O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPara os entendidos em Ar Condicionado - Vectra B

128 mensagens
Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 10 Dez 2014, 13:57

Almeidão escreveu:Meu caso estáq bem complicado, bem complicado mesmo. Ontem fiz um outro teste, deixei ele ligado até desarmar o compressor, assim que desarmou tirei a tomada do pressostato e fiz um jump e ele não liga. Parece ser alguma resistencia que esquenta, se afasta e ao esfriar volta a funcionar.
Não testei ainda com jump direto, farei hoje. Jump direto será jumpear antes de ligar e esperar para ver se desliga, se desligar com ele jumpeado direto, já vou eliminar a possibilidade de ser o pressostato e partir para o relê do ar condicionado.

Aceito sujestão. Nunca peguei um tem tão difícil, vagão já peguei, mas agora é um trem mesmo.


Sera que esse sensor não trabalha ao contrario ??? Jumpeado ele corta e deixando aberto ele libera o compressor ?

Veja com um ohmimetro se ele não é em curto , fora da linha !
O sistema esta realmente com 900 gramas de gás ???

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 10 Dez 2014, 14:27

Luiz Antunes escreveu:
Almeidão escreveu:Meu caso estáq bem complicado, bem complicado mesmo. Ontem fiz um outro teste, deixei ele ligado até desarmar o compressor, assim que desarmou tirei a tomada do pressostato e fiz um jump e ele não liga. Parece ser alguma resistencia que esquenta, se afasta e ao esfriar volta a funcionar.
Não testei ainda com jump direto, farei hoje. Jump direto será jumpear antes de ligar e esperar para ver se desliga, se desligar com ele jumpeado direto, já vou eliminar a possibilidade de ser o pressostato e partir para o relê do ar condicionado.

Aceito sujestão. Nunca peguei um tem tão difícil, vagão já peguei, mas agora é um trem mesmo.


Sera que esse sensor não trabalha ao contrario ??? Jumpeado ele corta e deixando aberto ele libera o compressor ?

Veja com um ohmimetro se ele não é em curto , fora da linha !
O sistema esta realmente com 900 gramas de gás ???


Luiz Antunes, minha duvida está somente nesta quantidade de gás. Mas o que desliga o compressor se tenho menos gás? não é o pressostato? Se não for, ai acho que pode ser sim este o problema, mas se for o pressostato aí o problema é outro. Veja bem, no momento que desliga, o pressostado não vale mais nada, porque ao jampear não funciona.
Ele com mesnos gás o que faz ele desligar? que sensor seria?

Sobre o jump, não ele trabalha fechando. Testei antes com o carro frio, soltei a tomada e ao jampear liga o ar.

uma coisa é certa, gaste o que eu gastar, mas eu não vou deixar ninguem fazer gambiarra no meu carro. Irei descobrir, e não demora muito vou começar entender de ar condicionado também kakkakkakka
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 10 Dez 2014, 16:59

Almeidão escreveu:
Luiz Antunes escreveu:
Almeidão escreveu:Meu caso estáq bem complicado, bem complicado mesmo. Ontem fiz um outro teste, deixei ele ligado até desarmar o compressor, assim que desarmou tirei a tomada do pressostato e fiz um jump e ele não liga. Parece ser alguma resistencia que esquenta, se afasta e ao esfriar volta a funcionar.
Não testei ainda com jump direto, farei hoje. Jump direto será jumpear antes de ligar e esperar para ver se desliga, se desligar com ele jumpeado direto, já vou eliminar a possibilidade de ser o pressostato e partir para o relê do ar condicionado.

Aceito sujestão. Nunca peguei um tem tão difícil, vagão já peguei, mas agora é um trem mesmo.


Sera que esse sensor não trabalha ao contrario ??? Jumpeado ele corta e deixando aberto ele libera o compressor ?

Veja com um ohmimetro se ele não é em curto , fora da linha !
O sistema esta realmente com 900 gramas de gás ???


Luiz Antunes, minha duvida está somente nesta quantidade de gás. Mas o que desliga o compressor se tenho menos gás? não é o pressostato? Se não for, ai acho que pode ser sim este o problema, mas se for o pressostato aí o problema é outro. Veja bem, no momento que desliga, o pressostado não vale mais nada, porque ao jampear não funciona.
Ele com mesnos gás o que faz ele desligar? que sensor seria?

Sobre o jump, não ele trabalha fechando. Testei antes com o carro frio, soltei a tomada e ao jampear liga o ar.

uma coisa é certa, gaste o que eu gastar, mas eu não vou deixar ninguem fazer gambiarra no meu carro. Irei descobrir, e não demora muito vou começar entender de ar condicionado também kakkakkakka


Chato é não ter o esquema elétrico desse ar , por acaso o seu é eletrônico , nem perguntei antes .

No meu sistema eletrônico , so achei um pressostato , mas já disseram que tem 2 .

Pq o eletrônico tem coisa pacas para ele funcionar , tem sensor num buraco dos comandos , tem sensor solar em cima do painel , tem sensor de temp no para choque , tem pressostato ( s ) .

Hoje eu desconfio que tem mais um sensor de pressão em algum lugar , ( não um pressostato que liga ou desliga ) , mas sim um sensor de pressão . Passei hj ainda pouco o scanner no meu carro, e tinha um código de erro que dizia " tensão alta sensor de pressão do ar cond " . Apaguei o código e ele não voltou , deve ter sido quando eu coloquei um pouco mais de 900 gramas no sistema , quando troquei a torre , há um mês . No dia seguinte eu retirei um pouco de gás e regulei pela pressão alta e pela baixa .

Quanto ao lance do seu pressostato , tem carro que usa um pressostato duplo , 4 ou 3 fios , uma parte é de baixa e outra de alta .
Desliga por alta e por baixa .

Mas nada impede eletricamente que um cara deste de 2 fios, desligue tanto com baixa como com alta , vai saber se e assim mesmo . Ele pode ter uma palheta , que passeia numa pista de contato na faixa correta , passou mais para um lado de baixa desliga , passou para o outro de alta desliga tb . Já vi isso em indústria .

Vc esta fazendo o que eu tb estou , comprei td para ar cond , ainda não dei como encerrado o meu , preciso de um dia bem quente para testar , pq por enquanto so sai a noite , ninguém bota a mão mais , rs .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 10 Dez 2014, 18:28

O meu não é eletronico é simplão mesmo. Não coloquei gás por balança, aqui é difícil isto, bem descobri um aqui que coloca com uma máquina, amanhã vou lá. Nem sei como é esta máquina se é por peso ou não.

Uma coisa me desanimou, o compressor novo ronca igual ao velho akkakakkak

Obrigado.
Imagem

perides
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Set 2014, 22:37
Nome Completo: perides walfran de barros junior
Cidade: maceio
Estado: Alagoas
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por perides » 10 Dez 2014, 19:15

Eu preciso saber se tem jeito pro meu compressor. Aqui na minha terra compressor é descartável e custa 1400 reais. Aqui ninguém faz manutenção neles. Deu pau só outro. Vlw. To ferrado.

Avatar do usuário
Bacana
GL Member
GL Member
Mensagens: 118
Registrado em: 23 Abr 2013, 11:01
Nome Completo: Gil da silva
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Bacana » 10 Dez 2014, 22:31

desculpe minha ignorância mas não tem como tu medir essa carga de gás

penso por essa lógica quando você está com o sistema com carga ou seja pisando sem marcha lenta logo eleva a pressão do sistema mantendo ela adequada

no entanto em marcha lenta ou andando devagar ela a pressão tende a cair e desligando o sistema para não ocorrer danos ao compressor

não sei tem lógica

valeu abraço
Vectra elegance 07/08 com pacote PDW
Ex-Vectra milenium 2.2 8v
Ex-Gol ap 1987

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 10 Dez 2014, 23:13

Almeidão escreveu:O meu não é eletronico é simplão mesmo. Não coloquei gás por balança, aqui é difícil isto, bem descobri um aqui que coloca com uma máquina, amanhã vou lá. Nem sei como é esta máquina se é por peso ou não.

Uma coisa me desanimou, o compressor novo ronca igual ao velho akkakakkak

Obrigado.


talvez fosse bom colocar uma dose 10 ml de militec , como estão fazendo agora com alguns carros , ate a militec esta recomendando.

Eu estou comprando a ferramenta de colocar , quando chegar eu vou por no meu , se der certo posso te emprestar a ferramenta .

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Mantenedor » 11 Dez 2014, 02:14

Olá tem como VC colocar o link ou o nome desta ferramenta.
Estou querendo também deixar o meu vectra nos conformes..

Mantenedor\VectraCd\2.0\16VT\ 215Cv.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 11 Dez 2014, 08:10

Eu queria sim mudar algo neste compressor para não fazer ruído, aceitarei sim ajuda neste ponto.

Hoje fui em um cara aqui e ele ligou o carro, acelerou e assim que esquentou o ar desligou. Ele disse que não é falta de gás, o que ele informou é que o segundo estágio deveria ter armado com a aceleração que ele fez. Bem, hoje ela só arma pelo cebolão e não pela pressão do ar e o sensor está perfeitamente funcionando, tenho 2 deles, coloquei um de reserva e não arma, coloquei outro e não arma também.

Eu sinceramente já estou quase desistindo e já pensando em ficar sem ar neste verão. Ainda penso em arrumar uma balança e colocar estas 900 gramas que eu preciso, ou seja gastar mais 150,00 só para ter certeza que tem o gás correto.

Hoje o que estou procurando é o sensor que desliga este compressor. Com certerza não é o pressostato que está deligando o, isto já foi confirmado.

Alguem sabe o que faz desligar ele sem ser o pressostato?

Já troquei o relê e nada.

Lembro que ele é comum, não é digital.
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 11 Dez 2014, 09:01

Mantenedor escreveu:Olá tem como VC colocar o link ou o nome desta ferramenta.
Estou querendo também deixar o meu vectra nos conformes..

Mantenedor\VectraCd\2.0\16VT\ 215Cv.


Coloque no Ebay.com " FJC 2732 Dye Injector - R12 & R134a Hand Turn " vai aparecer um monte uma delas eu comprei

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 11 Dez 2014, 09:12

Almeidão escreveu:Eu queria sim mudar algo neste compressor para não fazer ruído, aceitarei sim ajuda neste ponto.

Hoje fui em um cara aqui e ele ligou o carro, acelerou e assim que esquentou o ar desligou. Ele disse que não é falta de gás, o que ele informou é que o segundo estágio deveria ter armado com a aceleração que ele fez. Bem, hoje ela só arma pelo cebolão e não pela pressão do ar e o sensor está perfeitamente funcionando, tenho 2 deles, coloquei um de reserva e não arma, coloquei outro e não arma também.

Eu sinceramente já estou quase desistindo e já pensando em ficar sem ar neste verão. Ainda penso em arrumar uma balança e colocar estas 900 gramas que eu preciso, ou seja gastar mais 150,00 só para ter certeza que tem o gás correto.

Hoje o que estou procurando é o sensor que desliga este compressor. Com certerza não é o pressostato que está deligando o, isto já foi confirmado.

Alguem sabe o que faz desligar ele sem ser o pressostato?

Já troquei o relê e nada.

Lembro que ele é comum, não é digital.


Por 150,00 da para comprar um manifold e garrafas de gás 134 , que sai a 30,00 aki no Rio .

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -r134a-_JM

http://www.polipartes.com.br/gas-refrig ... t-134750/p

Ai é bom que vc fica com as ferramentas , so a maquina de vácuo é que sai caro , a balança tb é barata .

comprei uma destas

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ntrega-_JM

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 11 Dez 2014, 09:16

Lembrei de uma coisa , válvula de expansão entupida não pode subir pressão e desligar o sistema ??
Esse carro tem válvula de ex ??? Eu não sei , ou sera que a tal torre faz essa função ????

Se eu lembrar de qq coisa vou colocando , qq hora tem que aparecer a solução .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 11 Dez 2014, 09:25

Luiz Antunes escreveu:
Mantenedor escreveu:Olá tem como VC colocar o link ou o nome desta ferramenta.
Estou querendo também deixar o meu vectra nos conformes..

Mantenedor\VectraCd\2.0\16VT\ 215Cv.


Coloque no Ebay.com " FJC 2732 Dye Injector - R12 & R134a Hand Turn " vai aparecer um monte uma delas eu comprei


Na parte mecanica o que eu não mexi foi a valvula de expansão. Todos falam que ela não é o defeito porque o ar funciona. Mas eu também estou pensando nela e não vou colocar gás antes de mexer e penso em comprar uma também.

Este militec eu posso colocar no compressor? Amigo, se sim desmonto tudo e coloco ele. Já estou pensando em colocar outro gás mesmo, neste caso eu jogo o que tenho fora, desmonto tudo e coloco o óleo. Ou posso colocar com o gás?

Bem, não está funcionando, já não ligo o ar até acertar o problema. Independente disto não gostei do ruído dele que é pelo menos o que o vendedor indicou NOVO, mas o ruído é identico ao velho. Será que não pode ser uns 10ml de Bardahl B12?

Sds
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 11 Dez 2014, 09:51

Almeidão escreveu:
Luiz Antunes escreveu:
Mantenedor escreveu:Olá tem como VC colocar o link ou o nome desta ferramenta.
Estou querendo também deixar o meu vectra nos conformes..

Mantenedor\VectraCd\2.0\16VT\ 215Cv.


Coloque no Ebay.com " FJC 2732 Dye Injector - R12 & R134a Hand Turn " vai aparecer um monte uma delas eu comprei


Na parte mecanica o que eu não mexi foi a valvula de expansão. Todos falam que ela não é o defeito porque o ar funciona. Mas eu também estou pensando nela e não vou colocar gás antes de mexer e penso em comprar uma também.

Este militec eu posso colocar no compressor? Amigo, se sim desmonto tudo e coloco ele. Já estou pensando em colocar outro gás mesmo, neste caso eu jogo o que tenho fora, desmonto tudo e coloco o óleo. Ou posso colocar com o gás?

Bem, não está funcionando, já não ligo o ar até acertar o problema. Independente disto não gostei do ruído dele que é pelo menos o que o vendedor indicou NOVO, mas o ruído é identico ao velho. Será que não pode ser uns 10ml de Bardahl B12?

Sds



https://www.youtube.com/watch?v=2LRKjOpfeL8

da uma olhada, o site e vídeo é oficial militec , a quantidade é somente 10 ml , se vc for abrir o sistema nem precisa da tal ferramenta . E vc pode adicionar em qq lugar da linha ou no compressor .
Outra maneira é depois do vácuo feito , coloque num copinho de café 10 ml de militec , e faça a mangueira do meio do manifold sugar o conteúdo do copinho para dentro , quando for quase acabar , feche antes de entrar ar . Pronto o militec já esta no sistema .

Quanto ao B 12 não sei se é a mesma coisa , e se dá bem com o óleo PAG 100 , pelo menos o militec os caras estão garantido .

Já que vc tb esta desconfiado da válvula de expansão, me diga onde fica ela , pq se for o caso algum dia eu tb troco .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 11 Dez 2014, 11:02

o óleo que estou usando, é 200ML Royce ND8, nem sei se é bom, dizem que é mas já nem sei mais sobre isto.

Sobre a válvula de expansão, é só pensar um pouco e já acho não ser ela. Motivo, ele não desliga pelo pressostato, ele desliga por outro lugar que eu não tenho a mínima idéia por onde seja. Teste feito nos cabos diretos do pressostado não liga ele depois que ele desliga quando quente, neste caso não há como ser esta válvula, a não ser que o compressor desliga por sí próprio ao pesar. Isto procede?

A válvula de expansão fica na parede de fogo do Vectra, onde entram os dois canos. Ela fica entre estes canos e os dois canos que tem no evaporador e é parafusada em uma peça solta que se aproxima ao apertar, tipo onde prende os canos do filtro. Ela é meio chatinha de trocar, mas eu arrumei uma forma melhor para isto e é até simples depois desta minha idéia. São dois parafusos que prende ela e como o evaporador se movimenta, os dois parafusos ficam difíceis de alcançar o local do outro lado e são parafusos torx. A solução que en contrei foi bem fácil, arrumei um parafuso igual, porem fenda e maior, e é um parafuso bem simples que todas lojas de peças tem, aí voce coloca este maior que vai alcançar o outro lado com facilidade, puxa ele com a mão e coloca o segundo que é o pequeno, logo tira o grande e coloca o outro, de outra forma voce irá me xingar muito se eu dizer que é fácil kakkakakka. Fazendo assim, será mamão com açucar e pode fazer sem mêdo de errar e lembrando que tem os anéis de vedação a ser recolocado ali.

Leia por favor com atenção sobre a válvula de expansão que escrevi acima e veja se tem fundamento. Me ajude também se possivel sobre este óleo que estou usando que é o Royce ND8.
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 11 Dez 2014, 18:17

O óleo pode continuar a usar esse mesmo , na época fui ver e é compatível com o PAG 100 .

Faz sentido sim o lance da expansora , visto que ele não esta desligando por pressostato .

Quando vc diz desliga , seria desalimentar a embreagem mag ??? Ou parar de refrigerar ???

Lembra que esse compressor não deve parar de girar sempre , pois a válvula torre faz a função de tirar o peso dele por temperatura e pressão , então acho que esse compressor gira a maior parte do tempo , mesmo que esteja com a torre aberta e sem comprimir .

Bom se a embreagem abre , então vc esta certo e tem problemas no circuito que aciona ela , termostato interno cabine , algum sensor interno de tem cabine , reles , algum resistor térmico de corrente , etc .

Mas se a embreagem continua acoplada e para de gelar , é a torre sendo acionada , aí pode ser gás demais , que ela abre para não explodir o sistema . Esfria o gás ela fecha e volta gelar .

Obrigado pela explicação da retirada da expansora , outra coisa , precisa tirar para choque para trocar filtro secador ???

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 11 Dez 2014, 19:43

Luiz Antunes escreveu:O óleo pode continuar a usar esse mesmo , na época fui ver e é compatível com o PAG 100 .

Faz sentido sim o lance da expansora , visto que ele não esta desligando por pressostato .

Quando vc diz desliga , seria desalimentar a embreagem mag ??? Ou parar de refrigerar ???

Lembra que esse compressor não deve parar de girar sempre , pois a válvula torre faz a função de tirar o peso dele por temperatura e pressão , então acho que esse compressor gira a maior parte do tempo , mesmo que esteja com a torre aberta e sem comprimir .

Bom se a embreagem abre , então vc esta certo e tem problemas no circuito que aciona ela , termostato interno cabine , algum sensor interno de tem cabine , reles , algum resistor térmico de corrente , etc .

Mas se a embreagem continua acoplada e para de gelar , é a torre sendo acionada , aí pode ser gás demais , que ela abre para não explodir o sistema . Esfria o gás ela fecha e volta gelar .

Obrigado pela explicação da retirada da expansora , outra coisa , precisa tirar para choque para trocar filtro secador ???


A embreagem desliga, ou seja desacopla mesmo. Por isto acho ser um circuíto elétrico, mesmo assim já que não mexi, não demora e troco a Valvula de expansão já que ele desacopla somente na baixa e quando quente, tipo temperatura normal de funcionamento, parece que tem uma resistencia que abre porque logo ele volta, basta acelerar fundo. Não tenho a mínima idéia onde possa ter outro circuíto em este ar. E como eu informei, em momento nenhum a ventoinha do segundo estágio entra pelo ar e o sensor está perfeito.

Para trocar o filtro tem que tirar o para-choques. Nem é muito difícil fazer isto, o único problema são os dois parafusos laterais internos que usa uma chave 8mm. Minha dica é comprar uma chave que tem a catraca nela, assim fica bem fácil, aliás quando eu vi esta chave já pensei no para-choques kakkakakk

Eu tenho uma vávula de expansão guardada, vou ver como posso limpar ela e desmontar outra vez e colocar la. Já que vou tirar la, eu vou ver com que eu posso dar uma limpeza interna no evaporador, consigo tirar ele também sem desmontar painel.
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 12 Dez 2014, 07:32

Almeidão escreveu:
Luiz Antunes escreveu:O óleo pode continuar a usar esse mesmo , na época fui ver e é compatível com o PAG 100 .

Faz sentido sim o lance da expansora , visto que ele não esta desligando por pressostato .

Quando vc diz desliga , seria desalimentar a embreagem mag ??? Ou parar de refrigerar ???

Lembra que esse compressor não deve parar de girar sempre , pois a válvula torre faz a função de tirar o peso dele por temperatura e pressão , então acho que esse compressor gira a maior parte do tempo , mesmo que esteja com a torre aberta e sem comprimir .

Bom se a embreagem abre , então vc esta certo e tem problemas no circuito que aciona ela , termostato interno cabine , algum sensor interno de tem cabine , reles , algum resistor térmico de corrente , etc .

Mas se a embreagem continua acoplada e para de gelar , é a torre sendo acionada , aí pode ser gás demais , que ela abre para não explodir o sistema . Esfria o gás ela fecha e volta gelar .

Obrigado pela explicação da retirada da expansora , outra coisa , precisa tirar para choque para trocar filtro secador ???


A embreagem desliga, ou seja desacopla mesmo. Por isto acho ser um circuíto elétrico, mesmo assim já que não mexi, não demora e troco a Valvula de expansão já que ele desacopla somente na baixa e quando quente, tipo temperatura normal de funcionamento, parece que tem uma resistencia que abre porque logo ele volta, basta acelerar fundo. Não tenho a mínima idéia onde possa ter outro circuíto em este ar. E como eu informei, em momento nenhum a ventoinha do segundo estágio entra pelo ar e o sensor está perfeito.

Para trocar o filtro tem que tirar o para-choques. Nem é muito difícil fazer isto, o único problema são os dois parafusos laterais internos que usa uma chave 8mm. Minha dica é comprar uma chave que tem a catraca nela, assim fica bem fácil, aliás quando eu vi esta chave já pensei no para-choques kakkakakk

Eu tenho uma vávula de expansão guardada, vou ver como posso limpar ela e desmontar outra vez e colocar la. Já que vou tirar la, eu vou ver com que eu posso dar uma limpeza interna no evaporador, consigo tirar ele também sem desmontar painel.


Imaginei que teria que tirar o para choques , eu tenho um 8 mm com catraca incorporada na própria boca , so para isso .

Boa sorte no ar , vou acompanhando e lembrando de algo , eu escrevo , depois de trocar a expansora mande noticias .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 12 Dez 2014, 08:52

Luiz Antunes escreveu:
Almeidão escreveu:
Luiz Antunes escreveu:O óleo pode continuar a usar esse mesmo , na época fui ver e é compatível com o PAG 100 .

Faz sentido sim o lance da expansora , visto que ele não esta desligando por pressostato .

Quando vc diz desliga , seria desalimentar a embreagem mag ??? Ou parar de refrigerar ???

Lembra que esse compressor não deve parar de girar sempre , pois a válvula torre faz a função de tirar o peso dele por temperatura e pressão , então acho que esse compressor gira a maior parte do tempo , mesmo que esteja com a torre aberta e sem comprimir .

Bom se a embreagem abre , então vc esta certo e tem problemas no circuito que aciona ela , termostato interno cabine , algum sensor interno de tem cabine , reles , algum resistor térmico de corrente , etc .

Mas se a embreagem continua acoplada e para de gelar , é a torre sendo acionada , aí pode ser gás demais , que ela abre para não explodir o sistema . Esfria o gás ela fecha e volta gelar .

Obrigado pela explicação da retirada da expansora , outra coisa , precisa tirar para choque para trocar filtro secador ???


A embreagem desliga, ou seja desacopla mesmo. Por isto acho ser um circuíto elétrico, mesmo assim já que não mexi, não demora e troco a Valvula de expansão já que ele desacopla somente na baixa e quando quente, tipo temperatura normal de funcionamento, parece que tem uma resistencia que abre porque logo ele volta, basta acelerar fundo. Não tenho a mínima idéia onde possa ter outro circuíto em este ar. E como eu informei, em momento nenhum a ventoinha do segundo estágio entra pelo ar e o sensor está perfeito.

Para trocar o filtro tem que tirar o para-choques. Nem é muito difícil fazer isto, o único problema são os dois parafusos laterais internos que usa uma chave 8mm. Minha dica é comprar uma chave que tem a catraca nela, assim fica bem fácil, aliás quando eu vi esta chave já pensei no para-choques kakkakakk

Eu tenho uma vávula de expansão guardada, vou ver como posso limpar ela e desmontar outra vez e colocar la. Já que vou tirar la, eu vou ver com que eu posso dar uma limpeza interna no evaporador, consigo tirar ele também sem desmontar painel.


Imaginei que teria que tirar o para choques , eu tenho um 8 mm com catraca incorporada na própria boca , so para isso .

Boa sorte no ar , vou acompanhando e lembrando de algo , eu escrevo , depois de trocar a expansora mande noticias .


Uma coisa que esqueci de informar sobre a expansão. Tem um parafuso no centro dos dois canos para soltar os canos externo, depois que aparece embutido os dois parafusos que comentei contigo. Pode ter certeza, muito fácil fazer isto para gente como nós que já mexe em tudo.

Para ajudar me neste fim de ano, ontem contatei que o retentor do volante do meu carro começou a liberar óleo e precisarei tirar o motor para fazer isto, óbvio que levarei em uma oficina de uma amigo e lá farei este reparo que pra mim é o mais enjodado de todos, piór ainda que trocar homocinéticas kakakkakk
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 12 Dez 2014, 10:03

Andei lendo algo aqui sobre ar a ver se descubro o que desliga este compressor.

http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap52.htm

Uma coisa que pensei, como ele tem alguns comandos eletronicos, os testes feitos no pressostato foi assim.

Assim que desliga, eu tiro a tomada do pressostato e tento um jump e não liga. Mas este negócio pode ser meio complexo mesmo, tipo desliga e não religa em seguida para proteção. Bem isto estou pensando e se isto acontecer, o problema pode ser pressostato.
Imagem

128 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 273 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 01:19