O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

408 mensagens
Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por AdrianoS » 03 Nov 2020, 00:53

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tiagomos1, se você colocar uma mangueira nova no tubo do radiador desde que ele esteja bom, digamos sem rebarba colocar uma abraçadeira elástica e funcionar o carro por 2 dias, você pode tirar fora a braçadeira elástica que ali ficará vedado isto porque a braçadeira elástica pressiona toda a mangueira por igual e ela se ajusta no tubo. A braçadeira de parafuso onde fica o parafuso é quadrado, ou melhor não segue a curva, ao apertar, a mangueira se enruga e deixa espaço para sair agua porque ela nçao moldará no tubo. Acho que aqui todos sabem que depois que sai a abraçadeira, a mangueira ainda está presa no tubo, isto é lógica.
Sobre a mangueira inchar, amigo uma mangueira desta da Gates custa 14,00, isto mesmo R$ 14,00, mas os caras não podem deixar de tomar as cervejas deles, ai esta mangueira incha e volta e meia vejo um aqui com capô aberto vindo da praia kakakakkakak



É exatamente isso que aconteceu no meu carro Almeidão, todas que estavam com vazamento, reparei que a braçadeira de parafuso, a hora que aperta demais a própria alça da abraçadeira puxa essa cabeça quadrada onde está o parafuso, abrindo um vão na extremidade oposta do lado da alça.
Por que acontece isso? Porque a alça está puxando o quadrado e o quadrado (onde está o parafuso) puxa a alça e vice versa, daí nesse cabo de guerra o quadrado inclina levemente formando um vinco por onde não terá pressão suficiente sobre a borracha da mangueira, que é justamente onde estava com vazamento no meu.
E tenho exatamente a mesma opinião sobre a elástica, ela forma um circunferência perfeita sobre toda a superfície da mangueira, não formando vincos ou enrugando a borracha da mangueira, e ainda por cima utilizando a pressão ideal e constante independente da temperatura, o que resulta num risco menor de quebra o tubo traseiro ou o cano de encaixe do radiador.
Troquei as mangueiras do radiador ano passado, com novas originais GM, e por estarem com a braçadeira de parafuso, já marcou as mangueiras e ao removê-las para trocar pela braçadeira elástica original, reparei que onde estava a de parafuso estavam marcadas e muito fina já, ou seja, se eu montasse com a elástica correria o risco de continuar vazando, achei melhor então adquirir novas mangueiras GM novamente e montar com as braçadeiras elásticas, e até o momento não tive mais problema nenhum com vazamentos em todo o sistema.
Creio que agora com todo o sistema utilizando as elásticas originais novamente e com mangueiras novas, não terei a surpresa de ter vazamentos de novo com apenas um ano de uso, como ocorrido do ano passado para hoje.

É isso aí, fica o relato do que ocorreu comigo, e espero que ajude alguém que por ventura passe por situação semelhante.

Abraço.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 03 Nov 2020, 08:40

É isto ai, e bem explicado sobre o que ela faz e sem contar que a elástica ao aquecer expande abrindo e mantendo a mesma pressão de quando fria.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por chirola » 03 Nov 2020, 11:38

olha duro um ano as mangueiras , as que um mexanico coloco no meu carro demoro dois meses em vazar agua ,
outro detalhe é que as abraçadeiras de parafusoenrugam a mangueira e belisca ela , por iso tem uma parte que ou retirar parece mais fina mesmo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 03 Nov 2020, 12:38

Outra coisa as mangueiras originais são muito caras e eu nçao uso original e faz más de 10 anos que troquei as minhas e recente que troquei a da entrada do radiador e comprei por 14,00 da Gates. Bem, meu carro não sofre com temperatura em excesso, uso aditivo bom e com isto as mangueiras, caixas do radiador e tubos resistem mais tempo.
Imagem

Avatar do usuário
jefersonnaztick
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 04 Jul 2017, 09:46
Nome Completo: Jeferson Luiz Naztick
Cidade: Rio Claro
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por jefersonnaztick » 12 Jul 2021, 17:59

Boa noite,
tenho um Vectra Challenge 2.2 16v 2001
recentemente fiz cabeçote, troquei radiador e retifiquei o cavalete que vai embaixo
da bobina por onde passa agua, para ver se resolve o problema de baixar agua no reservatório
e não adiantou o mecânico após fazer todo serviço testou todo sistema e não mostra
vazamento aguem já pegou esse problema, ja estou pensando em desmontar painel para ver
se é o radiador de ar quente, por favor Help-me!!!

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por chirola » 12 Jul 2021, 19:06

jefersonnaztick escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite,
tenho um Vectra Challenge 2.2 16v 2001
recentemente fiz cabeçote, troquei radiador e retifiquei o cavalete que vai embaixo
da bobina por onde passa agua, para ver se resolve o problema de baixar agua no reservatório
e não adiantou o mecânico após fazer todo serviço testou todo sistema e não mostra
vazamento aguem já pegou esse problema, ja estou pensando em desmontar painel para ver
se é o radiador de ar quente, por favor Help-me!!!


para testar se é o radiador de ar quente so coloca una mangueira da saida do cano de agua (aonde fica a mangueira que vai do cano ate a parede corta fogo) e a outra ponta liga na entrada do cavalete asim vai circular a agua normal sem pasar pelo radiador de ar quente e tira a duvida sem desmontar nada .
a pergunta é -- baixa muito a agua no reservatorio , e normal baixar um pouco no meu carro nao te vazamentos e baixa coisa de um dedo no reservatorio cada um mes ou dois dependendo do uso do carro .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Almeidão » 13 Jul 2021, 07:39

Todos os carros tem que baixar um pouco de agua, devemos lembrar que a tampa do reservatório tem uma válvula de alivio de vapor que trabalha sempre com o carro quente e este vapor sempre trás agua com ele, evaporar é diminuir. O meu também baixa esta quantidade que o chirola comentou, talvez um pouco mais por ser aqui mais quente que o país que ele mora, mas 100% sem vazar é impossível. Já o cabeçote com junta queimada e passando agua para as câmaras o carro também iria ficar ruim principalmente em retomadas onde ele falharia antes de agarrar o motor com a força natural dele.
Para você descobrir onde vaza, não adianta olhar com ele 100% quente, normalmente esta agua é vista com ele quase frio, tipo chegar em casa com ele quente, desligar e esperar ele quase esfriando e com uma lanterna ir buscando. O painel nçao precisa ser desmontando, se você tirar as duas laterais do console já terás acesso ao radiador de agua quente.
Local para ser vigiado com cuidado no radiador novo é no cebolão quanto tem e onde entram as mangueiras, ali costuma vir com rebarba e precisa ser lixado e em radiadores mais antigos em toda a caixa plásticas que com o tempo e muito calor vão criando microfissuras e é quase imperceptível, podendo ver somente no momento que estive quase frio e microfissuras no tubo plástico que é um super vilão nisto, as vezes vemos um rachado e o cara a pé, mas antes disto ele foi avisando que iria deixar ele a pé.
Sobre o radiador de ar quente, é possível vazar nas conexões das mangueiras nele, ou ele tiver furado, mas neste caso irá molhar dentro do carro.
Caixa da termostática, em um anel de borracha, se foi trocado este anel ali que fica na cada do motor seria raro vazar, mas se for antigo é possível e além disto tem a própria bomba e os selos do motor.

Uma coisa é certa, dificilmente um mecânico detecta um vazamento destes, isto porque eles não tem tempo para isto, eles acham rombos, não acham fissuras. Eles pegam um motor quente, espera esfriar e mexe nele, ai já não se vê nada mais.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Ju_Bueno » 13 Jul 2021, 10:03

Se estiver vazando no radiador de ar quente, essa água provavelmente irá para o carpete, na frente dos bancos dianteiros em qualquer dos lados.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

408 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 122 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 05:38