O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BQuebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

128 mensagens
Lenonrosa
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 13 Jul 2015, 14:21
Nome Completo: Lenon Rosa Nunes
Cidade: Lavras do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvida na Antena Elétrica

por Lenonrosa » 31 Jul 2015, 20:24

Opa... Estou com problemas na minha antena elétrica também!
Testei ela fora, direto na bateria e a relé da sinal, tanto pra subir quando pra descer. Porém a antena não funciona, nem sinal do motor ou de rolar a engrenagem interna dela. O que posso fazer para funcionar? Trocar o motor? Pensei em abrir tudo e procurar o defeito, mas tenho medo da montagem de volta...

bocalon
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Jun 2014, 20:40
Nome Completo: luiz carlos bocalon
Cidade: santa bárbara
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Quebrando cabeça com a Antena Elétrica

por bocalon » 16 Ago 2015, 11:01

A minha antena também estava com problemas, fiz alguns testes e achei que era o relé da mesma com mau contato, quando eu começava a desconectar o plug a mesma descia, e outro teste foi que o remote está mandando sinal mesmo com aparelho de som desligado isso aconteceu após trocar o aparelho, instalei o aparelho velho novamente e a antena voltou a funcionar normal, ou seja o aparelho novo é que está com curto interno e enviando sinal o tempo todo por isso a antena não descia,espero ter ajudado com essa informação.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Quebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

por Almeidão » 16 Ago 2015, 14:51

Na verdade este relê dela é muito difícil de dar defeito e ao mexer ela se movimenta. Testar uma antena desta é muito fácil. São 3 fios.

1 - Negativo direto travado
2 - positivo direto travado
Estes dois encostados ela sobe
3 - positivo indireto, as vezes suspenso.
Ao encostar o terceiro fio no + da bateria ela desce, ao tirar e deixar suspenso ela sobe porque neste caso ficará igual 1 e 2.

Sds.
Imagem

Jephinnn
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 16 Set 2013, 20:31
Nome Completo: Jefferson Zunta
Cidade: Umuarama
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Quebrando cabeça com a Antena Elétrica

por Jephinnn » 31 Ago 2015, 08:03

Caro Almeidao, desculpa ressuscitar o topico, mas ontem tomei coragem de mexer na antena eletrica, achei um pedado de cremalheira em casa, desmontei e verifiquei que a parte quebrada era de no max 10cm proximo a haste. Retirei a parte quebrada, esquentei a haste tirei o resto de plastico dentro da mesma e a grande parte da cremalheira esquentei e coloquei na haste novamente. A principio a parte mecanica funcionou, mas quando coloquei de volta no carro nao subiu nem desceu, qual eh o esquema do remoto pra fazer a antena subir e descer? ( desculpe os erros de acentuacao, teclado desconfigurado )

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Quebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

por Almeidão » 31 Ago 2015, 09:37

Voce tem ali 3 fios, não lembro a cor, mas acho que um é vermelho, este direto no positivo, um é preto, este direto no negativo, assim ela já sobe, estando os dois encostado negativo e positivo, voce encosta o verde no positivo que ela desce. Acho que são estas as cores deles, preto, verde e vermelho.

Eu passei umas fotos para o João do Valle como fazer recuperar esta cremalheira, mas voce já deu jeito então nem precisa mais. Dica, haste precisa está bem leve para o motor funcionar.
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Quebrando cabeça com a Antena Elétrica

por JoãodoValle » 31 Ago 2015, 09:41

Almeidão escreveu:
Jephinnn escreveu:Caro Almeidao, desculpa ressuscitar o topico, mas ontem tomei coragem de mexer na antena eletrica, achei um pedado de cremalheira em casa, desmontei e verifiquei que a parte quebrada era de no max 10cm proximo a haste. Retirei a parte quebrada, esquentei a haste tirei o resto de plastico dentro da mesma e a grande parte da cremalheira esquentei e coloquei na haste novamente. A principio a parte mecanica funcionou, mas quando coloquei de volta no carro nao subiu nem desceu, qual eh o esquema do remoto pra fazer a antena subir e descer? ( desculpe os erros de acentuacao, teclado desconfigurado )


Voce tem ali 3 fios, não lembro a cor, mas acho que um é vermelho, este direto no positivo, um é preto, este direto no negativo, assim ela já sobe, estando os dois encostado negativo e positivo, voce encosta o verde no positivo que ela desce. Acho que são estas as cores deles, preto, verde e vermelho.

Eu passei umas fotos para o João do Valle como fazer recuperar esta cremalheira, mas voce já deu jeito então nem precisa mais. Dica, haste precisa está bem leve para o motor funcionar.

Sim, já upei só falta postar rsrsrsrs. Vê as MP´s aí para colocar-mos no how to!

Jephinnn
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 16 Set 2013, 20:31
Nome Completo: Jefferson Zunta
Cidade: Umuarama
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Quebrando cabeça com a Antena Elétrica

por Jephinnn » 31 Ago 2015, 10:19

Entao , pelo que notei no meu vectra, um fio é realmente vermelho, outro é marrou ou preto ( que é aterrado na lata do carro), e o terceiro é um vermelho com listra marrom se nao me engano. quando juntei a cremalheira a haste ficou uma rebarba do plastico, mas peguei uma lixa de unha, DA ESPOSA OK? rsrs, e dei o acabamento para que a haste pudesse correr sem nada atrapalhando, montei a antena com a haste toda aberta, coloquei no carro e ela desceu , mas nao fechou totalmente, fui obrigado a terminar na marra infelizmente. ai vem o porem, nao levanta de jeito algum.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Quebrando cabeça com a Antena Elétrica

por Almeidão » 31 Ago 2015, 12:59

Voce montou no lugar e só desceu? Então o problema é na ligação do rádio. Aquele fio vermelho e marrom se voce soltar ele ela subirá. òbvio deixando os outros dois conetados, eu gosto de testar isto fora, tipo lá na bateria.
Imagem

Jephinnn
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 16 Set 2013, 20:31
Nome Completo: Jefferson Zunta
Cidade: Umuarama
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Quebrando cabeça com a Antena Elétrica

por Jephinnn » 01 Set 2015, 14:07

é o que vou fazer Almeidão, eu fui na fé achando que ia funcionar pois estava seguro que o fio do radio estava certo, e minha esposa tava atormentando pra fazer arroz kkkk. Enfim, ontem tirei o radio e nem sinal da antena subir, vou tirar ela do lugar de novo e testar direto na bateria.

Lenonrosa
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 13 Jul 2015, 14:21
Nome Completo: Lenon Rosa Nunes
Cidade: Lavras do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Quebrando cabeça com a Antena Elétrica

por Lenonrosa » 13 Set 2015, 11:40

Galera, arrumei minha antena, funciona direitinho. Porém ela ficou invertida, quando liga o radio ela abaixa, e quando desligo o rádio ela sobe. Já troquei todos cabos, inverti positivo negativo e terra e nada de funcionar certo. Sempre que ponho na ordem certa dos cabos ela liga invertida. Alguém sabe como resolver isso???

Obs: São 3 fios
- Vermelho (corrente direta)
- Vemelho/branco (vem do remoto do rádio)
- Marrom (terra na lata do carro)

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Quebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

por Almeidão » 13 Set 2015, 16:22

Sinceramente não sei o que possa está acontecendo, mas vai lá a dica. Aliás fiz assim na minha e já expliquei ai pra trás o porque eu fiz. Na verdade eu descobri que a minha quando baixada, ela comia corrente da bateria e por isto eu inverti ela, tipo hoje quando ela está levantada está comendo corrente, mas ai o carro está ligado e pronto e assim viajo tranquilo as 2 ou 4 vezes por ano onde deixo o carro 15 dias parado.

Dá uma olhada antena da atenta, ali tem uma portinha acho que com parafusos, tire ele e com um ferro de soldas bom, minha dica é que seja 60 amperes para não passar raiva e ali voce inverte os dois fios do motor, não estou certo, mas acho que um é amarelo e outro preto ou os dois amarelos, any way, voce vai logo ver quem é quem.
Imagem

Lenonrosa
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 13 Jul 2015, 14:21
Nome Completo: Lenon Rosa Nunes
Cidade: Lavras do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Quebrando cabeça com a Antena Elétrica

por Lenonrosa » 13 Set 2015, 17:59

Resolvido Almeidão! Obrigado!
Fiz exatamente isso que tu citou. Inverti os fios do motor e ele virou ao contrário (no caso virou pro sentido certo agora). O meu é fio vermelho e fio branco. Só inverti eles de posição, soldei e pronto.
Funcionando como nunca a antena elétrica! Persisti e venci, cansei fuçando naquela antena mas não tem segredo fazer manutenção nela, tendo as ferramentas e um pouco de curiosidade se consegue tudo.. hehehe

Obs: Quando ligo o rádio, a "data" do PC de bordo some. E fica apenas a hora e a temperatura. Ai quando desligo o som a "data" volta aparecer no display. Achei estranho isso, mas acredito que seja alguma ligação do som que passe pelo visor do pc de bordo.

Jephinnn
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 16 Set 2013, 20:31
Nome Completo: Jefferson Zunta
Cidade: Umuarama
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Quebrando cabeça com a Antena Elétrica

por Jephinnn » 14 Set 2015, 12:44

Eu consegui fazer minha antena funcionar, mas devo ser muito azarado, ela levanta e abaixa normalmente, mas de vez em quando ela vai sobe certinho, mas na hora que abaixa, fica o ultimo estagio ( o da ponta mais fino ) pra fora, hora desce normal, hora fica faltando um pouco pra fechar totalmente. fazer o que. Lembrando que a minha quebrou um pedaco de cerca de 15 cm.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Quebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

por Almeidão » 14 Set 2015, 15:43

Uma perguntinha besta? O que voce fez com ela quando quebrou os 15 cm?
Eu imagino que coce consertou ela, então tem a manha de consertar. Outra pergunta. Porque não diminuir ela por inteiro? Além de ficar pelo menos para mim mais bela, ela só vai falhar quando tiver muito suja e isto em dois anos de uso.

Bem, dependendo de onde quebrou a sua, está ai o problema.

Voltando de novo na antena menor, a minha fica mais baixa que o teto, sendo que a primeira e segunda haste nem se mexem, elas são colada uma dentro da outra pelo meio e duvido que você consegue reparar isto nela se movimentando, logo ao descer uma haste já desceu 3.

Sds
Imagem

Lenonrosa
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 13 Jul 2015, 14:21
Nome Completo: Lenon Rosa Nunes
Cidade: Lavras do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Dúvida na Antena Elétrica

por Lenonrosa » 22 Set 2015, 13:45

Sobre o meu problema acima:
O defeito era em um contato giratório "redondo" de metal que fica abaixo da relé (justo as engrenagens), por onde passa os 3 fios (negativo, positivo e terra) que estava travando, e assim não subia nem descia a antena. Quando a antena sobe, esse contato redondo gira pra um lado, e quando desce, ele gira pro outro lado. Estava enferrujado e com sujeira.
Pois bem, retirei essa pecinha limpei, raspei bem e lixei até fica bom o contato. Recoloquei no lugar e funcionou normalmente.
OBS: Levei um dia todo para conseguir acertar a ordem certa de montagem. rsrsrs
Quando por a funcionar, tem que ver se o positivo e negativo que vem do motorzinho estão na ordem correta. No meu caso eu havia ligado invertido, então quando "desligava o som" a antena subia, e quando ligava ela descia. Acertei a ordem e a antena funcionou perfeitamente.

:40:

Jephinnn
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 16 Set 2013, 20:31
Nome Completo: Jefferson Zunta
Cidade: Umuarama
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Quebrando cabeça com a Antena Elétrica

por Jephinnn » 24 Set 2015, 09:51

Depois de um tempo ausente, vou lhe responder meio atrasado, pois bem Almeidão, a cremalheira havia quebrado cerca de 15 centimetros da haste ( o ultimo estagio, mais fino, da antena ) eu esquentei o ferro ali, retirei o resto de plastico do mesmo, esquentei o ferro e a cremalheira e coloquei a cremalheira dentro da haste, dei o acabamento pois sobrou um pouquinho de plastico na borda, montei a antena novamente.

Na hora da montagem fiz o teste fora do carro, e notei que quando ela esta abrindo e chega no final, a peça responsável pelo movimento de subir e levantar ( aquele trilho redondo que gira conforme sobe e desce a antena - vide link http://prntscr.com/8jy092 ) ele continua girando mesmo que tenha acabado a cremalheira, a relacão tamanho da antena com o giro do trilho não confere, sendo assim quando o sistema gira a antena pra fora "empura" a cremalheira mais do que devia, e quando precisa puxar de volta, o sistema começa a girar a antena começa a descer mas no final fica uma parte pra fora, muito esquisito, ou eu montei errado, ou não sei

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Quebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

por Almeidão » 24 Set 2015, 21:33

Amigo, esta engrenagem tem um fim de curso para desligar a antena quando sobe e quando desce, só que seria uma ciência muito exata ela chegar em cima e desligar e isto mecanicamente seria impossivel nesta antena, por este motivo esta engrenagem tem uma embreagem que ao chegar a antena no fim ela vai ter que parar mas para ter certeza que ela foi no fim era preciso uma volta a mais na embreagem antes de desligar e isto que faz esta engrenagem, quando chega no final ela dá uma volta garantindo que a antena chegou no final e logo desliga.
Imagem

Jephinnn
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 16 Set 2013, 20:31
Nome Completo: Jefferson Zunta
Cidade: Umuarama
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Quebrando cabeça com a Antena Elétrica - Vectra B

por Jephinnn » 25 Set 2015, 11:31

Mas o problema esta na descida, porque subir vai que vai, agora quando desce nao puxa toda ate o final. eu vou fazer um video pra detalhar melhor o que esta acontecendo. Qual esquema voce usou pra diminuir o tamanho da antena?

julian.debortoli
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 03 Out 2015, 17:45
Nome Completo: Julian Brito Debortoli
Cidade: Mongagua
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[VECTRA B] Antena elétrica

por julian.debortoli » 03 Out 2015, 23:03

Boa Noite

Tenho um Vectra GLS 98, e a haste da antena foi roubada quando estava com o antigo dono, o motor e o suporte da antena estão funcionando perfeitamente, quando ligo o som do carro o motor da antena funciona perfeitamente, gostaria de colocar apenas outra haste de antena e a cremalheira que faz a antena funcionar mas não consigo achar no mercado livre, so encontro a antena completa com motor e é muito caro, mais de 300 reais.... Alguém sabe como posso resolver isso? Ou o único jeito seria comprar um conjunto todo novo? Acho um pecado pelo motor estar funcionando perfeitamente, so falta a haste e a cremalheira...

Obrigado!!! Valeu!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [VECTRA B] Antena elétrica

por Almeidão » 04 Out 2015, 21:02

Eu acho que o único jeito será comprar outra, tem um ano mais ou menos que comprei uma haste com a cremalheira no ML, dois dias depois o anuncio sumiu. E não foi barato não, e eu até guardei a haste porque só queria a cremalheira.
Imagem

128 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 163 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 08:58