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Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

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Almeidão
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 16 Jan 2021, 22:03

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje - Ventoinhas em série ao ligar compressor;
- Ventoinhas em série quando interruptor térmico S29 fecha;
- Ventoinhas paralelo quando pressostato S20 fecha;
- Ventoinhas em paralelo quando interruptor térmico S128 fecha.

No material que tenho, é assim que é descrito o funcionamento.


Obrigado amigo, já estamos chegando no defeito em vídeo conferência kakakakakkaka
Pedi para ele tirar o para choques e foi detectado a tomada da ventoinha externa queimada, já pedi a ele a olhar todas as tomadas. Por sorte não queimou na caixa de relês. Agora é esperar ele comprar uma tomada nova, soldar os fios e montar para ver, pedi a ele não enrolar os fios, é soldar para ficar algo bem feito.
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Juninho Lutkenhaus
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Ar condicionado Vectra B

por Juninho Lutkenhaus » 25 Mar 2021, 21:46

Fala galera
Uma dúvida . Meu carro com ar desligado ele não passa de 91 na cidade ... E trabalha em 87 na pista andando.bem .
Só que se ligar o ar condicionado ele funciona com 95 cidade ou pista tanto faz e da umas caídas as vezes . Mais nem reparo muito só sei que o máximo que vai é isso , teria algo errado ?
Motor meu é novo , estou usando aditivo da Petronas.. água não abaixa .
Válvula nova . Sensor de temperatura novo . Tudo novo . Teria alguma coisa errada ?

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Ar condicionado Vectra B

por chirola » 26 Mar 2021, 02:54

Não é normal a temperatura que VC fala, não deveria passar de 91 eem momento algum na br a velocidade constante em viagem a temperatura normal é de 82/84maximo com ou sem o ar ligado na cidade não deveria passar de 91 com ou sem o ar ligado .

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Ar condicionado Vectra B

por Almeidão » 26 Mar 2021, 07:29

Não é nada assustador, mas tem algo errado sim. Resta saber se ele sempre foi assim, porque se ele gradativamente está ficando mais alta é possível que algo esteja acontecendo com a circulação da água e isto pode ser radiador ou problema na termostática com grau alto ou cansada e não abrindo toda e com certeza só irá piorar caso seja isto. Na cidade não passar de 91. Será que baixa e desliga as ventoinhas e logo sobe liga outra vez etc?. Precisas checar isto porque na cidade é uma coisa, nas rodovias é outra, cidade depende de que tipo de cebolão esteja usando e se as ventoinhas ligam, baixa e desliga ou ficam ligada constantemente e isto estou comentando com o ar desligado.
veja bem, as informações sua na cidade não me assusta, mas nas rodovia em 87 sim e andando bem ou não, não interfere na pista livre estando mais devagar costuma esquentar mais.
Faça este teste nas rodovias, sem ar ligado, temperatura menor possível digamos 87 como você disse, ligue o ar e observe se ela vai subindo ou sobe de vez. Se subir de vez pode ser um problema elétrico.
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Ar condicionado Vectra B

por chirola » 26 Mar 2021, 14:26

verdade com o ar ligado pelomenos no meu carro com ar ligado as temperaturas sao um pouco mais baixas porque as ventoinhas ficam ligadas direto ,
normal estra com o ar ligado e temperatura abaixo dos 90 graus nacidade e ao desligar o ar sobe a 91 dispara a ventoinha e baixa denovo .
cuando liga o ar as ventoinhas ficam ligadas ???

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por AdrianoS » 30 Mar 2021, 11:15

Olá pessoal,

estou com uma dúvida, mas pesquisando no fórum, não consegui encontrar resposta em nenhum tópico, por isso estou postando por aqui, ok!
Seguinte, alguém sabe dizer em qual temperatura as ventoinhas deveriam armar e desarmar ao arrefecer no motor 2.2 8 válvulas?
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 30 Mar 2021, 11:57

AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal,

estou com uma dúvida, mas pesquisando no fórum, não consegui encontrar resposta em nenhum tópico, por isso estou postando por aqui, ok!
Seguinte, alguém sabe dizer em qual temperatura as ventoinhas deveriam armar e desarmar ao arrefecer no motor 2.2 8 válvulas?


As temperaturas para aberturas de ventoinhas depende muito do ano do carro tanto para 2.2 como 2.0. Isto porque os que usam cebolões como sensor de ventoinhas tem várias opções, umas como originais e outras inventadas e assim mudando a temperatura para armar, tendo umas assustadoramente altas. Enquanto o modelo 99 pra frente usam o sensor de temperatura da agua para esta função, mas se o seu carro for este 2001 como informado e usar um plug original o correto é ele armar as ventoinhas aos 90º e desligar ali perto de 85 ou menos. Se usar um plug MTE 4051 ele vai armar mais cedo, uns 88º e levará para uns 83. Tudo isto se o sistema tiver perfeito porque se tiver problema de circulação da água que pode ser radiador ou termostática elas podem armar com 90 e não desligar mais ou se o problema for menor, demorar muito para desligar. Quando se diz 90º no Vectra é exatamente no meio do mostrador.

Se você quiser saber se o sistema do seu carro está bom e assim ter uma leve certeza que o problema possa ser sensor ou cebolão, basta você colocar o carro na estrada livre em baixadas e velocidade de 80 pra cima. Ai ele terá que está no máximo 83º, se tiver acima disto, no caso do Vectra, com certeza que há problemas de circulação correta da água.
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por AdrianoS » 30 Mar 2021, 16:19

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal,

estou com uma dúvida, mas pesquisando no fórum, não consegui encontrar resposta em nenhum tópico, por isso estou postando por aqui, ok!
Seguinte, alguém sabe dizer em qual temperatura as ventoinhas deveriam armar e desarmar ao arrefecer no motor 2.2 8 válvulas?


As temperaturas para aberturas de ventoinhas depende muito do ano do carro tanto para 2.2 como 2.0. Isto porque os que usam cebolões como sensor de ventoinhas tem várias opções, umas como originais e outras inventadas e assim mudando a temperatura para armar, tendo umas assustadoramente altas. Enquanto o modelo 99 pra frente usam o sensor de temperatura da agua para esta função, mas se o seu carro for este 2001 como informado e usar um plug original o correto é ele armar as ventoinhas aos 90º e desligar ali perto de 85 ou menos. Se usar um plug MTE 4051 ele vai armar mais cedo, uns 88º e levará para uns 83. Tudo isto se o sistema tiver perfeito porque se tiver problema de circulação da água que pode ser radiador ou termostática elas podem armar com 90 e não desligar mais ou se o problema for menor, demorar muito para desligar. Quando se diz 90º no Vectra é exatamente no meio do mostrador.

Se você quiser saber se o sistema do seu carro está bom e assim ter uma leve certeza que o problema possa ser sensor ou cebolão, basta você colocar o carro na estrada livre em baixadas e velocidade de 80 pra cima. Ai ele terá que está no máximo 83º, se tiver acima disto, no caso do Vectra, com certeza que há problemas de circulação correta da água.



Opa, tudo bem Almeidão?

Show de bola, informações técnicas altamente valiosas, vou fazer o teste que você orientou daí postarei resultados!
Muito obrigado pela ajuda!
Forte abraço.
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por AdrianoS » 02 Abr 2021, 16:47

Almeidão escreveu:
AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal,

estou com uma dúvida, mas pesquisando no fórum, não consegui encontrar resposta em nenhum tópico, por isso estou postando por aqui, ok!
Seguinte, alguém sabe dizer em qual temperatura as ventoinhas deveriam armar e desarmar ao arrefecer no motor 2.2 8 válvulas?


As temperaturas para aberturas de ventoinhas depende muito do ano do carro tanto para 2.2 como 2.0. Isto porque os que usam cebolões como sensor de ventoinhas tem várias opções, umas como originais e outras inventadas e assim mudando a temperatura para armar, tendo umas assustadoramente altas. Enquanto o modelo 99 pra frente usam o sensor de temperatura da agua para esta função, mas se o seu carro for este 2001 como informado e usar um plug original o correto é ele armar as ventoinhas aos 90º e desligar ali perto de 85 ou menos. Se usar um plug MTE 4051 ele vai armar mais cedo, uns 88º e levará para uns 83. Tudo isto se o sistema tiver perfeito porque se tiver problema de circulação da água que pode ser radiador ou termostática elas podem armar com 90 e não desligar mais ou se o problema for menor, demorar muito para desligar. Quando se diz 90º no Vectra é exatamente no meio do mostrador.

Se você quiser saber se o sistema do seu carro está bom e assim ter uma leve certeza que o problema possa ser sensor ou cebolão, basta você colocar o carro na estrada livre em baixadas e velocidade de 80 pra cima. Ai ele terá que está no máximo 83º, se tiver acima disto, no caso do Vectra, com certeza que há problemas de circulação correta da água.



Almeidão, aproveitando a deixa, você sabe dizer qual é o comportamento normal de pressão no reservatório de expansão? Assim, após um dia sem funcionar o carro, ao abrir a tampa do reservatório com motor totalmente frio, é normal estar totalmente despressurizado, ou não, deveria dar aquela soprada indicando que mesmo frio ainda estava pressurizado? O normal é manter a pressão mesmo depois de frio?
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 03 Abr 2021, 16:24

AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:
AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal,

estou com uma dúvida, mas pesquisando no fórum, não consegui encontrar resposta em nenhum tópico, por isso estou postando por aqui, ok!
Seguinte, alguém sabe dizer em qual temperatura as ventoinhas deveriam armar e desarmar ao arrefecer no motor 2.2 8 válvulas?


As temperaturas para aberturas de ventoinhas depende muito do ano do carro tanto para 2.2 como 2.0. Isto porque os que usam cebolões como sensor de ventoinhas tem várias opções, umas como originais e outras inventadas e assim mudando a temperatura para armar, tendo umas assustadoramente altas. Enquanto o modelo 99 pra frente usam o sensor de temperatura da agua para esta função, mas se o seu carro for este 2001 como informado e usar um plug original o correto é ele armar as ventoinhas aos 90º e desligar ali perto de 85 ou menos. Se usar um plug MTE 4051 ele vai armar mais cedo, uns 88º e levará para uns 83. Tudo isto se o sistema tiver perfeito porque se tiver problema de circulação da água que pode ser radiador ou termostática elas podem armar com 90 e não desligar mais ou se o problema for menor, demorar muito para desligar. Quando se diz 90º no Vectra é exatamente no meio do mostrador.

Se você quiser saber se o sistema do seu carro está bom e assim ter uma leve certeza que o problema possa ser sensor ou cebolão, basta você colocar o carro na estrada livre em baixadas e velocidade de 80 pra cima. Ai ele terá que está no máximo 83º, se tiver acima disto, no caso do Vectra, com certeza que há problemas de circulação correta da água.



Almeidão, aproveitando a deixa, você sabe dizer qual é o comportamento normal de pressão no reservatório de expansão? Assim, após um dia sem funcionar o carro, ao abrir a tampa do reservatório com motor totalmente frio, é normal estar totalmente despressurizado, ou não, deveria dar aquela soprada indicando que mesmo frio ainda estava pressurizado? O normal é manter a pressão mesmo depois de frio?


Nada disto, ele tem que está sem pressão nenhuma e nem precisa está totalmente frio. A tampa do reservatório tem uma válvula para liberar o vapor, se não tivesse esta válvula com certeza iria vazar em algum lugar ou estourar uma mangueira, se você para o carro em um local silencioso, muito silencioso e ele bem quente e desligado e você se aproximar da tampa se pode ouvir ele a cada instante liberando um pequeno sopro e não pode ser constante porque se fosse iria vazar água, as tampas antigas se ouve mais fácil, porem o modelo mais novo é mais confiável. Isto faz com que a perca de uns 50 a 100 ml em 90 dias seja normal, porque o vapor sai e logicamente a água sai junto. Um carro que trabalha muito quente vai perder mais que um com temperatura normal.
Outra dica sobre a tampa e vale ressaltar que estou falando de uma perfeita, original e que ainda um frentista não estragou e que o sistema seja perfeito, aliás nunca deixe o frentista mexer nisto. Colocar ela no logar, ir até final e aperte ela somente 1/4 de volta, dai pra menos, nunca mais que isto e pode ter a impressão que não está fechada, mas pode ter certeza que está sim. E pra finalizar, se tiverem usando um aditivo correto e com 3 litros que é o normal, podem completar com água sempre e no decorrer da vida útil do aditivo, não será afetado em nada. Eu só recomendo o que eu uso, e nada contra os outros e pior que nada a favor também kakakakkak
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por AdrianoS » 03 Abr 2021, 20:08

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje
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AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal,

estou com uma dúvida, mas pesquisando no fórum, não consegui encontrar resposta em nenhum tópico, por isso estou postando por aqui, ok!
Seguinte, alguém sabe dizer em qual temperatura as ventoinhas deveriam armar e desarmar ao arrefecer no motor 2.2 8 válvulas?


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Se você quiser saber se o sistema do seu carro está bom e assim ter uma leve certeza que o problema possa ser sensor ou cebolão, basta você colocar o carro na estrada livre em baixadas e velocidade de 80 pra cima. Ai ele terá que está no máximo 83º, se tiver acima disto, no caso do Vectra, com certeza que há problemas de circulação correta da água.



Almeidão, aproveitando a deixa, você sabe dizer qual é o comportamento normal de pressão no reservatório de expansão? Assim, após um dia sem funcionar o carro, ao abrir a tampa do reservatório com motor totalmente frio, é normal estar totalmente despressurizado, ou não, deveria dar aquela soprada indicando que mesmo frio ainda estava pressurizado? O normal é manter a pressão mesmo depois de frio?


Nada disto, ele tem que está sem pressão nenhuma e nem precisa está totalmente frio. A tampa do reservatório tem uma válvula para liberar o vapor, se não tivesse esta válvula com certeza iria vazar em algum lugar ou estourar uma mangueira, se você para o carro em um local silencioso, muito silencioso e ele bem quente e desligado e você se aproximar da tampa se pode ouvir ele a cada instante liberando um pequeno sopro e não pode ser constante porque se fosse iria vazar água, as tampas antigas se ouve mais fácil, porem o modelo mais novo é mais confiável. Isto faz com que a perca de uns 50 a 100 ml em 90 dias seja normal, porque o vapor sai e logicamente a água sai junto. Um carro que trabalha muito quente vai perder mais que um com temperatura normal.
Outra dica sobre a tampa e vale ressaltar que estou falando de uma perfeita, original e que ainda um frentista não estragou e que o sistema seja perfeito, aliás nunca deixe o frentista mexer nisto. Colocar ela no logar, ir até final e aperte ela somente 1/4 de volta, dai pra menos, nunca mais que isto e pode ter a impressão que não está fechada, mas pode ter certeza que está sim. E pra finalizar, se tiverem usando um aditivo correto e com 3 litros que é o normal, podem completar com água sempre e no decorrer da vida útil do aditivo, não será afetado em nada. Eu só recomendo o que eu uso, e nada contra os outros e pior que nada a favor também kakakakkak



Puxa vida Almeidão, você é um verdadeiro acervo técnico do Vectra, rsrs, muito obrigado meu amigo por sanar as dúvidas que eu tinha!!!
É que tive que trocar a junta do cabeçote do meu recentemente, por estar infiltrando o líquido de arrefecimento no 4º cilindro, e percebi que antes dessa manutenção o reservatório ficava pressurizado até por período superior a 1 semana, quando eu ia conferir os níveis, eu reparava que estava com o nível do líquido baixo, a hora que ia abrir a tampa, saia o ar sob pressão e até subia um pouco o nível, mas não teve jeito de não fazer a manutenção agora, pois já estava começando a falhar na primeira partida do dia, e fiquei com receio de ir postergando e em algum certo dia ter uma surpresa de um calço hidráulico e prejudicar mais ainda o motor.
Daí fiquei na dúvida, porque hoje, depois de corrigido o problema, não segura mais nada de pressão, isso ao conferir o nível com o motor frio, já de um dia para o outro, e eu não me lembrava como era o comportamento antes de ocorrer o problema, se também era assim. Mas também não baixa mais o nível do líquido, nem rateia mais nada na primeira partida do dia. Realmente é comportamento norma mesmo então, ter zero de pressão ao esfriar o motor.

Excelente, muito obrigado novamente Almeidão!!
Ahh e ainda irei fazer o teste de rodagem na pista, conferindo sobre aquela dúvida sobre a temperatura, daí posto o resultado!

Obrigado e abraços.
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 04 Abr 2021, 09:31

AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
AdrianoS escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:
As temperaturas para aberturas de ventoinhas depende muito do ano do carro tanto para 2.2 como 2.0. Isto porque os que usam cebolões como sensor de ventoinhas tem várias opções, umas como originais e outras inventadas e assim mudando a temperatura para armar, tendo umas assustadoramente altas. Enquanto o modelo 99 pra frente usam o sensor de temperatura da agua para esta função, mas se o seu carro for este 2001 como informado e usar um plug original o correto é ele armar as ventoinhas aos 90º e desligar ali perto de 85 ou menos. Se usar um plug MTE 4051 ele vai armar mais cedo, uns 88º e levará para uns 83. Tudo isto se o sistema tiver perfeito porque se tiver problema de circulação da água que pode ser radiador ou termostática elas podem armar com 90 e não desligar mais ou se o problema for menor, demorar muito para desligar. Quando se diz 90º no Vectra é exatamente no meio do mostrador.

Se você quiser saber se o sistema do seu carro está bom e assim ter uma leve certeza que o problema possa ser sensor ou cebolão, basta você colocar o carro na estrada livre em baixadas e velocidade de 80 pra cima. Ai ele terá que está no máximo 83º, se tiver acima disto, no caso do Vectra, com certeza que há problemas de circulação correta da água.



Almeidão, aproveitando a deixa, você sabe dizer qual é o comportamento normal de pressão no reservatório de expansão? Assim, após um dia sem funcionar o carro, ao abrir a tampa do reservatório com motor totalmente frio, é normal estar totalmente despressurizado, ou não, deveria dar aquela soprada indicando que mesmo frio ainda estava pressurizado? O normal é manter a pressão mesmo depois de frio?


Nada disto, ele tem que está sem pressão nenhuma e nem precisa está totalmente frio. A tampa do reservatório tem uma válvula para liberar o vapor, se não tivesse esta válvula com certeza iria vazar em algum lugar ou estourar uma mangueira, se você para o carro em um local silencioso, muito silencioso e ele bem quente e desligado e você se aproximar da tampa se pode ouvir ele a cada instante liberando um pequeno sopro e não pode ser constante porque se fosse iria vazar água, as tampas antigas se ouve mais fácil, porem o modelo mais novo é mais confiável. Isto faz com que a perca de uns 50 a 100 ml em 90 dias seja normal, porque o vapor sai e logicamente a água sai junto. Um carro que trabalha muito quente vai perder mais que um com temperatura normal.
Outra dica sobre a tampa e vale ressaltar que estou falando de uma perfeita, original e que ainda um frentista não estragou e que o sistema seja perfeito, aliás nunca deixe o frentista mexer nisto. Colocar ela no logar, ir até final e aperte ela somente 1/4 de volta, dai pra menos, nunca mais que isto e pode ter a impressão que não está fechada, mas pode ter certeza que está sim. E pra finalizar, se tiverem usando um aditivo correto e com 3 litros que é o normal, podem completar com água sempre e no decorrer da vida útil do aditivo, não será afetado em nada. Eu só recomendo o que eu uso, e nada contra os outros e pior que nada a favor também kakakakkak



Puxa vida Almeidão, você é um verdadeiro acervo técnico do Vectra, rsrs, muito obrigado meu amigo por sanar as dúvidas que eu tinha!!!
É que tive que trocar a junta do cabeçote do meu recentemente, por estar infiltrando o líquido de arrefecimento no 4º cilindro, e percebi que antes dessa manutenção o reservatório ficava pressurizado até por período superior a 1 semana, quando eu ia conferir os níveis, eu reparava que estava com o nível do líquido baixo, a hora que ia abrir a tampa, saia o ar sob pressão e até subia um pouco o nível, mas não teve jeito de não fazer a manutenção agora, pois já estava começando a falhar na primeira partida do dia, e fiquei com receio de ir postergando e em algum certo dia ter uma surpresa de um calço hidráulico e prejudicar mais ainda o motor.
Daí fiquei na dúvida, porque hoje, depois de corrigido o problema, não segura mais nada de pressão, isso ao conferir o nível com o motor frio, já de um dia para o outro, e eu não me lembrava como era o comportamento antes de ocorrer o problema, se também era assim. Mas também não baixa mais o nível do líquido, nem rateia mais nada na primeira partida do dia. Realmente é comportamento norma mesmo então, ter zero de pressão ao esfriar o motor.

Excelente, muito obrigado novamente Almeidão!!
Ahh e ainda irei fazer o teste de rodagem na pista, conferindo sobre aquela dúvida sobre a temperatura, daí posto o resultado!

Obrigado e abraços.


Lembre se, se você tem certeza e conhecimento sobe um aditivo correto, use o, mas se você não tem este conhecimento, use o Havoline extended life concentrado, 3 litros e a água pode ser de torneira normal ao usar este aditivo.
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Leandro Rosa Silverio
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Vectra superaquecendo

por Leandro Rosa Silverio » 22 Jun 2021, 06:58

Bom dia Amigos,meu vectra está superaquecendo com o ponteiro quase no vermelho, poderia ser o cebolão por acaso?

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Vectra superaquecendo

por Almeidão » 22 Jun 2021, 07:37

Leandro Rosa Silverio escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia Amigos,meu vectra está superaquecendo com o ponteiro quase no vermelho, poderia ser o cebolão por acaso?


Tem muita coisa aqui no fórum sobre isto, eu poderia responder sua pergunta com um simples sim. Mas não é só o cebolão que faz o carro aquecer, pode ser termostática, pode ser radiador, pode ser bomba d'água e pode ser todas estas peças juntas.
Se você colocar seu carro na estrada livre andando acima de 80 e a temperatura tiver abaixo de 90 bem próximo dos 80, com certeza o problema poderia ser o cebolão. Mas se neste caso ela tiver ali acima de 85, o problema pode ser radiador ou termostática.
Outro teste, na rua, ou em casa carro esquenta em 90, armam as duas ventoinhas e a temperatura tem que baixar, se ela continuar subindo não será o cebolão o culpado.
Por conhecimento e experiência, tenho visto muitos problemas com radiadores que não tiveram o cuidado de proteger e alguns com termostática. Pior ainda que uns insistem em limpar e o radiador estragou, só comprando um novo e sempre comento que ele tem que ser de palheta, (brazado).
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 22 Jun 2021, 12:11


como o almeidao falo acima , se as ventoinhas estao ligando na temperatura que indica o cebolao , nao lembro dereito mais acho que era 87\88 graus primeiro estagio , e 92\95 segundo estagio , o problema acredito que seja radiador mais tem que facer os testes .

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tem muita coisa aqui no fórum sobre isto, eu poderia responder sua pergunta com um simples sim. Mas não é só o cebolão que faz o carro aquecer, pode ser termostática, pode ser radiador, pode ser bomba d'água e pode ser todas estas peças juntas.

eu tenho um drama ao contrario semana pasada aqui deu um frio danado sempre abaixo dos 10 graus e meu drama foi que o carro nao esquentaba rodo a semana toda indo pro trabalho e voltando com o ponteiro colado na ultima linha azul do painel (trajeto de 16km) , resultado diso o oleo ja era esta totalmete contaminado preto e fedido esta semana vou ter que trocar , o drama é que nao ache uma soluçao ja que no inverno aqui é bem frio e no verao chega aos 36graus o carro roda tudo dia e a uma semana que a ventoinha nao sabe o que é ligar srrsrsrsr acho que a termostatica nao chega a abrir ja que o carro nao chega a 80graus cuando faz frio .
hoje rodo com a temperatura mais normal rondando os 80\82 .graus

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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 22 Jun 2021, 12:28

chirola escreveu:Fuente del Mensaje

como o almeidao falo acima , se as ventoinhas estao ligando na temperatura que indica o cebolao , nao lembro dereito mais acho que era 87\88 graus primeiro estagio , e 92\95 segundo estagio , o problema acredito que seja radiador mais tem que facer os testes .

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tem muita coisa aqui no fórum sobre isto, eu poderia responder sua pergunta com um simples sim. Mas não é só o cebolão que faz o carro aquecer, pode ser termostática, pode ser radiador, pode ser bomba d'água e pode ser todas estas peças juntas.

eu tenho um drama ao contrario semana pasada aqui deu um frio danado sempre abaixo dos 10 graus e meu drama foi que o carro nao esquentaba rodo a semana toda indo pro trabalho e voltando com o ponteiro colado na ultima linha azul do painel (trajeto de 16km) , resultado diso o oleo ja era esta totalmete contaminado preto e fedido esta semana vou ter que trocar , o drama é que nao ache uma soluçao ja que no inverno aqui é bem frio e no verao chega aos 36graus o carro roda tudo dia e a uma semana que a ventoinha nao sabe o que é ligar srrsrsrsr acho que a termostatica nao chega a abrir ja que o carro nao chega a 80graus cuando faz frio .
hoje rodo com a temperatura mais normal rondando os 80\82 .graus


Estive uma vez ai nesta época Chirola, 2 graus e com vento, a amostra de granito que eu levava parecia gelo preto Heheheheheh.
Solução pra você amenizar o problema, colocar um papelão na frente da grade, mas precisamente no lado debaixo do para choques e lembro ainda que ao ligar o ar quente o motor esfria mais ainda porque tem um ventilador em cima do radiador de ar quente Heheheheheheheh.
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Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por chirola » 22 Jun 2021, 19:38

Kakakkakaka verdade hoje rode de segunda marcha Chase um milímetro e chego a uma temperatura ate normal 84 graus mais foi só pegar o rodoanel que despenca ate a ultima linha azul , o que VC fala do papelão aqui e bem normal de ver já vi ate BMW com papelão na grade rsrsrsr poderia ver de facer algo para tampar a grade de baixo do parchoque , alguma pesa de plastico ou policarbonato que de para encaixa e tirar no verão seria interessante ,
Nem fala o piso da sala da casa do coroa e de granito se não ligar aquecedor da para deixar a comida fora da geladeira rrsrsrsrrs

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por Almeidão » 18 Nov 2021, 09:42

Pessoal, comento hoje sobre a termostática eletrônica da Ford, é que muitos pensam que sendo elas eletronica e comandada pela central ela seria muito melhor que a termost[atica atual que é mecânica. Para mim seria algo assustador sendo que a atual é perfeita e o funcionamento dela é simples, tem um pino com um retentor minusculo um corpo onde entra este pino e este corpo tem uma massa expansiva que ao aquecer ela se expande e com isto joga o pino pra fora, como o pino não tem pra onde ir porque está preso na frente, ela acaba jogando a valvula pra trás e assim ela abre. A temperatuda da válvula é alterada de acordo com a mola, sendo a de 92º com a mola mais pesada e a de 82 mais leve e assim abre mais cêdo.

A eletronica não muda nada nisto, ela continua sendo com massa expanssiva, a da Ford abre quando frio com 100 graus usando alcool, mas ao usar gasolina precisaria abrir mais cedo algo em torno de 97 graus, ai entra a eletronica com um sensor que aquece a massa expansiva e assim faz ela abrir mais cêdo e é um pré aquecimnto, nada tão absurdo como uma totalmente aquceida pela água. Ou seja não muda muito, só para aumentar o preço das peças mesmo e para queles que pensam que ela teria o efeito sanfona tipo esquenta e abre, esfria e fecha etc, podem esquecer poque em temperatura normal de uso, ela abre e contiunua aberta até esfriar porque o sistema é o mesmo da outras e se der defeito na parte onde ela aquece, será perceptivel por poucos e só quando usar gasolina.
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por chirola » 18 Nov 2021, 15:50

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A eletronica não muda nada nisto, ela continua sendo com massa expanssiva,

nao sei o que opinar de algoasim o do porque foi feito algo eltronico com aquecedor porque na minha logica é desnesesario se fose um solenoide que abre e fecha ate vai agora uma valvula que é aquecida com um sistema eletroeletronico sei la tem gente justificando salario , eu fico mais trancuilo com a minha valvula mecanica , emais sabendo que as chanses de dar mal contato em um plug acredito que sejam maiores que a valvula mecanica trancar , e mais e muito dificil a valvula trancar se se coloca um aditivo bom . tem doido pra todo

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por Almeidão » 18 Nov 2021, 16:39

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A eletronica não muda nada nisto, ela continua sendo com massa expanssiva,

nao sei o que opinar de algoasim o do porque foi feito algo eltronico com aquecedor porque na minha logica é desnesesario se fose um solenoide que abre e fecha ate vai agora uma valvula que é aquecida com um sistema eletroeletronico sei la tem gente justificando salario , eu fico mais trancuilo com a minha valvula mecanica , emais sabendo que as chanses de dar mal contato em um plug acredito que sejam maiores que a valvula mecanica trancar , e mais e muito dificil a valvula trancar se se coloca um aditivo bom . tem doido pra todo


Acho que você disse tudo, gente queendo justificar o salario, porque ela é mecanica e com algo a mais para dar uma leve aquecida porque ali com agua fria não dá para aquecer muito, seria o mesmo que voce girar a chave em uma descida para o arranque ajudar a acelerar kakakakaak.
sobre o defeito de travar, podes ter certeza o principal dele seria por muito tempo de uso e ela trincar a ponta, parte metar amarelo e assim não ter a pressão para empurar o pistão (pino) para abrir, já presenciei isto e por este motivo sempre troco a minha com 3 anos de uso, embora tenho quase a certeza que funciona uns 8 a 10 anos.
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