O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVibração incomoda carroceria- GLS 97

50 mensagens
Avatar do usuário
LeonardoSequeira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2013, 22:21
Nome Completo: Leonardo Martins Sequeira
Cidade: Balneario Piçarras
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por LeonardoSequeira » 27 Jun 2014, 20:59

Boa noite pessoal, essa é minha primeira postagem no forum e espero muito conseguir ajuda.

Sou do tipo de dono "chato" que cuida do carro, meu GLS 97 é todo original e fico maluco só de pensar em colocar uma peça que altere a originalidade dele, mas enfim vamos ao problema:

Comprei o carro em Nov/2013, o mesmo ficou parado até o mes passado, é um carro de procedência, bem cuidado, mas devido a idade com algumas manutenções a serem feitas, que estou tentando colocar em dia.

Aproximadamente 15 dias atras levei o carro no mecânico pois precisava trocar os dois coxins hidráulicos do motor, como ja ia encostar pra mexer comprei logo os quatro coxins (dois hidráulicos, o de câmbio que pareçe uma garra e a haste), todos da Axios.

Eis que após a troca dos coxins o carro fica com uma vibração muito incomoda, seja em marcha lenta ou andando, na estrada ele chega a vibrar a ponto de emitir um ronco, é como se o motor transmitisse toda a vibração para a carroceria e a mesma reverberasse o som.

Voltei na oficina que foi realizado o serviço e após quase discutir com o mecânico (moro em uma cidade onde é praticamente impossível achar um mecânico que presta), pois o mesmo tentava me convencer que aquilo era "normal". Putz isso me deixa puto da vida, pois eu conheço o meu carro! Enfim a contragosto fiz ele desmontar na minha frente o agregado e os coxins, ei que ao desmontar o agregado verificamos que os pontos de fixação do mesmo estavam desalinhados em relação a carroceria, ou seja, sim, o carro ja foi batido!

Ele montou tudo e fui com o zé vibração em uma oficina que tem ciborg para realinhar os pontos de fixação, dois dias depois fui buscar o carro, e claro que a vibração continuou! O mecânico alinhou os pontos de fixação e o agregado esta trabalhando com folga (antes as buchas de fixação estavam forçadas, trabalhando quase na diagonal), porém a bendita da vibração continua, esse mecânico alega pra mim que o motor esta praticamente "pregado" na carroceria. Pergunto:

Após toda essa história, onde tudo o que eu queria era trocar os quatro coxins do motor, é normal sentir o carro vibrar dessa maneira? Pode realmente os coxins serem novos e por isso estarem tão rígidos a ponto de transmitirem toda essa vibração? Com o tempo e desgaste dos mesmos a tendência é diminuir? :2:

Peço ajuda aos colegas, pois realmente ja estou com medo de deixar alguem colocar a mão de novo, pois quanto mais mechem pior fica...

Agradeço muito a quem poder ajudar

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por Arquiteto » 27 Jun 2014, 21:21

o que eu acho ...

os coxins são para neutralizar ou minimizar a vibração do motor ...

se com a troca deles não melhorou e com vc diz parece ter piorado a fonte da vibração não esta ai ...


o que resta pra vc fazer então ?!

investigar vibração relativa a rodas, cubos , diferencial , barra axial etc ...

alem e claro das buchas da suspensão em geral ...


agora este mecanico e mala sem saber ... se o motor estivesse realmente pregado como ele disse

ai que vc ia ver o que e vibrar ... pois a função dos coxins e exatamente isolar as vibrações ...

Avatar do usuário
LeonardoSequeira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2013, 22:21
Nome Completo: Leonardo Martins Sequeira
Cidade: Balneario Piçarras
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por LeonardoSequeira » 27 Jun 2014, 21:28

Na verdade Arquiteto essa vibração nem existia antes, o problema era o motor "solto" no cofre porem não sentia essa vibração na carroceria.

O interessante é que ele vibra até parado, em marcha lenta e quando se acelera. o pior é que levei nos mecânicos considerados "top" na cidade... rsrs, imagina o restante como que são...

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por Arquiteto » 27 Jun 2014, 21:34

partindo do que vc descreve que com os coxins antigos o motor

esta va solto e com os novos ele ficou mais contido ...

resta saber se seu motor esta fora de sincrona ...o problema pode estar ai

mas pelo visto so em outra cidade ... :11:

Avatar do usuário
LeonardoSequeira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2013, 22:21
Nome Completo: Leonardo Martins Sequeira
Cidade: Balneario Piçarras
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por LeonardoSequeira » 27 Jun 2014, 21:42

É exatamente isso, eu não tinha pensado no quesito sincronia! :88:

Resta agora achar um mecânico, na verdade um que me ouça, porque aqui eles tem a mania de nem te ouvir e sair fazendo tudo como bem entendem... :13:

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por JoãodoValle » 28 Jun 2014, 10:05

Coxins rigidos? Hahahhahaha. O que mais esses mecânicos iram inventar.

Para mim foram mau instalados ou ele entortou os pontos de fixação.

No meu foi capaz de quebrar o ponto de fixação da bucha da barra traseira, resultado, estou sem barra traseira a um ano esperando aparecer um agregado traseiro em conta para trocar.

Avatar do usuário
LeonardoSequeira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2013, 22:21
Nome Completo: Leonardo Martins Sequeira
Cidade: Balneario Piçarras
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por LeonardoSequeira » 29 Jun 2014, 15:42

Ta complicado mesmo, acabei de chegar de uma rápida viagem para Curitiba, o carro vibra tanto na estrada que chega a roncar...

Vou amanhã de manhã em outra oficina e pedir para ele checar como foram instalados os coxins, porque voltar no que ja fez o serviço não da mais, o cara só se enrola.

O triste é isso, não economizar nas peças, procurar ou tentar as melhores mãos de obra do lugar e no final das contas conseguir arrumar um problema e sair com outro, mas vamos que vamos...

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 291
Registrado em: 01 Fev 2014, 19:34
Nome Completo: Julio Viol
Cidade: Araçatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por Julinho Viol » 29 Jun 2014, 16:06

Quando li o título do tópico eu ia sugerir verificar os coxins mesmo, pois eu tive um kadett 98 que fazia exatamente isso que você disse, era uma vibração que reverberava nos paralamas dianteiros, estava ficando maluco cm isso, levava em mecânico e pedia pra verificar os coxins e diziam estarem ok e nada de eu descobrir a origem dessas vibrações, até que um dia eu fiquei de saco cheio e troquei os 3 coxins do motor por conta própria, e o problema foi resolvido.
Agora no seu caso está um mistério mesmo

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por Kaduskate » 30 Jun 2014, 15:47

Julinho Viol escreveu:Quando li o título do tópico eu ia sugerir verificar os coxins mesmo, pois eu tive um kadett 98 que fazia exatamente isso que você disse, era uma vibração que reverberava nos paralamas dianteiros, estava ficando maluco cm isso, levava em mecânico e pedia pra verificar os coxins e diziam estarem ok e nada de eu descobrir a origem dessas vibrações, até que um dia eu fiquei de saco cheio e troquei os 3 coxins do motor por conta própria, e o problema foi resolvido.
Agora no seu caso está um mistério mesmo


A verdade é que vc tentando fazer fica melhor que o mecânico... Pq ele já tem a confiança de saber e faz de qlqr jeito e nos leigos ou com pouco conhecimento faremos com mais atenção e cuidado... Pagar pra trocar peca eu nao pago
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Avatar do usuário
LeonardoSequeira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2013, 22:21
Nome Completo: Leonardo Martins Sequeira
Cidade: Balneario Piçarras
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por LeonardoSequeira » 30 Jun 2014, 16:01

Hoje passei o dia rodando atrás desse problema, achei um lugar que é especializado em chassis e monoblocos. Fui bem atendido e o responsável realmente analizou meu carro, olhou com cuidado, constatamos que no ultimo lugar que deixei o carro ele não realinhou os pontos de fixação do agregado com a carroceria no ciborg, o cara teve simplesmente deu umas pancadas por tudo quanto é lado pra tentar realinhar os pontos. Fazendo com que o coxim dianteiro esquerdo e as buchas de fixação do agregado trabalhem forçadas, o coxim mesmo chega a ficar com o centro dele torto, quase encostando na borda.

Marquei de levar meu carro semana que vem e ja avisei: Vou ficar do lado olhando o serviço, não importa que demore o dia inteiro! A brincadeira ja esta saindo cara, mas espero que dessa vez resolva...

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por JoãodoValle » 30 Jun 2014, 16:12

Te desejo sorte amigo, vai dar certo, mas provável que tenha que trocar de novo os calços, nessa de trabalhar forçado pode ter estourado elea.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por Arquiteto » 30 Jun 2014, 16:36

LeonardoSequeira escreveu:Hoje passei o dia rodando atrás desse problema, achei um lugar que é especializado em chassis e monoblocos. Fui bem atendido e o responsável realmente analizou meu carro, olhou com cuidado, constatamos que no ultimo lugar que deixei o carro ele não realinhou os pontos de fixação do agregado com a carroceria no ciborg, o cara teve simplesmente deu umas pancadas por tudo quanto é lado pra tentar realinhar os pontos. Fazendo com que o coxim dianteiro esquerdo e as buchas de fixação do agregado trabalhem forçadas, o coxim mesmo chega a ficar com o centro dele torto, quase encostando na borda.

Marquei de levar meu carro semana que vem e ja avisei: Vou ficar do lado olhando o serviço, não importa que demore o dia inteiro! A brincadeira ja esta saindo cara, mas espero que dessa vez resolva...


xará tem um coxim hidraulico da frente que e torto mesmo viu ...
:52:

Avatar do usuário
LeonardoSequeira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2013, 22:21
Nome Completo: Leonardo Martins Sequeira
Cidade: Balneario Piçarras
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por LeonardoSequeira » 30 Jun 2014, 17:30

Arquiteto, eu até alertei o mecânico sobre isso, o problema é que ele esta tão torto que encosta a haste na carcaça do coxim.

Eu ja to quase esgotando as possibilidades de origem do problema, pois todo mundo que olha a suspensão do carro me diz a mesma coisa: Não tem o que dar problema aqui, ta tudo novo! Vou ter que arriscar, se não der certo o jeito é se acostumar com a vibração... :62:

Tive que ir a Florianópolis (100 km de distância), pois aqui na região ao menos nos lugares em que fui cada um me dizia que era em um lugar diferente... kkkkk;

Ja vou aproveitar e levar todas as buchas do agregado novas, pre tentar eliminar possíveis desculpas do porque não ter dado certo...

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por Arquiteto » 30 Jun 2014, 18:47

e amigo a parada ai ta dificil ... mas não desanima

logo vai aparecer alguma pista pra resolver o quebra cabeça

eu sou meio cético a diagnósticos de mecânicos ...

eu ja tinha radicalizado ...

mandado colocar o carro no elevador sem o peito de aço e sem as rodas dianteiras e acelerava

o carro pra procurar identificar a origem desta vibração ...observando e tateando

a suspensão dianteira ... afinal o problema não se manifesta com o carro parado né

:47:

do contrario só se o mecânico tiver bola de cristal pra achar a fonte ...

Avatar do usuário
LeonardoSequeira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2013, 22:21
Nome Completo: Leonardo Martins Sequeira
Cidade: Balneario Piçarras
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por LeonardoSequeira » 30 Jun 2014, 21:28

Somos dois, também não consigo acreditar nos diagnósticos passados, normalmente eu sei mais do que eles, ou ao menos é a sensação que tenho.
Pior que o carro vibra parado também, você sente ao dar a partida que toda a vibração do motor é transferida pra carroceria (pedais, volante e painel), é uma vibração anormal, e ao acelerar mesmo ele parado também, porém essa vibração é mais dificil de ser percebida dessa maneira, é o tipo de coisa que só o proprietário, que ja sabe de todas as manhas no carro conhece.

Pior que me deixa P... é o fato desse problema não existir, ele apareceu após eu solucionar o principal (troca dos coxins).

Semana que vem encosto o carro de novo e vamos ver no que da... mas antes por desencargo vou fazer o mecânico fazer o teste da maneira que você falou. :88:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por Arquiteto » 30 Jun 2014, 21:31

e isto ai tem de ser chato pra achar defeitos chatos como este ...

Avatar do usuário
sapo_joe
GL Member
GL Member
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Jun 2014, 14:47
Nome Completo: Victor
Cidade: Minas Gerais
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por sapo_joe » 01 Jul 2014, 09:00

Já deu uma olhada geral nos pontos de fixação da descarga do Vecão?

O meu tava fazendo barulhos estranhos assim (principalmente em lenta e em alta, acima de 4.000rpm), e era isso!

Quem sabe?? :47:
---------------------------------------------------------------------------------
Vectra GLS 2.0 96/97, Prata Rodin.
viewtopic.php?f=70&t=12856
Opala Comodoro SL/E 4.1 91, Vermelho Ciprus.
(fotos em breve)

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por AdrianoS » 20 Jul 2014, 01:04

Olá LeonardoSequeira,

conseguiu encontrar a causa da vibração no seu Vectra? Pois acredito que estejamos com problemas semelhantes.

Tenho um Vectra GLS 2000 2.2 8v, e recentemente troquei o coxim traseiro do câmbio (segundo o mecânico foi substituído por um novo original GM, pois segundo o mesmo não aconselha usar coxins paralelos devido justamente a problema de vibrações) e foi quando percebi também que começou a vibração, quando está em marcha lenta é perceptível a vibração na região atrás do console central (local onde fica o coxim), fazendo barulho como se estivésse pegando metal com metal, tem me incomdado bastante, pois para mim o carro não ficou normal. Faz barulho de vibração também com o veículo em marcha, geralmente em rotações altas do motor.
Retornei na oficina onde foi efetuado o serviço, e foi verificado que o coxim hidráulico dianteiro direito (do lado das correias) também estava estourado e quase totalmente caído, que de acordo com o mecânico provavelmente sería a causa, pois após a troca do traseiro todo o peso do motor passou para o coxim dianteiro cansado, então da vibração. Trocamos por outro novo, também original GM. E a vibração continua nas mesmas situações.
Eu não entendo como é que se troca peças por outras originais GM para solucionar um problema que eu nem mesmo percebia e agora aparece outro que não conseguem solucionar, parece que conserta uma coisa estraga outra, rsrs!

Caso tenha descoberto a solução, por favor, nos avise!

Obrigado pela atenção.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por AdrianoS » 20 Jul 2014, 01:24

Não creio que coxims novos originais GM possam ocasionar vibrações que não se tinha com os velhos, pois os mesmos são justamente para anular tais vibrações, não?
Tudo começou com a troca do coxim traseiro do câmbio, observei que este é fixado por cima do sistema de direção, este que também é fixado no agregado. Há possibilidade de parafusos de fixação terem afrouxado?
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Vibração incomoda carroceria- GLS 97

por AdrianoS » 26 Jul 2014, 22:39

Ninguém mais passou por situação semelhante a minha e do LeonardoSequeira, com seus Vectras B???
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

50 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 289 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 01:28