O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema Com Ar Quente - Vectra B

166 mensagens
Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: AR QUENTE

por Alez » 05 Jun 2014, 10:46

Olha ai a válvula do ar quente!

Imagem

Esse aqui é o que mesmo?

Imagem

Nem faz falta aqui em Brasília o ar-quente mas só de saber que não está funcionando me incomoda o fato.

Chato pra Caraleo Mode [ON]

:52:

E também porque outro dia a noiva pediu pra esquentar os pés dela e eu e o vecão passamos vergonha!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: AR QUENTE

por Almeidão » 05 Jun 2014, 11:52

voce precisa checar se está chegando agua quente no radiador, se tiver então o problema será com a abertura da tampa quie libera o ar embaixo do painela para os difusores do painel.

voce deve ter observado que esta vávula funciona por vácquo, segue esta mangueirinha dela e chegará na válvula de 3 vias que abre ela. Checa a ver se está funcionando quando voce ligar o ar quente. Pode ser ela o problema.

Eu também não aceito ele não funcionando, mesmo não usando ele. O motivo de ter um Vectra B é gostar dele e por isto mesmo sendo um 97 eu o quero perfeito. Caso contrário eu teria outro qualquer, porem novo.
Imagem

caetanosc
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Jun 2014, 14:09
Nome Completo: paulo geovani caetano
Cidade: rio do sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: AR QUENTE

por caetanosc » 05 Jun 2014, 14:39

Boa tarde, sou novo por aqui, e o problema é o famigerado ar quente, o meu é o digital, fiz uma inspeção visual dessas mangueiras que vão pra dentro do carro, e está tudo certo. ligo o ar na temperatura de 26,27 graus e nada de esquentar, no HI, muito menos, ainda não tirei tempo pra levar em uma oficina, ou melhor, nem sei onde levar, se em uma oficina, auto elétrica ou onde... peguei o carro faz pouco tempo e segundo oque andei pesquisando poderia ser o problema do radiador do ar, porém se esse estivesse furado estaria vazando água para dentro do carro, certo? enfim, quando levar na mecânica post aqui oque foi resolvido, bem como o custo... :47:

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: AR QUENTE

por Alcir Andreoni » 05 Jun 2014, 14:47

caetanosc escreveu:Boa tarde, sou novo por aqui, e o problema é o famigerado ar quente, o meu é o digital, fiz uma inspeção visual dessas mangueiras que vão pra dentro do carro, e está tudo certo. ligo o ar na temperatura de 26,27 graus e nada de esquentar, no HI, muito menos, ainda não tirei tempo pra levar em uma oficina, ou melhor, nem sei onde levar, se em uma oficina, auto elétrica ou onde... peguei o carro faz pouco tempo e segundo oque andei pesquisando poderia ser o problema do radiador do ar, porém se esse estivesse furado estaria vazando água para dentro do carro, certo? enfim, quando levar na mecânica post aqui oque foi resolvido, bem como o custo... :47:

Não acredito que seja radiador e sim válvula do ar quente, que é normal quebrar...

Água quente e plástico não combinam...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

caetanosc
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Jun 2014, 14:09
Nome Completo: paulo geovani caetano
Cidade: rio do sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: AR QUENTE

por caetanosc » 05 Jun 2014, 15:05

onde fica essa valvula???? e consigo verificar em casa o seu funcionamento???

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: AR QUENTE

por Alez » 05 Jun 2014, 15:06

caetanosc escreveu:Boa tarde, sou novo por aqui, e o problema é o famigerado ar quente, o meu é o digital, fiz uma inspeção visual dessas mangueiras que vão pra dentro do carro, e está tudo certo. ligo o ar na temperatura de 26,27 graus e nada de esquentar, no HI, muito menos, ainda não tirei tempo pra levar em uma oficina, ou melhor, nem sei onde levar, se em uma oficina, auto elétrica ou onde... peguei o carro faz pouco tempo e segundo oque andei pesquisando poderia ser o problema do radiador do ar, porém se esse estivesse furado estaria vazando água para dentro do carro, certo? enfim, quando levar na mecânica post aqui oque foi resolvido, bem como o custo... :47:


Fico no aguardo.

Alcir, e eu quase não usava o ar quente.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: AR QUENTE

por Alcir Andreoni » 05 Jun 2014, 15:08

Alez escreveu:
caetanosc escreveu:Boa tarde, sou novo por aqui, e o problema é o famigerado ar quente, o meu é o digital, fiz uma inspeção visual dessas mangueiras que vão pra dentro do carro, e está tudo certo. ligo o ar na temperatura de 26,27 graus e nada de esquentar, no HI, muito menos, ainda não tirei tempo pra levar em uma oficina, ou melhor, nem sei onde levar, se em uma oficina, auto elétrica ou onde... peguei o carro faz pouco tempo e segundo oque andei pesquisando poderia ser o problema do radiador do ar, porém se esse estivesse furado estaria vazando água para dentro do carro, certo? enfim, quando levar na mecânica post aqui oque foi resolvido, bem como o custo... :47:


Fico no aguardo.

Alcir, e eu quase não usava o ar quente.

Mas a água passa pela válvula...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

caetanosc
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Jun 2014, 14:09
Nome Completo: paulo geovani caetano
Cidade: rio do sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: AR QUENTE

por caetanosc » 05 Jun 2014, 15:10

:62: fazendo 11 graus aqui onde moro, kkkkk e passando frio não dá...

Avatar do usuário
Rodrigo Silva
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 19 Fev 2014, 16:51
Nome Completo: Rodrigo Aparecido Oliveira Silva
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com Ar quente (eletronico)

por Rodrigo Silva » 14 Jun 2014, 11:26

Bom dia galera.

Tenho um Vectra 2000 GLS 2.2 16v, utimamente tenho enfrentado um probleminha que me incomoda, quando estou andando com o carro, a medida que ele vai esquentando, sinto sair ar quente pelos dutos inferiores, mesmo com o ar eletronico desligado.

O que pode ser, alguem tem ideia ou já passou por isso?
:9:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problemas com Ar quente (eletronico)

por Arquiteto » 14 Jun 2014, 21:07

Rodrigo não e incomum o sistema do AC do vectra B apresentar esta característica ...

so não sei dizer se a ordem de grandeza do que ocorre no seu carro esta dentro do que falei

ou se e um problema mesmo ...

quando percebo isto ligo o AC por alguns minutos pra resfriar o sistema e logo em seguida volto pra ventilação

geralmente e suficiente pra neutralizar o ar quente na ventilação

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Problemas com Ar quente (eletronico)

por RC Geisel » 16 Jun 2014, 13:26

Bom, primeiro explicando como funciona o AC eletrônico...
No sistema de AC eletrônico existem 3 sensores que fazem a leitura da temperatura do ar (um no difusor de ar do para-brisa, outro dentro da caixa do evaporador e mais um no comando do AC onde tem as ranhuras).
Para o ar quente existe dentro da caixa do evaporador um pequeno radiador por onde passa água que vem do sistema de refrigeração do motor, esse fluxo de água é controlado por uma válvula a vácuo...
Essa válvula só fecha a passagem de água para o radiador do ar quente quando o controle de temperatura estiver na posição "LO", não importando se o compressor estiver ligado ou desligado (só ventilação dai)...
Quando vc regula a temperatura, por ex. 22º, o sistema mantem a válvula aberta, passando água para o radiador do ar quente, ai o AC eletrônico faz com que o ar passe pelo evaporador e pelo radiador do ar quente (dependendo da temperatura externa, ele muda a mistura ar quente e ar frio, tipo 80% do ar que o ventilador empurra pra dentro da cabine passa no evaporador e 20% no radiador do ar quente e assim vai, para ajustar a temperatura dentro do veículo)...

Agora vem a explicação de por que sai ar quente quando vc não usa o AC...
O fato é que nessas condições (temperatura regulada em 22º, por ex.), quando vc desligar o AC, o sistema mantem todas janelas internas da caixa evaporadora como estavam, a válvula do ar quente aberta, e o ar que entra forçado no veículo pelo seu deslocamento (sem o ventilador estar ligado) passa pelo radiador do ar quente e chega na saída dos difusores morno ...

Avatar do usuário
ericsson.iarossi
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Fev 2014, 14:10
Nome Completo: Ericsson Iarossi
Cidade: Colombo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ar quente travando painel

por ericsson.iarossi » 08 Ago 2014, 11:08

Olá galera,

Estou com o seguinte problema, espero contar com a ajuda de vocês. Quando ligo o ar quente do Vectra passa um tempo o painel trava na velocidade e rotação que estiver, só voltando ao normal ao deixar no ar frio e ficar ventilando um tempo. Percebo que muito de vez em quando o painel reseta sozinho, mas não sei se está relacionado. O ar quente funciona normal e não vaza água, o ar condicionado não faz isso acontecer.

Por favor, deem um luz.

Abraços, valeu.

Avatar do usuário
disneywill
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Ago 2014, 07:34
Nome Completo: disney wilson wicziniewski
Cidade: porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Ar quente travando painel

por disneywill » 09 Ago 2014, 08:18

Possivelmente seja a membrana do painel que está oxidada e passa pouca corrente, no meu gls 98 deu o mesmo problema isso se deve ao tempo de uso, faz uma revisão no painel, mas se for fazer você mesmo tenha cuidado, pois essa membrana e bem sensível, mas de uma olhada no chicote que vai para o painel do ar também ele pode dar curto e enlouquecer todo o sistema elétrico do carro, boa sorte espero ter ajudado.

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Ar quente ativo todas as vezes que ligo o carro

por AdrianoS » 13 Ago 2014, 03:34

Olá pessoal,

tenho um Vectra 2000 2.2 8 válvulas. Todas as vezes que desligo o motor e volto a ligá-lo e sair com o carro, tenho que ligar o ar condicionado na temperatura fria e desligá-lo em seguida, caso contrário fica saindo ar quente dos dutos de ventilação, é como se houvésse alguma válvula solenóide com problema não conseguindo segurar o vácuo que faz o controle de abertura e fechamento das portinholas internas, para manter algum duto de saída do ar quente fechado.

Gostaría de consultar os amigos, se já passaram por problema semelhante? Digo problema, porque creio não ser normal do veículo. Se afirmativo, conseguiram resolver? Como?

Detalhe, o ar-condicionado dele é digital, não sei se influencia em alguma coisa.

Abraço.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Ar quente ativo todas as vezes que ligo o carro

por Thiago Menezes » 13 Ago 2014, 08:03

Olá Adriano bom dia!

De uma olhada na sua válvula de ar quente e mangueiras e vê se está tudo em ordem :88:

Abraços!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Ar quente ativo todas as vezes que ligo o carro

por AdrianoS » 13 Ago 2014, 17:19

thiago.onacto escreveu:Olá Adriano bom dia!

De uma olhada na sua válvula de ar quente e mangueiras e vê se está tudo em ordem :88:

Abraços!



Olá Thiago,

então, logo que peguei o carro, observei que o antigo dono não utilizava aditivo na água do arrefecimento, então certa vez já tive que trocar a válvula por apresentar vazamentos, mas desde então sempre utilizei aditivo ac delco longa duração, fazendo a troca de todo o sistema a cada 2 a 3 anos, e nunca mais apresentou problema e o líquido do reservatório mantém sempre limpo e não baixa mais o nível.
Mesmo assim será que pode ser a válvula que está voltando a apresentar problema? Porque se não me engano é ela que controla a passagem de água quente do motor para o radiador interno que fica dentro do console central do carro né? Mas não é somente ela que controla a saída do ar quente pelos dutos do ar, é?
A minha dúvida é, será que não deve ter algum tipo de portinhola controlada por vácuo ou um servo-motor que controla a saída de ar frio/quente ali dentro dos dutos do ar, que esteja abrindo quando desliga o motor cortando a produção de vácuo? Pois é estranho que ligando o ar condicionado na temperatura fria e em seguida desligo ele, pára de sair ar quente, mas se desligo o motor e volto a ligar e andar com o carro, volta a sair ar quente, tendo que efetuar o processo novamente.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Ar quente ativo todas as vezes que ligo o carro

por Thiago Menezes » 13 Ago 2014, 20:49

AdrianoS escreveu:
thiago.onacto escreveu:Olá Adriano bom dia!

De uma olhada na sua válvula de ar quente e mangueiras e vê se está tudo em ordem :88:

Abraços!



Olá Thiago,

então, logo que peguei o carro, observei que o antigo dono não utilizava aditivo na água do arrefecimento, então certa vez já tive que trocar a válvula por apresentar vazamentos, mas desde então sempre utilizei aditivo ac delco longa duração, fazendo a troca de todo o sistema a cada 2 a 3 anos, e nunca mais apresentou problema e o líquido do reservatório mantém sempre limpo e não baixa mais o nível.
Mesmo assim será que pode ser a válvula que está voltando a apresentar problema? Porque se não me engano é ela que controla a passagem de água quente do motor para o radiador interno que fica dentro do console central do carro né? Mas não é somente ela que controla a saída do ar quente pelos dutos do ar, é?
A minha dúvida é, será que não deve ter algum tipo de portinhola controlada por vácuo ou um servo-motor que controla a saída de ar frio/quente ali dentro dos dutos do ar, que esteja abrindo quando desliga o motor cortando a produção de vácuo? Pois é estranho que ligando o ar condicionado na temperatura fria e em seguida desligo ele, pára de sair ar quente, mas se desligo o motor e volto a ligar e andar com o carro, volta a sair ar quente, tendo que efetuar o processo novamente.


A válvula que você disse que trocou foi a termostática, a que eu estou falando é a válvula do ar quente :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Ar quente ativo todas as vezes que ligo o carro

por AdrianoS » 13 Ago 2014, 21:15

thiago.onacto escreveu:
AdrianoS escreveu:
thiago.onacto escreveu:Olá Adriano bom dia!

De uma olhada na sua válvula de ar quente e mangueiras e vê se está tudo em ordem :88:

Abraços!



Olá Thiago,

então, logo que peguei o carro, observei que o antigo dono não utilizava aditivo na água do arrefecimento, então certa vez já tive que trocar a válvula por apresentar vazamentos, mas desde então sempre utilizei aditivo ac delco longa duração, fazendo a troca de todo o sistema a cada 2 a 3 anos, e nunca mais apresentou problema e o líquido do reservatório mantém sempre limpo e não baixa mais o nível.
Mesmo assim será que pode ser a válvula que está voltando a apresentar problema? Porque se não me engano é ela que controla a passagem de água quente do motor para o radiador interno que fica dentro do console central do carro né? Mas não é somente ela que controla a saída do ar quente pelos dutos do ar, é?
A minha dúvida é, será que não deve ter algum tipo de portinhola controlada por vácuo ou um servo-motor que controla a saída de ar frio/quente ali dentro dos dutos do ar, que esteja abrindo quando desliga o motor cortando a produção de vácuo? Pois é estranho que ligando o ar condicionado na temperatura fria e em seguida desligo ele, pára de sair ar quente, mas se desligo o motor e volto a ligar e andar com o carro, volta a sair ar quente, tendo que efetuar o processo novamente.


A válvula que você disse que trocou foi a termostática, a que eu estou falando é a válvula do ar quente :88:



Então, eu já troquei ambas as válvulas, tanto a termostática, como a do ar quente a que tem 3 vias.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Ar quente ativo todas as vezes que ligo o carro

por Thiago Menezes » 13 Ago 2014, 21:46

Dá uma olhada nesse tópico aqui e ve se tem alguma informação que te ajuda:

http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... nte#p70818
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Diogo Jaderson
GLS member
GLS member
Mensagens: 548
Registrado em: 31 Jan 2014, 14:57
Nome Completo: Diogo Jaderson Ferreira Santos
Cidade: Jacareí
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Ar quente parou de funcionar

por Diogo Jaderson » 05 Set 2014, 14:34

Fala galera!

Há alguns dias fiz uma revisão na nave onde troquei as mangueiras e limpei o sistema de arrefecimento entre outras coisas.

Acontece que depois da revisão o ar quente não aciona. O meu sistema é digital e não possui o botão para ligar/desligar o ar condicionado, que está funcionando perfeitamente para o frio, gelando bastante.

Alguém tem ideia do que pode ser?

166 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 519 visitantes

Bem-vindo: 25 Abr 2024, 19:16