O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema No Câmbio Automático - Vectra B

364 mensagens
Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 09 Mai 2013, 07:18

rgapski escreveu:
Romuloverdolin escreveu:
rgapski escreveu:Romulo,

Se você nunca trocou o óleo, essa é a hora! Troque com urgência!

Veja que o cambio automatico, no lugar da embreagem, tem o conversor de torque, que funciona igual uma roda d'agua.
Essa "roda d'agua" precisa de um óleo com determinada viscosidade para trabalhar corretamente.
Cada vez que você acelera o carro, uma bomba joga óleo com pressão nessa roda d'agua.
O óleo, com o passar do tempo, vai "afinando", ficando cada vez mais líquido, o que demanda mais bombeamento para fazer o mesmo trabalho.

Mas o problema não para por ai. O óleo do cambio é o sangue do sistema.
Ele tem diversas funções, dentre tantas, a de acionar as valvulas de mudança de marcha.

Troque o óleo com urgência.
Certamente o seu problema acabará ai.
Fica tranquilo que o cambio do vectra é um dos mais resistentes do mercado.
É feito pela mesma fabrica (aisin, se não me engano) que monta os câmbios da toyota.

Faça isso e depois volte aqui para contar que resolveu o problema somente com troca do óleo. :6:

Abs


Caro Raphael;

Agradeço por sua resposta. Estive consultando minhas anotações e vi que efetuei a troca do óleo em outubro do ano passado. Entretanto, conversando com o meu mecânico, ele disse que a troca de óleo feita naquela época não é a correta, uma vez que o profissional que a efetuou disse que trocaria somente uma parte (3 litros, se não me engano), pois o restante só sairia se abrisse a caixa. Ele tirou uma parte do óleo e substituiu por nova. Resumindo: eu andei cerca de 80.000 km neste carro e somente 30% do óleo foi trocado. Isso é mau, não é verdade?


Romulo,

Trocar só a metade, ao meu ver, é igual tomar banho e não trocar a cueca... :11:
Esse sistema que troca o óleo todo é feito com o carro ligado e o óleo circulando, não precisa abrir a caixa.
Assim não tem como ficar óleo velho lá dentro.

Voce verificou se não tem folga na haste do seletor, pois esta é uma ocorrência comum de acontecer, e não só no vectra...

Abs


Caro Raphael;

Quando eu fiz a troca que mencionei (salvo engano, 3 litros), o cara da loja (especializada em óleos lubrificantes) me disse que era o máximo que se consegue trocar sem abrir a caixa. Segundo ele, o procedimento padrão é esse: a cada 50.000 km, troca-se o que está em um reservatório que se tem acesso fácil, deixando o restante no outro reservatório que só se teria acesso quando da abertura da caixa. Como o cara trabalha em um loja especializada no assunto e como eu sou absolutamente leigo em mecânica, confiei no que ele disse. Agora que o carro apresentou defeito, raciocinei com mais cuidado e vi que realmente isso não faz sentido. O problema será arrumar um equipamento no estilo "diálise", conforme sugerido. Aparentemente não existe um deste aqui na minha cidade (Divinópolis/MG). Talvez isso tenha que ser feito em Belo Horizonte. Talvez o carro tenha que ser guinchado até lá... Putz... Obrigado pela dica. Vou pedir ao mecânico para olhar isso também.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problema na transmissão automática

por Arquiteto » 09 Mai 2013, 07:51

romulo ate nas concessionarias se faz a troca parcial, mas o procedimento e repetido duas a tres vezes

ate que o oleo esteja realmente limpo ...

acredito que nenhuma CSS de bh tem a maquina e ate os tecnicos da GM (chevel)ja me disseram que

usam este procedimento ...

este assunto ja foi muito debatido e o fato de não se fazer a troca com a maquina não vai causar danos

ao cambio ... o problema e o intervalo entre as trocas ...

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Problema na transmissão automática

por Luiz Antunes » 09 Mai 2013, 08:19

Arquiteto escreveu:romulo ate nas concessionarias se faz a troca parcial, mas o procedimento e repetido duas a tres vezes

ate que o oleo esteja realmente limpo ...

acredito que nenhuma CSS de bh tem a maquina e ate os tecnicos da GM (chevel)ja me disseram que

usam este procedimento ...

este assunto ja foi muito debatido e o fato de não se fazer a troca com a maquina não vai causar danos

ao cambio ... o problema e o intervalo entre as trocas ...



x2 :88:

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problema na transmissão automática

por rgapski » 09 Mai 2013, 08:50

Romulo e Arquiteto,

De fato, trocar só parcialmente o óleo não é um problema, tanto que tal situação é prevista pelo fabricante.
Mas tal procedimento só é válido se o óleo for trocado no período indicado, lembrando que um carro que pega muito transito deve ter esse período encurtado.
Já que não tem a maquina ai na sua cidade, o certo é fazer como recomendado pelo Arquiteto: trocar um parte, rodar um pouco, trocar de novo com uma quilometragem menor e assim por diante até que o óleo tenha aspecto de novo.

Como o problema do seu carro só acontece na marcha R, desconfio muito que o seu problema esta na bucha que faz a ligação do seletor com a caixa, pois no Elite que eu usava, ele falhava em todas as marchas.
Não me lembro que membro que havia achado uma solução barata para esse problema.
Acho que a Paty deve lembrar, pois se não me engano ela já teve problema com isso.

Eu nunca tive carro AT. Minha experiencia com automático se resume apenas ao Elite 2.4 da empresa onde trabalhei.
Aqui em SP, muitas das oficinas que trabalham com cambio AT tem essa máquina. Na época que precisei ver isso, só uma oficina não tinha.
A maquina usada era uma parecida com essa aki:
http://www.ferramentaskennedy.com.br/loja/produto/23/7115/equipamento-para-troca-de-leo-de-transmissao-automatica-cat402-launch
(Custa caro, não?!?!)

Uma coisa que percebi é que o pessoal é louco pra abrir a caixa.
Rodei em varias oficinas para tentar achar uma solução.
A primeira condenou o cambio. Disse que nessa quilometragem (100mil km) precisa abrir tudo. Não deu maiores explicações e já orçou tudo em R$ 4.200,00.
Em outras duas também disseram que precisava abrir a caixa, mas orçamento só com a caixa aberta. R$ 1.000,00 de MDO para abrir.

Ai levei em uma que é bem famosa, mas não lembro o nome. Acho que fica na av. São Gabriel, s.n.m.e.
De cara o mecânico que me atendeu disse que poderia (veja bem, poderia) ser o óleo velho. E que uma limpeza e troca de óleo tudo poderia resolver. Se isso não desse resultado, aí sim teria que abrir a caixa.
Não foi muito barato a troca, lembro que custou quase 600 reais. Mas o que eu vi sair de sujeira, foi de impressionar.

Feito a troca, eu fiquei impressionado com a diferença do carro após a troca de óleo.
Parece que ganhou uns 50 cv! rsrsrs
Antes de trocar o óleo, quando ia sair com ele, a rotação subia a quase 5mil rpm e o cambio parecia "burro" ficava trocando de marcha sem necessidade, fora os trancos... Era coisa de maluco!
Depois de trocado, passou a subir pouco o rpm e as trocas eram corretas e sem trancos.

O pior é que ninguém percebeu que o carro estava com problemas, e viviam falando mal do carro!
Não preciso falar que depois que arrumei o carro todo mundo queria dar uma voltinha, né?

Abs.
Editado pela última vez por rgapski em 09 Mai 2013, 08:54, em um total de 1 vez.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 09 Mai 2013, 09:09

Arquiteto escreveu:romulo ate nas concessionarias se faz a troca parcial, mas o procedimento e repetido duas a tres vezes

ate que o oleo esteja realmente limpo ...

acredito que nenhuma CSS de bh tem a maquina e ate os tecnicos da GM (chevel)ja me disseram que

usam este procedimento ...

este assunto ja foi muito debatido e o fato de não se fazer a troca com a maquina não vai causar danos

ao cambio ... o problema e o intervalo entre as trocas ...


Pois é, Arquiteto. Eu não sei o antigo proprietário do carro, mas eu fiz somente uma troca parcial (3 litros, segundo o funcionário da oficina). Já me disseram que são mais ou menos 10 litros. O carro está com 150.000 km aproximadamente. Já deveria ter trocado pelo menos 3 vezes, e certamente não foi. Acho que vou tentar fazer esta nova troca parcial e rodar 100 km. Vou repetir o processo umas 3 ou 4 vezes e seja o que Deus quiser. Tomara que funcione, pois, assim, não irei gastar os cerca de R$ 4 mil que o mecânico já orçou por alto... Obrigado pelas dicas.

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 09 Mai 2013, 09:24

rgapski escreveu:Romulo e Arquiteto,

De fato, trocar só parcialmente o óleo não é um problema, tanto que tal situação é prevista pelo fabricante.
Mas tal procedimento só é válido se o óleo for trocado no período indicado, lembrando que um carro que pega muito transito deve ter esse período encurtado.
Já que não tem a maquina ai na sua cidade, o certo é fazer como recomendado pelo Arquiteto: trocar um parte, rodar um pouco, trocar de novo com uma quilometragem menor e assim por diante até que o óleo tenha aspecto de novo.

Como o problema do seu carro só acontece na marcha R, desconfio muito que o seu problema esta na bucha que faz a ligação do seletor com a caixa, pois no Elite que eu usava, ele falhava em todas as marchas.
Não me lembro que membro que havia achado uma solução barata para esse problema.
Acho que a Paty deve lembrar, pois se não me engano ela já teve problema com isso.

Eu nunca tive carro AT. Minha experiencia com automático se resume apenas ao Elite 2.4 da empresa onde trabalhei.
Aqui em SP, muitas das oficinas que trabalham com cambio AT tem essa máquina. Na época que precisei ver isso, só uma oficina não tinha.
A maquina usada era uma parecida com essa aki:
http://www.ferramentaskennedy.com.br/loja/produto/23/7115/equipamento-para-troca-de-leo-de-transmissao-automatica-cat402-launch
(Custa caro, não?!?!)

Uma coisa que percebi é que o pessoal é louco pra abrir a caixa.
Rodei em varias oficinas para tentar achar uma solução.
A primeira condenou o cambio. Disse que nessa quilometragem (100mil km) precisa abrir tudo. Não deu maiores explicações e já orçou tudo em R$ 4.200,00.
Em outras duas também disseram que precisava abrir a caixa, mas orçamento só com a caixa aberta. R$ 1.000,00 de MDO para abrir.

Ai levei em uma que é bem famosa, mas não lembro o nome. Acho que fica na av. São Gabriel, s.n.m.e.
De cara o mecânico que me atendeu disse que poderia (veja bem, poderia) ser o óleo velho. E que uma limpeza e troca de óleo tudo poderia resolver. Se isso não desse resultado, aí sim teria que abrir a caixa.
Não foi muito barato a troca, lembro que custou quase 600 reais. Mas o que eu vi sair de sujeira, foi de impressionar.

Feito a troca, eu fiquei impressionado com a diferença do carro após a troca de óleo.
Parece que ganhou uns 50 cv! rsrsrs
Antes de trocar o óleo, quando ia sair com ele, a rotação subia a quase 5mil rpm e o cambio parecia "burro" ficava trocando de marcha sem necessidade, fora os trancos... Era coisa de maluco!
Depois de trocado, passou a subir pouco o rpm e as trocas eram corretas e sem trancos.

O pior é que ninguém percebeu que o carro estava com problemas, e viviam falando mal do carro!
Não preciso falar que depois que arrumei o carro todo mundo queria dar uma voltinha, né?

Abs.


Pois é, Raphael, meu carro sempre foi motivo de grande alegria: nunca tive dor de cabeça com ele, exceto agora, aparentemente por causa de uma "bobagem" como troca de óleo. Se eu conseguir uma oficina em BH que faça a troca do óleo no sistema de "diálise", levarei o carro até lá para fazer isso; caso contrário, vou tentar estas pequenas trocas parciais. Interessante você falar de câmbio parecer burro: às vezes eu penso isso do meu porque as marchas demoram a ser trocadas quando ele está frio, o que gera pequenos trancos até o carro esquentar. Talvez já seja sintoma do óleo que deve estar ralo como água depois de tanta quilometragem sem troca... Obrigado.

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 09 Mai 2013, 10:14

O mecânico de Divinópolis que está olhando meu carro ligou para a Nelcar em BH e descobriu que lá eles fazem a troca do óleo no sistema de "diálise". Custo: R$ 380,00 com o óleo incluído. Entretanto, o funcionário da Nelcar afirmou categoricamente que isto não irá resolver o problema, segundo meu mecânico. Ele falou que realmente tem que abrir a caixa. Espero que seja papo furado dele, pois trocar (sem necessidade?) um serviço de R$ 380,00 por outro de R$ 4.000,00 (mínimo) só seria bom pra ele. O cara disse que o carro está funcionando no modo de emergência e que, por isso, ele não está arrancando de primeira, o que justificaria o fato de o problema só acontecer na marcha-ré. Ele disse que o carro deve estar arrancando de terceira (marcha fraca) e portanto não vibra e apaga como acontece quando tento andar para trás. Ele falou que por esta razão o carro ficou mais fraco na arrancada e que não passa as marchas na hora correta. Como eu sou um zero à esquerda no assunto mecânica, ouço estas coisas e nem consigo opinar. Sei que em Divinópolis só tem duas oficinas especializadas em câmbio automático: uma com péssima fama (desonestidade em todos os sentidos, segundo algumas pessoas com quem conversei) e a outra onde o cara quer abrir a caixa e me cobrar pelo menos R$ 4.000,00. Sei também que em BH eu consigo fazer a troca do óleo da maneira correta, mas o cara de lá insiste que tem que abrir a caixa. Aí fico pensando: será que vão trocar direito ou vão fazer alguma porcaria de qualquer jeito para o problema continuar e eu ter que pagar pelo "serviço completo"? Dúvida cruel... Enquanto isso meu carro continua parado na oficina e eu precisando dele, viajando de moto...

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problema na transmissão automática

por Arquiteto » 09 Mai 2013, 10:47

pelo que vc esta relatando o pessoal da nelcar descatou ser problema periferico (solenoide, cabo, eletronico)

como eu postei acima eles são bem recomendados em outro forum, entre abrir a cx para arrumar e comprar outra

eu sou mais comprar outra e vender a sua ...


http://www.crestana.com.br/cambio-autom ... 2-16v.html,

acredito que + vantagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problema na transmissão automática

por rgapski » 09 Mai 2013, 11:04

Arquiteto escreveu:pelo que vc esta relatando o pessoal da nelcar descatou ser problema periferico (solenoide, cabo, eletronico)

como eu postei acima eles são bem recomendados em outro forum, entre abrir a cx para arrumar e comprar outra

eu sou mais comprar outra e vender a sua ...


http://www.crestana.com.br/cambio-autom ... 2-16v.html,

acredito que + vantagem


Falou tudo Arquiteto!

Rômulo, a Crestana é de confiança. Já comprei muita coisa deles, e certamente continuarei comprando.
Eles enviam as peças até você se precisar.
Trabalham com peça original com preço justo. Recomendo fortemente.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 09 Mai 2013, 11:45

Arquiteto escreveu:pelo que vc esta relatando o pessoal da nelcar descatou ser problema periferico (solenoide, cabo, eletronico)

como eu postei acima eles são bem recomendados em outro forum, entre abrir a cx para arrumar e comprar outra

eu sou mais comprar outra e vender a sua ...


http://www.crestana.com.br/cambio-autom ... 2-16v.html,

acredito que + vantagem


Na verdade, Arquiteto, o pessoal da Nelcar fez um "diagnóstico" sem ver o carro. Foi conversa por telefone. Confesso que fazer uma compra de R$ 4.500,00 para o carro me deixa completamente desanimado com ele. É pra comprar, trocar o câmbio e vender o carro o mais rapidamente possível, tamanho o desgosto...

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 09 Mai 2013, 11:49

rgapski escreveu:
Arquiteto escreveu:pelo que vc esta relatando o pessoal da nelcar descatou ser problema periferico (solenoide, cabo, eletronico)

como eu postei acima eles são bem recomendados em outro forum, entre abrir a cx para arrumar e comprar outra

eu sou mais comprar outra e vender a sua ...


http://www.crestana.com.br/cambio-autom ... 2-16v.html,

acredito que + vantagem


Falou tudo Arquiteto!

Rômulo, a Crestana é de confiança. Já comprei muita coisa deles, e certamente continuarei comprando.
Eles enviam as peças até você se precisar.
Trabalham com peça original com preço justo. Recomendo fortemente.


Obrigado, Raphael. O problema é que nem mesmo um diagnóstico preciso eu tive até agora. Um mecânico daqui quer R$ 1.800,00 de mão-de-obra só para abrir a caixa e ver qual é o problema... Sinceramente, se tiver que abrir esta caixa ou comprar uma nova, troco de carro logo depois...

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problema na transmissão automática

por rgapski » 09 Mai 2013, 12:06

Romuloverdolin escreveu:
rgapski escreveu:
Arquiteto escreveu:pelo que vc esta relatando o pessoal da nelcar descatou ser problema periferico (solenoide, cabo, eletronico)

como eu postei acima eles são bem recomendados em outro forum, entre abrir a cx para arrumar e comprar outra

eu sou mais comprar outra e vender a sua ...


http://www.crestana.com.br/cambio-autom ... 2-16v.html,

acredito que + vantagem


Falou tudo Arquiteto!

Rômulo, a Crestana é de confiança. Já comprei muita coisa deles, e certamente continuarei comprando.
Eles enviam as peças até você se precisar.
Trabalham com peça original com preço justo. Recomendo fortemente.


Obrigado, Raphael. O problema é que nem mesmo um diagnóstico preciso eu tive até agora. Um mecânico daqui quer R$ 1.800,00 de mão-de-obra só para abrir a caixa e ver qual é o problema... Sinceramente, se tiver que fazer abrir esta caixa ou comprar uma nova, troco de carro logo depois...


Rômulo,

Sei bem como é. Quando precisei dar um jeito no Elite, rodei pra caramba até conseguir resolver.
Os mecânicos deitam e rolam em carro AT, pois é uma coisa ainda desconhecida e uma área carente de bons profissionais.

Sobre o modo de emergência, o elite também chegou a dar a mensagem.
Mas ele saia em primeira mesmo, embora o giro fosse lá pra cima, idem na ré, fora os trancos.
Se seu carro ta saindo em terceira ou segunda, com marcha travada, acho que só o óleo não vai resolver.
Pode ser problema nas solenoides de mudança, que embora não seja tão barato de arrumar, é algo relativamente simples de se resolver, mas necessita remoção da caixa.

Eu ouvi dizer, no lugar onde arrumei o Elite, que a caixa depois de aberta tem que ter todas as peças de desgaste trocadas, pois o risco de ter que abrir de novo em pouco tempo não compensa. Fora que tem a questão da garantia, e ninguém vai querer assumir um problema por conta de uma peça usada que não se sabe até aonde vai.

Att.,
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

blue label
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:34
Nome Completo: Willian Miranda
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Problema na transmissão automática

por blue label » 09 Mai 2013, 13:10

opa,
o seu carro tem aparentemente o mesmo problema do meu, olha só o meu topico
viewtopic.php?f=39&t=574&start=30

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 09 Mai 2013, 13:32

Rômulo,

Sei bem como é. Quando precisei dar um jeito no Elite, rodei pra caramba até conseguir resolver.
Os mecânicos deitam e rolam em carro AT, pois é uma coisa ainda desconhecida e uma área carente de bons profissionais.

Sobre o modo de emergência, o elite também chegou a dar a mensagem.
Mas ele saia em primeira mesmo, embora o giro fosse lá pra cima, idem na ré, fora os trancos.
Se seu carro ta saindo em terceira ou segunda, com marcha travada, acho que só o óleo não vai resolver.
Pode ser problema nas solenoides de mudança, que embora não seja tão barato de arrumar, é algo relativamente simples de se resolver, mas necessita remoção da caixa.

Eu ouvi dizer, no lugar onde arrumei o Elite, que a caixa depois de aberta tem que ter todas as peças de desgaste trocadas, pois o risco de ter que abrir de novo em pouco tempo não compensa. Fora que tem a questão da garantia, e ninguém vai querer assumir um problema por conta de uma peça usada que não se sabe até aonde vai.

Att.,[/quote]

Raphael;

Esta história de marcha de emergência é papo do mecânico. O carro não apresenta nenhuma mensagem, não acende nenhuma lâmpada... Eu acho que ele está um pouco mais fraco para arrancar, mas ele anda e atinge velocidades muito altas no D, sem qualquer problema. É tudo muito misterioso e estou atordoado com esta história. Tenho medo de querer economizar e estragar ainda mais o carro; em contra-partida, tenho medo de gastar uma pequena fortuna por causa de um problema simples, consertado por gente exploradora. Difícil decisão...

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problema na transmissão automática

por rgapski » 09 Mai 2013, 14:11

Romuloverdolin escreveu:Raphael;

Esta história de marcha de emergência é papo do mecânico. O carro não apresenta nenhuma mensagem, não acende nenhuma lâmpada... Eu acho que ele está um pouco mais fraco para arrancar, mas ele anda e atinge velocidades muito altas no D, sem qualquer problema. É tudo muito misterioso e estou atordoado com esta história. Tenho medo de querer economizar e estragar ainda mais o carro; em contra-partida, tenho medo de gastar uma pequena fortuna por causa de um problema simples, consertado por gente exploradora. Difícil decisão...


Rômulo,

Pra frente vai normal então?!
Só a ré que ta dando problema, certo?
Se você colocar em D, segurar no freio e pisar no acelerador, até que RPM sobe?
Óleo esta no nível?

Fui almoçar com um conhecido meu agora há pouco e comentei sobre seu problema.
Ele já teve um problema idêntico ao seu há uns 3 anos atrás, em um Civic 2003.
No caso dele, o seletor da marcha havia quebrado, e quando ele colocava na R, o cambio ficava em duvida se era R ou N, e ficava oscilando a velocidade, além de dar alguns trancos na hora de andar.
Ele arrumou o seletor, trocou o óleo e ta feliz até hoje.

Você verificou pessoalmente a haste do seletor?
Já que você esta desconfiado dos mecânicos, melhor você mesmo fazer uma analise prévia.
Se estiver tudo ok com a haste, não há muita saída a não ser a troca de óleo (como tentativa) ou a própria abertura da caixa.

Abs
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problema na transmissão automática

por rgapski » 09 Mai 2013, 14:16

Romulo,

Sobre a haste de seleção, ela é tipo uma "bolinha preta" ligada a uma haste.
Mexa nela com a mão e veja se escapa ou tem folga.
Peça para alguem movimentar a alavanca nas posições PRN pra cima e pra baixo para ver se da folga.

Ilustrando a questão:

Imagem

Em zoom:

Imagem

Abs.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 09 Mai 2013, 15:17

rgapski escreveu:
Romuloverdolin escreveu:Raphael;

Esta história de marcha de emergência é papo do mecânico. O carro não apresenta nenhuma mensagem, não acende nenhuma lâmpada... Eu acho que ele está um pouco mais fraco para arrancar, mas ele anda e atinge velocidades muito altas no D, sem qualquer problema. É tudo muito misterioso e estou atordoado com esta história. Tenho medo de querer economizar e estragar ainda mais o carro; em contra-partida, tenho medo de gastar uma pequena fortuna por causa de um problema simples, consertado por gente exploradora. Difícil decisão...


Rômulo,

Pra frente vai normal então?!
Só a ré que ta dando problema, certo?
Se você colocar em D, segurar no freio e pisar no acelerador, até que RPM sobe?
Óleo esta no nível?

Fui almoçar com um conhecido meu agora há pouco e comentei sobre seu problema.
Ele já teve um problema idêntico ao seu há uns 3 anos atrás, em um Civic 2003.
No caso dele, o seletor da marcha havia quebrado, e quando ele colocava na R, o cambio ficava em duvida se era R ou N, e ficava oscilando a velocidade, além de dar alguns trancos na hora de andar.
Ele arrumou o seletor, trocou o óleo e ta feliz até hoje.

Você verificou pessoalmente a haste do seletor?
Já que você esta desconfiado dos mecânicos, melhor você mesmo fazer uma analise prévia.
Se estiver tudo ok com a haste, não há muita saída a não ser a troca de óleo (como tentativa) ou a própria abertura da caixa.

Abs


Raphael;

No dia em que o carro apresentou o defeito, eu viajei 35 km de estrada de chão, mas também peguei um pouco de asfalto. Em piso bom consegui fazer o carro ultrapassar os 160 km/h sem qualquer esforço, o que é normal pra ele. Eu posso estar cismado, mas talvez ele esteja mesmo demorando um pouquinho mais para arrancar. O problema mesmo é na ré: quando você coloca a alavanca em R, o motor oscila o giro e parece que está tendo convulsões! Depois de umas 3 ou 4 osciladas, acaba apagando, independente de estar andando ou não. Mas isso só acontece na ré!!! O mecânico me disse que o seletor está ok. Ele falou que conferiu a haste do seletor e que está ok. Disse que fez um check-up na parte eletrônica e que está tudo ok. Eu não conheço absolutamente nada de mecânica e fico nas mãos destes caras. Eu acabo de combinar com ele o seguinte: ele vai trocar o máximo possível do óleo (o quanto conseguir drenar) e vai andar uns 50 km nele, em asfalto nas proximidades de Divinópolis. Quando voltar à oficina, vai repetir o procedimento. O comportamento do carro será observado e, se tiver apresentado qualquer melhora, vou nele até BH (120 km) e vou fazer a troca completa (diálise) na Nelcar. Este mecânico é de confiança: o conheço há muitos anos e é gente honesta. Ele é tão honesto que me disse de cara: eu não sei nada de câmbio automático! Outra pessoa tem dado suporte a ele...

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 09 Mai 2013, 15:19

blue label escreveu:opa,
o seu carro tem aparentemente o mesmo problema do meu, olha só o meu topico
viewtopic.php?f=39&t=574&start=30


Vou dar uma olhada. Agradeço por sua ajuda.

Romuloverdolin
Member
Member
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Mai 2013, 12:22
Nome Completo: Rômulo Verdolin de Sousa
Cidade: Divinópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Problema na transmissão automática

por Romuloverdolin » 09 Mai 2013, 15:21

rgapski escreveu:Romulo,

Sobre a haste de seleção, ela é tipo uma "bolinha preta" ligada a uma haste.
Mexa nela com a mão e veja se escapa ou tem folga.
Peça para alguem movimentar a alavanca nas posições PRN pra cima e pra baixo para ver se da folga.

Ilustrando a questão:

Imagem

Em zoom:

Imagem

Abs.


Agradeço pela dica. Assim que tiver um tempo, passo na oficina para checar isso. Obrigado.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problema na transmissão automática

por rgapski » 09 Mai 2013, 15:43

Romulo,

Ótima ideia experimentar a troca do óleo.
Estou na torcida para que fique tudo bem sem ter que abrir a caixa!
Vai mantendo a galera informada!

abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

364 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 385 visitantes

Bem-vindo: 26 Abr 2024, 07:19