O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema No Câmbio Automático - Vectra B

364 mensagens
Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 09 Mai 2013, 15:47

rgapski escreveu:Romulo,

Ótima ideia experimentar a troca do óleo.
Estou na torcida para que fique tudo bem sem ter que abrir a caixa!
Vai mantendo a galera informada!

abs!


Valeu, Raphael. Acho que esta ideia é mais sensata e, obviamente, a mais barata. Talvez eu jogue fora uns R$ 200,00, mas acho que é a melhor alternativa neste momento. Se der certo esta pequena troca com o meu mecânico, vou a BH na semana que vem e faço a troca completa. Se não der certo, terei que gastar muito mais. Seja o que Deus quiser. Darei notícias. Muito obrigado a todos que me ajudaram tanto com suas dicas, seus esclarecimentos e suas opiniões. Tem sido um grande amparo neste momento de desânimo e preocupação...

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problema na transmissão automática

por Arquiteto » 09 Mai 2013, 19:57

fiz algumas pesquisas sobre o assunto ...

conclusoes ...

se não acusa erro em scanner não adianta trocar solenoides ...

aconselho a fazer o testo do map e da sonda lambada desconectando um de cada vez ..

coloquei um topico com algumas dicas ...que achei em outro site ...

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... f=39&t=658


http://www.juniorautomaticos.com.br/for ... 99&t=22847

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 09 Mai 2013, 19:59

Caros amigos;

Vou atualizar minha situação. O mecânico fez hoje, no princípio da noite, a troca do óleo, em duas etapas. Foram colocados 10 litros de óleo Dexron II, conforme aqui sugerido. O carro ficou do mesmo jeito. Mas eu consegui matar a saudade e andei nele. Estou muito intrigado. O carro não apresenta problema com a alavanca do câmbio nas posições P, N, D, 1, 2 e 3. O giro do motor está normal nestas posições, pelo menos aparentemente. Não há oscilação, o carro não apaga e o motor está desenvolvendo bem. Consegui atingir 100 km/h em uma avenida asfaltada sem qualquer problema, e rapidamente. Entretanto, a ré continua do mesmo jeito: quando engatada, o carro parece sofrer espasmos e, se insistir na marcha, o motor apaga. O mecânico também testou uma possível patinação da embreagem. Deixou a alavanca em D, pisou no freio e acelerou; o giro do motor não chegou a 1000 rpm. Segundo ele, não há patinação alguma. Quando àquela história de marcha de emergência, ela foi dita por um mecânico que trabalha com transmissão automática aqui em Divinópolis. Nenhuma mensagem aparece em qualquer momento. Eu sou capaz de apostar que o problema é somente no engate da ré. Aquele tal de seletor de marchas pode ser removido e checado sem ter que abrir a caixa de câmbio? Relendo todas as mensagens que foram aqui postadas, vi que várias vezes falaram desta peça. Seria possível um defeito nela que impedisse somente a ré de ser engatada? Esta peça teria conserto ou poderia ser trocada, se necessário, sem mexer na caixa? Obrigado a todos novamente.

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 09 Mai 2013, 20:05

Arquiteto escreveu:fiz algumas pesquisas sobre o assunto ...

conclusoes ...

se não acusa erro em scanner não adianta trocar solenoides ...

aconselho a fazer o testo do map e da sonda lambada desconectando um de cada vez ..

coloquei um topico com algumas dicas ...que achei em outro site ...

viewtopic.php?f=39&t=658


http://www.juniorautomaticos.com.br/for ... 99&t=22847


Obrigado novamente. Amanhã digo estas coisas para o mecânico.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problema na transmissão automática

por Arquiteto » 09 Mai 2013, 20:38

Romuloverdolin escreveu:Caros amigos;

Vou atualizar minha situação. Eu sou capaz de apostar que o problema é somente no engate da ré. Aquele tal de seletor de marchas pode ser removido e checado sem ter que abrir a caixa de câmbio? Relendo todas as mensagens que foram aqui postadas, vi que várias vezes falaram desta peça. Seria possível um defeito nela que impedisse somente a ré de ser engatada? Esta peça teria conserto ou poderia ser trocada, se necessário, sem mexer na caixa? Obrigado a todos novamente.



viewtopic.php?f=49&t=517

Rodrigo-Vectra
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 293
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:56
Nome Completo: Rodrigo de Barros de Oliveira e Silva
Cidade: Angra dos reis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Problema na transmissão automática

por Rodrigo-Vectra » 09 Mai 2013, 21:38

outra... oque falaram esta certo! algo pode acusar e outra 10 LITROS??? TIRA ISSO FORA , o cambio só admite 7l!!!!
troca 3 a 4 litros, troca 3 a 4 litros , depois troca 3 a 4 litros!! e essa do engasgo , verifica a seletora e faça a limpeza.... SE NAO FOR A SELETORA , PODE SER A SOLENOIDE DA RÉ !!!!! e te digo pode ser outra coisa relativa a mecanica da caixa e nao a eletronica!!!! ai meu caro, vai ter que sentar e chorar!!!

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 10 Mai 2013, 06:54

Arquiteto escreveu:
Romuloverdolin escreveu:Caros amigos;

Vou atualizar minha situação. Eu sou capaz de apostar que o problema é somente no engate da ré. Aquele tal de seletor de marchas pode ser removido e checado sem ter que abrir a caixa de câmbio? Relendo todas as mensagens que foram aqui postadas, vi que várias vezes falaram desta peça. Seria possível um defeito nela que impedisse somente a ré de ser engatada? Esta peça teria conserto ou poderia ser trocada, se necessário, sem mexer na caixa? Obrigado a todos novamente.



viewtopic.php?f=49&t=517


Agradeço muito pela dica, Arquiteto. Vou imprimir este tópico e mostrar ao meu mecânico. Queira Deus que isto resolva meu problema. Trarei notícias assim que tiver. Abraços.

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 10 Mai 2013, 06:56

Rodrigo-Vectra escreveu:outra... oque falaram esta certo! algo pode acusar e outra 10 LITROS??? TIRA ISSO FORA , o cambio só admite 7l!!!!
troca 3 a 4 litros, troca 3 a 4 litros , depois troca 3 a 4 litros!! e essa do engasgo , verifica a seletora e faça a limpeza.... SE NAO FOR A SELETORA , PODE SER A SOLENOIDE DA RÉ !!!!! e te digo pode ser outra coisa relativa a mecanica da caixa e nao a eletronica!!!! ai meu caro, vai ter que sentar e chorar!!!


Agradeço pelas dicas. O mecânico irá checar estes componentes. Espero que não aconteça a etapa de "sentar e chorar"... Abraços.

Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Re: Problema na transmissão automática

por Paty1521 » 10 Mai 2013, 14:55

Romulo, tem um membro de SP o Valcir que tambem teve problema apenas com a re do cambio,... nao sei te dizer ao certo o que foi.. tenta mandar mp pra ele;.. Valcir Souza.... so sei que deu trabalho e teve que abrir pois o carro nao dava re!

Da uma olhada la!
Imagem

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 10 Mai 2013, 15:19

Paty1521 escreveu:Romulo, tem um membro de SP o Valcir que tambem teve problema apenas com a re do cambio,... nao sei te dizer ao certo o que foi.. tenta mandar mp pra ele;.. Valcir Souza.... so sei que deu trabalho e teve que abrir pois o carro nao dava re!

Da uma olhada la!


Agradeço pela dica. Acabo de enviar uma mensagem para ele. Entretanto, os problemas não são iguais: meu carro engata a ré, só que ela oscila e o motor apaga se eu insistir. Vamos ver o que ele fala. Obrigado. Abraços.

blue label
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:34
Nome Completo: Willian Miranda
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Problema na transmissão automática

por blue label » 10 Mai 2013, 21:03

eu fui mecher no seletor do meu, e agora o carro não liga, o seletor esta ok,
será que tirei da posição?

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problema na transmissão automática

por Arquiteto » 10 Mai 2013, 21:13

com certeza, algo deve ter ficado fora do lugar ...

que zica ...

Rodrigo-Vectra
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 293
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:56
Nome Completo: Rodrigo de Barros de Oliveira e Silva
Cidade: Angra dos reis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Problema na transmissão automática

por Rodrigo-Vectra » 10 Mai 2013, 21:14

blue label escreveu:eu fui mecher no seletor do meu, e agora o carro não liga, o seletor esta ok,
será que tirei da posição?



na certa. no painel esta marcando ok?

blue label
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:34
Nome Completo: Willian Miranda
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Problema na transmissão automática

por blue label » 10 Mai 2013, 22:14

no painel marca

blue label
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:34
Nome Completo: Willian Miranda
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Problema na transmissão automática

por blue label » 11 Mai 2013, 21:28

Bem resolvido,
Retirei o seletor de marcha e com a ajuda de amigo limpamos, lixamos e engraxamos. Depois aprendi as posiçoes no cambio,no seletor e na alanca. Dai fica facil fazer qq sincronismo

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 16 Mai 2013, 08:48

Olá, amigos. Estou de volta com o meu problema. Somente hoje o mecânico me deu uma posição, que me deixou ainda mais revoltado com esta situação. Conforme relatei anteriormente, meu carro engasgava quando estava de ré e apagava. O mecânico tirou a caixa seletora, efetuou uma limpeza nela e trocou o óleo da caixa de câmbio, o que resolveu o problema. Entretanto, o carro agora apaga em qualquer posição da alavanca de marchas, mas pelo menos não fica sofrendo espasmos quando está na marcha-ré. Embora eu não saiba absolutamente nada de mecânica, discuti com ele que o problema não pode ser mecânico na caixa (ele continua insistindo que precisa abrir a caixa e ganhar mais de R$ 2.000,00 só de mão-de-obra), porque o carro apagava somente na ré e agora apaga em todas as posições, defeito que se apresentou somente depois que ele mexeu e com o carro absolutamente parado! Ele disse que trocou um solenóide (existem 4 mesmo?) e que efetuou a limpeza, mais nada. Eu disse que ele não conectou alguma coisa e ele assegurou (?) que não há problema elétrico. Como é que pode isso? Antes o carro só apagava na posição R e agora apaga em P, R, N, D, 1, 2 e 3. Qual foi a besteira que ele fez? O sujeito agora quer abrir a caixa de consertar o conversor, segundo ele. Caraca, estou com vontade de socar a cabeça deste f*[censurado] com o carro inteiro!!! Por favor, se alguém puder me dar uma dica, salvará meu dia. Obrigado a todos.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problema na transmissão automática

por rgapski » 16 Mai 2013, 09:02

Romuloverdolin escreveu:Olá, amigos. Estou de volta com o meu problema. Somente hoje o mecânico me deu uma posição, que me deixou ainda mais revoltado com esta situação. Conforme relatei anteriormente, meu carro engasgava quando estava de ré e apagava. O mecânico tirou a caixa seletora, efetuou uma limpeza nela e trocou o óleo da caixa de câmbio, o que resolveu o problema. Entretanto, o carro agora apaga em qualquer posição da alavanca de marchas, mas pelo menos não fica sofrendo espasmos quando está na marcha-ré. Embora eu não saiba absolutamente nada de mecânica, discuti com ele que o problema não pode ser mecânico na caixa (ele continua insistindo que precisa abrir a caixa e ganhar mais de R$ 2.000,00 só de mão-de-obra), porque o carro apagava somente na ré e agora apaga em todas as posições, defeito que se apresentou somente depois que ele mexeu e com o carro absolutamente parado! Ele disse que trocou um solenóide (existem 4 mesmo?) e que efetuou a limpeza, mais nada. Eu disse que ele não conectou alguma coisa e ele assegurou (?) que não há problema elétrico. Como é que pode isso? Antes o carro só apagava na posição R e agora apaga em P, R, N, D, 1, 2 e 3. Qual foi a besteira que ele fez? O sujeito agora quer abrir a caixa de consertar o conversor, segundo ele. Caraca, estou com vontade de socar a cabeça deste f*[censurado] com o carro inteiro!!! Por favor, se alguém puder me dar uma dica, salvará meu dia. Obrigado a todos.


Romulo,

Como que ele morre, em que situações isso acontece?

Tem alguma concessionária Chevrolet na sua cidade??
Se tiver, leva lá e pede para passarem o tech.

Seu mecânico esta "chutando" os problemas e tentando resolver através de tentativa e erro. Foge desse cara!
Por ser um problema delicado, acho que a concessionaria é mais indicada.

Abs.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 16 Mai 2013, 09:16

rgapski escreveu:
Romuloverdolin escreveu:Olá, amigos. Estou de volta com o meu problema. Somente hoje o mecânico me deu uma posição, que me deixou ainda mais revoltado com esta situação. Conforme relatei anteriormente, meu carro engasgava quando estava de ré e apagava. O mecânico tirou a caixa seletora, efetuou uma limpeza nela e trocou o óleo da caixa de câmbio, o que resolveu o problema. Entretanto, o carro agora apaga em qualquer posição da alavanca de marchas, mas pelo menos não fica sofrendo espasmos quando está na marcha-ré. Embora eu não saiba absolutamente nada de mecânica, discuti com ele que o problema não pode ser mecânico na caixa (ele continua insistindo que precisa abrir a caixa e ganhar mais de R$ 2.000,00 só de mão-de-obra), porque o carro apagava somente na ré e agora apaga em todas as posições, defeito que se apresentou somente depois que ele mexeu e com o carro absolutamente parado! Ele disse que trocou um solenóide (existem 4 mesmo?) e que efetuou a limpeza, mais nada. Eu disse que ele não conectou alguma coisa e ele assegurou (?) que não há problema elétrico. Como é que pode isso? Antes o carro só apagava na posição R e agora apaga em P, R, N, D, 1, 2 e 3. Qual foi a besteira que ele fez? O sujeito agora quer abrir a caixa de consertar o conversor, segundo ele. Caraca, estou com vontade de socar a cabeça deste f*[censurado] com o carro inteiro!!! Por favor, se alguém puder me dar uma dica, salvará meu dia. Obrigado a todos.


Romulo,

Como que ele morre, em que situações isso acontece?

Tem alguma concessionária Chevrolet na sua cidade??
Se tiver, leva lá e pede para passarem o tech.

Seu mecânico esta "chutando" os problemas e tentando resolver através de tentativa e erro. Foge desse cara!
Por ser um problema delicado, acho que a concessionaria é mais indicada.

Abs.


Olá, Raphael. Obrigado pela resposta. Na verdade eu ainda não andei no carro, somente ele o fez. Segundo seu relato, é necessário manter o pé no acelerador para que o motor não apague. Salvo engano, entendi que está acontecendo algo como que uma marcha lenta desregulada, que não é suficiente para manter o motor ligado e que exige um complemento de aceleração através do pedal. E o pior é que isso só aconteceu depois que o sujeito mexeu na seletora de marchas. O carro sofria "espasmos" quando estava de ré e apagava, mas em todas as outras posições da alavanca tudo funcionava bem. Depois que ele limpou a seletora de marchas (segundo ele) este novo problema se apresentou, embora o anterior tenha sido resolvido. O que não consigo entender é ele querer mexer agora no tal de conversor. Se não tinha problema antes, por que tem agora? Ele não mexeu nisso, o carro está parado há quase 2 semanas e a peça apresentou defeito agora, segundo ele. Estou pirando com esta situação. Obrigado.

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 16 Mai 2013, 09:19

Eu me esqueci de dizer, Raphael, que aqui tem concessionária da Chevrolet: chama-se Chevel e é a mais cara de todas que eu já tive notícia em minha vida inteira!!! Suas peças e sua mão-de-obra parecem vir de outro mundo de tão caro!!! Só recorremos a ela em último caso, o que está parecendo que vai acontecer comigo infelizmente...

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problema na transmissão automática

por Arquiteto » 16 Mai 2013, 13:11

acabei de ligar pra um ex tecnico da chevel ... flavio da MF acessorios ...

segura um pouco ai , que ele esta procurando o tel de outro ex tecnico dai de divinopolis

que entende de cambio ok

364 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: jonasrex74 e 215 visitantes

Bem-vindo: 23 Abr 2024, 14:59