O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

250 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por Almeidão » 23 Ago 2022, 19:58

chirola escreveu:Fuente del Mensaje continua achando que vcs tem muita coragem para facer esta adaptação , eletrica não é meu forte e tem muita na troca de analogico para digital .
meu ar condicionado não esta esfriando teria que trocar a valvula de expanção para arrumar ele antes do verão o vectra é muito quente e sem ar não tem como .
acredito que seja a valvula de expanção porque tem gas no sistema ao ligar o ar tem preção o evaporador esta limpo , mais ao ligar se escuta bem embaixo do painel o gas correndo e não tem vazamentos , teria que ligar os manometros nele para ver a diferença de preção entre a linha de alta e de baixa .


O meu gela pouco, acho que perdeu o gás com o tempo, apesar de morar em um local muito quente, eu ligo ele pouco. Testando a noite ele esfria bem, ou seja tem gás insuficiente, mas tem isto mostra que não vazou tudo, então suponho que é uma perca normal, mas isto eu suponho, nada de certeza. Vou pagar para ver kakakkakak.
Imagem

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por diego_ » 29 Ago 2022, 13:30

-jube- escreveu:Fuente del Mensaje

Quando for tirar o painel, tem uns benditos parafusos torks na lateral do painel. CUIDADO ALI, não com o painel, mas com os parafusos e principalmente com a chave torks!!! perdi 01 parafuso e um soquete torks, eles cairam dentro da estrutura do vectra doador e NÃO TEM COMO TIRAR! Meu prejuizo foi só o soquete, e o parafuso não fez falta, já que era do vectra doador. Depois comprei outro soquete e ficou o aprendizado, o qual passo a vcs.

ABS.


Passei por isso mas tem como remover eles de lá. O meu caiu 3 parafusos e eu não estava muito disposto a ficar ouvindo um parafuso rolando de um lado por outro e não queria abrir a caixa de ar.
Eu consegui remove-los usando um combo de ferramentas:
1. arame relativamente rígido
2. Boroscópio ligado no computador
3. Vareta com a ponta imantada, daquelas de pegar parafuso perdido.

Tire o vedador que passa os fios para as portas dianteiras, basta empurrar eles completamente para dentro do carro que se abre um baita espaço para baixar esse "combo" devidamente amarrada com fita isolante. Basta ir colocando a camera dentro da passagem e quando vc ver o parafuso, vc "pesca" ele com o ima, e puxa pra cima devagar, uma hora ele vai chegar nessa passagem maior dos fios e vc consegue pegar com a mão.

Claro isso só vai funcionar se vc não rodou com o carro, mas acredito que se rodou com ele dá pra fazer algo como erguer a traseira numa rampa e ir batendo na caixa de ar até ele descer para a dianteira. Ou outra coisa que me vem a mente é tirar um vedador da parte traseira e encher de agua e tirar o da dianteira depois que a caixa de ar estiver cheia de agua, a pressão deve fazer os parafusos rolarem pra frente.
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Avatar do usuário
ItssTZ
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Dez 2018, 20:09
Nome Completo: Matheus Victor Martins Campos
Cidade: Timóteo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por ItssTZ » 11 Set 2022, 18:06

Mais uma dúvida, a ventoinha tem um tempo para poder armar após ligar o ar, ou tem que ligar imediatamente ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por Almeidão » 12 Set 2022, 08:30

ItssTZ escreveu:Fuente del Mensaje Mais uma dúvida, a ventoinha tem um tempo para poder armar após ligar o ar, ou tem que ligar imediatamente ?


O primeiro estagio elas ligam de imediato. Apertou o botão do ar elas ligam.
Imagem

Avatar do usuário
ItssTZ
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Dez 2018, 20:09
Nome Completo: Matheus Victor Martins Campos
Cidade: Timóteo
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade: 25

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por ItssTZ » 13 Set 2022, 16:53

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
ItssTZ escreveu:Fuente del Mensaje Mais uma dúvida, a ventoinha tem um tempo para poder armar após ligar o ar, ou tem que ligar imediatamente ?


O primeiro estagio elas ligam de imediato. Apertou o botão do ar elas ligam.


No ar digital, quem faz o controle para armar a ventoinha é o comando do ar ou o relé do compressor ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por Almeidão » 14 Set 2022, 07:09

ItssTZ escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
ItssTZ escreveu:Fuente del Mensaje Mais uma dúvida, a ventoinha tem um tempo para poder armar após ligar o ar, ou tem que ligar imediatamente ?


O primeiro estagio elas ligam de imediato. Apertou o botão do ar elas ligam.


No ar digital, quem faz o controle para armar a ventoinha é o comando do ar ou o relé do compressor ?


Eu não sei muito sobre o ar digital, mas com certeza quem arma a ventoinha é o relê do ar condicionado que vai enviar um sinal negativo para o relê do primeiro estagio das ventoinhas. Eu imagino que neste caso seja igual ao ar analógico relê cinza que está na caixa de relê na frente da bateria.
Imagem

julian debortoli
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Ago 2022, 17:26
Nome Completo: julian brtio debortoli
Cidade: Mongaguá
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 34

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por julian debortoli » 05 Dez 2022, 00:48

Alguém sabe como ligar o módulo do ar digital em bancada? Quais pinos 12v positivo e negativo preciso ligar?
Peguei um comando e queria testar para iniciar o projeto.

Hebrais
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Abr 2023, 12:20
Nome Completo: Raimy Lana de Almeida
Cidade: Mateus Leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 28

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por Hebrais » 26 Abr 2023, 12:37

-jube- escreveu:Fuente del Mensaje Tenho uns prints q fiz muito tempo atrás e ficou salvo no google fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Minhas dicas:
**Faz tempo que fiz a mudança, então alguns detalhes posso ter esquecido**
Meu vectra tb era ar normal e instalei o digital.
CEC = comando eletrônico de climatização
A instalação do ar digital do colega me inspirou também a colocar o meu, mas não fiz igual. Tenho conhecimentos sobre elétrica, então fui seguindo mais o esquema de diagrama elétrico do vectra do que as dicas dos prints, tanto é que não mexi nos conectores que ficam no pé do motora.
Como existem diversos modelos de Vecão, não tem como seguir o mesmo padrão para todos, então atenção ao diagrama elétrico que eu citei é o básico.

Recomendo adquirir o conjunto completo que seria a caixa de ar (tem que vir a caixa com os atuadores, o módulo de potência e o sensor solar - aquela bolinha preta que fica no em cima do painel); o comando do ar (CEC) e os botôes ECO e recirculação*. (obs: o botão de recirculação tem como abrir e mudar o esquema dele, para fazer virar tipo push bottom, que é o que precisamos; já o botão do ar, tb dá para fazer isso, mas o certo é comprar outro escrito ECO, senão fica feio aquele desenho de gelo no painel). Paguei 550,00 no conjunto em vectra batido e o dono tava desmanchando.

Na minha instalação, NÃO fiz a troca da caixa de ar, pois para tirar a caixa, precisa tirar até uma chapa grossa de ferro que segura toda coluna de direção e bolsa de airbag, sem falar que perde todo o gás do ar, liquido de arrefecimento e risco dos orings não vedarem mais, etc, blá blá. Preferi fazer a transferência dos atuadores, conectores, fios e sensores de uma caixa pra outra, é igualzinho e encaixa perfeitamente. As dificulades são da transferência de um defletor de ar que fica na parte de cima da caixa, já que para tirar precisa separar um pouco a caixa e fazer uns furos nela para passar o varão do motor. (quem for fazer assim, na hora que ver vai entender!). Depois fazer um furo redondo para o sensor de temperatura e outro para o módulo de potência.

Dá pra instalar o sensor solar na churrasqueira do painel do vectra, (a churrasqueira do vecão com ar digital de fábrica é dividido em 2 no meio, vecão com ar manual é 1 peça única). Faça um buraco com uma furadeira com cuidado. Caso sua churrasqueira quebre (e provavelmente vai, seja na desmontagem ou na montagem), cole com durepox por baixo. Não recomendo cola instantânea.

Quando for tirar o painel, tem uns benditos parafusos torks na lateral do painel. CUIDADO ALI, não com o painel, mas com os parafusos e principalmente com a chave torks!!! perdi 01 parafuso e um soquete torks, eles cairam dentro da estrutura do vectra doador e NÃO TEM COMO TIRAR! Meu prejuizo foi só o soquete, e o parafuso não fez falta, já que era do vectra doador. Depois comprei outro soquete e ficou o aprendizado, o qual passo a vcs.

A válvula de ar quente no sistema manual trabalha recebendo sinal de terra, já o CEC manda sinal positivo, então é necessário fazer a mudança na fiação da válvula. ATENÇÃO: a válvula tem polaridade nos terminais (acredito q tenha um diodo interno), então, na hora de puxar o aterramento para a válvula, dê uma olhada nela, pq nela mostra qual é o terminal + e qual é o - (terra). O fio positivo que tá lá deve ser isolado. (não lembro o que fiz com o positivo no meu, se isolei ou tirei tudo).

Tem um fio que tem de puxar de um relê que fica numa caixinha na frente da bateria. Salvo engano, o relê é cinza. Ele sai do terminal 85 do relê e vai para SM 25 conforme o diagrama elétrico (eu acredito que SM 25 signifique Sistema Motronic e 25 é o pino 25. Ou seja: pino 25 da central de injeção). Não lembro bem, mas acho que puxei o fio bem ali perto do hidrovácuo, o chicote passa lá. Testar com multimetro para achar o fio correto. Se Não quiser ficar procurando, puxa logo direto do relê e vai para o pino 3 do CEC (inclusive o nobre colega não ligou este fio).

Precisa tirar todo o painel. Então se tiver airbag, tenha cuidado com ele. mexa somente com a bateria desligada e na hora dos testes, recoloque o volante e refaça a ligação do airbag. Para tirar o volante, provavelmente vc precisará de um saca volante.

Nos botões do painel e sua fiação é necessário fazer algumas mudanças, daí a necessidade de saber utilizar multímetro. O nobre colega que tirou as fotos e o post, fez o básico, mas o ideal é deixar o mais próximo do original, inclusive colocando o botão ECO. Não posso dar detalhes de como fiz, pq não lembro, mas vou deixar o esquema postado.

Na caixa de fusíveis, existe um relê que serve para ativar o eletroventilador do painel na velocidade 1 quando vc aperta o botão do ar. Após instalar o ar digital esse relê fica inutilizado. Era pra eu ter tirado do meu, mas fiquei enrolando e acabei q não tirei. Não vai atrapalhar em nada na nova instalação, a única coisa que o relê vai fazer é atracar quando o CEC mandar sinal para ligar o compressor (atraca e ativa nada, pq vai tirar todo o comando manual e colocar o digital) . As vezes é até interessante, pois dá pra escutar o relê armando e desarmando de acordo com as vezes q se aperta o botão ECO (pra quem não sabe, o botão ECO serve para desligar o compressor do ar, quando não se deseja o seu acionamento, como por exemplo em dias muito frios.)

Pra quem tem vectra com MID, é mais fácil a instalação, pois as conexões já estão bem ali na mão do "estalador" hehe

Não sei se todos os vectras possuem sensor de temperatura externo (eu acredito que não), aquele que fica na frente do carro, entre o radiador e o parachoque, mas se o seu não tem e vc quer "deixar o carro mais perto do original" e considerando que o sensor original pode chegar a mais de 150 reais, vc pode colocar no lugar um NTC de 5K ohms em algum lugar do carro, de preferência, onde fica o original, ou seja: entre o parachoque e o radiador. Se não achar um NTC de 5k ohms, coloque dois de 10k em paralelo, vai funcionar muito bem, fica a dica tb para aqueles que estão com defeito no sensor e não querem gastar 150,00, basta colocar o NTC. (fiz no meu que tava com defeito!!!), ahh, o NTC deve ser ligado nos pinos 10 e 22 do CEC (do diagrama tem escrito P13, ñ sei pq, só sei que é assim...)

Não é obrigatório (ou seja: vai funcionar assim mesmo!) fazer TODAS as ligações elétricas, apenas as essenciais. Os fios de desembaçador, temperatura externa, velocidade, ALDL (diagnostico), não são "obrigatórias", o CEC vai ligar assim mesmo, mas recomendo ligá-las para funcionamento pleno do CEC.


Olha ai o esque que eu fiz:
Imagem

Não confie cegamente, os terminais de um vectra podem ser diferentes de outra versão de vectra! faça seus testes ai, confira a fiação, etc, Baixe o diagrama elétrico.

Infelizmente o gás do meu vectra vazou por uma mangueira e preciso mandar trocar. Na época (antes da pandemia covid) o "mexânico" me cobrou quinhentão só pra trocar a mangueira (cripar novo cano) e por carga. achei muito caro e não fiz. Ta assim até hj.

Para fazer a mudança, é necessário ter conhecimentos básicos, então se vc não sabe mecher em um multímetro, lâmpada de teste ou mesmo trocar a sua bateria, aconselho a não fazer. Se quer mesmo fazer a troca, encontre um bom eletricista.

Veja como ficou meu vectra sem o painel, na época me deu até um nervoso e a patroa me perturbando pq eu ficava até tarde mechendo (trabalho o dia todo).
Acho que fiquei uns 3 dias ou mais fazendo toda a instalação e mudanças necessárias, mas vale a pena!
Imagem

Bom, acredito que é isso.
com o as imagens do esquema do colega que estou re-postando e com o diagrama que eu disponibilizei, acredito que um complemente o outro.
ABS.


Boa tarde a todos, ressuscitando o topico, estou colocando tbm o ar digital no meu vectra, porem estou com uma duvida nessa ligação na parte da valvula solenoide. Pois a caixa de ar que peguei vem com um plug que vai pro modulo de potencia e de la pro conector amarelo. Como faço apropriadamente a ligação na saida do CEC ?

Avatar do usuário
Idalton
GL Member
GL Member
Mensagens: 86
Registrado em: 19 Mai 2015, 11:04
Nome Completo: Idalton de Souza Santos
Cidade: Jaboticabal
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 35

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por Idalton » 16 Mai 2023, 11:55

Minha solenoide está dando 6 volts apenas no conector. O que poderia ser?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
:52:

juliandebortoli
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Out 2023, 21:54
Nome Completo: julian debortoli
Cidade: Mongaguá
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

[Resolvido] Trocando ar analógico por digital - Vectra B

por juliandebortoli » 08 Out 2023, 22:11

-jube- escreveu:Fuente del Mensaje Tenho uns prints q fiz muito tempo atrás e ficou salvo no google fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Minhas dicas:
**Faz tempo que fiz a mudança, então alguns detalhes posso ter esquecido**
Meu vectra tb era ar normal e instalei o digital.
CEC = comando eletrônico de climatização
A instalação do ar digital do colega me inspirou também a colocar o meu, mas não fiz igual. Tenho conhecimentos sobre elétrica, então fui seguindo mais o esquema de diagrama elétrico do vectra do que as dicas dos prints, tanto é que não mexi nos conectores que ficam no pé do motora.
Como existem diversos modelos de Vecão, não tem como seguir o mesmo padrão para todos, então atenção ao diagrama elétrico que eu citei é o básico.

Recomendo adquirir o conjunto completo que seria a caixa de ar (tem que vir a caixa com os atuadores, o módulo de potência e o sensor solar - aquela bolinha preta que fica no em cima do painel); o comando do ar (CEC) e os botôes ECO e recirculação*. (obs: o botão de recirculação tem como abrir e mudar o esquema dele, para fazer virar tipo push bottom, que é o que precisamos; já o botão do ar, tb dá para fazer isso, mas o certo é comprar outro escrito ECO, senão fica feio aquele desenho de gelo no painel). Paguei 550,00 no conjunto em vectra batido e o dono tava desmanchando.

Na minha instalação, NÃO fiz a troca da caixa de ar, pois para tirar a caixa, precisa tirar até uma chapa grossa de ferro que segura toda coluna de direção e bolsa de airbag, sem falar que perde todo o gás do ar, liquido de arrefecimento e risco dos orings não vedarem mais, etc, blá blá. Preferi fazer a transferência dos atuadores, conectores, fios e sensores de uma caixa pra outra, é igualzinho e encaixa perfeitamente. As dificulades são da transferência de um defletor de ar que fica na parte de cima da caixa, já que para tirar precisa separar um pouco a caixa e fazer uns furos nela para passar o varão do motor. (quem for fazer assim, na hora que ver vai entender!). Depois fazer um furo redondo para o sensor de temperatura e outro para o módulo de potência.

Dá pra instalar o sensor solar na churrasqueira do painel do vectra, (a churrasqueira do vecão com ar digital de fábrica é dividido em 2 no meio, vecão com ar manual é 1 peça única). Faça um buraco com uma furadeira com cuidado. Caso sua churrasqueira quebre (e provavelmente vai, seja na desmontagem ou na montagem), cole com durepox por baixo. Não recomendo cola instantânea.

Quando for tirar o painel, tem uns benditos parafusos torks na lateral do painel. CUIDADO ALI, não com o painel, mas com os parafusos e principalmente com a chave torks!!! perdi 01 parafuso e um soquete torks, eles cairam dentro da estrutura do vectra doador e NÃO TEM COMO TIRAR! Meu prejuizo foi só o soquete, e o parafuso não fez falta, já que era do vectra doador. Depois comprei outro soquete e ficou o aprendizado, o qual passo a vcs.

A válvula de ar quente no sistema manual trabalha recebendo sinal de terra, já o CEC manda sinal positivo, então é necessário fazer a mudança na fiação da válvula. ATENÇÃO: a válvula tem polaridade nos terminais (acredito q tenha um diodo interno), então, na hora de puxar o aterramento para a válvula, dê uma olhada nela, pq nela mostra qual é o terminal + e qual é o - (terra). O fio positivo que tá lá deve ser isolado. (não lembro o que fiz com o positivo no meu, se isolei ou tirei tudo).

Tem um fio que tem de puxar de um relê que fica numa caixinha na frente da bateria. Salvo engano, o relê é cinza. Ele sai do terminal 85 do relê e vai para SM 25 conforme o diagrama elétrico (eu acredito que SM 25 signifique Sistema Motronic e 25 é o pino 25. Ou seja: pino 25 da central de injeção). Não lembro bem, mas acho que puxei o fio bem ali perto do hidrovácuo, o chicote passa lá. Testar com multimetro para achar o fio correto. Se Não quiser ficar procurando, puxa logo direto do relê e vai para o pino 3 do CEC (inclusive o nobre colega não ligou este fio).

Precisa tirar todo o painel. Então se tiver airbag, tenha cuidado com ele. mexa somente com a bateria desligada e na hora dos testes, recoloque o volante e refaça a ligação do airbag. Para tirar o volante, provavelmente vc precisará de um saca volante.

Nos botões do painel e sua fiação é necessário fazer algumas mudanças, daí a necessidade de saber utilizar multímetro. O nobre colega que tirou as fotos e o post, fez o básico, mas o ideal é deixar o mais próximo do original, inclusive colocando o botão ECO. Não posso dar detalhes de como fiz, pq não lembro, mas vou deixar o esquema postado.

Na caixa de fusíveis, existe um relê que serve para ativar o eletroventilador do painel na velocidade 1 quando vc aperta o botão do ar. Após instalar o ar digital esse relê fica inutilizado. Era pra eu ter tirado do meu, mas fiquei enrolando e acabei q não tirei. Não vai atrapalhar em nada na nova instalação, a única coisa que o relê vai fazer é atracar quando o CEC mandar sinal para ligar o compressor (atraca e ativa nada, pq vai tirar todo o comando manual e colocar o digital) . As vezes é até interessante, pois dá pra escutar o relê armando e desarmando de acordo com as vezes q se aperta o botão ECO (pra quem não sabe, o botão ECO serve para desligar o compressor do ar, quando não se deseja o seu acionamento, como por exemplo em dias muito frios.)

Pra quem tem vectra com MID, é mais fácil a instalação, pois as conexões já estão bem ali na mão do "estalador" hehe

Não sei se todos os vectras possuem sensor de temperatura externo (eu acredito que não), aquele que fica na frente do carro, entre o radiador e o parachoque, mas se o seu não tem e vc quer "deixar o carro mais perto do original" e considerando que o sensor original pode chegar a mais de 150 reais, vc pode colocar no lugar um NTC de 5K ohms em algum lugar do carro, de preferência, onde fica o original, ou seja: entre o parachoque e o radiador. Se não achar um NTC de 5k ohms, coloque dois de 10k em paralelo, vai funcionar muito bem, fica a dica tb para aqueles que estão com defeito no sensor e não querem gastar 150,00, basta colocar o NTC. (fiz no meu que tava com defeito!!!), ahh, o NTC deve ser ligado nos pinos 10 e 22 do CEC (do diagrama tem escrito P13, ñ sei pq, só sei que é assim...)

Não é obrigatório (ou seja: vai funcionar assim mesmo!) fazer TODAS as ligações elétricas, apenas as essenciais. Os fios de desembaçador, temperatura externa, velocidade, ALDL (diagnostico), não são "obrigatórias", o CEC vai ligar assim mesmo, mas recomendo ligá-las para funcionamento pleno do CEC.


Olha ai o esque que eu fiz:
Imagem

Não confie cegamente, os terminais de um vectra podem ser diferentes de outra versão de vectra! faça seus testes ai, confira a fiação, etc, Baixe o diagrama elétrico.

Infelizmente o gás do meu vectra vazou por uma mangueira e preciso mandar trocar. Na época (antes da pandemia covid) o "mexânico" me cobrou quinhentão só pra trocar a mangueira (cripar novo cano) e por carga. achei muito caro e não fiz. Ta assim até hj.

Para fazer a mudança, é necessário ter conhecimentos básicos, então se vc não sabe mecher em um multímetro, lâmpada de teste ou mesmo trocar a sua bateria, aconselho a não fazer. Se quer mesmo fazer a troca, encontre um bom eletricista.

Veja como ficou meu vectra sem o painel, na época me deu até um nervoso e a patroa me perturbando pq eu ficava até tarde mechendo (trabalho o dia todo).
Acho que fiquei uns 3 dias ou mais fazendo toda a instalação e mudanças necessárias, mas vale a pena!
Imagem

Bom, acredito que é isso.
com o as imagens do esquema do colega que estou re-postando e com o diagrama que eu disponibilizei, acredito que um complemente o outro.
ABS.


Olá Aldo, boa noite amigo, tudo bem?
Eu também pretendo realizar a troca pelo ar digital.
Eu andei estudando o seus esquema elétrico e entendi perfeitamente, só fiquei com uma duvida se for possível de você me ajudar.
No fio 5 do conector do Comando do Ar Digital, você cortou e interrompeu o fio preto e branco que era do botão de ligar o ar analógico e ligou no pino 5 do domando do ar digital?
Pois é esse fio preto e branco que recebe os 12v para dar o sinal de ligar o compressor. Anteriormente esse fio recebia os 12v quando ligava o botão analógico para dar o sinal para o compressor ligar, e agora no sistema do ar digital quem manda esse sinal é o comando digital pelo pino do conector 5.
Seria isso mesmo?

250 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google Adsense [Bot] e 310 visitantes

Bem-vindo: 27 Abr 2024, 22:52