O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTampa de Válvulas 8V - Defeito - Vectra B

34 mensagens
  • 1
  • 2
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Tampa de Valvulas - Parafusos sem rosca

por Almeidão » 09 Nov 2015, 18:03

Nada de tão desesperador, e nem precisa desmontar nada alem da tampa. Leva em uma retífica e peça para colocar um helicoil em cada uma que arrebentou e na próxima vez não desmonte ele ainda quente, seja lá qual temperatura tiver além da temperatura com ele 100% frio. O meu já tem um helicóil aí e fica melhor que o do carro por ser ele de aço. Não invente colocando parafusos maiores, o problema pode ser grande depois, esta é a unica e melhor solução sem desmontar.

Outra dica, já colocou a junta? Pode comprar outra, esta ai já era, só de mexer ela não vedará mais.

Preço para cada helicoil aqui na cidade, R$ 20,00 e se for us 13 dá para bricar em uns 15 cada.

Sds
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Tampa de Valvulas - Parafusos sem rosca

por Last_Warrior » 09 Nov 2015, 20:59

Tenta passar um macho com a mesma rosca do original, e coloque parafusos novos (compra só 1 pra ver se vai dar certo em todos, se der certo compre o resto, são baratos). Isso resolve em 90% dos casos. Já aconteceu comigo mas foi no cubo de roda, apesar de estar bem "feio", ficou muito bom e bem firme.

Caso não resolva, tem que considerar passar um macho maior e colocar um parafuso um pouco maior, sem exagero.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

michaelbl2
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 14 Abr 2014, 14:36
Nome Completo: MICHAEL RODRIGO REIS FERREIRA
Cidade: Sao Jose De Ribamar
Estado: Maranhão
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Tampa de Válvulas 8V - Defeito

por michaelbl2 » 12 Jan 2016, 17:23

Alguma dica importante para remover o emblema da antiga e montar na tampa nova?

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Tampa de Válvulas 8V - Defeito

por Andersonss » 13 Jan 2016, 11:12

michaelbl2 escreveu:Alguma dica importante para remover o emblema da antiga e montar na tampa nova?


Se não me engano ela é só encaixada com uma chave de fenda bem fininha vc consegue tira-la com paciência sem quebrar nada :88:

Avatar do usuário
marcos.antonio
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 240
Registrado em: 13 Set 2015, 22:07
Nome Completo: Marcos Antônio Vieira
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Tampa de Válvulas 8V - Defeito - Vectra B

por marcos.antonio » 13 Jan 2016, 13:02

Almeidão já matou a pau aí, mas só pra reforçar..
Ela é fixa .. se saiu do lugar é pq está quebrada .
é um defletor , e não um distribuidor.
Realmente existem uns encaixes plasticos meio escondidos ali nas laterias, mas não é desmontável. :88:
Vectra CD 2.0 8V 2003 manual.
Garagem : viewtopic.php?f=70&t=12102

edwin_bp
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Mai 2014, 09:37
Nome Completo: Edwin BP
Cidade: Santo André
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de Válvulas 8V - Defeito - Vectra B

por edwin_bp » 19 Jan 2023, 08:07

Salve galera, faz tempo morreu o assunto né kkkk nem sei se ainda tem a galera aqui no clube, mas não custa tentar.
Essa tampa de plástico do vectra todo mundo fala a mesma coisa que é um problema crônico do carro e que é falha de projeto, vi que tem uma tampa do Astra que é de alumínio e dizem servir no nosso vectra 8v, alguém já fez essa troca? Realmente dá certo e resolve o problema? Ou o ideal é manter o uso da de plástico mesmo, e sempre que começa vazar óleo realizar a troca? Todo Vectra que vejo tem vazamento nela, rsrsrs o link da que estou comentando do Astra abaixo, mas parece que os encaixes das mangueiras são em posições diferentes:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 354108-_JM

Vlw galera, abraços.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tampa de Válvulas 8V - Defeito - Vectra B

por Ju_Bueno » 19 Jan 2023, 08:27

Se você observar bem, notará que na primeira foto é uma tampa e nas demais, outra. Eu diria que esta primeira é do Monza, e não de Astra. A que está nas demais fotos posso dizer que é idêntica a do Vectra A, que compartilhava mesmo motor, injeção, etc com o Astra Belga. Se serve no Vectra B, já não sei dizer.

A de plástico eu acredito que precisa de um cara gabaritado pra montar e não dar vazamento. No meu Astra já foi trocada a junta 3 vezes - na segunda vez foi com uma tampa nova original GM. E não foi o caso de voltar o vazamento em alguns meses ou semanas - nunca deixou de vazar. Inclusive, na semana que vem será a quarta tentativa, mas agora num mecânico um pouco mais experiente.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de Válvulas 8V - Defeito - Vectra B

por Almeidão » 19 Jan 2023, 10:33

Eu acho que tudo é problema crônico no Vectra, no Gol, no Santana, no passat, no BMW, Mercedes, jaguar com mais de 5 anos de uso quando realmente ele é usado. Imagina o meu 97 que eu faço questão de nem fazer conta quantos anos tem, simplesmente é um 97.

Sobre a tampa eu fiz um video e já tenho o segundo pra ser postado com uma melhora, mas o primeiro ajuda muito. Primeiro de tudo, tem que ser original e o que faz ela ter longividade é nunca desmontar ela quente, nunca apertar demais e nunca montar ela com limpeza somente no querosene. Tem que usar querosene, em seguida detergente e pincel no trilho e por fim muito limpa contato, A junta pode ser sabó ou taranto e lógico a original que pode ser uma das duas.
No video abaixo explico alguma coisa a fazer, no outro video que ainda vou postar, explico algo que não expliquei neste que é a área de vedação que é o trilho onde a junta entra, e parte superior do lado deste trilho pelo lado de dentro que precisam ser muito limpo porque é ai a área de vedação dela. Lembrem se, ela nunca vaza na superficie, a não ser que esteja muito, mas muito ruim mesmo.
La no minuto 4 eu comento sobre a borra de óleo que fica no trilho e é visivelmente que mesmo limpo e seco ele está ali ainda e sai somente som limpa contado, muito limpa contato. Assim ela dura uns 5 anos e talvez até mais. Lembrem se, eu achei 2 kilos de aperto ali um estrupo.
Melhor modelo e marca: Plastico e original.

https://www.youtube.com/watch?v=HJV-rko27Ic
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de Válvulas 8V - Defeito - Vectra B

por chirola » 19 Jan 2023, 12:52

não poso comentar da tampa do 8v mais muita gente reclama do vazamento .
o meu carro é16v e consegui acgar a forma de instalar que fica bom , troque no meu carro a um ano e continua limpo . e olha que no 16v tem aqueles o´ring ridiculos para vedar nos parafusos que são uma porcaria
lembrar de que o motor deve estar frio para mecher nesta tampa , se mexeer com ela quente deforma mesmo ao desmontar e esfriar fora da sua posição
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje eu achei 2 kilos de aperto ali um estrupo.

na tampa 2kilos e ridiculo , eu encosto na mão e mais um oitavo de volta se não to enganado no 16v fala algo perto dos 650 700 gramas , aperto igual cabeçote do meio para as pontas em treis apertos para esmagar a junta parelho .
se colocar cola\silicone tem que deixar secar por pelomenos duas horas antes de apertar com a tampa no lugar os parafusos apenas encostados para a cola e a unta ficar retas na posição

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de Válvulas 8V - Defeito - Vectra B

por Almeidão » 19 Jan 2023, 16:58

chirola escreveu:Fuente del Mensaje não poso comentar da tampa do 8v mais muita gente reclama do vazamento .
o meu carro é16v e consegui acgar a forma de instalar que fica bom , troque no meu carro a um ano e continua limpo . e olha que no 16v tem aqueles o´ring ridiculos para vedar nos parafusos que são uma porcaria
lembrar de que o motor deve estar frio para mecher nesta tampa , se mexeer com ela quente deforma mesmo ao desmontar e esfriar fora da sua posição
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje eu achei 2 kilos de aperto ali um estrupo.

na tampa 2kilos e ridiculo , eu encosto na mão e mais um oitavo de volta se não to enganado no 16v fala algo perto dos 650 700 gramas , aperto igual cabeçote do meio para as pontas em treis apertos para esmagar a junta parelho .
se colocar cola\silicone tem que deixar secar por pelomenos duas horas antes de apertar com a tampa no lugar os parafusos apenas encostados para a cola e a unta ficar retas na posição


O 16V é bem mais complicado porque exisrte a emenda de um lado do cabeçote para o outro lado, exatamente esta borracha que te perturba kakakkak. Eu acho que ali há uma falha ao fabricar, ele tinha que ser todo plano para evitar voltas nas juntas.
No 8 valvulas, nunca se deve usar cola, não precisa, basta fazer a coisa certa. Já no 16 nunca mexi e não tenho a minima ideia do que eu faria kakakka. Só sei que ela deixa o motorzão muito bonito.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de Válvulas 8V - Defeito - Vectra B

por chirola » 19 Jan 2023, 21:32

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje á no 16 nunca mexi e não tenho a minima ideia do que eu faria kakakka.

No 16v vai uns pingos de cola sim ate no manual de manutenção GM fala aonde vai e já comente aqui no forum , se mexer tem que trocar a junta e os orimg ou vai vazar.
No 8v imagino que deve ser como no Monza , eu limpava bem com gasolina depôs pasaba um álcool e ar do compressor para mont, mais cualquer tampa plastica que mexer quente eu acho que empena ou deforma ,a mesma GM já sabia do vazamento e as tampas plasticas tem uns defletures do lado do comando para tentar resolver algo que não resolveu kakakakk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de Válvulas 8V - Defeito - Vectra B

por Almeidão » 20 Jan 2023, 08:19

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje á no 16 nunca mexi e não tenho a minima ideia do que eu faria kakakka.

No 16v vai uns pingos de cola sim ate no manual de manutenção GM fala aonde vai e já comente aqui no forum , se mexer tem que trocar a junta e os orimg ou vai vazar.
No 8v imagino que deve ser como no Monza , eu limpava bem com gasolina depôs pasaba um álcool e ar do compressor para mont, mais cualquer tampa plastica que mexer quente eu acho que empena ou deforma ,a mesma GM já sabia do vazamento e as tampas plasticas tem uns defletures do lado do comando para tentar resolver algo que não resolveu kakakakk


Eu nunca tive problemas com a do 8V sendo plastica, mas tive que descobrir que fica ali uma camada seca quase invisivel que só sai com limpa contato, nunca testei o álcool mas como você comentou algo interessante e acredito que também limpa e deixa ela 100% no plástico, vou testar isto na próxima. Não precisa ter um ólho especial para ver esta camada depois de seca, basta olhar contra uma luz e pode ser a do sol mesmo. Esta camada é uma pelicula em forma de verrniz tipo uma borra que ao ser aquecida abre espaço para passar o óleo isto dentro da canaleta e por toda a volta deste trilho desta canaleta pelo lado interno, afinal a junta veda dentro desta canaleta e no topo deste trilho em volta dela.
Resumo geral, alguns mecanicos incapazes tem como ÁLIBI a frase 'PROBLEMA CRÓNICO"
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tampa de Válvulas 8V - Defeito - Vectra B

por Ju_Bueno » 20 Jan 2023, 08:29

É isso o que eu digo: pra resolver esse problema precisa de um cara gabaritado!

Se dessa vez o mecânico não resolver, vou eu mesmo meter a cara aplicando essas dicas.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tampa de Válvulas 8V - Defeito - Vectra B

por chirola » 20 Jan 2023, 14:13

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Se dessa vez o mecânico não resolver, vou eu mesmo meter a cara aplicando essas dicas.

akakakkaka ju acho que se vc faz tem muita mais chance de ficar melhor do que o mecanico faz vc tem gm a muito tempo e se da manha .

sim almeidão o limpacontato na verdade é alchool isopropilico em spray , no pior dos casos se não tem pega a tampa lipa bem com papel toalha vai no tanque e pode dale com detergente e uma escobinha na canaleta dela ate tirar bem todo resto de sujeira so que vai ter que secar bem para não ficar humidade pode secar com secador de cabelo .

34 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 361 visitantes

Bem-vindo: 28 Abr 2024, 11:34