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Vectra BDúvida - Compressão / Descompressão - Vectra B

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marcusbatera1
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Dúvida - Compressão / Descompressão - Vectra B

por marcusbatera1 » 04 Ago 2014, 12:35

Boa tarde fórum, um mecanico falou que meu motor está com baixa compressão / descompressão nao me lembro agora o termo que ele usou pelo seguinte, estar sujando muito o tbi de óleo e saindo uma fumaça pelo suspiro gostaria de saber se condiz essa informação, e se for realmente, qual serviço eu preciso fazer pra resolver este problema, quais peças trocar e no que mecher e no que gastar coerentemente!!! :2: :88:

No Fear
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Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por No Fear » 06 Ago 2014, 10:35

marcusbatera1 escreveu:Boa tarde fórum, um mecanico falou que meu motor está com baixa compressão / descompressão nao me lembro agora o termo que ele usou pelo seguinte, estar sujando muito o tbi de óleo e saindo uma fumaça pelo suspiro gostaria de saber se condiz essa informação, e se for realmente, qual serviço eu preciso fazer pra resolver este problema, quais peças trocar e no que mecher e no que gastar coerentemente!!! :2: :88:



Primeiramente a Taxa de Compressão do Cilindro do Motor 2.2 16V para cada cilindro é de:

Mínimo: 180 Psi
Máximo: 233 Psi


No Caso do Vectra GSi (150cv Modelo A) e do Vectra CD (141/138cv Modelo B) as taxas são:

Mínimo: 174 Psi
Máximo: 224 Psi


O Seu mnotor tem de estar dentro desta margem, medidas em cada um dos 4 cilindros.

O Aparelho usado é como este da Imagem (Exemplo):

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Seu nome: compressímetro. Este nada mais é que um manômetro normal que possui em sua base uma válvula de esfera para retenção da pressão de pico do cilindro e um botão de liberação desta pressão, uma mangueira e um engate de conexão para ser ligado à rosca da vela de ignição.

Procedimento de Uso do Equipamento

- Coloque o motor para funcionar em marcha-lenta até atingir a temperatura normal de funcionamento, e então desligue-o;
- Remova as velas de ignição e desligue a alimentação da bobina de ignição e os bicos injetores para evitar acidentes;
- Instale o adaptador do compressímetro na rosca da vela do cilindro 1;
- Abra completamente a borboleta de aceleração e vire o motor de partida por 5 segundos;
- Anote o valor registrado da pressão para este cilindro;
- Repita os três procedimentos anteriores para todos os cilindros;
- Em cada cilindro, derrame o equivalente a uma colher de chá de óleo de motor pelo buraco da vela e depois dê a partida por 2 ou 3 segundos;
- Repita o procedimento de leitura da pressão em todos os cilindros, anotando os resultados.

Em um motor saudável a diferença entre os cilindros de maior e de menor compressão não deve ser superior a 10%.

Há ainda um outro teste: o de vazamento de cilindro. Mas por hora, acredito que o teste acima jávai lhe dar um bom resumo da saúde do seu motor.

Porém, sem realizar este teste se torna ABSURDO dizer a Taxa de Compressão dos seus cilindros está incorreta. Tem de ter equipamento e tem de fazer o teste de modo correto. Achômetro é o fim!

Então, antes de lhe passar quaisquer tipo de reparos a serem efetuados, FAÇA A MEDIÇÃO DE TODOS OS CILINDROS e volte a nos passar os dados de medição de cada cilindro. Assim, posso te passar maiores instruções.

Quanto a mangueira do respiro de óleo da tampa de válvulas, existe um filtro, chamado, Filtro Corta-Fogo.
Trata-se de uma espécie de Mola, como na Foto abaixo:

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Vc retira a mangueira que sai da tampa de válvula e vai na conectada na TBI e instala, conforme abaixo:

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Esta peça NÃO VEM ORIGINALMENTE no Vectra. Eu comprei em loja de Auto-Peças. Paguei R$4,50.

Sua função é condensar o vapor de óleo que sobe junto com os gases da combustão, evitando que cheguem em excesso a TBI.
É aqui que também ficam retidas impurezas maiores, como borras de óleo e outros detritos. Quando se acumulam em demasia, entopem o respiro. Isto vai fazer com que a pressão acumulada dentro do motor (fora das câmaras de combustão) force algum outro ponto. O que costuma ocorrer são vazamentos pela junta da tampa de válvulas.

Este óleo além de sujar a TBI, trava a borboleta, causa problemas de marcha-lenta e é queimado junto com a mistura Ar + Combustível!

Porém lave BEM a mangueira internamente (com CAR80) antes de instalar o Filtro.

Caso não conheça, este é o CAR80:

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Eu uso esta peça no meu VCD 2.0 16V e NUNCA MAIS tive problemas com TBI suja de Óleo.
De 3 em 3 meses, retiro a mangueira, retiro o filtro, lavo ele e a mangueira internamente com CAR80, volto a instalar e pronto. Problema resolvido.

Qualquer outra dúvida, estou a disposição.

Valeu! 8-)
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Re: Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por Walber Rocha » 06 Ago 2014, 14:37

Ótimo mesmo No Fear!!! O meu 2.2 16v tbm estava passando muito óleo para a TBI e no meu caso adaptei o filtro antichamas de motor FIASA (FIAT), e tcharaaan, nunca mais TBI suja!!!
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Um homem sem sonho é como um carro sem motor, só anda se empurrado!

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Ramon Neves
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Re: Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por Ramon Neves » 08 Ago 2014, 14:13

Estou procurando esse filtro corta chamas mas aqui onde moro ta dificil de achar...
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Re: Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por JoãodoValle » 09 Ago 2014, 11:20

Devo instalar esse filtro no meu 2.0 8v?

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Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por No Fear » 09 Ago 2014, 13:18

Ramon Neves escreveu:Estou procurando esse filtro corta chamas mas aqui onde moro ta dificil de achar...


Falei com meu fornecedor hj e acredito que semana que vem já consiga esta peça NOVA!
Caso tenha interesse, mantenha contato.

Valeu! 8-)
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No Fear
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Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por No Fear » 09 Ago 2014, 13:19

JoãodoValle escreveu:Devo instalar esse filtro no meu 2.0 8v?


Dever não deve. Não é uma obrigação, mas garanto que sua TBI agradece o investimento.

Valeu! 8-)
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Re: Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por JoãodoValle » 09 Ago 2014, 16:54

Sim, mas tecnicamente é igual para o 8v?

No Fear
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Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por No Fear » 09 Ago 2014, 19:33

JoãodoValle escreveu:Sim, mas tecnicamente é igual para o 8v?


João,

Entendi sua pergunta.
tecnicamente a vantagem será a mesma dos motores 16V.

Ou seja, sua função é condensar o vapor de óleo que sobe junto com os gases da combustão, evitando que cheguem em excesso a TBI.
É aqui que também ficam retidas impurezas maiores, como borras de óleo e outros detritos. Quando se acumulam em demasia, entopem o respiro.

Valeu! 8-)
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No Fear
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Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por No Fear » 09 Ago 2014, 19:40

JoãodoValle escreveu:Sim, mas tecnicamente é igual para o 8v?


João,

Entendi sua pergunta.
Tecnicamente a vantagem será a mesma dos motores 16V.

Ou seja, sua função é condensar o vapor de óleo que sobe junto com os gases da combustão, evitando que cheguem em excesso a TBI.
É aqui que também ficam retidas impurezas maiores, como borras de óleo e outros detritos. Quando se acumulam em demasia, entopem o respiro.

Valeu! 8-)
Editado pela última vez por No Fear em 12 Ago 2014, 11:08, em um total de 1 vez.
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Re: Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por JoãodoValle » 09 Ago 2014, 20:15

Vlw, vou procurar por aqui esse filtro.

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Re: Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por marcusbatera1 » 12 Ago 2014, 11:05

Entendi, obrigado pela aula, vo levar em uma retifica de motores q é renomada aqui no RJ pra fazer este teste, acho que minha mangueira que sai da tampa de válvulas já tem este filtro corta chama, uma outra coisa que também reparei é que sai uma bastante fumaça pela mesma saída da tampa de válvulas um outro mexanico disse q isso também era um sinal de compressão/descompressão!!! :15: :15:

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Re: Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por marcusbatera1 » 12 Ago 2014, 11:07

Essa mesma mangueira do meu carro é uma bem rígida eu posso trocá-la por uma mais flexivel, se possível de borracha...

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Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por No Fear » 12 Ago 2014, 11:14

marcusbatera1 escreveu:Essa mesma mangueira do meu carro é uma bem rígida eu posso trocá-la por uma mais flexivel, se possível de borracha...


Esta mangueira não é rígida.
Se ela ficou assim é pq já é velha (ressecada), por conta da temperatura de contato do motor por fora e da temperatura de gases e óleo por dentro.

A questão é trocar. Ou pela original ou paralela (Balflex ou Goodyear), mas lembre-se. tem de ser específica para óleos e combustíveis). JAMAIS instale neste local mangueira para passagem de ar ou água.

Originalmente esta mangueira é de borracha!

Valeu! 8-)
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compressão do motor

por marciothales » 07 Nov 2015, 19:39

Tenho um vectra 2004, 2005, 2.0, 8v, mandei medir a taxa de compressão e ele está com 130 psi. o normal seria estar com 170 a 200 psi. pergunto está baixo a compressão. sinto ele frouxo para andar. O que faço, ah ele tb é chipado. O que faço, mexer onde.

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Re: compressão do motor

por Arquiteto » 07 Nov 2015, 23:57

então amigo não domino esta area mas basicamente

seu motor pode estar com folgas de desgate normais ou não pelo uso

vamos aguardar a opinião dos mais entendidos de motor como almeidão e corsa turbo

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Re: Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por figueiro » 08 Nov 2015, 09:18

Pessoal,

Qual a taxa de compressão para o Vectra 2.2 8V?

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Re: Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por Ju_Bueno » 08 Nov 2015, 10:45

Tópicos fundidos por se tratar do mesmo assunto!

Amigos Marcio Thales e Figueiro, no segundo post deste tópico há informações que lhe serão de ajuda. Parece que o No Fear manja do assunto...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

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Re: Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por No Fear » 08 Nov 2015, 13:25

Do que precisarem, estou a disposição.

Valeu! 8-)
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Re: Compressão / Descompressão no motor 2.2 16V. DÚVIDAS!!!

por Last_Warrior » 09 Nov 2015, 21:06

Se a compressão do motor estiver boa, não só dentro dos parâmetros mas com uma diferença tolerável em torno de 15psi entre os cilindros, tudo OK, parte para descarbonizar o filtro dos respiros da tampa de válvula, e analisa a vela se não tem carbonização ou se está com a sujeira preta e úmida.

Caso as velas estejam muito limpas, cor marrom normal, pode ser só o filtro da tampa valvulas obstruído.

Caso esteja com pouca compressão ou velas úmidas, carbonização em excesso, aí podem ser 2 coisas...

Na melhor das hipóteses, retentores de válvulas ruins e/ou cabeçote carbonizado fazendo as válvulas não assentarem direito nas sedes. Nada que uma retífica só do cabeçote não resolva.

Na pior das hipóteses, anéis de pistão gastos aí só retífica completa.

Você pode optar em fazer o diagnóstico e resolver logo, ou adiar o problema e deixar "estourar de vez", caso a carbonização esteja ocorrendo, vai cobrar seu preço num médio prazo, fazendo o motor abrir o bico de vez.

Então, tem que analisar com calma, pode ser coisa simples ou mais complexa.

Caso seja realmente motor cansado, como eu disse, tem a opção de adiar o reparo, porém o reparo futuro será mais caro.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
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