O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSuspensao Traseira sem ajuste??

21 mensagens
  • 1
  • 2
maat
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 159
Registrado em: 07 Abr 2013, 06:17
Nome Completo: mateus felipe
Cidade: concordia
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Suspensao Traseira sem ajuste??

por maat » 26 Mai 2014, 22:07

Galera fui troca meus pneus hoje e o mecanico me disse que meu carro nao tem regulagem de camber atras... Que é um eixo rigido, mas eu nao entendi, o vectra tem suspensao multilink atras, como que nao tem ajuste fino? Dai paguei o serviço de alinhamento das rodas dianteiras e fiquei com o pé meio atras !! Pois eu tinha visto no VC que o vectra TEM AJUSTE FINO nas rodas traseiras !!
VCD 2.0 16v + 4x1 + Intake inox K&N (diy) + decat + escape 2" + taxa. (curtindo)
Minha garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 928#p55928

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por Almeidão » 27 Mai 2014, 07:47

maat escreveu:Galera fui troca meus pneus hoje e o mecanico me disse que meu carro nao tem regulagem de camber atras... Que é um eixo rigido, mas eu nao entendi, o vectra tem suspensao multilink atras, como que nao tem ajuste fino? Dai paguei o serviço de alinhamento das rodas dianteiras e fiquei com o pé meio atras !! Pois eu tinha visto no VC que o vectra TEM AJUSTE FINO nas rodas traseiras !!


Amigo, o ajuste fino nas rodas traseira do Vectra B, somente o B, é direcional, somente direcional. Não tem como fazer cambage a não ser usando calços mas ai já seria gatilho.
Imagem

Osvandre
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 27 Mai 2014, 14:05
Nome Completo: Osvandre Molinari
Cidade: Barra do Garças
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por Osvandre » 27 Mai 2014, 14:45

Tive o mesmo problema, no meu caso o cara pegou refez o furo no braço/bandeja (ñ sei como chama), reposicionou e tapou o antigo furo com solda, colocamos o nível pra avaliar, perfeitamente alinhado na horizontal.

Avatar do usuário
EduMS
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 185
Registrado em: 15 Abr 2013, 11:16
Nome Completo: Eduardo Matias da Silva
Cidade: Tubarao
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por EduMS » 27 Mai 2014, 20:11

o meu tbm ta com as rodas traseiras abertas, olhando de traz fica super visível, por onde começar?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por Almeidão » 28 Mai 2014, 08:15

EduMS escreveu:o meu tbm ta com as rodas traseiras abertas, olhando de traz fica super visível, por onde começar?


Good question. Bem primeiro de tudo as buchas onde fica o ajuste ou seja em cima na carroceria. Mas devo lembrar que o Vectra B tem muitas buchas na traseira e pode ser outras apesar que esta é a principal para abrir as rodas.
Imagem

Avatar do usuário
EduMS
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 185
Registrado em: 15 Abr 2013, 11:16
Nome Completo: Eduardo Matias da Silva
Cidade: Tubarao
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por EduMS » 28 Mai 2014, 11:43

Almeidão escreveu:
EduMS escreveu:o meu tbm ta com as rodas traseiras abertas, olhando de traz fica super visível, por onde começar?


Good question. Bem primeiro de tudo as buchas onde fica o ajuste ou seja em cima na carroceria. Mas devo lembrar que o Vectra B tem muitas buchas na traseira e pode ser outras apesar que esta é a principal para abrir as rodas.


ok vo da um olhda melhor nisso obrigada

maat
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 159
Registrado em: 07 Abr 2013, 06:17
Nome Completo: mateus felipe
Cidade: concordia
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por maat » 28 Mai 2014, 16:30

Ele disse que no meu carro nao precisaria, porem comento que se um dia eu precisasse, só trocando e colocando uma peça nova.
VCD 2.0 16v + 4x1 + Intake inox K&N (diy) + decat + escape 2" + taxa. (curtindo)
Minha garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 928#p55928

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por RC Geisel » 30 Mai 2014, 18:23

No meu caso, as rodas traseiras ficaram abertas depois que coloquei as molas esportivas...
É pouca coisa, mas da pra ver...
Quando fiz alinhamento, o mecânico disse que não tinha como regular isso, e tempo depois olhando o conjunto da suspensão traseira, acho que posso concordar com ele...
Há uma regulagem que parece uma especie de alinhamento das rodas e segundo o mecânico, se as rodas tiverem alinhadas, é difícil desalinhar...

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 292
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:20
Nome Completo: denis silva
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por dennis_suzano » 30 Mai 2014, 18:47

as minha abriram um pouquinho com as red coil
acho que é normal ..... mas nunca comeu pneu .. coisa minima ....

Evandro Rocha
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Jun 2014, 17:41
Nome Completo: Evandro Rodrigo Rocha Ferreira
Cidade: Jundiai
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por Evandro Rocha » 20 Ago 2014, 16:05

Boa tarde Amigos do VC, Tenho um 98 2.2 com o mesmo problema, coloquei a a FIXA e ainda baixei um pouco mais, a traseira está aberta de mais, além de eu achar feio, levei para alinhar e quando vi os pneus traseiros totalmente comidos por dentro, lá se foi 2 pneus 17, rsrs, Nosso amigo Osvandre falou que fez um serviço na vectra dele, é isso mesmo? me explica melhor. Ou se alguém puder me ajudar, Abçs

Evandro Rocha
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Jun 2014, 17:41
Nome Completo: Evandro Rodrigo Rocha Ferreira
Cidade: Jundiai
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por Evandro Rocha » 20 Ago 2014, 16:14

Amigos do VC, liguei para um conhecido meu da MONOBLOCO, expliquei o caso pra ele, ele me falou que tem jeito sim, tem que mexer na geometria do eixo, ai ele vê quantos graus está aberto a roda, e consegue deixar na horizontal, como se estivesse rodando originalmente. Sábado vou levar para ele fazer o orçamento, rs, vamos ver. Abçs

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por Alcir Andreoni » 20 Ago 2014, 16:15

Eu acho que isso não se deve fazer, refurar e soldar o furo antigo! :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por rgapski » 20 Ago 2014, 16:27

Como bem disse o Almeidão, o eixo traseiro só tem regulagem direcional (virado pra direita ou esquerda).
Originalmente, o eixo traseiro só dá diferença de cambagem quando as buchas estão gastas.

Pro pessoal que tá baixando o carro:
É normal a cambagem mudar.
A suspensão do carro, quando abaixa (condição de curva, por exemplo) tende a abrir, de modo a facilitar o contato dos pneus paralelamente ao solo.
Se baixar a altura, a cambagem vai abrir, e com o tempo vai comer pneu por dentro...

Pra contornar isso, tem gente fazendo estiramento na suspensão (famoso alinhamento técnico). Pior ainda é furar e soldar...
Isso força por demais os pontos de solda e dá fadiga no material, podendo provocar graves acidentes.
Imagine você com seu rebaixadão, na fixa, #choraboy e de repente quebra um braço da suspensão a 100km/h...

Pessoal, suspensão, freios e pneus são o que mantem o carro de vocês no chão e possibilitam sua parada.
Toda montadora gasta horas e horas de estudo e testes para que seus carro seja seguro ao rodar e parar.
Alterar qualquer um desses componentes coloca sua vida e dos outros em risco. Pensem bem se compensa o visual.

Pra quem acha que eu to falando besteira, experimenta tentar frear um carro rebaixado em um piso ondulado pra ver o que acontece...
E pode ter até abs que não para...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por Almeidão » 20 Ago 2014, 17:15

rgapski, voce só errou em uma coisa, este carro rebaixado nunca vai chegar em 100, afinal vejo uns quicando na minha frente e atrapalhando o tansito. Será que é isto que o pessoal quer? Olhar para tras e ver o filão? Bem isto dentro da cidade porque é impossivel ultrapassar, fora nunca vi um enfrentando ou tentando enfrentar o meu.
Não precisa ser 100, pode ser 60 mesmo, porque acho que o máximo para eles e ainda com muito risco é 80 km/h. Em qualquer velocidade acima de 40 km/h os pneus quicam alem do normal e já não fica 100% no chão e assim perde toda a sustentação que vem nele. A invençao dos amortecedores forom para isto, manter no chão os pneus e assim ter maior aderencia e óbvio mais conforto.

São vários pontos contra, direi um. O simples fato de atravessar o quebra molas de lado sem o apoio dos amortecedores já F... o monobloco inteiro. Razão para nunca comprar um carro que já foi rebaixado.

Um exemplo de saber o que está acontecendo com os rolamnetos das rodas, é pular com as pernas dura, verão que os joelhos sofrem muito ao tocar no chão, assim fica os rolamentos e buchas do carro rebaixado.
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por rgapski » 20 Ago 2014, 17:21

Almeidão escreveu:rgapski, voce só errou em uma coisa, este carro rebaixado nunca vai chegar em 100, afinal vejo uns quicando na minha frente e atrapalhando o tansito.


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
:6:

Ri muito!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por AdrianoS » 20 Ago 2014, 21:21

Concordo em gênero, número e grau com o rgapski e o Almeidão!! Alterar as características originais do veículo nos ítens essenciais para a segurança, tais como direção, pneus, freios e suspensão pode ser um tiro no próprio pé e pior ainda, no pé dos outros que não tem nada a ver com a história.
Tem muitos estudos de engenharia e testes por trás do projeto de um veículo, para ser reajustado tecnicamente por leigos e continuar 100% seguro e garantido.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

vini84
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Abr 2013, 10:17
Nome Completo: Vinícius Tadeu Bottura Pereira
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por vini84 » 21 Ago 2014, 21:21

Apoiado! rsrs

maat
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 159
Registrado em: 07 Abr 2013, 06:17
Nome Completo: mateus felipe
Cidade: concordia
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Suspensao Traseira sem ajuste??

por maat » 22 Ago 2014, 08:58

Eh assim quando para nas molas esportivas... O pior é quando o carro todo é cortado e "retrabalhado" para tal vem escrito de brinde no paralamas a escrita de vilero "" f$&@-se o proximo dono"". Ja cansei de ver carros assim q quando erguidos, os donos ficarem de joelhos no chao jurando nunca ter sido mexido pra poder vender!!
Mas voltando ao topico, consigo esses bracos NOVOS GM?? As buchas eu sei que e possivel mas os bracos se encontra?
VCD 2.0 16v + 4x1 + Intake inox K&N (diy) + decat + escape 2" + taxa. (curtindo)
Minha garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 928#p55928

leandroemperador
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Nov 2021, 12:12
Nome Completo: Leandro De Lima Geraldo
Cidade: Francisco Morato
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 29

Suspensao Traseira sem ajuste??

por leandroemperador » 03 Nov 2021, 12:43

Boa tarde galera, o meu já está totalmente diferente de vocês, vocês já passaram por isso ? A roda traseira do vectra b fica mais para dentro do carro? Pior que está só o lado do motorista, as bujas já foram trocadas e amortecedores e molas tbm, porém a roda lado motorista fica para dentro, sabe como se ela estivesse escondida dentro da caixa de roda , alguma aí pode me ajudar

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Suspensao Traseira sem ajuste??

por chirola » 03 Nov 2021, 13:01

leandroemperador escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde galera, o meu já está totalmente diferente de vocês, vocês já passaram por isso ? A roda traseira do vectra b fica mais para dentro do carro? Pior que está só o lado do motorista, as bujas já foram trocadas e amortecedores e molas tbm, porém a roda lado motorista fica para dentro, sabe como se ela estivesse escondida dentro da caixa de roda , alguma aí pode me ajudar

a roda fica para dentro ou fica inclinada? fez geometria depois de trocas as buchas?

21 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 506 visitantes

Bem-vindo: 24 Abr 2024, 22:08