" me cobrou quinhentão só pra trocar a mangueira (cripar novo cano) e por carga. achei muito caro e não fiz. Ta assim até hj.

Para fazer a mudança, é necessário ter conhecimentos básicos, então se vc não sabe mecher em um multímetro, lâmpada de teste ou mesmo trocar a sua bateria, aconselho a não fazer. Se quer mesmo fazer a troca, encontre um bom eletricista.

Veja como ficou meu vectra sem o painel, na época me deu até um nervoso e a patroa me perturbando pq eu ficava até tarde mechendo (trabalho o dia todo).
Acho que fiquei uns 3 dias ou mais fazendo toda a instalação e mudanças necessárias, mas vale a pena!
Imagem

Bom, acredito que é isso.
com o as imagens do esquema do colega que estou re-postando e com o diagrama que eu disponibilizei, acredito que um complemente o outro.
ABS.


Vamos para as dúvidas, você disse que tem como fazer um modificação nos botões tanto do circulador quanto do ar. Essa modificação você diz é a retirada das travas para o mesmo não travar na posição ao apertar ? É sobre os conectores que o nosso amigo solicitou no tutorial dele, ainda irão necessitar ou fica inutil ao fazer essa modificação ? Digo pois meu carro tem ar analógico e os botões não tem nem as saídas para esses conectores que "faltam"

-jube-
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Dez 2015, 17:20
Nome Completo: Aldo
Cidade: brasilia
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por -jube- » 18 Ago 2022, 13:12

Sim ItssTZ, tem de tirar a parte que faz o botão ficar travado, funcionando somente como pushbottom. Com relação a novos fios, não lembro bem como fiz, já que tem mais de 4 anos, por isso coloquei o esquema, que aliás vou disponibilizar em pdf pois a imagem anterior ficou ruim.

https://1drv.ms/b/s!AmgSHJPkAD1IjEBW_pBgq9LTnarw

Avatar do usuário
ItssTZ
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Dez 2018, 20:09
Nome Completo: Matheus Victor Martins Campos
Cidade: Timóteo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por ItssTZ » 20 Ago 2022, 19:12

-jube- escreveu:Fuente del Mensaje Sim ItssTZ, tem de tirar a parte que faz o botão ficar travado, funcionando somente como pushbottom. Com relação a novos fios, não lembro bem como fiz, já que tem mais de 4 anos, por isso coloquei o esquema, que aliás vou disponibilizar em pdf pois a imagem anterior ficou ruim.

https://1drv.ms/b/s!AmgSHJPkAD1IjEBW_pBgq9LTnarw


Tira mais uma dúvida aqui, sobre o pino 5 da CEC, o qual manda ligar o compressor você ligou em qual fio ?

-jube-
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Dez 2015, 17:20
Nome Completo: Aldo
Cidade: brasilia
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por -jube- » 22 Ago 2022, 13:05

ItssTZ escreveu:Fuente del Mensaje
-jube- escreveu:Fuente del Mensaje Sim ItssTZ, tem de tirar a parte que faz o botão ficar travado, funcionando somente como pushbottom. Com relação a novos fios, não lembro bem como fiz, já que tem mais de 4 anos, por isso coloquei o esquema, que aliás vou disponibilizar em pdf pois a imagem anterior ficou ruim.

https://1drv.ms/b/s!AmgSHJPkAD1IjEBW_pBgq9LTnarw


Tira mais uma dúvida aqui, sobre o pino 5 da CEC, o qual manda ligar o compressor você ligou em qual fio ?

A saida 5 do CEC vai ser ligado no fio preto/branco do botão do AC (botão com desenho de gelo). Pode cortar o fio do botão para fazer as emendas.

-jube-
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Dez 2015, 17:20
Nome Completo: Aldo
Cidade: brasilia
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por -jube- » 22 Ago 2022, 13:14

-jube- escreveu:Fuente del Mensaje
ItssTZ escreveu:Fuente del Mensaje
-jube- escreveu:Fuente del Mensaje Sim ItssTZ, tem de tirar a parte que faz o botão ficar travado, funcionando somente como pushbottom. Com relação a novos fios, não lembro bem como fiz, já que tem mais de 4 anos, por isso coloquei o esquema, que aliás vou disponibilizar em pdf pois a imagem anterior ficou ruim.

https://1drv.ms/b/s!AmgSHJPkAD1IjEBW_pBgq9LTnarw


Tira mais uma dúvida aqui, sobre o pino 5 da CEC, o qual manda ligar o compressor você ligou em qual fio ?

A saida 5 do CEC vai ser ligado no fio preto/branco do botão do AC (botão com desenho de gelo). Pode cortar o fio do botão para fazer as emendas.

Esqueci de falar tb para não cortar o fio no pé, pois o fio que sai do botão do AC deve ir para o pino 04 do CEC

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por Almeidão » 22 Ago 2022, 14:46

Estou com o meu analogico precisando colocar gás, ele está bem fraco, mas esfria porque tem algo de gás, tenho que avaliar ele, mas acho que perdeu gas com o tempo, penso que quando coloquei foi 2013 ou 2104, ainda esfria, mas não tanto.
Imagem

Avatar do usuário
ItssTZ
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Dez 2018, 20:09
Nome Completo: Matheus Victor Martins Campos
Cidade: Timóteo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por ItssTZ » 22 Ago 2022, 19:57

Imagem Pouco a pouco vai indo kkkk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por chirola » 23 Ago 2022, 12:47

continua achando que vcs tem muita coragem para facer esta adaptação , eletrica não é meu forte e tem muita na troca de analogico para digital .
meu ar condicionado não esta esfriando teria que trocar a valvula de expanção para arrumar ele antes do verão o vectra é muito quente e sem ar não tem como .
acredito que seja a valvula de expanção porque tem gas no sistema ao ligar o ar tem preção o evaporador esta limpo , mais ao ligar se escuta bem embaixo do painel o gas correndo e não tem vazamentos , teria que ligar os manometros nele para ver a diferença de preção entre a linha de alta e de baixa .

250 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 151 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 06:47