O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPara os entendidos em Ar Condicionado - Vectra B

128 mensagens
Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 02 Jan 2015, 22:38

Almeidão escreveu:
Arquiteto escreveu:estou acompanhando mas infelizmente sem now how para ajudar

:23:

fico então apenas na torcida ..


Nunca vi nada igual. Se voce pensar em uma coisa qualquer, sou de dizer que já mexi e não deu certo, Tudo que voce possa imaginar foi feito e ele continua desligando. Desconectei pressostado e fiz jump, ele liga e logo desliga, desliguei as ventoinhas, ele liga logo desliga, troquei relês, ele liga logo desliga, da linha só não troquei o evaporador e as mangueiras o resto troquei tudo, já passou de 2 mil rerais e nada. Já estou para definir e colocar ele direto sem passar pelo módulo, aliás hoje tenho outra idéia sobre o Vectra, comecei a ficar puto com ele.

Sds


Também cheguei no meu limite , eu já tive oficina , mas ar condicionado tem que ter vivencia de cada modelo .
Continuo acompanhando !

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 28 Dez 2013, 18:04
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por renatovisk » 03 Jan 2015, 09:12

Almeidão escreveu:
Luiz Antunes escreveu:
Almeidão escreveu:DIAGNÓSTICO DE HOJE.

Não me mergunte como, mas sei que só está entrando segundo estágio pelo cebolão, e ao entrar e arrastar a temperatura para baixo, o compressor desliga.

Sds


Vc só sabe que entrou o segundo estagio pelo cebolão , mas vc não vê e nem escuta a ventoinha mais forte ???


Em momento nenhum entra o segundo estágio pelo ar condicionado, não escuto porque não entra mesmo. Ja andei com ele aberto, ar ligado e sem ventilador interno para ouvir caso ela entrasse e não entra, não pelo ar, entra somente em 91 grau pelo cebolão. Bem, aí é fácil de saber que é pelo cebolão porque o meu sistema eu posso desligar o cebolão para checar e isto foi feito, nada de relê, desconecto mesmo o cebolão para teste. Bem, agora tive um melhor diagnóstico que percei que ele desliga não quando esquenta, mas quando ele esfriam ou seja entra o segundo estágio e arrasta a temperatura para baixo e ele desliga.

Por experiencia anterior, com certeza está com pouco gás, isto porque algum tempo atrás estava desarmando o segundo estágio direto e logo ferrou o relê por ter derretido os terminais. O que fiz?. Joguei um pouco de gás fora e logo resolvi o problema e ele passou a armar as vezes quando necessário pelo sistema do ar condicionado.

Já estou quase certo que o segundo e definido problema seria o pressostato que perdeu a pressão de trabalho. Logo infomro a voces se foi isto.

Independente disto, vou tiurar fora e liompar a valvula de expansão ou trocar la. Tentarei limpar o evaporador se eu o soprar e tiver obstruido, e sinceramente não sei como fazer isto.

Já que u vou desmontar isto. Eu posso colocar no evaporador os 10 ml ou um pouquinho mais de Militec? Ou precisa ser no compressor?

Almeidão... Li todos os possiveis diagnosticos que vc fez, e realmente a impressao é de falta de gas o que não é verdade pois vc até já fez uma nova carga e não resolveu.

Não tenho grande experiencia com ac automotivo porem tenho boa experiencia em sistemas de refrigeração. Não sei se foi feito mas se nao foi faça novamente seus testes com o ac ligado com um manometro conectado a linha de sucçao do compressor para acompanhar sua variação de pressao, pois como o problema aparece qdo esfria a agua do motor (consequentemente o refrigerante tbm resfria mais no condensador) o que causa queda de pressao no circuito, aliado a talvez possivel obstruçao no evaporador pode estar abrindo o pressostato de baixa.

Caso vc fizer o teste com o manometro e a pressao nao cair e o compressor parar ai com certeza é parte de comando do circuito (elétrica/módulo).

Abraços!

Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 03 Jan 2015, 11:41

Amigão obrigado pela tentativa de ajuda, mas já fiz isto e antes disto tirei o evaporador fora e tentei limpar, digo tentei porque estava limpo na verdade gastei um líquido de limpeza sem precisar. Testei também com o conector do termostado fora do lugar jumpeado e mesmo assim ele desligou.

Tem momento que ele funciona e este momento é andando em pista livre. Agora, exatamente agora 12:30 PM troquei uma ventoinha, a de dentro. Liguei ele e a alta logo disparou e ficou ligado muito tempo sem desligar, fiz uma manobra na garagem e qualquer forçadinha no motor ele desliga, desta vez desligou e logo ligou, verei até a tarde o que vai dar.

Interessante se tempos atrás me dissessem que o módulo desliga o compressor para ultrapassar eu diria que não porque nunca tinha sentido isto, e com este problema já começo a pensar que seja o módulo justamente porque ele desliga bem fácil. E pelo que eu sei não tem sensor para isto, é quando o motor precisa de força que ele desliga e hoje sinto e ouço o compressor desligando porque este novo fá um barulhão danado. É um track track danado.

Como eu disse troquei a ventoinha e tewstarei mais tarde mas sinceramente não estou confiante nela.

Outro sintoma que ele apresenta: Quando estou em uma rodovia onde ele permanece ligado e logo chego em um transito lento o qual tenho que ir devagar tipo segunda sem acelerar, ele não desliga imediatamente, mas o carro fica neste vai e vem parecendo que o freio, freia e solta. Ou seja quando ele está na lenta e ligado, te deixa barbeiro.

É algo elétrico. Pensei até na resitencia ventilador interno, mas tirei todos os relês deixando sem ventilador e mesmo assim o sangrinolento desliga kakakkak.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 03 Jan 2015, 12:17

Qual a forma mais correta de resetar o módulo do Vectra 97 8v?
Imagem

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 28 Dez 2013, 18:04
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por renatovisk » 03 Jan 2015, 15:36

Almeidão escreveu:Amigão obrigado pela tentativa de ajuda, mas já fiz isto e antes disto tirei o evaporador fora e tentei limpar, digo tentei porque estava limpo na verdade gastei um líquido de limpeza sem precisar. Testei também com o conector do termostado fora do lugar jumpeado e mesmo assim ele desligou.

Tem momento que ele funciona e este momento é andando em pista livre. Agora, exatamente agora 12:30 PM troquei uma ventoinha, a de dentro. Liguei ele e a alta logo disparou e ficou ligado muito tempo sem desligar, fiz uma manobra na garagem e qualquer forçadinha no motor ele desliga, desta vez desligou e logo ligou, verei até a tarde o que vai dar.

Interessante se tempos atrás me dissessem que o módulo desliga o compressor para ultrapassar eu diria que não porque nunca tinha sentido isto, e com este problema já começo a pensar que seja o módulo justamente porque ele desliga bem fácil. E pelo que eu sei não tem sensor para isto, é quando o motor precisa de força que ele desliga e hoje sinto e ouço o compressor desligando porque este novo fá um barulhão danado. É um track track danado.

Como eu disse troquei a ventoinha e tewstarei mais tarde mas sinceramente não estou confiante nela.

Outro sintoma que ele apresenta: Quando estou em uma rodovia onde ele permanece ligado e logo chego em um transito lento o qual tenho que ir devagar tipo segunda sem acelerar, ele não desliga imediatamente, mas o carro fica neste vai e vem parecendo que o freio, freia e solta. Ou seja quando ele está na lenta e ligado, te deixa barbeiro.

É algo elétrico. Pensei até na resitencia ventilador interno, mas tirei todos os relês deixando sem ventilador e mesmo assim o sangrinolento desliga kakakkak.

Realmente... O circuito frigorigeno nao tem nenhum problema.

Quanto a troca das ventoinhas nem aconselho a continuar tentando, pois sem querer pode arrumar um problema adicional.

Agora tenta ver o que sinaliza para o modulo cortar o compressor quando o motor eh muito exijido. Não sei se eh a posiçao do acelerador ( nao sei se o seu eh eletronico) mas algo alimenta com informações o modulo para realizar o corte. E este cara pode estar influenciando no problema.

Assim... Estou só tentando ajudar de alguma forma pois da parte elétrica/mecânica dos negocios muitos aqui manjam muito pricipalmente vc... Eu não sou um desses...rs...

To na torcida aqui !!! Boa sorte!!

Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por José Leal » 03 Jan 2015, 16:27

Almeidão, parei para ler o tópico inteiro. Quando vc diz que trocou o pressostato, pegou um original GM? Acontece que o Citrën Xsara Picasso tem um pressostato igualzinho ao do Vectra, inclusive a cor e o conector. Só que a pressão que ele detecta é diferente e acaba bagunçando todo o sistema.

No sistema com AC digital, existe um transdutor de pressão, que lê a pressão do sistema e informa para a central de IE se o compressor pode ser acionado e para disparar a ventoinha na velocidade alta quando necessário. No caso do sistema analógico, tem o pressostato que simplesmente chaveia um sinal para a central de IE ligar ou não o compressor e outro pressostato que chaveia outro sinal para disparar a velocidade alta das ventoinhas.
Pelo seu relato, as ventoinhas estão disparando na velocidade alta somente pelo cebolão. Neste caso, quando a ventoinha dispara, a pressão no sistema já está alta, fazendo com que o pressostato mande esse sinal para a IE e desliga o compressor. Na rodovia, isso não acontece pois há uma grande circulação de ar frontal.
Um teste que vc pode fazer é comandar "manualmente" o funcionamento das ventoinhas na velocidade alta. Como o sinal enviado pela IE é negativo, vc terá que levar um negativo para os relés das ventoinhas, que ficam na frente da bateria. Tem que testar qual é o fio, mas, como vc sabe, o padrão de cores da GM diz que o fio marrom é negativo. Lá na caixa, o fio deve ser marrom com alguma listra. Então, se não me engano, tem que aterrar os 3 relés que comandam as ventoinhas, para desfazer a ligação em série e elas girarem na velocidade alta. Caso seja mais confortável, já liga as ventoinhas direto nos conectores dos motores (pessoalmente até acho mais fácil).
Só para reforçar essa dica, não sei se vc chegou a ver a caixa de fusíveis e relés da frente da bateria do meu carro. Postei uma foto dela com os conectores dos relés derretidos. Infelizmente isso é crônico no Vectra. Quando deu o BO definitivo, estava usando o AC e as ventoinhas não dispararam na velocidade alta. Quando vi a temperatura passando dos 100°C no painel, imediatamente desliguei o AC e deixei o motor funcionando na marcha-lenta até voltar ao normal. Ao chegar em casa, refiz as conexões com conectores novos e nunca mais deu problema. Acredito que o atual dono dele nunca terá e sequer saberá que algum dia teve problema.

Sobre o compressor desligar ao manobrar o carro, isso é perfeitamente normal. Especialmente em carros 1000, essa função serve para que o motor tenha toda potência para arrancar. Do mesmo modo, quando pisamos a fundo no acelerador, o sinal enviado pelo sensor TPS para a IE é de que toda a borboleta tá aberta. A IE entende que vc quer toda potência do motor e desliga o compressor. Por aqui, no meu 1.0, direto esse sistema funciona, pois em arrancadas ou subidas, tenho que "judiar" mais do acelerador.

Resumo da ópera: faz o esquema para as ventoinhas dispararem na velocidade alta e ligue o sistema de AC. Esqueça a temperatura do motor, pois não vai subir mesmo.
Imagem
Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 04 Jan 2015, 14:11

Renatovisk, fica tranquilo sou bom nestas trocas e nem estou gastando nisto porque tenho alguns motores de ventoinhas guardados, aliás acho que sou o unico louco a abrir isto e trocar rolamentos e limpar kakkaka. Lhe agradeço pela tentativa de ajudar que sempre é válida e mesmo quando não, ela ainda é confortante.

José Leal. Sobre a pressão foi resolvido e as ventoinhas já disparam na alta, pelo pressostado do ar também.

Sobre o resete, esqueçam. Deu errado e continuou na mesma.

Hoje pela manhã 06:45 AM, ligueio o carro e logo liguei o ar. 2 minutos depois ele desligou.

LUZ COM BOA CLARIDADE.
Mexi em todos os contatos nestes ultimos 15 dias, ou quase todos ou seja quase todas as tomadas eu abri e coloquei limpa contato e remontei. Eu sei que tem gente como eu que nunca está satisfeito e nem dá o braço a torcer e parte pra cima, eu acho que sou duas vezes isto. Levantei o capô, tipo 07:00 AM de hoje, olhei vários pontos e havia uma que eu não tinha mexido ainda. Atrás da bomba de freio tem um protetor plástico que atravessa o carro da dirteita para esquerda levando um cabo com alguns fios, bem ali do lado do motorista entra uma tomada que por sinal foi duro tirar ela porque acredito está ali deste de quando foi montado o carro, mas com um esforço e quebrando um pedacinho da trava eu a soltei, não vi nada errado ali e nem tinha nas mãos limpa contato e vendo que não havia sujeira eu remontei como estava.
Depois de remontado, liguei o carro e o ar e ele ficou ligado. Já andei em muma montanha para um restaurante, sendo mais de 5 Km subindo, voltei, andei no centro, andei devagar e até agora tudo normal.

Sou sincero, estou sendo muito afoito em informar porque nem estou acreditando ainda que acertei o problema, mas com uma esperança enorme.

Sobre os 2 mil que gastei, prefiro pensar que agora tenho tudo novo e correr atrás para ganhar outra vez. O unico que quero e que seja perfeito e hoje depois de 15 dias mexendo no mínimo 4 horas por dia, vejo uma claridade imensa no fim do túneo, melhor dizendo vejo o túneo inteiro aceso kakkaka.

Obrigado
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 04 Jan 2015, 21:11

Noticia boa Almeidão ,

então deveria ser algum mal contato nesse esconde chicote preto !!!

Vamos continuar torcendo !!

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 28 Dez 2013, 18:04
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por renatovisk » 04 Jan 2015, 22:57

Almeidão escreveu:Renatovisk, fica tranquilo sou bom nestas trocas e nem estou gastando nisto porque tenho alguns motores de ventoinhas guardados, aliás acho que sou o unico louco a abrir isto e trocar rolamentos e limpar kakkaka. Lhe agradeço pela tentativa de ajudar que sempre é válida e mesmo quando não, ela ainda é confortante.

José Leal. Sobre a pressão foi resolvido e as ventoinhas já disparam na alta, pelo pressostado do ar também.

Sobre o resete, esqueçam. Deu errado e continuou na mesma.

Hoje pela manhã 06:45 AM, ligueio o carro e logo liguei o ar. 2 minutos depois ele desligou.

LUZ COM BOA CLARIDADE.
Mexi em todos os contatos nestes ultimos 15 dias, ou quase todos ou seja quase todas as tomadas eu abri e coloquei limpa contato e remontei. Eu sei que tem gente como eu que nunca está satisfeito e nem dá o braço a torcer e parte pra cima, eu acho que sou duas vezes isto. Levantei o capô, tipo 07:00 AM de hoje, olhei vários pontos e havia uma que eu não tinha mexido ainda. Atrás da bomba de freio tem um protetor plástico que atravessa o carro da dirteita para esquerda levando um cabo com alguns fios, bem ali do lado do motorista entra uma tomada que por sinal foi duro tirar ela porque acredito está ali deste de quando foi montado o carro, mas com um esforço e quebrando um pedacinho da trava eu a soltei, não vi nada errado ali e nem tinha nas mãos limpa contato e vendo que não havia sujeira eu remontei como estava.
Depois de remontado, liguei o carro e o ar e ele ficou ligado. Já andei em muma montanha para um restaurante, sendo mais de 5 Km subindo, voltei, andei no centro, andei devagar e até agora tudo normal.

Sou sincero, estou sendo muito afoito em informar porque nem estou acreditando ainda que acertei o problema, mas com uma esperança enorme.

Sobre os 2 mil que gastei, prefiro pensar que agora tenho tudo novo e correr atrás para ganhar outra vez. O unico que quero e que seja perfeito e hoje depois de 15 dias mexendo no mínimo 4 horas por dia, vejo uma claridade imensa no fim do túneo, melhor dizendo vejo o túneo inteiro aceso kakkaka.

Obrigado

Caramba hein almeidao... Tipo de problema que arranca os cabelos.

Tomare que não tenha mais problemas.

Abraços!!

Enviado de meu LG-D295 usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 05 Jan 2015, 08:00

É isto mesmo pessoal, este era o problema. Ontem praticamente o dia inteiro eu andei sem problemas e hoje pela manhã até o trabalho igualmente sem problema. Comprei um DW, vou desmontar hoje e colocar um WD ali nesta tomada que nunca tinha sido tirada desde a montagem do carro e vou preparar algo que há tempo tinha pensado que é transformar o primeiro estágio da ventoinha em segundo para quando eu ligar o ar condicionado.

Explico melhor o porque desta transfromação. Eu não gosto mesmo de ver a temperatura do meu carro pairando em 90º e alguns momentos dentro da cidade onde o ar não atinge a pressão para armar o segundo estágio e a temperatura não alcança o segundo estágio do sensor para armar o mesmo. Neste caso, como o primeiro estágio certamente arma ali perto dos 88º ele por estar com o ar ligado estará transformado em segundo estágio e logo ela não vai ficar ali agarrada entre 89 a 91 que é o que tem ficado na cidade com o ar ligado a maioria das vezes. E mais, como tenho tido muitos problemas com os sensores do ar que são Chineses e não tenho encontrado nada original, será um alívio caso hover falha.

Fazer isto? Faço com 10 minutos.

Muito obrigado a todos, em especial ao Luiz Antunes que sempre estava atento e ao Ives que perturbei muito por MP. Agora vou tentar achar uma tomada desta a qual tive que quebrar a parte de cima para desarmar la e logo ficará tudo novo. Se alguem tiver algo parecido, ou souber onde possa vender, serei muito grato pela informação.

Sds
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 05 Jan 2015, 12:54

Almeidão ,
pode ser que esta tomada tenha os seu terminais femeas um pouco abertos proporcionando mal contato , como a corrente ali deve ser baixa , chaveamento de reles , sensores , não deu para destempera-las e derreter, ou ficar verde , ficando evidente que tinha um mal contato . Mas claro que ele estava lá .

Talvez o conveniente , seria com uma chave de relojoeiro , tentar fechar um pouco todos os femeas antes de acabar o serviço , mandando em seguida o WD no macho e femea .

Estas tomadas realmente dão medo , é de um plástico que resseca, e quebra a toa com a caloria do motor !!!
Abs

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 05 Jan 2015, 13:35

Luiz Antunes escreveu:Almeidão ,
pode ser que esta tomada tenha os seu terminais femeas um pouco abertos proporcionando mal contato , como a corrente ali deve ser baixa , chaveamento de reles , sensores , não deu para destempera-las e derreter, ou ficar verde , ficando evidente que tinha um mal contato . Mas claro que ele estava lá .

Talvez o conveniente , seria com uma chave de relojoeiro , tentar fechar um pouco todos os femeas antes de acabar o serviço , mandando em seguida o WD no macho e femea .

Estas tomadas realmente dão medo , é de um plástico que resseca, e quebra a toa com a caloria do motor !!!
Abs


Os contatos estão realmente perfeitos e limpos, é aquela velha história de fusível encantado. Lembra? bastou tirar e recolocar e já funcionou. Aliás quando na alta funcionava, isto porque acelerando passa mais corrente.

Para os leigos, fusível ou relê encantado é ele no local sem está queimado e hora funciona e hora não, ou seja ele fica isoládo por uma camada invisível entre os metais e basta tirar e recolocar que ele se ajusta.

Interessante que fiz isto em todas as tomadas, inclusível no módulo e nem lembrando desta que praticamente fica bem mais visível que as outra e logo eu que cuido dos fusíveis e relês com uma camada fina ou quase invisível de graxa ou muitas vezes com WD. Aliás foi a primeira coisa que fiz hoje pela manhã, comprar um DW40 para a noite abrir outra vez e lubrificar.

Bem, está 100% funcionando, desligando somente quando exigido para ultrapassar, isto tudo depois de uma féria frustada kakkakakkakak.


Sds
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 05 Jan 2015, 14:18

Isso mesmo , por incrível que pareça as vzs tem uma camada de isolante que não é visível , ( as vzs é o estanho do terminal que reage com o ar e a passagem de corrente ) por isso eu sempre dou uma pressão nas femeas e depois WD , pq ele sempre entra " arranhado " e forçando o contato !

Parabéns pela matada !! :105:

nmtpereira
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Nov 2014, 22:46
Nome Completo: Nikolas Melendez Teixeira Pereira
Cidade: rio grande
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por nmtpereira » 28 Jan 2015, 18:58

Boa noite galera!
Havia criado um tópico com esse problema (o ar esfria quase nada, gelar que é bom não) hahuahuah. Ai o almeidao me colou esse tópico como resposta.
Só me restou uma dúvida pra ter certeza de que é a TORRE... se ela for o problema existirá pressão na linha?
Levei o carro num conhecido meu que tem os aparelho e fiz as medições e as mesmas bateram, segundo ele... a 1500rpm ele foi a -30. Sou meio leigo nessa história de ar condicionado e tudo mais.
teriam como me dar uma luz nessa? O calor ta ruim de segurar sabendo que o ac poderia estar funcionando de boa. Huahuahuahua
obrigado!

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 28 Jan 2015, 22:00

nmtpereira escreveu:Boa noite galera!
Havia criado um tópico com esse problema (o ar esfria quase nada, gelar que é bom não) hahuahuah. Ai o almeidao me colou esse tópico como resposta.
Só me restou uma dúvida pra ter certeza de que é a TORRE... se ela for o problema existirá pressão na linha?
Levei o carro num conhecido meu que tem os aparelho e fiz as medições e as mesmas bateram, segundo ele... a 1500rpm ele foi a -30. Sou meio leigo nessa história de ar condicionado e tudo mais.
teriam como me dar uma luz nessa? O calor ta ruim de segurar sabendo que o ac poderia estar funcionando de boa. Huahuahuahua
obrigado!


Se a torre estiver ruim , SIM haverá pressão na linha , so que na maioria dos casos o compressor não comprime , ou seja a pressão não varia de baixa para alta .

Xande1000
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Out 2014, 22:36
Cidade:

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Xande1000 » 02 Fev 2015, 12:10

Ajuda. Meu ar é digital. Vectra Expression. Hoje estava ligado no Automático e desliguei. Porem quando desliguei, só ar desligou, ficou ligado o ventilador.
Daí pra frente o ventilador não desliga mais quando aperto off, só quando desliga o carro.
Ta ficando ligado direto. É só virar a chave e já ta ligado a ventilação. Quando LIGO o ar ele começa a gelar e liga o compressor.
Quando desligo o digital o vento continua.

Alguém sabe o que pode ser?
Não era assim. Era melhor como antes. Ligava o digital ligava tudo a quando desligava, apagava tudo e o vento parava.

Grato.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 19 Mar 2015, 18:23

Voltei aqui para informar para aqueles que tem o compressor roncando. Quando troquei o meu novo, roncava igual ao velho, no dia perguntei o cara que estava colocando gás o motivo do compressor do vectra roncar tanto na lenta, para quem não sabe é um ronco parecido ao uma peça trepidando. Bem, a resposta do cara que estava colocando gás foi curta e grossa, o seu compressor não está roncando e nunca roncará assim porque isto não é do compressor é algo ligado a ele como alternador, bomba do hidráulico ou algo ai. Bem, como é somente eu quem mexe no carro, deixei como está mas já pensando em descobrir o motivo deste ronco já que ele afirmou que não era o compressor e eu ainda mais encucado por ele se 100% novo.
Recentemente eu troquei o compressor e na hora de montar quebrei o esticador, na verdade nem quebrou roeu a rosca do parafuso, mas como eu sempre tenho algo na manga, ou melhor no porta malas então eu tinha um de reserva e coloquei ele no local, percebi que o ronco aumentou e muito, e eu nunca comprei uma peça desta específica do Vectra, esta reserva comprei em um desmanche aparentemente nova e sendo que ele roncou mais que o outra que estava no local, imaginei que o problema poderia ser alí. Resolvi comprar uma original, paguei R$ 248,00 e ontem coloquei no local e já meti a outra no porta mala porque ela é reserva. BINGO, ACABOU O RONCO. Ficou perfeito, não ronca nada. DETALHE o anterior ao acelerar ele se movimenta pra caramba quando o ar está ligado, esta nova original fica fixa, quase 100% fixa.

Numero da peça 93375464
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Mantenedor » 19 Mar 2015, 23:59

Então Almeidão , eu também escuto um ruído quando o ac. Está ligado. Este ruído vem da caixa de marcha , falei com o mecânico ele me respondeu que este ruído é da engrenagem da 5° marcha que não é sincronizada , possível estar com um pouco de folga.
Este ruido se torna mais perceptivo quando o AC. Ligado e o motor está em marcha lenta , quando piso no pedal o ruído para por completo , lendo a respeito nos livros de mecânica , pude perceber que colocando o tipo certo de óleo o ruido pode sumir mesmo sem pisar na embreagem , espero conseguir , vou colocar o óleo que aquele rapaz do vídeo recomenda para os câmbios F17 e F18.




Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 20 Mar 2015, 07:10

Mantenedor escreveu:Então Almeidão , eu também escuto um ruído quando o ac. Está ligado. Este ruído vem da caixa de marcha , falei com o mecânico ele me respondeu que este ruído é da engrenagem da 5° marcha que não é sincronizada , possível estar com um pouco de folga.
Este ruido se torna mais perceptivo quando o AC. Ligado e o motor está em marcha lenta , quando piso no pedal o ruído para por completo , lendo a respeito nos livros de mecânica , pude perceber que colocando o tipo certo de óleo o ruido pode sumir mesmo sem pisar na embreagem , espero conseguir , vou colocar o óleo que aquele rapaz do vídeo recomenda para os câmbios F17 e F18.




Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.


O que tem a ver a 5º com a marcha lenta? Bem, não importa. A caixa quando estamos na lenta e ponto morto tudo está girando dentro dela, menos a engrenagem que se acopla com a engrenagem do diferencial quando a marcha está engatada, normalmente isto faz um ruidinho a mais, este ruído muda ao pisar na embreagem porque neste caso a caixa pára de girar e gira somente o motor. Será muito difícil mudar ese ruído a não ser que ele seja muito alto, aí eu acredito que o óleoi altera sim e se eu fosse voce eu tiraria todo o que tem nele abrindo a tampa embaixo e colocaria este 94728699, original sintético, na caixa usa 1,8 litros. Ele substitue o óleo antigo e serve para todas as caixas manuais Chevrolet, eu uso ele e o cambio mudou drasticamente a partir do dia que coloquei ele. Super caro, mas vale cada centavo.

Bem, sobre o ronco do compressor que não é o compressor, é na lenta que ele aparece forte, no meu eu pensei que iria soltar pedaços dele a qualquer momento, hoje sei que o problema não é ele e mesmo se voltar o ruido, ainda ficarei mais tranquilo por saber disto.
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Mantenedor » 20 Mar 2015, 08:19

Bom dia , este ruido que me refiro seria a engrenagem da 5° marcha que trabalha livre sem sincronismo . Ela apresenta ruido ( Vibração) Quando o motor do AC. é acoplado ao motor , provocando peso e carga . Me referi a este barulho , lembrando de uma de suas resposta a um colega que tinha dúvidas sobre qual lubrificante ideal para CX. De mudanças do vectra dele!
Já consultei o mecânico sobre este ruído , a explicação não me deu soluções , pensei em fazer exatamente o que você sugeriu , por isto comentei do ruído.
Entendi sua explicação , obrigado..

Até+

Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

128 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Luisrisca e 148 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 07:47