O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTroca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

54 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por Almeidão » 21 Mai 2014, 11:39

já que estão destapados, checa ai os tampões do motor deste lado se não estão furados.
Imagem

Avatar do usuário
EricMS
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Fev 2014, 09:39
Nome Completo: Eric Michel Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por EricMS » 23 Mai 2014, 18:21

Srs... amanhã vem a montagem, ontem estava sem tempo e hoje sem grana... hehe
Comprei algumas peças e amanhã comprarei as restantes a Junta da Valvula de Aceleração (que não achei hoje), o engate rápido para a mangueira e as braçasdeiras elásticas que não achei em quatro auto peças, inclusive em uma grande aqui em Sorocaba.

Mas gostaria de tirar uma dúvida, como disse aproveitei o trabalho para trocar a junta da tampa de válvulas, mas acontece o seguinte... a junta não entra perfeitamente no vão a ela destinado. De um lado ela entra inteira, de outro fica um espacinho pra fora de cerca de 2mm... decidi medir a profundidade do vão, e de uma lado é realmente cerca de 1,5mm mais fundo do que do outro.

Será que essa tampa já era? Empenou??
Restaurando...

Avatar do usuário
EricMS
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Fev 2014, 09:39
Nome Completo: Eric Michel Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por EricMS » 24 Mai 2014, 22:32

AJUDAAAAAAAAA!!!

Vamos lá, montei tudo de volta em seu devido lugar.
O cabo massa negativo que vem da bateria estava solto (e sinceramente não me lembro de o ter soltado), então prendi ele ao bloco do motor bem em baixo da bobina, conforme vi em um tópico aqui do clube.
Agora quando eu tento dar a partida nele, ele tenta por uns instantes, ou seja motor de arranque funciona e tudo mais e depois ele para e o alarme dispara???? o que pode ser???

Será o alarme??? o meu é um Sistec... só não lembro o modelo!!

Ah, só por curiosidade desconectei o cabo que alimenta o sistema de injeção e aí ele tenta tenta e não pega... normal, o que fortalece ainda mais a minha dúvida sobre o alarme. :2:
Restaurando...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por Almeidão » 26 Mai 2014, 08:13

Sobre a tampa, pela idade do carro é bem possivel que já esteja empenada, mas não é assim olhando a junta que voce pode julgar, esta junta pode ficar um pouquinho pra fora mesmo em uma tampa nova.

Sobre o carro não funcionar, pode ser os cabos trocados ou um terra faltando, até mesmo este terra dos bicos. Não se esqueça que para ter um terra no bloco, precisa ainda ter um terra da carroceria até a caixa. Isto porque o motor fica meio isolado pelas borrachas dos calços.

Pode sim ser problema do alarme, mas ai não poderei lhe ajudar sem conhecer o sitema instalado.
Imagem

Avatar do usuário
EricMS
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Fev 2014, 09:39
Nome Completo: Eric Michel Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por EricMS » 02 Jun 2014, 09:57

Na verdade era os cabos de vela que estavam ligados em posição inversa, e quando lembrei desta hipotese, a bateria já tinha arriado. Carga feita, carro pegou lindamente, notei até que após a limpeza que fiz nas peças dele ele está mais rápido na resposta.
Depois coloco as fotos do pós serviço pra galera.

Agora o outro problema...
O sensor de temperatura, pelo menos no painel não está acusando nada.
A ventoinha é ligada, e aparentemente com o funcionamento normal, mas no painel ele nem se mexe.

Aceito sugestões de por onde começar a investigar o problema!
Restaurando...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por Almeidão » 02 Jun 2014, 11:04

dá uma olhada na saida da agua do motor para o radiador, o sensor fica ali do lado da termostátic, é polssivel que voce tenha esquecido de conectar ele.
Imagem

Avatar do usuário
EricMS
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Fev 2014, 09:39
Nome Completo: Eric Michel Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por EricMS » 03 Jun 2014, 04:31

Na mosca!! O fio estava solto, e acho que o mesmo já tinha se soltado antes de eu desmontar a TBI, por isso já não marcava anteriormente de forma correta, devia estar soltando. Afinal, diga-se de passagem, "conexãozinha" mais sem vergonha aquela hein?
O importante é que o Vecão tá pronto pra estrada, daqui a pouco, um teste de 250km!

Valeu a ajuda!!
Obrigado!

Abs!
Restaurando...

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por JoãodoValle » 03 Jun 2014, 17:02

Tbm acho aquele terminal meio meketrefe, acho que um aperto nas abinhas dele dar mais firmeza.

O meu troquei o terminal por um novo com capa plástica ficou 10

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por JoãodoValle » 03 Jun 2014, 17:03

Tbm acho aquele terminal meio meketrefe, acho que um aperto nas abinhas dele dar mais firmeza.

O meu troquei o terminal por um novo com capa plástica ficou 10

Avatar do usuário
EricMS
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Fev 2014, 09:39
Nome Completo: Eric Michel Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento

por EricMS » 04 Jun 2014, 17:41

Eu fui numa Auto Elétrica hoje e achei um "plugue" que fica bem melhor. Mais fixo e com um aspecto mais bonito.
Restaurando...

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por marcusbatera1 » 05 Jun 2016, 09:09

EricMS escreveu:Fuente del Mensaje Bom, pra começar em duas horas deu pra dar uma adiantada pra amanhã...

Mas achei um problema.
Consegui desmontar boa parte de cima, mas a chave que eu tenho não alcança os dois parafusos da parte de baixo do coletor. Vou providenciar amanhã e terminar a desmontagem para ver o que poderei fazer com o tal tubo plastico.
Agora, alguem sabe me dizer por que esse bendito parafuso não saiu??? :62:
Tentei rosquear novamente, mas o bicho não sai... :13:

Imagem

Aproveitando, achei que um dos bicos esta bem mais queimado do que os outros que estão em igual estado... será que ele já era... compensa uma limpeza de bico?

bicos bons:
Imagem

bico queimado:
Imagem

E aí?

Borboleta:
Imagem




Mano bom dia quais as ferramentas vc usou para desmontar o coletor de admissão, precisou fazer alguma magica ou ele sai de boa, a TBI eu ja to acostumado a desmontar agora o coletor de admissão nem faço ideia, na vdd quero saberr do 16v Almeidão ou quem saiba se tiver ai me da um help!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 06 Jun 2016, 08:40

Não tem segredo amigo, é soltar os parafusos e tirar fora, mas para fazer isto e eu acredito que você deva ter se precavido, o motor tem que está 100% frio, mexer no outro dia sem antes ter ligado o carro e estes parafusos não podem ser solto de qualquer forma. Devem ser solto em X do meio para os lados e assim ele devem ser colocado. A junta que entra ali, a melhor é original e pode passar graxa nela, somente graxa. Muitas Vezes é viável tirar esta peça e levar em uma retífica a plainar la, afinal é uma peça que empena fácil e pode dar entrada de ar.

Ali não são parafusos, são prisioneiros ou estojos, então nem todos saem já de propósito para não cair a peça. Por isto que alguns benditos não saem.

Ao remontar aqueles que saíram, você deve soltar a porca que estão neles, colocar 2 porcas uma atrás da outra com um certo aperto usando duas chaves sendo uma de boca, colocar o parafuso com cuidado para não quebrar, tirar as porcas e depois colocar a peça.

De forma nenhuma se usa ali um trava rosca. É puro mesmo

Sds
Imagem

Nero Becker
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Jul 2014, 15:36
Nome Completo: berqui tadeu nery
Cidade: bh
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por Nero Becker » 20 Nov 2016, 20:04

Bom dia amigo estou pensando em trocar o tubo de plastico do meu tambem mas gostaria de saber como retirou os parafusos de baixo do coletor desde ja ti agradeco.EricMS"]Fuente del Mensaje Valeu as dicas Almeidão, estou aproveitando todas!! Obrigado!!

Pois bem... consegui desmontar tudo!!

E finalmente a tal da mangueira... olha a comparação com a original e a gambiarra:
Imagem

Aqui já tirei as mangueiras do tubo antigo e testei no novo, preciso do tampão agora para a terceira saída:
Imagem

Deu trabalho soltar o engate rápido, ali na parede corta fogo, acho que é a água do ar quente... estava ressecada e quebrou inteira, fora o sufoco pra sair!! Mas saiu!! Será que fica bom; funcional, trocar por braçadeiras elásticas Almeidão?

Amanhã vou comprar as juntas do coletor, corpo da borboleta e aproveitar comprar de novo a da tampa de válvulas, pois a que eu tinha comprado minha cadela comeu :61: , e vou aproveitar e comprar todas as braçadeiras pra trocar.
Vou fazer também a limpeza da borboleta e do coletor, o que é melhor, gasolina, CAR80? Sugestão?

Vou aproveitar e mandar os bicos para uma limpeza, alguém sabe quanto em média custa a limpeza (lembrando que vou levar apenas os bicos para esse serviço)? Faz tempo que eu não faço esse tipo de serviço...

O sistema deve estar uma sujeira só, já vi aqui um post sobre como limpar o sistema de arrefecimento para trocar o liquído, vou fazer. Alguma recomendação especial?

Fotos do trampo de hoje:
Coletor 1/2
Imagem

Coletor 2/2
Imagem

Saídas do sistema de arrefecimento... pura sujeira:
Imagem

Câmaras (um pouco carbonizadas, não acham?):
Imagem

Aqui da pra ver o vazamento na tampa:
Imagem[/quote]

Avatar do usuário
EricMS
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Fev 2014, 09:39
Nome Completo: Eric Michel Santos
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por EricMS » 22 Nov 2016, 19:00

Amigo, já nem lembro, mas acho que foi com chave de catraca. Não tenho muitas ferramentas não, deu trabalho mas é possével fazer sem ferramentas especiais. Vai na fé que vc consegue.

...minha nova dor de cabeça, chama-se "bomba de combustível" que acho que foi pro beleléu esse fds...

Abs e boa sorte!
Restaurando...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 22 Nov 2016, 20:50

Sim, braçadeiras elásticas sempre. Sobre a sujeira, é a falta do aditivo amigo ou aditivo errado, este mesmo aditivo que muitos não sei porque teimam em não usar. Bem, se for usar estes de alto peças que custa 5 ou 10 reais é melhor não usar.
Tirar a TBI ou coletor, foi ótimo, o serviço fica perfeito, mas não se esqueça de colocar as abraçadeiras de uma forma que você consiga mover las sem tirar o coletor, isto porque você tem como tirar isto tudo sem desmontar esta parte, mas se você montar elas e depois ao montar o coletor elas ficarem para cima, jamais tirarás sem tirar o coletor. Ótimo trabalho e na hora de montar , coloque graxa na junta, assim evita em um futuro ao desmontar outra vez ficar estes pedaços agarrados que deve ser removido com estilete, inclusive na ponta da TBI e atuador da marcha lenta. Lixar também os canos de cima que é de alumínio, ali deve sair este zinabre, embaixo por ser ferro não oxidou por fora.
Imagem

Paulo Spadoni
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Out 2015, 01:22
Nome Completo: José Paulo S. Spadoni
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por Paulo Spadoni » 17 Dez 2016, 05:13

Boa noite!
Estava pesquisando se seria difícil trocar este cano do meu 97 GLS que estourou ontem.
Percebi lendo este post que vai ser uma baita encrenca.
No meu caso, este sistema de cano com as mangueiras é interiço, não tendo braçadeiras de fixação entre as partes.
Olhando, notei que o melhor seria fazer a troca por baixo.
Vou ver se acho o sistema completo para trocar.
Se não encontrar, vou tentar encontrar uma mangueira com parede grossa que eu possa fixar com braçadeiras para colocar na parte rompida.

Deixo aqui meus parabéns pelo excelente conteúdo elucidativo sobre o assunto.

Abraço.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca do tubo plastico sistema de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 17 Dez 2016, 22:59

É amigo, se você achar ela interiça, vai ser preciso muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito amor pelo seu carro para comprar uma, e com toda minha paixão pelo meu, eu comprei uma a uma antes de estragar e depois troquei tudo, somente a entrada e saída do ar quente que eu comprei original e mesmo assim tive que fazer uma emenda bem fácil na mangueira que sai do ar quente que olhando da frente do carro é a que fica do lado direito. Tive um pouco de sorte na época porque um amigo dono de uma auto peças foi encomendando pra mim e assim veio todas. Hoje se consegue até no ML.

Bem, perguntar pra mim se é difícil é perca de tempo porque me divirto mexendo nele.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
fbno85
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 14 Fev 2015, 11:13
Nome Completo: Fabiano Rodrigues
Cidade: Campo Largo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

ajuda troca de abraçadeiras

por fbno85 » 25 Jan 2017, 14:41

Galera meu vectra a 2 anos some agua coisa muito pouca 1000km uns 100ml.
porem recentemente parece q começou sumir mais água achei essas mangueiras com sinal vazamento, duvida alguém já mexeu nelas por cima mesmo consegue desmonta ou sera necessário tirar alternador algo assim, pensei que era uma apenas porem vi q tem duas uma embaixo da outra.
outro problema medo tirar a mangueira e esta podre essa carcaça onde elas estão.
conforme fotos.

Imagem
Imagem

PINHEIROS LTDA
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 15 Out 2015, 10:39
Nome Completo: Charles Coelho Pinheiro
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

ajuda troca de abraçadeiras

por PINHEIROS LTDA » 25 Jan 2017, 16:34

Quando fiz esse mesmo trampo no meu Vectra, a de cima reparei por cima e a outra tive de entrar por baixo do carro.

Mas assim se essa carcaça estiver enferrujada como diz "ter medo" esse é o momento de voce fazer o reparo e ficar tranquilo com relação essa parte do Arrefecimento. Pois mesmo que não esteja em condição de zerar o sistema agora terá a certeza que ali não terá de mexer tão cedo.

Espero ter ajudado, boa sorte.
ABENÇOADOS TODOS AQUELES QUE ACREDITAM MESMO SEM VER!!!

Avatar do usuário
fbno85
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 14 Fev 2015, 11:13
Nome Completo: Fabiano Rodrigues
Cidade: Campo Largo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

ajuda troca de abraçadeiras

por fbno85 » 25 Jan 2017, 16:37

Tirando a de cima não tem acesso na outra ou e ruim só por baixo?
Quando fez no teu desmontou algo ou foi assim mesmo???

54 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 184 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 03:37