O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BBarulho na suspensão dianteira/traseira - Vectra B

151 mensagens
Christian Vanicore
Organizador
Organizador
Mensagens: 92
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:39
Nome Completo: Christian Alex Vanicore
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ajuda! Barulho na suspensão - Caça aos ruídos

por Christian Vanicore » 14 Abr 2013, 00:35

Bom pessoal, desde que adquirimos o Vectra ele estava com alguns barulhos na suspensão, foi trocado todos os coxins do escape e principal do motor, o que acabou com o barulho de lata com lata. Hoje mesmo foi trocado as buchas hidráulicas da parte traseira, todas destruídas. Mas o que mais está incomodando e que não tenho muitas ideias é um barulho que faz do lado direito da suspensão dianteira. Quando viro o volante o carro faz um barulho de mola e dá alguns estalos, sei que tem que fazer a caixa de direção que está com um pequeno vazamento. Passei um pouco de vaselina na mola para ver se diminuia ou dava outro tipo de sinal e nada, o barulho continua o mesmo. Estou suspeitando da homocinética, mas não sei algum tipo de teste que faz com ela...
O que mais pode ser, tirando que o mecâncio fez uma análise simples e percebeu que não tem nada solto ou com folga, tudo bem justo.
Se alguém tem alguma ideia, ou já passou por algum problema parecido por favor, mandem um help aí!

Abraços!
Editado pela última vez por Christian Vanicore em 01 Mai 2013, 21:50, em um total de 1 vez.
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Ricardo Crispim » 14 Abr 2013, 08:10

Christian, você já pediu para verificar as bieletas, é impressionante o barulho que faz na suspensão dianteira quando elas precisam ser trocadas..

Forte abraço!!!!!!!

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Luiz Antunes » 14 Abr 2013, 09:17

Ricardo Crispim escreveu:Christian, você já pediu para verificar as bieletas, é impressionante o barulho que faz na suspensão dianteira quando elas precisam ser trocadas..

Forte abraço!!!!!!!



2X

Demostenes
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 11 Abr 2013, 15:43
Nome Completo: Demóstenes Flessas
Cidade: Cidreira
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Demostenes » 14 Abr 2013, 09:47

luiz antunes escreveu:
Ricardo Crispim escreveu:Christian, você já pediu para verificar as bieletas, é impressionante o barulho que faz na suspensão dianteira quando elas precisam ser trocadas..

Forte abraço!!!!!!!



2X


x3

Chegou a trocar o copo ou localizador dos amortecedores dianteiros? Tem um rolamento nele....
_____________________
Vectra Challenge 2.2 16V
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=214

Christian Vanicore
Organizador
Organizador
Mensagens: 92
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:39
Nome Completo: Christian Alex Vanicore
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Christian Vanicore » 14 Abr 2013, 10:33

Não cheguei a trocar nenhum desses itens...quando carro anda o safado não faz barulho nenhum, só quando a gente para que faz um barulho bem simples de mola mesmo. O carro faz esse barulho e estala em curvas ou com ele parado, só quando vira o volante mesmo...

Vou no carro daqui a pouco pedir para alguém virar o volante pra mim e vou tentar localizar de onde vem o barulho, parece uma carroça estralando assim.
Tem algum teste que da para fazer nessas peças, a bieleta é só olhar mesmo, para vez se não está estourada né?!
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Ricardo Crispim » 14 Abr 2013, 13:30

Christian Vanicore escreveu: a bieleta é só olhar mesmo, para vez se não está estourada né?!


Pior é que não, Às vezes ela está até com aparência externa boa, porém a lubrificação interna dela já foi foi embora, fica ressecada.
Ideal seria retirá-las e verificar manualmente...
Ela fica bem dura.


Forte abraço!!

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por JoãodoValle » 14 Abr 2013, 16:28

Tbm aposto nas bieletas, como tambem as buchas da barra estabilizadora.

Bom tbm verificar os coxins dos amortecedores, ja estala parado, peca para alguem estercar ele enquanto vc fica com as maos na molas, se estalar pode trocar.

Homocinetica so vai estalar se vc virar a direcao e sair com ele, vc notara um "clek clek clek clek"

Bieletas removendo-as como o chefe falou e verificar, as pontas nao podem estar travadas nem molengas, tem que estar firme.

Christian Vanicore
Organizador
Organizador
Mensagens: 92
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:39
Nome Completo: Christian Alex Vanicore
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Christian Vanicore » 14 Abr 2013, 22:25

bizorrao escreveu:Tbm aposto nas bieletas, como tambem as buchas da barra estabilizadora.

Bom tbm verificar os coxins dos amortecedores, ja estala parado, peca para alguem estercar ele enquanto vc fica com as maos na molas, se estalar pode trocar.

Homocinetica so vai estalar se vc virar a direcao e sair com ele, vc notara um "clek clek clek clek"

Bieletas removendo-as como o chefe falou e verificar, as pontas nao podem estar travadas nem molengas, tem que estar firme.


Na realidade o teste que fiz foi esse mesmo, pedi para uma pessoa virar a roda e fiquei próximo da roda, percebi que o barulho vem do interior da mola, próximo do amortecedor...quando a roda do lado esquerdo gira, ela não gira livremente, vai girando dando esses estalos, que peça vai ali?
Coxim, batente, alguma espécie de rolamento?

As bieletas estava com preguiça de mexer hoje, não queria arrancar a roda fora kkkk
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por JoãodoValle » 15 Abr 2013, 07:18

olha, se eu fosse tu nem perderia tempo, ja iria no coxim do ammortecedor, geralmente vem completo (coxim, batente, rolamento) leva em algum mecanico e pede pra trocar pra ti, pois eh meio trabalhoso.

Abraco

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Almeidão » 15 Abr 2013, 12:29

Atenção para os barulhos da suspenção dianteira e tirem suas duvidas.
- Ao sair do asfalto entrando em calçamento barulho seco e depois em reta não se ouve. Pivô inferior (estourando), e nem sempre ele aparece como estourado ao ser verificado, mas o barulho aparece bem antes dele estourar.
- Em qualquer circunstancia em calçamentos ruídos secos ou de ferro batendo mesmo em retas. Bieletas, pivô (já estourado), ponteiras de direção, axial e buchas do estabilizador.
- Em qualquer circunstancia estalando ao curvar manobrando o carro, estalos sequentes, Homocinética.
- Quando muito devagar um toc, toc enjoado principalmente em saídas de quebra molas e até pensamos ser na traseira. Molas fracas e/ou mal colocadas e/ou sem o protetor de borracha no acentamento delas.
- Há outro barulho se montarem a torre com as molas em posição errada, seria o copo ou guarda pó que iria esfregar na mola, mas isto não é comum.
- Barulho de coxim estourado é o mais fácil de saber. Isto porque a dianteira baixa muito, tipo uns 5 a 6 cm e ao levantar o capô, verão que a peça onde está parafusado os amortecedores, ficarão para cima, quase dando para passar um dedo por baixo desta arruelona.

Sobre mexer em molas e/ou amortecedores eu acho até simples demais. Na quarta passada, troquei as duas molas do meu justamente por este barulho enjoado que informei ao sair de quebra molas. Com a ferramenta apropriada, fiz um lado em 36 minutos cronometrado, troquei molas e acentamento de borracha e não lavei nada, porque já tinha desmontado uma semana antes, detectei o problema, lavei tudo e montei. Então considero uns 50 minutos cada lado se tiver que lavar.
Tem mecânico que faz de qualquer jeito, porem as molas e a peça com o rolamento tem lado certo e se desmontarem e colocar errado elas fazem barulhos. A mola por exemplo tem um lado que tem o buraco maior, coisa mínima mas tem, e esta coisa mínima é a diferença e precisa ser colocada pra baixo.

Uma dica que eu já passei e retiro e não devem usar. Colocar mangueiras nas molas é furada, porque coloquei no meu em um sábado, e na quarta ao desmontar para montar as novas as mangueiras estavam todas estouradas onde ela esfregou uma na outra.
Imagem

Christian Vanicore
Organizador
Organizador
Mensagens: 92
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:39
Nome Completo: Christian Alex Vanicore
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Christian Vanicore » 16 Abr 2013, 23:44

Almeidão escreveu:Atenção para os barulhos da suspenção dianteira e tirem suas duvidas.
- Ao sair do asfalto entrando em calçamento barulho seco e depois em reta não se ouve. Pivô inferior (estourando), e nem sempre ele aparece como estourado ao ser verificado, mas o barulho aparece bem antes dele estourar.
- Em qualquer circunstancia em calçamentos ruídos secos ou de ferro batendo mesmo em retas. Bieletas, pivô (já estourado), ponteiras de direção, axial e buchas do estabilizador.
- Em qualquer circunstancia estalando ao curvar manobrando o carro, estalos sequentes, Homocinética.
- Quando muito devagar um toc, toc enjoado principalmente em saídas de quebra molas e até pensamos ser na traseira. Molas fracas e/ou mal colocadas e/ou sem o protetor de borracha no acentamento delas.
- Há outro barulho se montarem a torre com as molas em posição errada, seria o copo ou guarda pó que iria esfregar na mola, mas isto não é comum.
- Barulho de coxim estourado é o mais fácil de saber. Isto porque a dianteira baixa muito, tipo uns 5 a 6 cm e ao levantar o capô, verão que a peça onde está parafusado os amortecedores, ficarão para cima, quase dando para passar um dedo por baixo desta arruelona.

Sobre mexer em molas e/ou amortecedores eu acho até simples demais. Na quarta passada, troquei as duas molas do meu justamente por este barulho enjoado que informei ao sair de quebra molas. Com a ferramenta apropriada, fiz um lado em 36 minutos cronometrado, troquei molas e acentamento de borracha e não lavei nada, porque já tinha desmontado uma semana antes, detectei o problema, lavei tudo e montei. Então considero uns 50 minutos cada lado se tiver que lavar.
Tem mecânico que faz de qualquer jeito, porem as molas e a peça com o rolamento tem lado certo e se desmontarem e colocar errado elas fazem barulhos. A mola por exemplo tem um lado que tem o buraco maior, coisa mínima mas tem, e esta coisa mínima é a diferença e precisa ser colocada pra baixo.

Uma dica que eu já passei e retiro e não devem usar. Colocar mangueiras nas molas é furada, porque coloquei no meu em um sábado, e na quarta ao desmontar para montar as novas as mangueiras estavam todas estouradas onde ela esfregou uma na outra.


Valeu pelas dicas, bom no meu caso creio que seja o coxim, já estou indo atrás dos originais, meio complicado de achar mas estou em busca, o carro merece...
Em relação as molas, existem alguma coisa que podemos passar nelas para tirar alguns ruídos? Sei lá, já me disseram para passar vaselina em tudo que ajuda a diminuir ruído..
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Almeidão » 17 Abr 2013, 09:14

O coxim, pode ser marca Axios esta marca fornece para montadora e tudo relacionado a borracha que tenha esta marca, são confiáveis e original.

Não passe nada nas molas, você só vai piorar as coisa. Ali está exposto a poeira e pior areia, o correto é usar uma borracha na parte inferior e existe esta peça original a do Vectra B eu comprei há uns 15 dias e paguei 12 reais no par e o resto fazer certo, tipo montage da mola observando a marca na parte superior que fica embaixo do coxin, esta marca fica no copo ou seja guarda-pó e na parte inferior não tem como errar, porque tem um batente onde fica o final da mola. Outra coisa que erram muito é no próprio batente do amortecedor que só existe um lado certo para colocar e muitos invertem e pesam que de qualquer jeito daria certo.
Imagem

Christian Vanicore
Organizador
Organizador
Mensagens: 92
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:39
Nome Completo: Christian Alex Vanicore
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Christian Vanicore » 17 Abr 2013, 20:29

Entendi, acabei de comprar todo esse kit de amortecedor. Paguei R$240, tudo original da GM. Em relação essa borracha da mola vou dar uma pesquisada, tem algum nome específico?
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Almeidão » 18 Abr 2013, 19:12

Christian Vanicore escreveu:Entendi, acabei de comprar todo esse kit de amortecedor. Paguei R$240, tudo original da GM. Em relação essa borracha da mola vou dar uma pesquisada, tem algum nome específico?


Não tenho o nome dela, mas qualquer vendedor da GM ou até mesmo auto peça sabe dela, é só pedir a borracha que fica embaixo da mola dianteira. Acredito que o seu tenha esta borracha, o meu tinha, mas estava toda comida.
Vou checar amanhã o numero original e escrevo aqui.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Almeidão » 19 Abr 2013, 12:07

nome da peça é: Anel amortecedor inferior da Mola dianteira. Numero original 93258313
Preço R$ 20,00 - Eu paguei 12, original. Pode ser até mais cara em auto peças
Imagem

Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Paty1521 » 19 Abr 2013, 12:31

Vou dizer!!! Troquei TUDO na minha suspensao e ficava nhec nhec!

Quem era???


A maldita da borrachinha que custa nem 5 reais!!!!

Coloquei de volta e pronto! SUMIU!!!
Imagem

Christian Vanicore
Organizador
Organizador
Mensagens: 92
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:39
Nome Completo: Christian Alex Vanicore
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Christian Vanicore » 19 Abr 2013, 12:59

Almeidão escreveu:nome da peça é: Anel amortecedor inferior da Mola dianteira. Numero original 93258313
Preço R$ 20,00 - Eu paguei 12, original. Pode ser até mais cara em auto peças


Ok, quando desmontar tudo vou dar uma olhada como está o estado de conservação dela, qualquer coisa eu troco também.
Imagem

Christian Vanicore
Organizador
Organizador
Mensagens: 92
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:39
Nome Completo: Christian Alex Vanicore
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Christian Vanicore » 19 Abr 2013, 13:00

Paty1521 escreveu:Vou dizer!!! Troquei TUDO na minha suspensao e ficava nhec nhec!

Quem era???

A maldita da borrachinha que custa nem 5 reais!!!!
Coloquei de volta e pronto! SUMIU!!!


Ah, pelo menos aproveitou para dar uma geral na suspensão hahaha
Imagem

Avatar do usuário
Bacholsky
Organizador
Organizador
Mensagens: 277
Registrado em: 22 Abr 2013, 16:07
Nome Completo: Richard Guimarães Bacholsky
Cidade: Parnamirim
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Bacholsky » 25 Abr 2013, 17:41

o meu quando passo rápido em quebra mola ele tipo que "descola" e faz um barulho como se tivesse dando uma pancada "inversa". e em calçamento (parelelepípedo) fica fazendo uns tuq tuq muito irritante. Será oq? To querendo fazer esse serviço,mas queria ter uma noção do que é ao certo. Eu chuto Coxim... :47:
Imagem

Christian Vanicore
Organizador
Organizador
Mensagens: 92
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:39
Nome Completo: Christian Alex Vanicore
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ajuda! Barulho na suspensão dianteira do Vectra

por Christian Vanicore » 25 Abr 2013, 22:54

Pode ser o coxim mesmo, contando com o apoio de um batente gasto ou ressecado...
Algumas buchas da suspensão também pode causar isso!
Imagem

151 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 285 visitantes

Bem-vindo: 19 Abr 2024, 05:54