Galera, vou mostrar algumas imagens do meu carro, não vai tudo porque não tive tempo de tirar fotos e fazer o serviço ao mesmo tempo, eu ia desmontando e batendo algumas fotos. A descrição do meu problema foi semelhante ao tópico em questão, e creio que não seja necessário explicar tudo novamente, basta ler algumas mensagens acima.
Agora chega de conversa fiada... CLIQUE NA MINIATURA PARA VER EM TAMANHO REAL
Peças compradas, juntas originais GM e retentores sabó, válvulas EATON (compradas após levar na retífica e saber que precisava), velas genuinas, cabos vela NGK, reservatório expansão novo, anel da carcaça termostatica novo, parafusos cabeçote novos, 3 litros de aditivo Valeo Protect Ultra 100 orgânico 5 anos ou 150.000km (meu omega 2.2 vão 6,4 litros no total)
Aqui desmontando, já percebi logo de cara os rastros de vazamento...
Ao retirar o parafuso do cabeçote do canto, o mesmo sujo de ferrugem!!
Prosseguindo, comando com leves arranhões, mas sem desgaste significativo na pista, ainda roda bastante.
Tuchos e balancins (paralelos marca aplic resolit com 50.000 rodados) em perfeito estado, cabeçote no geral sem borras.
E aqui, a primeira prova do crime, primeiro cilindro (perto do radiador, porque meu motor é montado na longitudinal), "lavado" provavelmente de água que entrou, enquanto os demais estavam carbonizados (provavelmente por óleo, já que as velas estavam meio pretas e úmidas).
E o cabeçote, dá pra ver um grande ponto de corrosão nele, até a junta esfarelou nesse canto do primeiro cilindro ao retirar... Depois que levei pra retífica, tinham mais outros 3 pontos de corrosão menores, que em breve iriam começar a vazar
Agora depois que voltou da retífica, lá eles fizeram o banho químico no cabeçote e comando, troca do retentor comando, troca de guias e válvulas e assentamento das mesmas, soldas nas corrosões e plaina - tudo por 330 reais. Retífica bem conceituada no mercado.
Agora, depois de tudo no lugar, parafusos novos, junta corretamente torqueada, após montar com água pura e drenar por várias vezes e conferir vazamentos, rodei alguns dias com água pura até ter certeza que não vazou, alguns dias depois finalizei com reservatório/tampa novos e aditivo.
Isso aí galera, nem sempre a corrosão faz o motor falhar ou misturar água no óleo, só desconfiei pela pressão excessiva que estava dando mesmo após o motor esfriar, ao abrir a tampa...
Agora, após o motor esfriar completamente, ao abrir a tampa não tem pressão nenhuma.
OBS: A água que usei foi a de filtro de parede, que retém aproximadamente 80% do cloro, não é a mais ideal, mas junto com esse aditivo de boa qualidade, acredito que não terei problemas.
Ao menos nos dias que rodou só com essa água, não formou ferrugem. Então junto com o aditivo orgânico, acredito ser suficiente.
Pra ficar perfeito mesmo, o ideal é usar a água desmineralizada ou 100% destilada.